Muhlenberg: “Time Rico, Torcida Pobre”

Compartilhe com os amigos

O empate no Fla-Flu de domingo irritou profundamente o torcedor do Flamengo. O Flamengo voltou a jogar mal, apresentando o vasto cardápio de defeitos de uma equipe que aparentemente não treina o suficiente. Desconexão entre os setores do time, previsibilidade tática, acefalia na criação, repetição estupidificante de cruzamentos à esmo, zaga em slow-motion e ataque inoperante. Defeitos já percebidos há muito rodadas por todos os corneteiros, profissionais e amadores, e ainda não corrigidos.

Apesar de muitos torcedores enxergarem os jogadores do Flamengo como se fossem os Jardins Suspensos da Babilônia em chuteiras, a realidade é muito menos maravilhosa. Temos alguns bons jogadores, só que estes bons jogadores ainda não se conhecem o suficiente. E os que já se conhecem não são bons o suficiente. Diante da realidade de que nosso time é mais ou menos, e com Diego à meia-bomba mais pra menos, o empate no clássico, obtido na bacia das almas das ultimas voltas do ponteiro dos segundos, foi extremamente lucrativo.

Como muita gente cultiva o temerário hábito de acreditar em tudo o que lê na internet, propagou-se a ideia de que o Flamengo, dada à robustez de sua folha de pagamento, tem por obrigação ocupar as primeiras colocações da tabela do Brasileiro. Besteira, se o Flamengo fosse mesmo esse milionário sedutor por que cargas d’água não temos sequer um zagueiro cuja data de validade não esteja vencida? Como se o dinheiro que o Flamengo tem conseguido ganhar do lado de fora (para estupefação de muitos jornalistas de Piratininga) entrasse em campo para fazer os gols que o Guerrero vem perdendo ou evitar àqueles que Rever, Juan, Vaz e Muralha tem sido sistematicamente incapazes de impedir.

Desnecessário dizer que o certo, o justo e o sadio era o Flamengo vencer o clássico interdivisional. Mas diante das circunstâncias adversas que se desenhavam até os 48 minutos do 2º tempo é estupidez não ser grato à sorte que mais uma vez nos brindou com sua predileção, arrancando dos braços de uma derrota certa um empate que sequer merecemos pelo que apresentamos em campo. Para estes ingênuos torcedores o empate que nos caiu do céu provocou intensa e ruidosa pirraça nas redes sociais.

Infelizmente a torcida do Flamengo nas redes sociais anda muito chata. Nas redes sociais não se torce simplesmente para o Flamengo vencer. Não, a vitória do Flamengo é apenas um dos itens na agenda pessoal que cada um leva no lado direito do peito. O Flamengo tem que ganhar, mas só se for escalado desse ou daquele jeito, treinado por esse ou aquele técnico, usando essa ou aquela camisa. Se não jogar do jeito certo o Flamengo, seja lá qual for o resultado, é apenas motivo de reclamação e sofrimento sem fim.

E mais infelizmente ainda a imprensa esportiva, por contenção de verbas, pressa ou preguiça, quando quer saber a opinião do torcedor do Flamengo sobre um determinado assunto não levanta mais a bunda da cadeira e vai até um botequim ou estádio para falar com os torcedores. Liga o computador, entra numa rede social qualquer, copia uma meia dúzia de comentários, com140 caracteres no máximo, e os publica como se fossem a síntese do pensamento do torcedor. Fazendo com que os participantes desse delírio coletivo acreditem na legitimidade e universalidade de seus devaneios e se retroalimentem com suas meias-verdades.

Sou um verdadeiro crente na ideia de que o Flamengo não veio ao mundo para fazer ninguém sofrer. Só a arcoirizada mal vestida, óbvio. Não tenho muita simpatia pelos chatos, mas acredito que o sofrimento pode ser educativo e que um dia eles despertarão desse delírio coletivo e voltarão a se divertir com o Flamengo e a comemorar empates conquistados no último segundo. Como todos os rubro-negros presentes ao Maracanã no domingo fizeram na hora que o chute do Trauco quicou na grama e entrou. Como todos nós fazíamos antes da disseminação desse conto-do-vigário de que o Flamengo agora é rico e pode tudo.

Mengão Sempre

Arthur Muhlenberg

Fonte: Futebolzinho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sou flamenguista antes de nascer, acho que o Arthur escreve muito bem o que não me impede de aceitar e ao mesmo tempo discordar da opinião dele. Comemorei e muito o gol do Trauco mas não me impediu de socar as teclas para postar no twitter do Fla a minha insatisfação. Se vejo meu filho fazendo algo que acredito ser errado, me sinto no dever de indaga-lo sobre isso e criticá-lo pq não. Para quem é rubro-negro o empate é ruim, a vitória nunca é suficiente pq queremos sempre o domínio, a supremacia que nos faz ser parte dessa Nação então as críticas exageradas,as perseguições aos chamados pernas de pau são opcionais, mas o amor pelo maior e melhor Rubro negro do mundom, esse é nossa obrigação.

  • Sou muito fã dos textos do Arthur, mas acho que ele foi infeliz em criticar ou desclassificar os torcedores que usam as redes sociais para externar suas opiniões. Não acho que sejam minoria, muito menos os únicos que pensão por exemplo que ZR não tem condições de ser técnico do Flamengo.

  • O que dizer de um texto desses sem usar palavrões.
    Vou por assim. O flamengo é como o filho/pai/irmão/amor de alguém ou tudo isso junto.
    Então quer dizer que eu não sei torcer por este ente? Só especialista/colunista/blogueiro sabe.
    Eu tenho que bater palma pra todos os erros que ele comete, senão não o amo?
    Eu lhe dou todas as condições, aceito suas imposições mas não posso reclamar senão sou modinha?
    Se cobro não sou exigente, sou chato
    Não posso digitar meus 140 caracteres pq nao sei de nada, mas tenho que reverenciar esse texto como se ele resumisse o pensamento da nação? Afinal de contas, o meu não resume.
    Tenho que bater palmas pra balanços e auditorias contábeis, mas apenas assistir os outros levantarem os títulos acreditando nas promessas do próximo ano, senão sou reclamao.
    Tenho que ver o clube contratar um jogador a cada rodada sem que o time se acerte com nenhum e gritaé alegre #deixaeletrabalhar
    Tenho que ver jogadores saírem e pernas de pau ficarem e chorar de alegria;
    Tenho que ver a escalacão e gritar #gênio! E lembrar, como eram bons os tempos de Junior e val baiano, André Santos e walace. Se torci para eles, quem sou eu pra não amar Márcio Araújo e Rafael Vaz.
    É. Temos um time de meio de tabela, que vai brigar pra não cair. Eu que não sei nada mesmo.

