De segundo reserva a titular: conheça a trajetória de Thiago no Flamengo

Compartilhe com os amigos

Em 2016, Thiago iniciou a temporada como terceiro goleiro do Flamengo. À frente do jovem arqueiro estavam Paulo Victor (titular na campanha de 2015) e Alex Muralha, uma das sensações do Campeonato Brasileiro com a camisa do Figueirense, e contratado por R$4 milhões.

Com a saída de Paulo Victor para o futebol turco, Thiago assumiu a reserva imediata do gol rubro-negro. Ao longo do ano passado, viu Muralha se estabelecer como um dos melhores goleiros do Brasil, sendo, inclusive, convocado por Tite para a Seleção Brasileira.

Mas, a roda do futebol girou, e o mesmo Muralha começou 2017 mal, tendo constantes falhas. Com as críticas da torcida crescendo, Zé Ricardo barrou o camisa 37 depois de falhar na derrota contra o Sport, na 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partir daí começava a “Era Thiago”, na meta rubro-negra.

“Sempre respeitei o Muralha, goleiro de seleção brasileira. Trabalhava ali normalmente, o dia que precisasse, independentemente do Zé me colocar ou não, eu trabalhava da mesma maneira. Sempre buscando meu espaço, respeitando ele. O Zé optou por me colocar, decisão dele, eu estava pronto pra isso”, afirmou em entrevista ao site dos canais Esporte Interativo.

Thiago começou jogando futebol de salão, no Cascadura, Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2006, alguns companheiros foram fazer teste no Flamengo, e ele aproveitou a oportunidade. Já são 11 anos de clube, com destaque para o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em 2016, quando o “Mais Querido” venceu o Corinthians, nos pênaltis.

“Pra chegar no profissional, onde estou hoje, aquele jogo foi o principal. É o jogo de maior visibilidade da base, a maior competição que tem. Ainda mais por ser um jogo grande contra o Corinthians, no aniversário de São Paulo, uma final e tudo que aconteceu naquele jogo. Teve um peso muito grande, guardo na memória e é muito gostoso lembrar desse momento”, contou Thiago.

Aliás, pênaltis têm sido uma das maiores cobranças do torcedor flamenguista. Desde Bruno, o Flamengo não tem debaixo das traves um goleiro especialista no fundamento, tanto para defender, quanto para finalizar. Na decisão da Copinha, Thiago foi escalado para ser o quinto batedor rubro-negro, mas acabou desperdiçando a cobrança. No time principal, ainda não teve a oportunidade de cobrar, mas quase defendeu a penalidade de Henrique Dourado, no clássico contra o Fluminense.

“A gente tenta estudar ao máximo o batedor, pode até ser que na hora do jogo ele mude. Eu tento esperar bastante o batedor, ver como ele corre pra bola, pra tentar da melhor maneira defender”, explicou o goleiro.

A partida contra o Palestino foi a oitava de Thiago como titular. O jovem goleiro sabe que tem muito a crescer e aprender, destacando a importância de pessoas experientes ao seu redor, como Réver e Juan.

“É muito importante ter os dois (Réver e Juan), acompanhei Réver sendo campeão de Libertadores, o Juan na Copa do Mundo. Procuro aprender muito com eles, Vaz, Rhodolfo, Leo Duarte, todos os jogadores que tem aqui. Eu busco sempre aprender, sempre tem coisa pra agregar” finalizou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Hoje não tem a menor condição de ser titular de um time que quer brigar pelo título nacional.

  • O preparador de goleiros Victor Hugo tem que vazar, o cara é um péssimo preparador! Rua pra esse lixo

  • Bom goleiro! Muito a evoluir se continuar a se dedicar!

  • Ainda não passa muita confiança mas acredito que vai crescer muito na carreira.

