As Individualidades continuam resolvendo, mas falta coesão!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais um jogo, agora pela 11ª rodada do Brasileirão 2017 e mais uma vitória na fantástica Ilha do Urubu, a ilha dos gols bonitos! É certo que nosso novo estádio está se tornando um alçapão para nossos adversários. Isso parte, principalmente, da magnética que empurra o time e aterroriza o inimigo de forma exemplar. Em quatro jogos a Ilha do Urubu não registrou nenhum incidente de objetos atirados em campo. Esperemos que continue assim! Parabéns à Nação!

Já o time do Flamengo tem usado a Ilha como a sua verdadeira casa, fazendo valer o mando de campo. Quando não dá na técnica e na tática, a torcida empurra e os jogadores conquistam os três pontos na marra. E é isso que esperamos do time e da torcida. Engajamento, união, todos juntos como se encarnássemos um rolo compressor para atropelar e subjugar todos os times que por ali pisarem.

Dito isso, vamos ao tema principal: as individualidades. São elas que têm decidido as partidas a nosso favor. Digo isso pois não vejo um time organizado em campo, nos falta coesão. É certo que estamos melhorando a passos de tartaruga, mas é mais certo ainda que deveríamos estar começando a voar nessa época do ano. Não é o que temos observado. Falta padrão tático à equipe. Isso é latente, salta aos olhos.

Aceito também a teoria de que faltava confiança ao time. Logicamente um time sem a mínima confiança não consegue ganhar com tranquilidade as partidas. Ao recobrarmos essa confiança, através das vitórias em sequência, o que tem ocorrido, temos a tranquilidade para continuarmos a trabalhar no intuito de retomarmos o bom futebol apresentado num passado nem tão distante, onde o time mostrava muito mais do que a confiabilidade atual.

O Flamengo era um time organizado taticamente, sabedor de suas ações tanto ofensivas quanto defensivas. Isso foi perdido no final da temporada passada e o desgaste foi o principal motivo para isso. No início desta temporada, não conseguimos retomar as boas atuações devido, precipuamente, às más escolhas de peças de nosso treinador.

Como Zé Ricardo tem evoluído neste quesito (a escolha das peças), podemos perceber que o time volta a atuar de forma mais segura após o baque da eliminação na fase de grupos da Libertadores. Sinto que só agora, mais de um mês após, estamos conseguindo colocar novamente a cabeça no lugar e desenvolver um futebol minimamente apresentável.

Sinto ainda um Flamengo muito afoito, errando passes cruciais e bastante afobado quando vai ao ataque. São passes e escolhas erradas de jogadas que poderiam ser melhor aproveitadas, o que nos proporcionaria maior tranquilidade nas vitórias. Outro ponto a ressaltar é que a defesa melhorou sensivelmente. Rhodolfo entrou bem no grupo e está iniciando o entrosamento com Réver de forma muito boa. Como é bom ter uma zaga confiável!

Espero que continuemos nessa toada. Uma série boa de vitórias nos fez retornar à competição e nos alçou a posição mais digna no campeonato, mas devemos melhorar o time taticamente para que possamos ter um conjunto forte. Não podemos ficar dependentes de nossas individualidades. Elas são importantíssimas, mas um time bom organizado é fundamental para que nossos craques possam desfilar ainda mais suas genialidades e decidir sempre os jogos a favor do Mais Querido.

Estou aguardando que nosso treinador consiga retomar o padrão tático de outrora para que não soframos tanto no decorrer das partidas e possamos bater no peito e dizer que temos o melhor time do Brasil. Ainda falta um bom caminho a ser percorrido para que tenhamos essa certeza, mas o trabalho continua, sempre, em prol de um Flamengo cada vez mais forte. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken.

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!

A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Alguns torcedores podia tirar um tempo e assistir o corinthians e o Gremio jogando, pra ver a diferença. Essa pressão, principalmente em casa é quase o jogo inteiro. JOgar em contra ataque depois que faz um gol é tipico de time pequeno. Claro, guardado as proporções, olhem se Barcelona e Real MAdrid diminui a intensidade dos seus jogos pra jogar em contra ataque, temos que ser aqui no Brasil, o que eles sao na Espanha, pois as diferenças dos nossos adversários é a mesma coisa dos adversarios desses times pro real e barça.
    E também gostaria que vocÊs prestassem atenção amanha do time jogando sem o MA, reparar como a saída de bola é outro nível, e que ele nao faz falta NENHUMA ao flamengo.