  • Já estava decidido em não comentar mais por aqui, mas ao ver o Grande Arthur Muhlenberg corroborando o meu pensamento em relação a esse pessoalzinho chato e sem noção que domina os comentários deste blog, faço, feliz, uma única exceção!

  • Comentário perfeito!
    Sem contar que tem muita gente que mamava na teta do Flamengo e com a administração EBM parou de mamar…
    Aproveitam um momento ruim no futebol para inflamar a torcida , dizendo que está tudo errado, sendo que o foco é atingir a diretoria.
    Tenho idade suficiente e torço para o Mengão antes de nascer e posso garantir que essa diretoria é a melhor . Precisamos de alguns ajustes? Sim! Mas com toda certeza estamos no caminho certo
    SRN em qualquer situação!!!

  • Sou fã dos textos do Muhlemberg, mas tenho que admitir que esse, em particular, foi bastante infeliz.
    O torcedor reclama porque sabe que poderíamos ir muito melhor.
    E porque julga enxergar (me incluo) que o técnico, suas escolhas e métodos estão nos levando para o fundo da tabela.
    Desde quando Flamenguista se contenta com tão pouco?
    Desde quando não posso ser “chato” nas redes sociais? Como se nos botecos e rodas de amigo minha opinião seria diferente.
    Bom, o time está uma mierda.
    Essa é a realidade.

  • Creio que boa parte da geração “chata”, são os que nunca foram pra torcer ,numa condição que se o Flamengo vencesse ,não teria glória, era o respiro pra não ser rebaixado.Fui a muitos jogos que o ” prêmio “,era ajudar o Flamengo a não ser rebaixado.Foi assim,por muitos anos.Fui de 1984 a 2007(teve arrancada).Respeito muito aqueles que foram e aos que vão torcer mesmo após um vexame goleada sofrida,chuva.Hoje tem muito torcedor mimado,de internet, que sequer vai,reclama de tudo, acha que o Flamengo tem obrigação de vencer todas.Ser Flamengo sempre foi sofre,nas derrotas, vibrar nas vitórias,e jamais deixar de torcer muito menos torcer contra.Mas não lembro de torcida do Maracanã antigo ser tão chato assim
    SRN

  • Tem torcedor que é uma figura.” Se trouxermos Dorival, vai ser a mesma coisa” “Se o Zé sair nao vem ninguem que preste” Uma vez, na epoca em que o Cesar Maia era prefeito escutei uma moça falando : ” O governo do Cesar Maia é horrivel mas eu vou votar nele de novo, pq se eu votar em outro que seja pior?” Essa galera é a mesma que reclama da Dilma e no fim do mandato dela tem a CHANCE DE MUDAR mas vota nela de novo, sao os que reclamam do Lula e votam nele de novo, sao os que odeiam o PT mas no fim do ano ” Nao tem ninguem melhor” e por isso experimentam mais do mesmo. Se ficarmos no mesmo lugar, ACOMODADOS, pq “nao tem ninguem melhor” nunca veremos o novo. Assim como no Brasil ,politicamente falando, existem pessoas que protestam, que reclamam do país, que erguem faixas contra politicos corruptos PORQUE SABEM QUE NAO ESTÁ NADA BEM, existem tb pessoas omissas, passivas, QUE ACHAM QUE ESTA TUDO BEM,

  • Texto chapa branca de quem foi parte da diretoria, e quer omitir a falta de gestão no quesito futebol da direção do clube. Se fosse uma gestão de futebol competente, o treineiro já teria sido cobrado pela falta de variação tatica e a insistência com peças que não funcionam em detrimento de outras melhores no plantel. Reclama de nossa zaga, mas esquece de dizer que a zaga é uma das menos vazadas no campeonato, e que se olhar em detalhes a Zaga de Atletico, Palmeiras, Corintians, Coritiba, Gremio e que tais não vai conseguir apontar nenhuma superioridade flagrante de nenhuma das zagas acima. O problema não é só o Guerrero, mas o esquema tatico que privilegia atacantes que não se aproximam do mesmo e nem sabem finalizar, porque se temos 3 atacantes area nunca jogamos num 4-4-2 classico com 2 meias e 2 atacantes que prendam a zaga e permitam tabelas e infiltrações?? Nada disso é respondido, porque nessa diretoria os técnicos tem chapa branca para fazerem o que quiserem, e o Eduardo Boca Mole como bom funcionario publico fica esperando as coisas se resolverem sozinhas ou estourarem de vez. Falta gestão, o elenco é sim muito bom (o melhor dos ultimos 10 anos) comparado com os demais elencos do pais, e deveriamos sim estar na parte de cima da tabela…

    • Não só a zaga , todo sistema defensivo funciona, esqueceu dos nossos auxiliares de lateral? Marcação alta.
      O nosso técnico precisa acertar a parte ofensiva , nosso time sofre para marcar gols.
      Qual diretoria foi melhor que está, já que crítica tanto o Eduardo Bandeira?

  • Problema é o seguinte ,todo time que joga contra o Flamengo joga no contra ataque ,nenhum time propõem o Jogo eles esperam nosso erro ,e como sempre temos mais bola com certeza iremos errar ,acho que deveria mudar a postura e aprender a jogar no contra ataque deixar o adversário propor o jogo até porque isso não é Barcelona ou real madrid jogando espanhol ,jogamos o campeonato mais regular no mundo ,onde de 20 equipes 6 entram favoritas e 3 brigam até o fim do campeonato mudando sempre as equipes .Mudar um pouco o conceito pois não tem como ser campeão só jogando bonito .

  • Fez um texto ano passado ofensivo em relação aos que criticavam o ZR e o achavam fraco.

    Agora que está caracterizado como o treinador é ruim, que que os flamenguistas se calem.

    Nosso time é pra ser eliminado na primeira fase da libertadores e estar em 11 no br17? Creio que não.

    Agora pagamos pela teimosia.

    E parafraseando com todo a classe o autor no texto passado.

    Acha que o ZR e MA é bom? Seu c*.

  • A muito não lia um post do Arthur, gostava quando ele postava no GE, Arco íris que ia tirar onda tomava esporro !! Outro nível !!

  • A insatisfação aparente não se resume na constatação de que o time do Fla é “meia-bomba”, mas sim na visível queda de interesse (sim, interesse, porque treinados eles estão, mas não tem corrido a contento).
    Em 2013 tínhamos um time muito inferior e, ainda assim, fomos campeões da Copa do Brasil.
    Gostaria que me indicassem um time acima na tabela que seja melhor, pelo menos no papel, que o flamengo? não há, todos são “meias-bombas”. A diferença reside na “força do querer”.
    SRN

  • Mais uma coisa é certa tem uma boa parte da torcida q só sabe reclamar ,chato pra caramba ,qrem xingar falar palavrão ,etc , mais qd o bandeira fez aquele gesto da banana se acharam ofendidos , mais na hora de xingar esquecem q ofendeu alguém .só vêem o presente ,n olham pra o futuro e n voltam à uns dois anos atrás no passado pra vê a diferença daquele Flamengo pro atual , para as pessoas de outras gestões e a gestão atual essa q tirou o Flamengo do fundo do poço .tem horas q acho injusto o q falam dos dirigentes do Flamengo é de alguns jogadores ,caso arão muralha rever etc ,qd dizem q n prestam sendo q ano passado foram eleitos entre os melhores do campeonato brasileiro, claro q n estão em uma ótima fase mais todos sabem do potencial deles .

