Agir ou reagir: Temos que ter paciência com o Flamengo

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Recentemente vi uma frase que ressaltou algo que eu já tinha em mente sobre o futebol brasileiro atualmente e, claro, sobre o Flamengo: “O maior problema do jogo hoje é quando se tem a bola“. Piadas à parte sobre a bola ser o problema do esporte acho que tem algo de muito real ai e que vai da filosofia de jogo de cada equipe e até da falta de “boa matéria prima” no nosso futebol. As expressões da moda falam em equipes “propositivas” e equipes “reativas”. Equipes que tentam primordialmente criar. E equipes que se dedicam especialmente a destruir. E hoje eu queria tecer alguns comentários sobre o Flamengo atualmente dentro desse contexto.

Na minha visão existem 4 times na série A que, de alguma forma, tentam propor o jogo, num sentido mais amplo da questão: Flamengo, Grêmio, Atlético MG e Palmeiras. Os outros, em maior ou menor escalar, jogam um futebol mais reativo. O que, por sinal, é algo quase que natural, uma vez que das 4 equipes citadas 3 são as que tem reconhecidamente os melhores elencos do país no momento. É notório que para se propor o jogo é preciso um time com muito mais qualidade do que para “fechar a casinha” e jogar no erro do adversário. E o meu ponto não é exatamente discutir o nível de sucesso das equipes em implantar essa filosofia e dizer que uma proposta de jogo “reativa” é de mais fácil implementação do que uma concepção de jogo propositiva.

Por exemplo, não é aqui minha intenção denegrir o trabalho do atual e disparado líder do certame. Quero apenas ponderar sobre algo que me incomoda. Vejam vocês: “O time do Corinthians tem variações táticas”. ” O time do Corinthians tabela e faz triangulações”. Ora bolas. Além da falácia de dizer que algum time no Brasil de fato tem grandes alterações táticas de forma constante e dentro da mesma partida fica claro que vemos aqui a análise que parte do resultado e encaixa a análise no resultado e não o contrário. O futebol tem muito disso: Quando os resultados são bons tudo esta certo, tudo é lindo e tudo é exemplo. E quando os resultados não são bons temos que “trocar do roupeiro ao presidente”.

É verdade que de fato o time paulista é taticamente muito dedicado. É forte defensivamente. Cirúrgico nas oportunidades que criam. De fato a proposta dele é a mais adequada para o elenco que possui e eles estão executando isso de forma elogiável. Mas certas comparações do futebol por eles praticado, muitas vezes utilizadas para criticar o time do Flamengo, não me parecem muito corretas. Falta uma análise mais ponderada sobre o assunto. Ora, quando se guarda o coração um pouco e se pensa no assunto, fica óbvio que é mais difícil trocar passes e abrir espaços contra times postados com 9 ou 10 jogadores atrás da linha da bola do que se defender, sair rápido pro jogo e trocar esses mesmos passes contra linhas defensivas desorganizadas por um contra ataque.

É claro que o Flamengo tem muito a melhorar. É correto dizer que o Flamengo não está jogando o futebol que gostaríamos de ver. Contudo críticas exageradas ou mesmo deslocadas da realidade não levam a lugar algum. Pegar no pé insistentemente de 1 ou 2 jogadores também não. Dizer que o time “não faz tabelas ou triangulações” e que “só cruza bola na área” sem considerar as dificuldades que a implementação da nossa proposta de jogo trás não é correto. O time está tentando. O time oscila, mas mostra evolução. O futebol que queremos que o Flamengo jogue é um futebol propositivo. E isso é mais difícil do que parece em muitos momentos. A hora é de apoiar. A hora é de ter paciência. Tenho convicção que colheremos bons frutos, cedo ou tarde.

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Violência nos estádios. Enquanto os times forem punidos com 5, 6 ou 10 mandos de campo, que sejam, e as “pessoas físicas” responsáveis por atos de selvageria não forem de fato exemplarmente punidas não vamos a lugar algum.

Golaço: Diego Alves. Mais uma bela contratação do Flamengo. E já está no BID, vejam só. Hoje o Flamengo tem o melhor elenco do Brasil. Pronto, falei. Falta evoluir e mostrar o melhor futebol do Brasil. Ainda acredito que podemos chegar lá.

Seção Gato Mestre: Flamengo 3×1 Palmeiras. Esse é um jogo ideal para nossa arrancada. Um adversário forte, qualificado e que também passa por uma fase de oscilações. A dupla Diego-Everton Ribeiro vai arrebentar hoje.

Luiz Henrique Amorim
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Finalmente uma análise RACIONAL, o que é raro em uma torcida onde a paixão leva a pedir “soluções” das mais variadas e bizarras.

