Síndrome de Estocolmo é o nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.
Parece difícil de entender, mas com exemplos fica mais fácil de compreender o impacto disso em José Ricardo Mannarino.
O Flamengo tem hoje, se não o melhor, um dos melhores elencos do Brasil. Cheio de opções para as diversas posições, com jogadores capazes de decidir o jogo a qualquer momento e um, principalmente um, que é capaz de destruir tudo o que os demais criam.
É o elo mais fraco da corrente, o ponto destoante do elenco, o que peca nos passes, na cobertura, na postura e nas declarações.
Ele que é a antítese do jogador moderno que cumpre várias funções e sai bem para o jogo, que tem sérios desvios técnicos na execução de fundamentos básicos para um jogador de futebol, hoje, além de Diego e Guerrero é o único que se autoproclama titular.
Ele que é capaz de comemorar eliminações para poder descansar mais, que ainda não compreende a grandeza do time a qual defende e o compara à outros de tamanho sabidamente menores, e que vai completando jogos atrás de jogos envergando o manto sagrado.
Ele que tem o péssimo hábito de parar em campo e gesticular, levantando a mão quando erra um passe (não para se desculpar, mas para reclamar (?!), apontando para os companheiros o jogador que ele deveria estar acompanhado e que com facilidade se desvencilhou, ou simplesmente colocar as mãos na cintura enquanto os demais jogam.
E esse ser, que tanto mal tem feito ao Flamengo e sua imensa torcida, ainda conquistou mais um apelido para seu caderninho, o qual contém nomes impublicáveis dados pela torcida, mas ele fez questão de colocar um em letras garrafais: Insubstituível! Pois é, ele não gosta de ser substituído.
Bem, acredite você ou não, mas esse jogador, o qual eu me recuso a citar o nome, tem feito isso tudo e um pouco mais, além da vaga cativa em um elenco recheado de opções melhores, tem conseguido ser fator de desequilíbrio técnico em um time que poderia almejar coisas maiores no campeonato.
E não para por aí, além de tudo aqui elencado, jogadores superiores tecnicamente a ele tem sido colocados no banco em favorecimento a esse rapaz, desvalorizando o próprio patrimônio do clube, com atletas com incrível potencial de ganho técnico e financeiro relegados ao ostracismo para o mesmo caminhar em campo.
E aí entra a Síndrome de Estocolmo, quando depois disso tudo citado, o treinador do Flamengo, nutre uma estranha e bizarra admiração pela pessoa que pode ser responsável pela sua demissão, que é o principal argumento da torcida para questioná-lo e que tem minando pouco a pouco a oportunidade de um time, recheado de bons jogadores, de almejar coisas maiores.
Já ultrapassou a barreira do inexplicável a manutenção desse “jogador” com tantas opções melhores a ele se esforçando em treinos para tentar jogar ao seu lado, já beira algum tipo de distúrbio, síndrome ou doença. ZR precisa de ajuda! Não tem mais como defender esse tipo de situação!
Não me orgulho de ter que escrever isso, mas o Flamengo é muito maior que qualquer técnico ou jogador, e uma intervenção urgente tem que ser feita, pois quase 1/4 do campeonato já foi embora, e pelo andar da carruagem, a continuar desse jeito, mais uma vez, ficaremos apenas assistindo os outros times comemorarem.
E antes que digam que ele não é o único problema do time, isso é claro e cristalino como a água, não temos padrão tático, vivemos de bolas alçadas na área e lampejos individuais de jogadores, mas com certeza, ele é o que incomoda a maioria dos rubro-negros.
Até quando esse “apreço” injustificável pelo inominável “mito da volância” vai continuar impedindo o time de sonhar com o tão esperado hepta?
Chega de quem tira de nós o sorriso da vitória, a alegria e emoção dos títulos, o Flamengo é da torcida, e a torcida clama por mudanças. Não vamos jogar mais um ano fora, ainda dá tempo! Pensem nisso! A Nação não pode ser punida por erros de um, ou uma síndrome de outro.
Jerônimo Simeão Júnior
#ColunaDoJJ
Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Flamengo encara o Atlético-MG no próximo domingo (10) Depois de vencer o Cruzeiro por 1…
Simeone e Filipe Luís trabalharam juntos por oito temporadas no Atlético de Madrid (ESP) Após…
Vitória contra o Cruzeiro garantiu maior sequência invicta da história contra o time mineiro O…
Gustavo Gómez apontou Pedro como adversário mais complicado Pedro não joga desde o início de…
Depois de ter caído para quinta colocação, o Flamengo voltou ao G-4 do Brasileirão O…
Ver comentários
Ninguém de dentro do clube detecta esse Câncer, impressionante.
