Sobre meritocracia, Muhlenberg diz que “todo grupo tem regras próprias que desconhecemos”

Compartilhe com os amigos

Meritocracia. Este termo tem sido a bola da vez não só no Flamengo mais de uma forma geral no futebol. Falando sobre o assunto, nosso programa de hoje tem o tema: “A meritocracia no elenco do Flamengo”.

Nossos colunistas tiveram a participação especial de Arthur Muhlenberg, que deu seu comentário a respeito desta meritocracia no Fla.

– Acho que a primeira coisa que a gente devia levar em consideração quando a gente está falando muito nessa palavra, meritocracia, acho que de uns tempos pra cá está tendo essa invasão de terminologia corporativa de RH, se metendo na análise de futebol. Da mesma maneira que alguns termos do futebol não são perfeitamente compreendidos por nós torcedores, essa terminologia dá margem para várias interpretações. No caso do mérito num time de futebol,  como se afere esse mérito? é o mérito esportivo, é o mérito do trabalho físico, de trabalho em equipe ou o cara que mais participa?

Além disso Muhlenberg comentou sobre a questão de os torcedores não terem ciência de 100% dos acontecimentos ou da convivência dentro do clube, principalmente nos treinos:

– A gente não tem conhecimento de tudo que rola lá dentro pra entender exatamente quando dizem que fulano ou beltrano ocupa essa ou aquela posição em função da meritocracia… A gente vê ele 90 minutos, mas eles treinam não sei quantas horas por semana. São questões muito complexas, e nós fazemos todos os nossos raciocínios por fragmentos, então pegamos uma impressão de quem tá lá vendo o treino, uma impressão nossa, o que o treinador fala na coletiva ou jogador disse em outra, e vamos criando uma imagem em nossa cabeça… pois quando fecha aquela porta é uma caixa preta. Não sabemos o que rola lá dentro.

Finalizando sobre o tema Arthur concluiu:

– Eu vejo a meritocracia no Flamengo se é que ela existe e se é aplicada, que aquele grupo tem regras próprias que nós desconhecemos, eles tem maneiras de aferir valor e mérito diferente das que nós usamos. A gente vê se o cara joga bem, se acerta passe, se faz gol. Já lá dentro, de repente, é outra coisa. Pode ser o cara que é mais brother, ou que participa mais na ginástica ou cara que faz o churrasco, a gente não sabe, pois os grupos tem éticas próprias e a gente nunca vai saber.

E você? O que acha desta meritocracia no Flamengo? Concorda com o Arthur? Funciona ou não funciona?

Assista ao Resenha na íntegra, confira a opinião dos colunistas e deixe também o seu pitaco!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Arthur Muhlenberg está corretissimo ! Se tem um jogador jogando bem, ele merece permanecer. O time não disputou o titulo do ano passado na sorte, e sim na competencia dos jogadores, do técnico, da comissão, da diretoria enfim, de todos aqueles que realmente querem o bem do clube.

  • Desde a época das colunas do Globo Esporte, ele nunca se manifestou contra qualquer diretoria e jogador. Ele sempre foi conhecido como “amigo” das diretorias. Ainda mais agora com EBM. Sempre detestei a postura.

  • Mulenberg virou um babaca, apoiador cego da diretoria e do Eduardo Boca Mole, e quer fazer com que acreditemos que o ZéPanela tem razão em barrar o Cuellar, o que ele não tem. #ForaZéRicardo e chega de post chapa branca da diretoria em favor de Massaraujo, Willian Errão e ZéPanela…está ficando feio…o Arthur deveria ter vergonha de escrever tanta besteira…

    • Eu tive a mesma impressão sua, até ler a última fala dele.

    • Isso aí é apenas um vendido hoje em dia!.

    • Por qual motivo você perde seu tempo ofendedo as pessoas? Chamar o colunista de babaca? Por conta de ideias que não concorda? Devia ser banido. Respeito acima de tudo!!

      • Desde os tempos do Globo Esporte, transparece pelas suas colunas pertencer a panelinha do clube. Será devido aos anseios profissionais?
        O “babaca” que ele colocou foi sinônimo de propagador e defensor das ideias da diretoria.

