Uol: “Bobeou, rodou x insistência: Botafogo e Fla divergem ao administrar elencos”

Compartilhe com os amigos

Zé Ricardo e Jair Ventura são técnicos de potencial e que estrearam no profissional quase ao mesmo tempo. De acordo com a realidade de cada clube, a dupla tem obtido alguns resultados. Estudiosos e com times quase sempre organizados, os dois administram de maneira diferente os elencos, apesar do discurso idêntico de meritocracia.

No Flamengo, por exemplo, Zé Ricardo já ficou conhecido pela torcida por insistir bastante com alguns jogadores. São vários exemplos, titulares ou reservas: Gabriel, Leandro Damião, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Matheus Sávio. O último, inclusive, fez com que o treinador recebesse xingamentos intensos dos torcedores nos últimos jogos, principalmente após o vexame da eliminação na Copa Libertadores.

Rafael Vaz, por exemplo, chegou a ser barrado, mas voltou rapidamente com a lesão de Donatti. Márcio Araújo, igualmente, segue imbatível entre os onze. As críticas continuam em relação aos reservas. Insistências em Matheus Sávio e Leandro Damião não caem bem. A arquibancada costuma clamar por Vinicius Júnior e Felipe Vizeu.

“Sempre coloquei que trabalharíamos com a meritocracia. Todos os jogadores têm possibilidades e oportunidades por conta de ausências, competições diferentes… Contamos com todos os atletas no Flamengo. A meritocracia faz o jogador atuar mais ou menos”, afirmou Zé Ricardo, ainda no começo do ano.

Jair Ventura, por outro lado, adota postura diferente no Botafogo. No início, ele até insistiu em Renan Fonseca, mas os erros em sequência fizeram com que o defensor passasse a ser utilizado com pouquíssima frequência. A partir deste momento, o Alvinegro adotou o “bobeou, rodou”. Aqui, também são vários os exemplos: Gatito Fernandez, Emerson Silva, Airton, Rodrigo Lindoso, Camilo, Roger e Sassá.

Dois dos maiores destaques da postura de Jair se resume a Gatito e Camilo. O goleiro foi barrado por Helton Leite contra o Olímpia, na Libertadores. A curiosidade é que o substituto se lesionou, a partida foi para os pênaltis e o paraguaio virou herói da classificação ao pegar três cobranças. Já o camisa 10, um dos grandes destaques, foi barrado e deixou claro não ter gostado na ocasião.

“Meritocracia. Eles [jogadores] sabem que, quando estiverem no melhor momento, vão jogar. Isso aconteceu com o Emerson Silva. Quando o Emerson Santos ia voltar, falei: “Vou voltar com ele”. E ele, mais experiente, disse: “É o momento dele, Jair”. É legal ouvir isso. E depois voltei com o Emerson Silva. Nos treinos, eles veem quem está em melhor. Cabe ao treinador conseguir colocar o que tem de melhor”, disse Jair Ventura em entrevista recente.

Com métodos distintos, os técnicos contam com o respeito da maioria dos jogadores. Eles costumam reproduzir o que é pedido nos treinamentos. O Botafogo saiu de forte candidato ao rebaixamento em 2016 para conseguir uma vaga na Libertadores – hoje está nas oitavas de final. O Flamengo, por sua vez, brigou até o fim pelo título com o Palmeiras e faturou o Carioca de 2017. Os times se enfrentam no próximo domingo, às 11h (de Brasília), em Volta Redonda. Será mais um duelo para ver qual “meritocracia” funciona melhor no momento.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Aquele filme “O mentiroso”, se tiver uma parte 2 ao invés do Jim Carrey vão chamar o Zé Ricardo pra ser o ator principal.

  • Três aspectos importantes a salientar…
    1. Treino: como avaliar (e justificar) a escalação de um jogador que, apesar de ser exigido pela torcida em suas boas atuações, não treina com tanto empenho o quanto o atleta escalado como titular pelo técnico?
    2. Tática: de que adianta escalar um jogador que apresenta um conjunto de habilidades superior, se o mesmo não se encaixa no esquema de jogo adotado ou ainda é indisplicente quanto às suas obrigações táticas?
    3. Torcida: DESDE quando a torcida entende de futebol, especialmente no que concerne ao aspecto tático do jogo? Como dizia o N. Rodrigues, “Toda a unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar…” &;-D

    • Caramba !!! Você acha que MA, Vaz, Gabriel, Damião são intocáveis e merecem ser priorizados e que a maioria dos torcedores são burros …

      A unica coisa que temos em comum é que somos Flamenguistas !!!