  • Amigo, você é muito bonzinho com o treinador. O investimento está muito grande e o ingresso tá muito caro para o time ficar nesse “vai não vai”. Chega.

    • Não é ser bonzinho. É ser ponderado. Tentar ser justo. Correto.

      • Então sou injusto e incorreto (além de insano) por achar que as peças são muito boas para o futebolzinho medíocre que vem sendo apresentado.

  • muito bom texto. Todo mundo acha que o Flamengo é time grande e tem que propor jogo. Não imagino o torcedor feliz sendo campeão so fechando a casinha.

    Nao lembro quando isso ocorreu, mesmo quando tinhamos times ruins. O que os torcedores se perguntam é se o ZR é capaz disso, uns acham que sim (hj a minoria) e outros que não (estou neles), mas isso é mutável a partir dos momentos que as boas atuações ocorrerem.

    Ps. Embora o corinthias jogue um futebol reativo, quando tem que sair esta indo bem e conseguindo. Mas tambem acho que quando a fase é boa tudo da certo.

    • Muito obrigado!

      E vamos torcer agora por uma boa vitória contra o Palmeiras!!

    • Vc tem que entender que hoje o flamengo tem varios jogadores bons, entao pra que jogar no contra ataque ????
      Corinthians nao tem jogadores decisivos, ai tem que jogar no coletivo, se fechando e sendo decisivo nos contra ataques.

  • O ponto muito positivo do Zé estar sendo mantido no cargo é que todos técnicos do pais estão vendo que o Flamengo dá tempo de trabalho e tranquilidade, além de estrutura.

    Não deve ser só jogador querendo vir pra cá, os técnicos tb devem estar colocando como uma das primeiras opções pra trabalhar no Fla.

    • Tem razão. Contudo, não vejo nenhum técnico hoje no Brasil que me deixe animado de fato. Acho que todos aí estão mais ou menos no mesmo nível. Um nível parecido com o do ZR, por sinal.

  • Meu caro depois que Zé Ricardo declarou “temos o nosso jeito de jogar” se referindo ao chuveirinho…me assusta. O Flamengo não tem um padrão tático, ou você acha maravilhoso o “chuveirinho”, que o nosso treinador diz ser o “jeito da equipe atuar”. É isso que temos como “padrão” tático? O Flamengo é o que mais alça bolas na área, e um dos que menos cria com a bola no chão. Quantas triangulações se vê? Tabelas? O que se vê é muita ligação direta, e bola alçada na área adversária. Eu particularmente acho pouco para um time com jogadores habilidosos que tem o elenco do Flamengo hoje. A dificuldade de furar o bloqueio se dá muito pela falta do “drible”, do uso da técnica. Isso eu sei há tempos…o que u critico é isso, a falta de alternativas, e a falta de um rodízio principalmente no meio, que é um meio mediano e que tem um jogador limitado “intocável” e Cuellar, que vem se firmando. Viu como são os meios do: Grêmio, Corinthians, por exemplo….e esses times tem sim uma forma de jogar, uma “identidade”, e o Flamengo não. É notória e crônica essa deficiência no meio, o que acaba expondo a defesa. EQUILÍBRIO, aonde estás que não responde.

    • perfeito, já começa quando na escalação não se deixa pensar numa outra forma de se postar em campo etc

      • A mesmice de sempre. E hoje não vai ser diferente. Pode trazer quem for, não muda.

        • pois é

    • Sinceramente não acho que ele se referiu aos cruzamentos em excesso quando falou de forma de jogar. No mais, existem cruzamentos e cruzamentos. O cruzamento que vem da linha de fundo, fruto de uma tabela ou triangulação é positivo.

      Acho que o time tenta. Vira a bola. Toca. Tenta a jogada. Tem esbarrado em
      marcações fortes e times bem fechados. Tem que melhorar a habilidade de
      arrombar esses ferrolhos. Ai acaba perdendo a paciência e acaba por cruzar.

      O equilíbrio nos abandonou ali pelo mês de Abril. O time hoje oscila mais do que deveria. Mas ainda acredito que chegaremos a um bom termo logo.

  • AOnde é que voce esta vendo evolução no time do FLAMENGO ???
    A forma de jogar do time é a mesma desde a 28 rodada do br16. E todo mundo sabe como neutralizar o flamengo, fecha no meio, deixa o MA livre e faz dupla marcação no DIego e no E.R., acabou o time do flamengo. E sim, o time vive so de chuveirinhos, pois tem em media 30 cruzamentos por partida. NAo me interessa os outros times, se o flamengo se propoe a jogar com posse de bola, tem jogadores tecnicos tem que utilizar de tabelas, triangulações, aproveitar o pivo do guerrero e principalmente, chutar no gol.
    Pra mim o ZR é igual o ROger do galo, tem um time extremamente técnico com bons atacantes e quer jogar em contra ataque, o proprio ZR ja disse em entrevista que é fã do futebol italiano, e digo uma coisa, esse jogo nao da certo no flamengo, talvez no corinthinas ou outro time, aqui nao da certo.

