Pronto, a derrota de ontem foi o estopim para começar a quinquagésima edição da temporada de caça-às-bruxas, em 2017. E lá vamos nós nesse expresso Céu x Inferno novamente.
Não que seja à toa. O Flamengo foi mal sim, é inegável, o craque Diego estava irreconhecível, o bom lateral Trauco não acertou uma, o necessário Everton Ribeiro errou muito, a zaga bateu cabeça… Putz! Realmente foi uma noite para esquecer.
Mas vale ressaltar a solidez da equipe adversária, que jogou feio, mas foi competente. Acharam um gol em um bate-rebate, e depois se fecharam de maneira brilhante, não dando espaços, e baixando o sarrafo na galera habilidosa do ‘Mengão’.
Habilidade essa que de pouco adiantou no jogo de ontem. Como a síndrome da seleção de 82, temos técnica de sobra para trocar belos passes, e fazer jogadas de efeito, mas o que importa mesmo no Campeonato Brasileiro são os três pontos. Falo isso aqui há algum tempo, não é apologia ao futebol feio, é sagacidade.
Essa foi apenas a segunda derrota do Flamengo na competição, ainda tem muita coisa para acontecer, por mais que o líder já esteja abrindo uma vantagem considerável. A pior derrota que podemos ter é a perda da confiança, isso sim seria trágico, o resto a gente alcança se deixarem chegar.
Precisamos tirar lições sobre ontem, ao invés da tal caça-ás-bruxas. Sei da sede por sangue, afinal de contas, caímos na Libertadores(lembraremos disso até 2059), e ninguém melhor que o próprio rubro-negro para criar aquela velha expectativa megalomaníaca, após uma boa sequência de ótimos resultados.
Vamos ás lições: Zé Ricardo, que eu tanto defendo, não pode errar tanto nas substituições. Apesar de ter mexido nos momentos corretos, se desesperou e pecou na escolha dos atletas nas alterações, tanto de quem entrou, tanto de quem saiu.
Não botar o Berrío em campo ontem foi outro pecado, a meu ver, era um jogo pegado, físico, era pro camisa 28, mas o treinador devia ter as suas convicções, mesmo que tenha deixado de lado as que nós mais conhecemos. #SemVolantes
E ele está de certa forma com razão, no Brasileiro perder de 1 e perder de 5 é quase a mesma coisa, fomos para o abafa, para o tudo ou nada, só não pode é forçar a barra na bola aérea contra uma defesa que é a uma das melhores nesse fundamento.
Outro ponto é o goleiro. Se o Flamengo quer ser campeão esse ano é de suma importância que contrate o Diego Alves, pois com o Thiago não vai dar, o garoto ainda tá muito cru, e o gol sofrido ontem além de ser defensável para qualquer goleiro de nível razoável, foi crucial para o resultado da partida.
Não vou botar tudo na conta do rapaz não, foi uma sucessão de erros dos jogadores do Flamengo no lance que culminou com o gol, passando pelo Vaz, Márcio Araújo, e Trauco, mas ainda assim, são nessas horas que o goleiro decisivo aparece, foi por isso que o Muralha foi pro banco, inclusive.
E pra completar tem a FlaDeprê. Se a maioria da torcida aplaudiu ao final, vi ontem na Ilha muita gente reclamando, chamaram até o Geuvânio de novo Cirino, mesmo tendo estreado jogando apenas alguns minutos. Dentre outras loucuras passionais que uma derrota pode causar.
Acalmem-se, está tudo sob controle!
Enfim, tem dia que a noite é complicada, e ontem foi assim. Temos condições de ganhar do Cruzeiro, lá, no domingo, mas acreditem independente do que acontecer, existe um meio-termo entre o superestimar o subestimar.
‘Que os deuses do futebol estejam com o Flamengo!’
Vinny Dunga
Siga no Twitter: twitter.com/DungaVinny (@DungaVinny)
Curta no Facebook: facebook.com/ColunaDoVinny
Bruno Henrique é suspeito de forçar cartões no jogo contra o Santos, em 2023 Atacante…
Flamengo não pretende punir, multar ou afastar Bruno Henrique Nesta terça-feira (05), Bruno Henrique passou…
Atacante do Flamengo, Bruno Henrique estava dormindo no momento em que os agentes chegaram à…
Flamengo e Cruzeiro se enfrentam em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro O…
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo tem dois gols de vantagem contra o Atlético-MG, assim como 2014 O Flamengo venceu…
Ver comentários
Aguentar Damião e Vizeu é de tirar a paciência de qualquer um
O ZR coloca o VIZEU de ponta e vc acha que ele daria certo ???? por que que nao tira o poste do DAMIAO ??? ele nem deve treinar o time com 2 atacantes, o mlk é visivel que fica totalmente perdido no jogo.