    • Meu amigo,o Brasileiro tem memória curta.Não é segredo que votam nos mesmos caras que roubam ano após anos. Pra muitos aqui o que o Bandeira fez,e passado. Assim como esqueceram Kléber leite, ainda vem uns dizer que ele entende de futebol. O gênio de hoje é o burro do amanhã pra esses caras.Pedem fulano,bertano,e no primeiro jogo ruim ,não presta.Nem imagino como fazem pra planejar a vida,finanças, dos próprios, mas devem ser crianças.
      SRN

  • O Flamengo era para ter ganhado praticamente todos os jogos no campeonato, tem que buscar vencer os próximos jogos e se redimir com a torcida, com o clube que engloba torcida, diretoria, e time, então tem erros no time para serem corrigidos, para vencer vários jogos seguidos. A torcida faz sua parte, e diretoria e time tem que buscar fazer a sua logo!

  • Eu realmente não sei se o Muhlemberg continua trabalhando no clube, até onde eu sei estava. Se ele continua trabalhando lá, a crítica dele perde todo o valor, o cara tá lá dentro, tem lado, tem partido… tem que defender o patrão. Duvido que o Muhlemberg “old school” antes de trabalhar no clube, defenderia ZR, MA e outros, com certeza estaria metendo o cacete neles com aqueles ótimos textos do Urublog, é só puxar textos antigos de situações parecidas pra verificar.

    • Pois é, mas acho que ele tbm não aceita isso, e que a diretoria manda ele escrever acho, a diretoria tem que dispensar o M Araújo, já deixa a torcida mais tranquila.

      • O que seria um erro…a culpa dos fracassos do Flamengo não é o MA, isso é que atrapalha o desenvolvimento de um trabalho,arrumar um bode expiatório não resolverá nossos problemas, MA é ruim, mas não é encarregado de fazer gols,cruzar bola na área ou dar um passe de profundidade,portanto tem vários culpados nessa história.

  • Realmente é um saco ver torcedores querendo que eu fique contente com o time capengando e o treineiro insistindo com perebas, que claramente não possuem capacidade pra jogar aqui.

  • “Apesar de muitos torcedores enxergarem os jogadores do Flamengo como se fossem os Jardins Suspensos da Babilônia…” kkkkk…Falou tudo. Ontem mesmo li alguns
    comentários dizendo que o Berrio jogou muito. Para alguns torcedores do Flamengo, basta o jogador dar um passe certo que ele “joga muito”. Muito bom texto.

  • a melhor coluna Flamenga de todos os tempos!

  • Eu só tenho uma pergunta:O Muhlemberg continua trabalhando na comunicação do Flamengo?

    • Está lá fazendo nada e criticando a torcida.

      • Ele não está criticandoa torcida, está criticando uma parte muito pequena, que acha que tudo está errado… como vc….

        • time rendendo nada e ta tudo certo… ta mesmo, pode confiar..

        • Beleza, um elenco desse, uma estrutura dessa, uma folha salarial dessa, um rendimento desse. Vc acha que nao esta tudo errado, pelo menos em termos de futebol? Por favor…

  • Esse texto é um absurdo, respeitem a torcida que faz parte do do clube. Se não fosse a torcida não é mais Flamengo provável que estivesse na série C e não ganhariamos títulos, vê a Portuguesa-SP a torcida abandonou e pode ficar sem série, a didiretoria através do mesmo Arthur deve se retratar logo. Eu lia texto do Arthur antigamente na nunca tinha visto ele falar mal da torcida, o minha admiração.

  • O Mulhenberg tem sorte de nem se dar ao trabalho de vir aqui ler esses comentários.
    É uma pena que ele não seja colunista daqui…Ia dar uma aula de escrita e de pensamento rubro negro para muitos aqui, bons tempos em que escrevia no Urublog.
    SRN

    • Esse texto é um absurdo, respeitem a torcida que faz parte do do clube. Se não fosse a torcida não é mais Flamengo provável que estivesse na série C e não ganhariamos títulos, vê a Portuguesa-SP a torcida abandonou e pode ficar sem série, a didiretoria através do mesmo Arthur deve se retratar logo. Eu lia texto do Arthur antigamente na nunca tinha visto ele falar mal da torcida, o minha admiração…

      • Primeiro que ele disse a torcida nas redes sociais…e segundo no que ele fala eu concordo e muito. Faz parte a dele de achar, eu concordo também e faz parte vc discordar.
        SRN

        • Texto horrível, por isso aapanhou uma vez na sede do clube por às vezes escrever imbecilidades, pisou na bola feio, tem que se retratar, vc não parece ter senso crítico construtivo, torcedores que nem voce não fazem a diferença para melhorar o clube, omissos.

          • Vc achou horrível? te magoou?
            Eu tenho senso crítico, quem não parece ter é vc.
            Não sabia que o fato de não concordar com vc me tornaria menos flamenguista que vc…parabens por defecar pelos dedos.

            • Pelo que eu entendi, o que te faz menos flamenguista não é o fato de não concordar com o Francinei, mas sim o seu comodismo em achar que tá tudo certo e o fato de você concordar que a torcida assim como você tem que ser acomodada e deixar de criticar, se contentando com o desempenho pífio que o time vem tendo, apesar de todo o grande investimento que foi feito.

              • Já que vc entendeu isso, me mostre onde falei qualquer das coisas que vc disse? Que estou satisfeito ou que não pode criticar? E ainda pergunto onde também no texto o mulherberg fala isso também?

                • Vamos lá:
                  – Extrema Mediocridade aqui:
                  “o empate no clássico, obtido na bacia das almas das ultimas voltas do ponteiro dos segundos, foi extremamente lucrativo.”
                  “Não tenho muita simpatia pelos chatos, mas acredito que o sofrimento pode ser educativo e que um dia eles despertarão desse delírio coletivo e voltarão a se divertir com o Flamengo e a comemorar empates conquistados no último segundo.”
                  – Já aqui, ele quer nos ensinar como torcer:
                  “Nas redes sociais não se torce simplesmente para o Flamengo vencer.
                  Não, a vitória do Flamengo é apenas um dos itens na agenda pessoal que cada um leva no lado direito do peito.”
                  – Aqui ele fala como se todos os que cobram o time por perceber as falhas que o mesmo tem fossem corneteiros. Como se não fosse direto nosso criticar quando achamos que o time pode melhorar:
                  “Defeitos já percebidos há muito rodadas por todos os corneteiros, profissionais e amadores, e ainda não corrigidos.”
                  E do jeito que você defende o professor que ensina como se deve torcer pro Flamengo eu deduzi que concordasse com ele.

