Caros Rubro Negros,
Crise na Gávea!!! O time esta jogando menos do que pode, ocupa uma posição intermediária na tabela e, mesmo que tenhamos apenas 8 rodadas de 38 a serem disputadas muitos já profetizam e já falam aos 4 ventos que o nosso fracasso é certo. Dentro desse contexto volátil e pouco racional, é normal que tenhamos uma caça as bruxas, procurando explicações demasiadas simples para todos os problemas. Nessa vibe de supervalorizar a figura do técnico e de criticar algum jogador isoladamente e de forma ostensiva , é “lugar comum” para boa parte dos Rubro Negros passar horas em críticas ferozes aos “escolhidos” deixando diversas outras figuras livres. Nesse contexto vou sair do lugar comum e gostaria de falar hoje de um jogador do qual esperamos muito e que eu acredito que deva entregar mais do que já entregou: Guerrero.
Vale lembrar que a cobrança sobre o jogador foi enorme em alguns momentos. Credito isso, entre outros fatores, a um enorme erro já na contratação do jogador. Veio para o Fla em 2015 vendido para nós como a solução para falta de gols do nosso ataque, por um salário considerável pela situação do clube à época. Virou salvador da pátria na cabeça da torcida. Mas isso não é algo que não se sustenta na própria característica do jogador: Por mais qualidade que ele tenha, e nós sabemos que ele tem, não é um jogador com uma média de gols incrível, para um goleador. Ou seja, ele já chegou sendo cobrado por uma coisa que ele não tinha por hábito entregar: Uma profusão de gols. E se em algum momento eu considerava que o bom camisa 9 era apenas aquele que fazia muitos gols hoje consigo enxergar que podemos ter um bom camisa 9 que não faça tantos gols, mas participe muito da partida, de assistências, seja uma liderança técnica dentro do elenco, etc. Contudo, mesmo com essa ponderação, a quantidade de chances que nosso atacante perde irrita em alguns momentos. Ele perde alguns gols que um centroavante não pode perder. E isso vai fazendo falta.
Trata-se de um jogador habilidoso e inteligente. Costuma aparecer em jogos importantes. Bate bem faltas. Mostrou dificuldade para lidar com a pressão de “ser o cara” em alguns momentos. Por outro lado desfez essa impressão por algum tempo quando da lesão do Diego. Pra mim ele foi o melhor jogador do time nesse período. Em algumas partidas, clássicos e mesmo na Libertadores a impressão que me dava é que ele estava jogando “com crianças”, tal era a facilidade que ele demonstrava em campo. Faz menos gols do que gostaríamos. Tem pouca resiliência. Pouca resistência a frustrações. Em partidas nas quais o time vai mal e as coisas não começam bem pra ele, via de regra ele vai se irritando muito, fazendo muitas faltas, tomando cartões bobos e sumindo cada vez mais do jogo. Esse é o Guerrero no Flamengo.EM TEMPO: É notório que hoje existe uma “perseguição” contra o nosso atacante por parte da arbitragem. Em diversas ocasiões há uma clara preferência em dar a falta DO Guerrero e não a falta NO Guerrero. Sem falar que para um pênalti sobre o nosso atacante ser assinalado só em caso do policia mesmo. Nem um autêntico Ippon sobre nosso atacante dentro da área vira penalidade. Tudo isso atrapalha. E muito. Mas, independente disso, ele tem que ter inteligência emocional para lidar com isso da forma menos traumática possível.
Todos contamos com o Guerrero para que o time possa arrancar e brigar na parte alta da tabela. Mas qual Guerrero veremos daqui pra frente? O jogador irascível, que some do jogo, reclama muito, cai em provocações e toma cartões bobos? Ou aquele que faz gols, participa muito da partida, busca o jogo quando a bola não chega nele? Qual a tua cara Guerrero??
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!
Pixotada: A pedida por novos técnicos: Nem vou entrar no mérito do ZR agora. Já falamos bastante sobre isso aqui em outras colunas. De forma muito didática até. Mas me espanta quando vejo alguns se descabelando ao pedir a saída do atual treinador e falam ou em técnicos que pouco ou nada agregariam ao Flamengo nesse momento, ou pedem técnicos estrangeiros sem ponderar os dificultadores que vimos em outros times que optaram por isso, ainda mais no meio de temporada. Uma temeridade. Só não é pior do que a turma do “não importa quem seja, não é problema meu. Só não pode ser o ZR”. Esse é o absurdo mor. O cúmulo do cúmulo.
Cumpriu Tabela: Política de contratações: Então… Entendo que com o atual estágio de elenco que temos apenas contratações de jogadores que chegariam para ser titulares absolutos deveriam ser feitas. No mais, deveríamos dar chances a base. Vale a pergunta: É o caso do Geuvânio? Vem pra ser titular absoluto?
