Coluna do Torcedor: “Os problemas de planejamento do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Ao entrarmos no site oficial do Flamengo, veremos que eles computam 34 atletas no elenco do clube. São quatro goleiros, cinco zagueiros, quatro laterais, cinco volantes, sete meias e nove atacantes.

Pelos números, podemos comprovar que é um elenco inchado, apesar do Mengão disputar / ter disputado várias competições (Carioca, Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro), muitas de forma concomitante.

Entretanto, mesmo com o excesso de atletas, há erros de planejamento na montagem do plantel. Dois são os mais crassos e que explicam, em partes, o fato do time não ter conseguido engrenar e melhorar o futebol praticado dentro de campo.

O primeiro destes erros está no gol. Muralha foi contratado depois de uma excelente temporada 2015 pelo Figueirense. Ao longo de 2016, aproveitou a má fase de Paulo Victor e assumiu a titularidade. Foi peça fundamental em diversas vitórias, e, como prêmio, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira. Contudo, no final do ano, começou a falhar. Mesmo não estando em grande fase, Rodrigo Caetano e os dirigentes do Departamento de Futebol resolveram não contratar outro arqueiro. Resultado? Muralha piorou e tivemos que recorrer a um goleiro totalmente inexperiente, que, claramente, está sentindo o momento, uma vez que em todo jogo está em evidência. Para compensar o erro, estão tentando trazer Diego Alves. Mas, esta procura deveria ter acontecido no início do ano.

Rodrigo Caetano não planejou bem o elenco do Fla (Foto: Reprodução/L!TV)

Parecido com o caso do Fla, foi o Palmeiras ano passado. Sem planejar um reserva para Fernando Prass, o mesmo machucou. Sem reservas à altura, a diretoria recorreu a Jaílson. Por sorte, o jogador, de 35 anos, e que até então, nunca tinha brilhado em nenhum clube grande, foi peça fundamental no título brasileiro.

É incrível como no Brasil o jogador debaixo da trave precisa ser titular em todos os jogos. Tinha que ser que nem na Europa, onde um atua nos jogos da liga e outro nas copas. Isso facilitaria ter dois bons jogadores, sem ter o estigma de que o reserva sempre será reserva.

Outro erro foi na volância. Apesar de cinco atletas para a posição, onde Zé Ricardo costuma utilizar dois, não foi pensado em uma pessoa para fazer a função de Willian Arão. Um dos pilares da equipe terceira colocada no BR-17 do ano passado, o volante entrou numa fase tenebrosa, indo, depois de muitas críticas para o banco de reservas. No lugar, entrou Cuéllar, que vem atuando muito bem. Mas, por que há erro de planejamento neste caso? Nenhum dos jogadores disponíveis faz o papel do camisa 5.

Arão pode ser considerado aqueles volantes modernos, que marcam e atacam bem, o tal “box-to-box”. E de fato, sabe sair jogando, e tem a infiltração surpresa como uma de suas qualidades. Tanto que marcou sete gols e distribuiu oito assistências em 62 jogos, no ano passado. E, no elenco, nenhum jogador tem esta característica. Com Cuéllar, Márcio Araújo se aventura no ataque, e é um horror! O próprio colombiano

Arão vem devendo em 2017, e falta de reserva pode explicar momento do Flamengo

também não tem muita força ofensiva. Com isso, Diego precisa voltar para armar do círculo central. Infelizmente, nosso craque já não tem a explosão de outrora para sempre carregar a bola até próximo ao gol. Assim, o time perde em criatividade e chegada do meia na área, uma de suas características, e onde ele fez a maior parte dos seus gols com o manto sagrado.

Éverton Ribeiro chega para tentar amenizar esta deficiência. Como tem bastante técnica e visão de jogo, pode fazer o papel de Diego, e este, recua para fazer função de Arão. Cuéllar faz a do Márcio Araújo, que por fim, não faz nada….. mentira, para não ser injusto, pelo menos corre e é dedicado, além de roubar uma bolas.

