Rode o elenco Zé, cadê a meritocracia?

Compartilhe com os amigos

No futebol brasileiro, há muito tempo prega-se a ideia de que time que está ganhando não se mexe, e time que está perdendo, tem que mudar tudo, começando pelo técnico. Nem um, nem outro, não é por que o time está ganhando que não se pode aperfeiçoar, muito menos time que está perdendo tem que ser alterado de forma aleatória.

O que se vê no Flamengo, é que o treinador Zé Ricardo mantém suas convicções com o time ganhando ou perdendo, e essas convicções se resumem a manter os seus jogadores de confiança no time titular e o mesmo esquema de jogo, independente do que aconteça.

Ano passado, na reta final do Campeonato Brasileiro, o Flamengo se distanciou do título principalmente por não apresentar nada de diferente. O esquema de jogo já estava manjado, vários jogadores já estavam no seu limite técnico, e o treinador nada de diferente fez. Resultado, perdemos fôlego, e terminamos em terceiro lugar, distante do campeão Palmeiras.

Já nesse ano, o esquema continua o mesmo, e os seus jogadores de confiança também. Márcio Araújo, hoje, não seria titular nem em um clube médio, quanto mais em um elenco milionário como no do Flamengo. Arão atravessa uma longa má fase, e após esquentar apenas um jogo no banco, provavelmente já voltará ao time titular. Vaz, apesar de ter ido para a reserva, é sempre a primeira opção de jogo, com isso Donnati foi negociado, e Léo Duarte não tem chance alguma. Muralha precisou de sucessivos fracassos pra ir para o banco de reservas, dando lugar ao goleiro Thiago, que apesar da idade, se mostra bastante seguro.

Irrita de certa forma, a paciência que Zé tem com alguns jogadores, e a falta dela perante com outros. Bastou um jogo mal para Éderson parar no banco de reservas, enquanto Éverton pode fazer vários jogos abaixo do nível, que é mantido no time somente por causa de sua função tática. Aliás, até quando no Flamengo, jogadores de nível técnico serão preteridos por jogadores monotemáticos?

O Flamengo conta com um elenco numeroso e versátil, com isso há bastante espaço para o treinador ousar mais, rodar o time, e trabalhar melhor o esquema. Principalmente agora com a ascensão de Vínicius Junior, e a chegada de Geuvânio, Éverton Ribeiro e Rhodolfo.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Márcio Araújo é insubstituível. É realmente revoltante. Por mais que o time tenha goleado, Araújo e Arão tem que ir pro banco.

  • Notaram agora que não tem meritocracia. O zé fala uma coisa e faz outra.

  • Você conseguiu resumir num texto enxuto tudo o que me aborrece com relação ao Zé Cuzudo.

  • O Zé Ricardo mantém o Caramujo para segurar o contra ataque do adversário. Isso quando o Guarda de Trânsito consegue parar o contra ataque. Na maioria das vezes ele deixa o jogador passar e aponta para alguém marcar kkkk

  • Técnico fraco, injusto e burro. Fora Zé Ricardo!!!

  • tudo o que falta para o flamengo é um técnico que saiba treinar o time.

  • Cara eu torço pra que o Zé Ricardo num momento de delírio e raiva assim como teve o bandeira,mande dedo para algum torcedor…ele nunca vai ver tanta gente correndo em sua direção. Se um dia isso acontecer infelizmente haverá invasão…

  • É simples:
    Carile e Jair ventura técnicos de verdade.

    Ze panela , o “estudioso” que não estuda

  • A verdade é que o time é mal escalado , mal treinado , esquema manjado , centroavante que ganha uma fortuna pra perder gols e só é titular pq sabe dominar e fazer pivô , mas gol que é bom nada .
    Se o Flamengo quer mesmo voltar a Libertadores ano que vem terá que conquistar a Copa do Brasil ou a Sul-Americana pq no Brasileirão vai brigar pra não cair

  • Essa falta de cobrança e passividade da diretoria do Flamengo , me lembra o Arsenal que se apequenou na última década e não ganha mais nada , e mesmo assim mantém o Weger no comando . Só visam o lucro , Arsenal e o clube mais estável da Europa . Mas atualmente e mais fraco que muitos times com menos dinheiro .