    • É claro que o time mostra evolução, do jogo da Ponte pra cá, desde que saiu do “coma” por conta da eliminação na Liberta. Oscila mais do que deveria. Mas vem evoluindo.

      Sobre isso de “neutralizar o Flamengo”, sinceramente eu não acho que seja por ai. Assim como não acho que seja tão simples falar em tabelas e triangulações contra times tão fechados. Acho que o time tenta. Vira a bola. Toca. Tenta a jogada. Tem esbarrado em marcações fortes e times bem fechados. Tem que melhorar a habilidade de arrombar esses ferrolhos. Ai acaba perdendo a paciência e acaba por cruzar. Sem falar que existem cruzamentos e cruzamentos e isso também deveria ser ponderado.

      Note que o gol do Sassá foi em um contra ataque, nossa zaga aberta. O Flamengo quase não tem contra ataques. Afinal, quase sempre está propondo o jogo… No jogo que tiver contra ataque você vai ver lances assim…

      • “Sobre isso de “neutralizar o Flamengo”, sinceramente eu não acho que seja por ai. ” entao nao estamos vendo o mesmo jogo, seus proprios companheiros de coluna do flamengo, que faz o resenha fala isso.
        O flamengo saiu do coma pois colocou 1 volante pra jogar que é o cuellar, pois nao tinha. MEsmo assim, foram jogos contra times fracos, quando pegou time melhores nao deu conta de vencer. Temos um aproveitamento de pifios 33% contra times da 10 colocação pra cima, e vc me fala que o time ta bem ???

        vc so pode estar de sacanagem. É tanta desculpa pra justificar os erros do ZR que vc esta ficando cego cara. Vc esta parecendo petista defendendo o LULA.

        • Não é o caso. Nem de ser como”petista”, nem cego.

          Não são desculpas. É a verdade. Ao menos no meu ponto de vista.

          Sobre meus companheiros…cada um tem direito a ter uma opinão.

          Abraços!

  • Grêmio, propõe o jogo, mas contra agentém montou retranca…cucabol não poupou guerra de graça, quer apostar que vai jogar com 3 volantes e retrancar tb?

    MA 1×0 no dia de 200 jogos, seção gato mestre!

    • Eita!!!! Que animo com o MA. kkkkkkkkkkkkkkkk

      • kkkk dia de acabar a zika rsrsrsrs

        • tomara!!!!

    • So se for 1 a 0 pro palmeiras, com uma entregada do MA.

    • Desse jeito você enfarta o Ednei com tanta emoção 😀

      SRN

      • com certeza, kkkk
        =)

    • O que eu vi do grêmio foi um jogo de marcação e inteligente. Usou bem as dimensões do campo…ocupou o meio e dificultou. isso é tática de quem estudou o adversário e já sabe o que fazer.

      • Cara, todos os times ja sabe como jogar contra o flamengo, estao usando a mesma tatica do ZR(que ele mesmo nao usa), jogar conforme o adversario. E so fechar o meio de campo, deixar o MA livre e em vez disso, fazer dupla marcação no Diego e no E.R… pronto, acabou o time do flamengo. O time faz 30 cruzamentos mais so uns 5 que presta e quando muito so faz um gol assim.

        • Sobre isso de “neutralizar o Flamengo”, sinceramente eu não acho que seja tão simples assim…

          É muito mais por conta da proposta de times “reativos”…

      • Almir,

        Um contra ponto:

        Todos os campos da série A tem as mesmas dimensões, logo não existe o critério de aproveitar bem as dimensões do campo na minha visão.

        SRN

      • Tiveram 2 chances de gol e foram felizes. De fato eles foram competentes na marcação. Ainda assim tivemos oportunidades para empatar.

  • Anota aí o q um amigo meu( bandeira) disse: ” ano q vem ninguém segura o flamengo “!!!!!!! Alguém sabe me informar qual ano q vem ele quis dizer? Achei q fosse piada!! Ele disse q é sério!! Será q ele tá me gastando? Kkkkk SRN

    • Infelizmente futebol não é uma ciência exata. Mas eu não tenho dúvidas que no médio e longo prazo, seguindo o caminho atual, O Fla vai ter muitas glórias.