  • Com toda certeza se o Mengão conseguir ganhar títulos importantes esse ano vai ser muito mais mérito do elenco forte. Zé Ricardo parou no tempo, não mostra praticamente nada de novo, é sempre o mais do mesmo e muito das vezes fazendo escolhas erradas.

  • Fabio, com esse técnico não podemos esperar muita evolução tática além do que estamos vendo. É torcer para o Rueda estar disponível no final do ano para aí sim evoluirmos muito neste quesito. Quem viu o time do atlético nacional jogar sabe o que eu estou falando, o sistema era tão bom que até o borja e berrio jogavam bola ahaha. Fica como exemplo disso o jogo São Paulo 0 x 2 Atlético Nacional pela Copa Libertadores, é impressionante como as jogadas dos gols são extremamente bem trabalhadas, é quase pornográfico. Daí o zé ricardo poderia ficar na função do jaime para absorver ao máximo os ensinamentos do mestre. Carille é tão bom não é a toa, aprendeu tudo o que sabe dos anos de convivência com o Tite, não foi simplesmente um técnico que brotou do sub 20, como aconteceu com o Zé Ricardo. Este ainda tem muito o que aprimorar para um dia sonhar em ser o nosso Cláudio Coutinho. Aliás, como bem ressaltou Mauro Cézar Pereira, a preferência do treinador do flamengo por um volante que tem como única função preencher espaços (v.g, jailton do joel santana) revela uma mentalidade atrasada quanto aos anseios do futebol moderno.

    • Assino embaixo!

  • Novidade !!!!

  • O que falta apenas é conseguir manter o ritmo, mesmo após estar ganhando e após as substituições.
    No mais, ZR vai indo muito bem, obrigado!
    Os modinhas pira!!
    SRN

    • Chama os outros de “modinha” mas usa cel e zap zap. chama os outros de “modinha” mas virou “modinha” chamar os outros de modinha.. chama os outros de modinha. mas aposto que não vai ao estádio. chama os outros de modinha. mas vive na internet postando comentário.. antes de chamar alguém de MODINHA pense bem por que você também É um M O D I N H A ,, meu amigo. rs SRN

      • Mitou

  • As ricardetes piram

    • Dá um tempo gente. Palhaçada de dividir a galera. Cada um tem sua opinião mas todos aqui são flamenguistas( ou pelo menos deveriam ser). SRN

  • Time jogando mal mas indo no embalo da torcida e na capacidade individual dos jogadores.
    Everton Ribeiro mesmo abandonou a ponta direita em diversos momentos. Talvez ate por isso o Burrio tenha entrado

    • o time todo rodou na frente, dá ponta para o centro, para a área, para o meio de campo, mobilidade!!

    • Léo. Ninguém faz bolo sem matéria prima. Se a individualidade sobressai é pq o time está minimamente arrumado. Cada jogador é um ingrediente necessário para se pensar o esquema,. Sem ingredientes não há o bolo SRN

  • Então; estamos melhorando sim, vagarosamente é verdade, e como diz no texto, culpa do treinador. Gostei muito da zaga, embora ainda se entrosando; “parece” estarmos no caminho certo, é cedo pra afirmar; fiquei temeroso ao ver em dado momento os dois grandalhões tentando o cabeceio na área adversária; por sorte a bola não ficou em jogo, dando tempo para retornarem pra defesa. Outra coisa, que me deixa sem entender é que às vezes parece dar um branco no time e fica um buraco entre o pessoal do ataque e o resto do time, dificultando a saída de bola e consequentemente a chegada dela ao pessoal da frente. Espero que o treinador enxergue essas falhas antes dos adversários. SRN!

  • A consistência tática voltou, nosso sistema defensivo está se solidificando. Só não enxerga quem está de má vontade.
    O ataque precisa que os jogadores joguem juntos para ficar consistente, isso só vem com o tempo.

    • primeiro tempo foi excelente

      • Foi bom, mas ainda precisa daquela intensidade destrutiva contra a defesa adversária que eu acho que esse time vai ter.