Golaço: Arthur Muhlenberg: “Infelizmente a torcida do Flamengo nas redes sociais anda muito chata. Nas redes sociais não se torce simplesmente para o Flamengo vencer. Não, a vitória do Flamengo é apenas um dos itens na agenda pessoal que cada um leva no lado direito do peito. O Flamengo tem que ganhar, mas só se for escalado desse ou daquele jeito, treinado por esse ou aquele técnico, usando essa ou aquela camisa.” Um troféu para quem escreveu isso, sim?
Seção Gato Mestre: Flamengo 2×0 Chapecoense. Agora ou o time engrena ou time engrena. Simples assim. Precisamos de uma sequência de vitórias para a paz e a confiança voltarem a Gávea. Para isso precisamos acelerar a pouca melhora que vimos nos 2 últimos jogos. Será um jogo no qual o Flamengo terá a posse de bola, mais uma vez. Tem que criar mais e tomar cuidado com os contra ataques.
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com
Lucas Pratto seria o jogador ideal para esse esquema do Flamengo . Só que os Bambi não iriam libera-lo , nem por um valor alto .
De fato. Outro bom seria o Calleri. Também me agrada o nome do Barcos.
Mas esse elenco é tão interessante que daria pra tentar jogar com um falso 9, se quiser
Guerrero já é um falso 9
Mas tentar jogar como verdadeiro…. kkkkkkk
Gosto do Lucas Pratto, mas nao vejo nele o goleador nato. Acho estilo parecido com o Guerrero.
Guerreiro tem duas personalidade no Flamengo e uma na seleção do Peru e outra, se jogasse dá mesma maneira que joga no peru aq no Flamengo talvez nós não estavam nessa situação no brasileiro claro que não depende só dele, mais ele é o jogador que é pra fazer gol.
É bem isso mesmo…
o esquema do peru funciona bem pro jeito dele jogar…esta bosssta de 433, 4231, 4141 que o flamengo mais costuma jogar o deixa muito isolado….
Mas é só por isso? Ele teve atuações maravilhosas no mês de Abril.
acho que sim, pois qdo jogou bem foi qdo o diego jogou coladinho dele, algo o mais perto do 442, pois nenhum dos dois voltava muito para ajudar na marcação…
Sem querer ser chato, mas tem 2 anos que geral fala disso, só parou um pouquinho nesse começo de ano, mas já voltou.
Custo-beneficio baixo, mais pelo custo alto.
Mas os queridos ZR e MA tambem tem baixo custo-beneficio baixo, mesmo com custo baixíssimo.
Eu considero o trabalho do ZR bom, apesar do momento ruim do time. E acredito que o MA tem uma razão de ser no time, que vai além dos motivos normalmente elencados por muitos, como “panela”, “covardia”, etc.
Mas vejo uma pressão muito maior no técnico do que nos jogadores, como um todo. Isso não me parece justo.
Veja só que esse time até meados do fim de Abril, era constantemente criticado por perder uma carrada de gols. E as críticas já eram mais endereçadas ao treinador do que ao perneta que perde gol embaixo da trave…
kkk fato!!
é como disse um post aqui na coluna “o flamengo é cíclico” e a massa, oposição e antis estão doidos para ciclar a comissão técnica, de qq jeito….
Eu penso da seguinte forma.
O cara não é artilheiro e nunca foi. Tem ele no elenco, se for pra ele ser titular que seja da forma que ele jogue bem. Tão pedindo pra um cavalo latir.
E nisso falta treinador ou seja pra colocar o jogador na forma que renda mais, seja pra colocar ele no banco ou seja pra pedir pra negociarem ele.
E convenhamos que na hora de mexer esquema, mudar jogar que ta mal, alterar o panorama de uma partida e etc, falta treinador.
Mas no Corinthians ele jogou nessa mesma posição, nesse mesmo esquema….mais ingessado ainda por sinal…
Lembro dele jogando com Sheik uma época e na outra com Wagner Love, os dois jogavam colados com Guerrero e não acompanhando o lateral até a bandeirinha.
O Wagner Love perdia gol pra kceta e mesmo assim fez muitos.
E se tá mal, banco nele, só que o treinador não tem moral de mudar o time em nenhuma posição, pelo jeito até o Cuellar vai pro banco pra jogarem Arão e MA de novo.
Meritocracia zero.
Isso do Cuellar parece que foi um boato apenas. A informação que eu tive é que a atividade foi até fechada.
Vamos ver no jogo…
Acabou da sair no expediente futebol gabriel sera emprestado pro vitoria….amemmmmmmmm
Excelente!!!
é trote.
Eu entendo da seguinte forma: Guerrero é um centroavante que custa caríssimo, certamente está no Top 5 de maiores salários de jogador no Brasil, e quem sabe até da América do Sul.
Dito isso, uma coisa é o fato de que a característica do jogador não é ser um goleador. Até aí tudo bem, ele é sim esse “camisa 9” que volta muito, trabalha junto com os companheiros de ataque e meio, e até constrói jogadas de trás.
Agora, ele não pode perder os gols que tem perdido pelo Flamengo. O problema não está no fato de não ser um goleador, mas sim de desperdiçar oportunidades claríssimas que outros jogadores – muito menos custosos – fariam com mais naturalidade.
