E tudo continua como antes…

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Mais um jogo, mais um empate, mais uma posição perdida na tabela de classificação, mais gols perdidos, mais gols tomados devido aos mesmos erros de posicionamento defensivo. O campeonato continua correndo (quase no final do primeiro turno) e continuamos sem evolução tática e técnica, sem cobrança por parte da diretoria, com escalações injustificáveis como de costume e com nosso presidente cada vez mais perdido e infeliz em algumas declarações.

Vamos lá! Quanto ao jogo, gostaria de ressaltar que o time foi muito bem no quesito entrega. Os jogadores se empenharam, se doaram e não faltou combatividade, correria e raça. O que percebo é que somos mal treinados. Há muito tempo! Não vejo jogadas de penetração, nem solidez defensiva, nem coesão entre ataque e defesa e muito menos uma volância que faça a ligação entre os dois setores com a qualidade necessária.

Nosso treinador continua insistindo em peças de qualidade duvidosa. Já preteriu o menino Thiago e colocou o fraco Mureta no banco do Diego Alves, esse sim goleiro de verdade! Ontem ele pode ter falhado (como alguns apregoam) no primeiro tento corintiano, mas se redimiu em um chute cruzado muito similar no final do jogo, onde se posicionou melhor e teve reação mais rápida para defender a bola que decretaria derrota certa no Itaquerão, isso sem mencionar o erro absurdo do juiz ao anular gol legítimo do Corinthians.

O time, em geral, apresentou-se bem. Embora muito melhor na segunda etapa. Isso só foi possível devido às individualidades, pois nosso sistema tático… Taticamente somos juvenis se comparados a times de menor investimento e que estão colhendo resultados muito mais expressivos pela expectativa gerada sobre seus elencos. Hoje, somos o melhor elenco do Brasil, mas muita coisa deve mudar se quisermos ser protagonistas esportivos a nível nacional, continental e, até mesmo, mundial.

Uma das coisas que está emperrando o Flamengo é o Sr. Eduardo Bandeira de Melo. Sim meus amigos, o próprio! Ele deu declarações sobre o nosso técnico que me preocuparam bastante, além de bancá-lo até o final do ano e, quiçá, até o fim de sem mandato. Disse que ele segue exatamente o que o departamento de futebol traça. Até aí tudo bem, mas ficou claro para mim que as renovações absurdas de Gabriel, MA, Vaz, etc e suas escalações deram-se por força conjunta, inclusive influenciada diretamente por nosso distinto presidente.

Mesmo concordando quase em 100% com sua administração financeira, ele tem pisado na bola acumulando a vice-presidência de futebol. Primeiro porque não entende nada do negócio (é um mero torcedor), segundo que se expõe desnecessariamente devido à importância e visibilidade do cargo de VP de futebol, terceiro porque se irrita com facilidade e ainda bate boca com torcedores, perdendo totalmente a razão. Isso dá margem aos opositores para que o acusem de narcisismo e de homem de pouca palavra quando realiza acordos. Isso só joga contra sua imagem de boa pessoa e o coloca em um patamar de pessoa centralizadora. Essa pecha é altamente nociva, inclusive à imagem do clube.

São esses tipos de postura que nosso EBM deveria rever. Além disso, ainda há erros na gestão esportiva. São erros de planejamento, identificados pelas renovações de contrato de jogadores com qualidade duvidosa, os quais provocam a ira da torcida quando escalados e que o Flamengo passa a impressão de que não está nem aí para o que a Magnética está achando.

Lembro-lhes que o Flamengo é gigante. Muitos patrocínios, excelente arrecadação. Jogadores querendo vir para jogar no Fla e muitas outras coisas boas acontecendo. E sabem porque esses retornos financeiros se dão nessa escala absurdamente gigantesca? Pela força e pelo tamanho de nossa torcida! É lógico que a austeridade financeira foi importante, mas ressalto um ponto fundamental: há outros times (pouquíssimos, aliás) que também têm gestão honesta e proba, mas suas arrecadações são meros arremedos se comparadas à do Mengão. Esse diferencial é a nossa torcida. A Nação Rubro-Negra! Simples assim.

