O pior carioca ou o único invicto?

Compartilhe com os amigos

Existem duas formas de se analisar o Flamengo nesse campeonato até aqui, ambas as afirmações do título desta coluna se encaixam a nós, somos sim os únicos cariocas invictos, todavia somos o pior do Rio na classificação, e essa péssima colocação se dá principalmente às ultimas duas partidas, as jogamos em situações distintas.

Contra o Atlético, fomos piores que nosso adversário, jogamos abaixo, mas achamos um gol no primeiro tempo, estávamos vencendo e tomamos um gol patético, um gol que não se pode levar quando o objetivo é o título, dois pontos jogados fora.

Já no Clássico de ontem, massacramos o Botafogo; durante o segundo tempo, um amigo botafoguense com quem conversava me disse “o gol do Flamengo tá apodrecendo, já até passou de maduro faz tempo”, obviamente o gol não saiu, e mais dois pontos que jamais verão a luz do dia.

Quatro fuckin’ pontos que fazem mais diferença do que simplesmente tabela, que podem dificultar imensuravelmente uma sequência de jogos que teoricamente deveria ser fácil.

Sport, Avaí, Ponte Preta, uma pausa na sequência “fácil” para o clássico com o Fluminense, e retornamos com Chapecoense e Bahia, sendo Chapecoense e Ponte Preta no Rio de Janeiro; todas essas partidas serão em junho e temos apenas elas neste mês; interpretemos de várias maneiras essa sequência, existe uma forte diferença entre jogar essas partidas com seis pontos em décimo primeiro ou décimo segundo (dependendo do jogo de hoje entre Bahia e Atlético GO) ou com dez pontos em primeiro do campeonato.

Jogaremos na Ilha do Retiro contra o Sport na próxima rodada, e esses pontos que não conquistamos invertem quase que totalmente o favoritismo da partida, a probabilidade de mais um empate ridículo ou até de uma derrota aumenta ainda mais, e se por ventura ganharmos, dificilmente terminaremos a rodada no G6.

A probabilidade de não comemorarmos o título brasileiro no fim do ano será enorme se não pontuarmos de forma considerável nesse mês, para o Flamengo, Junho é o mês mais importante de 2017, o divisor de águas, se seremos campeões ou não, o desempenho esse mês ditará o ritmo rubro-negro neste brasileirão.

Por sua vez, nosso mês de julho será São Paulo, clássico com o Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba e Corinthians, além de Santos e Vitória fechando o primeiro turno já em agosto.

Se quisermos ganhar esse campeonato, a hora de pontuar é agora, aquela arrancada que o Flamengo gosta de fazer, tem que ser nos próximos jogos, vencer o Sport na quarta-feira (fundamental que Diego seja titular), se manter como visitante indigesto e derrotar o Avaí na ressacada, receber a Ponte Preta na provável estreia da Arena da Ilha e fazer jus a toda ansiedade que temos por esse estádio, temos um clássico em seguida e depois recebemos a Chape, que provavelmente nessa altura do campeonato seria um confronto direto, onde temos de fazer por onde o mando de campo, para depois visitar o Bahia estando num embalo de vitórias.

Se chegarmos à sequência Julho/Agosto, vindo aos trancos e barrancos depois de Avaí, Ponte Preta e Bahia, jogar mal e perder para Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras se torna quase inevitável; se chegarmos com vitórias, resultados maiúsculos, grandes atuações, a moral pra esses jogos grandes cresce estupidamente.

Se o objetivo é ser campeão brasileiro, Sport, Avaí, Ponte Preta, Chapecoense (todo respeito ao atual líder) e Bahia, tem que ser 30 pontos, porque se a gente não vencer esses times, vai cobrar vitória sobre São Paulo, Grêmio, Cruzeiro, Palmeiras e Corinthians?

Hoje não somos um time que joga bem, brilhante, que convence; mas o remédio para isso é vencer, só vitórias trazem a confiança que perdemos no Nuevo Gasómetro e, repetindo pela enésima vez, a melhor oportunidade para as vitórias são nas próximas rodadas, são os adversários mais propensos à essa arrancada, com a volta do Diego, é a hora ideal para começarmos a buscar a taça! Essa sequencia definirá se brigaremos por título ou por uma vaguinha na Libertadores! O “rumo ao Hepta” começa agora, começa nos próximos jogos (ou não)!

