Zé Ricardo afirma que “quase pediu demissão”

Compartilhe com os amigos

Em entrevista exclusiva para o jornal O Globo, Zé Ricardo, fala como é ser técnico do Flamengo. Relata também sobre a pressão que sofreu e ainda sofre bastante da parte dos mais de 40 milhões de torcedores rubro-negros. A queda na Libertadores, e as atuações abaixo do esperado, colocaram Zé numa situação de extrema cobrança. Na entrevista, ele inclusive revela que que pensou em pedir demissão. No entanto, agora o comandante vê o time novamente em crescimento, buscando evoluir a parte ofensiva do elenco.

Confira logo abaixo a entrevista completa:

No período de maior pressão, o que mais machucou você?

Ninguém gosta de ser criticado o tempo todo, mas faz parte. Em alguns momentos ultrapassa o limite a ponto de você ter problema na família, quando invadem sua privacidade.

Você se refere ao vazamento do seu número de celular?

Foi uma invasão de privacidade. Começaram a chegar mensagens, algumas até davam força, outras agrediam e entravam até em ameaças à segurança. Tem que administrar e seguir.

Já imaginava que o investimento alto do clube geraria tanta cobrança?

Avaliava que seria ano muito difícil em relação a cobranças. A torcida espera muito de nós. Mas só o nome não vai fazer a gente ganhar títulos. Temos estrutura grande, mas que é tocada por pessoas.

No auge da pressão, você pensou em pedir demissão?

Olha, eu não sei se cheguei ao ponto 100, mas cheguei perto. Porque a gente estava fazendo um esforço grande para sair do momento ruim e, mesmo assim, estava com dificuldade. E comecei a pensar se era culpa minha. Mas o pedido de demissão é uma derrota pessoal muito grande. Eu me coloquei numa situação de meu filho me perguntar por que eu desisti. O que eu iria falar para ele, quando ele crescesse, para explicar? Refleti com minha esposa e não tomei a decisão. Confesso que a pressão foi muito grande, mas entendi que era uma questão de provar a mim mesmo que era capaz de seguir.

Foi após a saída na Libertadores?

Aquele foi um momento agudo, mas até ali eu não pensava em pedir demissão. Mas a derrota para o Sport teve uma repercussão muito ruim, uma insatisfação da torcida. E eu respeito muito a torcida. Talvez a palavra certa nem fosse pedir demissão, seria fazer um acordo com a diretoria para encerrar o trabalho. O clube me deu respaldo, a direção sempre foi honesta. A maior cobrança era minha. Eu estava tentando arrumar forças para continuar.

Você reviu o jogo com o San Lorenzo? Mudaria algo?

Revi algumas vezes, foi uma derrota dolorida. A gente não fez um bom jogo no segundo tempo, aceitou demais o jogo do San Lorenzo, mas até levar o primeiro gol não tínhamos sofrido. Não mudaria as substituições. Eu tinha percebido que Berríio tinha mudado o comportamento. E ele teve uma lesão de grau 2. A entrada do Rômulo era natural. E a entrada do Juan no final do jogo foi para a gente suportar aquela pressão. Não vejo que tivesse outras opções a fazer. Quanto ao Sávio, era ele ou Ederson, que voltava de lesão.

Como foi a noite pós jogo?

Não teve noite, não consegui dormir. Você fica pensando por que foi daquela forma. Foi uma dura lição. Sem dúvida, vai servir para a minha carreira.

Por que o time não evoluiu como imaginado em relação a 2016?

Tivemos jogadores que se lesionaram. A gente precisa reencontrar o bom futebol do ano passado e agora acho que estamos crescendo. Claro que foi difícil substituir o Diego. Além de toda a identificação que criou com o clube, fomos obrigados a suprir sua ausência com jogadores de características diferentes. Agora, está recuperando o ritmo.

Cuéllar tem jogado ao lado de Márcio Araújo. Com Éverton Ribeiro, além de Diego e Guerrero, será preciso ter dois volantes mais posicionados?

Esta é uma avaliação que temos. Para potencializar Éverton e Diego, além de Geuvânio, Guerrero, laterais que gostam de jogar na parte ofensiva, precisamos de equilíbrio. Estamos conseguindo, sofremos dois gols em cinco jogos. Nossa saída de bola ainda precisa melhorar, a segunda fase da construção das jogadas também. Mas estamos voltando a ter um jogo bem construído. O time andava se desfazendo da bola rapidamente, pela ansiedade. E um dos pontos importantes do nosso modelo de jogo era evitar a perda da bola, o contra-ataque, chegar ao ataque preparado para se defender.

Esperava contar mais com Rômulo?

Ele é excelente jogador e ainda vai surpreender muita gente. Estava com problemas para entrar na melhor forma, mas está voltando. Há coisas curiosas. No início do ano, conversei com o Márcio Araújo que queria colocar o Rômulo em condição o quanto antes, em dupla com o Arão, mesmo o Rômulo não estando na melhor forma. Talvez tenha sido um erro meu. Ele vinha bem. Contra a Universidad Catolica, perdemos sincronismo com a saída dele. E,na época, em jogos em que sofremos contra-ataques, como a final da Taça Guanabara, atribuíram à falta do Márcio Araújo. Mas o que havia era a precipitação no ataque. Sempre estive tranquilo quanto aos volantes.

Você concorda com as críticas de que Márcio Araújo prejudica a saída de bola?

Discordo. Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído. Contra o Santos, foi exemplar ao lado do Cuéllar. Temos cobrado para que não faça só passes curtos. Ele tem uma leitura de jogo após a perda de bola do time que poucos têm. Temos jogadores talentosíssimos como Guerrero e Diego, com certa dificuldade para marcar e o Márcio compensa isso de forma muito eficiente.

Houve trabalho especial com ele?

Primeiro, conversei com ele para ousar, arriscar. Naquela posição é necessário tentar mais. E durante três ou quatro meses ele fez complementos de treinos, com visão mais profunda do jogo, infiltração.

Após usá-lo como titular, você deu um passo atrás com Vinícius Júnior?

São vários fatores. Ele não está morfologicamente pornto. Tem dificuldade no jogo de quarta e domingo. Mas na função dele, tivemos lesões. Quando ele foi titular com o Avaí, tínhamos poucas opções. A gente entende que ele pode ser mais perigoso, agora, pegando o adversário desgastado. No confronto, tem a dificuldade natural do garoto de 16 anos. Minha preocupação é que ele evolua como atleta. Ninguém esperava que ele já fosse começar a decidir partidas para nós.

Pesou a vontade do Real Madrid para colocá-lo nos profissionais?

Eu conheço o plano de carreira do Vinícius desde que eu era dos juniores. Desde o fim do ano passado sabia que ele começaria a entrar no Campeonato Brasileiro.

Você defende que o Flamengo tenha iniciativa, construa jogo. Mas o time, por vezes, parece mais perigoso em contragolpes…

Estamos tentando ter as duas coisas. No ano passado, muitas equipes nos marcavam perto de sua área. E a gente precisava ter iniciativa, equilíbrio para não sofrer atrás. Neste ano, já vimos outros times marcando nossa saída de bola. E começamos a trabalhar formas de enfrentar a pressão do adversário.

Com os reforços, a expectativa de título aumenta. Como dosá-la num calendário com tão poucos treinos?

Até acho que as pessoas devem ter esta consciência, mas não tenho pretensão de achar que haverá tal paciência. A gente vai buscar entrosá-los nos jogos.

Éverton Ribeiro jogará como meia pelo lado direito? E Geuvânio?

Neste momento, é pela direita, mais aberto, que o Éverton vai se sentir mais à vontade. Numa função a que está habituado. É onde se adapta mais rápido, vindo também por dentro para criar. Geuvânio pode jogar pelos dois lados.

Como fazer o time não sofrer com Éverton ao lado de Diego e Guerrero?

Todos terão que fazer um esforço maior defensivo. O Éverton recompondo, o próprio Diego. E teremos que marcar com força o lado da bola.

Guerrero, Diego, Éverton Ribeiro e mais um meia, como Éderson ou Conca: é utópico vê-los juntos?

Isso demanda uma quantidade de treinamento que não sei se teremos. Em princípio é difícil.

Faltam jogadores íntimos do gol a este Flamengo?

Tudo é fase. A gente andou criando e não transformando em gol. Mas vejo muita qualidade no grupo, ainda mais com os reforços. Tem jogador que, quando está na grande área, parece outro momento do jogo para ele. É natural. Com calma e melhorando nosso jogo de ataque, voltando a jogar bem, os gols vão sair.

Com este elenco, qual a obrigação deste Flamengo? Promete títulos?

Nossa obrigação é ser competitivo. Buscar vitória a vitória. O Corinthians abriu, mas vamos pensar jogo a jogo. Prometo muita luta.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Ainda vai sair na imprensa que o Zé e o Márcio Araújo tem um caso, querem apostar? Esta é a única explicação para o inexplicável.

  • Vtnc, seu protetor de pereba…

  • Márcio Araújo é tão isso tudo que ele fala,que no lance do gol do Cuellar,o “marcinho”estava sinalizando pro Cuellar dar um passe pro lado….pqp,sorte nossa que a bola não estava no pé dele!

  • “Zé Ricardo afirma que quase pediu demissão”

    Droga! Faltou tão pouco…

  • Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. ..parei de ler quando esse monte de estrume falou que o marcio tem leitura de jogo que poucos tem. ..kkkkkkkk. ..depois dessa se ainda tiver algum lunático que defenda essa ameba de treinador deve ter titica de galinha na cabeça. …kkkkkkkk…”TÉCNICO MODERNO”…kkkkkkk…essa entrou pra história. ……kkkkk

    • Entendo as críticas ao trabalho do Zé Ricardo e concordo com várias delas, o que não concordo é a utilização de palavrões, ofensas pessoais e grosserias para se fazer entender.

      • Caio você está certo !!!!…me excedi…realmente não tenho direito de ofender colegas flamenguistas só por discordar da opinião …todos tem o direito de ter a opinião que achar certa….Se com o tempo o zé mostrasse pra todos aqui que era esse técnico que muitos defendiam e com isso mostrasse que eu estava errado em crítica lo eu não iria gostar que viessem me ofender….vóce Esta coberto de razão …mas em relação ao zé que é técnico de futebol não é o primeiro e nem vai ser o último a ser tachado com esses nomes…OBRIGADO POR ME FAZER CAIR NA REAL !!!!. .ABRAÇOS..

        • Boa, Silvio. Excelente gesto. Srn.

  • Ainda digo mais…
    Melhor opção de técnico disponível no mercado atualmente, pra mim seria Dorival. Marcelo Oliveira poderia dar liga também, embora qualquer outro técnico poderia dar certo como também ser outro fracasso. Todo técnico teve seu momento ruim e foi substituído justamente. E pra quem sempre usa o argumento da Europa que os técnicos demoram mais, já podem buscar outra desculpa, porque eles estão mudando também. O exemplo de arsenal está virando exceção.
    Agora falar mal de Dorival por seu trabalho recente é sacanagem. Argumento parcial e bem tendencioso. Porque ele o ano passado teve o time bem prejudicado por convocações e contusões e mesmo assim reconstruiu o time do Santos com a base e ainda ficou à frente da gente. Sem contar a diretoria sacaneando os jogadores que queriam sair do time, como Ricardo Oliveira e o próprio Lucas Lima. E também nem mencionei os salários atrasados e direito de imagem.

  • Torço pela recuperação do time. ZR precisa de psicoterapia, o comandante não pode ter essa instabilidade emocional.

  • Ele não é bobo sabe tudo de futebol , tem um grande futuro, é claro que técnico nenhum ficam para sempre no mesmo clube e só ver os numeros este ano dos 20 da série A 16 ja trocaram de técnico e não resolveu . Dos outros 3 clubes grandes do Rio eu só gosto do Abel um é fraco o outro é aprendiz de dançarino.