Após essas declarações do presidente e da letargia e passividade de nossa diretoria de futebol, não temos outra opção que não passe pela resignação. Tenho plena convicção de que a Magnética continuará apoiando, assim como todos nós aqui do Coluna do Flamengo! Mas isso não significa que deixaremos de expor nossas impressões sobre todos os fatos concernentes ao Mais Querido. Tanto as críticas quanto os elogios continuarão sendo observados por nosso time, de forma idônea, proba, consciente e, principalmente, sem clubismo! Credibilidade é tudo! Levamos uma eternidade para construí-la e a perdemos em segundos.

A partir disso, temos a obrigação moral de continuarmos mantendo nossas colunas defendendo nossas opiniões diversas com independência, baseadas no jeito pessoal com que cada colunista acredita ser a maneira certa para que o clube continue sua evolução. Ressalto ainda que nosso site não possui nenhum direcionamento político. Fiquem tranquilos quanto a isso. Meu querido e sábio avô já dizia: “não deva favores a ninguém, pois o pior tormento de um homem é ter o rabo preso”! Vamos continuar torcendo incondicionalmente e mantendo nossa credibilidade para que ela seja cada vez maior. Não existe coisa melhor do que podermos deitar a cabeça no travesseiro e dormir o sono dos justos. Nada paga essa tranquilidade! Ainda estou esperando o ano mágico. Qualquer dia desses ele chega. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!
Siga-me no Twitter! O microblog é perfeito para a troca de ideias.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Perder ou ganhar, nem sempre quem joga melhor ganha, jogamos melhor contra todos os times que enfrentamos, contra o Palmeiras , gol legítimo anulado, 2 gols do palmeiras ilegais, penalti não marcado e Diego perdendo penalti, só um exemplo: é culpa do Zé Ricardo?

  • Deus nos proteja do Zé Retardo!!!!!!!!!!!!!

  • Qual treinador não tem defeitos? Zé Ricardo tem, nós tomamos gol porquê jogamos no ataque, pois todos os times que jogam contra o Flamengo jogam na retranca, Zé Ricardo é um dos melhores técnicos que já treinaram o Flamengo, espero que fique por muitos anos, No seu comando o Flamengo é o time que menos perdeu no Brasil em quinze meses em 2017 é o time que mais marcou gols, 87 e o segundo que menos perdeu 6, fomos campeões carioca invictos e já jogamos 14 clássicos carioca em 2017 e não perdemos, estamos na semi da copa do Brasil, estamos na briga pelo brasileirão , estamos classificados na sul americana.Parem de tumultuar e vamos apoiar. O presidente já disse que a possibilidade de Zé Ricardo sair do Flamengo até o fim de 2018 é quase zero.

  • É só a gente olhar a tabela, dos 10 primeiros colocados até aqui, ganhamos apenas do vice da gama, foram duas derrotas Sport e Grêmio e 5 empates com os demais, vamos ver contra o Santos agora na quarta feira, dizer que estamos pegando no é do Zé Ricardo (Charreteiro) como sugerem algumas pessoas é uma piada de mau gosto !!!!! SRN

  • Ele (Bandeira de Melo) admitiu em entrevista a Fox que defende mesmo os jogadores “injustiçados” pela torcida. São seus “protegidos” (ele disse, não estou inventando). Quando todo mundo vê que eles não o são. Todos ali tiveram um zilhão de oportunidades e não corresponderam, enquanto outros não tem nenhuma. E quando tem, são sacados em no máximo duas sequências apagadas. É a tal meritocracia que só ele e o Zé enxergam.

    Ele não defende ninguém. Ele quer afrontar a torcida, não respeitou o torcedor nessa entrevista como não respeitou depois da eliminação da Libertadores. Fala em tom de ironia e deboche o tempo todo, nos trata como idiotas que não entendem nada de futebol, quando ele entende tanto quantos nós.