      SRN

      • NENHUM jogador é titular absoluto. O que define a titularidade é o momento do atleta. Atualmente no grupo, não temos um reserva imediato para o R. Vaz (O Juan é lento e está sem ritmo; o L. Duarte é jovem). Queiram ou não, o M. Araújo é o melhor marcador do time (ao menos, enquanto o Rômulo não se recuperar fisicamente) e os atacantes de lado estão lesionados. Ainda assim, concordo com a reserva para Vaz e Gabriel… &;-D

  • A teimosia é para os loucos.

    • E qual técnico de futebol não é teimoso? &;-D

  • O Zé é teimoso… mas o centro de inteligência (????) do Fla, que deve ganhar uma bela grana, não poderia ter aceitado renovar o contrato do MA, do Gabriel, mesmo com o técnico pedindo, nem os 40 diretores e vices que tem lá… Sem o MA hj o Fla teria Ronaldo, Cuellar, Romulo… O Gabriel precisa nem falar nada… Se o centro de inteligência é a cabeça do Zé Ricardo ai fica dificil

  • A verdade é o seguinte ….

    Leia-se a opinião dos comentaristas desta coluna …

    Leia-se a opinião em outras colunas …

    Todos estamos insatisfeitos com MA, Vaz, Gabriel, Arão …

    E o treinador não muda … não lê, não escuta a opinião da maioria esmagadora… Será que estamos errados ?

    Mas ele prefere não nos escutar … sem humildade, com uma arrogância enrustida, mantendo a panelocracia !

    É uma pena pois se não mudar logo, vai sair em breve e provavelmente não terá mais a chance de treinar um time grande

    A sorte dele é que nosso elenco esta muito forte principalmente com a chegada dos últimos três prometidos.

    Queria ver aonde o Zé estaria se estivesse treinando o Botafogo, com elenco limitado, aonde o Jair esta sabendo tirar leite de pedra e esta fazendo uma ótima carreira

    Mas sou otimista. Ainda existe um fundo de esperança que alguém vai ler nossos comentários e faze-los chegar ao nosso técnico e que este vai refletir nossas palavras

    SRN
    ….

    • Eu acho o Zé muito bom pra formar times com pouco recurso, tipo o Carille faz…. agora quando o time tem que ser ofensivo ele se perde, um time com o potencial que tem o Fla continuar apostando em jogadores limitados nunca vai dá certo

    • Eu sei a resposta, ele estaria desempregado….e mesmo com esse elenco, que apesar dos apoiadores do Zé tentarem denegrir é hoje (mesmo sem Everton Ribeiro) um do melhores do pais, ele vai ser demitido…porque ele não tem viés ofensivo….estava vendo a final da Champions e os caras ganhando de 3 x 1 e atacando sem parar….imagina se fosse o flamengo ganhando de 3 x 1….

  • O Zé Ricardo tá igualzinho a esses políticos brasileiros, fala em ética, prometem mil e uma coisa, mas na pratica não fazem nada o que falam, assim está sendo esse 1 ano do ZR a frente do flamengo. Que meritocracia ele utiliza pra escalar Muralha, VAz, MA, Gabriel e colocar o Damião no banco a frente do Vizeu??? O cara nao tem criterio nenhum, mantém um esquema de 3 volantes pra deixar seu queridinho MA no time, vaz fazendo varias cagadas e o time tomando gols em cima dele e o cara nao muda, manda o Juan e o Leo DUarte embora entao, pra que tem eles ??…. Amanha vcs vão ver que o cuellar vai jogar bem denovo, e no meio do jogo, ele vai tirar o cuellar pra colocar o Diego.