  • Nós ajude a te ajudar Zé

  • Se continuarmos com esse técnico preterindo a meritocracia, adeus brasileirão, sul-americana e copa do Brasil.
    SRN!

    • É bem isso mesmo.
      Ainda colocaria o Everton, Muralha e Guerrero nessa foto.

    • o Ederson não

      • Na verdade ali seria o Rene…

    • KD o Guerrero nessa foto?

  • E não é que o féla da pulta pensa que é o Guardiola? Que isso mano, muito esculacho com a maior do mundo…

  • Ederson jogou uma partida abaixo do esperado, e sem contar que o cara vêm de lesão, enquanto esses dois perebentos Araujo e Arão, nem se machucam, nem se consideram culpados pela má fase do time!

    Quanto ao pseudo-treinador vive um triângulo amoroso com esses dois supracitados!

    • O ze tem muitos erros mais o Ederson não jogou pra merecer nem tá no banco

      • O Ederson é um caso de amor muito mal explicado entre parte da torcida que o ama (vá lá saber por que) e consegue enxergar muitas qualidades nele.
        Eu só vejo um jogador bichado, chinelinho…….

        • E pra mim e fraco , pode vazar tbm !

  • Esse rodrigo caetano é frouxo.. o cara é certinho policamente correto.. mas nao bate na mesa nao cobra o tecnico nao manda embora.. affs

  • A torcida não vaiou o Walace até ele pedir para sair? Porque não se faz o mesmo com o Márcio Araújo?

  • Com relação ao Zé Retardo existem 4 posições:
    a) a dos que querem ele fora incondicionalmente, não importando qual técnico entre no lugar dele;
    b) a dos que querem ele fora, mas sob a condição de assumir um técnico do nível Flamengo;
    c) a dos que querem ele fora, se ele continuar escalando a panela (MA, VAZ, JAMAL e MURETA);
    d) e, por fim, o dos que querem o Zé Ricardo por ser um treinador da casa e, ainda, pelo fato de ter chegado reforços.

    Até
    alguns dias atrás eu estava na posição “b” acima elencada. Contudo,
    pelos boatos da escalação do MA eu passei para a posição “a”.
    Porra!!!!!!!!!! tô num ódio desse Zé Retardo como nunca antes na
    história do Mengão.
    Por isso eu digo se perder pra Chape, Zé Retardo cai. Duvido que o Bandeira vá segurá-lo.
    Para
    ser bem sincero e justo, o Bandeira deveria deixar o Zé no Flamengo
    como auxiliar de um bom técnico para ganhar experiência.
    Além disso, investir na carreira dele dando cursos e viagens para acompanhar o treinamento dos grandes times na Europa.
    Acho
    que o Zé Retardo mostrou nesse um ano de Mengão que tem possibilidade
    de vir a ser um bom treinador. Mas acho que no momento ele já deu o que
    tinha que dar.
    Tá na hora de sermos razoáveis. E a melhor solução seria essa.

    • Eu fui da classificação “c” direto pra “a”.

  • Vejo o fluminense, Botafogo e principalmente o Santos, sempre lançam jogadores. Numa ocasião ze ricardo improvisa laterais como pontas ou meias de atacantes mas não confia no elenco que tem. se fosse treinador do Santos não duraria 1 mês pois tem medo de lançar jogadores. Leo Duarte, cafu, paqueta, Thiago Santos, Mateus savio, Ronaldo não tiveram as mesmas chances que Everton, Vaz, Márcio Araújo e Gabriel. porque nós outros times da certo e só no flamengo que não? Olhem os elencos de coritiba, chapecoense e atlético paranaense e irão me entender

    • eu penso que aki é diferente, pois ele foi audacioso e colocou o matheus e fudeu com todo mundo e quase que a torcida exorcisa o mlk ou estou mentindo, o que acontece é que todo pediam mudança e ele desde o primeiro dia do ano muda essa porra de time e ñ consegue dar padrão, o trauco que chegou ontem ja vai, a zaga mudou o goleiro mudou, diego ficou varios jogos fora, mais a galera só sabe querer tirar o tecnico, essa é minha opinião. abraço

  • Essa rodagem só acontece quando os tais “homens de confiança” saem do time, essa rodagem só e válida pro Arão, Vaz, Márcio, Gabriel…? Cadê a oportunidade do Ronaldo? A rodagem pro Paquetá? A chance do Léo Duarte? A do Rômulo que parece agr enfim estar em forma? A mudança só acontece quando quem ele foi obrigado a sacar estar no banco, Márcio erra bizonhamente a cada rodada mas quem tem que sair é o Cuellar pois a rodagem tem que ser justa pra quem merece, não e mesmo?