    Devemos muito a um movimento maior que tirou o Flamengo das mãos dos incompetentes. Movimento que ele foi personagem mas NUNCA protagonista. Só estava a frente e leva todo crédito e idolatria por um mérito que não é só dele.

    O poder subiu a cabeça e a necessidade de mostrar força se confundiu com Tirania. A acumulação da função de VP de futebol é a prova viva disso, ele quer mandar sozinho no futebol do Flamengo, e vai soltar as vespas em quem discordar.

    Agradeço tudo que ele fez por nós mas espero ansioso, e esperançoso seu sucessor para 2019.

    • Outros não tem nenhuma??? Vcs são cegos ou o quê?? Todos tiveram!! Infelizmente, alguns que vieram com grifes para ser titular pelo que já fizeram antes por outros clubes e até Seleção, caso do Rômulo, esqueceram o que é futebol e não mostraram a que veio. Vcs não estão no treino diariamente e ficam especulando um monte de baboseiras. Parem de analisar jogador individualmente e passem analisar o que oferecem para o time taticamente. Não adianta ser apenas técnico e não fazer sua função tática em prol da equipe!!

      • Viu o jogo de agora? Uma primazia tática não é verdade? Especialmente na defesa.

        • Fala sério!! Vou responder pela última vez senão vamos ficar no lá e cá, cada um com seus argumentos!! O jogo estava totalmente controlado, viramos jogando bem!! A situação só se tornou desfavorável com a expulsão ridícula do Rodinei, que fez falta bisonha precipitada na intermediária do Santos. Msm assim estávamos segurando bem o time deles, até o Alisson acertar um raro chute de fora da área. Fizemos o 3º com um a menos, mas o árbitro não quis ouvir o assistente de linha de fundo que confirmou o gol e resolveu assumir a anulação. Não podemos jogar nas costas de um ou outro (inclusive o Técnico) os diversos erros de finalização dos jogadores: Diego (pênalti e bola na frente do Cássio), Guerrero, Juan e Vizeu (2x) ontem perderam gols feitos, sozinhos!!! É isso!! Torçam e apoiem mais e critiquem menos!!!

  • Já virou perseguição ridícula isso!! O time jogou muito bem o início do 1º tempo e o 2º todo!! E continuam falando que é mal treinado!! O gol que Diego perdeu foi de penetração com toque de bola!! As substituições foram acertadas!! Qdo erra metem o pau!! Qdo acerta mete o pau!! Vcs não sabem o que querem ou não entendem bulhufas de futebol!!! Torçam mais e reclamem menos!!

    • Ele admitiu em entrevista a Fox que defende mesmo os jogadores “injustiçados” pela torcida. Quando todo mundo vê que eles não o são. Todos ali tiveram um zilhão de oportunidades e não corresponderam, enquanto outros não tem nenhuma.

      Ele não defende ninguém. Ele quer afrontar a torcida, não respeitou o torcedor nessa entrevista como não respeitou depois da eliminação da Libertadores.

      Devemos muito a um movimento maior que tirou o Flamengo das mãos dos incompetentes. Movimento que ele foi personagem mas NUNCA protagonista. Só estava a frente e leva todo crédito e idolatria por um mérito que não é só dele.

      O poder subiu a cabeça e a necessidade de mostrar força se confundiu com Tirania. Agradeço tudo que ele fez por nós mas espero ansioso, e esperançoso seu sucessor para 2019.

  • O ZR escala o MA, Vaz, Gabriel e a Mureta pra agradar o EBM e garantir o emprego! Depois dos jogos tomam vinho e caem na gargalhada!

  • Realmente, depois de ver as entrevistas, acho que o Mestre dos Magos está começando a caducar. Deveria pensar em sua saúde, passar a VP de futebol para outro e aproveitar a vida um pouco mais.

  • Fabio vai criar tumulto na sua casa para não falar em outro lugar.

