Um dos assuntos mais recorrentes nas resenhas rubro-negras diz respeito ao rendimento e à majoritária titularidade de Willian Arão.
Como não existe meio-termo entre torcedores do Flamengo, quando surgiu a notícia do interesse da Roma no volante, alguns chegaram a dizer que era para “deixá-lo ir de graça”, não sem antes sugerir que se fizesse acompanhado por Márcio Araújo.
Mas, afinal, qual status Arão merece?
Na minha percepção, mesmo longe de ser um craque e apesar de não possuir a raça que a Nação tanto preza, Willian Arão é um volante de bom nível e que pode ser muito útil ao Flamengo, pois possui controle de bola e boa movimentação, tanto defensiva, como ofensivamente.
Tanto ele pode ser útil que já fez várias boas partidas com a camisa do Mengão, tendo 13 gols e 11 assistências em uma temporada e meia. Números significativos para um volante.
No entanto, Arão teve uma queda vertiginosa no último ano e especialmente nos jogos mais recentes, no que três fatores se revelam preponderantes.
Em primeiro lugar, os melhores jogos de Arão são quando ele aparece como elemento surpresa no ataque, exercendo a marcação e aproveitando os vazios no setor ofensivo para fazer tabelas e chutar a gol.
Em 2017, não se sabe se por iniciativa do técnico ou do próprio jogador, Arão tem sido visto constantemente como um misto de meia-armador e falso atacante, função para a qual ele, nitidamente, não possui desenvoltura, ante sua falta de criatividade e sua instabilidade em passes mais agudos, se tornando uma presa fácil e previsível para as defesas adversárias.
Ademais, mesmo o Flamengo possuindo vasto elenco para enfrentar a maratona de jogos, inclusive com o bom Cuéllar, o experiente Rômulo e o ótimo garoto Ronaldo, Arão tem sido titular em quase todos os jogos, o que, obviamente, traz um desgaste físico considerável, diminuindo seu poder de explosão nas investidas ofensivas.
Por fim, Arão tem que se comportar como Arão, jogando simples e sem vaidades, pois, não obstante ser um jogador com qualidades, ainda precisa crescer muito para atingir, por exemplo, o nível do selecionável Elias, o qual, jogando na mesma faixa de campo, conquistou a galera rubro-negra na temporada de 2013.
Então, está claro que Arão pode ajudar o Flamengo em seus objetivos de 2017, sem falar na possibilidade de se tornar uma boa venda para o mercado externo, desde que Zé Ricardo não se acanhe em fazê-lo visitar o banco de reservas quando estiver cansado ou com atuações abaixo da média, bem como que o escale em sua posição correta de volante marcador que sobe como elemento surpresa para triangulações e arremates fatais.
Como meus colegas colunistas bem têm assinalado em seus comentários, tão somente a meritocracia, se colocada em prática pelo comando técnico, construirá um Flamengo mais consistente e capaz de obter grandes títulos a curto prazo.
Por enquanto, está nas mãos de Zé Ricardo.
Vamos, Flamengo!
Flamengo contratou Léo Ortiz durante a gestão do técnico Tite Léo Ortiz vive grande fase…
Apoio: KTO.com MAURÍCIO GOMES DE MATTOS REBATE FALA DE DUNSHEE 👉 Vire membro do canal:…
Gisseli e Crivelari não irão continuar no Flamengo em 2025 O Flamengo segue trabalhando no…
Vasco saiu na frente, mas o Flamengo empatou com um golaço de Lucas Vieira O…
Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…
Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…
Ver comentários
Sou suspeito para falar do arao ,considero ele um grande jogador, em péssima fase ,no momento pode até ser que tenha que ficar no banco ,mas sempre se espera algo bom dele ,pois ele tem muita qualidade pra isso ,já marcio Araújo na minha opinião já está com prazo de validade vencida a muito tempo, e não se espera algo dele sem ser o que já conhecemos.
Principal problema do Arão é ter que jogar ao lado do MA,pode parecer picuinha como a maioria mas não, Arão tem de jogar por dois no meio campo, desarmar e fazer a ligação, além de avançar ao ataque, qualquer outro que jogue na posição até mesmo Cuellar vai cair o rndimento com o tempo, seja por questão fisica ou sobrecarga, o problema principal do time é o MA sim, o resto é treinamento.