  • A cada dia que passa com esse tecnico ruim, a ira da torcida vai só aumentando até acontecer uma tragedia​, se perde hoje essa arena vai cair.

  • Esse presidente enganador nunca foi flamenguista é nunca respeitou a torcida

  • Esse tecnico joga contra a torcida, se perder hoje, o risco de acontecer uma tragedia e grande, essa arena vai cair.

    • Kkkkkk… Cara eu torço pra que o Zé Ricardo num momento de delírio e raiva assim como teve o bandeira,mande dedo para algum torcedor…ele nunca vai ver tanta gente correndo em sua direção. Se um dia isso acontecer infelizmente haverá invasão.

  • Hoje é o seguinte, tudo se resume a um fato direto, central e óbvio:

    Com Márcio Araújo x Sem Márcio Araújo

    A primeira opção automaticamente ativa um circuito de controle lógico que toca o telefone do Dorival. Independente de resultado. Parafraseando alguns detentos com diversidade linguística: O BAGULHO VAI SER LOUCO!

  • Colunistas poderiam mudar o repertório. Sao vários escrevendo a mesma coisa. Esse até que foi mais detalhista e não somente ” Tira o Márcio Araújo e pronto”. Só faltou incluir o Guerreiro aí na relação, fera. Seja justo e use o mesmo critério

  • Zé Ricardo se encaminha para ser o Técnico mais odiado da história do Flamengo, até mais do que o Cristóvão! Não só pq escala mal, mas pq se mostra um péssimo profissional ao não dar rodagem ao elenco, não dar oportunidades a base, não valorizar quem está melhor, apresentando um discurso de meritocracia totalmente contrário ao que faz na prática, e o principal que é não ouvir a torcida!

    Pra mim chega, se Cuellar for banco hj irei parar de acompanhar os jogos do Fla até esse FDP sair do meu time!

    • E a torcida está se encaminhando pra ser a mais chata da história…

      • Verdade, pq uma torcida que tem torcedor de técnico apresenta um lado chato msm! Mas fazer o q? Em qualquer torcida existe um grupo de babacas como vc!

        • Kkkkk, ta vendo, incrível como povo ta perdendo a linha fácil, quem não tem argumento usa ofensas pra tentar se justificar. Aiai, isso aqui ta ficando daora.

      • Mas é uma “chatice” com razão, você não acha? Como sabemos, o futebol é um esporte que mais mexe com o emocional de seus fãs. Não é à toa que existem muitos fanáticos. Agora me diga uma coisa: se você não está contente com o que o time vem apresentando em campo, e o treinador parece não tomar atitudes que venham a mudar a postura do time em campo. O que se faz nessa situação? Fica-se de braços cruzados? Creio que muitos aqui não tem disponibilidade para ir todos os dias ao CT para cobrar mudanças pessoalmente. Então, o que se tem disponível é este blog e outros sites para demonstrar a insatisfação. Entendo que muitos aqui perdem a linha e acabam partindo pro lado pessoal. Realmente, eles estão errados, ao meu ver. Mas também os entendo de certa forma.

      • Ryan eu não acredito em um só flamenguista que esteja satisfeito com a escalação do time e com os resultados obtidos, estamos na 9º rodada do Brasileiro e o Guerreiro não fez 1 gol para dizer que fez, Damião jogou 2 jogos e tem 2 gols (olha que eu não sou defensor dele não, para mim é um pereba mas faz mais gols do que o pereba titular no ataque), Marcio Araujo (ha o marcinho, se for enumerar os erros dele) preciso falar alguma coisa? ai vem um torcedor defender o zé! Po é ele que escala estas dragas!

      • Se ficar passiva , acontece o mesmo que está acontecendo com Arsenal comandado pelo Weger !

