Cada vez mais distante de um acordo para utilizar o Maracanã, o Flamengo estuda possibilidades para erguer o próprio estádio. Após assinar o protocolo de intenções para a criação de uma arena acústica na Gávea, o Rubro-negro sinalizou à Prefeitura do Rio de Janeiro o interesse em adquirir uma área no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, para construir a sua casa.
O UOL Esporte apurou que a ideia é discutida pela diretoria há alguns meses. As primeiras reuniões de estudo do local foram realizadas ainda no ano passado, após a realização dos Jogos Olímpicos. Houve encontros, inclusive, de dirigentes com o Ministério do Esporte. Nos últimos dias, – após a informação, divulgada pelo site NETFLU, de um projeto do rival Fluminense no mesmo local -, o Flamengo reiterou aos responsáveis pela Prefeitura a necessidade de uma licitação.
Tricolor e Rubro-negro querem construir um estádio na área localizada atrás da Jeunesse Arena – utilizada para as competições de ginástica nos Jogos Rio-2016. Com os rivais interessados no local, a Prefeitura acredita que o caso se encaminhe realmente para a licitação. E, se antes via o Fluminense mais próximo, hoje o poder público crê em uma disputa aberta entre os dois clubes cariocas.
Articulações em curso
Pelo lado do Fluminense, que também oficializou o interesse à Prefeitura, a articulação é comandada pelo advogado do clube, Carlos Portinho. Ele é ligado ao Secretário de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Índio da Costa. Portinho, inclusive, comandou a mesma pasta em 2015, quando Índio apoiava a gestão do então prefeito Eduardo Paes. O investidor é o vice-presidente de Projetos Especiais, Pedro Antônio.
No Rubro-negro, as cartas são depositadas no atual bom relacionamento com o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella. Foi ele o responsável por assinar o protocolo de intenções para a construção do estádio acústico na Gávea. O clube acredita que o projeto do seu estádio trará maiores contrapartidas ao município. Caso a nova licitação do Maracanã seja confirmada e o Rubro-negro vença a disputa, arquivará os planos de uma casa no Parque Olímpico.
A arena de médio porte na Gávea também é pauta no Flamengo. O clube ainda não pretende desistir do projeto, apesar das dificuldades. A ideia é a de ter uma casa com capacidade para 25 mil pessoas na sede da Zona Sul e outra maior – caso do projeto no Parque Olímpico. São pelo menos três reuniões semanais sobre o tema estádio realizadas pela administração Bandeira de Mello.
Atualmente, sem solução na Gávea e com o Maracanã “parado”, o Flamengo manda os jogos na Ilha do Urubu. O clube tem contrato para utilização do estádio da Portuguesa até o final de 2019 – renovável por mais três temporadas. Já o Fluminense voltará em breve a jogar em Édson Passos, no estádio do América. Tudo para fugir dos altíssimos custos do estádio mais popular do país. O fato é que mais um Fla-Flu já começou. E o clássico pode mudar o futuro dos clubes.
Fonte: Uol
Flamengo tem que pegar o parque olimpico todo pra ele! kkkkkk
discordo. Tem que ajudar o Flu, nisso aí, em troca do apoio ao Maracanã!
É né….
Ajuda o Florminense nisso ai….
Depois leva uma facada nas costas com relação ao Maracanã…
Os times brasileiros não evoluem….porque não podem fazer em parceria e diminuir o risco do negócio para ambos. Se os 2 clubes se coordenassem seria muito mais fácil arrumar um investidor e a utilização do estádio seria maior, além do custo para ambos muito menor….assim os clubes poderiam até partir de uma parceria para um estádio de 60 mil pagantes com setores que possa ser encolhida (se fizer o estádio com três anési de aruibancada e entradas separadas fica fácil diminuir para jogos de menor publico). Além disso, o custo do negócio que hoje deve girar em torno de uns 600 milhões de reais para uma construção de uns 3 anos, poderia ser diluido entre Mengão, Flu e investidor, assim a utilização para jogos subiria muito, e os modelos de financiamento teriam impactos baixos, por exemplo uma fração de uns 200 milhões a ser paga pelo Mengão em 10 anos com valores de 20 milhões ao ano seria facilmente coberto só com a bilheteria (mesmo levando em conta juros do financiamento). Nesse modelo seria fácil conseguir dinheiro do BNDES para essa construção, e um grande negócio para os clubes….o unico senão é que o Maracanã iria apodrecer para sempre…
Esta sim é uma visão empresarial que o futebol atual exige.