  • Da nojo desse fdp, só nós podemos tirar essa ameba e fazer o flamengo evoluir de vez!

  • Primeiro ele diz que não errou nas substituições, recuando o time e consequentemente chamando o San Lorenzo pro seu campo, e logo em seguida, diz que foi “uma dura lição”. Mas que merda de lição foi essa se você não errou, se faria tudo de novo?! Esse é sem dúvida o cara mais teimoso que eu já vi. Eu gostaria muito de vê-lo admitindo um erro, alguém tem algum trecho de coletiva em que ele faz isso, pra provar que estou enganado? Eu ficaria muito feliz.

    • Concordo plenamente, se ele não considera aquilo um erro, significa que ainda pode cometer as mesmas atrocidades fora de casa, como vai consertar um “acerto”.

  • Eu sou um dos defensores de continuidade de trabalho do Zé e vejo sim que ele pode evoluir com o decorrer do tempo porém tem um defeito grandíssimo em insistir com Márcio araújo e a pouco tempo com Gabriel em sequência de jogos para os 2 e pior que com cuellar, mancuello e Donatti que até foi embora não foi o mesmo. cade o critério que serve pra uns e não pra outros? por que rômulo e cuellar não puderam mostrar e terem sequência e Márcio araújo pode? não falo em mandar um embora e ficar com outro não falo em igualdade pra todos. ìdem pro vizeu. Damião sempre entra e vizeu por que não? Isso que mata nele em privilégios pra alguns que erram, erram e erram e continua e pouco pra outros que já mostraram sim qualidade e ele não dá sequência. Resumindo: usar mais o grupo e bom elenco que tem fazendo revezamento e não apenas dando prioridade pra alguns que nem em campo mostra tanto assim para serem intocáveis!!!

  • E porque não pediu? Seu namorado MA nåo deixou né?

  • ALOUUUUUUU BANDEIRA .. THIAGO MOTTA ACABOU DE ENCERRAR O CONTRATO COM O PSG….. PRIMEIRO VOLANTE DE MARCAÇÃO E QUALIDADE NA SAIDA DE BOLA… 34 ANOS, MARCIO ARAUJO TEM 34 ANO E É TITULAR ………… O QUE VOCES ACHAM ?

    • Uma boa !

    • Mais um reserva pro Marcinho ???

      • zé não teria coragem ahahahah seria queimado em praça publica !!

  • Pelas estatísticas o MA e fraco nos desarmes e roubadas de bola . Só é titular porque o ZR não consegue fazer um time compacto , ae precisa de grande velocidade para recompor , aonde entra o MA . Quem corre e a bola , alguém vê o Kross , Modric correndo feito louco ? Não ! Porque o time é compacto , não deixa vazios para o adversário . No time do Carille alguém vê o Gabriel correndo feito louco ? Ou no do Grêmio o Arthur , ou no Palmeiras de 2016 o Moisés ? Não ! Os times tinham compactação . Se conseguir isso pode escalar até o Rômulo que vai dar certo .

    • Boa observação pq o MA só cerca não desarma vide estatísticas, está no time para encobrir a falta de compactação do time.
      Só que como o MA não tem saída de bola, Diego tem que voltar o que acaba criando um buraco no meio de campo para o ataque assim criando um círculo vicioso de descompactação.

      • Exatamente . Ainda tem o fato do MA não fazer gol , não dá assistência e ser nulo na bola aérea tanto ofensiva quanto defensiva .

  • Caramba, se não fosse aquele penalti no jogo do Avaí, hoje estaríamos sem essa mala.

    Pérolas do entregador de colete incompetente e falso meritocrata:

    GE: Você reviu o jogo com o San Lorenzo? Mudaria algo?

    Zé Bosta: “Revi algumas vezes, foi uma derrota dolorida. A gente não fez um bom jogo no segundo tempo, aceitou demais o jogo do San Lorenzo, mas até levar o primeiro gol não tínhamos sofrido. Não mudaria as substituições.”

    GE: Você concorda com as críticas de que Márcio Araújo prejudica a saída de bola?

    Zé Bosta: “Discordo. Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído.”

    Sem comentários, o cara é muito arrogante, e mesmo diante do maior fracasso faria tudo de novo, além de brigar com os fatos e afirmar que baidu é importante.

    Agora, Zé Bosta, a pressão agora será quíntupla com os reforços. Ou mostra uma mudança radical, treinando jogadas, variações e põe em prática a meritocracia que vc apregoa mas não pratica, ou a chapa vai esquentar.

    • O pior é que não mudaria quer dizer não aprendeu po…nenhuma.

  • Em 10 jogos até agora no Brasileirão, enfrentamos 2 times que estão na primeira metade da tabela e 8 que estão na metade de baixo, ou seja, os adversários mais difíceis começarão aparecer agora.

    Vamos entrar em uma sequencia difícil no Brasileirão e estamos bem abaixo em nível de apresentação que se espera de um time que quer ser campeão.

    O que mais me deixa triste com o Zé é que o nosso fim na Libertadores poderia ser diferente se não fosse a insistência dele em Gabriel, Márcio Araújo, Vaz e Arão. Uma coisa é ser eliminado jogando com o que tem de melhor, outra coisa é passar aquela vergonha tendo coisa melhor no banco!

    O Flamengo só está onde está graças ao talento individual de alguns jogadores, pois a organização tática é mínima. Duvido que o Zé no lugar do Carille, Abel, Jair e Renato, ele estaria fazendo um grande trabalho.

    • O ZR só é PANELA , mais nada.

  • O pior de tudo foi o MA dizer que é flamenguista e declarar que a torcida do Corinthians é maior que a do Mengão. Não merecíamos um achaque desse.

  • Será que o ZR conversou com o Cuellar sobre a reserva eterna mesmo treinando bem ou só com MA essa consideração.

  • Só consigo comparar o MA…
    O ser que é capaz de sobreviver no Time e no Flamengo, tal qual o que resiste e sobrevive até à contaminação atômica…

    Márcio “O Barata” Araújo…

    • O MA é o queridinho protegido do Flamengo.

      • Ele tem um empresário forte.

        • Queria um empresário desse faz M…todo jogo é intocável e ainda tem um esquema especial de treinamento para evoluir com 34 anos.

          • Pois é!!! Quando ele evoluir já estará na hora de aposentar.

    • Chego a conclusão que o Márcio Araújo não tem culpa por ser ruim. Para o nosso azar, quem escala o Flamengo o considera fundamental e quem contrata/renova não entende nada de futebol!

      • Mais fácil que EU acredite na influência de “Ordens ou interesses Superiores”…
        Vivem futebol 24… digo 25 horas por dia…
        Ali não tem “Santo” ou “inocente”.
        Só cobra criada.
        Saudações.

        • Por aí

        • Eu prefiro não acreditar “Ordens ou interesses Superiores”, pois aí será uma decepção imensa.
          De fato essa paixão do Zé pelo Márcio Araújo é algo inexplicável.
          SRN

          • Infelizmente, às vezes, nossas respostas não são as que gostaríamos de ter…
            Saudações.

  • A procura do MITO q vai fazer um gif do MA escorregando na bola contra o santos.

    • O pior foi ele ter caído sozinho e ter pedido falta. É um comediante.

      • Foi ridículo…nível de sempre MA.

      • Exatamente Marcus !

      • Pior foi ele “orientar”o Cuellar a tocar a bola pro lado no lance do gol kkkk

  • Parei quando lí “…conversei com o Márcio Araújo que queria colocar o Rômulo em condição o quanto antes…”

  • Ele não tem essa dignidade para fazê-lo! Paneleiro desgraçado, não tem capacidade para dirigir o maior do mundo, muito limitado!
    Como pode exaltar assim esse Caramujo?! Aposto que pedirá a renovação para o Rodrigo Caetano, saiu escurraçado de todos os clubes que jogou.. eh incrível, qualquer treinador faria um trabalho tático melhor, identificaria as deficiências da preparação de goleiros… Todos estávamos enganados em relação ao ZR , teve início promissor, mas não passa disso.
    SRN

    • Por favor mano continue postando essas estatisticas e a esfregar na CARA dos que “defendem CEGAMENTE” essa farsa esse enganador.. ninguém merece jogar com 1 a menos todo jogo deveria ser contra a regras a fifa deveria punir todo arbitro que aceita o mengão entrar com 10 em campo. é covardia..

      • Os cara somem no Facebook quando mostro a realidade . Se MA fosse isso tudo , somado ao fato de nunca se machucar ou ser suspenso pelo cartão , ele teria tido uma grande carreira na Europa e até mesmo grande destaque no BR . Mas os caras vem com mentiras para sustentar a sua titularidade , ae eu não suporto !

  • MA + 10, simples assim

  • Se a pressão continuar um pouco mais ele pede demissão, isso é fato!

    Além disso, o fato do popular ZR, assim como MA, não ter NENHUMA simpatia genuína pelo clube (o que é diferente de ser torcedor do time, o que sempre soubemos que OS DOIS não são!) é mais uma razão para que se acredite nisso e torne a situação bem diferente dos casos recentes de Caio Jr e Ney Franco, que saíram bastante chateados do clube após muita pressão (justificada) da torcida.

    A minha parte eu continuarei fazendo aqui e nas diversas redes sociais.

  • ZR me parece um exemplo de pessoa. É merecedor de muito sucesso e felicidade.
    Mas cá entre nós, o cara não se ajuda….
    Ainda acho que, após um período como auxiliar técnico fixo, teria condições de ser um bom treinador.
    Por enquanto está devendo. E muito.

    • “o cara não se ajuda” – isso que me deixa chateado. Ai fica dificil

  • “Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído. ”

    Ah… não! Aí já é coisa para o psiquiatra.

  • Desistir o que Zé, isso não é coisa de macho não pow. Fica aí até te tirarem.

  • Zé acha q m.a tem 16 e vj 33…o trabalho intensivo era pra ser feito com vj..pra q isso se tem gente que já sabe fazer tudo isso no grupo..se isso não for preferência pessoal é o q?detalhe perguntado sobre Rômulo,novamente ele respondeu falando do m.a..imaginem o que deve passar na cabeça do Rômulo,ronaldo,mancu e até Cuellar..são 4 jogadores que sabem q lutam por só 1 vaga..
    Haja teimosia…

  • Vamos combinar, né. A Porra do Rômulo não tem capacidade de tirar Márcio Araújo desse time. Se em dois meses o Rômulo não melhorar a sua capacidade de jogo é porque ele não vai render nada não. Aí pode dispensar e procurar outro volante. Já deu tempo para mostrar alguma evolução.
    Ninguém aguenta o M.A, nem o Zé Ricardo. Mas acontece que nas entrevistas o técnico não pode falar mal do jogador. Aí você percebe que ele faz uma força extrema para dar explicações sobre o jogador.

    • É verdade Marcus, quanto ao MA ele não poder falar mal de jogador eu compreendo, mas porque ele o mantém de titular???????

      O Zé está falando nas entrevistas que o MA é primordial e importante para o time que qualquer outro jogador do elenco, por isso que ele o mantém de titular absoluto.

      Isso só tem 3 explicações possíveis:

      – ele tá recebendo “algum por fora” pra escalar ele de titular absoluto;
      – ou é uma paixão avassaladora homoafetiva;
      – ou não é ele quem escala e substitue os jogadores, ele é apenas um “fantoche”, um mero “pau mandado”, um “laranja” de empresários ou diretores e, por isso ainda não foi demitido.

    • 10 entre 10 boleiros escalaria o MA no seu time. Essa perseguição com o cara é coisa de modinha. SRN

      • Isso não é verdade, numa pelada, ao ser escolhido os times, 10 entre 10 boleiros escalaria o MA no time adversário!