  • Zeruela somente burrocracia

    • kkkkkk

    • Inacreditável. Você falando mal do ZR. O maior defensor dos perebas e do ZR do site criticando.

  • Hoje a torcida que for ao estádio tem que vaiar esse paneleiro desde o início do jogo. Não podemos nos iludir com resultados que tentam esconder essa bagunça que está o flamengo. Ganha da fortissima Ponte Preta não quer dizer nada, e empatar com os moleques da Flor mostra bem isso. Hoje vamos pegar um time fraco e achar que o resultado da partida significa algo é inocência de mais. Sinceramente, não tenho visto mais jogos do flamengo desde a eliminação na liberta. E isso não é pq não sou flamenguista. mas simplesmente pq dá nojo ver o que está acontecendo

    • Caro Diego Oliveira,
      Deixa para vaiar quando acabar o jogo independente do resultado, mais na hora da partida rolando só atrapalha mais que já está atrapalhado, eu também perdi a paciência com o ZÉ RICARDO, mais vaiar na hora da bola rolando é pior, nota se que a diretoria não irá trocar de técnico, só se ocorrer 5 derrotas seguidas, e se isso ocorrer, estaremos perdidos no fundo da tabela, então vamos apoiar, após o termino da partida, aí sim,

      SRN
      Junior

      • Respeito o seu direito de opinar, mas discordo de vc meu caro. Uma das poucas ferramentas que temos é o protesto de forma pacífica. Ganhar um jogo e empatar e perder outros não nos levará a lugar algum. Já sofri muito com neguebas, obinas, amaral´s e por ai vai. Essa era uma época compreensivel, não tinhamos dinheiro, não tinhamos time. Porém agora é diferente: É inadmissivel estarmos na metade do ano e vermos os mesmo erros de sempre, simplesmente pq temos um técnico que levantou a bandeira da modernidade mas na verdade é pior que os ditos medalhões. Contra o Avaí eu vi esse aprendiz colocar o Vizeu e o mesmo fazer a tal da função de ala. Isso mesmo, o Vizeu correndo na lateral do campo, pq não existe outra forma de jogar.

    • Rapaz eu também acho que ele deve sair pela sua teimosia, vi muito Delacir, Henágio, Bigu, Borghi e por aí vai.
      Maia o caso que estou mencionando e de vaiar durante a partida, pois eu já sei que a cabeça do time está ruim, se vaiarmos antes de rolar o jogo e durante vai ser pior, e te garanto se o flamengo vencer de 5 a 0 a maioria dos torcedores esquece o TEIMOSO DO ZR.
      Vamos fazer manifestações após as partidas. Não durante, a diretoria não vai mandar este técnico embora se ele fizer um campeonato mediano e se classificar no G6. Infelizmente é a realidade.

      SRN
      Junior

  • O Fluminense enfiou 3 no Avaí e o Abel saiu irritado com o desempenho do time, já o Zé comemorou o empate para esse mesmo Avaí.

    Temos hoje 11 pontos. Esse início de brasileiro do Flamengo é muito ruim. Deveríamos ter no mínimo 12 pontos(vitória contra a Ponte, Avaí, Sport e Atlético-GO) e pelo menos mais uns 4 pontos nos outros 4 jogos.

    Vale lembrar que o nosso segundo turno enfrentaremos Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG fora de casa.

    Não dá para tampar o sol com a peneira, o time só está regredindo. O grupo já não abraça mais o Zé. Hoje não será muito difícil vencer a Chapecoense que vem em queda livre, porém esse time do Flamengo não empolga.

    • Enquanto a gente tiver com esse técnico de time de base, estaremos fudidos.

    • Incrivel como o povo tá babando ovo pro time do fluminense, ganhamos hj e ficamos exatamente com a msma pontuação dos caras. Eles só estão usando os mlks pq a unimed deu no pé e eles não tem dinheiro pra contratar, Abel não é burro, tá fazendo o tipo treinador populista.

      • Vencendo Atlético-Go, Ponte Preta e Chapecoense, dois desses jogos em casa.