O problema dela é que futebol envolve uma paixão tão forte que ela se sobrepõe a admintrações profissionais. Exemplo seria um estádio construído com o Vasco presidido pelo Roberto Dinamite. Se o Euvírus assumisse em seguida todos o planejamento iria pelo ralo e brigas voltariam a ocorrer. O CEP é outro que adora uma picuinha.
Eu imagino que até pelo mundo clubes de grande rivalidade não conseguiriam administrar conjuntamente.
Mas repito, a ideia é excelente sob o ponto de vista econômico e administrativo.
O grande exemplo é o San Ciro/Giuseppe Meaza…é o mesmo estádio, na mesma cidade com 2 nomes, um para cada clube. Acho que o Fluminense e o Flamengo precisam se acertar, e para isso pode ter um investidor/administrador entre eles que seja o fiel da balança e verdadeiro gerente do negócio. De qualquer forma vamos precisar abrir o Maracanã para o Flu se formos vencedores da licitação, pela simples razão que não faz sentido impedir um time grande da capital de jogar no Maracanã, afinal nós não somos o faisquinha….Eurico e CEP são dirigentes ultrapassados, e todo o sucesso do Botafogo hoje passa pela figura de um velhinho de 80 anos que toca o futebol do clube, o Sr. Antonio Lopes (que sabe muito do riscado). O CEP é uma falácia como gestor, basta dizer que eles gastaram 13 milhõess para fazer aquele chiqueiro na Ilha, e o Mengão gastou 15 e fez um puxadinho muito profissional e arrumado, e a informação de que foram 13 milhões está no balanço do faisquinha….o botafogo é tartaruga em cima da arvore, ninguem sabe quem colocou lá mas vai cair….e o vasco hoje é o avestruz, finge que é grande, passa vergonha todo ano, está com as contas em frangalhos, mas enfia a cabeça na terra e diz que está tudo bem, e que o problema deles é que o Flamengo é apoiado pela Globo….
Compartilho do seu pensamento, mas se o Flamengo fizer uma parceria dessas com o Fluminense, o que vai ter de torcedor xingando os dirigentes do Flamengo … é capaz até de fazerem protestos violentos na Gávea.
Infelizmente os dirigentes daqui não sabem se articular, trabalhar em parceria, mas seria uma boa solução.
Concordo com a sua visão, o problema é que no futebol carioca, o Flamengo é isolado pelos rivais. Mas com toda sinceridade, também prefiro que o Flamengo seja dono único do seu estádio. O gramado será melhor conservado com menos jogos, o Flamengo sempre terá aonde jogar, com outro clube mandando jogos no mesmo estádio, numa competição como o Brasileirão é possível ter que jogar em outras praças, além de datas de copa do Brasil, Libertadores e Sul Americana que se misturam.
É tanta especulação em torno do Flamengo que logo termos um elenco com 550 jogadores e 25 estádios (só no RJ) … mas apenas para se argumentar: Não seria possível um “San Siro/Guiseppe Meazza”? (será que pode-se relamente confiar no florminenC) … e mais, o que seria do Maracanã???
Pronto estádio mesmo vai demorar anos pra sair
por isso a Ilha tem contratao de 3 anos com possivel extensão pelo mesmo periodo….porque todos sabemos que só teremos estádio de imediato se ganharmos a licitação do Maracanã (mesmo assim que acho um risco, muito risco juridico como as cadeiras perpetuas por exemplo), então estádio próprio construido pelo Mengão somente em 5 ou 6 anos….essa é a realidade, mas pelo menos já se estuda e fala abertamente sobre isso, o que é um avanço e tanto…
Daqui a pouco aparece os torcedores soberbos dizendo que Fluminense é time pequeno e humilhando eles dizendo que não tem grana pra pagar e etc.
Li aqui que Santos usa a base porque é time pequeno kkkk
Eu acharia uma boa os dois times se unirem, mas infelizmente aqui no Brasil fica difícil.
É o único time da série A que nem patrocínio master tem. Eles não tem grana nem pra jogador. Isso não é soberba rubro negra, é competência.
E daí cara?
Não fomos competentes pra vence-los dentro de campo.
Vai ficar humilhando os caras ?
Pô, o Flamengo quer o Maracanã ou quer ficar correndo atrás do Fluminense???
Decide, kct…
Ajuda o Flu (nos bastidores) a construir o seu estádio, aí libera o Fla pra correr atrás do Maracanã!!!
Usa a cabeça, Bandeira!!!
Acho que o Flamengo faz bem em abrir várias frentes e possibilidades.
Penso como você. Seria ótimo o flu conseguir viabilizar o seu estádio para deixar o Maracanã livre para o Flamengo.