        • A prática diz que é o contrário. Comentaristas boleiros elogiam o MA, os “nutelas” malham para criar polêmica com a torcida ou por burrice mesmo. Todos os técnicos escalam o MA. Faz um teste, coloca ele no gambá pra vc ver se ele não vai jogar. SRN

          • Eu só entendo um pouco de futebol e gosto muito de ver o Flamengo vencer sempre.
            Se você não gosta ou não entende disso, não posso fazer nada!

            • O que tem uma coisa a ver com outra? Adoro ver o Flamengo vencer sempre, mas isso não está condicionado a presença ou não do MA.

              • Do MA e do Zé!

                • Solução para o Flamengo é mudar de técnico? Quem vc colocaria?

                  • Como não contratamos um treinador conceituado e competente de alguns que ficaram livre de contrato neste ano, ainda podemos contar com o Marcelo Oliveira(o treinador brasileiro mais campeão nos últimos 10 anos) que está sem contrato.

                    • MO não conseguiu fazer o porco jogar. Os dois últimos trabalhos foram péssimos.

                    • Compreensível isso, o Gabriel Jesus era mais da metade do time e, metade do time se lesionou. Mesmo hoje o time e elenco do Palmeiras é de nível mediano, mesmo com todas as contratações que fizeram.

        • Douglas.

          Para mantermos o humor de nossas idiossincrasias, por onde anda o Mina? 😀

          SRN

          • Caro André, o Arturo MINA capitão da seleção equatoriana, ex-Independiente Del Valle, está no River Plate(Argentina).

      • Durante toda a minha vida joguei futebol de campo, salão e areia. No futebol de areia, logo no início da década de 90, inclusive já, por um curto período, fiz parte da seleção capixaba de futebol.
        Portanto, tenho bastante experiência, assim, quando vejo um jogador tenho o “feeling” para identificar se joga ou não ou se vai vingar ou não vai.
        O Márcio Araújo é um jogador medroso. Ele deveria jogar a série B ou C. Ele sabe que tem severas limitações e engana tudo e a todos por onde passa. Mas ele não consegue enganar o tempo todo.
        Faça um favor a você mesmo: vá ao you tube e digite o nome Márcio Araújo e verá uma coleção de vídeos mostrando as bizarrices desse pseudo-jogador.

        • Una pessoa que encara essa enxurrada de críticas e segue trabalhando não posso considerar um medroso.SRN

          • Por diversas vezes ele se esconde atrás do adversário na saída de bola. Isso para mim é medo.
            Ele por onde passa apenas aproveita o tempo de para enganar e receber salários.
            Mas não vou ser injusto, ele só tem uma qualidade que é a velocidade da roubada de bola nos espaços curtos.
            Só que para o time do Flamengo evoluir necessita de um volante que saia com a bola na vertical, pois somente roubar a bola não é para a grandeza do Flamengo que joga pra cima do adversário.

            • Ora. Não estou dizendo que é o suprassumo dos volantes. Rômulo, Cuéllar e Arão são infinitamente mais técnicos. Mas é justamente essa falta de velocidade na recuperação que eles não conseguem dar ao time. Fazendo isso eles ganham a posição pq é uma necessidade do esquema. SRN

        • Marcus, você só se enganou quando falou que ele deveria jogar série B ou C, pois, até os reservas de 1º volantes de times dessas séries são jogadores com mais técnica e fundamentos que o MA!

          Aquele abraço

          • Exato, Douglas Galvão. O cara realmente não tem nenhum parâmetro para comparação. É um peladeiro sonso de fim de semana.

      • Ah, complementando…vejo talento no treinador Zé Ricardo e acredito sim que será um grande treinador. Mas o melhor para ele, ao invés de pedir demissão, seria pedir para ser auxiliar e continuar no Flamengo.
        Poderia pedir capacitação e investimentos para se tornar um treinador 100% Rubro-Negro de formação da casa.
        Zé Ricardo tem limitações e ele reconhece isso ao ficar na iminência de pedir demissão. É porque não tinha mais nada a acrescentar. E isso vemos a cada jogo.

      • Escalaria ? Porque foi chutado do Atlético MG ou Palmeiras ? Ou porque não foi pro exterior ou pra seleção brasileira . O Petkovic disse o mesmo , mas solicitou o empréstimo do Cuellar .

        • kkkkkkkkkkkkkk. É isso mesmo, Rodrigo, o Pet poderia ter pedido o Márcio Araújo e não pediu. A coisa é muito clara e vemos a verdade crua e nua a cada dia.
          No jogo contra o Santos o Márcio Araújo não comprometeu, mas teve um lance trágico no qual ele sugou a bola com o cú.

        • Tão óbvio que nem precisaria explicar. Quem estava ocioso no elenco? SRN

  • Mimimi mimimi mimimi

  • Sincero. Pessoas como o Zé devem ter sucesso na vida !

    E até concordo que devem proteger o jogador e tals, mas essa dele com o M. Araújo já ta beirando ao ridículo !

  • Boa entrevista do Zé, espero que ele continue dando evolução para a equipe e que possamos superar os momentos difíceis.

  • deveria ter pedido demissão depois dessa frase ” Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído. Contra o Santos, foi exemplar ao lado do Cuéllar.” como que ele foi exemplar um 1º volante sem 1 desarme sequer em um time que tava jogando mal é ridiculo

    • Acho que não é só ele que pensa isso, todos os treinadores que passaram pelo Flamengo usaram o MA como titular. Ele até tentou com Romulo no início do ano, mas o Romulo não ajudou.

      • ele poderia ter testado também no carioca o Ronaldo que é uma baita jogador sem duvida vai ser mais um jogador que vai sai do Flamengo por não ter chances e vai arrebentar uma pena

        • Baita orra nenhuma. Ronaldo é um jogador em formação assim como o Thiago que não tem bagagem para ser titular. SRN

  • pela entrevista, o baidu só sai do time se cair uma bomba atômica no campo ou o zé panela tomar uma dura do bandeira, o mesmo vale para o everton ( o coelho de desenho animado).

    • Tem ser que sobrevive até a bomba atômica ….

  • Depois dessa…que Deus ajude o Flamengo.

  • Depois dessa…que Deus ajude o Flamengo.

  • Complicado. Vivemos uma escassez de títulos depois da era Zico. Um título aqui e outro ali, apesar de muitos estaduais e a torcida dando cada vez menos importância a eles. Fomos afortunados por pessoas que querem o bem do clube o assumirem. Após 2013, cada ano o time foi melhorando em qualidade, aos poucos. Também fomos guerreiros. Entendemos a diretoria. Entendemos que havia uma dívida quase bilionária a ser paga. Tivemos paciência. Finalmente em 2017 com algumas peças chegando aos poucos, apesar de termos basicamente o mesmo time de 2016 até poucos dias. Sei que é difícil cobrar um pouco mais de paciência. Mas, ainda que tenhamos o melhor elenco do país, após as novas chegadas, o time ainda vai demorar pra “pegar liga”. Vejamos o caso do City. Tem um dos melhores elencos da Europa, para alguns o melhor treinador, mas na temporada 16-17, não ganhou nada. Então, irmãos rubro-negros, apoiemos o Flamengo, independente do treinador que ali está. Tempos vitoriosos virão!!!

    • Conversa de torcedor de TREINADOR e não de torcedor do Flamengo!!

      • Take easy Douglas. É a opinião do cara.

        • Paulo, não podemos compactuar com quem quer ver o Flamengo se dar mal com o Zé de treinador e o MA de titular absoluto!
          Nós temos elenco pra ser campeão invicto de qualquer competição tanto aqui no Brasil, como na America do Sul.

      • Concordo com a opinião do novmbre colega o que tem haver torcedor de treinador com a citação do Manchester City? Tem muitos outros exemplos… tem gente que pensa que futebol é matemática . .. coloca os Cara a bons e eles ganham tudo….
        Seleções e times com os melhores do mundo as vezes não encaixam oi demoram a encaixar….
        Para de falar bobagem e ser torcedor que mais atrapalha do que ajuda

      • Opinião diferente? HEREGE! QUEIMA ELE JESUS!

        • Voltou o tempo da inquisição??

      • Eu defendi que se torça para o Flamengo.

    • Não é mesmo fácil pedir paciência. Qual a sua reação ao ver que seu meia é o melhor do país, Convocado sempre que possível? Que seu camisa 9 é a estrela e maior jogador da história de seu país? Que seu clube é o novo rico do país e mesmo assim, bate na trave ano sim, ano também.
      Cara, eu acompanhei o Flamengo em 2007. Naquele ano, Joel Santana jogava com 4 volantes e Souza Caverão no ataque. Saímos do Z4 pra Libertadores.

      Agora temos um no Boca Jrs no time, a ansiedade é algo muito natural. Não vamos tolerar, talvez fracassar outra vez na Sulamericana.

      “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades…” (Ben Parker, Homem Aranha, 2003)

      • Antes o Flamengo chegava por acaso. Agora, estamos COMEÇANDO a chegar com favoritismo nas competições. Quando vc lembra de citarem o Flamengo como favorito em TODAS as competições. Eu não lembro. Tenho 34 anos e não lembro. Estamos começando a ser um dos favoritos. Com isso, a probabilidade de ganhar competições vai aumentar, já aumentou. Esse ano já virão alguns.

  • Isso que é Técnico dizer que Márcio Araújo foi Exemplar contra o Santos!Meu Deus agora podemos ver o grande Técnico que temos ele é tão apaixonado pelo Márcio Araújo que Cuellar arrebentando com o jogo e ele pensando que era o Márcio Araújo quando o Cuellar fez o gol o Zé Pilantra foi dar Parabéns para o Márcio Araújo pelo Gol.

    • Critico muito o MA, mas contra o santos ele jogou muito bem sim isso é fato. Vamos analisar o jogo, não é pq achamos o cara uma merda que todo jogo ele vai jogar mal e blablabla. Eu sei que ta todo mundo de saco cheio, mas vamos com calma, parece que é proibido agora tu elogiar o MA, se jogar mal eu vou criticar, mas quando jogar bem eu vou elogiar e contra o santos pra mim ele jogou muito bem.

    • A pergunta foi sobre o Márcio Araujo é ele ainda citou o Cuellar… para de falar bobagem

  • Isso que é Técnico dizer que Márcio Araújo foi Exemplar contra o Santos!Meu Deus agora podemos ver o grande Técnico que temos ele é tão apaixonado pelo Márcio Araújo que Cuellar arrebentando com o jogo e ele pensando que era o Márcio Araújo quando o Cuellar fez o gol o Zé Pilantra foi dar Parabéns para o Márcio Araújo pelo Gol.

  • Se o Márcio Araújo for pro banco, 60% das críticas acabam. FATO

    Rumo ao hepta.

    • E ele é burro em nao perceber isso.

      Tira o Ma e ve se o time melhora, o que é a tendência. Se nao melhorar ele volta com o mito.

      O que não pode é ter um jogador ruim daquele titular absoluto.

      • Esse é exatamente o ponto.
        Todas as vezes em que MA saiu do time, fomos melhores em campo.

      • Aí é que fica claro para mim que deve ter dedo de empresário na escalação do baidu.

        • Eu ja acho que ele é so medroso mesmo e confia na pseudo seguranca que o inominavel da.

    • 70/80% AMIGO.

  • Teve um lance no jogo de quarta que o Diego tomou uma pancada no braço e no estádio a torcida no meu setor ficou desesperada, a gente berrava “Vamos lá Diego, não foi nada, vamos pro jogo” Pela entrevista eu só imagino o desespero do ZR. O Diego não pode pegar uma gripe, não pode tomar cartão senão nós estamos realmente f… Nas entrelinhas da entrevista o próprio tecnico admite que não tem uma solução pra isso, o que é uma prova cabal de incompetencia.

  • Por que não pediu? Incrível que pra elogiar Marcio Araújo, ele tem que criticar outros de nível incontestável.