      • Tenho certeza q se trocasse o departamento de futebol e a comissão técnica daríamos vôos bem mais altos!!! São omissos em derrotas! Agem como se no flamengo fosse normal perder com altos investimentos!!! Parte financeira( banco imobiliário)da diretoria realmente a melhor do Brasil!! Mas no futebol horríveis!! Agem como se fosse normal jogar com salários em dia como se estivesse atrasado!! O corintians joga com luvas atrasadas como se as mesmas estivessem em dia!! Acho q um resumo bom da diferença do corintians pro flamengo!! Sem contar q pra sair do time se estiver mal só sai depois de 1 ano mal como canteiros Gabriel arao Wallace etc!!! A diretoria pediu paciência desde 2013 e tivemos!! Só não sabia q nessa aprenderiamos a ser coniventes com a facilidade de fazer o flamengo d chacota e omisso jogando contra adversários como sport avai San lorenzo!! Mas vou pensar positivo e tentar acreditar q o ano q vem q bandeira fala desde 2013 seja 2018!! SRN

        • se botasse um cara que realmente cobrasse do time como antonio conte, tite, o proprio guardiola, mourinho rsrs
          acho que o time melhoraria… ahaha
          mas eu acredito nas declarações que muricy tem dado sobre o flamengo
          pelo menos essa gestão atual prova que o flamengo tem potencial pra ser muito mais o q me incomoda é justamente
          bandidos assumirem o clube depois desse excelentíssimo trabalho feito em comparação a outras gestões

          • Se for pra ser um clube d bandido vencedor como é o corintians tá show!! Pior é ser um time d mocinho frouxo perdedor

            • cara…. real madrid ficou numa seca “enorme” de champions e
              “agora” que foi conquistar de novo e nem por isso eles não eram favoritos aos mesmos campeonatos que sempre disputavam

            • Só pra lembrar q todos os clubes q investem são vencedores! Só o flamengo consegue ser chacota com alto investimento!! Vou dar exemplo d clubes q investiram e foram vencedores: fluminense ( unimed) corintians ( Lula) Vasco ( banco americano) palmeiras ( Parmalat / crefisa) cruzeiro ( bi seguido) atlético MG (mrv)

        • Nossa, fala de uma maneira que parece que o time só perde… &;-D

          • Apareceu a Margarida olé olé olá

        • Não acho que seja por ai sobre o departamento de futebol…

    • Vascaíno detected

      • Viver d realidade não é ser vascaino! Tem q aceitar a realidade pra melhorar alguma coisa nesse time sem alma

        • Ok

  • Quanto blá blá blá somente pra dizer que é outro defensor do Zé ruela, quer mais tempo? 7 meses já do ano e não temos nem padrão de jogo, “O futebol tem muito disso: Quando os resultados são bons tudo esta certo, tudo é lindo e tudo é exemplo.” Se o resultado é bom vc quer oque? Que critiquem? Se está bom, logo, está sim tudo certo e serve de exemplo. fala que o Fla propõe o jogo mas ainda não percebeu que na verdade o adversário que entrega a bola pro Fla pra sair no contra-ataque? Oque adianta 60% de posso de bola inútil? 30 finalizações mas 3 no gol? Oque dar pontos são números de bolas na rede, ser o melhor do jogo não adianta nada.

    • Não é blá, blá blá. São ponderações que considero importantes para que se faça uma análise correta, justa e aderente a realidade.

      Não tem essa de “defensor do Zé Ruela”. Isso é bobagem. Só faço o que sempre tenho feito: pedir por um pouco de racionalidade nas analises.

      Não concordo em dizer que não temos padrão de jogo.

      Não acho que se deve avaliar o resultado tão e somente. E muito menos que se deve “encaixar a análise” no resultado e sim analisar o desempenho para que se tenha a verdade das coisas.

      Ora, o adversário “entrega a bola pro flamengo” justamente por ter uma proposta de jogo diferente da nossa. E que é uma proposta muito mais simples e menos dificultosa, por sinal.

      Pra mim o objetivo é jogar bem. No médio e longo prazo, jogar bem trás vitórias e títulos. Sou convicto disso.

      • Não acha que se deve avaliar resultado? Isso é futebol, planejamentos são feitos exatamente para alcançar resultados, pra vc se deve analisar desempenho? Em 1 ano de Flamengo ele tem oque de importante? 1 Carioca? Oque mais? Vexames, Vexames e mais vexames… só por ter conseguido a façanha de ser desclassificado na fase de grupos da libertadores, perdendo pra atletico-pr já seria motivos pra sair fora, agr terá que perder brasileiro (outro) tbm?

        • “Não acho que se deve avaliar o resultado TÃO E SOMENTE.” Olhar SOMENTE para os resultados podem esconder, mascarar, evidenciar ou expor certas coisas de maneira deturpada.

          A avaliação tem que ser do trabalho, da filosofia, do dia a dia. E TAMBÉM dos resultados.

          Vexame…eu acho que as pessoas usam essa palavra de forma tão simplória…

          No mais,acho absurdo colocar apenas na conta do técnico a eliminação do time na Libertadores. Por sinal, existe uma clara supervalorização da figura do técnico no Brasil.

