Notícias

Coluna do Torcedor: “Vamos pra cima Zé!”

Tenho evitado criticar Zé Ricardo em público no que acho que é seu grande erro. Como isso foi parcialmente resolvido contra o Santos, falo a respeito.

As escalações do Zé primam sempre pelo “defensivismo”.

Quando se tem um meio-campo que sabe jogar e enfiar as bolas, precisamos ter em campo atacantes. E o Zé sempre joga só com um atacante.

Contra o Santos, finalmente jogou com dois, e deu certo. Claro que o Berrío é titular, e, na minha opinião, quando se escala uma porção de meiotas, o time adversário já entra com vantagem psicológica .

Para mim, este nosso elenco é cara de um 4-3-3 clássico, com Márcio Araújo, Éverton Ribeiro e Diego no meio, e Berrío, Guerrero e Vinícius Jr. (Geuvânio) no ataque  .

Claro que o Zé não vai abrir mão do Everton, mas vai ter que abdicar dos dois volantes. Para mim, o Flamengo dos tempos de Arão, Gabriel, Everton e Márcio Araújo chama o adversário demais para cima.

E não podemos deixar de lado a criação do Diego e do Éverton Ribeiro, e nem do Márcio Araújo, incansável na marcação .

Há excesso de bons jogadores, com uma defesa bem melhorada com Réver, Juan e Rhodolfo jogando muito.

Então aí, ousadia total. 3-5-2 , com  Rodinei e Everton de alas, Diego, Márcio Araújo e Éverton Ribeiro; Guerrero e Vinicius Jr.

Muita ousadia?

Zé, quando o time é ofensivo a preocupação muda de lado.

Décio Pereira


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail redacao@colunadofla.com 

Matheus Brum

Ver comentários

  • Ótima visão, é uma opção, mas acho difícil o trauco sair desse time, ele tem uma qualidade diferenciada...

  • Tem muito torcedor que adotou esse conceito que quanto mais meia e atacante o time é mais ofensivo, e com mais volante é retranca. Eu acho que o meio campo com Márcio e Cuellar tá funcionado muito bem e dando suporte pros jogadores da frente, embora outro jogador pudesse fazer a função do Márcio (não o Arão), mas pra esse time que temos é importante ter um meio campo que marque firme.

  • Eu sou um torcedor muito realista, não é porque os resultados finalmente estão aparecendo que agora o Zé Ricardo é um Guardiola da vida, para mim ele ainda é um técnico limitado, creio que no futuro ele será um grande técnico pois demonstra potencial para isso. Na minha visão a única coisa que impede o Zé Ricardo de despontar são seus conceitos imutáveis, ele se prende muito a um estilo de jogar, se prende muito a jogadores que ele tem como "talismãs", se prende muito a estratégias arriscadas quando o time passa à frente do placar, principalmente contra times grandes. É perceptível que o Flamengo só conseguiu mudar sua maneira de jogar e evoluiu no Brasileirão a partir do momento que houveram mudanças importantes, como a saída do Arão, a saída do Vaz, a saída do Muralha, e também rodagem ali dos laterais, não que tenhamos laterais ruins mas precisávamos de umas mudanças!
    Enfim, pra mim ainda falta uma definição nessa ponta, onde volta e meia atuam Berrío, Vinicius e agora o Everton Ribeiro, isso precisa ser definido logo! E na minha opinião o Everton não deve ser sacado, ele é o motor do time no ataque, tem habilidade, raça, trabalha bem as eficientes triangulações do Flamengo etc, pra mim ele é fundamental no Flamengo hoje, assim como Diego e Guerrero!
    Não tenho opinião formada sobre uma possível escalação com apenas um volante, se fosse há um mês atrás eu diria que era uma loucura pois a defesa do Flamengo era muito limitada, porém com nossa defesa atual que diga-se de passagem passa muita segurança, pode ser viável (dependendo do volante a ser escolhido) essa escalação.

    • Em jogos fora de casa a depender do adversário o flamengo deve manter os dois volantes: cuellar e romulo/ronaldo (MA é horrivel e arão depois da partida de ontem, nao da mais), mas em jogos em casa ou fora contra times menores da sim pra colocar um time com um volante só, com DIego e E.R. fechando a marcação pelo meio (melhor do que colocar eles pra marca lateral) e poe dois pontas rápidos, que nesse caso seriam Berrio e Everton. Geovanio e VJ entraria no segundo tempo, pois pelo desgaste de ter q marcar e atacar, os pontas seriam os primeiros a ter que sair pra evitar lesões.

      • Com certeza, como por exemplo o Muricy teimou em querer que o Flamengo jogasse como o Barcelona sem ter as peças que o Barcelona tinha!