        • Ele escreve de maneira não coloquial. Realmente não será compreendido por grande parcela da população. Escreve muito bem. Está do lado da Diretoria, também estou. Maior Diretoria da história do Flamengo. Está tornando o Flamengo maior ainda, muito maior. Mas o entendimento de planejamento não é de conhecimento e nem da vivência da maioria. Time do Fla será muito forte em 2018, 2019.. força EBM!!!!! O crescimento de ST demonstra que esses reclamões daqui não são a maioria. Corneteiros de sofá!!! E só!!!!

          • Não podemos apagar erros do futebol da gestão EBM devido à excelente gestão administrativa e financeira do clube. Infelizmente, alguns modinhas consideram o EBM um herói. Os meus são outros: Zico; Leandro; Júnior e etc. Em qualquer atividade, a crítica é salutar e importante. Voltando ao blogueiro, nunca gostei dele não pela linguagem informal mas pela postura branda diante dos gestores do Flamengo. Já vi que você pode cantar a musiquinha.
            Conte comigo EBM
            Acima de tudo superavit.
            Oh meu herói
            Eu idolatro você
            Quero contar ao mundo todo
            a grandeza do nosso orçamento.
            Grite comigo Nação
            Acima do futebol; Administração!

          • Mude o repertório de desmerecer os outros intelectualmente.
            Não somos políticos e queremos o melhor para o Flamengo.
            Apesar de ter votado duas vezes no Eduardo Bandeira de Melo, pela excelente administração financeira do clube, através de um controle orçamentário rigoroso, não posso deixar de apontar os erros na condução do futebol, atividade fim, do clube. Além de vice-presidente de Futebolfutebol. Quanto ao Arthur Muhlenberg, nunca gostei dele não pela linguagem informal incompreendida pela maioria (kkkkk) mas pela postura branda diante dos gestores do Flamengo.

  • É mais ou menos por aí, entretanto, continua sendo incompreensível.

  • Falou merda. Meritocracia é um conceito absoluto criado por Michael Young. Tal termo significa dar oportunidade para aqueles que tem o melhor desempenho, para tentar tirar o máximo de cada indivíduo. Diante disso, tal desempenho é o obtido em jogos e treinos. Esse papo de churrasco e relativizar tudo é absurdo. Assim, a manutenção de MA e Arão como titular vai absolutamente contra a idéia de meritocracia.

    • Boa Ronald.

  • A opinião do Arthur tem tanto valor quanto a da Dilma falando em corrupção, se tornou um inútil futebolístico.

  • Se ele ainda fosse só um torcedor como nós tenho quase certeza que teria outra opinião, mas como se não me engano ele trabalha lá dentro vem com esse papo de “nos treinos” etc e tal. E não tem essa do cara ser legal ou roubar o treino o que nos importa e o cara jogar na hora do jogo e isso todos nós vemos o Caramujo entregando bola na saida a torto e a direito e fazendo outras lambanças que não o qualificaria pra a jogar nem no Gama ou no Brasiliense.

  • Me recuso a dizer q esse elemento seja um tecnico.esta muito loge disso.simplesmente nao existe coerencia no q ele faz…

  • Esse Muhlenberg é muito fanfarrão

    • Boa Bryan. O cara tentou intelectualizar o debate e não disse foi coisa com coisa, porra nenhuma.

      • Vc não intelecto pra entender Ciro. Só foi isso. Relaxa cara, e vai tomar sua skol

        • Então estamos empate, eu não entendo o que o Mula diz e vc não entende o que eu escrevo.

        • O joão dias puxa saco do ZéPanela voltou…explica ai porque fomos desclassificados da Liberta e porque esse paneleiro que escala sempre Massaraujo e Willian Errão vai nos levar a titulos sem nunca ter avançado em torneios de mata-mata nesses 12 meses a frente do clube….só vc e o Eduardo Boca Mole que acreditam no ZéPanela….#ForaZéretardo…e joão dias puxa-saco…

          • Manhães. Pensamos diferentes. A desclassificação foi por conta de erros individuais de jogadores, e no caso do san lourenço, não deveria ter colocado o Juan. Você é o Douglas galvão são enlouquecidos com os Blues. Tem jeito não. Kkkk

            • Não … A eliminação foi por conta do zR sim.. trouxe San Lorenzo p nossa área com 25 minutos do segundo tempo..