O problema é que mesmo assim, os rivais serão contra o Maracanã rubro negro… Até o presidente do bostafogo, que ganhou um estádio público, se intromete nas discussões sobre o Maraca…
Acho que a diretoria e advogados deveriam encorpar nossos argumentos com o contrato do Botafogo com o Engenhão! Aquela porcaria tb foi feita com dinheiro público.
Seria um ótimo local, não temos duvida que um estádio próprio é muito rentável no futuro, e com certeza o FLA “trará maiores contrapartidas ao município”.
VAMOS FLAMENGO!
Muita reunião e pouca solução. Já deveriam ter decidido sobre o local. Se de fato isso for verdade, corremos o risco de perder a licitação para o Fluminense, um clube falido. Haveria maior humilhação?
Já era pra ter fechado esse terreno a muito tempo perdeu foi tempo tentando maracanã e gávea
Se o presidente do tricolor fosse menos cabeça dura era para os times se juntar e fazer um estadio juntos. Seria menos custos e poderíamos dividir tranquilamente.
Arena Fonte Nova tb custou caríssimo e não vejo o Bahia Reclamando de jogar lá. Aliás só joga lá e os ingressos não são caros. Isso aí o Rio é corrupção amigos.
Marco,
Seria legal para acrescentar ao debate se alguém conseguisse levantar números da arrecadação/resultado financeiro do Bahia em seus jogos na Fonte Nova com média de público e preço médio de ingresso.
SRN
Gratuidade também aumenta os custos de quem paga pelos ingressos. Não existe nada de graça, tem sempre alguém pagando.
Socialista funciona enquanto dura o dinheiro dos outros.
Com essa vista ia ficar muito bom.
Um estádio na Barra no Parque Olímpico iria ficar BOM DEMAIS, próximo do CT Ninho do Urubu, vista maravilhosa, tomara que dê tudo certo.
O Flamengo precisa fazer um estádio multiuso, que possa fazer shows e demais eventos, e que seja uma alternativa para jogos com público inferior a 45 mil (público em que o Maracanã se torna rentável). Um estádio de 45 – 50 mil lugares, com geral atrás dos gols, dividido em dois anéis – inferior com 20 mil, superior 25 – 30 mil – possibilitando mandar jogos de menor apelo e jogos até os 50 mil. Seria perfeito.
Na Barra tem o fator privilegiar eventos… Ônibus e Brt todos pegam!!!
Não veria problema em fazer uma parceria com o Flor e dividir a construção e gestão do estádio. Diminuiria o investimento, aumentaria a receita e o retorno pelo capital investido.
SRN!!!
Estádio próprio não pode ter parceira, em hipótese alguma, pois sempre haverá conflitos, não tem como, tem de ser só o Fla pra poder negociar livremente.
Isso ai cara esses torcedor modinha, fazer parceria de estádio, isso aqui e flamengo
No lado do Flamengo eu tenho certeza de que os outros clubes podem confiar.
Logico, falo isso, se o presidente for o EBM ou alguem com sua linha de raciocinio. Porque se for gente do naipe de 01 Kleber Leite, Patricia Amorim, Edmundo Santos, Helinho e demais, acho que nem os outros clubes podem confiar.
Agora, o problema maior, o Flamengo não pode JAMAIS confiar nos outros clubes do Rio de Janeiro.
Imagina parceria com o faísca do CEP, com florminense do Peter Siemsem, Mario Bittencourt ou, pior, com o bacalhau do Euvirus.
É pedir para levar um tiro nas costas.
Verdade, sem dúvida.
Ponham uma coisa na cabeça.
Os nossos 03 “coirmãos” chorafogo, florminense e bacalhau vivem apenas para atrapalhar e sugar dinheiro do Flamengo e sua torcida.
Infelizmente, não se pode JAMAIS ter parcerias com os mesmos.
sem menosprezar nosso maior rival no rio mas o Fluminense vai tirar dinheiro da onde para construir estádio? que “Wtorre” da vida construiria um estádio com prazo a perder de vista para o FLu? torcida é pequena e não enchem estádio quase nunca. deixe com o flamengo, faremos um contrato alá odebrecht para o Flu jogar no estádio, porque em parceria com esses traíra sem chance.
Fora que tamos licitando o Morro da Viúva. Não esqueça os R$ 160 milhões que vamos ganhar com ele virando Hotel de luxo, blz?
O Fla tá virando uma máquina de fazer dinheiro.
SRN
Quem der mais leva.
Fluminense ganhou, se for pra dar mais!????
também não precisa apelar né? Daqui a pouco entra uma tricolete perguntando “dar”? “dar pra quem”???
kkkkkk
“Caso a nova licitação do Maracanã seja confirmada e o Rubro-negro vença a disputa, arquivará os planos de uma casa no Parque Olímpico.”