          • e a cobrança da diretoria? o técnico do mais querido reclama de pressão por títulos…..bizarro

            • Foi uma reclamação acintosa ou uma constatação? Uma observação?

              • ele deu uma declaração dizendo que é diferente jogar com pressão por título…. e na mesma entrevista, diz que o jogo contra o palmeiras, era uma final de copa
                aí eu pensei…. então as outras partidas, eu tentei empatar, mas acabei ganhando, outras o time perdeu por deslize hahaha

          • E avaliar desempenho não? O cara tem 60 e não sei quanto de porcentagem de aproveitamento e não ganhou absolutamente nada, mesmo com um dos melhores elencos do Brasil, isso não é mascarar erros graves?

            Perder em casa para palestino é algo há não ser vexame? Não ser capaz de ganhar 1 simples ponto fora de casa na maior competição do ano é algo irrelevante? Estar a 12 pontos de um time falido é algo à se aplaudir?… não se pode botar erros grotescos na conta do Zé mas Quem escala jogador? é eu? Vc? Os falsos rubro-negros? Quem decide a forma de jogar do time? Quem permite que Gabriel entre em jogos decisivos para não fazer nada? Quem mantém Vaz com constantes falhas? Márcio idem?

            • Já ponderei em outras colunas sobre o Palestino ano passado. E também sobre os jogos fora na Liberta. Longe de estar na conta do ZR como alguns colocam.

              A impressão que me dá ao ler alguns comentários é que o Flamengo hj tem um time desorganizado taticamente. Um bando. Nada mais longe da verdade.

      • “Pra mim o objetivo é jogar bem.” — Jogar bem é (de fato) o mais importante. As vitórias e os títulos virão como consequência… &;-D

    • “fala que o Fla propõe o jogo mas ainda não percebeu que na verdade o adversário que entrega a bola pro Fla pra sair no contra-ataque?” — Então, porquê o adversário se dá ao trabalho de fazer a marcação cerrada para recuperar a bola? É cada uma que aparece… &;-D

      • ” Então, porquê o adversário se dá ao trabalho de fazer a marcação cerrada para recuperar a bola? É cada uma que aparece…” kkkkkkkkk aonde voce viu isso ???w.
        Deve ser que eles tentam recuperar quando o flamengo ta no ataque, assim pegam a bola e faz contra ataque, …. Ja que nossa defesa é lenta, tem um cara horrivel que joga pelo lado esquerdo (vaz) e nao tem volante pra fazer a cobertura, ja que seu queridinho nao serve pra nada. So ver o gol do sassa e o lance que ele fominha nao tocou pro SObis, em qual delas o MA estave perto de atrapalhar o adversario, em nenhuma.

      • E quer que o adversário deixe o Fla chegar ao seu gol? Cara, vc nunca tocou em uma bola, então, faça o favor de se calar. Times que entregam a posse de bola pro adversário, tem o intuito de roubar e pegar a defesa desprevenida em um contra-ataque e pra isso necessita de Marcação cerrada.

        Não poderia esperar nada melhor do protetor de perebas.

        • Tá bão… &;-D

  • Análise correta no contexto. Mas falha quando generaliza. Existem várias formas de ser ofensivo, e o Flamengo só tenta o ser através de uma. Tá engessado

    • Na minha visão o time tenta. Vira a bola. Toca. Tenta a jogada. Tem esbarrado em marcações fortes e times bem fechados. Tem que melhorar a habilidade de arrombar esses ferrolhos.

      A questão dos pontas eu acho que esta na ideia de criar uma identidade de jogo para o time. Variações são bem vindas.

      • Isso aí, tem que melhorar a habilidade e pensar em variações. Nesse padrão atual volantes e um lateral direito mais habilidoso facilitariam muito, trariam mais alternativas e desafogariam o Diego

        • Concordo que outras soluções tem que ser pensadas. Mas em “alopração” como vejo em alguns pedidos.

      • está faltando fazer mais o que o rondinei , berrío, as vezes o er tenta, até mesmo o trauco, partir mais para cima do adversário, 1 contra 1 no terço final de campo…titebilidade, encher as defesas adversárias de cartões

        • cara, ta faltando as jogadas de lado campo, triangulações com os “pontas”
          no meio, falta aproximação entre cuellar, diego, er7, everton e guerrero, aproximação que eu digo é tabelas e movimentação, pra abrir espaços, pra finalização, cade as bolas enfiadas? cade as infiltrações pelo meio pra passes de cobertura?

          • Fazer isso no brasil é difícil, só tem time retranquero k

            • e barcelona não faz isso? no brasil é difícil pq tem poucos jogadores de qualidade….