Mancu não tem pique para aguentar o tranco, Rômulo também, e Ronaldo, só Jesus sabe os motivos dele não ser nem relacionado para as partidas. Com um reserva para Arão, Zé Ricardo poderia até manter a teimosia de ficar com Márcio Araújo no time. O camisa 8 ia continuar correndo, roubando bolas, dando passes laterais e não prejudicaria o conjunto quando passasse do meio de campo.

Em relação aos excessos, não faz sentido manter Damião no elenco. Entre um caneludo e outro, deixa o Vizeu, que é da base e tem muito a evoluir. Por fim, não traria Geuvânio. Muito caro e há jogadores que podem fazer sua função tática e técnica, como Berrío, Éderson e Vinícius Júnior, que precisa jogar mais para poder devolver tecnicamente ao clube.

Graças a esta diretoria, o Flamengo tem dinheiro para investir em jogadores de peso, mas, seria muito melhor saber fazer o investimento, e deixando espaço para jogadores da base. Não adianta querer investir em formação, se os jovens não vão ter espaço. E pior, sendo reserva de jogadores tecnicamente piores, mais caros e totalmente desnecessários.

Matheus Brum

Jornalista

Twitter: @matheustbrum


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O único problema do Flamengo é a dificuldade em fazer gols. Onde estaria a causa:
    a) nos volantes que não conseguem colocar a bola em Diego;
    b) no Diego que não consegue fazer passes em profundidade;
    c) nos pontas que insistem em fazer chuveirinho, mesmo depois das novas contratações;
    d) no Guerreiro que sabe fazer bem o pivô, mas perde muitas oportunidades e tem deficiência em ser matador;
    e) no técnico que não consegue extrair o máximo do time e não tem “time” e casca para fazer boas substituições.

    Gosto muito do Guerreiro, mas acho que seria bom somente para o sistema 4.4.2, nesse atual sistema a sua categoria que é fazer bem o pivô e segurar a bola é muito prejudicada.
    Esse 4.2.3.1 está matando o Flamengo. Os times já descobriram que se fechar e sair no contra-ataque é a fórmula do sucesso contra o Flamengo, porque o Mengão não faz gol. É impressionante.

  • No começo da matéria pede a saída de Thiago, no fim pede oportunidades a base, qual a coerência?

  • Mancuelo é segundo volante, mais ágil e habilidoso que Arao, chuta muito melhor, fez 2 golaços de fora da area. E marca bem.

    Diego Alves é uma oportunidade de negocio que só surgiu nessa janela.

  • Matéria oportunista, e gostaria de saber o porque de tanto estardalhaço por causa de uma derrota pro Grêmio, quando o time vem crescendo vencendo jogos? Faltam 25 rodadas num campeonato imprevisível , e ficam criticando o planejamento? Porra, foi preciso esperar por uma nova abertura da janela de transferência para ter o Everton Ribeiro numa negociação que se encaixasse nas possibilidades do Flamengo, não valeu a pena? Claro. O Rômulo é 1º volante mas o Cuellar é 2º volante com características mais ofensivas (confirmado pelo Junior comentarista), só que ele teve que se reinventar para conseguir brigar por uma vaga, e por isso passou treinar mais o lado defensivo. Me lembro que o Jorge era um lateral que ia bem ofensivamente, mas deixava muito a desejar na proteção, mas quando o Murici chegou, fez com que ele treinasse exaustivamente a parte defensiva, e logo de cara a torcida pegou no pé dele pois não estava jogando 50% do ele jogava no ano anterior. Pois bem , leva um tempo para que apareça o resultado desse aprimoramento defensivo em conjunto com a parte ofensiva que já possuía, e hoje ta jogando um bolão. A ausência do Diego durante a lesão sobrecarregou o Arão no Carioca e o resultado foi que ele caiu de produção. Muito fácil falar que perdeu a chance de contratar o Elias, mas se esquecem que ele preferiu o Corinthians num momento que o Flamengo fez de tudo para traze-lo. Resumindo, muito barulho precoce para tumultuar o que está sendo construído. Foi uma rodada atípica, então vamos torcer mais e reclamar menos, bem porque não é do nosso feitio ter tanto desespero assim há 25 rodadas do final na posição da tabela em que nos encontramos e com o elenco que temos. O melhor é que vai ficar mais qualificado com a chegada do Diego Alves. Galera, vamos deixar para os antis a pressão e continuar apoiando o Mengão.
    SRN