    • Imagina se tivessem mandado o técnico embora? &:-D

      • Ixi .. ja estariamos com um futebol vistoso a muito tempo… Se tivesse contratado o DOrival quando foi demitido do santos, com certeza o time taria jogando melhor q agora. POis DOrival é um tecnico que gosta que o time joga pra cima, sem medo de perder, assim como o Marcelo Oliveria.
        Existe dois tipos de times, com defesa solida e com ataque consistente, eu prefiro que arrume o ataque, e depois vai melhorando o sistema defensivo como um todo, nao so zaga e laterais. Amanha notem a diferença que vai ser o time sem o MA na equipe, que ele nao faz falta nenhuma, pelo contrario, faz é melhorar nossa qualidade de posse de bola.

        • Claro… futebol bonito de se ver, mas ruim de resultados… &;-D

          • E desde quando jogar feio é sinônimo de titulos ????

            • São Paulo (2006, 2007, 2008), Grêmio (1996), Flamengo (1992)… &;-D

              • Que isso em kkk 5 titulos em um mar de no minimo 50 campeonatos, massa. Se o flamengo realmente fazia jogos feios em 92, deve ser por isso que ninguém fala desse titulo, mesmo sendo o titulo do penta kkkk
                EU acho que a chance de um time jogar bonito e pra cima dos adversários ganhar um titulo é muito maior que um time jogando um futebol feio.

                • “EU acho que a chance de um time jogar bonito e pra cima dos adversários ganhar um titulo é muito maior que um time jogando um futebol feio.” — Em teoria, sim; na prática, nem tanto… &;-D

              • Gostaria que vc fizesse uma coluna, para explicar por que motivo o MA é util apenas ao flamengo mas NENHUm time faz proposta para contrata-lo, mesmo sendo um jogador tao bom qto vc acha, o ZR, a midia paulista, o Juninho pernanbucano entre outros kkk

  • Ainda vejo os jogadores muito distantes um do outro para a proposta de jogo.

    • segundo tempo ficou, porque ficou naquele vicio de chamar o adversário para fazer o contra ataque, mas o time não está conseguindo fazer isso, daí perde a bola no meio campo e fica tomando pressão.

      • Alguns torcedores podia tirar um tempo e assistir o corinthians e o Gremio jogando, pra ver a diferença. Essa pressão, principalmente em casa é quase o jogo inteiro. JOgar em contra ataque depois que faz um gol é tipico de time pequeno. CLaro guardado as proporções, olhem se Barcelona e Real MAdrid diminui a intensidade dos seus jogos pra jogar em contra ataque, temos que ser aqui no Brasil, o que eles sao na Espanha, pois as diferenças dos nossos adversarios sao os mesmos que os adversarios desses times.

  • “Em quatro jogos a Ilha do Urubu não registrou nenhum incidente de objetos atirados em campo. Esperemos que continue assim! Parabéns à Nação!”

    Num atiça…

  • Vai ser dificil melhorarmos esse jogo tatico, o padrão, e o estilo de jogo, tendo em vista que o treinador gosta de alguns perebas ex Caramujo, que não participa de jogadas aéreas defensivas/ofensivas, que nao participa do ataque. se esconde do jogo, e o’que é sua função ‘roubar bolas desarmar’ faz péssimamente ficando atras de uns 30 jogadores nas estatistica da serie A.. que aliás ele nao usa da meritocracia, e é ferrenho ao único esquema como queiram deixo a escolha de vocês pra mim é 433, mas vamos lá 4321 não muda a variação todo jogo é com os pontas, todo jogo é guerreiro fazendo pivo.. vamos viver a base de vitórias no individualismo brilharecos de diego guerrero e Ribeiro, e também da sorte claro..e por termos uma zaga segura Zé ricardo vai se mascarando como “técnico” mas vamos lá estamos ganhando esta tudo “CERTO” vamos ver no que dá..espero que consigamos um titulo importante final do ano, SRN

  • O Flamengo precisa melhorar também nas bolas paradas. Acho que o Trauco seria o melhor cobrador de faltas laterais do que o Everton. Fora as jogadas ensaiadas que não acontecem.

  • Acho que fizemos uma partida correta taticamente, o São Paulo pouco incomodou o Mengo. Temos muito a melhorar, inclusive tecnicamente, mas o time já está conseguindo jogar em conjunto, como time de verdade. Saudações rubro-negras!