        • Lembram quando defendi a manutenção do Fernandinho e um monte de gente caiu de pau em cima? Pois é… &;-D

          • Tá arrebentando no gaymio, acabou de fazer outro golaço agora a pouco no vitória, B 2018

  • Paciência. Tivemos com a diretoria. Vamos ter com o Zé. Vai dar tudo certo. O Flamengo vai adquirir estabilidade no elenco, assim como adquiriu nas finanças. Hoje, Mengão 3 a zero. Kkkk

  • o que esta faltando no flamengo ao meu ver, e ter trazido um tecnico com experiencia, time o fla tem.

    • Sinceramente eu acho que, caso a avaliação seja negativa ao fim do ano e a troca de técnico seja feita temos que procurar um técnico realmente diferenciado. E eu não vejo essa opção no mercado faz tempo. No mais, acho que a figura do técnico é supervalorizada, via de regra.

      Pretendo fazer uma coluna a respeito.

      Abraços!

      • Tbm não vejo esse técnico diferenciado por aí. Brasileiro só o Tite me encanta.

        • Sou da mesma opinião. Só o Tite está acima dos outros hj por aqui.

          • é um técnico com convicção e com vontade de ganhar

        • SkylarK

          E o Tite, se for o caso, só depois da Copa.

          Ainda acho que se o Tite não continuar na seleção ele vai para a Europa

          SRN

          • será? tomara que ganhe a copa, e continue no brasil

  • Falar que o nosso modelo de jogo é o melhor para esse elenco eu até concordo, agora falar que não temos paciência e que o time está evoluindo é irreal.
    Sem falar na defesa de peças que sempre entregam o jogo pra oadversário.

    • Não acho que seja irreal. Na minha visão o Flamengo tinha um bom padrão de jogo até meados da segunda partida da final do carioca. Ali começou a apresentar uma queda considerável. Depois da eliminação na Liberta até o jogo anterior ao jogo da Ponte o time viveu um eclipse. Entrou em coma, praticamente. De lá pra cá, mesmo com oscilações, vejo melhora. Acho incorreto atribuir isso a individualidades, como vejo frequentemente.

      A zaga é uma das menos vazadas no torneio. Claro que sempre pode e deve melhorar.

      • Claro que a equipe apresenta alguma qualidade, é o elenco mais caro do Brasil! Se o Juan tivesse jogado no lugar do “perseguido” Vaz estariamos melhor, isso sem falar que somos um dos times que mais cruzam no campeonato, e com aproveitamento fraquíssimo.

        • Só pra corrigir, o mais caro é o elenco do parmera rs

          • não é não, no caso, o fla tem o vini jr rsrs, mas vcs tem a maior folha salarial

            • Tira esse vinicius jr e sobra o que? kk

              • o real já tirou….

              • Diego Ribas, Diego Alves, Everton Ribeiro, Gerrero, …

                • Diego Alves é muito ruim kkkk não é a toa que saiu da europa e veio pro brasil a preço de banana

                  • Veremos …

                  • Aposto que há seis meses atrás você dizia que Diego Alves era injustiçado pelo Tite.

          • Aquilo é uma vergonha, onde jogadores caros são a porcaria.

            • Vergonha é o flamengo que ja saiu da liberta e vai ficar só no cheirinho de novo KKKKKKKKKKk

              • Mas ser rebaixado, é só ter time bom com dinheiro de Mecena
                é muito pior hahahhahahahaha.
                Fernando Prass é tão bom que vai pra o banco pra Jailson hahahhaaha

                • Primeiro que o Fernando Prass em má fase é melhor que esse Diego Alves e em segundo que o Jailson é um ótimo goleiro e provou isso no BR2016

                  • É pra rir?

                  • Kkkkkkkkkkkkk muito bom, muito bom. Quando é o seu próximo stand-up?

                  • Kakakkakakakakakakakakakakakakakka passa o recibo amigo

              • Jaja vocês vão sair também.

                No mais, vergonha é ser bi rebaixado e não ganhar nada deade a década de 70 sem um grande aporte financeiro absolutamente do praticado pelo mercado…

                Abraços e obrigado pela presença.

  • Pegamos no pé de Rafael Vaz e Márcio Araújo,pelo simples fato que na reserva possui Leo Duarte,Ronaldo e Rômulo.
    Zé Ricardo teve tempo para implementar suas jogadas e entrosar o time, no carioca e libertadores
    Paciência temos a tempos vendo o time apenas cruzar e nada produzir.

    • Pergunta: O Leo Duarte já está a disposição? Realmente não sei se ele já voltou depois da entrada criminosa do LF.

      Sobre o MA….eu continuo pensando que ele tem valor tático e que isso não deveria ser desconsiderado quando se analisa a titularidade dele.