    • Cadê a crítica que ele fez aos outros… mostre essa parte na entrevista?

  • É perdemos esta oportunidade, faltou um pouquinho, que pena .
    Caramujo evoluiu? É importante?
    Hummm a bola literalmente pune, bate tanto nesse garoto que ate estou afim de pedir para trocar a cor da bola, colocar ela azul e branca cor da PM

  • Depois dessa entrevista, ao meu ver, não é um técnico que vai fazer o time render tudo que pode. Técnico não tem que ser amigo de jogador, não tem que ser psicólogo.

    Um técnico que acha que Marcio Araújo é um modelo de atleta e que tem evoluído. Leitura de jogo? O cara quer que o Diego e o Guerreiro volte pra marcar? Usar Diego e Guerreiro como ponto fraco de marcação pra dizer que Caramujo é indispensável ao time titular? Esse cara é maluco. Estamos F U D I D O S ! Não vamos tirar o máximo dos jogadores que tem no elenco com esse técnico.

    • CONCORDO TOTALMENTE!!!!!!!

  • Faltou coragem do banana pra mandar ele embora.

    • Não po , a banana é apenas pra TORCIDA E PARA OS FALSOS RUBRO NEGROS, QUE NÃO APOIAM A SUA LOUCURA !! SRN

      • E agora eu sou obrigado a ler do nosso técnico que o Márcio Araújo, aos 34 anos de idade, faz treino especial pra aprender a sair jogando pra frente, quando tem pelo menos 2 jogadores na reserva que fazem isso desde que nasceram. Brincadeira isso.

    • Independente se o Zé deveria ficar ou não, convenhamos que demitir o treinador, ainda mais sendo um inexperiente, é a coisa mais fácil do mundo pra diretoria fazer, tira quase toda a pressão sobre ela. Coragem é preciso pra manter mesmo com as críticas.

      • No fundo isso é verdade, mas tem horas que decisões precisam ser tomadas, e o Flamengo já demitiu técnicos com muito mais peso do que o nosso porque era necessário mesmo.

        Agora pode ser que o time engrene, ou pode ser apenas o fator Ilha, ainda vamos saber, mas de qualquer maneira, uma eliminação tosca na primeira fase jogando medrosamente, colocando volante e zagueiro aos 40 do segundo tempo pra segurar resultado , era mais do que motivo pra trocar, e ele ainda demorou a acertar o time nos jogos seguintes.

  • Que coincidência, depois do jogo contra o Sport tive a certeza de que não dava mais não. Aquela foi uma partida horrível!

    Pra quem critica e quer a saída do técnico: vocês torcem pra estarem errados?

    Por que eu torço muito pra que eu esteja errado. Afirmei que depois do jogo contra o Sport não evoluíramos mais com ele, queria que fosse feita uma troca (mesmo que todos aqui sabemos que trocar técnico não é e nunca será solução óbvia dos problemas, salvo casos padrão “Marcelo Oliveira” no Atlético e no Palmeiras).

    O time contra o Santos foi muito interessante e apresentou várias e várias qualidades do ano passado que não foram vistas faziam um bom tempo. Isso é constatação.

    Dito isso, a torcida se divide. Uma parcela quer estar certa, ter suas vontades atendidas, entoando frases clássicas de “bota os melhores” kkkkkk uma outra tenta ser mais paciente, observar mais sem deixar de torcer pro Flamengo, esquecendo quem é o técnico ou o volante, aliás, é esse o papel primordial da torcida, ou não?

    • amigo, concordo com você. Por outro lado, eu, como torcedor, perdi a confiança no técnico….mas torço para estar errado. SRN

    • Eu quero estar errado, de verdade. Achei o jogo com o Santos muito bom. Se emendar 10 jogos seguidos nesse nível, dentro e fora de casa, vou começar a acreditar que tem uma mudança em curso, inclusive na cabeça do ZR e vou ser o primeiro a admitir.

      • Igual ao Berrio.

        E pouco ainda, mas o jogo de quarta já foi o suficiente pra eu voltar atrás e reconhecer as bobeiras que eu tava falando sobre Cirino colombiano e tal kkkkk

    • O ruim é que há um mês de abismo entre os jogos da copa br (calendário by CBF), quero mto ver como vamos nos portar na vila, pq uma das maiores criticas (e creio q isso seja unanimidade) é o fato de ficarmos só na defesa quando o jogo é decisivo.

    • Ruan, uma parte da Torcida quer ver o Flamengo vencer vencer vencer, os verdadeiros Rubronegros.
      A outra parte, os Ricardetes, se unem aos “arco-íris” e querem que o treinador e o MA continuem tirando as chances de vitórias do time e os consequentemente os títulos.

      • É você agora que não está respeitando as opiniões alheias e dizendo que quem defende o treinador não torce pro flamengo.

        • Acho q ele quis dizer que quando o Flamengo vence, as “Ricardetes” se empolgam demais e começa a sentir o cheirinho .

          • Também!

          • Da mesma forma que depois contra o Santos os comentários aqui reduzem absurdamente.

            Flamengo perde para o Sport: 400 comentários.

            Flamengo ganha do Santos pelo jogo de ida da copa do Brasil: 100 comentários (metade dele criticando o técnico por que ia tirar o Cuellar)

            Tô tentando entender isso. Na derrota o debate fica melhor? Por que acabou o jogo quarta e eu vim aqui doido pra ver os elogios, as análises do jogo e tal.. não tinha nada disso.

        • Isso é a mais pura verdade!!
          Quem defende o treinador e o MA, não é um torcedor do Flamengo de verdade!!

    • Meu amigo, o Flamengo não consegue manter equilíbrio entre as partidas. Tem jogado muito mal. Será que o time consegue manter a mesma pegada que teve contra o Santos nas demais partidas? Só vendo.

      • É isso que eu tô falando, meu caro:

        Eu vou torcer pra manter, por que o jogo contra Sport e Bahia foi um mais horrível que o outro.

    • Achei que depois do jogo contra o Avaí, o Zé fosse rodar e que tinha que rodar, pq foi um jogo horroroso, sem padrao nenhum, time um bando em campo e naquele momento pensava que o time ava perdido com ele e que nao dava sinais de melhorar. Hoje eu vejo que falta no flamengo é regularidade, como joga tão mal no domingo e tao bem na quarta seguinte? temos que analisar com calma, nem tudo de ruim que acontece no mundo é culpa do zé.A gente fala que tem que escalar os melhores e pensando nisso hj o zé faz isso (só achei que demorou pra tirar o arao que vem jogando nada), hj único que eu vejo que pode tomar o lugar do MA é o Rômulo, que considero muito bom jogador porém entrou muito mal, fora de ritmo, do ronaldo nao tem o que falar, quase nao jogou e quando jogou não gostei, “aaah, mas tem que dar mais oportunidades e bancar” ate concordo, mas tinha que fazer isso no carioca, agora acho errado. O Cuellar de primeiro homem acho muito fraco, nao gostei mesmo, perdido, sempre dava bote errado, era muito facil passar por ele. Agora no lugar do arao, ele foi bem, sempre falei que achava o cuellar muito mais segundo homem. Agora vamos ver,como o time do flamengo vai se comportar domingo, pq o que ta faltando é regularidade. SRN

      • Eu acho que jogando na Ilha do Urubu temos tudo pra manter um bom nível de atuação, quero ver nos jogos fora.

  • Diego só joga bem graças ao Caramujo kkkkk esse Zé Ruela defendendo o macho dele é ridículo.

  • Criticas são bem vindas, pontuar bizarrices na escalação, indagar decisões tomadas, etc…mas a partir do momento em que enchem o celular dele com msgs ofensivas e atacam sua família/vida pessoal perdem a razão.

  • ZR não é técnico para o Flamengo. O cara até parece ser uma boa pessoa, deve ter um bom transito com os cabeças do grupo, mas falta rodagem e principalmente ousadia. Ele sabe que tá com a corda no pescoço e tudo vai depender cada vez mais do desempenho individual dos caras que podem resolver os jogos.Estamos numa encruzilhada, o ideal seria ter no departamento de futebol gente que entendesse minimamente do assunto pra fazer essa avaliação do trabalho dele, sem paternalismo, uma análise crítica e justa. As perguntas que tem que ser feitas são as seguintes: Esse cara já tem mais de 1 ano de trabalho, ele tira o máximo desse time? Ele tem condições de fazer esse time crescer? Pra mim a resposta pra essas perguntas é clara mas acho que a diretoria pensa de forma diferente. Então se o time ganhar fazendo jogos pavorosos como contra o Bahia eles não vão mudar, pra mudar tem que acontecer uma sequencia trágica tipo umas 5 derrotas seguidas e pela qualidade individual do grupo isso vai ser dificil de acontecer.

  • Quando esse cara abre a boca pra falar de futebol me decepciona profundamente, as ideias são rasas e atrasadas, ao contrário de treinadores mais jovens que ainda não tem o necessário pra serem grandes técnicos mas ao menos tem ideias modernas, já viram uma entrevista do Roger do galo falando de futebol? Já viram a do Fernando Diniz ? As diferenças de filosofia são gritantes, Zé Ricardo nunca argumenta, apenas defende as coisas óbvias que faz, um ano após o seu trabalho, eu perdi a confiança por não ver nem sequer a vontade de ser gigante, apenas o medo de perder o cargo, lamentável, não fazemos mais treinador em casa…

    • Ze Ricardo quer ser um novo Joel Santana. Um Paizão, mas só pai.

      • Respeito demais o Joel pelo que já fez, com essas idéias atrasadas, Zé Ricardo não terá uma carreira que o Joel já teve.

    • Perfeito. A grande questão é essa.
      A imprensa gosta de elogiar o Zé como um treinador moderno apenas porque ele é um jovem treinador e o mantra é que temos de copiar a europa e demitir menos.
      A análise do trabalho executado (o mais longo do futebol brasileiro) mostra um técnico limitado (só joga em um esquema), covarde e retranqueiro (invariavelmente coloca o time na retranca quando toma gol ou vai jogar fora de casa).
      É um jovem treinador com mentalidade velha.
      Temos enormes chances de fracasso.
      SRN.

      • Disse tudo!!

      • Complicado mesmo, treinadores mais capacitados não tiveram o tempo e nem os jogadores que o Zé está tendo, e mesmo assim foram demitidos por muito menos.

  • O Zé colocou o Trauco pra fazer a parte ofensiva que caberia ao MA, que seria começar as jogadas de trás e colocou o MA pra ajudar a parte defensiva do Trauco

    Nunca gostei do MA, simplesmente pq ele não é jogador de futebol e só um corredor, eu queria muito o Ronaldo na vaga do MA, mais tá claro que isso não vai acontecer a não ser na Primeira Liga e talvez na Copa Sul Americana (que o MA prefere perder pra descansar)

    Então o jeito é aceitar… e torcer pro MA fazer o dele, time pra ganhar de todo mundo tem com sobras

  • Márcio Araújo é inexplicável.
    Pior que se ele for se aposentar no Flamengo, tem mais ou menos uns 4 anos ainda pra ele continuar como dono da posição.

  • então o seu Zé quer dizer que Diego e Guerrero tem algumas dificuldades e o Marcio Araujo é craque.

    • Isso é um paixão inexplicável.

    • Não foi isso que entendi. Ele deixou claro que cobra do MA algumas iniciativas que ele não apresenta, como passes mais agudos, infiltrações,etc. Inclusive citou que humildemente o MA faz trabalhos específicos para tentar corrigir algumas dessas falhas. Em relação ao Diego e ao Guerrero, a eles não será exigido trabalho específico de marcação agressiva que é deficiência dos dois, pois, o MA tem essa virtude e faz uma leitura de jogo, coberturas e posicionamento muito úteis ao time. Simples e sem distorções!!! SRN!!!