                  • Poderia debater ponto por ponto…mas vou me atentar aos principais e de forma geral…
                    Comemorar empate nos últimos minutos quando vc não joga ou mesmo merece ele, não é motivo para comemorar (não estou falando da situação atual do time…inclusive pela interpretação do texto tbm…deduz que nem ele).
                    Sobre ensinar a torcer, não vejo dessa forma e sim uma critica a torcida do sofá que não só tem que ganhar como dar show todo jogo, não que ele preste atenção pois passa metade do jogo tirandoselfie da torcida ou se em casa discutindo como o time jogaria melhor se ele fosse o técnico…
                    Concordo quase tudo que ele disse…mas em nenhum momento ele se refere a toda a torcida ou mesmo toda a torcida das redes sociais e sim parte ou mesmo a maioria (do que ele lê claro…tem grupos q participo que não existe metade desse mimimi e sim há críticas lá, a questão é como é discutida).
                    O certo e errado vai de cada um sobre torcer e mtos aqui não tem uma boa interpretação de texto para entender a diferença entre uma crítica e corneta, não se pode elogiar alguns pontos que vc é defensor de diretoria ou de técnico ou de jogador, se não xinga todo mundo é “modinha” ou esta satisfeito com tudo, ou mesmo falso rubro negro (ele acha sim quer ensinar alguém a torcer)esse é o problema de muitos aqui…mas isso claro é dentro do que entendo de futebol…

                    • Tudo certo, vejo que você não é acomodado como pensei, mas em relação ao cara do texto continuo pensando o mesmo.
                      Nada do que um torcedor fizer que não envolva violência vai fazer ele ser menos flamenguista que você… seja uma crítica nas redes sociais ou uma vaia dentro do estádio.
                      Críticas e cobranças são direitos dos torcedores… você parece entender isso mas o cara do texto fala como se nós devêssemos apoiar cegamente e nunca expor a nossa insatisfação.
                      Em relação a essas pessoas que vão para o estádio para tirar fotos, elas nem sequer podem ser chamados de torcedores.
                      São só espectadores, que vão em estádios porque tem condições.

                    • Não estou aqui como advogado dele, mas eu pelo menos interpretei em outro sentido, eu entendo que ele está se referindo a uma maioria presente nas redes sociais que até treino os caras querem criticar quem vai jogar em que posição, a meu ver é direcionado a parte da torcida que ele (e eu concordo nesse ponto) já abandonou a torcida e só ficou com a corneta.
                      SRN

      • Simples ele não é mais um torcedor do clube, e sim dá diretoria pra ele tá tudo uma maravilha igual tá para o bandeira.

        • Quem esta falando de diretoria aqui,,,,tem que aprender a ler.
          SRN

    • comparar os colunistas merrecas daqui com o Muhlemberg seria uma tragédia inimaginável. SRN

    • Embora eu não concordasse com tudo ele tinha um talento de provocar o arco-iris. De modo que o blog dele ,tinha 2 a 3x,mais acessos.O arco-iris vivia lá, e sei que ficou famoso até entre os nossos rivais. Aqui na coluna são além de fracos,pessoas comuns,como nós. Já Arthur é formado em marketing, é sabe se promover, e provocar,de modo que teve sucesso.

  • Continue caprichando no texto que já já vc chega perto do nível do Vinny Dunga!

    • Texto horrivel do Arthur, por isso ele apanhou uma vez na sede do clube.

    • você foi sarcástico né? Se não, por favor, volte ao Supretivu ou reencarne.

      • Lógico que fui sarcástico, tem como alguém elogiar um texto desse? pior ainda, tem como elogiar indiretamente o Vinny Dunga?

  • O Flamengo não ganha um campeonato brasileiro desde 2009 e culpa é da torcida ou de outros? Então deixem dde ir aos estadios ai verão se a culpa é da torcida, se não fosse a torcida o Flamengo seria rebaixado e nao ganharia títulos, o Arthur tem que se retratar sobre esse post. O Flamengo precisa melhorar para ganhar títulos, não falhar tanto no sistema defensivo mais e ser mais eficiente no ataque.

    • amigo, sério, você leu o texto todo? Refletiu antes de escrever seu comentário?

      • Mais um bobalhão que nem se dá o trabalho de ler o texto…

  • Engraçado… isso aqui é um site que deveria estimular as discussões sobre o que acontece no Flamengo. Críticas, elogios, debates… aqui é o lugar para isso, não tem nada demais, isso é saudável, mas tem uns caras aqui que acham que só pode elogiar, que qualquer reflexão um pouco mais crítica é coisa de “modinha”,”nutella” e outros termos idiotas dessa galera mais nova. Tenho 41 anos, de Maracanã 37. Não vou ter a presunção de ensinar a ninguem a torcer só vou relatar como eu faço, no estádio o time tem meu apoio incondicional… botou a camisa do Flamengo tem meu apoio naqueles 90 minutos. Nunca vaiei nem persegui jogador no estádio, nem Gabriel, Márcio Araújo, Wallace e outros, mas se não pudermos usar espaços como esse para debater sobre o que acontece com o Flamengo e só apoiar cegamente,aonde vamos fazer isso? Lugar de apoio incondicional é no estádio, a internet deveria ser um espaço democrático para a troca de idéias, inclusive críticas.

    • Concordo! temos que apoiar os 90 minutos seja quem for que esteja em campo Gabriel, Vaz, MA. Acabou o jogo, ai sim podemos cobrar, vaiar etc. Criticas construtivas na internet e sempre bem vinda tbm!

    • Boa Leandro, falou tudo.

    • Ele não crítica pessoas como vc… ele critica gente que vem aqui derramar suas mágoas em cima de profissionais que honram a camisa que vestem… hj, não tem mais chinelinho nem o grupo da Stella… temos um clube sério… quanto à vencermos tudo… pergunte se a torcida do City da pedindo a cabeça do Guardiola, que não ganhou nada amo passado….

      • E é o guardiola imagine se fosse o Zé Ricardo.

  • Ele está certo. O torcedor do Flamengo, ultimamente, além de chato, está irracional.
    Pedem a cabeça do ZR, aí coloca o Dorival – que não vai fazer merda nenhuma, nem ele, nem nenhum técnico que pegue o bonde andando – , aí em 3 jogos, já começam a pedir a cabeça do Dorival… e assim sucessivamente.
    Os cornetas têm que entender que não existe mágica para pular da 11ª primeira para a 1ª colocação, com qualquer técnico. Se a situação está ruim, é com trabalho que se resolve.
    Eu acredito que o trabalho do treinador deva ser avaliado ao final do contrato, para decidir se renova ou se parte para outra. Aí sim, o novo treinador pode iniciar na pré-temporada.