      Não acho que o time não produz nada. Acho que o time tenta. Vira a bola. Toca. Tenta a jogada. Tem esbarrado em
      marcações fortes e times bem fechados. Tem que melhorar a habilidade de
      arrombar esses ferrolhos. Ai acaba perdendo a paciência e acaba por cruzar. Sem falar que existem cruzamentos e cruzamentos e isso também deveria ser ponderado.

      • o que ferra é a mentalidade do técnico rsrs
        o cara joga bem num jogo?
        não entra no outro
        o cara está mau 3 partidas?
        dá mais uma chance pra ele ferrar o time
        isso que me dói kkkkk

      • Senao tem o Leo duarte, tinha o Juan que vinha jogando de titular, bem antes de chegar o Rodolpho. VAz foi decsivo no gol do gremio onde foi disputar uma bola no meio de campo, perdeu e voltou andando deixando um buraco na defesa, ja contra o cruzeiro nao acompanhou o Sassa.
        Já o MA ele tem uma função tatica que so o ZR conhece, nem mesmo você consegue falar qual é essa função tatica. O cara se esconde o jogo inteiro, nao faz a saida de bola, sobrecarrega o Diego que sofre dupla marcação (por isso a queda de rendimento), nao é o jogador que faz mais desarmes no time, no jogo contra o Gremio tomou um drible dele mesmo e ainda atrapalhou o Cuellar que chegaria pra travar o Luan, e contra o Cruzeiro o sassa teve dois lances de contra ataque onde um ele fez o gol (onde estava o mito das coberturas ???) e no outro o sassa fominha deu um drible que o MA passou longe, tentou o chute e rrou ao invez de tocar pro sobis (sorte nossa, pois era outro jogo perdido).

  • “Dizer que o time “não faz tabelas ou triangulações” e que “só cruza bola na área” sem considerar as dificuldades que a implementação da nossa proposta de jogo trás não é correto”

    Pelos treinos e pelo que a gente vê na prática a proposta de jogo do Flamengo é mais cruzar a bola na área.

    • Não acho que seja por ai. Acho que o time tenta. Vira a bola. Toca. Tenta a jogada. Tem esbarrado em marcações fortes e times bem fechados. Tem que melhorar a habilidade de arrombar
      esses ferrolhos. Ai acaba perdendo a paciência e acaba por cruzar. Sem
      falar que existem cruzamentos e cruzamentos e isso também deveria ser
      ponderado.

      • Você diz que é errado ficar criticando um ou dois jogadores, mas na minha visão a falta de habilidade do camisa oito em jogar com a bola nos pés também dificulta a falta de jogadas pelo meio.

        • pois é….

        • Estou tentando a fazer uma coluna discutindo o papel do MA no time titular…

          • Suprir a falta de treinamento intenso do time na parte defensiva, tenho certeza que aquele time do Atlético de Madrid que chegou duas vezes à final da champions tinha um treinamento intenso na defesa porque o Simeone é exigente.

            • Não resta duvida que o Simeone é bem melhor que o ZR.

              • Só não quis dar o exemplo do Carille porque vc tinha falado bastante do time dele no texto.

                • Só acho que montar um time como o Corinthians é mais simples que montar um time como o Flamengo, em se falando de proposta de jogo…

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nossa, vai demorar demais em cara kkkkkkkkkkk pois essa função do MA no time so o ZR conhece.
            1) MA faz a saida de bola= NÃO.
            2) MA se apresenta pro jogo = NÃO.
            3) MA tenta laçar a bola, tocar pra frente ou passes de mais de 3 m= NÃO.
            4) MA é o jogador que mais rouba bolas no campeonato= NÃO.
            5) MA é o jogador que mais rouba bolas do time do flamengo= NÃO.
            6) MA faz bem a cobertura defensiva = NÃO. ex.: gol do sassa domingo, onde estava o mito ?? no segundo lance do sassa, o mesmo tomou um drible seco que passou longe.
            7) Os jogadores adversários marcam o MA = NÃO, Em vez disso faz dupla marcação no Diego.

            O que o MA é importante ??? nao sei te responder.

            • ma “joga” sem a bola
              com a bola….

              • EU rii que o Bruno Pet fez uma coluna sobre o MA, que ele deveria ser jogador de futebol americano, e nao é que ele foi testar isso justamente contra o gremio,interceptando a passagem do cuellar ??? rapaz, o cara é fera mesmo kkkk
                Imagina ele jogando futebol americano do jeito que ele é mole, os caras tromba nele e ele cai kkkk

                • agora eu ri kkkkk

            • Quem sabe não cheguemos a alguma conclusão diferente na coluna em questão?

          • de novo sobre o inquestionável, intocável etc?

          • Luiz,

            Vou aguardar a sua colina sobre o MA para então comentar sobre o tema.