    • Errado tá o Guerreiro que tem que sair da área direto porque os pontas voltam pra marcar e o Diego virá volante.

  • O que é melhor, ter bom aproveitamento em uma larga escala de jogos, não ganhar nada e passsar vexames ou ganhar alguns jogos, ter um aproveitamento questionavel e ganhar titulos ?

    • Sempre ganhar títulos. A questão é que na primeira opção, a chance de títulos aumenta muito, principalmente pontos corridos.

      • como ? ja que em jogos eliminatorios, o time passa vergonha … ou em jogos chamados de 6 pontos, o time entrega ? como que aumenta ? é muito relativo, são varias variveis…. voces usam dados para defender o zé ricardo, sendo que o flamengo nuca EVOLUIU NA MÃO DELE(apenas deixou de perder sempre)… e tem chances reais de ganahr nada esse ano…. vai falar do campeonato carioca:? pfvr né

        • Chances reais de ganhar nada ? 3 no brasileiro, classificação encaminhada na copa do brasil, disputando a sula…. menos emoção por favor.

  • Flamengo não vai ganhar nada enquanto ele tiver lá, temos elenco para ganhar de todo mundo e não é isso que acontece, em 10 jogos já temos 5 empates. Aí me vem o técnico é fala que MA é importante, tanto ele quanto o MA e Bandeira, deveriam falar a boca e não dar entrevista, só falam M.

  • Eu li uma contradição grande,ele disse que quase pediu demissão por ouvir muita crítica da torcida,e que respeita a torcida,se ele respeita a torcida por quê M.A é titular?

    • Só existe 3 explicações pra isso:

      – Ou ele está faturando “algum por fora” para escalar o MA de titular;
      – Ou é caso de homoafetividade;
      – Ou não é ele quem escala o time, ele é só um fantoche, um “pau mandado”.

    • Ele disse isso “Ele tem uma leitura de jogo após a perda de bola do time que poucos têm.” Concordo com ele nessa parte, mas e claro que o MA tem dificuldades em todas as outras coisas.

    • Respeitar não é ser “Maria vai com as outras”. Se ter respeito é isso, significa então que ao abrir o jornal, o Coluna, as redes sociais de maneira geral, o treinador imediatamente barrará o jogador que estiver sendo crucificado naquele dia. Podendo ser o MA, o Arão, o Vaz, o Muralha, o Mancu, o Gabriel, o Cuellar, o Thiago, o Pará… E pasmem, teria barrado em outros tempos, Zico, Júnior, Adílio, Tita, Mozer… Que um dia já assisti também serem crucificados.
      Então vamos trabalha e deixar os profissionais do C.R. do Flamengo trabalhar!!! SRN!!!

      • Exatamente isso. Escalar jogadores do celular sem acompanhar nenhum treino e muito facil.

        • Se treina bem e joga mal tem que sair, se joga bem e treina mal tem que ficar ne.

          Vale é jogo.

  • sempre torço para o Mengão, faço figa, vou até o fim, mas não aguento mais o Zé. Essa insistência e teimosia dificultam demais. Enfim, SRN.

  • ACHO que o bandeira quer um ALEX FERGUSON, MAS TEM EM MÃOS UM ARSENE WENGER …………..Se for isso mesmo, estamos FRITOS haahhaha

    • boa comparação. SRN

    • E o Flamengo tá ficando muito parecido com o Arsenal, grana, contratações superestimadas e sem nenhum título.

      • logico,estamos com a mesma caracteristica ….. alguma partida ou outra ganha bem, outras ganha jogando mal, ganha um campeonatinho de varzea, quem sabe uma copinha ali, tem alguns jogadores que são acima da média que resolvem, outros que levam o time para o buraco, passam vexame na champions league, os rivais vivem esculachando e pintando a cara dele e do arsenal….. acho que o projeto do bandeira esta seguindo o curso certo !!

      • O Arsenal tem um investimento inferior a uns 5 times da Premier, se for olhar a Europa é que fica atrás de no mínimo uns 15

        • TA FALANDO BESTEIRA…. ele que não quer gastar, acredita que vai fazer um super time gastando pouco, mas o dedo e a figura wenger ta queimada no mercado, não consegue mais atrair bons jogadores para o seu projeto.. arsenal tem camisa, estadio, torcida, patrocinador e DINHEIRO…. ele agora quer o Mbappe a todo custo, agora que apareceu o DINHEIRO É ? ta certo ahaha

          • Mbappé já é do Real

            • sim, só estou falando que ele disputou um jogador com valor de 100 milhoes de euros pra cima…… ele que é um cabeçudo e não ver que ta errando… olha a entrevista do zé ricardo, é a mesma linha perigosa de se pensar futebol…..pensar muito pequeno, tanto o arsenal como o flamengo não merece gente assim !!

          • Quer MBAPPE? Vai ficar querendo, você me viu falando em arrecadação ou investimento ? É só ler, não é difícil, Arsenal investe muito pouco, ao contrário do Flamengo, comparação errada.

            • CLARO QUE VAI FICAR QUERENDO…. O CARA JA PE DO REAL MADRID HAAHHAHA

            • FLAMENGO TA APENAS INVESTINDO FORTE, ESSE ANO !! DIEGO VEIO DE GRAÇA, GUERRERO DE GRAÇA….

              • Mas folha salarial também é investimento

        • Tem investimento inferior por fazer questão de sempre apostar.. Tem a terceira maior receita da Inglaterra, atrás dos dois Manchester, muito perto do City… e a 7º maior do mundo
          Mas isso não é coluna sobre o Arsenal então deixa pra lá

          • Falei em investimentos, não arrecadação.

            • sim, mas não esta certo seu comentario….. voce deu a entender que não investe pq não tem o capital pra investir !!

              • Os motivos pra não investir eu desconheço.

            • “Tem investimento inferior por fazer questão de sempre apostar… ”

              Tenho a impressão de que vcs estão falando a mesma coisa, só não perceberam ainda.

              • Não amigo, os conceitos são muito diferente

      • Tem uma outra característica em comum entre Flamengo e Arsenal que você esqueceu de listar, queé ter os jogadores de vidro no elenco.

        • E um jogador super rápido, Berrío no flamengo e Bellerín no Arsenal.

  • Contra o Santos, foi exemplar ao lado do Cuéllar ????? Acho que vi outro jogo, Marcio Araujo pega a bola na defesa vem pelo meio, tropeça na bola e cai (exemplar), o que mais me indigna nesta declaração e que até concordo que tem momentos que ele (Marcio Araujo é importante) lapso de momentos, penso também que o que mais chateia a torcida e ver um jogador sempre perder a bola e não lutar por ela, acha que o juiz vai dar falta sempre que ele quiser, no lance contra o santos o cara cai sozinho e ainda fica reclamando com o juiz, infelizmente não consigo entender o jogador, não consigo entender o técnico por não colocar Rômulo e Cuéllar como titulares e não entendo “neste caso” a diretoria com uma omissão e um semblante sempre nas entrevista de derrota, acho que nos habituamos e nos conformamos muito com as derrotas, com esse elenco que ele tem no mínimo 2 títulos por ano deveria ter. Mais enfim somos flamengo e temos que apoiar até o final.

    • esse cara é um FDP !!

    • É so pegar as estatisticas, cuellar contra o santos 1 gol, 8 desarmes, 2 chutes , 47 passes certos, melhora a saida de bola. e Caramujo bem a estatista dele é a seguinte : MACHO ALFA DO ZÉ. não fez nada dentro de campo nulo inexistente menos 1..

      ps: menos 1 pra nós. e .+1 pro adversario ajudando nos passes errados nos tropeços, e na sinalização de guarda..

      HÁ¹²³

  • Galera eu já critique .. mas agora o momento é outro ..o time tá voltando prós trilhos. Vamos apoiar . Cuellar ganhou posição muralha saiu Vaz saiu .. arão saiu .. o Zé tá ouvindo a torcida .. o Araújo vai sair tbm .

    • o Araújo vai sair tbm

      Esse não sai, desiste.

  • Vamso deixar o zé trabalhar e vê no que dar galera! Eu confio!

    • se fosse em uma empresa séria, ja teria sido demitido !!

    • Deixaram o molusco trabalhar e veja o que aconteceu com o Brasil.
      Se deixarem o Zé continuar NÃO VAMOS GANHAR NADA DE TÍTULOS!!!!!!!

      • HAHAHAHHAHAAHAHA FOI LONGE, mas passou o RECADO !!

        • Nico, algum dos Ricardetes(torcedores do treinador e não do Flamengo) pode até dizer que ele ganhou o carioca, mas se você olhar direitinho, ele não tinha nem direito de disputar as finais do título do carioca, pois, o Flamengo não ganhou nenhum turno e só foi disputar o título porque esse ano mudaram o regulamento.

          • e quem dar valor para carioca hoje em dia ? campeonato que o flamengo é obrigado a ganhar, pelo investimento que tem hoje, não pode perder ou aceitar perder NENHUM JOGO NESSA POHA, SIMPLES ASSIM !!

          • E ganhou o carioca na Bacia das almas.
            Com esse elenco nosso era pra nadar de braçada, mas mesmo assim caímos pra Vasco e Fluminense.

      • Ganhamos o carioquinha ja kkkk

  • Que jogador é esse!
    Pernambucano, Juninho.
    Sobre Márcio Araújo

  • SOBRE A ENTRADA DO MATEUS SÁVIO ELE DISSE ERA ELE OU O EDERSON, SE TIVESSE LEVADO O MANCUELLO TERIA MAIS OPÇÕES REVEJA SUAS ESCOLHAS ZÉ COMEDIA

    • Daniel,

      Essa é realmente uma boa lembrança.

      Aliás é estranho o silêncio em relação ao Mancuello nos últimos 10 dias.

      Está machucado, afastado, em negociação?

      SRN

      • Berrio, Trauco, Guerrero e Cuellar estão na frente

        5 vagas pra estrangeiro

        Tem que escolher entre Conca e Mancuello

    • Desanimei quando vi essa parte : …

      Você concorda com as críticas de que Márcio Araújo prejudica a saída de bola?

      Discordo. Ele é importantíssimo para o grupo, um modelo de atleta e tem evoluído.

      • Prejudicar a “saída” nem tanto, mas não tem qualidades pra ser o titular.

    • Mancuello conhece bem o Gasometro e o San Lorenzo, deveria ser um dos primeiros a ser relacionado.

    • Me diz um jogo grande que o Mancuello cresceu na partida ?

      • Vários… se você é torcedor do Flamengo… nem preciso tá citando; se é por preguiça não vou fazer o seu trabalho

    • O Mancuello tava voltando de lesão, não tava na pegada pra um jogo decisivo de libertadores.

      • não amigo naquele jogo foi opção técnica, nem de lesão vinha; e o pior de tudo ele escalou os três pontas na partida, Everton, Berrio, Gabriel (armando) poderia ter colocado(se tivesse levado) o Mancu para criar. As escolhas foram tão erradas que ele foi piorando, tirou todos eles, colou o Rômulo no lugar do Berrio, depois tirou Gabriel Coloccou o Sávio, depois Everton e colocou um zagueiro.

        • Vinha sim, eu me lembro bem da noite traumática…

          • que nada pegue as informações direito, peque em todos os sites e procure, na entrevista coletiva na argentina ele até se confunde, depois a assessoria do Flamengo lança uma nota corrigindo o erro do técnico; depois do jogo ele confirma que não levou por opção técnica, na mesma noite corre boatos de que o Mancu buscaria novos ares, o mesmo posta no Twiter desmentindo, depois desse episódio Mancuello, teve pouca oportunidades e por sinal nos jogos que atuou jogou muito bem!

  • Não mudaria nada na Libertadores ? Kkkkkk se for ano quem vem, de novo seremos eliminados na fase de grupos.