    • Com todo respeito a sua opinião, não foi uma rodada atípica e sinceramente é nítido que houve error de planejamento sim!!! Muito dinheiro gas to com jogadores muito limitados e não é de hj que se contrata mau!!! Quantos Nome’s vc quer??? Mugni, Mancuello,Carlos Eduardo,Berrio ( Cirino 2), Canteros, Ederson canela de vidro, Conca mula manca que era para ter Voltado em ABRiL!!!! vários que nem estreiaram no Fla ano passado, vieram receberam durante 1 ano treinaram e sumiram!!! Isso é planejamento??? Fora as renovações pífias de Márcio Araújo, Gabriel, Damião!!!! Quer mais??? A não contratação de um goleiro a altura do Flamenco e isso já vem a tempos ( desde a saída do Bruno) e por film a insistência com este aprendiz de técnico que compete austenitic amends is mesmos errors jogo após jogo!!!! SRN!

  • Já havia comentado esse fato de ñ termos um substituto com as características do Arão… temos quatro primeiros volantes e um segundo que é o Arão

  • Sinceramente discordo
    1. Para o futebol brasileiro 34 é um excelente numero.

    2. o time não engrena por motivos óbvios, que nao tem nada a ver com planejamento

    3. O flamengo nao esperava que a torcida fosse pegar no pe o muralha porque ele nao agarra penalti. alias essa é uma das criticas mais bizarras que eu ja vi. depois, claro ele entrou numa fase complicada mesmo. E se a cada vez que o jogador entrar em má fase, trouxermos outro, vamos terminar o ano com 90 jogadores.

    4. O Mancuello nao seria este segundo volante? o Ze ricardo nao disse que o romulo e que o cuellar eram segundos volantes exatamente para justificar o M.A no time? agora ele descobriu que não são ágeis ou rápidos e são muito melhores como primeiro? serio? E isso é culpa do planejamento?

    5. Concordo que o flamengo poderia ter trazido o Elias por exemplo, mas preferiu ficar com o M.A (Ze Ricardo) e a culpa é do rodrigo? Alguem duvida que se o Ramires (so um exemplo) vier, ele vai tirar o Cuellar e isso é culpa do planejamento?

    6. Manter o Damiao fazia sentido porque Vizeu vivia sendo convocado, e o guerrero hora ta na selecao hora suspenso. E é nitido que o time nao sabe jogar sem a referencia.

    7. Sobre o Geuvanio nao tenho o que falar, realmente, a presenca dele nao se justifica no elenco, a nao ser que o Gabriel saia, embora a gente tambem nao saiba a quantas andas o Ederson.

  • Ótimo post. Pra detalhar os erros. Entendo o questionamento. Mas não concordo em alguns pontos. O Vizeu está visivelmente fora de forma. Pesado, não consegue chegar em 1 bola. Quando pega a bola, é facilmente desarmado, como no último jogo. Geovânio entrou bem. Tem habilidade para driblar e já tem experiência. Foi uma ótima contratação. A análise foi pelo último jogo, meio oportunista. Não vi vc postando quando ganhamos 4 jogos seguidos. Tava tudo de boa? Não. Mas o artigo vem em um jogo em que jogamos mal. Diego e ER abaixo dos demais jogos, sem guerrero e com damião. Não caio nessa.

  • Achei um post muito bem feito. As pessoas, principalmente os trolls de internet, não estão acostumadas a discutir nível de planejamento, é muito difícil perceber os meandros, os pequenos detalhes que podem fazer uma equipe financeiramente bem dotada não deslanchar.

    Eu espero que este seja o último ano do Rodrigo Caetano no Flamengo. O cara tem seus méritos, não está na posição que está à toa, mas ele nunca fez uma temporada no Flamengo em que não tenha errado em algum ponto decisivo. Alguns desse ano você levantou bem na postagem.

    São esses pequenos detalhes, prever o que poderá dar errado, tomar decisões cirúrgicas na hora certa e não remediar os erros é que faz a diferença no fim das contas.

    SRN.