    • O Flamengo não ganha um campeonato brasileiro desde 2009 e culpa é da torcida ou de outros? Então deixem dde ir aos estadios ai verão se a culpa é da torcida, se não fosse a torcida o Flamengo seria rebaixado e nao ganharia títulos, o Arthur tem que se retratar sobre esse post. O Flamengo precisa melhorar para ganhar títulos, não falhar tanto no sistema defensivo mais e ser mais eficiente no ataque…

      • ficar repetindo comentários adianta?

      • Arthur retratar o quê? Você acabou de confirmar tudo que ele descreveu.

  • Só fico revoltado hoje com a Fla-Selfie. Durante a final do Carioca , a torcida do Flor deu show na gente em matéria de canto e barulho. Tiraram o povão do Maraca, sócio-torcedor é uma linda iniciativa, tem que ter sim, mas esqueceram daquela torcida que entrava em campo e cantava mesmo o time não jogando nada e incendiava os caras.

    SRN

    • Exatamente isso. Sem falar que ainda ficam putinhos quando alguém ( no caso eu) ficava de pé apoiando o time e atrapalhava sua visão do campo já que estava sentado e queria ficar assim. Pareciam mais tricolores que rubro-negros, se é que me entende.
      SRN

  • Não botem a culpa na torcida que vem fazendo a parte, a diretoria e time que precisam fazer a sua, se o time estivesse bem teria vencido 5 jogos e não empatado 5, a time tem que corresponder à altura e força da torcida, se não fosse a torcida nao existiria o Flamengo, e torcida critica quando tem que criticar, e apoia quando necessário, e torcida do Fla não vai apoiar erros, mas a busca da melhora, correção…

  • Às vezes, lembro-me do Neto se referindo à torcida do Flamengo como “terceirizada”. Não só concordo com ele (em parte), como também vejo que ela não é essa “coisa toda” que pintam, especialmente fora do Rio! Em uma outra oportunidade, um colega tricolor me jogou na cara (e com razão) de que “o pior adversário do Flamengo em momentos ruins é a própria torcida”, sem contar as inúmeras vezes em que vimos comentários do tipo “não ser líder no ST, mesmo tendo 40 milhões de torcedores”.

    Somos torcedores e por definição, temos que apoiar! &;-D

    • Hahahahahahahahahahahahahhaahhahahahahahahahhahahahhahahahahahahhahahahahahahahahahahahhahaahahahauahahhahahahahauau

      • Mais apoio do que a torcida deu durante o último ano vai receber jogador em aeroporto quando time joga fora vai fazer festa em aeroporto apoiar sim mais não fechar os olhos para quanto o time está jogando um futebol ridículo e sem vontade nenhum e de vencer só de concordar com o neto nem que seja em parte já está errado já que ele só fala merda.

      • Kkkkkkkkkk

    • Mais divertido ainda são os idiotas que entram pra comentar exatamente do jeito que o articulista descreve, vomitando críticas a treinador, jogador, como se a matéria estivesse discutindo desempenho destes.

      Se em outras matérias discute-se substituição de A, B, ou C no Fla, esta matéria aqui discute substituição do torcedor… Que seria bem interessante.

      Alguém tem que influenciar as torcidas pra que elas façam seu papel, o de torcer.

      Abraço, Ednei.

      • Torce todo mundo torce mais também crítica quando tem criticar agora vi chamando os outros idiota e é que tá com razão por não aceitar a opinião de outros torcedores

        • Melhora o português, muito difícil compreender isso aí que você escreveu.

          Vou até tentar entender. Onde você leu no meu texto que eu uso o termo idiota pra designar pessoas de opinião contrária?

          Estou chamando de idiota só quem não vestiu a carapuça e está se comportando exatamente da maneira que o Muhlemberg descreveu.

      • É bom criticar, questionar e ponderar, desde que sejam observados certos limites.
        E estamos aí mesmo é para torcer! &;-D

    • Neto é anti.

      • O cara chega ao absurdo de concordar com o Neto kkkkk

        • Pra vc ver, e ainda criticam o restante da torcida. PALHAÇADA

      • De fato. Mas não podemos ignorar os comentários dos antis, especialmente se possuem algum fundo de verdade. Inimigos apontam defeitos sem receitos; já os amigos, nem sempre… &:-D

    • Primeiramente peço desculpas pelo texto longo, mas fiquei contrariado com seu comentário. Cara se tu concorda com os adjetivos pejorativos do neto (minúsculo msm) e com a crítica desse seu “colega tricolor” em relação à nossa torcida, teu comentário já perde todo o sentido, pois não parece ser de um autêntico Rubro-Negro. Como concordar com esse idiota do neto cara? O cara fala que nossa torcida é terceirizada, mas ele mesmo se declara torcedor do Guarani e do curica, cadê a coerência dele? E como concordar com esse seu amigo tricolor cara? A nossa torcida deu Show com os inúmeros AeroFla’s tanto nos embarques e desembarques do nosso Mengão e na chegada dos reforços tbm, encheu todos os estádios onde o Fla foi mandante Brasil afora, inclusive em SP e detalhe: sem excursão, somente com residentes, lotou e fez mosaico em todos os jogos do Fla na liberta, apoiou incondicionalmente o time. Fluminense só teve lucro nos jogos que fez contra o Flamengo, tanto no carioca, quanto no brasileirão, no resto levou prejuízo, joga para meia dúzia de gatos pingados, que moral tem para nos criticarem? Foi essa nossa torcida que barrou o empréstimo do Cuéllar, que fez o ZR barrar o Arão, mureta, Gabriel peteleco e por fim o Messi Araújo, que não estavam/estão jogando nada e ele insistia com eles. Os times que estão à nossa frente no quesito ST, todos são formados quase que exclusivamente por residentes nos locais das sedes do respectivos clubes, portanto se associam visando mais os benefícios de descontos e preferência na compra de ingressos, do que para ajudar financeiramente seus times, a exceção somos nós que temos um ST quase que dividido meio a meio entre residentes no RJ e o restante do país, a maioria dos ST’s off Rio se associam com o intuito principal de sentir que estão de alguma forma ajudando o clube. SRN!

