O sentimento de Zé Ricardo ao apito final de Flamengo 2 x 0 Ponte Preta deve ter sido de alívio. O treinador e o time vinham pressionados pelos maus resultados neste início de Campeonato Brasileiro, mas o Rubro-Negro enfim venceu a primeira partida em casa na competição, na estreia da equipe na Ilha do Urubu, na Ilha do Governador, na noite desta quarta-feira. Réver e Leandro Damião fizeram os gols da partida, que foi válida pela sétima rodada.
O Flamengo voltou a demonstrar raça após alguns jogos de pura apatia e ficou em paz com a torcida. A Macaca, por sua vez, parecia pouco interessada no duelo e só cumpriu tabela no Rio.
Com a marcação avançada, o Flamengo sufocou a Portuguesa nos minutos iniciais e partiu para cima. O jovem Vinicius Júnior parecia um pouco mais solto do que nos últimos jogos e arriscou algumas boas jogadas individuais. Do outro lado, a Macaca se interessava pelo ritmo mais cadenciado, porém era praticamente inofensiva.
Leandro Damião estava muito a fim de jogo, na expectativa pela chance que lhe desse condições de abrir o placar. No meio, Diego e Éverton ocupavam quase a mesma faixa do campo, causando um pouco de confusão. Com o decorrer do tempo, a Ponte conseguiu equilibrar as ações e esfriou o jogo ainda na primeira etapa.
Nos minutos finais do primeiro tempo, a Ponte balançou a rede, mas a arbitragem assinalou impedimento de Leo Arthur. Foi um lance no mínimo polêmico. Pouco depois, aos 47, Diego cobrou escanteio da ponta esquerda de ataque e achou Réver na área. O capitão cabeceou muito bem, fora do alcance da defesa adversária e sacudiu a Ilha do Urubu.
O segundo tempo começou num ritmo mais lento do que o primeiro. Com a vantagem no placar, o Flamengo tentava administrar, porém sem perder o interesse em mais gols. Márcio Araújo quase ampliou, mas foi Leandro Damião quem levantou a galera. Vinicius Júnior cruzou da ponta direita para a área, onde o centroavante se antecipou a Aranha para estufar a rede: 2 a 0.
Com a vitória encaminhada, o Flamengo passou a se arriscar menos e conteve as investidas da Ponte Preta. Os visitantes até assustaram em alguns poucos lances, mas a vitória dos donos da casa não foi ameaçada. Estreia com o pé direito na Ilha.
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 X 0 PONTE PRETA
Local: Ilha do Urubu, Ilha do Governador (RJ)
Data/hora: 14/6/2017, às 21h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG-Fifa)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)
Cartões amarelos: Negueba, Nino Paraíba (PON); Márcio Araújo, Vinicius Júnior (FLA)
Público e renda: 13.006 pagantes / R$ 788.649,20
Gols: Réver, 47’/1°T (1-0); Leandro Damião, 13’/2°T (2-0)
Flamengo: Thiago; Rodinei, Réver, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego (Conca, 37’/2°T); Vinicius Júnior (Pará, 27’/2°T), Everton e Leandro Damião (Vizeu, 43’/2°T). Técnico: Zé Ricardo.
Ponte Preta: Aranha; Nino Paraíba, Kadu, Marllon e João Lucas; Naldo, Elton, Léo Arthur (Jadson, 33’/2°T) e Renato Cajá (Claudinho, 25’/2°T); Lucca e Negueba (Lins, intervalo). Técnico: Gilson Kleina.
Reprodução: Lance!
Pô que estilo de rede feia colocaram no estádio da ilha, quase não deu pra perceber o primeiro gol!
Kkkk, verdade também não gostei. Pareceu rede de jogo amador, esse não é o véu de noiva clássico. Prefiro o estilo clássico do padrão FIFA.
Zé Ricardo: Cuellar joga na função do Arão.
Aí ele tira o Arão e colca o MA pra fazer a função do Arão e o Cuellar fazendo a função do MA.
Detalhe: Cuellar jogou bem na função do MA.
Bizarrices a parte espero que essa vitoria sieva pra dar confiança, porque o desempenho
Cuellar é primeiro volante mesmo, só que é primeiro volante de qualidade, MA que sempre jogou naposição de segundo homem do meio de campo, mas de tanto ficarem repetindo que MA é primeiro volante e que o Cuellar é segundo volante (tudo para justificar as escolhas do ZéPanela) as pessoas acreditam que seja assim mas não é….pode pesquisar a carreira do Cuellar e do Jamal e vai chegar a essa conclusão…em tempo, Cuellar deu muito mais proteção a defesa….se fosse ele e Ronaldo seria melhor ainda…
Verdade cara, MA era segundo volante pouca gente lembra. Inclusive contrataram ele pra substituir o Elias. O que é mais bizarro ainda ja pensou MA jogando mais avançado, chegando como elemento surpresa na frente com toda aquela qualidade? Chega a ser engraçado.