  • O problema é que é uma faca de dois gumes. Questionamos pelo elenco estar inchado , mas se alguns jogadores se lesionassem e o elenco estivesse reduzido teriam dito que foi falta de planejamento , já que teríamos várias competições nesse ano. Um exemplo atípico foi contra o Grêmio não tínhamos zagueiros no banco. E tinha gente questionando que tinham mandado o Donatti embora e não trouxeram outro zagueiro.

  • O Zagueiro deu um pisão no pé do Jonathan dentro da área eo arbitro não deu nada, as Gayvotas gostam d jogar na retranca, quando tem q propor jogo eles se complicam um pouco, Rodriguinho suspenso e eles se complicaram um pouco, se perderem o Jô por contusão se complicarão, esse éo campeonato da retranca, o Grêmio com a melhor dupla d zaga daqui armou uma bela retranca q o Fla não conseguiu furar, só vai faltar um volante para os 11 ficarem top se o goleiro vier, SRN

    • O Fernando Diniz fura essas retrancas numa facilidade monstra, gostaria que o Flamengo chegasse um acordo com ele, pagava um curso UEFA e no início do ano que vem assumiria.

      • Fernando Diniz é treinador de time pequeno. Se fosse tão bom assim algum clube grande já teria contratado.

        • Ele recusou o Corinthians, não me preocupo com esteriotipos que as pessoas maldosas inventam.
          Jogar pra frente e de maneira moderna com certeza não é coisa de time pequeno, mas ainda o acho fraco pra um Flamengo mesmo, por isso sugeri que faça o curso UEFA, que atualmente é o melhor.

  • Testa o Arão no lugar do Caramujo e pronto.

  • Excelente coluna. Perfeita. Tudo que penso estão ali colocadas. O investimento tem que ser feito cirurgicamente, pois o dinheiro que agora temos pode fazer falta num futuro próximo.

  • Essa colunista esta doido. A torcida nao pode se deixar influenciar por esse cara. O elenco é muito bom, infelizmente a eliminaçao precoce da libertadores potencializou a cobrança que ja existe no elenco. Vamos caminhar para um bom final de ano. Tenho certeza.

  • Falta de planejamento?cara raciocína ,o Flamengo tá contratando agora já é pensando nas próximas temporadas também n é só pra essa,acho q seria falta de planejamento se os dirigentes do Flamengo ficassem de braços cruzados e n fosse àtraz de reforços e deixasse tudo pra cima da hora . alguém aqui acha q se a diretoria n fosse esperta e deixasse pra janela do fim do ano ,o Flamengo conseguira trazer Giovanio , Everton Ribeiro e o próprio Diego Alves q ainda não foi confirmado?duvido . Vejam q tudo é contrato de 3ou4 anos então isso é q é planejamento.esse é q é o momento de contratar porque os outros clubes já estão praticamente montados e a procura por jogadores é menos ,é melhor ainda é q para as próximas temporadas os jogadores já estarão adaptados .e outra é certeza que vai sair jogador até o fim do ano.

  • A cada dia que passa tenho mais convicção que essa coluna é feitas por flamenguista da oposição. Lembro que há uns 2 anos, lia sempre aqui alguns desses supostos blogueiros, comentaristas, etc, dizerem que o problema do Flamengo era não ter elenco. Hoje com o sucesso da administração Bandeira de Melo, alguns Flamenguistas antis, que não suportam ver o sucesso de um presidente Outsider, ficam tentando encontrar pêlo em ovo para criticar a administração. Talvez por se afinarem com as administrações anteriores e não estarem mamando na teta do Mengão.

  • O curica não tomava gol desde 11/06, o Atlético finalmente conseguiu fazer gols neles.

    • Eles têm alguns pontos fracos. Se prencher o meio de campo já começam a pipocar. Fosse o Atlético-PR mais ambicioso ganharia hoje.

      • Ainda teve um penálti pro cap.

    • Castelo de areia? Descobriremos

      • Tem que se levar em conta que eles tavam sem o arana e o rodriguinho.

        • Mas elenco é necessário em pontos corridos

          • O Leicester contrariou isso em 2016, o Cruzeiro 2013-2014 também não tinha um elenco tão recheado, o que precisa mesmo é o time funcionar.