              • Não seja doente. O Matheus Sávio entregou os 2 gols. Vocês estão fixados em pixotar o Zé. Melhor treinador do Fla em questão de desempenho.

                • Reconhecer que estava errado é uma qualidade pra poucos…e obviamente você não tem….quando cairmos na Copa do Brasil você some mais uns 2 meses….tipico…

                  • Pessoas como vc a humanidade está cheia manhães. Exalta a derrota e desmerece a vitória. Na goleada do Fla vc teve o cinismo de falar que o Zé não armou o time bem. Quando ganha, é a qualidade do time. Quando perde é culpa do treinador…kkkkk típico. Tu é irmão do Douglas Galvão..kkk

                    • Ele armou o time bem? Então me explica porque tomamos sufoco nos 15 primeiros minutos de jogo, vc sabe?? Eu vou te dizer, tomamos sufoco porque todo time sabe que basta encher o meio de campo e fazer marcação alta que mata a saida de bola do Flamengo que joga sempre com o Massaraujo e o Willian Errão e ficamos refens do chutão da zaga. O Wellington Paulista (jogador fraquissimo) quase marcou duas vezes antes do Diego. Se ele tivesse marcado o jogo teria sido diferente….aquele jogo serve para os puxa-sacos do Zé Ricardo como você justificarem a armação sempre no mesmo esquema tatico, mas foi decidido mesmo por uma noite inspirada do Diego e do Guerrero. Diga como foi a nossa performance contra times que jogam no 4-5-1 com marcação alta?? Quantas vezes ganhamos de times assim desde que esse aprendiz está a frente do clube?? Você entende nada de futebol, mas de puxa-saco vc entende muito. Tem mais gente igual a você do que eu no Brasil e é por isso que o pais está assim, estão semrpe endeusando um idolo qualquer sem cobrar performance e mérito. Você é irmão do Edinei P. Melo, que é tão puxa-saco quanto vocêkkkkk….sabe nada de futebol e se contenta com performances mediocres para endeusar seus ídolos, o perfeito idólatra, e deve ser PTista…

                    • Nossa. Que viagem..kkkk tomamos sufoco no início? Kkkkk teve 1 bola do wellington Paulista sim, mas isso pode acontecer em qualquer jogo. Você é da oposição manhães. Está mordendo a fronha com a gestão EBM. Te entendo cara. Relaxa…. kkkkkkk sem ofensas manhães, mamãe não te ensinou a ser educado? Faltou educação né? Paciência. Mas saiba que terão pessoas que irão rebater teu ataque a atual gestão. E o crescimento do ST é a comprovação de quem está certo. Manda um abraço pro douglas.

                • Não deveria, mas vou reponde-lo. Doente é você quando ainda defende um estagiário para estar a frente do maior time do Brasil com um dos melhores elencos – isso que faz ele ter bom desempenho, o time tem muita qualidade e ele não consegue extrair isso. Nao tem variação tática, sempre o mesmo esquema. Segundo, quem colocou o Matheus Sávio foi ele, o moleque não tem culpa de um inconsequente paneleiro coloca-lo na fogueira. Essa doença que vc tem é consequência de sua mente fraca e conformismo pela derrota que é disseminada pela nossa inoperante comissão técnica e diretoria. Não queremos mais passar 2 anos comemorando apenas balanço financeiro e redução de dívidas – queremos títulos !!!

                  • Quantos anos passamos sem título antes do Bandeira de Melo? Ganhávamos Brasileiro, copa do Brasil e libertadores todo ano não é? Esqueci….. Nem deveria responder pessoas apedeutas assim, mas só escrevi pra te lembrar que seus argumentos são fraquíssimos. Melhore um pouco e depois comente. SRN.