???
Lógico! O Maracanã tem capacidade de 78.000 lugares. Tendo já a Gávea pra jogos menores, pra que construir um 3º estádio?
O Maracanã é “caro” pq ainda tem a Odebrecht na jogada. Quando vencermos a licitação, a “Nova Odebrecht” seremos nós.
SRN
Sem a Odebrecht o Flamengo consegue lucrar quase 2 milhões no Maracanã por partidas que tenham a carga máxima de ingressos vendida. Não é a toa que a nossa diretoria o tem como plano A, os caras sabem o que estão fazendo. Se puder modificá-lo, será ainda melhor, dá pra fazer uma geralzona esperta, diminuir o custo dos ingressos e aí terá lotação máxima quase sempre garantida, ao passo em que os lucros serão exorbitantes.
tem coisas q são esquecidas pelo tempo… então vale reavivá-las.. A prefeitura do Rio cedeu terrenos ao Botafogo e Fluminense para q eles levantassem seus CTs… o Fluminense inclusive fez o seu num desses terremos… havia na época uma promessa da prefeitura de ceder um terreno ao Flamengo tb.. algo q nunca se confirmou.. o Flamengo podia relembrar isto ao prefeito já q agora tem bom relacionamento (não estou dizendo que o Flamengo deva receber de graça.. só que não deve ser atrapalhado em seus planos) ao menos isto..
Porque os clubes não se unem e fazem um projeto juntos, faz entradas independentes, cada um escolhe o nome do estádio conforme a sua vontade… diminuiria os custos, todo mundo ia sair lucrando…
Melhor não. Que precisa disso são eles, não nós.
Nada de fazer junto, Flamengo tem que cuidar de si e deixar os nanicos de lado.
O estádio ficaria localizado nessa parte do Parque Olímpico, olha a vista a manolo:
https://uploads.disquscdn.com/images/ab68179e7a546445492852fba21e0426fd4015c35c089f15755b0bd418bff725.jpg
Com várias opções de terrenos o Flamengo vai tentar uma disputa com o Fluminense de um terreno no parque olímpico, porque esses caras não tentam fugir da burocracia desses políticos? Já vi que esse estádio não vai rolar, é tudo jogada para previne o governado a liberar o Maracanã e com isso o Flamengo sempre vai ouvir a piadinha de que não tem estádio, porque o Maracanã nunca vai ser do Flamengo, é do estado do Rio de janeiro! Deixa esse estádio e constrói logo um maior que ele e vamos crescer ainda mais..
A Diretoria é competente e vai fazer o melhor pelo Clube como já vem fazendo.
Se um estádio do Flamengo sair ali no Parque Olímpico será excelente, além da excelente localização e do visual, ainda tem o fato de que o terreno não precisa de aterramento e já tem energia elétrica, água, etc, ou seja, já está devidamente urbanizado, o que não ocorre no terreno da Vila do Pan, por exemplo.
Além de tudo isso, ainda tem o fato do estádio ficar bem próximo do CT, seria perfeito, Barra da Tijuca seria o melhor bairro a ser escolhido para o Flamengo que está se erguendo.
A localização realmente é muito boa, mais e o tempo que vai ficar se arrastando para negociar, a enrolação com o Maracanã não serve de exemplo? Não tem opções que se resolveria mais rápido?
O Flamengo tem boa relação com o Crivella, é um bom prefeito, e tem de aproveitar esse momento caso queira erguer o estádio na região.
Isso tem que ser feito o mais rápido possível, até a reforma do estádio da Gávea já deveria estar adiantada com os projetos apresentados, não pode perde tempo e ficar pensando em Maracanã
Desculpe a ignorância, mas sou off-rio. Qual a distância em Km para o CT?
Uns 13 Km e 20 minutos pra chegar.
https://uploads.disquscdn.com/images/38d3b71736aaee5827941919574af39d51606e57e9ea00f251e10e7fcb75fc94.jpg
Lugar muito bom e bem localizado
mas é complicadinho chegar e sair da zona oeste….. dependendo do lugar que o torcedor sai, fica bem distante !!
Concordo com vc Nico, mais se o estadio for feito em Niteroi e tiver jogo as quartas-feira é complicado quem mora no rio chegar lá (por causa da ponte) e sair, outro situação é o estadio em Deodoro que perto da transolimpica mais para jogos as quartas também fica complicado chegar (vide quem irá pela Av Brasil todo dia é engarrafada) e sair…. todas essas opções não ficam na região central do Rio, então para jogos de meio de semana fica complicado os moradores de outras regiões conseguirem acessar o estadio.