            Eu sou realista, sem uma comissão técnica de verdade e um VP de futebol vamos ficar no tão comemorado título do campeonato carioca.

            • Leicester é um evento que acontece em 100 anos, o que torna o futebol tão apaixonante, é uma exceção.
              Cruzeiro tinha um baita elenco, a ponto de ter Júlio Batista na reserva.

              • O Cruzeiro tinha dois craques (Ribeiro e Goulart) e sem eles o cruzeiro não era grande coisa.

                • Que belo achado da diretoria do cruzeiro esses dois caras, eu tava analisando os gols do Ricardo Goulart, são a maioria dentro da área, será que ele está atuando como centroavante?

                  • No cruzeiro ele já jogava de Falso 9, tipo um Guerrero, mas que sabe fazer gol.

                    • Não amigo, no cruzeiro ele sempre jogou com um 9, por isso estou achando estranho.
                      2013 foi com Borges, 2014 com Marcelo Moreno.

                    • Mas quando os mesmos não jogavam ele fazia a função, como o DS faz no Sport.

                      Craque de Bola o R Goulart, flamengo deveria pensar nele pra substituto do DR que deve ter mais 2 anos em alto nível apenas.

                    • Eu penso em substituir o Guerrero, Diego jogará fácil por muitos anos ainda.

          • Eles sabem disso é estão aproveitando a oportunidade que os adversários estão dando para pontuar.

            • Verdade

  • Não vejo tantos erros de planejamento assim.
    No gol não tinha como advinhar que o Muralha iria regredir tanto, já tínhamos investido em um goleiro em 2015, era a hora de testar a base, infelizmente Thiago ainda precisará de mais tempo e experiência pra ser um jogador de alto nível.
    Na zaga sempre achei que faltava um cara jovem e incontestável, nossos melhores zagueiros são de idade avançada, o que complica em um calendário longo.
    Vejo nas opções de volante como a posição mais bem servida do Flamengo, o problema é que o treinador não soube dar competitividade, manteve dois jogadores como títular o tempo inteiro.
    Nossos meias também são bons, desde o início do ano.
    Ataques estamos bem servidos desde o início do ano também.

  • Hum… Patético Patanaense marcou saída de bola e não deixou coringuinha trabalhar a bola.

    Também como colegas aqui comentaram, houve neguinho brincando de craque. Como podem?! He he he…

    Ah…E faltou a sorte de sempre.

    • O Corinthians não soube o que fazer com a bola, Jô desequilibrou positivamente pra eles, sem ele teriam perdido tranquilamente.

      • O melhor de tudo é que o reserva é o kazin

        • Uma hora a conta chega.

    • Romero é horroroso, o Marquinhos Gabriel vai tomar a vaga dele.

      • Se uns 07 jogadores desse time titular dos Gambás estivessem distribuídos entre as outras 07 melhores equipes do futebol brasileiro nenhum seria titular.
        Nenhum!!!
        Talvez nem no banco, como esse dublê de tartaruga ninja: o Romero.
        Provavelmente a maioria destas equipes (com a exceção do Foguinho) já haveria negociado essa turma. Estariam espalhados pelos Avaís, Atlético Goianiense etc, etc…

  • Parabéns pela coluna.

  • Campeonato tá aberto , vms mengao !

    • Se os jogadores do Atlético não tivesse se esforçado tanto em errar, teria trazido os 3 pontos

      • Temos que vencer amanhã ,

        • Esse é um dos problemas.

          • Podemos perder o jogo em uma bola como foi com o gremio, mas acredito na vitória sempre !

  • A deficiência do FLAMENGO está na área técnica, onde temos um intruso, que em outros times costumam chamar de técnico.

  • Coringas voltando ao normal… Campeonato tá aberto. Por aqui até carreata fizeram com a vitória sobre as porcas. #botofenorenatogaucho

  • Faltou dizer que não tem um zagueiro top canhoto . O único é o Juan , em final de carreira. O Vaz é reserva. O outro da base que é o Dumas, foi emprestado para o Luverdense .
    Precisa dizer mais ?
    O treineiro só tem um esquema de jogo.
    O Luxa tá dando aula com o fraco time do Sport , mas a torcida modinha não gosta dele.
    S..t. 424170

    • Eu gosto!