      • Em parte tem razão. Neto é um idiota, o que não quer dizer necessáriamente que a sua opinião esteja certa ou errada (mesmo ele sendo um torcedor terceirizado). E foram poucas as vezes em que presenciei a torcida abraçar o time em momentos de dificuldades. No resto, ela é maravilhosa (especialmente quando se contrata jogadores e ganhamos as partidas). Por fim, a questão do ST é um caso à parte: como saber que “a maioria dos ST’s off Rio se associam com o intuito principal de sentir que estão de alguma forma ajudando o clube”, pois os números não batem (especialmente quando se tem 40 milhões de torcedores)? &;-D

  • exatamente torcida do flamengo está um saco, não importa se ganha ou se não ganha, tem que escalar conca, everton ribeiro e diego, sendo que o conca nas 2x que entrou não fez nada. O Diego dá tristeza de vê, é um século para pensar no que vai fazer e quando tenta um passe, oh senhor, erra a maioria. E Everton Ribeiro nem jogar pode. Não estou santificando o Zé Ricardo, realmente ele insiste num esquema que não tem dado certo, em jogadores que falhavam, mas não é só técnico, Dorival já foi técnico e lembrem que não ganhamos um jogo do arquirrival naquele ano, o time do Santos até melhorou quando ele saiu, Marcelo de Oliveira vexame no Palmeiras e no atlético MG, a verdade é que não tem técnico melhor por aí disponível na prateleira.

    • O time do santos também melhorou quando ele chegou. Aliás, não está na hora do Zé sair para o nosso time melhorar?

      • E contratar quem?

        • A justificativa é essa? Não existe técnico melhor que ele então? Deve tá mostrando isso em campo.

          • No momento, você vê algum melhor?

            • Claro que vejo, Renato Gaúcho tá aí ganhando de todo mundo com um time infinitamente inferior que o nosso. Jair colocou Botafogo lá na oitavas da Libertadores com o time ridículo. Carille transformou o fraco Corinthians. Não vou ficar aqui citando times com folha salarial infinitamente menor que a nossa e bem à frente da gente na tabela. Mas tá bom, vamos continuar aí com Zé até sermos eliminados de tudo e tirar qualquer chance de Brasileiro, ou você ver alguma espectativa de melhora?

              • Tudo bem, você citou realmente técnicos fazendo bom trabalho, mas contratados por outras equipes, releia o primeiro comentário, cadê o técnico DISPONÍVEL que venha para o Mengão? Esses técnicos dificilmente irão sair destas equipes. Fale um que esteja no mercado livre para assinar contrato

                • Mano, Flamengo hoje pode contratar técnicos de outros clubes. Renato mesmo o sonho dele é treinar o Flamengo. Mas enfim, a culpa não é do do Zé, essa diretoria só contrata atacantes e meio campo.

                  • é aí aonde quero chegar, a culpa não é só técnico, a verdade é que as compras não estão sendo pontuais, a própria contratação do Geuvânio é desnecessária, e a do Everton Ribeiro tornou o Conca descartável, precisamos de um volante decente e até de um zagueiro. E outra contratamos nomes, porém jogadores parados há meses, com exceção do Everton, e achamos que eles vão jogar o que jogaram há alguns anos atrás, esperamos o Conca do Fluminense, e o Rodolpho do Gremio e do São Paulo, e não são estes que vem, sem falar na queda do Diego ele não tem acertado uma virada de jogo, o Arão não serve marcando e nem as aparições surpresas tem sido úteis no ataque, o problema vai além da comissão técnica.

                    • Concordo contigo, falo isso aqui há tempos. Infelizmente a diretoria pega muitos jogadores encostados. Esse Rodolpho é outro, espero que dê certo, mas já fico com pé atrás.

              • O discurso e esse não tem técnico melhor no mercado aí teremos que ficar com Zé Ricardo como se ele fosse melhor do que os caras que estão no mercado Marcelo Oliveira Dorival Jr são bem superior a esse estagiário.

                • Olha põe no papel o que os três fizeram nos últimos dois anos, e o desempenho do Ricardo por incrível que possa parecer é melhor, lógico que se comparar na história, realmente talvez encontre números diferentes, mas se a história fosse fidedigna o Luxemburgo seria bom técnico, e olha o fiasco que ele está sendo no sport como piorou a equipe, e o próprio Muricy seria bom, sendo que este fez algo bem pior com o mesmo plantel que Zé teve.

                  • Vamos comparar só ano de 2016 então flamengo de do zé Ricardo Santos de Dorival júnior e atlético MG do Marcelo Oliveira
                    Flamengo foi eliminado da sulamericana pelo palestino ficou em 3 no brasileirao o Santos foi 2 no brasileiro campeão Paulista e esse ano já classificado para 2 fase da libertadores sem falar que o Santos tem investimento bem inferior ao flamengo o cara pegou o Santos na zona de rebaixamento em 2015 Marcelo Oliveira chegou na final da copa do Brasil e ficou em 4 lugar no atlético MG agora olha como atlético está meia boca com Roger.

                    • Beleza, então ao seu vê o fracasso da equipe se dá somente por técnico? É isso que falta ao flamengo?

    • Marcelo Oliveira vexame no palmeiras campeão da copa do Brasil vexame no atlético mineiro vice campeão da copa do Brasil e 4 lugar no brasileiro e final da copa do Brasil e o Zé já ganhou o que ?

    • Amigão… quem faz o Flamengo ser o que ele é.. somos nós a Torcida.. e somos nós mesmo que estamos reclamando sabe pq? Pq quem conhece o Flamengo de verdade sabe que jogamos pra frente.. sempre buscamos atacar.. na raça.. na força.. no embalo da torcida.. isso é Flamengo.. n esse time mal escalado.. sem forma de jogar.. sem um técnico decente! Quer uma prova concreta do que estou te falando.. vc vai ver o Flamengo na mão de um bom técnico.. tipo Abel Braga, Cuca, Dorival, Levir Culpi, etc.. ai vc iria ver a diferença de jogo.. de formação.. e de time jogando! Flamengo nasceu pra ganhar meus amigos! Flamengo nem q seja peladeiro.. jogador come grama porra… essa camisa aqui já treme o Adversário.. sempre foi assim e tem que continuar.. só que com esse técnico n da mais! Quer ser eliminado de tudo?

      • Concordo com esse espírito rubro-negro que conhecemos muito bem mas o que não dá pra entender é neguinho torcendo pro time perder(?) só porque não gosta do técnico. Já fui ao Maraca gritar “Maurinho é seleção” . Sacanear vascaíno por terem contratado Romário etc.
        Não sou mais rubro-negro que ninguém mas nunca torci pro time perder. Quantas vezes fomos campeões com gols dos perebas?
        Até o odiado Marcio Araújo fez gol de titulo. Acredito que do jeito que está hoje muito “torcedor” iria ficar puto da vida pô ser campeão com um gol dele, Gabriel ou de qualquer outro pereba.
        SRN

        • Concordo Plenamente

  • Então a opinião de quem não vai ao estádio não vale de nada? Só de quem vai é? Nossa cara pq perdi meu tempo lendo essa M. Esse cara se tornou um imbecil.