Tem BRT relativamente perto, com integração com Metro.
Acho que o Flamengo está um pouco na frente. Saiu no GE que o FLU e CHORAFOGO estudam parceria para gerir o Engenhão …. Vamos ver, acho que o Crivella é um grande fator a favor do flamengo …
É um alvinegro que usa a cabeça. Ele não tá muito preocupado pelo fato do Flamengo ser rival, ele tá interessado nos impostos que o Fla passará a pagar com suas construções.
Fato raro encontrar um anti inteligente, concorda?
SRN
O Crivela tá se mostrando um prefeito revelação. Cara de visão. A exemplo da parceria com o Flamengo para reabrir os restaurantes populares sem gastar dinheiro.
Com certeza, se for seguir o exemplo do presidente deles vai se atrasar …. O cara prefere afundar o Chorafogo a fazer algum tipo de parceria com o Flamengo.
Vão se casar é? Juntar patrimônio e tudo mais Kkkkk, piada pronta pra quando isso acontecer.
Sempre vislumbrei uma Arena do Flamengo neste local e se realmente isso se concretizar, o Flamengo ficará na boa.
O Flamengo precisa esquecer o Maracanã e fazer de tudo pra conseguir esse terreno na Barra.
Difícil competir com o time do “Tapetão”.
Pois é, só tem advogados e desembargadores lá! Se o Fla competir com eles, perde concerteza!!
Tem muito advogado e desembargador no quadro do Flamengo também, só que no flor eles ficam a postos pra caso ocorra outra virada de mesa…
Eu acho que administrar a Ilha por contra própria e não ter prejuízo fez o Flamengo perceber que o Maracanã com “parceiros” é uma furada. O Flamengo com estádio próprio é mil vezes melhor que o Maracanã em termos de custos e lucros.
O fato é o seguinte ninguém vai deixar o Maracanã virar um elefante branco, portanto a equipe que conseguir o parque provavelmente vai deixar o Maracanã de lado e nesse caso acho que o Flamengo pode ser boicotado por causa do Maraca, pois conosco a chance de ele dar menos prejuízo é menor.
SRN #IssoAquiÉFlamengo
O que aconteceu com o terreno em Niterói
ainda acho que deve ser la em niteroi msm !
Blá blá blá nosso estádio só sai se realmente for verdade que Bandeira tem intenção de concorrer a governador do Rio (porém duvido festa hipótese) e caso vença as eleições ai podemos acreditar em casa própria enquanto a corja continuar no poder público jamais teremos nossa casa
Faltam menos de 200 Sócios para chegarmos aos 100.000 mil !!!
acredito que até domingo fecharemos esse número mágico !!!
Vamos lá galera, bora se inscrever !!! !!!
Flamengo sempre.
A melhor opção é o Maracanã administrado pelo Flamengo.
Pode me chamar de chato e retrógrado, mas eu acho que os dois clubes deveriam fazer um parceria tipo Milan&Inter para a administração do Maracanã, e fazerem o possivel pra reduzir custos de operação no estádio pra ele se tornar viável … O Flamengo construirá, paralelamente uma solução, a arena da gávea acústica e moderna para 25mil pessoas, e o Fluminense pode reformar as Laranjeiras paralelamente e a ampliar a capacidade para uns 15~18mil. O Maracanã, não pode morrer, o estádio é sensacional, lindo, maravilhoso … porém tudo que o estado tem em mãos dá merda, por isso ele devia ser dos clubes.
Amigo,
Gosto muito do Maracanã, pois vou lá desde á década de 80, mais com as taxas da maneira que estão não dá.
Para se obter lucro tem que vender pelo menos 35 mil ingressos a preço de 45 reais, fora disso é prejuízo, não podemos ficar enchendo o bolso dos outros, enquanto isso vamos de ilha mesmo, lá será a nossa redenção.
SRN
JUNIOR
Maracanã precisa de reforma para retirar o “Padrão FIFA”, separar de forma inteligente para torcida visitante, atrás dos gols retirar as cadeiras para o pessoal ficar de pé (aumentando a capacidade e criando setor mais barato). Pelo menos isso.
A linha de metrô que vai até a barra chega perto desse lugar? Se tiver só busão vai ficar tenso.
Não , não chega depois do metrô vc terá que pegar um BRT até lá , leva se uns 12 minutos de expresso
A realidade do Flor é Los Larios.Não bota nem 5mil.
Distância do CT para o Parque Olímpico (15km e 24min):
https://uploads.disquscdn.com/images/8a26a22904d5556f3e40a9a36ad5c203a931aa89c4449d7baebba26e074bac41.png