Concordo, o problema é que geral ficou com a imagem do Cuellar quando atuava sozinho no meio campo, no bando do Muricy. Em um time mais organizado ele pode atuar tranquilamente ali, e como 2° jogaria o Ronaldo ou até mesmo o Rômulo.
Sim,o time ainda e muito espaçado.time adversario toca muito facil a bola.ainda falta ser mais compacto.ter um pouco mais de organizaçao…
Quando estiver 100% adaptado ao profissional e se soltar vai voar fácil, tá mostrando Pq foi disputado por Barça e Real.
Uma atuação com a organização característica dessa equipe que, ano passado, quando não jogava o fino, era pragmática e conseguia dificultar muito pro adversário.
Vinícius Junior é diferenciado. Falta sensibilidade, posicionamento, menos afobação. Corre muito, só que muito errado também. As vezes eu tenho que lembrar que é um adolescente de 16 anos ali. Tá fica do cada vez mais a vontade. Com um mínimo de amadurecimento, vai tomar conta na posição do Everton. Por enquanto, entra Everton Ribeiro na dele.
Gustavo Cuellar, conhecem? Esse é o jogador que o Flamengo contratou. Que o merecimento da manutenção do arão seja seguido de agora pra frente. Não fez um jogaço, mas foi participativo e eficiente, deu agilidade. Com confiança e sequência, vai assumir uma vaga, não duvidem.
A moléstia do Araujo jogou melhor do que vinha jogando. Paçocou em uma jogada só, geralmente erra três ou quatro. Alô Tite, de olho nele!
Everton não aparece, não é regular no momento ofensivo. Mas olha, o que ele ajuda o time em velocidade. A velocidade do time é ele. Pra defesa, é pra atacar, pra puxar marcação, abrir espaços. Torcer pro Vinícius Junior adquirir o senso de posicionamento que o Everton tem, por que qualidade técnica ele já é muito superior.
Rafael Vaz fez uma boa partida, com segurança, com o Cuellar fazendo a saída de bola e se apresentando, ele não precisa estourar as bolas toda hora no pivô (pivô não, desculpa, no ataque, por que o Damião é um muto, não domina nada).
Rodinei foi melhor do que o Pará do que o Pará nos últimos jogos, merecida a substituição. Da mesma forma que um ficou no banco de boa, o Pará também ficará. É nítido que se dão bem.
Voce sempre faz boas analises pós jogo.
Agora vamos torcer pra que o cuellar nao sinta um desconforto pra proxima partida.
Ou que o DM não “sinta” esse incômodo por ele né?
Valeu J M, TMJ!
Vc tá brincando que vc achou o time organizado e que caramujo foi bem?
Não apresentamos nenhuma jogada contra a fraquíssima ponte desfalcada, erramos nos passes próximos à área, erramos contrataques, Diego perdido na movimentação , sem achar sua posição em campo, não criamos absolutamente nada, além da recomposição furada de René, rodinei e, claro, caramujo, tb se omitindo como sempre.
No resto concordo.
Vamos lá Elvis kkkk
Araújo não é jogador de futebol pra mim, não o que eu assisto e gosto de ver. “Ele foi melhor do que vinha jogando”. Foi isso que eu disse, eu acho.
A maioria das jogadas desperdiçadas foi, as melhores, foram criadas e perdidas pelo garoto. Pro-ativo e afobado, pró-ativo e afobado. Oscila bastante, como eu também citei no texto. Se comparar com o time contra o Sport, hoje jogou uma seleção.
O que eu quis dizer foi que hoje estivemos com aquele futebol do final do ano passado, após o declínio técnico do jogo contra o Figueirense.
Veja bem: é diferente ser melhor do que antes, e ser bom, ótimo, excelente, ideal. Eu vejo uma melhora clara hoje, pra mim é evidente. Não que agora já tá ok, carrossel holandês, rumo a Tóquio.
Posso estar completamente equivocado, são só minhas opiniões. Aliás, tudo aqui é só opinião, não existem verdades.
Abraço meu garoto.
Kkk
OK agora ficou mais claro.
Concordo.
Abs rapá
Embora a ponte tenha sido punida com um gol mal anulado de um impedimento inexistente, o que colocaria mais pressão no time, ela não nos ameaçou.
Quanto a nós, nosso primeiro gol foi de escanteio e o segundo de um chuveirinho do Vinícius Jr., de modo que mais uma vez apresentamos um futebol frouxo, desorganizado, sem velocidade e sem garra, reflexo desse pífio treineiro e suas medíocres ‘convicções’ .
Até quando?
É pra assinar embaixo.
Temos que comemorar essa vitória até quinta no máximo e ponto, a única evolução do time ao meu ver foi no quesito raça (o que não é diferencial, é o básico para qualquer time), o time continua na base de chuveirinho, sem fazer triangulações nas laterais.