Cade a campanha do meu 10 veste a 8.
Mas muitos tem culpa por apoiarem esse cara quando estavamos ganhando no medíocre estadual.
E nessa incluo colunista, jornalista e muitos do que estão reclamando agora.
Deviam levar ele pra casa.
Falou tudo mano...no jogo flaxgalo eu vi torcedor querer agredir outro por causa disso,devia ser uma ricardete desvairada,agora ninguém bota a cara.
Parabéns, meu amigo. Excelente texto.
Sabe qual o maior problema ? Na libertadores, esse ser teve o nome exaltado em pleno maraca, como se fosse um Zico da vida.
Eu estava lá nos jogos e vi com meus olhos... Nós torcedores, em sua grande maioria, somos "culpados" por ele está lá.
Pois sabemos o quanto o EBM e o Zé são orgulhosos.. devem pensar: ontem aclamavam o nome dele, hoje querem fora! Ou seja, a torcida não sabe o que quer! Então, que o MA permaneça! A culpa não é dele, etc...
Temos que torcer, infelizmente, por uma lesão! Pois para sair do time, só assim!
Ou alguém já viu algum time demonstrar interesse nele ? Como já demonstraram no Cuellar, Mancu...
Enquanto nós, não tirarmos ele de lá, ninguém mais tira!
Obrigado Paulo! Vamos tentar tirar esse elo fraco da nossa corrente! SRN!
O que me incomoda mais é o esquema do que o próprio MA, pois nenhum dos volantes sabe sair levando a bola da zaga ao ataque, nenhum.
Nenhum dos volantes tem habilidade e técnica para partir com a bola da zaga até o ataque, com exceção de Mancuello que poderia estar fazendo essa função, mas ele ainda foi pouco aproveitado nessa posição.
Por isso essa deficiência no meio, pois o Diego está ficando mais adiantado no ataque, praticamente sozinho no setor de criação do meio-campo.
O Diego deveria estar fazendo a função que fazia em 2016, ou seja, ficar CENTRALIZADO levando a bola recebida pela zaga até ao ataque, igual como ocorria em 2016, ele não pode, em hipótese alguma, ficar flutuando nas pontas.
Essa função de ficar flutuando nas pontas não é a do Diego, ainda mais quando já se tem pontas no time para esse fim de abrir a defesa para o meio-campo.
O time precisa urgentemente colocar mais um meia habilidoso para jogar junto do Diego no meio-campo, pois irá trazer maior compactação ao meio-campo e deixará essa função para jogadores que tem esse cacoete de distribuir as bolas para o ataque.
Se o esquema tático não mudar com a aplicação das peças no lugares corretos, continuaremos sofrendo, pois OS VOLANTES NÃO TEM CAPACIDADE DE CRIAÇÃO E FAZER TABELAS NO MEIO-CAMPO.
Minha sugestão seria um 4-1-4-1 com o Diego ao lado de Éderson/M. Sávio/Conca,sendo que o Diego e o outro meia alternariam a função de se apresentar para a zaga e trazer a bola até ao ataque, distribuindo as jogadas. Diego faz isso muito bem, a maneira de jogar do Diego é essa.
Estou sofrendo de síndrome de Zé e caramujo. Tá osso aturar
Concordo em número, gênero e grau... A minha visão do Zé ruela é a mesma do Andrade e Jaime de Almeida, conseguiram encaixar um time bom é uma sequência de jogos bons que culminaram em títulos ou boa classificação e depois disso não conseguiram dar sequência e tornar seus trabalhos em algo grande e consolidados. Aonde estão eles?
Só o Flamengo tem mania de achar que interinos são a solução !!
Realmente o futuro é desanimador com ele Ana Paula... Oremos! SRN!
Fora ZR, e que leve junto essa praga.
Faz mais de um ano que venho alertando sobre essa ameba, e aqui, na coluna, e na mídia, um monte de maluco vive babando o ovo do mesmo.
Somente a manutenção dele no time titular já deveria ser o suficiente para despedir ZR. Mas não, além disso o time está uma porcaria.
Até quando vamos ter que aguentar essa duplinha homoafetiva destruindo nossos sonhos?
09:36, Zézim ainda não caiu...
Ja perdi q fe..ano foi jogado no lixo
01:30h e o Zé Panela ainda não caiu...
É pecado mandar um email pra um time das arábia oferecendo o Marcinho?
Eles vão achar que você compactua com terrorismo !!
Hahaha! Vai ser condenado a cadeira elétrica! SRN!
Excelente texto!
Valeu Daniel! SRN!