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O flamengo precisa retirar com urgência alguns elos fracos que existe no time a
    comecar pela zaga, um zagueiro de alto nivel pra forma dupla de zaga com Rever/ leandro castan/Gil / Rodolfo ou manuel do cruzeiro, se tem dinheiro em caixa tem que contratar jogadores de alalto nível pra realmente resolver. No gol/ julho cesar ou diego alves que realmente podem ser uma realidade no flamengo hoje. No meio o Éverton ribeiro que
    pelo que parece ja é do mengão. E um jogador de ataque / diego tardele ou taison.

  • pior carioca.

  • Dos 5 artilheiros do Fla no campeonato Brasileiro,,4 são considerados reservas.
    Tem algo errado ai ou não?

  • Quando acabar essa sequencia e contabilizarmos os pontos perdidos sera tarde pra demitir o ZR.

    Infelizmente parece que o time esta pensando em vaga na libertadores e a torcida quer titulo.

    • O importante é não perder, ZRUELA está bem, continua o brasileirão de 2017 como terminou o de 2016, só empates, vai ser o campeão estatístico, não perde, mas também não ganha de nenhum time!
      Jogou contra 3 atléticos e só ganhou do pior! Com esse treinem o Flamego será o campeão estatístico, disputou 12 pontos e ganhou 6, ainda se gabam da invencibilidade desse burro treinador! Melhor do RJ é pior que os outros cariocas no brasileiro!

  • É um meio termo. Por sinal, é preciso parcimônia agora. Ou alguém acredita que o BR17 vai fechar o ano com ESSES times que estão em primeiro? Por sinal, ano passado foi a mesma coisa, Santa Cruz, Inter lavando a égua no começo. Já no fim…
    Campeonato de pontos corridos tem que baixar um pouco a soberba. Nego do lado de lá comemorando 1 ponto somado e nego do lado de cá achando que perdemos 2 pontos pq, supostamente, o jogo já estava ganho antes mesmo de começar.
    E quem faz essa média comparando V/D e V/E, é só lembrar a diferença que um empatezinho teria feito para a gente na Libertadores no lugar de uma daquelas derrotas.
    BR17 tá no começo, nosso time tava capado, agora está com quase todo mundo disponível. Tenha fé, rs.

    • issae

  • Fico puto por ter vencido apenas um jogo e empatado 3, porém estavamos sem nosso principal jogador nesses três primeiros jogos, contra o Atlético-MG completo jogamos igual, erramos no lance do gol deles, ganhamos contra o Atlético-GO, empatamos contra o Atlético-PR ai sim jogando muito mal e com histórico de derrotas lá, pegamos o Botafogo também sem nosso principal jogador mas jogamos bem, perdemos dois gols que não pode colocar na conta do técnico. Acho que os dois próximos jogos podemos analisar se estamos tão mal assim, pq estaremos com Diego voltando pra armar o jogo, estamos revoltados com o técnico que quando a torcida chia ele troca, fez isso quando Donatti entrou na vaga do Vaz no Carioca o problema que ele machucou depois, quando pediram Mancuello ele pôs, Cuellar, Vinícius Jr. mas todo técnico tem seu cão de guarda, que é o Márcio Araújo. Acho que a cobrança pode ser feita contra Sport e Avaí, pq não vai ter mais desculpas pra perder pontos, tirando isso os outros jogos tá normal.

    • Nosso time se resume ao diego?

      • Essa é a unica argumentação dos defensores do ZR, o time tava sem o Diego. O cara não pode se machucar, não pode tomar cartão e não pode ser convocado pra seleção, porque se for é melhor até não entrar em campo e perder de W.O porque o nosso brilhante treinador não é capaz de armar um time minimamente competitivo sem ele. Quando o time jogar muito mal inclusive com o Diego, o que vinha ocorrendo, eu quero ver qual vai ser a desculpa da vez.

    • Peraí, só o Diego é quem joga! Cadê o treinador estudado e estatístico para fazer o time jogar e vencer sem o Diego? Meu caro, um treinador não se deve montar uma equipe que só joga com um único jogador não!

  • Alguém avise ao Zé Empate que um clube que empata as 38 rodadas do campeonato termina invicto, pontuando em todos os jogos, mas REBAIXADO!

  • 1 vitória e 3 empates < 2 vitórias e 2 derrotas (+ vitórias = critério de desempate)
    Sem mais.

    • deveria ser o confronto direto o primeiro critério

  • Essa eu deixo a tabela responder.

    • o time tem que responder cara, em campo… não ta acontecendo

      • Como você bem disse ,depois da eliminação da libertadores o futebol sumiu.

      • Vc é Ludovisense né Nick ?

Comentários não são permitidos.