      Nem dou bolas para o seu ego, agora…O Luxa tem que deixar alguns vícios e vários problemas extra campo.
      Além de levar a sério a tal da reciclagem…

  • Péssimo artigo. Além do assunto sem propósito, mal escrito. E se diz jornalista. Tenha santa paciência.SRN.

  • Porra gol do atletico vsf corinthians

  • Gollllllllllllllllllllllll…. empatou….. vai atletico

  • Pelo menos pra mim já faz um tempo que entro no site mais pra ler os comentários do que ler as matérias, porque a maioria é de doer os olhos

    • Tem alguma mentira no texto?

  • Perfeito a matéria .
    Explicação?
    Falta um diretor de futebol casca grossa é um v.p. de futebol . Simples
    S.t. 424170

  • Ao final do texto fui olher pra ver se era Vinny dunga, pior que era outro, deve ser um Anti, acertou somente no caso Damiao, o restanto só escreveu merda querendo tumultuar, o planejamento está bom, problema é o nosso técnico que por incapacidade ou infelicidade nao consegue engrenar esse time fazendo com que perca em casa jogos importantes e o principal responsavel pela desclassificaçao da libertadores com sua mentalidade de time pequeno. Autor malicioso!!!

  • O Papai sabe tudo, ou falta do que fazer é por isso que está coluna esta ficando fraca muitos amigos abandonando , ta difícil ler , muita besteira. Ou o responsável toma uma atitude ou vai acabar com ela, eu estou também saindo.

  • Que tristeza saber que está ficando distante o nosso sonho, tudo isso por uma teimosia com um entregador de coletes que nunca chutou uma bola de futebol, um mero professor de educação física no controle do clube de maior torcida mundo, um treinador que vive de parabenizar nossos rivais na entrevistas pós jogo, quando somos derrotados, dinheiro saindo pelo ralo…

    • Vdd quando perdemos o tecnico diz parabens, ele tem que dizer perdemos estou chateado puto…

  • Colocar a gurizada num time sem padrão é só queima-los. Gabriel Peteleco já está de escanteio. Damião parece que vai pro Inter. Estamos com um bom elenco (tirando o MA) mas o que nos falta é organização, alguém que faça esses jogadores renderem.
    Acho que erros de planejamento devem ser mais discutidos no começo do ano doque agora. Se Diego Alves vir, teremos um plantel excelente. Como disse, o que nos falta é organização. SRN

    • Ruy,

      Não só isso. Ninguém tinha como advinhar que o mureta entraria na draga que entrou. Tanto que tem muita gente questionando a qualidade do treinador de goleiros.

      Outro ponto, o Diego, e agora o ER7, voltam para pegar a saída de bola justamente porque o MA atrapalha essa dinâmica. Senão não haveria necessidade, salvo para fugir de uma marcação homem a homem. de um dos dois recuar tanto.

      Cuellar joga de 5, ele mesmo afirmou isso em entrevista. Agora a escalação é com o Zè Ricardo. Se queria um jogador com habilidade para ser surpresa na frente porque não treinou o Paquetá na função para ver se dava liga?

      O maior erro do planejamento para mim foi não terem testado exaustivamente a base durante a pré temporada e o carioca.

      Outro ponto que talvez falte um pouco mais de resenha é o departamento médico com o preparador físico para se ter uma melhor ideia do retorno de atletas lesionados. Não é possível que com tantos equipamentos de ponta na parte de fisiologia e preparação física essa estimativa ainda seja feita consultando-se os astros e analisando a borra de café na xícara,

      No quesito contratação não sei se o RC contrata apenas o que se combina com o Zé Ricardo e o resto do departamento ou se ele tem carta livre para “oportunidades de mercado”. O Geuvânio foi um pedido ou uma oportunidade?

      No começo do ano ninguém tinha ideia de que o VJ iria estourar. Ele não participou da pré temporada e isso faz uma falta danada. Me lembro que quando o Edmundo foi lançado no Vasco o técnico Nelsinho não deixou ele participar da Copa São Paulo justamente para começar nos profissionais já na pré temporada.

      SRN

Comentários não são permitidos.