        • Deixe de ser criança, desmerecendo a capacidade intelectual dos outros. Chega a ser insipiente. SE não tem condições de debater com ideias, não o faça.

  • A regra dentro do Flamengo não é desconhecida e toda mundo sabe…trata-se de PANELA comandada pelo CABEÇA DE CAMARÃO..

    • Panela? Não entendo, pra mim o unico jogador q realmente é estranho não ter saido e o araujo, quem mais? Arão ja foi ate para a seleção, agora ja saiu vaz, muralha, para, então pra mim quem reclama com certeza é da turma q antes se aproveitava do mengão, pois pra mim é isso, são so cornetas, pois sinceramente tira o Araujo não vejo ninguem ruim assim, ou vcs vão ficar insistindo q tem jogadores q não servem para o flamengo de TITULAR!

      • A tá..quanto tempo atuamos Vaz na zaga com Donatti no banco ou sentindo desconforto inventado pela nossa péssima comissão

  • Tava achando tudo uma bosta lendo esse texto , eis que no final pra fechar com chave de ouro, ele diz que a meritocracia pode ser o “cara que faz o churrasco”… li tudo e entendi: blablablá

  • Então parem de chamar o que o Zé Ricardo faz de “meritocracia” e chamem pelo verdadeiro nome: “regras próprias que desconhecemos”, porque chamar o que o técnico faz de meritocracia é um acinte.

    • O próprio Zé Panela utiliza o termo meritocracia para justificar suas escolhas. Mas isso não passa de uma farsa.

      • Isso tudo e conversa fiada dele,(ze jumento),para enganar os trouxas…

    • Boa Almir mas uma vez vc foi preciso, é isso ai. Mas pra quer simplificar se eles podem complicar não é.

  • o Arthur de dois anos atrás jamais agiria manso dessa forma, ahh mas agora ele faz parte do comunicação do clube né, então não vai criticar né, até por ser anti ético. Tem que jogar quem é e está melhor, senão a longo prazo qualquer grupo se auto destrói, até o Tite passou por isso e deixou a situação nos gambás como exemplo.

  • Boa tentativa essa de “colocar a culpa” nos conceitos para justificar o injustificável. A meritocracia pode até ser uma palavra mais difundida em grandes corporações, mas o significado é o mesmo, ou deveria ser. Não o é para o técnico do Flamengo, que introduziu um novo conceito de meritocracia: aos jogadores que gosto, dou todas as chances para se recuperarem após inúmeros jogos ruins. Após fazerem um jogo bom (ou nenhum, em um caso específico), voltam ao time titular. Aos jogadores que não gosto, dou pouquíssimas chances e, ao se recuperarem, voltam para o banco de reservas.

    • Parabéns, Lorena!
      Estava aqui a imaginar qual seria a forma mais adequada de contestar a inaceitável parcialidade desta matéria, quando deparo com o seu comentário, simplesmente perfeito.

    • Fato…

    • Exatamente. O comentarista tenta relativizar o conceito de meritocracia que é algo absurdo. Deve ser escalado quem tem o melhor desempenho, qualquer coisa diferente disso não pode ser chamado de meritocracia.

    • Perfeita definição.

      (Aliás que papinho é esse de códigos ou meritocracia interna ? Acho que o Mulhemberg tá igual ao Zé bosta: perdeu a mão.)

    • Esta afirmação prima pela incoerência.
      Até se poderia aceitar que, na opinião do Zico, o Zé Ricardo possa ser um técnico promissor ou uma ótima pessoa, mas quando se verifica que ele justifica a performance irregular do treinador, para dizer o mínimo, a sua inexperiência, sua afirmação inicial se revela uma incoerência, pois para ser considerado um bom técnico qualquer profissional deve ser minimamente experiente.
      Por outro lado, o final de sua assertiva é uma verdade absoluta, que desmonta a falsa argumentação de boa parte desses oportunistas

    • Ele deve “intender” muito do assunto mesmo…

      • kkkkk
        Conhece algum dicionário amigão?

