Ao entrarmos no site oficial do Flamengo, veremos que eles computam 34 atletas no elenco do clube. São quatro goleiros, cinco zagueiros, quatro laterais, cinco volantes, sete meias e nove atacantes.
Pelos números, podemos comprovar que é um elenco inchado, apesar do Mengão disputar / ter disputado várias competições (Carioca, Primeira Liga, Libertadores, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro), muitas de forma concomitante.
Entretanto, mesmo com o excesso de atletas, há erros de planejamento na montagem do plantel. Dois são os mais crassos e que explicam, em partes, o fato do time não ter conseguido engrenar e melhorar o futebol praticado dentro de campo.
O primeiro destes erros está no gol. Muralha foi contratado depois de uma excelente temporada 2015 pelo Figueirense. Ao longo de 2016, aproveitou a má fase de Paulo Victor e assumiu a titularidade. Foi peça fundamental em diversas vitórias, e, como prêmio, foi convocado por Tite para a Seleção Brasileira. Contudo, no final do ano, começou a falhar. Mesmo não estando em grande fase, Rodrigo Caetano e os dirigentes do Departamento de Futebol resolveram não contratar outro arqueiro. Resultado? Muralha piorou e tivemos que recorrer a um goleiro totalmente inexperiente, que, claramente, está sentindo o momento, uma vez que em todo jogo está em evidência. Para compensar o erro, estão tentando trazer Diego Alves. Mas, esta procura deveria ter acontecido no início do ano.
Parecido com o caso do Fla, foi o Palmeiras ano passado. Sem planejar um reserva para Fernando Prass, o mesmo machucou. Sem reservas à altura, a diretoria recorreu a Jaílson. Por sorte, o jogador, de 35 anos, e que até então, nunca tinha brilhado em nenhum clube grande, foi peça fundamental no título brasileiro.
É incrível como no Brasil o jogador debaixo da trave precisa ser titular em todos os jogos. Tinha que ser que nem na Europa, onde um atua nos jogos da liga e outro nas copas. Isso facilitaria ter dois bons jogadores, sem ter o estigma de que o reserva sempre será reserva.
Outro erro foi na volância. Apesar de cinco atletas para a posição, onde Zé Ricardo costuma utilizar dois, não foi pensado em uma pessoa para fazer a função de Willian Arão. Um dos pilares da equipe terceira colocada no BR-17 do ano passado, o volante entrou numa fase tenebrosa, indo, depois de muitas críticas para o banco de reservas. No lugar, entrou Cuéllar, que vem atuando muito bem. Mas, por que há erro de planejamento neste caso? Nenhum dos jogadores disponíveis faz o papel do camisa 5.
Arão pode ser considerado aqueles volantes modernos, que marcam e atacam bem, o tal “box-to-box”. E de fato, sabe sair jogando, e tem a infiltração surpresa como uma de suas qualidades. Tanto que marcou sete gols e distribuiu oito assistências em 62 jogos, no ano passado. E, no elenco, nenhum jogador tem esta característica. Com Cuéllar, Márcio Araújo se aventura no ataque, e é um horror! O próprio colombiano
também não tem muita força ofensiva. Com isso, Diego precisa voltar para armar do círculo central. Infelizmente, nosso craque já não tem a explosão de outrora para sempre carregar a bola até próximo ao gol. Assim, o time perde em criatividade e chegada do meia na área, uma de suas características, e onde ele fez a maior parte dos seus gols com o manto sagrado.
Éverton Ribeiro chega para tentar amenizar esta deficiência. Como tem bastante técnica e visão de jogo, pode fazer o papel de Diego, e este, recua para fazer função de Arão. Cuéllar faz a do Márcio Araújo, que por fim, não faz nada….. mentira, para não ser injusto, pelo menos corre e é dedicado, além de roubar uma bolas.
Mancu não tem pique para aguentar o tranco, Rômulo também, e Ronaldo, só Jesus sabe os motivos dele não ser nem relacionado para as partidas. Com um reserva para Arão, Zé Ricardo poderia até manter a teimosia de ficar com Márcio Araújo no time. O camisa 8 ia continuar correndo, roubando bolas, dando passes laterais e não prejudicaria o conjunto quando passasse do meio de campo.
Em relação aos excessos, não faz sentido manter Damião no elenco. Entre um caneludo e outro, deixa o Vizeu, que é da base e tem muito a evoluir. Por fim, não traria Geuvânio. Muito caro e há jogadores que podem fazer sua função tática e técnica, como Berrío, Éderson e Vinícius Júnior, que precisa jogar mais para poder devolver tecnicamente ao clube.
