Zé Ricardo e Jair Ventura são técnicos de potencial e que estrearam no profissional quase ao mesmo tempo. De acordo com a realidade de cada clube, a dupla tem obtido alguns resultados. Estudiosos e com times quase sempre organizados, os dois administram de maneira diferente os elencos, apesar do discurso idêntico de meritocracia.
No Flamengo, por exemplo, Zé Ricardo já ficou conhecido pela torcida por insistir bastante com alguns jogadores. São vários exemplos, titulares ou reservas: Gabriel, Leandro Damião, Rafael Vaz, Márcio Araújo e Matheus Sávio. O último, inclusive, fez com que o treinador recebesse xingamentos intensos dos torcedores nos últimos jogos, principalmente após o vexame da eliminação na Copa Libertadores.
Rafael Vaz, por exemplo, chegou a ser barrado, mas voltou rapidamente com a lesão de Donatti. Márcio Araújo, igualmente, segue imbatível entre os onze. As críticas continuam em relação aos reservas. Insistências em Matheus Sávio e Leandro Damião não caem bem. A arquibancada costuma clamar por Vinicius Júnior e Felipe Vizeu.
“Sempre coloquei que trabalharíamos com a meritocracia. Todos os jogadores têm possibilidades e oportunidades por conta de ausências, competições diferentes… Contamos com todos os atletas no Flamengo. A meritocracia faz o jogador atuar mais ou menos”, afirmou Zé Ricardo, ainda no começo do ano.
Jair Ventura, por outro lado, adota postura diferente no Botafogo. No início, ele até insistiu em Renan Fonseca, mas os erros em sequência fizeram com que o defensor passasse a ser utilizado com pouquíssima frequência. A partir deste momento, o Alvinegro adotou o “bobeou, rodou”. Aqui, também são vários os exemplos: Gatito Fernandez, Emerson Silva, Airton, Rodrigo Lindoso, Camilo, Roger e Sassá.
Dois dos maiores destaques da postura de Jair se resume a Gatito e Camilo. O goleiro foi barrado por Helton Leite contra o Olímpia, na Libertadores. A curiosidade é que o substituto se lesionou, a partida foi para os pênaltis e o paraguaio virou herói da classificação ao pegar três cobranças. Já o camisa 10, um dos grandes destaques, foi barrado e deixou claro não ter gostado na ocasião.
“Meritocracia. Eles [jogadores] sabem que, quando estiverem no melhor momento, vão jogar. Isso aconteceu com o Emerson Silva. Quando o Emerson Santos ia voltar, falei: “Vou voltar com ele”. E ele, mais experiente, disse: “É o momento dele, Jair”. É legal ouvir isso. E depois voltei com o Emerson Silva. Nos treinos, eles veem quem está em melhor. Cabe ao treinador conseguir colocar o que tem de melhor”, disse Jair Ventura em entrevista recente.
Com métodos distintos, os técnicos contam com o respeito da maioria dos jogadores. Eles costumam reproduzir o que é pedido nos treinamentos. O Botafogo saiu de forte candidato ao rebaixamento em 2016 para conseguir uma vaga na Libertadores – hoje está nas oitavas de final. O Flamengo, por sua vez, brigou até o fim pelo título com o Palmeiras e faturou o Carioca de 2017. Os times se enfrentam no próximo domingo, às 11h (de Brasília), em Volta Redonda. Será mais um duelo para ver qual “meritocracia” funciona melhor no momento.
Fonte: Uol
Estudo aponta que ligas nacionais do Chile e da Colômbia tiveram faturamento inferior ao Flamengo…
O Flamengo venceu o Cruzeiro por 1 a 0 na 32ª rodada do Brasileirão, mas…
Possível ida de Neymar para o Santos pode levar Gabigol a assinar com o time…
Flamengo encara o Atlético-MG neste domingo (10), pela volta da final da Copa do Brasil…
Com vários jogadores ex-Flamengo no elenco, Corinthians deseja agora um atleta ‘parecido’ com Gerson É…
Bruno Henrique foi alvo de torcedores do Cruzeiro na saída do gramado do Independência Durante…
Ver comentários
“Sempre coloquei que trabalharíamos com a meritocracia. Todos os jogadores têm possibilidades e oportunidades por conta de ausências, competições diferentes… Contamos com todos os atletas no Flamengo. A meritocracia faz o jogador atuar mais ou menos”, afirmou Zé Ricardo, ainda no começo do ano.
https://uploads.disquscdn.com/images/8acbce40d75e4346d3a99745edf77a691dfb5b55f6e000d1f9826555b10bd279.png
"No Flamengo, por exemplo, Zé Ricardo já ficou conhecido pela torcida por insistir bastante com alguns jogadores. São vários exemplos, titulares ou reservas: Gabriel, Leandro Damião, Rafael Vaz, Márcio Araújo e MATHEUS SÁVIO."
Sério que colocaram Matehus Sávio no meio desse batalhão de perebas? Deveria era colocar o morto do Arão que está muito próximo de alcançar esse status.
Isso é a imprensa querendo queimar mais um jogador da base, o pior é que tem muito torcedor que vai na onda.
Mesmo discurso, mas atitudes diferentes.
Alguém está mentindo.