Quanto ao Dorival chega a bater a mesma ansiedade pré anúncio do ER e do Diego, vi em um site hoje que o Neto (Band) informou o acerto dele com o Flamengo, fonte nada confiável mas…
Esquema pifio.e so bola no lateral e chuveirinho na area,e seja o que deus quiser…um ano so nesse esquema…
Exato, o time controla o jogo, domina, mas chega na intermediária adversária e… balão pra dentro da área.
O mais correto é ter aproximação dos homens de meio campo para fazer triangulações e saírem na linha de fundo para fazer um PASSE para área.
Gostei do Cuellar, Diego e Vinícius.
Também acho, a mentalidade hoje é essa, temos um esquema (quadrado) e pronto, os jogadores que se enquadrem nele, quando deveria ser o contrário, um esquema armado de acordo com as peças do seu elenco procurando explorar e potencializar o que cada jogador tem de melhor.
Exemplo:
todas as bolas o VJ pegou com alguém na sobra na marcação, por que não se prepara uma jogada para que ele pegue no mano e daí tirar proveito de sua habilidade que é aliada a velocidade?
Concordo contigo Elvis
A performance foi melhor que em outros jogos, e dois pontos contribuiram muito, o primeiro foi a melhor forma de jogo do Diego que voltou a organizar melhor o time, o segundo ponto foi a melhor proteção a defesa com a presença do Cuellar. Ainda temos muito defeitos para um time que tem um tecnico há mais de 12 meses no cargo, entre esses defeitos está a insistência com o esquema tatico, a nulidade do MA (que passou a fazer a função Arão, só que como tem ciência de ser mais limitado não comprometeu tanto), a dificuldade do Damião de dominar uma bola que seja, e a insistencia com 3 ou 4 laterais em campo. O Everton continua finalizando e passando mal pra caramba, e ainda acho que o time não evoluiu apesar da vitoria. Vamos celebrar a vitoria, mas está dificil acreditar que o time vai evoluir nas mãos do Zé Ricardo.
O time está mais do mesmo . Agora com todos jogadores liberados o Vaz sai para entrada do Rodolfo , o MA deveria dar lugar ao Ronaldo ou Rômulo , o Renê dar lugar ao ao Trauco , o Everton ir pro banco enquanto VJ vai para ponta esquerda e o ER vai para ponta direita e o Guerrero no lugar do Damião .
as peças podem até melhorar mas falta capacidade técnica do aprendiz para ler os jogos e mudar o jogo com substituições, sem isso vamos continuar estagnados….
O próprio Manhães já falou aqui, será um motorista de fusca pilotando uma ferrari.
Falou tudo…
Tbm acho que não evoluiu taticamente. Só mostrou mais vontade e a bola entrou. Zé tem q fazer o meio campo criar, o que não acontece a muito tempo
Parabéns mengão hoje não faltou o detalhe que vinha faltando nos tropeços. Gols e 2 por cima pra deixar a partida liquidada. Futebol, padrão de jogo, raça e vontade nunca faltou o que sempre faltava em derrotas e empates era o gol e hoje fez bem o dever de casa. e a torcida está de parabéns tb. Não vaiou e nem reclamou nenhum momento nos 90 minutos de jogo. É so continuar nesse ritmo que daqui 5 rodadas já vamos estar no encalço do tal de “timão”. Corinthians é igual a foca: sobe faz uma gracinha e depois desce!!!
O que é mais notório é que muitos dos que aparecem pra cornetar e xingar nas derrotas simplesmente não aparecem aqui pra comentar nas vitórias.
O que é triste. Entendo a frustração e até que neguinho exagere nos comentários quando o time vai mal. Mas não comemorar quando ganhamos? É torcedor do Flamengo ou simplesmente quer se auto-afirmar e só fica feliz se mostrar aos outros que estava certo?
É por aí mesmo, infelizmente.
Por isso que a Diretoria está certa ao não dar ouvidos a tudo que pedem e reclamam, pq senão sequer teriam feito o que fizeram até hoje.
O problema é que o ZPanela vai colocar o garoto no banco para continuar escalando o intocável Everton que não vem jogando porra nenhuma . O certo seria colocar o garoto em sua posição ( ponta esquerda ) e o Everton Ribeiro ( ponta direita ) . Esses corredores Everton e Berrio são jogadores para segundo tempo pegando os adversários cansados . Não podem ser titulares tendo VJ , Everton Ribeiro e Geuvanio nas pontas .
berrio deve ser o reserva mais caro do Brasil.
Não é não….o Borja é o reserva mais caro do Brasil no momento….daquele time do Ateltico Nacional só o Guerra está jogando constantemente…
esses caras do atletico nacional devem ta rindo a toa…
Perfeito. Parabéns amigo
É mãe Diná para ver o futuro agora ?
ansa