      • A questão não é babar ovo e sim uma constatação.
        Os caras não investiram nem 10% que investimos, tem um elenco minúsculo, cheio de jogador de base e dá mais gosto de vê-los jogar do que o Flamengo que é todo estrelado.
        O trabalho do Abel é muito melhor do que o do Zé.

        • Não concordo, mas respeito, acho q o fluminense é um acidente que está dando certo, vamos ver até o fim do campeonato quem vai ter força pra manter um nível bom. SERN!

          • Se o Flamengo ficar atrás do Fluminense é para mudar tudo!
            É inaceitável ficarmos atrás dos outros 3 do RJ como está hoje.
            Acredito que outro treinador chegará antes do final do primeiro turno e aí vamos subir na tabela.

    • Não sei de onde vocês tiram a idéia que será fácil ganhar da Chape do jeito que o Flamengo vem jogando? O Avaí apanhou de todo mundo… mas só não ganhou do Flamengo porque deu mole! Sou Flamenguista e lamentei a queda na Libertadores, mas no dia seguinte já não podia ficar chorando sobre o leite derramado… Vira a droga da página e parte pra dentro do Brasileiro como não fez na Liberta! Chega de lamentar e que não tem mais volta e começa a trabalhar de verdade (e com vontade!) para conseguir voltar lá ano que vem e fazer menos vergonha! Não adianta tem um elenco milionário se continua com 60% de posse de bola e não ameaça o adversário e ainda levar sufoco danado a cada contra-ataque! Ou joga com muuuita raça e dá o sangue ou vamos acabar brigando pra não cair e rezar pra ficar na meiuca da tabela! Assim vamos ser motivo de chacota e nem cheirinho vamos sentir.
      Do jeito que está, contra a Chape, vai ser mais uma derrota e vamos ficar com o pé na zona da degola!
      Tomara que eu esteja enganado!

      • A Chapecoense está em queda livre assim como o Flamengo, porém temos jogadores que em um lance podem nos dar a vitória e isso eles não possuem. Se o nosso adversário hoje fosse o Grêmio ou o Corinthians aí sim eu estaria muito preocupado.

        Sinceramente o vexame da Libertadores ainda me dói. A nossa eliminação foi uma tragédia anunciada, pois no final de 2016 todos sabiam que não dava para ganhar uma Libertadores com Gabriel, Márcio Araújo e Vaz, mas o Zé os bancou e deu no que deu.

  • Esse técnico é uma mula. Insiste numa coisa q n está dando certo. Esse MA já deu. Tá na hora de dar outra oportunidade a quem realmente merece essa vaga. Tá arriscado deixar ER no banco para Berrío e CIA.

  • 2×0 flamengo hoje, apesar dos pesares. Duvido muito que M.A volte ao time e se voltar vai tomar tanta vaia que sai no intervalo.

    • Kkkkkk vaiar tb mercenário do Luís Antônio

  • Temos dois zumbis no comando técnico do fla: Zé Ricardo e Jayme. Hoje um empate ou uma derrota do fla deverá mesmo ser o fim do Zé Teimoso, ainda mais se ele entrar com o perebinha e queridinho do Caramujo. SRN!

    • Ele fica porque a diretoria só vai se importar com os resultados depois que todos os reforços puderem jogar, enquanto isso o ano de 2017 vai se afundando.

    • A torcida é pra isto

  • O time precisa de apoio; vaias e xingamentos hj não serão bom negócio, pois quem escala é o Zé e os outros jogadores não têm culpa disso e isso talvez possa afetá los no andamento do jogo. Vamos fazer uma festa e cantar muito! Mas também vamos protestar! Com cartazes e faixas! Muitas! Somos diferenciados! Não somos como o resto! …Aqui! É FLAMENGO!

    • Esses preguiçosos não merecem apoio.

      • Entendo…mas não podemos culpar o grupo todo por causa de umas ‘maçãs’ podres incluindo o ZR…

    • Lembro uma frase do EBM. ” Quando menos merecemos, é quando mais precisamos da nossa torcida” foi perfeito!!!! Nunca poderíamos imaginar que um dia iríamos ter o melhor elenco do Brasil. Um centro de treinamento de primeiro mundo. Um ” estádio” pra jogar. Reclamar é fácil…..

      SRN

      • Pontual o seu comentário! Parabéns! SRN!