Graças a esta diretoria, o Flamengo tem dinheiro para investir em jogadores de peso, mas, seria muito melhor saber fazer o investimento, e deixando espaço para jogadores da base. Não adianta querer investir em formação, se os jovens não vão ter espaço. E pior, sendo reserva de jogadores tecnicamente piores, mais caros e totalmente desnecessários.
Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @matheustbrum
Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com
Estádio do Flamengo está previsto para ser entregue em novembro de 2029 Sócios do Flamengo…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Colocar a gurizada num time sem padrão é só queima-los. Gabriel Peteleco já está de escanteio. Damião parece que vai pro Inter. Estamos com um bom elenco (tirando o MA) mas o que nos falta é organização, alguém que faça esses jogadores renderem.
Acho que erros de planejamento devem ser mais discutidos no começo do ano doque agora. Se Diego Alves vir, teremos um plantel excelente. Como disse, o que nos falta é organização. SRN
Ruy,
Não só isso. Ninguém tinha como advinhar que o mureta entraria na draga que entrou. Tanto que tem muita gente questionando a qualidade do treinador de goleiros.
Outro ponto, o Diego, e agora o ER7, voltam para pegar a saída de bola justamente porque o MA atrapalha essa dinâmica. Senão não haveria necessidade, salvo para fugir de uma marcação homem a homem. de um dos dois recuar tanto.
Cuellar joga de 5, ele mesmo afirmou isso em entrevista. Agora a escalação é com o Zè Ricardo. Se queria um jogador com habilidade para ser surpresa na frente porque não treinou o Paquetá na função para ver se dava liga?
O maior erro do planejamento para mim foi não terem testado exaustivamente a base durante a pré temporada e o carioca.
Outro ponto que talvez falte um pouco mais de resenha é o departamento médico com o preparador físico para se ter uma melhor ideia do retorno de atletas lesionados. Não é possível que com tantos equipamentos de ponta na parte de fisiologia e preparação física essa estimativa ainda seja feita consultando-se os astros e analisando a borra de café na xícara,
No quesito contratação não sei se o RC contrata apenas o que se combina com o Zé Ricardo e o resto do departamento ou se ele tem carta livre para "oportunidades de mercado". O Geuvânio foi um pedido ou uma oportunidade?
No começo do ano ninguém tinha ideia de que o VJ iria estourar. Ele não participou da pré temporada e isso faz uma falta danada. Me lembro que quando o Edmundo foi lançado no Vasco o técnico Nelsinho não deixou ele participar da Copa São Paulo justamente para começar nos profissionais já na pré temporada.
SRN
Que tristeza saber que está ficando distante o nosso sonho, tudo isso por uma teimosia com um entregador de coletes que nunca chutou uma bola de futebol, um mero professor de educação física no controle do clube de maior torcida mundo, um treinador que vive de parabenizar nossos rivais na entrevistas pós jogo, quando somos derrotados, dinheiro saindo pelo ralo...
Vdd quando perdemos o tecnico diz parabens, ele tem que dizer perdemos estou chateado puto...
O Papai sabe tudo, ou falta do que fazer é por isso que está coluna esta ficando fraca muitos amigos abandonando , ta difícil ler , muita besteira. Ou o responsável toma uma atitude ou vai acabar com ela, eu estou também saindo.
Ao final do texto fui olher pra ver se era Vinny dunga, pior que era outro, deve ser um Anti, acertou somente no caso Damiao, o restanto só escreveu merda querendo tumultuar, o planejamento está bom, problema é o nosso técnico que por incapacidade ou infelicidade nao consegue engrenar esse time fazendo com que perca em casa jogos importantes e o principal responsavel pela desclassificaçao da libertadores com sua mentalidade de time pequeno. Autor malicioso!!!
Perfeito a matéria .
Explicação?
Falta um diretor de futebol casca grossa é um v.p. de futebol . Simples
S.t. 424170
Pelo menos pra mim já faz um tempo que entro no site mais pra ler os comentários do que ler as matérias, porque a maioria é de doer os olhos
Tem alguma mentira no texto?
Gollllllllllllllllllllllll.... empatou..... vai atletico
Porra gol do atletico vsf corinthians
Péssimo artigo. Além do assunto sem propósito, mal escrito. E se diz jornalista. Tenha santa paciência.SRN.
Faltou dizer que não tem um zagueiro top canhoto . O único é o Juan , em final de carreira. O Vaz é reserva. O outro da base que é o Dumas, foi emprestado para o Luverdense .
Precisa dizer mais ?
O treineiro só tem um esquema de jogo.
O Luxa tá dando aula com o fraco time do Sport , mas a torcida modinha não gosta dele.
S..t. 424170
Eu gosto!
Nem dou bolas para o seu ego, agora...O Luxa tem que deixar alguns vícios e vários problemas extra campo.
Além de levar a sério a tal da reciclagem...