    • agora tire o espelho da frente e comente de novo…1, 2, 3 e já

  • Empate contra o Flu foi lucrativo? Kkkk nunca que ele falaria isso no passado.

    • Lucro é vitória!

  • Arthur Muhlemberg, baita autor Flamenguista, ainda está fazendo parte dessa gestão do Flamengo? Deve ser isso que ele está tentando acalmar.
    A torcida está irritada, estamos a quase 5 anos esperando o time de futebol voltar os trilhos, e nada da diretoria consertar o óbvio, toda essa angústia gera esse descontrole da torcida e da mídia, querer abafar isso é ridículo e anti Flamenguista, só faltou ele usar o mesmo termo do seu patrão, nos chamar de “falsos rubros negros”, emfim, não dava pra esperar nada diferente que viesse de alguem dentro dessa gestão, lamentável.

  • Se fosse o Bandeira falando de falsos rubro negros teria um monte de gente reclamando, mas o Arthur com outras palavras falou a mesma coisa e um monte de gente ah meu deus ele ta certo. Isso aqui é Flamengo na alegria e na tristeza. Vamos Flamengo vamos ganhar, vamos apoiar o time, o tecnico e a diretoria.

    • Concordo contigo, ele veio a público defender essa gestão, só bobo pra não lembrar o quanto ele era crítico de times sem alma como esse.

      • Exatamente, quem segue ele desde os tempos de urubublog, sabe muito bem como ele mudou. Na verdade, é só olhar os posts antigos lá do urubublog, mesmo time ganhando ele escrachava. Agora ele tá criticando aquilo que ele foi? Parou de ser depois que foi trabalhar no flamengo, incrível.

        • A diretoria tenta abafar todos os veículos de comunicação que falava de Flamengo de forma justa e imparcial, primeiro acabou com Urublog, depois tentou acabar com o Flamengo da Depressão, Graças a Deus o Ruan não se vendeu.

          • Tentou acabar com fla da deprê? Quando? E como?

            • Eles entraram em parceria com a página, divulgar os produtos por lá, começaram a usar os bordões da página como o “cheirinho” e outras brincadeiras da página passaram a aparecer até no telão do Maracanã de maneira indireta, Ruan que é o dono da página foi convidado pra comparecer aos jogos ao lado de ex jogadores no camarote, e nitidamente a página parou de criticar os atletas de maneira dura e principalmente passou a dar maior apoio, principalmente a figura do Bandeira com vários memes positivos como o do dinheiro.
              Porém a página não entrou nesse jogo da diretoria, após a eliminação da libertadores houve críticas e até marcaram protesto em frente a Gávea, a página continua TNX

              • Esse rapaz do Flamengo da depressão é bacana o trabalho que ele faz nas narrações sarrantes. Mas ele como comentarista parece o pessoal da fox é uma merda, o que esse menino entende de jornalismo esportivo? Outra coisa ele fala de contratar pessoas que estão livres no mercado da bola, só que ele não pensa no que esses jogadores pedem, tipo luvas pra ir jogar num time? Se ele ta livre no mercado vamos pegar como exemplo Ochoa, chega la ochoa vamos jogar no flamengo, o empresario diz ochoa so joga no flamengo se pagar 5 milhoes de luva é assim que funciona. Não é só ir olhar o transfermarket e achar que o jogador vai vir jogar no Brasil, me poupe, um cara influente como Ruan do flamengo da depressao tem que calar a boca porque ele fala muita merda, ele fala com o coração não com a razao, quem não gostaria de ter um time com messi cristiano ronaldo entre outros? Sim mas não é tão simples quanto parece, me parece que esse cidadão não compreende.

                • Eu não acompanho as postagens dos vídeos pós jogo, deve ser nessa hora que ele faz comentários, não posso te dizer se concordo ou não com essa parte porque não assisto.
                  Ruan da Flamengo da Depressão é um cara bem intencionado, ajuda demais o clube, é um daqueles torcedor raiz sem deixar de ser um cara extremamente “selfie”.

      • Mas eu defendo esta gestão e concordo com o texto dele 🙂 acho que parte da torcida é facilmente influenciada pela mídia eu percebo que tem muito “torcedor” torcendo pro time cair pra mandarem embora o técnico, onde ja se viu? Torcedor pedindo a derrota do time? Se você olhar os comentários dessa coluna vai ver que tem muito desse tipo de absurdo, eu concordo sim com o Bandeira em chamar de Falsos rubro negros.. Agora tao encaminhando uma serie de fofocas que o bandeira fez pra tentar afastar. Ele é torcedor ta fazendo tudo pro time ir bem contratando jogadores, fazendo tudo que a cartilha manda. Ele não tem sangue de barata pra ficar aturando tudo calado. Isso aqui é Flamengo e eu quero que meu time ganhe com ou sem zé ricardo, com ou sem marcio araujo, com 433 451 4141 442 532 ou a formação que for. UMA VEZ FLAMENGO SEMPRE FLAMENGO. CONTIGO SEMPRE ESTAREI.

        • Eu não disse que está certo ou errado a torcida críticar essa gestão, porém, em nenhum momento um dirigente tem o direito de chamar de falsos rubros negros quem não está gostando do trabalho pífio do futebol, nenhum dirigente tem moral alguma pra dizer quem é o torcedor que ajuda ou que atrapalha o clube, o Flamengo não tem dono, todos os torcedores merecem ser respeitado, todos eles fortaleceram o clube ao longo da sua existência.

  • Não vou perder tempo lendo a matéria, certeza que falou alguma M. Arthur mudou de opinião depois que foi convidado pela diretoria, não é mais aquele do urubublog lá no globoesporte. Fica falando M atrás M no Twitter, se acha o dono da verdade. Uma pena.

  • Esta proibido reclamar do Flamengo.
    Tem que apoiar a derrota agora.

  • “O Flamengo tem que ganhar, mas só se for escalado desse ou daquele jeito, treinado por esse ou aquele técnico, usando essa ou aquela camisa. Se não jogar do jeito certo o Flamengo, seja lá qual for o resultado, é apenas motivo de reclamação e sofrimento sem fim.” – – SLK, Muhlemberg é mito demais

  • Torcida do Flamengo nas redes sociais anda muito chata…verdade. Chata,chorona e reclamona, nem parece a torcida do Flamengo.

    • Na verdade eu acho muita omissa, isso sim! Não incentivam em nada, não organizam nada para retirar esse treinador.
      Levam, levam levam do **, mas continuam amando esse treinador. Culpa M.A pelo fracasso do Flamengo, mas está longe de a causa principal da ruindade do futebol do Flamengo.