  • E se ganhar a Copa do Brasil ai ele fica até 2020

  • Gostei muito do começo do texto porém depois centrou a culpa no bandeira !
    Eu acho que nos rubro negro temos a memória bem curta,acompanho o flamengo des de pequeno mesmo morando em São Paulo ou em sorocaba e uma coisa me recordo bem que ouve uma época q o flamengo so lutava pra não cair pra série b,senpre uma vergonha apanhado dos times grandes Paulistas muitas vezes de goleada eh so pegar os jogos dos anos anteriores aos de 2009,oq quero dizer com isso ? Quero apenas dizer q quando alguém faz alguma coisa de útil nos últimos 15 anos que eh montar um time bom e págar as dividas vem alguem achar defeitos e dizer que nao esta bom,tem gente q quer a perfeição,perfeito so Jesus ! Tbm nao estou totalmente feliz mais nao sou cego ou ingrato ele pode até nao entender de futebol mais mostrou q ama o clube e pelo menos tevê atitude de homem de nao roubar mais a Gente como os outros fizeram ! Eu tbm nao amo o ze pois ele eh teimoso porem hoje tenho orgulho de ser flamengo que em breve será a Maior potencia do Brasil e graças à bandeira e Rodrigo (os titulos virão sao consequências de uma trabalho bem feito ).
    Sejamos mais gratos.
    Logo chegamos lá

    • Amigo o problema é ele continuar ocupando um cargo do qual nada entende V P de futebol e o que é mais grave nessa função não pode haver panela. E de panela o bandeira entende( vide proteção ao Zé Atordoado). Nem preciso falar sobre sua excelência na gestão do clube.

      • Os demais presidente de fato não faziam isso e no entanto… &;-D

        • Cara eles não chegaram nem perto disso so roubaram o clube .
          Não caímos graças a camisa e a nossa torcida que empurrou nos momentos críticos.

      • Entendo seu ponto de vista mais não acredito em panela nesse momento !acredito apenas que o Bandeira pense realmente q está fazendo o correto em manter o ze!
        Tamu junto amigão quarta tem mais ainda da pra chegar

        • VLW

    • Parabéns, Amigo!!! Foi a postagens mais sensata e inteligente que vi por aqui!!! Sou defensor desta idéia, ST e acredito num Flamengo brigando o tempo todo no topo da tabela de todos os campeonatos, Ganhar somente um ganha!! E os outros não estão parados!! Grêmio, Santos, Palmeiras e, agora, o Corinthians estão fazendo um belo trabalho. O importante é estar na Libertadores todo ano, que uma hora, e com elencos mais fortes, vamos bater Campeão, estar sempre nas Finais de Copa do Brasil e no G4 do Brasileiro brigando até a última rodada pelo Título!!! #VamosFlamengo

      • Tamu junto fera. ….
        Isso aqui eh flamengo vamos sacodir o SARDINHA hoje devolver a goleada .

  • BM um excelente administrador de recursos financeiro, mas não entende NADA de futebol. Essa teimosia vai marcá-lo como o presidente que levou o maior time do Brasil a ganhar somente um “carioqueta” medíocre. Segurar um técnico com alguns resultados ruins é uma coisa; agora segurar um técnico que tem um potencial humano gigantesco no elenco do time e conseguiu perder uma sul-americana, uma libertadores, afastou e muito a possibilidade de título no brasileirão, e possivelmente nada vai conseguir na copa do brasil e nem na sul-americana deste ano, passa a ser BURRICE, INCOMPETÊNCIA.

    ZR um técnico que nada mais tem a oferecer ao time profissional. Chegou ao seu limite. Se prende a jogadores sem a menor condição de vestir a camisa rubro-negra. Muralha, M.Araújo, R.Vaz são protegidos dele e não os tira nem por um decreto. Além de não treinar o time que não apresenta uma jogada ensaiada, falta total de entrosamento, vive de balão dentro da área, atacantes que precisam de dez tentativas pra fazer um gol, levar gols em 6 jogos consecutivos originados da mesma jogada dos times adversários, escalar mal, substituir mal.