    • tem torcedores aqui, que merecem isso ae… TOTAL falta de coerencia nos metodos de trabalho, metodos fracos, manjados…. virou cultural no flamengo, ser eliminado da libertadores, passar vexame em competição internacional , vamos esperar cair na sulamericana pra aumentar o galardão de zoações dos rivais ? tem varios aqui querendo !! vtnc

    • Juan,

      Na verdade ninguém contava em perder o Diego por 4 jogos. Poderíamos perdê-lo eventualmente em 1 jogo por suspensão.

      Isso não invalida os posicionamentos que já expus de erros que entendo que foram cometidos ao longo do ano no planejamento do elenco.

      SRN

      • então perdeu o DIEGO e acabou o flamengo ? se for assim , ora para o diego ter vida longa na temporada !!

        • Nico,

          Mas não foi assim no ano passado no segundo turno do brasileirão?

          Tanto é verdade que o Flamengo buscou jogadores de criação e consegue ter agora no elenco ER, Conca (ainda falta ritmo) e o Geuvânio.

          No caso específico da Libertadores, da mesma forma que ninguém esperava que o MA virasse titular, ninguém esperava pela contusão do Diego.

          SRN

          • INDEPENDENTE… O TECNICO TEM QUE TER SOLUÇÕES COERENTES.. IMPREVISTOS SEMPRE VÃO ACONTECER… ISSO É NA VIDA, NÃO ME VENHA COM ESSA, DIEGO E BOM JOGADOR, MAS FLAMENGO NÃO PODE DEPENDER APENAS DELE OU DA CHEGADA DE UM JOGADOR DA ASIA OU DO KCT A 4 …..flamengo tem a BASE, flamengo trouxe o mancu, meu irmão ele tem que se VIRAR pra fazer os jogadores renderem, tme que se virar ate o final para fazer os verdadeiros jogadores de qualidade, trazerem os resultados e os titulos esperados……. carille no corinthians não tem tanto recurso, ta fazendo rodriguinho ir pra seleção, JO fazer gol, romero fazer gol, marquinhos gabriel jogar bola, a zaga marcar bem, isso tudo pq conhece as limitações e minimiza os erroS, APRENDE, MUDA E APLICA EM CAMPO…..NÃO VOU NEM CITAR OS FEITOS DO JAIR VENTURA E DO RENATO GAUCHO, DO ABEL E TAMBEM DO DORIVAL !! SRN

            • Nico,

              Parece que estamos discutindo coisas distintas aqui:

              Ocorreram diversos erros no planejamento desse ano e eu já expus diversas vezes minha opinião sobre esse fato aqui.

              Mas o Mancuello não é camisa 10.

              O Rodriguinho sempre foi apontado com um jogador no mercado atual que poderia render. Está rendendo agora, Apesar do diminutivo no nome não é nenhum garoto (29 anos).

              Jô resolveu voltar a encarar a profissão de jogador profissional. Por isso ele voltou a jogar bem. Na Europa ele seria um jogador mediano – como o foi – mas ainda consegue se sobressair no nosso futebol.

              Romero é o Éverton do Corinthians.

              Marquinhos Gabriel teve uma fase muito melhor no Santos. No Corinthinas a torcida até o ano passado queria ele fora.
              Falta a ele regularidade.

              Agora em relação aos Técnicos:

              O Carille conseguiu dar um padrão tático ao Corinthians muito interessante. Mas o Carille só está treinando o Corinthians porque o time está falido. Mesma coisa para o aproveitamento dos jogadores da base. Tanto é que no ano passado o Corinthians fez um pacote de contratações que não deram certo. Sabe aquela velha fórmula? Pois é.

              Não gosto do estilo de jogo do Botafogo, mas reconheço que dentro das limitações do elenco ele tem funcionado. Então existe uma dúvida saudável em relação ao trabalho do Jair Ventura: Ele saberia montar um time que propõe o jogo?

              O elenco do Grêmio é bom sim.

              Só comentarei os treinadores da nova safra.

              Sou contra trocar o treinador porque por agora serão jogos quarta e domingo e não acredito no treino de conversa apenas.

              Espero que o ZR consiga evoluir e pare de ser tão teimoso. Isso para o bem do time pelo qual torço e não pela carreira profissional dele.

              SRN

      • Então se o adversário marcar o Diego, acabou o Flamengo? Olha o jogo contra o poderoso Bahia cara. O cara ainda defende o MA kkkkkkkkkk

        • Juan,

          Muito já se discutiu a Diego Dependência no Flamengo.

          Até por isso outros jogadores que tem qualidade para ajudar o Diego na criação foram contratados.

          Por isso o jogo contra o Bahia não pode ser usado como parâmetro pois o ER jogou.

          Ano passado tínhamos apenas o preguiça do Alan Patrick.

          Mas se quiser manter a discussão no reducionismo maniqueísta o diálogo ficará um pouco comprometido.

          SRN

          • André, nosso elenco é um dos mais caros do país, só ganhamos de times pequenos ou empatamos nesse brasileiro. Olha o Corinthians, eles por acaso tem um “Diego” no elenco? Eles por acaso tem um “Márcio Araújo”? Essa insistência em perebas, falta de jogadas ensaiadas, times cruzando muito e espaçado, tá comprometendo. Espero que esse jogo contra o Santos traga a confiança de todos e que o time comece a decolar.

            • Juan,

              Sim hoje ele é sim um dos mais caros do País. Só que hoje não tem pré temporada. Isso não quer dizer que tenhamos que esperar o ano que vem para ganharmos algo.

              Só para esclarecer: o MA não jogaria nem no meu time de futebol de botão, que fará no Flamengo.

              O Corínthians tem um “Jadson”. O que eles realmente não têm é o MA. Mas se o Carille quiser, não acredito que se coloque algum impecilho 😀

              A torcida é realmente pela volta da confiança para que o jogadores medianos possam melhorar e os privilegiados tecnicamente possam se sobressair.

              Estou curioso em ver qual será o rodízio do time nas 3 competições pela frente.

              SRN

  • Tomara que tenha parado de ser medroso, se isso acontecer seremos campeão!

  • CUELLAR NO FLA – FLU , marcou o em todos os setores, O MARCIO ARAUJO SO OLHANDO…. no final do jogo DIEGO CRITICA A FALTA DE EQUILIBRIO NO MEIO CAMPO… QUEM VAI PRO BANCO NO PROXIMO JOGO ? CUELLAR ….. PRECISO FALAR MAIS ALGUMA COISA SOBRE PANELA ?

  • O Zé Ricardo vai do céu ao inferno de um jogo para o outro. Em casa o Flamengo tem jogado bem, precisa ter essa pegada fora de casa.

  • pena que não pediu!!! Um bom técnico que se perdeu nas panelas. Ou então é apenas uma marionete controlado por empresários!

    • Ainda tenho esperança! Sempre é tempo…

      • Perdi a minha lá na Argentina. Não temos time, isso é fato. Se o plantel não fosse tão qualificado estariamos na zona de rebaixamento

  • “Ele tem uma leitura de jogo após a perda de bola do time que poucos têm.”
    — Precisa dizer algo mais? É o que venho falando à tempos… &;-D

    • É mas os fatos desmentem isso…quem tem essa visão de jogo é Cuellar meu amigo, ele está muito enganado. O Zé diz isso, para defender o que ele acredita ser o certo, e você espera o quê? Na verdade Edinei o Zé ao defender MA defende a ele mesmo. Acha que ele vai criticar o cara…tá bom.

      • Só saberemos mesmo quando o Baiduzinho for para o banco… &:-D

    • Ednei,

      Espero apenas que o ZR tenha esse mesmo interesse com todos os atletas para o seu desenvolvimento. Espero atenção especial aos que vieram da base.

      De resto o ZR foi extremamente educado nas respostas me lembrando em muito a serenidade do Parreira. É claro que ler é diferente de ver e ouvir a reação na hora da resposta.

      O que estou achando interessante é que o ZR está mais participativo na área técnica durante os jogos em relação ao ano passado.

      SRN

    • MA é muito importante pro equilibrio do time. Não vou ser prepotente a ponto de dizer que só funciona com ele, acho que é válido testar variações, acho que o ZR usou pouco o carioca pra isso.

      • Eis a questão. Só ele? Não mesmo.

        • Pois é, pode funcionar com outro jogador ali que tenha outras características ou mais qualidade. Agora ficar desmerecendo o MA, não reconhecendo nada que o cara faz, desculpa mas é miopia, é visão fifa.

          • Quem afirma isso é um cego em matéria de futebol.

      • “Não vou ser prepotente a ponto de dizer que só funciona com ele, acho que o ZR usou pouco o carioca pra isso.” — Isso! Para isto, temos elenco! &;-D

    • E todos os outros times supercampeões tem um Márcio Araújo né ? Conta outra

  • É um ser humano,a dor dele deve ser tão grande quanto a nossa. Mas, mesmo assim não acho que ele é o técnico que o Flamengo precisa, ele é covarde e recua o time depois de fazer um gol, quer segurar placar. Eu e várias pessoas viram ele fazendo isso depois do primeiro gol do Santos.

    No jogo de volta contra o Santos é bem capaz dele entrar com 3 volantes pra tentar fechar o jogo, e chamar um time da qualidade do Santos pro ataque é perigoso.

    Eu vou ao jogo domingo,setor Leste.
    Eu to observando algo que dá pra notar até na televisão, alguns jogadores estão desobedecendo o Zé aos poucos, reparem no Réver, Diego (mais ou menos), Trauco, Cuellar, Pará, Arão e outros. Marcio Araújo sempre olha pra ele no banco e faz o que ele manda, talvez isso explique sua titularidade. Também explique porque a tolerância com o Márcio é maior que com Pará, Arão, que desobedecem ele.

    Zé pode vir a ser bom técnico, mas por enquanto o elenco do Flamengo é grande demais pra ele que é bem covarde.

    • “Maestro”,

      Ele só vai entrar com 3 volantes se Diego, Conca e Éderson estiverem seriamente contundidos. O jogo de volta é daqui a praticamente 1 mês.

      Na toada que o Flamengo vem, ele tem tudo para estar com um futebol muito mais encorpado até lá. Mas não sou futurólogo para cravar, mas tudo indica que sim.

      SRN

    • Cara, o time contra o Santos foi mto intenso! É natural o time segurar um pouco, qq time do mundo faz isso.

      • No primeiro tempo impedir de avançar?
        Isso não existe. Nenhum time grande faz isso.
        Contra o Atlético-PR no Maracanã foi a mesma coisa. Estávamos esmagando e o Zé não permite que o Flamengo avance aos 25min do primeiro tempo.

        É covarde. Atitude de técnico de time pequeno.

        Não sei se vai dar pra ele, por mim troca.

        • TOMA GOL, QUASE TOMA O EMPATE… CONTRA O TIME QUE TAVA EM GREVE, SEM JOGAR E FAZER PRE TEMPORADA… SO FOI GANHAR NO SEGUNDO TEMPO, SENDO QUE NO PRIMEIRO O JOGADOR DO SAN LORENZO PERDEU UM GOL CARA A CARA COM O CORNO DO MURINHO !! ´´ÁHHHHHHHHHH MAS O FLAMENGO GOLEOU ….SAN LORENZO CANSOU, CAIU FISICAMENTE !! TANTO QUE NO SEGUNDO TURNO DA LIBERTA, JOGARAM UM JOGO EM ALTO NIVEL FISICAMENTE, BRIGANDO ATE O FIM E O NOSSO TIME COM O RABO ENTRE AS PERNAS, SE DEFENDENDO E SE APOIANDO EM VANTAGEM !!

  • Poderiam ter resumido a materia assim: enquanto Diego guerrero e cia me MASCARAM comigo técnico eu não saio. êeeeetextão da porr… kkkkkk

    • que chances nós perdemos….#ForaZéRicardo…aprendiz…

    • O repórter também… vou te contar uma coisa…não pergunta sobre a falsa meritocracia, sobre o não paroveitamento de Donatti, Mancuello, Ronaldo, sobre influência de empresário, enfim, não empareda o cara.