Guerrero pode não ser um goleador nato, mas é um centroavante, ele tem que fazer o mínimo, principalmente levando em conta o que custa. Vários são os jogos que isso não acontece.
Muitos criticaram o Berrío no domingo por não ter rolado a bola para o nosso camisa 9. Eu não. Justamente porque tenho sérias dúvidas de que o Guerrero faria o gol. Por mais fácil que aparentasse.
Acho que o Flamengo deveria renovar o contrato dele e vendê-lo no final do ano. Eu vejo o Calleri como substituto ideal. É um 9 que não participa tanto quanto o Geurrero da construção das jogadas, mas é letal dentro da área. Oportunista como poucos.
Onde eu assino? ( Tirando a parte do Berrio. Toca pro companheiro melhor posicionado. Se ele errar, problema dele )
Eu concordo com tudo, exceto essa parte, mas analisando o seguinte: a principal crítica ao Berrío era de que ele tem medo de fazer o gol. Sempre que chega na área e mesmo em condições claras de finalizar ele tenta o passe, erra e acaba perdendo o lance. Só no jogo contra o Atlético-MG no 1º tempo foram duas. Logo não o crucifiquei por conta desse lance. Além disso ele foi meio parando esperando o Guerrero se movimentar para receber o passe. Como Guerrero não deu resposta, ele fez a jogada individual. Guerrero só se desmarca quando Berrío está cara a cara com o goleiro.
Nem acho que seja a questão de crucificar. Não achei absurdo ele chutar. Só acho que a melhor opção era o passe.
Mas foi a melhor atuação individual do Berrio no Fla.
No Carioca contra o Botafogo, o Berrio deixou o Guerrero sozinho na frente do goleiro já no chão, e perdeu o gol, demorou pra chutar.
Tirar um atacante que segura a bola e promove jogadas em uma linha de ataque em que os seus companheiros têm dificuldades técnicas até para cruzar, por um goleador que só conseguirá fazer o seu serviço se receber a bola em condições? Sei não… &;-D
Em compensação temos agora Geuvânio, Everton Ribeiro, Conca além de Ederson e os que já estavam.
É questão de montar um time competente que consiga fazer a bola chegar. Não adianta ela chegar e o centroavante desperdiçar aos montes. Que é o que Guerrero vive fazendo.
Exato! Agora, não tem desculpas! &;-D
Gente ele já desperdiça hoje gols pra cacete. É mentira que a bola nunca chegou. Aos trancos e barrancos a bola sempre chega. Tanto é, que existe esse texto reclamando dos gols que perde. Cada gol dele é um parto pra sair. Nunca é coisa simples.
Pior custo benefício dos últimos tempos no Flamengo.
Mas a culpa não é só do Guerrero… &;-D
Guerrero
CUSTO
– 900k por mês (?)
FUNÇÃO:
– Dominar bolas em condições adversas;
– Colecionar cavalos;
– Reclamar, e reclamar muito de uma falta aos 13 min de jogo, mesmo já estando no segundo tempo;
– Continuar reclamando da falta;
– Errar um gol com o goleiro deitado e, logo após, começar a chutar o chão, fazendo cara de choro;
– Virar de costas e mostrar o cocoruto escroto que existe em sua cabeça;
– Fazer o pivô e distribuir muito bem as jogadas;
– Segurar a bola ou raspar de cabeça deixando o Everton em posição de correr até a morte e sair com bola e tudo pela linha de fundo.
Brincadeira Guerrerão, tá no meu cartola, e amanhã tu vai brocar 2 suave, tmj! Mas, pode vazar do meu Flamengo, já deu.
kkkkkkk, tb tá no meu cartola.
para mim é um excelente segundo atacante.
se o zr “tivesse tido tempo”, e teve, era para ter treinado mais no esquema 442, com guerrero jogando com damião ou com vizeu.
Só falta sair o ER no BID!!!
Geuvânio, claro, veio para ser titular, é melhor do que Everton, Ederson, até mesmo do que o VJR que ainda não tem preparo físico para aguentar as trombadas dos profissionais.
Tb acho que ganharemos e sem tomar gols, 3×0. Diego e Guerrero.
Raphael Zarko:
“Infos do treino: saiu Cuéllar, voltou Arão, ao lado de MAraújo. Éverton Ribeiro entrou no lugar de Vinicius”
FOOOOOOOOOOORA ZÉ RICAAAAAAAAARDO!!!!!!!!!!
https://uploads.disquscdn.com/images/f5463d48aaae0f0fd1fae95935f9fd7e312330c3e929e4dc22d1b04e92beaa02.png
Meritocracia de araque.
Fora Diabo
Kkkkk fei pra crl lol
Não é um mal centro-avante mas está longe de justificar a fortuna que recebe, além de ser lento para a dinâmica atual do futebol, o cara não marcou sequer um gol nesse campeonato brasileiro e é o maior salário do Flamengo, passa esse engodo pro México ou China, e com a grana poderia tentar o centro-avante do River Plate Lucas Alario