  • Acho q o jogador mais importante das Gayvotas éo Jô, se eles o perderem o time cai muito, tenho medo das convocações do corinthiano Tite, só falta ele levar o Diego e não chamar o Jô, o time melhorou muito, o Zé está bem nas escalações, sacou quem tinha q sacar, só acho q no ataque o Everton destoa da técnica dos demais, todos falam do trio e não do quarteto, mas quando o Geovânio entrar isso mudará, não podemos deixar eles abrirem mais doq 9 pontos, a Ponte sempre perde pra eles e por isso temos q vencer o Fiasco, não gosto d jogar contra os rivais pois pra eles éo jogo do ano, só empatamos até agora, tá na hora d uma vitória em cima dos 3 patetas no brasileiro, SRN

    • Fernandinho é reserva do Casemiro.
      Douglas Costa e Taison concorrem para a vaga de reserva do Philippe Coutinho.
      Willian é reserva do Neymar (podendo substituir também o Philippe Coutinho)

      Portanto, Diego concorre com o Giuliano e o Rodriguinho para as vagas de reservas do Paulinho e do Renato Augusto (2 dentro, 1 fora).

      Se o Diego for chamado em alguma das 8 partidas da seleção que faltam pra Copa, terá grandes chances de ir à Copa ao invés do Rodriguinho.

      Quanto ao Jô, não levo muita fé não. Parece que a disputa está entre Diego Costa e Firmino.

      • Diego costa não é legível para nossa seleção e sim para a espanhola companheiro.

        • Claro! Mas se vc é atualizado sobre as seleções sabe que só troquei o sobrenome, né? Souza! Valeu pelo aviso.

          • Alguém achou válida minha análise sobre o nosso Diego na seleção? Ou só tem corretores de falhas irônicos por aqui.

            • A sua analise está boa, acho q os titulares do Tite serão, D.Alves, Miranda, Marquinhos, Marcelo, Casemiro, R.Augusto, Paulinho, P.Coutinho, Neymar e Jesus, eo Goleiro q eu não sei, o Tite joga com o Casemiro centralizado e os 2 volantes cada um d um lado como jogam o Real eo Barça, os volantes o Paulinho pela direita eo R.Augusto pela esquerda, o Diego então poderia ser mesmo o reserva d um desses volantes, acho q o Rodriguinho não serve nem pra engraxar a chuteira do Diego, acho o Jonas(Benfica) eo Jô melhores doq o Firmino eo D.Souza, mas o Tite tem outro gosto diferente do meu, SRN

              • Exato! Firmino é um zero a esquerda e D.Souza parece uma repetição de Fred na última Copa. Se um desses for à Copa e o G.Jesus precisar ser substituído, o Brasil pode dançar no mata-mata. A não ser que o Tite opte pelo Willian, jogando sem centro-avante, que não é uma escolha ruim, já que o G.Jesus também não joga como centro-avante clássico.

  • Aos poucos vamos nos ajeitando, mas para mim palmeiras e gremio serão o nosso grande desafio

  • Péssima matéria

    • Cada um acha o que deve. Mesmo assim obrigado por participar.
      SRN!

  • Minha percepção do jogo de domingo é a mesma das últimas boas atuações do Flamengo:

    Sistema defensivo muito bem organizado. As linhas de defesa sempre muito bem delimitadas quando o time está sem a bola, e boa cobertura dos laterais e pontas. Enfim, nesse quesito o trabalho do Zé Ricardo é positivo.

    Falta aprimorar(bastante) as ações ofensivas, com bola. O time ainda peca na transição, na criação de jogadas ofensivas. Melhorou muito nos últimos três jogos, mas precisa de muita coisa para chegar no ideal.

    Até o momento o Zé está provando que eu estava errado. O time parece reagir.

    A sequência agora é difícil, temos Vasco, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. Vamos ver como o time se saí. Vencendo três desses confrontos já dá para voltar a pensar em título.

    • Perfeita observação Edson.
      SRN!

    • “Sistema defensivo muito bem organizado. As linhas de defesa sempre muito bem delimitadas quando o time está sem a bola, e boa cobertura dos laterais e pontas. Enfim, nesse quesito o trabalho do Zé Ricardo é positivo.”
      — Em suma: primeiro, “fechar a casinha”… &;-D

  • Até ganhando reclamam pqp

    • Não é questão de reclamar, e sim ver adiante!
      Torcida não falta, mas as vitórias não podem e nem devem servir de cortina para o que é necessário melhorar.
      No final, TODOS queremos o Flamengo mais forte!
      Obrigado pela participação!
      SRN!

      • Perfeito. Nossa torcida tem o péssimo hábito de achar após duas vitórias que somos os melhores. Daqui a pouco já tem retardado falando em cheiro

Comentários não são permitidos.