  • “aquele grupo tem regras próprias que nós desconhecemos”

    Então não tem mérito algum, o cara se mata de tanto treinar, joga bem, a torcida pede e o técnico como prêmio volta ele pro banco tnc!

    Arthur depois que entrou pra essa diretoria só fala bosta!

    • “Aquele grupo tem regras próprias que nós desconhecemos” . Esse é o conceito de panela.

    • Mérito, no futebol, traduz-se pelo que o jogador produz em campo, durante os jogos oficiais e não em treinos ou convivência social.
      Depois que ele entrou na panela, o conceito de meritocracia do Mulamberg se relativizou. Faz $entido.!

  • Quanta besteira!
    Avalanche de fezes!
    MA deve ser o melhor churrasqueiro do planeta então.

    Quer dizer que isso é normal, a meritocracia Zé Ricardina então avalia o churrasco, o pagode, a amizade…..o futebol é só um detalhe.
    A tentativa de defender esse sujeito está nos levando a situações ridículas.

    Qualquer um entende que quando se usa o termo “meritrocacia” refere-se a quem está jogando melhor.
    Sair disso é ridículo.

    • o termo que rege o Flamengo é o “bom de grupo”

  • O Zé Ruela já se mostrou paneleiro e pronto, isso é evidente.

  • Pior que quem veio com esse papo de meritocracia foi o próprio treineiro.

    • vdd

  • E essa história de meritocracia no treino ou no ambiente interno é outra falácia. Caceta, só tem um jeito de se apurar quem merece jogar, tem que jogar quem está jogando melhor. Vamos supor que o MA seja uma mistura de Iniesta e Xavi nos treinos mas no jogo atua como Márcio Araújo… ele tem que jogar pq nos treinos escondidos ele come a bola? O resultado final é o jogo é ali que ele tem que ser avaliado e não no ensaio. O treino é o passaporte para o jogo, o jogo é o resultado final que merece a avaliação.

    • show Leandro, excelente comentário

    • O mestre Didi já dizia: “treino é treino, jogo é jogo”.
      Será por isso que todos os treinos da equipe, sob o comando do Zé Ricardo, são fechados?
      Enquanto alguns técnicos fecham os treinos para evitar que os esquemas e jogadas ensaiadas cheguem ao conhecimento dos adversários, outros utilizam o expediente para ocultar a própria incompetência.

  • Treino é importante, mas o que conta é o jogo.

    Ele deve ta feliz da vida com a eliminação da libertadores.

  • Muhlemberg querendo defender o indefensável… saudade do arthur “old school” que fazia aqueles textos ótimos no Urublog detonando a perebada e a incompetencia.

    • Verdade. Adorava ler os textos dele, sempre sagazes, inteligentes e ácidos.
      Tomara que seja só uma fase….

      • Tomara que ele não mais veja perebada e incompetência no Fla para lançar seus ácidos!!! Vai pra cima deles MENGO!!!

      • agora ele faz parte da comunicação do clube, por isso

    • Ele descreve exatamente o que nunca iremos saber. Treino é treino e o que praticam lá em termos de performance e alinhamento tático e condição física, não sabemos.
      Temos nossas predileções, gostos e impressões.
      Particularmente gosto de dar ênfase ao talento e o diferencial técnico. Mas nem sempre conseguiremos reunir todos estes talentos pro time, e às vezes alguem deve carregar o piano para que tenhamos menos preocupações defensivas.
      Talvez aí entre o Marcio Araujo, que notoriamente é o nosso volante de menor capacidade técnica, porém é o que tem mais condição física e velocidade pra deixar os talentos mais tranquilos na marcação.
      Acho que passa na cabeça do técnico a vontade de ter um time super técnico em campo, isto requer tempo e identificação de algumas características dos chamados talentos para se adequar à um esquema que fique equilibrado.

      • Eu até concordaria com isso se o Márcio Araújo carregasse de fato o tal piano, mas não cara… ele finge que carrega. Não marca, não dá um carrinho, não rouba uma bola… o cara simplesmente é uma nulidade. Já escrevi em outros posts… respeito a função do volante ortodoxo, mas o trabalho sujo ele tem que fazer, o MA não faz isso, não suja o calção… então não pode jogar. Quer botar um cara que faça um trabalho pra liberar os caras mais técnicos? Blz… esse cara não é o Márcio Araújo.