Parabéns pelo texto Vinny, primeira vez que concordo com tudo.
Valeu amigo!
TMJ! SRN
Vinny que bom que reviu seus conceitos escrevendo : " o NECESSÁRIO Everton Ribeiro errou muito"
Para ser sábio temos que reavaliar constantemente nossas posições e se necessário ser humilde para reve-las.
Parabéns pelo post
Sinto um cheiro de sarcasmo nessa aí, mas...
Será?
;)
certeza.
Valeu Carlos!
É por aí...
Abraço! SRN
Ele fez isso na ironia cara .. nao acredite nisso.
Já tinha dito aqui que depois do mês de julho todos iriam perceber que o futebol do Flamengo não existe e é muito depende do talento individual dos jogadores, o Grêmio anulou fácil o time ontem e provavelmente todos os nossos próximos rivais aprenderam a anular também, é só marcar os outros jogadores e deixar o Márcio Araújo sair com a bola.
Corinthians tem mostrado que qualquer time medíocre que jogue todo recuado, com 2 linhas de 4 compactas em frente a grande área do gol pode dar trabalho e vencer jogos as custas de erros dos adversarios. Para isso basta ter alguns bons atacantes. O Gremio ontem impos o estilo do lider do campeonato, futebol de merda, mas que tem sido tendencia por dar mais resultados. Quem perde com essas retrancas? O futebol brasileiro.
Qual será a reação da torcida se não ganharmos o Brasileirão, ficando entre os 4 primeiros, mas levarmos a Sulamericana e ou a Copa do Brasil? A corneta vai ser grande?
Qual será a reação da torcida se não ficarmos entre os 4 primeiros e não ganharmos a Sul-Americana e nem a Copa do Brasil ?
O Conformismo vai ser grande?
Tudo é possivel, mas esse time ate agora nao mostrou brio em momentos decisivos, entao acho dificil ser campeao de matamata
Eu poderia ficar irritado vendo um "rubro-negro" tão acomodado com as derrotas e empates que tivemos durante esse campeonato, na reta final do Brasileiro passado, na SA do ano passado, na Libertadores desse ano, enfim. Mas quando vi que o texto era do Vinny Dinga, nem liguei. Não dá pra levar a sério praticamente nada do que ele diz. Segue o jogo.
Isso!
Tá tudo errado!
Vamos tacar bomba no campo, destruir o estadio, e jogar as cadeiras no gramado!
#ForaBandeira
#ForaVinnyDunga
É cada uma, que eu vou te contar...
Não é que está tudo errado, Vinny!!!!
Mas esse espirito de acomodação irrita.
Apesar do nosso elenco cheio de estrelas quando vamos ter um time bem treinado?
Vamos perder (parece que já perdemos) o campeonato para um time como o Corinthians que tem Jô e Romero no ataque e achar que está tudo bem?
Quando o Flamengo montava times horriveis e lutava contra o rebaixamento eu ficava com raiva.
Agora fico com raiva do mesmo jeito pois temos POTENCIAL para muito mais, no entanto, sempre ouço esse papo de que esta tudo dentro do contexto.
Fala Luis!
Amigo, permita-me discordar?
Não é espírito de acomodação, mas é saber tirar lições das derrotas e procurar evolução.
Teimo em não superestimar esse elenco, é muito bom, é claro, mas tá do mesmo nível que o do Grêmio, talvez um pouco melhor.
Estamos longe de ter perdido o campeonato, ainda tem muita agua pra passar debaixo da ponte, vamos evitar esse discurso derrotista.
Sim, temos potencial para o título, mas não somos o Barcelona, ainda, derrotas acontecerão, precisamos saber lidar de forma madura com elas.
Enfim, respeito sua opinião amigo, mas penso diferente.
Abraço! SRN
E quais lições temos tirado das derrotas?
Nas derrotas em que Marcio Araújo falha, ele volta de titular no jogo seguinte, e isso vem se repetindo há 4 anos.
Ontem, por exemplo, no desespero, o Zé Ricardo abandonou a formação mais conservadora, tirou os volantes, e tentou uma variação tática.