  • Quem aplica Meritocracia no momento é o Jair, o Zé applica a Panelocracia, ele escala aqueles que lhe garantem um vestiário dominado, essa é a razão dos gringos serem colocados de lado na escalação sempre, em favor de Gabriel, Damião, Vaz, MA e Arão….da mesma forma a base (que tem pouca força no elenco) também é colocada de lado. Em suma, o Zé quer sobreviver não escalando os melhores, e correndo o risco de ganhar ou perder com os melhores em campo, mas sim mantendo a força no vestiário e o discurso de que está tudo bem, mesmo quando somos eliminados na liberta, no ano passado na Sulamericana, no Brasileiro que escorreu entre os dedos, e etc. O Zé faz isso porque esse é o mesmo discurso do Banana de Mello e sua direção de futebol, pessoas que não entendem a tradição de ser rubro-negro, que é seja campeão ou morra tentando sem nunca desistir….isso eles nunca vão ter. Isso tem muita a ver com terem sido funcionarios publicos, que é em geral um povo acomodado com a situação pois o deles está sempre garantido no final do mês….

  • Não sei que raio de meritocracia é essa do Flamengo e já falei algumas vezes que o trabalho do tecnico do Botafogo é dez vezes melhor que o do Zé Ricardo… faz mais com menos. Eu mesmo na Libertadores achava que eles iriam rodar pro Colo-Colo, pro Olimpia e que não passariam de jeito nenhum da primeira fase. Quebrei a cara e enquanto isso o Flamengo fez mais uma vergonha. Até na beira do campo você ve diferença. O Jair sempre ativo, cobrando os caras, incentivando… já o ZR aquela passividade que inevitavelmente contamina o time.

  • Meritocracia de araque do nosso PANELEIRO. Diz que é técnico moderno mas na hora do vamos ver apela pra panelinha, coisa mais antiga do futebol.

    O filho do Jairzinho não tem medo de barrar quem merece ser barrado, já o nosso Paneleiro teima com seus cupinchas até matar o último torcedor rubro-negro de raiva.

  • Se insistir, vai cair juntamente com suas ‘convicções’!

  • Se fosse o jair, Arão, caramujo, muralha e Vaz ja seriam banco hoje…

  • Algumas considerações. Zé teima e até de mais: vimos jogadores como Arão (em má fase) e não saem, MA (ruim) e continua, Gabriel nada faz e sempre entrando….que “meritocracia” é essa? Quais os critérios para decidir? Técnico, físico…técnico: ai complica e muito: Gabriel, Arão e Vaz não poderiam estar atuando como titulares.Cuellar foi bem, não se pode garantir nada, pois o Zé imprevisível. Ele teria que ser titular por “méritos”. O discurso do Zé não se aplica na prática. O que eu vejo é “preferência pessoal”. No elenco tem opções boas e ele insiste nas mesmices mesmo estando em má fase ou ruim. M.Sávio eu discordo, acho que nesse ponto Zé está certo em dar oportunidades. Estão vendo só o lance da liberta, mas ele vinha bem e merece oportunidades. Critico Ronaldo não ter chances saindo

  • É uma pena que o Zé Ricardo não lê os nossos comentários, senão ele poderia ao menos refletir com a ideia da maioria ….

    MA, Vaz, Arão, Damião, Gabriel já tiveram o momento deles. Talvez tenham outros bons momentos no futuro, mas atualmente não podem ser titulares ou primeiros reservas absolutos e já deveriam ter sidos colocados para reciclagem em prol de outros que temos no elenco

    se o Zé refletisse um pouco seus princípios e analisasse racionalmente o que a massa esmagadora rubro-negra acha e usasse de humildade, mudaria pelo menos um pouco seu modo de agir

    Quem sabe alguém mostre a ele nossos textos que não são somente de reclamar por reclamar, mas usa da racionalidade necessária para sermos os primeiros sempre !

    SRN !

    • O problema, parceiro, é que de humilde o zé não tem nada. Suas escolhas e “convicções” demonstram sua arrogância…ele esfrega na cara de 40 milhões que eh ele quem escala, mesmo não ouvindo e lendo a opinião da nação, não é possível que não acompanhe os comentaristas…Além do que, só sendo cego pra não ver que está, nitidamente, formando uma panela e dando preferência a jogadores, no mínimo, contestáveis.

  • a unica coisa errada nessa entrevista é colocar o matheus sávio!! seria mais correto mencionar arão! o resto assino embaixo.

  • O Zé Ruela é um medroso!!!