      Tinha que ser o Mauro Cezar.

  • Ótima ZR.
    Cala a boca dos cornetas da oposição, falso rubro negros.
    SRN

    • Vc tem a camisa do Caramujo autografada por ele, certeza q mandou escrever Mito Caramujo! ! Kkkkkkkk

      • Deve ser o empresário do VSQ, por isso Nick “DefendaSeuDinheiro”

    • Não seja infantil cara. O fato de alguém pensar diferente não quer dizer que não seja flamengo, é até muito mais que você que só sabe defender, sem coragem de discordar. Muito comodo. Menos, bem menos.

    • ganhou duas partidas e quem concorda com o trabalho do zé , JÁ SAIU DA COVA, BATENDO NO PEITO…… “enquanto os modinhas” estão na derrota ou na vitoria ( essa é a diferença )

  • O técnico para esse time hoje, disponível no mercado, chama se Dorival Jr!

    • Marcelo Oliveira!!

  • O ZR é o melhor técnico que o Flamengo teve nos últimos anos. É duro de aceitar, para alguns, mas é algo que se prova até mesmo com a matemática.
    Eu mesmo não entendo a insistência com o MA, mas, fora o acidente da Libertadores, os resultados estão aparecendo.
    Essa é a verdade.

    • LIBERTADORES FOI ACIDENTE ?PQP

    • Bruno respeito seu pensamento, mas o que tem feito a diferença é a ilha q virou um caldeirão e o elenco que tem jogadores acima da média, o Técnico e muito fraco!

      • Flamengo ganha: time, ilha, adversário e etc.
        Flamengo perde: culpa do ZR.

        Aí traz o Dorival, o time joga semelhante ao que vem jogando, e a análise muda kkkkkkk. Eu já cheguei à conclusão que existe um pouco de preconceito com o ZR, não é de grife.

        • “Esse tipo de argumento unilateral é que mata o debate. Frases feitas com o intuito de desmerecer a opinião do outro, e que é irrefutável.” Barbosa, Vinicius

          • Bela frase!

            • ta sem coerencia nos comentarios ahahahaah mantem a linha de raciocínio se não vai passar vergonha aqui…. fala uma coisa e faz outra, totalmente diferente… coisa feia !! SRN

              • Desculpa meu amigo, mas acho que você tá com um problema de interpretação de texto.

                • olha a tua resposta ao comentario do amigo ali.. FRASE FEITA …beleza digamos que eu estaja com problema na minha interpretação de texto, e você esta com problema em que situação ? hahahah

                  • Você tentou forçar uma barra pra me trazer pro mesmo lugar onde você se encontra, mas falhou miseravelmente. Abs

                    • hqahhahhahahahhahhaha muito comédia, toma vergonha na proxima vez, venha baseado em fatos, mas sustenta a sua famosa convicção, ta fraco ainda pra debater comigo !! SRN

                    • Claramente acusou o golpe kkkkk. Fala mais, tá engraçado ver como meu comentário mexeu contigo ahahhahaha.

        • Só agora? &;-D

      • Falou tudo!!

    • Fato.

    • Iludido, sem noção, ou torcedor “arco-íris, mas um Ricardete com certeza.
      Isso é o que você é!!!!!!!

      • E você é um corneta que fica puto quando o time ganha. Isso é o que você é.

    • Ser melhor que Cristóvão, Ney Franco, Oswaldo e cia, não é grande coisa.

      • Exatamente. Porque é certamente um deles que assumiria caso o ZR saísse. Isso é um ponto.

        • Acho que não seria nenhum deles. Provavelmente seria o Dorival ou Marcelo Oliveira, conhecendo o histórico de escolha de treinadores por essa diretoria.

  • Bom são vcs que acham que são técnico. O mais engraçado que acham que entende mais de futebol que o Zé Ricardo. Torcedor modinha

    • VLW GENIO !

    • Exato. As pessoas acham que estão jogando Fifa. Quando vem um comentário de “bota os melhores”, já se vê o entendimento tático e técnico do sujeito. ZR, melhor aproveitamento da história recente do fla. Transformou o fla no time que se recusa a perder, hj é muito dificil vencer o flamengo. “Ah mas fomos eliminados na liberta”. Ok, fomos mal na liberta, por varios fatores, não só por ZR. Se nego fizesse metade dos gols que o time cria, tínhamos feito a melhor campanha fato.

      • se, se , se , se , se ………. infelizmente o SE não ganha titulos !! SRN

        • Esse tipo de argumento unilateral é que mata o debate. Frases feitas com o intuito de desmerecer a opinião do outro, e que é irrefutável. É claro que o SE não ganha títulos, mas pra analisar o trabalho de um técnico, na minha opinião, temos que ir além de resultados em uma competição de tiro curto.

          • …………….

    • Continue batendo palminha para o paneleiro e o seu amado Caramujo! Só está melhorando pela pressão dos “modinhas” pelas saídas dos Perebas e a entrada de jogadores que resolvem individualmente, pq se depender do Paneleiro continua Vaz, Gabilixo, Caramujo , Arão!

      • infelizmente tem acéfalos em todos os lugares….. um cara que critica um péssimo trabalho (considerando o investimento) é chamado de MODINHA, ou como disse o presidente bandeira ( FALSOS RUBRO NEGROS) então eu digo….” SOU FALSO RUBRO NEGRO, SOU MODINHA.”… NÃO ESTOU DE ACORDO COM O TRABALHO E AS ESCOLHAS DELE !! SRN

        • Segundo o Bandeira, “falsos rubro-negros” são aqueles que torcem contra e buscam todas as oportunidades de criticar para prejudicar o trabalho que vem sendo feito. Se porventura a galera se encaixa neste contexto, então são falsos rubro-negros! &;-D

          • ISSO, 90 % da torcida são FALSOS RUBRO NEGROS ..So você e mais uns gatos pingados são os verdadeiros hahahahaha

            • Agora manda o Bandeira de Mello pagar todos os DARFS só com a receita dos verdadeiros rubro-negros (10% da torcida).

              • ESSE AI NEM VAI AO ESTADIO … não deve saber nem chutar um bola no golzinho ….tão de sacanagem com a TORCIDA hahahahahaha é lamentavel que tenha gente que defenda os mesmo erros desde o ANO PASSADO…. por isso não vamos ganhar nada de IMPORTANTE, tem que mudar a mentalidade (GANHADORA)… do ULTIMO QUE PENSA QUE ESTA BOM ATÉ o PRESIDENTE !!

            • 90% da torcida torcem contra o time? Não sabia… &;-D

              • 90 % DA TORCIDA NÃO ESTA DE ACORDO COM CERTAS DECISÕES … PERGUNTA A QUALQUER FLAMENGUISTA AI…MAS SEGUNDO ALGUNS, SÃO FALSOS RUBRO NEGROS E BLA BLA BLA BLA….SÃO APENAS ILUDIDOS !!

    • Achamos não broa, ak realmente tem muita gente q entende mais do q ele!

      • até o bruno henrique hahahahaha

        • Vdd kkk

    • O Flamengo existe desde 1895 e nunca o torcedor aceitou a derrota, só que ultimamente na era Bandeira estão empurrando que quem critica é modinha .
      Sempre foi cobrado que o Flamengo seja vencedor sempre. Criticar na
      derrota não é ser modinha, ser modinha é aceitar passivamente a derrota.

      O Flamengo tem perdido torcida a medida que a torcida do Corinthians aumenta. Isso é algo que os dados mostram, mas muitos flamenguistas fingem que não vê.
      E porque temos perdido torcida ?
      Porque não se renovam os torcedores.
      E porque não se renovam?
      Porque não temos bons resultados dentro de campo.

      Crianças querem torcer pra times vencedores. Sempre.
      O Flamengo precisa de resultado dentro de campo pra que mais pessoa venham a torcer pelo Flamengo.
      Um exemplo disso que eu falo é o Vasco, que está caminhando pra ser a 6ª maior torcida, sendo que na década de 90 era a 3ª maior.

  • Bom
    Se é fosse ele, eu teria preparado o Cuellar para ser o primeiro volante, falava para o Cuellar tudo q queria sobre posicionamento, como ele.queria q o Cuellar tinha q cobrir a marcação. Muitos treinadores consegue moldar um jogador. Cara estava com um jogador de muita qualidade no banco mas deixou esquecido lá e trabalhos um jogador limitadissimo q é o Márcio Araújo.

    Essa é a ressalva que tenho do Zé Ricardo.

    • Perfeito.

    • EU TENHO VAIRAS RESSALVAS !! tem muita coisa errada ali . SRN

  • Ainda está em tempo…. Nao acho que deveria vazar Ze mais sim dar um passo atrás, aprender um pouco com alguém experiente tipo o Abelao quando este sair você assume e tenta outra vez… Seu erro é primário chega a ser burro é insistir no que ñ vem dando certo, demorou mais viu que quando tirou Vaz, Arão, Gabriel o time subiu de produção, só falta uma pecinha agora chamada Márcio Araújo esse por sinal deveria ter sido o primeiro a sair do time, tem tantos pra testas ali, sua teimosia é que está te levando para baixo Ze! A torcida do Flamengo é muito compreensível faça a meritocracia acontecer de fato que ela irá te abraçar!

  • QUASE PEDIU DEMISSÃO FDP ? AHAHAHHAHAHAHAA TA FALTANDO MAIS O QUE , REBAIXAR O FLAMENGO ? TA DIFICIL .

  • Cara que falta de autocritica…fez merda no jogo contra o S.L e ainda acha que está tudo certo. PQP.
    Complicado…quer dizer que MA teve até treino específico, teve que conversar com ele como fez com o Vaz….ai nego vem dizer que não tem “panelinha”…MA é ruim de bola, não tem boa saída de bola, mas “no mundo estranho de Zé é o cara”. E enquanto isso os jogadores de real potencial não tem muitas chances na posição dele. Ele acabou de confirmar o que a torcida vem criticando.
    Nunca vi técnico pedir licença para jogador para fazer uma substituição. Demonstração de fraqueza a meu ver.
    MA fez jogos ruins pra porra, mas como tem “ene” chances ele acaba fazendo um joguinho mais ou menos e pronto…é o cara. O meio certo é Rômulo, que em forma meu joga muito mais que MA, mas podem apostar que ele vai voltar com os três volantes: o pereba, Cuellar e Rômulo. Tudo para o ruim permanecer. A titularidade do ruim não se justifica. A torcida que cobrou o Cuellar (modinhas” estavam todos errados? Os “vaga-lume”s que só postam quando o time ganha o que dizem agora? A maioria da torcida quer que Ronaldo tenha chances, Rômulo, pois o ruim não tem essa bola para ser “intocável”, tem sim a preferência do Zé. bem diferente.
    O time que jogou contra o Santos para mim seria a base sem o ruim: entrando Rômulo, Everton Ribeiro e Rhodolfo na zaga. O ruim para mim nunca sara unanimidade e o Zé peca em certas decisões nitidamente favorecendo: o ruim, Gabriel, Vaz, como fez com o Cuellar (tirando o cara na dura) e ai vem com papo manso. Eis a minha grande critica ao Zé Ricardo.

    • falou tudo a panela existe o controle dos empresários existe. O pior cego é o que não quer ver.

      • vizeu não é um ibra, ou suarez …… genio da area, más é MUITO MELHOR QUE O DAMIÃO, olha o que o zé faz com ele ? paqueta e ronaldo nem sei mais como é o rosto deles !! vsf

    • É muito ❤️ pelo VSQ

    • Exatamente!