    • Falta ele treinar uma mudança tática durante as partidas, ter jogadas ensaiadas e etc. Esquema dele é um na direita, outro na esquerda e um meia centralizado, porém tem jogadores que podem mudar de função durante a partida e mudar o esquema e assim confundir a defesa, vamos ver algumas alternativas durante o jogos sem fazer substituição:

      Cuellar sabe fazer primeiro e segundo volante, sem falar que sabe enfiar uma bola para deixar os companheiros na cara do gol, ou seja, pode inverter em algumas jogadas posição com Diego e chegar como elemento surpresa na frente.
      Everton pode ir para a lateral e o Trauco ir para o meio, ganharemos velocidade na lateral e mais um bom passador no meio e também pode recuar para meia/ala esquerda um pouco mais recuado ao invés de ponta (isso já faz naturalmente durante o jogo).
      Diego pode virar um ponta esquerda entrando para finalizar com pé invertido e até um volante momentâneo.
      Everton Ribeiro pode jogar na esquerda e centralizado como fez ontem.
      Geuvânio pode jogar na direita e na esquerda durante as partidas, sem falar que sabe fazer ala esquerda e segundo atacante.
      Vinícius Júnior faz as duas pontas e sabe jogar como segundo atacante.
      Berrio além de ponta pode jogar como segundo atacante, ontem fez isso e fez um gol.

      Vejo a necessidade muito grande de ter alguém ao lado do Cuellar que também se movimente sempre para receber a bola, saiba desarmar e tenha bom passe, hoje no elenco só vejo o Rômulo(está bem fisicamente mas sem ritmo de jogo), Arão(precisa parar de achar que é meia ou ponta e passar a fazer o que o Cuellar faz, caiu muito o seu desempenho, tem que ver o que está acontecendo), Ronaldo(tem exatamente as mesmas características do Cuellar, porém o Zé não coloca por ser novo e talvez por preocupação em perder os medalhões)

      • Ontem o flamengo ensaiou em 4-4-2 no primeiro tempo , mas não funcionou muito bem, mas dependendo das circunstâncias é importante ter opções.

      • Concordo em parte com sua opinião, porém na minha visão não creio que seja uma boa colocar o Everton como lateral e subir o Trauco, primeiro que ele jogando de ponta é meio que um segundo lateral mesmo pois ele ajuda muito na marcação, porém ele ajuda na marcação no setor ofensivo se ele ficar de lateral vai ter que ser no defensivo e na minha opinião ele irá se desgastar muito com as idas ao ataque simultaneamente e então perderemos o seu ponto forte que é ser esse motor ofensivamente, porque tirando o Geuvanio que ainda não vi atuar no Flamengo o resto não me passa a mesma segurança de eficiência do Everton. Sem falar no Trauco que de fato é um bom passador mas não rendeu no meio o mesmo que rende na lateral, ofensivamente falando é claro, e também não acho correto improvisar um lateral no meio tendo tantos meias de qualidade no elenco!
        Agora sobre as variações que você falou no meio, concordo precisamos de alguém ao lado de Cuellar, mas não acho uma boa deixar o Diego alternando de volante com o Cuellar, porque de fato o Cuellar é bom passador e pode servir como elemento surpresa, mas o Diego não é bom marcador a ponto de ficar sozinho como volante defensivo, então seria muito arriscado!
        Acho que as variações táticas que você falou realmente são válidas, porém exigiriam um preparo maior do elenco fisicamente e taticamente, o Everton jogando de ponta não consegue ser regular o jogo inteiro então de lateral isso seria pior ainda. O Diego tem uma característica única ali no meio cadência muito bem o jogo e distribui os passes com perfeição, tendo em vista as características dos pontas, acho que o Diego não se encaixaria de ponta, por não ter a velocidade exigida, ele não conseguiria ter a mesma eficiência que tem no meio.
        Acho sim que devem ter variações táticas no decorrer do jogo, mas com jogadores mais versáteis e não com jogadores que são especialistas em funções vitais no time como é o caso do Diego, do Trauco e do Everton que você citou, uma variação interessante e que já deu certo é a do Rodinei na ponta por exemplo e a do próprio Everton Ribeiro que inicia como ponta e fica muitas das vezes solto no campo, por ser bem versátil, Geuvanio também era bem versátil no Santos, atuou de meia ofensivo e de ponta também, mas isso é trabalho do técnico que trabalha com eles e sabe os pontos fortes de cada atleta, ele só não pode ser muito preso em suas convicções tem que ser mais aberto à alternativas diferentes das habituais!

  • Você escalou um time de vídeo game,
    Na realidade é diferente

  • Marcio araujo incansavel na marcação QUE? kkkkkkkk.. o pior nas estatisticas dos volantes um cara que só "CORRE" .. descobrimos mais um defensor do mito da volancia? kkkkk .. tantos MEIAS bons e habilidosos e o treineiro so sabe jogar no 433 como queiram uns e outros 4231 com esses pontas e seu famoso CHUVEIRINHO BOL..

  • Dá a camisa de goleiro pro Rodolpho pra ele jogar na zaga e no gol. Já estamos sem goleiro mesmo. Usa a vaga para colocar mais um atacante. SRN eheheh

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

23/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

23/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

23/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

23/11/2024

Flamengo terá 4 treinos antes de jogo contra o Fortaleza

Segunda-feira (25) o Flamengo encerra a preparação com foco no Fortaleza Na manhã desta sexta-feira…

23/11/2024

Clubes da Europa observam 3 jogadores do Flamengo

Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…

23/11/2024