  • Os primeiros jogos de Júlio César como titular do Flamengo foram bem difíceis. Diziam que tinha “mão de maionese”. Com o Zé Grandão (Zé Carlos) tbm. Diziam que ele, “com 3m de altura”, não sabia sair do gol. Júlio César chegou a ser considerado o melhor goleiro do mundo, superando o mito Buffon. Zé Grandão se transformou num goleiraço de Seleção Brasileira, e campeão brasileiro de 1987.
    A lista dos que não deram certo é grande. Diego, Paulo Victor, César…mas o Thiago tem uma qualidade que só vi em grandes goleiros: é frio, e muito tranquilo. Ele toma um gol e permanece equilibrado, tranquilo, não se abate, e isso é nato, não se aprende com treinamento. Precisa aperfeiçoar algumas coisas, mas nas divididas, depois do jogo com a Chape, ele nunca mais vai tentar pegar firme. Jogar com os pés só se fizer como Júlio César, que nos rachões sempre jogava na linha. É muito jovem, e tem potencial. Tem muito a aprender, e será, com certeza, um grande goleiro. Deixem ele trabalhar sossegado, que logo ele vai mostrar seu talento. SRN.

    • Parabéns pela análise! Lembro do nosso eterno Cantarelli! Se não tínhamos sempre Raul ou Filliol, tínhamos o bravo Cantarelli!

      • Cantarelli…foi tbm um ótimo goleiro, mas o Flamengo achou o Raul. Filllol, da Seleção argentina de 1978, campeão do mundo. Quando parou, o “gago” (Cantarelli) virou treinador de goleiros, e treinou Felipe, Júlio César, Bruno, PV, César, Marcelo Lomba, mas tiraram ele esse! os goleiros do Flamengo começaram a cair. Felipe foi barrado por PV, que foi barrado por Muralha, que foi barrado por Thiago. Alguma coisa de ruim aconteceu com o treinamento de goleiros do Flamengo. Taffarel, na Seleção, reclamou de Muralha, considerando-o menos preparado, bem abaixo de Alysson e Weverton. O Flamengo não precisa de outros goleiros, precisa de um treinamento de goleiros melhor. Cantarelli precisa voltar. SRN

  • 21 anos (!) , um moleque, titular do MAIOR TIME DO BRASIL e os caras querem que o cara não se sinta inseguro com esse bando de corneteiros dos infernos.

  • Ele ta bem… deixa o moleque jogar

  • Vou continuar batendo nessa tecla: Enquanto não trocarem esse PÉSSIMO treinador de goleiros podem colocar o Neuer lá que vai cometer os mesmos erros. Se bem que seria capaz do alemão cagar pro treinamento…

  • Incrivel como o torcedor gosta de criticar, o maior culpado por nossa base não da certa somos nós torcedores, ai ficamos aqui culpando o Zé Ricardo o Joel Santana o Luxemburgo e tantos outros que passaram por aqui, o presidente e por ai vai, mas na vdd a torcida não passa confiança, até o VJ que o Real pagou caro e tinha um monte de time querendo nego critica e olha que tem só 16 anos, ja querem que o moleque entre e arrebente.

  • pode colocar melhor Goleiro do Mundo não adianta sem o Bom a Otimo preparador de goleiros sem treinos fortes

  • Desculpa se alguem pensa diferente, mas todo grande time começa por um ótimo goleiro. E eu não confio em nada no Tiago. Na verdade me cago de medo literalmente, se precisarmos depender dele e do mureta pra algum coisa tamo fudid*

    • Penso assim tambem.Nao foi exigido mas certas bolas que foram deu um frio na barriga.Mas ta dando sorte e que continue assim

  • Não foi exigido, tomara que não entregue a rapadura nos jogos que decidem por detalhes!

  • Não sei se é porque a nossa zaga tá muito boa, mas ainda não fez uma daquelas exibições de encher os olhos.

    Tá saindo sempre sem aparecer muito, e assim a gente não sabe se ele tá firme ou não.

    • Na verdade ainda não fez nenhuma defesa importante, torço pra dar certo, mas não tenho muitas espectativas não!

      • Não transmite confiança, mas….. vamos ver né, de repente ele faz uma daquelas partidas incontestáveis no sábado.

        • Tomara que sim!

  • Ainda não me passou confiança. Parece que agarra assustado ainda. Anda dando uns moles que nem goleiro de pelada, mas pra ter o muralha mão de alface de novo, vamos apostando e torcendo pra ganhar mais maturidade!

  • A Diretoria do Flamengo o considera o novo Júlio César, portanto, podem ir se acostumando com ele que será o nosso goleiro titular por muito tempo. Eu acho ele um pouco verde, inclusive dá a sensação de que está em câmera lenta. Tinha que ser mais esperto. Aquele lance do gol do Fluminense parecia que nem era com ele.