Não é picuinha é constatação. Ele foi bem no ultimo jogo com Cuellar.
Convenhamos até o Diego precisa recuar muito para buscar a bola pois o MA não consegue dar um passe de 5 metros que não seja para o lado, um dos motivos do nosso meio campo estar deixando tantos espaços.
Cara é tão claro isso, mas o cego que comanda o time não quer ver. SRN.
Verdade, o Arão é um jogador que detém potencial para ser um bom jogador, mas lamentavelmente a cada jogo se mostra mais desinteressado e acomodado com seu atual status. Ele já vem em queda de rendimento desde o final do ano passado, se escondendo da saída de bola, ficando estático esperando bola, sem procurar o jogo. O Flamengo carece de um jogador, conhecido na Premier League como Box to Box, ou seja, área à area como o Ramires (ex-Chelsea) e Yaya Touré. Alguém que procure os espaços vazios, mas busque a bola, seja vertical, surpreenda com chutes fora da área, tirando o peso do Diego e participando da dinâmica do jogo. Hoje temos um deserto de idéias com Arão e Caramujo. Pela postura, negociaria o Arão e daria oportunidade pra outro, enquanto ele ainda tem valor de mercado, porque essas exibições só desvalorizam o produto e não agregam nada ao time.
Arão é má fase, que passa. O problema a meu ver é posicionamento também, a razão? Simples: a melhora da saída de bola, pois MA é ruim de mais para fazer. Arão jogando mais solto ele rende bem, mas o recuo para cumprir a função de armador, homem de ligação, complica. O time tendo dois jogadores de qualidade: Rômulo e Cuellar, por exemplo resolve a questão da saída de bola e da criação, mas Zé vê no ruim MA um "jogador de alto nível" no "mundo estranho de Zé" ele é um "crak'.
O texto resume a situação. Não adianta querer que Cuellar vá fazer tudo: passar, virar bolas, criar...não dá apesar dele ter muito qualidade. A solução é óbvia, tirar o ruim e escalar o bom. Até uma criança vê isso, menos o Zé.
Falou tudo, e não adianta falar que é picuinha não, que todo problema do time é o MA e blabla, na verdade é só a consequência de ter um jogador com o nível muito abaixo dos companheiros titular absoluto por NADA. Erro tbm foi da diretoria de qualificar o elenco e manter ele la com contrato acabando.
Cara o Zé já tentou até três volantes, e nada...não adianta colocar quem for e manter a peça ruim. Não vai adiantar. Isso é uma questão de lógica.
Bom jogador em má fase, não é medíocre, mas tá merecendo banco. Um banquinho não faz mal pra ngm.
Concordo
o problema na volancia se chama marcio araujo.
Simples. Isso é fato. E o Zé fica forçando a barra colocando todo mundo para fazer a função de distribuir o jogo, criar, visto que ele mesmo sabe as limitações de MA, mas continua firme com ele...não resolve se não tirar o ruim do time.
So acho que mesmo se essa alteracao de posicionamento foi por iniciativa propria cabe o treinador ajeitar.
Minha impressao é que o ZR quis mudar o esquema e transformar em um 4141, devido ao Arao ocupar aquela parte do campo muito bem, fisico excelente.
So que cabe agora ao treinador ser humilde e voltar atras ou caso queira manter a formacao, colocar um meia de verdade no lugar dele. O elenco é cheio e um time com uma linha formada por berrio, Er, DR e Everton pode muito bem cumprir a funcao de marcacao, ja que todos sao participativos.
Concordo.
Arão não funcionou no 4141
Arão é bom jogador... só isso. Não é craque, não é sequer muito bom... é só bom. O problema é que ele acha que é uma mistura do Falcão com o Andrade melhorada. Joga com uma preguiça, uma arrogancia... se acha demais. Pode vender que vai estar bem vendido.
Excelente coluna Claudio Sampaio! Ela retrata com muito acerto o que está acontecendo para o ARÃO estar com atuações abaixo da sua capacidade técnica.
Aquele abraço
O Márcio Araújo ta matando o time, o Zé Ricardo ta atrapalhando, escala errado e mexe errado, o título de 2009 o Andrade não atrapalhou botou os melhores e o time foi campeão, com o Zé não acredito em título.