        • Falou tudo mano.basta observar o jogo contra o flu ele simplesmente abandona a marcaçao no jogador q infiltra na area e faz o gol.ridiculo isso.nem parece jogador profissional de um grande clube,como o mengao.

        • Tem gente que ainda vem com esse discurso de que caramujo carrega piano e ajuda a defesa.
          Piada de mau gosto.
          No último jogo vimos o buraco deixado por ele onde Juan toda hora saía da defesa para cobrir, até levar um cartão.

          • Em todos os jogos que ele e o Cuellar estiveram em campo, o Cuellar acertou mais passes e desarmous mais vezes que ele…mas o Massaraujo deve ter algo especial que o tecnico gosta…sei lá o que é….

  • Zé Ricardo como técnico é um ótimo cozinheiro. Sabe como poucos trabalhar com a panela.

    • kkkkkkkk

    • O problema é que embora ele tenha uma despensa diversificada de alimentos e ingredientes, ele insiste em cozinhar o mesmo miojo sem gosto repetidamente.

  • Se realmente existisse a tal meritocracia com certeza as escalações seriam oriundas de planilhas com fórmulas feitas para cada posição e seu rendimento médio. Quem cair na tabela perde a vaga, e assim por diante. Isso não acontece de fato.

    • Como você sabe que não acontece? Acompanha os números dos jogadores de perto e nota uma discrepância em titularidade? Não estou aqui defendendo o M.A., mas se for esse o caro, eu não duvido que ele seja o líder em diversos números estatísticos positivos no time. Daí explicaria muita coisa e tornaria as decisões do Zé coerentes.

      • kkkkkkkkkkkkkk muita boa a sua piada

      • mds vc ta zuando né?

        • M.A. sempre teve números positivos a carreira inteira cara. Não quer dizer que seja craque, ou que eu ache que ele deva ser titular. Só tô dizendo que se o sistema de meritocracia do Fla for baseado em estatísticas, daí o Zé estaria mantendo uma coerência (quer eu a gente concorde ou não). Entendeu?

          • Entregar todos os jogos a paçoca,abandonar a marcaçao do adversario,para q o mesmo faça gol,se esconder o tempo todo no jogo e se escorar em outros jogadores,como se bengala fossem.isso sim,e que conta para o ze burro…

          • A única estatística q ele lidera é de rejeição da torcida em todos os clubes q passou!!!

      • Deixa me exemplificar, volante tem a função de marcar, logo o desarme receberia a maior pontuação, contudo para receber a pontuação completa será exigido que o mesmo consiga passar a bola para os companheiros de equipe. Vamos impor uma regra, se tal aproveitamento nessa tabela for inferior a 50% das tentativas de desarme e inferior a 85% em passes certeiros o reserva que tiver o melhor aproveitamento recebe a oportunidade e se manter números melhores consequentemente mantém a titularidade. Cada posição terá uma regra própria, com pesos diferentes, avaliando a quantidade de vezes que o jogador teve de oportunidades e sua eficiência, e fazer um meio termo entre efetividade e quantidade. Assim seria algo próximo da meritocracia. Não seria números absolutos para ser injusto, pois um jogador que sempre tem oportunidades fatalmente estaria em vantagem, exemplo, Guerrero é o que mais faz gol pela equipe, Vizeu faz muito menos, contudo se analisar a média de tempo e resultado chega-se a conclusão que os números de Vizeu são superiores, logo Vizeu seria titular sob a ótica da meritocracia. Seria essa a minha ideia.

  • No Flamengo do Zé é Márcio Araújo e mais 10!
    Meritocracia nunca existiu pra ele, só tá mexendo agora pq ficou na bica pra ser demitido!

    • Parece que na cabeça dele,ele só vai trabalhar no Flamengo e esquece que pode ficar queimado com jogadores

Comentários não são permitidos.