    • Isto aí, concordo, vaiar é após o término da partida independente do resultado, até se ganhar de 5 a 0, ir e vaiar, protestar e etc … Mais durante a partida só vai piorar as coisas.
      Ainda digo mais, se o flamengo ganha de 5 a 0 hoje, os que dizem para vaiar nem irão lembrar do que disseram, pois com a vitória muda tudo.
      Já conheço a minha torcida, muda de minuto a minuto, sendo assim, vamos apoiar.

      SRN
      JUNIOR

  • Zé Ricardo, você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não pode enganar todas por todo o tempo. Tu és uma farsa, Zé Ricardo. Mal posso esperar pela sua saída.
    #ForaZR

    • Somos 2

    • Tbm espero

    • Tomara que a gente ainda tenha chance de ganhar alguma coisa quando ele sair, tô achando que quando esse entregador de coletes sair vai ser quando estiver tudo acabado.

  • “Aliás, até quando no Flamengo, jogadores de nível técnico serão preteridos por jogadores monotemáticos?” Enquanto Zé for o técnico vai ser isso. As “convicções” dele já custaram uma eliminação vexatória na liberta, vem custando caro no brasileiro com uma campanha até agora pífia.
    Realmente ele tem a sua “turminha” e são todos ruins: MA, Vaz, Gabriel…que horror!! E ele ainda tem a coragem de chamar esses caras de “alto nível”. Diante disso se vê o tanto que foi arriscado a sua efetivação e até o momento se mostra um erro…Cuellar vem se destacando e ele ainda treina com MA entre os titulares (conforme matéria publicada aqui mesmo na coluna) acenando que pode tirar Cuellar, mesmo atuando bem. Isso já passaria do absurdo. Não duvido nada. como a diretoria dá respaldo demais a ele, o cara acha que pode fazer laboratório, fazer bobagens e fica tudo por isso mesmo, ele se esquece que a torcida não é cega e vai partir pra cima. O Flamengo sem a torcida é o quê? Mais de 90% não querem esse MA no time por ser ruim, estar ruim e ainda gozar da preferência de um técnico amador. Olha a bomba….
    Meritocracia no mundo de Zé é Utopia e nada mais. O pior é que nós torcedores temos que aturar essas idiotices dele em nome de uma falsa convicção e uma meritocracia tão verdadeira quanto nota de três Reais…

  • Com esse merda no comando, nada vai mudar, o prazer q eu tinha de assistir os jogos já estão se esgotando, uma pena, pq eu achei que esse ano ia, mas vai ser outro ano, como dizem nosso rivais, só no cheirinho…

  • A TORCIDA DO RJ TEM QUE PROTESTAR MESMO, ENQUADRAR ESSE ZÉ PANELA E FRITAR ESSE FDP!

  • Quem precisa ‘rodar’ é o Zé!

  • Covardia que estão fazendo com cuellar, muito bom jogador, bastou vir para o flamengo que passou a ser esquecido pela seleção colombiana. Zé Ricardo hj vai sentir a ira da nação.

    • Olha amigo eu infelizmente não estarei no RJ, mas estou sabendo que tem muita gente na torcida que vai tocar o terror hoje…Zé ainda não sabe o que é o Flamengo.

  • Tragam o Rueda, e mandem embora o Ruela!

    • Acho que o Rueda saiu do Nacional…. li rapidamente em algum meio de comunicação.

  • RIP

    • Amigo, o que significa esse RIP?

  • galera como podemos aceitar Cuellar voltar a fica no banco, pra esse jogador de time mediano ser titular ( Márcio Araújo ).

    • Mediano? Kkk generoso

      • Jogador bosta mesmo duashdas

    • Deixa os times medianos saberem que vc tá´querendo empurrar essa inguiiça neles !!!

      • Kkkkjkjjkjk

    • Mediano? Amigo pode chamar de ruim mesmo. SRN.

  • Esquece! Se quer mudança no time então tem que tirar o burro do Zé Ruela.

    • Só o ZR não . Tem que tirar o Mozer , ZR , Jayme e os treinadores de goleiros . Além do medíocre MA . E contratar um cara estilo Leonardo para dirigir o futebol .

      • Perfeito.

Comentários não são permitidos.