Quem será?
o Jair é muito mais técnico que o zé ricardo prova disso é que ele ta conseguindo extrair mais com menas qualidade do que o zé ricardo com um timaço não consegue nem se classificar, a diferença entre eles dois são as convicções o jair me pareçe ser um cara com atitute e corajoso barrou o sassá e o camilo ne competições importante ou seja se o jogador não fazer por mereçer ele ja tira logo agora o zé ricardo é totalmente ao contrário ele pareçe mais uma mãe que acredita demais no filho do que um técnico prova disso é a insistência em gabriel,damião,vaz,arão etc... ele pareçe que é cego o jogador não rende ou não compromete e isso é suficiente para ser titular , e é muito medroso não lembro de uma partida fora de casa contra time forte que ele jogou para frente com jogadores nas suas posições fica de caô com laterais na ponta mais na verdade ele coloca eles mais para marcarem do que atacar e não tem essa de msm discurso o jair ja vi varias vezes quando o time perde ele fala a verdade que o time jogou mal e que vai corrigir o erro ja o zé ricardo o time perde uma partida e ele fala que foi um bom jogo.
E que estão todos de parabéns...
o jair tem uma percepção de jogo melhor mesmo! o zé tem o estilo do joel santana, já perceberam?
Percebi, e se bobear o Joel Santana é até mais ofensivo que o Zé Ruela, quando o Joel tinha elencos razoáveis nas mãos ele botava o time pra frente.
Até três volantes ele começou a adotar....papai Zé.
concordo, Ze ruela tem que insistir com os talentos e nao com os perebas. Ja pensou o ronaldo ter tantas oportunidades qto o MA,
Me desculpem os defensores do zé, já fui e ainda sou um entusiasta do seu trabalho, hj menos do que antes, porém não o vejo trabalhar com meritocracia. Arão, Damião, Gabriel, MA, Muralha e Vaz já erraram tudo que podiam e não podiam...e não vejo sendo substituídos. Não é possível que Cuellar, Ronaldo, Léo Duarte, Juan, Vizeu e Thiago não tenham rendimentos suficientes pra entrarem em campo e serem, efetivamente, testados com um sequência de jogos. O zé ricardo eh paneleiro. O Arão se arrasta em campo e não eh de hj. Damião tem um aproveitamento pífio de finalizações em gol. Gabriel eh ridículo, nao tenho outra definição pra ele....o MA é o ma...só sabe correr e corre atrás de limpar as lambanças q ele mesmo faz. Muralha cata borboleta em todos os cruzamentos. E o Vaz sempre insistindo em seus lançamentos bizarros além de não marcar uma bola aérea e, sempre que possível, entregar o jogo.
Viva a meritocracia "ricardiana"!
eu chamaria de método ricardiano! meritocracia não existe no flamengo.
Sabe o que é mais engraçado, é que ele não da oportunidades aos mlks que ele treinou, ou seja, se eles nao estão preparados hoje para entrar no time principal a culpa é do ZR que nao os preparou direito.
O Zé Ruela é um medroso!!!
a unica coisa errada nessa entrevista é colocar o matheus sávio!! seria mais correto mencionar arão! o resto assino embaixo.
É uma pena que o Zé Ricardo não lê os nossos comentários, senão ele poderia ao menos refletir com a ideia da maioria ....
MA, Vaz, Arão, Damião, Gabriel já tiveram o momento deles. Talvez tenham outros bons momentos no futuro, mas atualmente não podem ser titulares ou primeiros reservas absolutos e já deveriam ter sidos colocados para reciclagem em prol de outros que temos no elenco
se o Zé refletisse um pouco seus princípios e analisasse racionalmente o que a massa esmagadora rubro-negra acha e usasse de humildade, mudaria pelo menos um pouco seu modo de agir
Quem sabe alguém mostre a ele nossos textos que não são somente de reclamar por reclamar, mas usa da racionalidade necessária para sermos os primeiros sempre !
SRN !
O problema, parceiro, é que de humilde o zé não tem nada. Suas escolhas e "convicções" demonstram sua arrogância...ele esfrega na cara de 40 milhões que eh ele quem escala, mesmo não ouvindo e lendo a opinião da nação, não é possível que não acompanhe os comentaristas...Além do que, só sendo cego pra não ver que está, nitidamente, formando uma panela e dando preferência a jogadores, no mínimo, contestáveis.
Algumas considerações. Zé teima e até de mais: vimos jogadores como Arão (em má fase) e não saem, MA (ruim) e continua, Gabriel nada faz e sempre entrando....que "meritocracia" é essa? Quais os critérios para decidir? Técnico, físico...técnico: ai complica e muito: Gabriel, Arão e Vaz não poderiam estar atuando como titulares.Cuellar foi bem, não se pode garantir nada, pois o Zé imprevisível. Ele teria que ser titular por "méritos". O discurso do Zé não se aplica na prática. O que eu vejo é "preferência pessoal". No elenco tem opções boas e ele insiste nas mesmices mesmo estando em má fase ou ruim. M.Sávio eu discordo, acho que nesse ponto Zé está certo em dar oportunidades. Estão vendo só o lance da liberta, mas ele vinha bem e merece oportunidades. Critico Ronaldo não ter chances saindo
Se fosse o jair, Arão, caramujo, muralha e Vaz ja seriam banco hoje...