    • Não botem a culpa na torcida que vem fazendo a sua parte, a diretoria e time que precisam fazer a sua, se o time estivesse bem teria vencido 5 jogos e não empatado 5, a time tem que corresponder à altura e força da torcida, se não fosse a torcida nao existiria o Flamengo, e torcida critica quando tem que criticar, e apoia quando necessário, e torcida do Fla não vai apoiar erros, mas a busca da melhora, correção…

      • como respeitar torcedor que faz copy cola dos próprios comentários? Falta de capacidade de pensar é isso….

      • A torcida da arquibancada sim, essa faz sua parte, a torcida que me refiro é essa das redes sociais, que pouco ou nada entendem de futebol e ficam falando um monte de bosta.

  • A torcida do Flamengo está completamente elitizada. Torcida não canta, torcida tá muito fria e nutella. É só comparar os anos. Que saudade de 2004/2007/2008 e 2009.
    Com a obra e descaracterização do Maracanã, isso ficou muito evidente. Valor do ingresso nas alturas, com torcedores predominantes de perfil selfie. Estou mentindo?

    Fiquei assustado com o jogo da Ponte na Ilha. Torcida compareceu mas em relação a incentivo ficou aquém do esperado.

    • Culparam até a falta de cobertura no estádio pela falta de barulho da torcida.

      Pombas, eu sou da época que o Flamengo abafava a torcida do São Paulo no Morumbi, do Corinthians no Pacaembu, ou em qualquer estádio sem cobertura.

      O problema é essa parcela burguesa da torcida do Flamengo.

      Não é questão de preconceito, mas primeiro: nenhum evento popular como o futebol pode ser feito só para quem pode pagar mais; e segundo: por mais que digam que o Flamengo tem torcida em todas as classes, foi o povão das periferias e das favelas que deu ao Flamengo a sua alma de raça e de luta até o fim. Que não se conforma com as derrotas, o que faz a gente ser diferente dos outros.

      Será coincidência que, com o afastamento desse torcedor do estádio, o Flamengo esteja jogando sem alma em campo?

      • Almir,

        Respondendo à sua pergunta: sim e coincidência sim.

        Estamos comparando épocas completamente diferentes. O tempo que que você se recorda eu também vivi – talvez não todo pois não sei a sua idade (eu tenho 46) – e ainda existia nesse tempo o sonho do moleque em jogar pelo seu time de coração.

        Futebol ainda não era um negócio. Que dirá um negócio como é hoje.

        Se você não pensar no Futebol hoje como negócio lucrativo você vai cair de divisão em menos de 10 anos. Sem dinheiro não tem como atrair, criar, contratar e manter bons jogadores. É ladeira abaixo, Não tem como escapar disso.

        Queria muito entender como nos EUA eles conseguiram equilibrar a questão da popularidade do esporte com a necessidade de investimento do mesmo no campo profissional.

        SRN

        • André Lessa, a questão é que no Brasil, por falta de uma cultura de marketing, promoção, empreendimento e diversificação de receita, fica tudo em praticamente três pilares hoje em dia: receita de TV, sócio-torcedor e bilheteria.

          Existem outras mil formas de fazer dinheiro com a marca Flamengo, sem ter que usar a bilheteria como uma das fontes principais de renda.

          E por um acaso eu faço 40 anos hoje rsrs.

          SRN.

          • Almir,

            Antes de mais nada meus parabéns pela data de hoje.

            Mas veja que em mercados mais do que acostumados com o marketing esportivo a bilheteria é fundamental. Mais do que a bilheteria, a fidelização e antecipação de receitas através da venda de carnê para a temporada.

            Nessa modalidade é que acontece algum desconto. Por outro lado o camarada não está comprando um ingresso, mas pelo menos uns 30 de uma vez.

            SRN

      • Muito bom comentário! SRN

      • reflexão interessante

    • Incrível a tentativas de achar que tudo tenha a ver com a luta de classes, nesse caso específico nada tem a ver.
      A torcida considerada a mais fanática do mundo por muitos é a muralha Amarela, torcida organizada do BVB, e lá os seus torcedores são extremamentes ricos, pais de alta classe e estádio de luxo, será que o povão é o único que sabe cantar ? Pura ilusão, o dinheiro não dá é nem tira a paixão de ninguém.
      Menos separação de torcedor do Flamengo, mais união da torcida, esse Papinho de que o Flamengo está se elitizando não cola, Flamengo tem é que criar artifícios pra a torcida apoiar, e isso nada tem a ver com dinheiro

      • Você é maluco? Não tem nada a ver com dinheiro?
        Em que mundo você vive? Com certeza você não deve ir aos jogos. Sua constatação beira o ridículo. Ingresso a mais de R$ 100,00 e você diz que a torcida não tá se elitizando…HUAHUAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUHA…..
        Torcida que mau canta nos jogos UHAHUAUHAUHAUHAHU….

        Flamengo é do povão e não de uma parcela da sociedade….

        • Flamengo não é do povão, Flamengo é de todos.
          Ingresso barato não paga jogador caro, ingresso barato não acumula dinheiro pra um dia termos um estádio, povão não canta mais do que ninguém, mentalidade acabada essa sua, os resultados pelo mundo mostram justamente o contrário desse seu vitimismo.

          • Então são os torcedores Selfie/Instagram que cantam mais do que o povão, o restante dos torcedores?
            São esses mesmos torcedores selfies que gesticulam para o torcedor da frente sentar para então tirar a sua fotinha e não incentivam o time. Torcida fria e que tomou um baile na final do carioca. Completamente abafada pela do FLU.
            Você deve ser da geração 98/2000, por isso argumentar com você é igual falar como uma porta. Torcedor padrão Arena..
            Ninguém está dizendo pro ingresso ser R$ 10,00, mas pagar uma quantia bem acima de R$ 100,00 é absurdo. Cadê o setor popular?
            Acredito que sua mentalidade esteja realmente acabada ao pensar dessa forma.

            • Você é pré conceituoso, seu cérebro não evoluiu, trata as pessoas como se quem tivesse dinheiro fosse um monstro, mas deve tá adorando o Everton Ribeiro no seu time.
              Já disse, esse papo de selfie e não cantar no estádio não tem nada a ver com DINHEIRO, isso é lenda, torcidas europeias como a do Borussia Dortmund são extremamente barulhenta, ricas e em estádio de luxo, procure outro argumento porque este é falho.

    • Tudo isso graças a Fifa e sua copa do mundo que transformou o Maraca num estádio de custos absurdos, o que aumentou o valor dos ingressos exponencialmente.

      Antigamente todos podiam ir ao estádio e quando lotava a renda de bilheteria era extremamente positiva, assim como a torcida que não parava de cantar o tempo inteiro, era um espetáculo à parte, coisa que não vemos mais nos dias de hoje.

      Ao pobre, sobrou o gatonet e o aerofla.

Comentários não são permitidos.