  • Me desculpem os defensores do zé, já fui e ainda sou um entusiasta do seu trabalho, hj menos do que antes, porém não o vejo trabalhar com meritocracia. Arão, Damião, Gabriel, MA, Muralha e Vaz já erraram tudo que podiam e não podiam…e não vejo sendo substituídos. Não é possível que Cuellar, Ronaldo, Léo Duarte, Juan, Vizeu e Thiago não tenham rendimentos suficientes pra entrarem em campo e serem, efetivamente, testados com um sequência de jogos. O zé ricardo eh paneleiro. O Arão se arrasta em campo e não eh de hj. Damião tem um aproveitamento pífio de finalizações em gol. Gabriel eh ridículo, nao tenho outra definição pra ele….o MA é o ma…só sabe correr e corre atrás de limpar as lambanças q ele mesmo faz. Muralha cata borboleta em todos os cruzamentos. E o Vaz sempre insistindo em seus lançamentos bizarros além de não marcar uma bola aérea e, sempre que possível, entregar o jogo.
    Viva a meritocracia “ricardiana”!

    • eu chamaria de método ricardiano! meritocracia não existe no flamengo.

    • Sabe o que é mais engraçado, é que ele não da oportunidades aos mlks que ele treinou, ou seja, se eles nao estão preparados hoje para entrar no time principal a culpa é do ZR que nao os preparou direito.

  • o Jair é muito mais técnico que o zé ricardo prova disso é que ele ta conseguindo extrair mais com menas qualidade do que o zé ricardo com um timaço não consegue nem se classificar, a diferença entre eles dois são as convicções o jair me pareçe ser um cara com atitute e corajoso barrou o sassá e o camilo ne competições importante ou seja se o jogador não fazer por mereçer ele ja tira logo agora o zé ricardo é totalmente ao contrário ele pareçe mais uma mãe que acredita demais no filho do que um técnico prova disso é a insistência em gabriel,damião,vaz,arão etc… ele pareçe que é cego o jogador não rende ou não compromete e isso é suficiente para ser titular , e é muito medroso não lembro de uma partida fora de casa contra time forte que ele jogou para frente com jogadores nas suas posições fica de caô com laterais na ponta mais na verdade ele coloca eles mais para marcarem do que atacar e não tem essa de msm discurso o jair ja vi varias vezes quando o time perde ele fala a verdade que o time jogou mal e que vai corrigir o erro ja o zé ricardo o time perde uma partida e ele fala que foi um bom jogo.

    • E que estão todos de parabéns…

    • o jair tem uma percepção de jogo melhor mesmo! o zé tem o estilo do joel santana, já perceberam?

      • Percebi, e se bobear o Joel Santana é até mais ofensivo que o Zé Ruela, quando o Joel tinha elencos razoáveis nas mãos ele botava o time pra frente.

      • Até três volantes ele começou a adotar….papai Zé.

    • concordo, Ze ruela tem que insistir com os talentos e nao com os perebas. Ja pensou o ronaldo ter tantas oportunidades qto o MA,

  • Mesmo discurso, mas atitudes diferentes.
    Alguém está mentindo.
    Quem será?

  • “No Flamengo, por exemplo, Zé Ricardo já ficou conhecido pela torcida por insistir bastante com alguns jogadores. São vários exemplos, titulares ou reservas: Gabriel, Leandro Damião, Rafael Vaz, Márcio Araújo e MATHEUS SÁVIO.”

    Sério que colocaram Matehus Sávio no meio desse batalhão de perebas? Deveria era colocar o morto do Arão que está muito próximo de alcançar esse status.

    • Isso é a imprensa querendo queimar mais um jogador da base, o pior é que tem muito torcedor que vai na onda.

  • “Sempre coloquei que trabalharíamos com a meritocracia. Todos os jogadores têm possibilidades e oportunidades por conta de ausências, competições diferentes… Contamos com todos os atletas no Flamengo. A meritocracia faz o jogador atuar mais ou menos”, afirmou Zé Ricardo, ainda no começo do ano.

    https://uploads.disquscdn.com/images/8acbce40d75e4346d3a99745edf77a691dfb5b55f6e000d1f9826555b10bd279.png

Comentários não são permitidos.