  • Meio cabaço ainda! Mas temos q apoiar! E prefiro o PV do que o muralha!

  • O Garoto ainda não esta preparado para ser titular, demonstra muita insegurança em varias situações, bolas alçadas, e nas bolas recuadas para ele sair jogando com o pé, só sabe dar bico pra cima, ele não tem calma para sair jogando… somado a isso ele também não passa segurança alguma aos seus defensores e a nós torcedores!! Isso muito me preocupa para este final de semana!! Cresci escutando de que um bom time começa sempre por um bom goleiro!!

  • Fora Victor Hugo (Preparador de goleiros)!

  • Fraco!!! Passa nenhuma segurança a equipe… Prefiro o mureta até contratar um goleiro com o nível do time que temos!

  • Mudando de assunto, flamengo tinha que vender o guerreiro, Damião é caneludo mas é matador cairia muito melhor nesse time, é inegável que o guerreiro é um bom jogador mas tá longe de ser matador, com as o porco que ele tem o Damião era artilheiro do campeonato, e Viseu teria mais chances. SRN.

    • Apaga que dá tempo!

    • Eu continuei lendo os comentários abaixo
      Pra ve se dava tempo de vc apagar mais n apagou ainda
      C e loko apaga q da tempo cara

    • Confessa que está zoando. SRN

    • Vou nem zuar que pode ser doença.

    • Cara pelo amor de Deus, quando for postar algum comentário não tome 51, essa cachaça afeta o cérebro das pessoas.

    • Thiago Neves ??????

    • Já eu gostaria de entender porque o Flamengo dispensou o Kayke…
      No sistema de jogo do Flamengo, o Guerrero é muito importante, pq sempre mata ou um volante ou um zagueiro, abrindo espaço para Diego, E. Ribeiro ou Éverťon. Damião pode até melhorar, se jogar mais, mas vender Guerrero? Pega leve, irmão…rs

    • Comparar guerrero ao damião é um sacrilégio. Guerrero domina a bola como nenhum atacante do fla. Faz pivô muito bem. E está na melhor fase dele no flamengo. Damião é caneludo.

  • Tem saído mal do gol , precisa melhorar nesse quesito.

    • Preparação de goleiros rubro negra é ruim.

  • Fraco

  • O Thiago me lembra o Raul, não gosta de ficar pulando em vão, não é espalhafatoso como a maioria dos goleiros atuais. Firme, seguro e sempre bem posicionado. Tá aprendendo com seus próprios erros, é jovem e vai ser um grande goleiro, anotem ai. O problema dele é que é muito frio e nossa torcida não está acostumada com o jeito dele ainda. SRN!

    • Não tenho visto essa firmeza e segurança não.

      • Estamos jogando sem goleiro. Mérito do sistema defensivo. Todas que vão para o gol entram. SRN
        .

        • Vamos ver… Uma bola desviada, uma cara a cara, uma bate na trave e volta, uma falha dele… realmente ein, todos gols contra ele eram bolas facilmente defensaveis.

          • Quantas defesas difíceis vc viu ele fazer desde que virou titular?.Um goleiro não pode apenas fazer defesas fáceis,uma vez ou outra também tem que fazer uma defesa difícil.Ontem,em um dos gols do Palestino,não foi frango,mas tbm não era uma indefensável.

            • Ele ainda não foi exigido, por isso eu falo isso, quando eu ver que ele foi exigido e não for bem mesmo assim, aí concordo em contratar um goleiro ou por o Gabriel de titular.

              • Ontem,um dos gols do Palestino,era defensável…não estou dizendo que foi frango…

                • Era defensável mas não era fácil, até Neuer já tomou gol assim.

            • Ontem ele salvou um gol do palestino cara a cara. Vlw

          • Bem lembrado. Aquela da trave ele abandonou a jogada. se fosse na bola poderia ter evitado o gol.

            • Se MA acompanhassr a jogada aquilo não aconteceria. Quando o jogador do fluminense encosta na bola, eu duvido que tu achou que ela bateria na trave ou algo .

              • Não sou o goleiro. Ele deveria acreditar e acompanhar, não eu. Não entenda que sou contra o Thiago. Penso que não está pronto para assumir neste momento. Apenas isso. SRN

          • Outra vez vc tem razão. Facilmente defensáveis ele defende. SRN

    • Não vi isso até agora Roberto. Chutar é gol.