    • Mas como o zé panela já falou Messi caramujo está aprendendo muito kkkkjkj se não aprendeu ainda só o zé panela acha q ele vai aprender depois dos 30 kkkk

    • Viu só, meu amigo Almir, quanta soberba. O cara não mudaria nada do que fez até agora. Ainda me vem com essa conversa mole. kkk

      “E eu respeito muito a torcida. “

  • Não adianta insistir com Zé Ricardo, é questão de templo ele sair, ser eliminado em alguma competição de mata mata ou ter uma sequência ruim no brasileiro vai ser o fim dela.
    Não me iludo com os últimos resultados, contra a chape foi o talento individual de guerrero e Diego que fizeram a diferença, contra o Santos fizemos um bom jogo, não tenho o que reclamar, mas o coletivo do Flamengo e as convicções do Zé Ricardo já deu o que tinham que dar, chrga das insistências em peças que não estão rendendo.

    • Eu to com medo dele retrancar o time na Vila Belmiro e perdermos nossa vantagem lá.

      • E VOCE ACHA QUE ELE VAI FAZER O QUE ? se o berrio tiver machucado? vai usar o GABRIEL , se o everton tiver machucado ? vai usar o trauco e colocar o rene na lateral…. se o diego tiver machucado ? vai colocar 3 volantes ..romulo, arão e marcio araujo ….. essa é a variação que ele usa….. fora a que ele coloca o para e rodnei como ala !! que DEUS nos ajude !!

  • Zé Ricardo pensou no márcio araújo, o baidu da gávea e decidiu não desistir. #forçaguerreiros bem bonita essa relação de vocês. E legal o Flamengo permitir.

  • O cara reviu o jogo contra o san lorenzo e nao acha que errou?

    Pqp.

    Humildade passou longe…

    • Como vemos não muda é teimoso e acha que é o dono da verdade…

  • Excelente entrevista de um profissional lúcido, inteligente e estudioso e que erra como todo ser humano. O resto é mimimi de corneteiro bipolar.

    • Kkkk cara, ele acabou de admitir que não acha que recuou muito contra o São Lourenço, ele acabou de falar que prefere “investir” no Márcio Araújo de 32 anos do que em jogadores mais novos e com um potencial muito maior (Rómulo e Ronaldo por exemplo), ele defendeu a permanecia do Márcio Araújo por sua correria em recuperar a bola nos “buracos” deixados pela marcação, ou seja, pra poder concertar erros táticos da formação que ele insiste em usar. Não se precisa de um jogador que só corre pra recuperar bola com uma meio campo /defesa bem montado.

    • Um ser humano RECONHECE quando erra, não foi o caso quando reviu o jogo com o San Lourenço

    • e voce precisa tomar seu remedio para memoria vovô !! SRN

  • Zé Ricardo. Único técnico possível. Podem espernear.

  • É só deixar de ser paneleiro e colocar os melhores para jogar que não vai ter alguns tipos de problemas.

  • força Zé! tamo junto!! SRN

  • “convicção”

    • e teimosia mesmo !!

  • Vão me criticar, mas estou muito tranquilo em relação a isso, podem criticar, mas ainda bem que não pediu.
    Dos técnicos à disposição não existe um grande nome. Os últimos trabalhos do Marcelo Oliveira foram fraquíssimos e o Dorival além de ter botado o Flamengo na justiça, vinha fazendo um trabalho bem limitado no Santos, não foi à toa que foi demitido, além de não ter ganho nenhum clássico no ano.
    O Zé tem suas limitações, suas teimosias, mas todos tem. Sempre disse que pra mim os técnicos pro Flamengo são Sampaolli ou Tite e até aceito o Cuca, talvez com um pouco de pé atrás o Abel, apesar de não ser o ideal. Mas nenhum desses estão livres no mercado, então não vejo nenhum à altura do nosso elenco.
    O Zé não está pronto e erra, mas ele tem uma virtude muito importante pra um time como o nosso, sabe armar bem a defesa. Isso pro time que temos é o mais importante, porque se levarmos poucos gols é certo que ganharemos quase todos os jogos, porque com Diego, Everton Ribeiro, Everton (Geuvanio) e Guerrero na frente é certo que os gols sairão independente dos treinamentos e formação, assim como foi em 2009 com Pet e Adriano com o Andrade de técnico.
    Pra quem não lembra, o Flamengo jogava com 3 volantes, Airton, Maldonado e Willians. Nenhum dos 3 tinha grande técnica, o Airton chegava a jogar de terceiro zagueiro sem a bola e assim o time levava pouquíssimos gols, deixando o talento dos dois craques decidir os jogos. Hoje, como temos mais peças de qualidade no setor ofensivo, não dá pra usar 3 volantes, mas ter um sistema defensivo forte é fundamental. Contra o Santos foi nítido, eles não ameaçaram a gente, em consequência os gols saem de forma natural pela qualidade do time. Temos deficiência na finalização, isso é um fato, mas acredito que melhorará com a entrada do Everton Ribeiro e talvez do Geuvanio. Mas justamente por essa dificuldade cresce de importância tomar poucos gols, ter um sistema defensivo sólido.
    Além disso, na maioria das vezes é ruim trocar de técnico no meio de um campeonato, é arriscado. Já tivemos experiências boas, principalmente com o Joel em duas arrancadas no Brasileirão, a entrada do Jaime em 2013 e até o próprio Zé no ano passado, mas também tivemos experiências muito ruins com Jorginho, Ney Franco, Cristóvão Borges, Oswaldo de Oliveira, entre muitos outros. Às vezes os jogadores abraçam o técnico e assimilam o trabalho de forma rápida, mas às vezes o resultado é um desastre. E com o time e as espectativas que temos é um risco que eu não gostaria de correr. Se é pra trocar, troca no final do ano por um treinador top, pra ele ter tempo pra treinar na pré temporada e dar sua cara ao time.

    • Cara, Dorival é top!! Ganhou 3 titulos com o Santos em um elenco de baixo custo e limitado. De fato ele saio por outros motivos, pois deixou o santos classificado na libertadores, na copa do Brasil e dentro da zona da libertadores no Brasileiro. ZR não conseguiu nada disso com um elenco com folha de 9 MI. Fica a dica. Ah, sobre a entrada dele na justiça, ele tinha direito. A culpa é da Patrícia que fez um contrato com ele sem pé e sem cabeça. Acho que se chama ló, propor um acordo e diluir em seus vencimentos, ele fecha !!!

      • A grama do vizinho é sempre mais verde. O Santos tem um excelente time, com vários jogadores bons, como Vanderlei, Vitor Ferraz, Kleber, Zeca, Thiago Maia, Renato, Lucas Lima, Vitor Bueno, Copete, Bruno Henrique, Ricardo Oliveira, Kayke, entre outros. Alguns estão machucados, mas faz parte, assim como o Flamengo tinha quando foi eliminado da Libertadores. E foi demitido justamente porque o time caiu de rendimento, não tinha mais um padrão de jogo e não conseguia ganhar um clássico sequer. A torcida estava extremamente insatisfeita.
        Ninguém é demitido à toa.
        E diferente do Zé Ricardo, o Dorival é um técnico com vasta experiência como profissional, não tem a inexperiência como desculpa pra nada.

    • br16 -ZR – terceiro, Dorival – Segundo
      Libertadores – Zr eliminado – Dorival – Classificado.
      Copa do Brasil – ambos classificados.
      Br17 – ate a saida o Dorival estava a frente do ZR.

      Quem tinha o melhor elenco? zr

      Ainda quer comparar?

      • muitos torcedores não sabem o que falam, tem memoria curta……. um cara me falar que marcelo oliveira e dorival fizeram pessimos trabalhos, mas esquecem que eles são campeões e montaram times e ideologia de trabalho são superiores ao zé ruela……. esse elenco na mão do ABEL, DORIVAL, marcelo oliveira, roger, jair ventura, cuca… esse time tava rodando todos os times e chamando todos eles de minhas putahs !! FACIL

    • DORIVAL FAZENDO UM TRABALHO LIMITADO ? MARCELO OLIVEIRA POSSO ATE CONCORDAR EM ALGUNS PONTOS, ABEL, JAIR VENTURA , ROGER , RENATO GAUCHO, TODOS NÃO TEM O ELENCO QUE TEMOS HOJE….. ESSE CARA É RIDICULO, PADRÃO DE JOGO SO EXISTE 1, E NUNCA MUDA, PODE FALTAR 7 ATACANTES, QUE ELE VAI BOTAR OS LATERAIS PARA JOGAR ALI, SE NÃO TIVER LATERAL, ELE VAI BOTAR 3 VOLANTES….. NÃO ME FALA QUE ELE É A MELHOR OPÇÃO PARA O FLAMENGO, QUE ISSO NÃO COLA !
      !

      • Isso! Só p lembrar meu parceiro ” modinha” q o cara está a mais de um ano no comando. Aí vem ” verdadeiros flamenguistas” falar em estatística e aproveitamento. Imagine se por ex, o Dorival estivesse esse tempo todo no comando…

        • po, imagina o vinicius jr na mão do DORIVAL ? ou o paqueta, vizeu…olha quantos jogadores da base ele ja lançou no santos ……. daria carta branca para ele trabalhar no minimo 1 ano .. ja que o zé ricardo não tem currilo nem expressão nenhuma, vai pra quase 2 anos no flamengo !!

          • Perfeito!!

      • Sim. O Dorival vinha sim fazendo um trabalho limitado. O time caiu de rendimento esse ano, deixou de ter um padrão de jogo, não conseguia ganhar um clássico, começou o Brasileirão muito mal e a torcida estava extremamente insatisfeita. Ninguém demite técnico à toa.
        Não acho que o Zé seja um gênio e a melhor opção pro Flamengo, mas também não vejo no Dorival e no Marcelo Oliveira uma solução pros nossos problemas.
        Os demais técnicos que você citou estão empregados, não viriam agora. O Renato Gaúcho que você citou joga com 3 volantes, em alguns jogos chega a jogar com 4 volantes e agora porque o time está em fase boa é um gênio. Futebol é momento. Se o Grêmio perder duas seguidas ele será chamado de burro. O mesmo Renato já rebaixou o Vasco e saiu do Fluminense com o time quase rebaixado. Não vejo nada de genial na forma que o Grêmio joga, tem uma dupla de zaga boa, com um meio campo que marca muito forte e o Luan que desequilibra na frente e os demais jogadores em boa fase, nada de outro mundo ou um esquema tático ofensivo ou moderno. O Joel arma seus times da mesma forma.

    • DIGA NÃO AS DROGAS !!

  • A sorte desse tecnico e que o time é uma seleção, tecnico fraco, amador é incompetente.

    • Concordo amigo

    • Falou tudo

    • O que podemos fazer ? se o presidente é um bebe rico e mimado, incapaz de reconhecer que o projeto ja deu errado ( libertadores).. ano passado ate entendo, tanto que ele fez um monte de cagadas no time, entregou sulamericana e brasileiro de bandeja, e não critiquei tanto quanto eu critico esse ano…… é um cara que tem todas as possibilidades de fazer qualquer mudança possivel, pq tem a carta branca do bandeira, e ele se dispõe a fazer o mesmo do mesmo….. não consigo ver o flamengo jogar 90 minutos desde o ano passado, é ridiculo, os melhores não jogam, nem tem chance de mostrar o futebol deles….. era cirino, gabriel e os parças dele, só não continuou pq viu que a torcida perdeu a paciencia com ele e ele ja estava se queimando mais ainda… virou a merda do ano, continuando a fazer a mesma coisa… raramente jogou com 3 volantes, ai resolveu testar na LIBERTADORES, fora de casa ( AH, mas o flamengo jogou melhor) fod-se…. jogou melhor pq o time tecnicamente era melhor do grupo…. mas foi eliminado, vaz, marcio araujo,arão, damião, muralha, berrio, gabriel …. vai morrer abraçado com eles, é só questão de tempo !!

Comentários não são permitidos.