Tudo isso faltou na eliminação da Libertadores, por exemplo.
Ontem não deu certo, mas tentamos, quem dera se futebol fosse uma ciência exata.
Desde 2014 todos os treinadores colocam o Márcio Araújo como titular, alguma coisa deve ter nesse fato.
COmo vc mesmo escreveu no texto, perder de 1 a 0 ou de 5 a 0 nao fazia diferença, pois estavamos ficando longe do lider, o MINIMO que o ZR deveria fazer era colocar o time pra frente, coisa q demorou 13 min pra fazer e ainda fez de forma errada, colocou 5 atacantes sem total tatica nada, foi no abafa. Foi assim que o palmeiras fez contra o corinthians e perderam, era so ter visto o jogo deles e ver que isso nao da certo. É capaz que o ZR nem treina essas adversidades do jogo, ja que o time so tem uma jogada, tocar as bolas pros pontas ou laterias fazer o cruzamento na area e tentar o cabeçeio, so isso.
Fala Thiago!
Esse é o problema, é sempre o mínimo, é sempre mais que a obrigação, assim fica difícil.
O Zé acaba de entrar no seu segundo ano como profissional, a evolução é natural, precisamos ter paciência.
Assim como temos que ter com quem vem da base, o VJR, por exemplo.
É assim que devemos agir quando ele oscilar?
Calma, amigo, vai dar tudo certo.
Abraço! SRN
Tem q criticar sim ... Pois o ZR nao passa de um treineiro, ja tem 1 ano a frente do flamengo e ate hj a equipe nao evoluiu em nd. So vive de jogadas individuais e de 30 cruzamentos por partida. Nao demitiram ele pra contratar o Dorival, agora temos q aguentar esse cara ate o fim do ano e torcer pro Diego, E.R e guerrero se juntarem e carregar esse time nas costas como foi em 2009.
Ps.: Viu a partida do seu queridinho Damiao o poste, o cara e horrível, na da continuidade a NENHUM ataque do flamengo.
Permita me dizer que se o ZR não esta preparado por estar jo seu segundo ano, o que ele está fazendo la ainda?
Flamengo agora é estagio.
Flamengo deu vexame na Sul-Americana no ano passado e o senhor disse "SANTA ELIMINAÇÃO". Não teve um pingo de revolta ao perdermos o Brasileiro empatamos uma dezena de partidas e até perdendo a 2ª colocação para o Santos. Tentou de todas as maneiras abafar qualquer crítica quanto à nossa eliminação na Libertadores. Não se indigna com as derrotas e empates, só se indigna com quem indigna com elas. Já perdemos vários pontos no início do campeonato mesmo pegando times fracos ou em crise. Esse é só o 2º time da sequência mais complicada do campeonato e o 1º time arrumado taticamente que a gente pega. Perdemos. Está revoltado com o time estar a 5 vitórias da liderança jogando um fraco futebol coletivo? Nada. Está se incomodando com quem pensa grande. "Éverton Desnecessário Ribeiro". "Vôo do Márcio Araújo". Só tem o intuito de causar polêmica e nada mais. Segue o jogo.
Yan, tudo é o ponto de vista.
Pode ser o Flamengo a 5 vitórias da liderança, ou o Flamengo com apenas 2 derrotas na competição.
Você tá incomodado com a minha opinião, amigo?
Se o meu intuito é apenas causar polêmicas, você gosta mesmo delas então, pois sempre vem aqui e debate junto comigo.
Relaxa, esse é o legal das opiniões distintas, chato seria se todo mundo pensasse igual.
Abraço! SRN
"Se quer ser um vencendor, PRIMEIRO deve aprender a perder"... &;-D
Perfeito, Ednei!
https://uploads.disquscdn.com/images/921aaab3a82dca5c56494754a99dbb63efb7c20b1b36bfa37d1104c9123042ec.png https://uploads.disquscdn.com/images/f42ada7e39bc2ef4bf79cbf802c55b07d1f8a684d31f63548c78c6341bfd6d03.png.
'Lacrei!'
Sim! Kkkkkk
O que ele falou tem algum fundamento, mas em que isso justifica o Éverton "desnecessário" RIbeiro? O que falou no primeiro parágrafo só mostra que atingiu o seu único objetivo na grande maioria de suas colunas e que todo mundo sempre soube qual é: causar polêmica e gerar views. Falem bem ou falem mal, mas falem de mim. Simples assim.