            De uma forma geral tenho visto também a evolução – ainda tímida perto das nossas expectativas – e também as retrancas adversárias.

            De uma forma geral vamos ponderando e conseguimos trazer o povo do estágio revolta total para uma frustração racionalizada.

            Hoje vou fazer minha estatística individual da crítica do chuveirinho. Se tiver interesse, segue o que vou acompanhar:

            (JT) – Jogada trabalhada

            Primeiro tempo
            Ligação direta (0):
            Chutão de Desafogo (0):
            Cruzamento antes da linha da grande área (0):
            Bola alçada em cobrança de falta (0):
            Cruzamento da linha de fundo (0):

            SRN

            • Quero acompanhar. Como faremos?

              Seria legal colocar também as jogadas que findam em chances claras de gol, mesmo que não sejam concretizadas.

              Abraços!

              • Luiz, eu normalmente posto os meus “achados” no tópico do Comente o Jogo aqui. Ontem como esse tópico não foi criado, eu postei no tópico Saiu a escalação.

                Eu comecei a fazer isso no jogo contra o Cruzeiro justamente por estar vendo o jogo de uma forma diferente que o pessoal das “haters social” estava vendo. Foi uma espécie de check de realidade de como vejo o futebol.

                Contra o Cruzeiro eu não contei jogadas trabalhadas e acertos nos cruzamentos como fiz contra o Palmeiras. Vou tentar adicionar a sua sugestão à partir do jogo contra o Coritiba.

                Seguem abaixo os dados das duas partidas:

                Cruzeiro x Flamengo – Mineirão 16/07/2017

                Primeiro tempo
                Ligação direta (1): Rever
                Chutão de Desafogo (4): Rever, Rever, Vaz, Rever
                Cruzamento antes da linha da grande área (7): Rodinei, Everton, Diego, Everton, Rodinei, Everton, Everton
                Bola alçada em cobrança de falta (3): Everton, Everton, Éverton
                Cruzamento da linha de fundo (3): Everton, ER, Diego
                Bola alçada em cobrança de lateral (3): Renê, Renê, Renê

                Segundo tempo
                Ligação direta (2): Vaz, Mancu
                Chutão de Desafogo (2): Thiago, Rever
                Cruzamento antes da linha da grande área (6): Rodinei(P/gol), Diego, Rene, Mancu, Everton, Rodinei
                Bola alçada em cobrança de falta (2): Diego, Geuvanio
                Cruzamento da linha de fundo (2): Everton, Everton
                Bola alçada em cobrança de lateral (0):

                Total
                Ligação direta (3)
                Chutão de Desafogo (6)
                Cruzamento antes da linha da grande área (13)
                Bola alçada em cobrança de falta (5)
                Cruzamento da linha de fundo (5)
                Bola alçada em cobrança de lateral (3)

                Flamengo x Palmeiras – Ilha do Urubu 19/07/2017

                (JT) – Jogada trabalhada
                (x) – Cruzamento certo

                Primeiro tempo
                Ligação direta (4): Vaz, Pará, Rever, Rever, Thiago(p/gol)
                Chutão de Desafogo (3): Rever, Pará, Trauco
                Cruzamento antes da linha da grande área (3): Trauco(x), Para(JT), ER7
                Bola alçada em cobrança de falta (5): Diego(x), Diego(x), Everton, Diego. Pará(x)
                Cruzamento da linha de fundo (1): ER7(JT)
                Bola alçada em cobrança de lateral (0):

                Segundo tempo
                Ligação direta (3): Trauco, Vaz, Vaz
                Chutão de Desafogo (2): Vaz, Pará
                Cruzamento antes da linha da grande área (5): Diego, Trauco(JT), MA(x), Pará(x), Trauco
                Bola alçada em cobrança de falta (2): Diego, Diego
                Cruzamento da linha de fundo (3): ER7(JT), Para(JT), Cuellar
                Bola alçada em cobrança de lateral (0):

                Total
                Ligação direta: (7)
                Chutão de Desafogo: (5)
                Cruzamento antes da linha da grande área: (8)
                Bola alçada em cobrança de falta: (7)
                Cruzamento da linha de fundo: (4)
                Bola alçada em cobrança de lateral: (0)

                Seria legal que outros colegas do fórum pudessem também fazer essa compilação para que pudéssemos ter uma média ponderada dos acontecimentos.

                SRN

                • No “comente o jogo aqui” é muito lotado….kkkkk

                  Eu vou dar mais atenção a isso, conforme der conta.

                  Mas achei a ideia bem bacana. Sempre que puder vou acompanhar…

                  • Luiz,

                    Eu coloco ao fim do primeiro tempo e depois quando o jogo acaba. Depois eu coloco todos os dados no tópico estatísticas da partida.

                    SRN

Comentários não são permitidos.