  • Tem tudo pra ser um grande goleiro, falta experiência, temos que apoia-lo oara ele poder se firmar na meta rubro negra

    • Tem tudo para e falta tudo para tb. Estamos jogando sem goleiro. Podemos pensar em jogar com 11 na linha.SRN

  • Tirando o lance contra o Chapecó não mostrou falhas contudentes, naquele lance foi com o excesso de confiança e acabou não conseguindo tirar a bola.
    O ponto em que vem sendo testado são nas bolas alçadas na área, que pra mim ele vem saindo muito bem, mostrando uma ótima técnica nesse fundamento.
    Ainda tá faltando aquela “super partida” em que ele é bombardeado e consegue fechar o gol, algo muito difícil de acontecer nesse time já que o Zé Ricardo conseguiu montar um sistema defensivo forte.

  • Galera, ele sempre tá muito bem posicionado e da a impressão que ele não faz muitas defesas grandes, o moleque sabe e faz sua função muito boa, depois que errou contra a chape, aprendeu e sai muito bem, não temos o que reclamar essa sequencia vai faze lo virar um grande goleiro o futuro da seleção.

  • Muito melhor que o Mureta!!!!!!!!
    Passa muito mais segurança, nenhum dos gols que o Flamengo tem tomado tiveram falha dele, ao contrário do Mureta que sempre entrega um golzinho pro adversário!

    • Só aquele contra a Chape, mas é bem melhor que o Mureta, e sabe jogar com os pés.

      • E ele foi tocado pelo Rever quando estava no ar…

        • Pois é

    • Né naum, inseguro, torcida corneta queimou o Mureta

      • E agora tá queimando o Thiago!

    • Vc quer um goleiro apenas melhor que o Muralha ou vc quer um goleiro top?.
      Obs:ser apenas melhor goleiro que o Muralha não é suficiente

    • Ele não passa segurança ainda. Contrataria um goleiro renomado e o deixava de imediato. Jogando as competições de 2 linha. Hoje, não defende bem ainda. Hoje. Chutar é gol. Chape, avaí, e ontem teve 1 bola defensável.

  • Contra a chape e ele vacilou em não bater a bola tentou encaixar e deu no que deu, porém nos outros jogos ele sai socando a bola aprendeu com o erro, creio que ele irá crescendo gradativamente, eu o apoio e torço muito por ele na copinha ele pegou até a sombra da bola tem tudo para ser um grande goleiro, estou contigo Thiago!

  • Não está muito bem, todo jogo comete uma falha por sorte flamengo ta ganhando e as falhas dele não estão dando em nada, tipo muralha falhou contra o sport e outros jogos flamengo perdeu, já thiago falhou contra chapecoense flamengo goleou, falhou em mais uns 3 jogos seguidos e o flamengo ganhou, não passa confiança nenhuma, a torcida está dando apoio a ele por ser jogador da base, mas creio eu que se ele falhar num jogo e o flamengo perder pode ter certeza que a torcida do flamengo vai pegar no pé, eu prefiro o Muralha até o flamengo comprar outro goleiro.

    • Me diga as falhas depois do jogo da Chapecoense.

      • Estão julgando ele pela imagem de moleque, que transmite insegurança. Mas muito ao contrário disso, fora a falha do jogo da chape vem se monstrando bem seguro para quem está começando.

    • ME MOSTRE AS OUTRAS FALHAS NOS TRES JOGOS SEGUIDOS SEU MANEE

      • Mostro Sim contra o São Paulo falhou que Rodolfo tirou a bola em cima da linha, e teve mais uns 3 jogos que ele falhou saindo errado por sorte os zagueiros tiraram, ele está com sorte porque como falha o time na maioria das vezes não faz o gol e % não confia nele, e eu conheço a torcida do flamengo basta falhar num jogo e o time se prejudicar que vem fora Thiago., Aguarde..

    • Só Digo uma coisa a vocês as falhas deles não estão prejudicando ainda, mas se ele continuar falhando em bolas aereas uma hora vai dar merda e a propria torcida vai vaiar..ele não passa confiança nenhuma..tem 1 defesa dificil até agora..ou seja não está sendo muito exigido.

Comentários não são permitidos.