Concordo
É o famoso "falem bem ou falem mal, mas falem de mim". Se pra virar trending topic for necessário virar motivo de piada, que seja!
E o pior é que ele ainda tenta travestir isso de "originalidade", "personalidade". Até parece que engana alguém.
Pois é!
Nada de novo, tem espaço em um veículo de comunicação pra usar a torcida como massa de manobra.
Só postei por que ele fez questão de externar, então fica lindo de ler kkkkkk sempre estarei postando a mesma coisa, esse será o meu pitaco.
Fica a reflexão pra galera.
Lamentável. Ele é uma espécie de "Éguinha Pocotó" e tá achando maneiro, pensa que tá arrebentando, e o pior, continuam dando espaço pra ele no Domingo Legal só porque dá audiência, não importando o quão ridículo seja.
Corinthians tem mostrado que qualquer time medíocre que jogue todo recuado, com 2 linhas de 4 compactas em frente a grande área do gol pode dar trabalho e vencer jogos as custas de erros dos adversarios. Para isso basta ter alguns bons atacantes. O Gremio ontem impos o estilo do lider do campeonato, futebol de merda, mas que tem sido tendencia por dar mais resultados. Quem perde com essas retrancas? O futebol brasileiro. Flamengo é o melhor time a partir do segundo volante para frente.. mas do primeiro volante pra trás é uma lástima.
Do meio pra frente, tirando o cone do centroavante, o Flamengo é bom TECNICAMENTE, pois taticamente é uma lástima. Do meio pra trás eu concordo que é uma lástima, tanto taticamente quanto tecnicamente.
Yan eu concordo que o time taticamente é uma lástima.
Mas não concordo que do meio para trás o elenco do Flamengo é tão ruim assim.
Senão vejamos:
Precisamos de um goleiro É FATO.
Mas a dupla de zaga, contando com o "possante" Rafael Vaz, está dentro da média do Brasil. Quem tem uma zaga melhor? o Grêmio com geromel e Kanemman, talvez.
Os laterais não são aquela "brastemp", mas tambem estão dentro da média.
Talvez precisemos urgentemente de um primeiro volante de qualidade que proteja realmente a zaga e saiba sair jogando.
Então, na minha opinião, o que falta realmente é treinador.
SO pra lhes lembrar ... quem vem jogando de primeiro volante é o CUELLAR. Tanto que o MA agora sai mais pro ataque (mds que grande m....) e sempre é ele que da o primeiro bota no meio de campo (o que quase sempre termina em posse de bola do adversario).
Acho o Trauco mediano e Pará e Rodinei do mesmo nível, ambos fracos. Os volantes MA, Arão e Rômulo são fracos (o último veio de lesão pra cá e parece um ex-jogador em atividade). O treinador é um problema óbvio. Já deveria ter pegado o beco faz tempo. A zaga tem boas opções, mas Vaz não deveria nem estar no elenco. Tivemos o azar de Rodholfo se machucar, mas ontem o Juan estava no banco. Léo Duarte é preterido pelo Vaz. Melhor testar um jogador cujo potencial não se conhece do que dar infinitas chances a um pereba de 28 anos que pensa que é zagueiro. Quanto ao goleiro o Thiago realmente não faz um a defesa difícil e precisamos de alguém pronto. Não dá para em pleno Campeonato Brasileiro o Flamengo servir de laboratório numa posição tão importante como é do goleiro. Mesmo sendo defensor ferrenho da base, precisamos contratar um goleiro de alto nível.
Perdemos por incompetência dos nossos armadores e do cone, não faltou chance. O Grêmio é mto ruim cara, jogaram com 10 na zaga. Só esperando o contra ataque pra dar o bote.
Nao é possível que alguém ainda defenda Zé Ricardo, que aos 10 do segundo tempo já demonstrava seu desespero e inexperiência fazendo suas substituições malucas. A primeira e mais obvia deveria ter sido a entrada de Berrio na Direita, ER7 para a ponta esquerda e Everton para lateral esquerda.. a saida de Trauco em péssima noite era essencial ainda no intervalo.
Mais um acidente... quantos mais teremos pra perceber que isso não é acidente, e sim incompetência do treineiro?
O Fla jogou ontem praticamente sem volantes e laterais, menos 4 em campo, aí desgasta o Diego e Everton Ribeiro que tem que voltar para buscar a bola quase na defesa.