    Com esses dois à frente do futebol do Flamengo, vamos ficar somente com este medíocre “carioqueta”. Lamentável. Temos jogadores de renome internacional, mas não se consegue montar um time. Que diferença para o Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio que não tem tantos nomes como o Fla e estão fazendo um belo campeonato.

    • Exatamente. Uma pena, pois eu até lá no início via em Zé Ricardo um cara com potencial, mas realmente ele não se ajuda. Quem defende e acha tudo certo, serão os mesmos que virão chorar um ano em brando. Me pergunto, para que reforçar? Trouxe: Rômulo, Cuellar, Everton Ribeiro, Berrío, Diego Ribas, Diego Alves, Guerrero, Rhodolfo, Geuvânio e ainda persistem no elenco: Gabriel, MA, Vaz…é uma contradição gritante…isso para mim é a falta de capacidade do Zé de montar um time forte com os melhores e ai fica se prendendo à mediocridades, só que isso está prejudicando o time, comprometendo o planejamento (libertadores já foi e para mim o brasileiro já era também…) o que mais tem que ser perdido para que se tomem uma decisão…ou a diretoria não se importa em jogar dinheiro fora? Ter prejuízo financeiro….

  • Já ouvi dizer que a responsabilidade é 70% do jogador e 30% do treinador,mas,vendo Botafogo,Corinthians e Flamengo,está na cara que a responsabilidade do treinador é muito maior que 30%…

    • Claro. Ele é quem escala, observa os jogadores, monta o esquema…claro que os jogadores tem sua parcela, mas o do técnico é maior a meu ver, principalmente os que se acham sempre certos e teimam…esse devem ser cobrados sempre, pois assumem toda a responsabilidade. Zé é um deles.

  • Eu desisto! Ainda tem gente defendendo o Zé Retardo. Quando perdemos tudo e não tivermos mas esperança de nada, então eles abrirão os olhos. Aí já será tarde demais, 2017 já terá ido para o buraco. karma…

    • Ai eles vão dizer que foi um ano de aprendizado e que podemos confiar no Eduardinho Boca Mole, no Fred Luza Apagada, no Ricardo Malemolência Caetano e no Zé Retardo, que 2018 será diferente….enquanto se evita o óbvio (trocar o treinador) se prepara o desastre certo (um ano sem ganhar nada)….mas os puxa-sacos e acomodados devem saber mais do que nós todos juntos…

      • PERFEITO.

        • mano, como é que vcs podem ser torcedores do FLAMENGO ? o cara já vem dizendo que vamos perder tudo… vai se ferr4r cara, como que tu ta torcendo pro Flamengo perder ? vascaíno incubado, precisamos de secadores não, já basta todo mundo secando o FLAMENGO, o que menos precisamos é “nossos” torcedores secando

    • Só uma pergunta,o time amassa os adversários por causa da forma que joga o jogador perde penaltis e gols de frente com o goleiro e a culpa é do Zé.

  • Tá difícil de segurar, Fabio.

    É óbvio que o cara tem alguns probleminhas de personalidade e, pra piorar, pareceu ter entrado num processo de senilidade precoce ao dar aquela estapafúrdia entrevista e confirmar (sem ter sido nem ao menos provocado?!) aquilo que muitos já desconfiavam.

    Como você muito bem colocou para a minoria que sabe interpretar um texto desta magnitude, o Fla hoje é uma enorme potência financeira e, como tal, precisa ser gerida com muita estabilidade e previsibilidade face aos enormes interesses que envolve.
    E isso exige que centralização de decisões, fanatismo, pirraça, falta de educação e outros adjetivos ainda piores não possam, em hipótese alguma, serem de alguma forma imputados à sua liderança maior, o que, infelizmente, já começa a se tornar corriqueiro e caricato e tenha o nefasto potencial de destruir todas as conquistas finaceiras dos últimos anos.

    Acredito que os Conselheiros e Beneméritos estarão discutinto esse assunto em outra esfera esta semana no clube. SRN!

  • “Deixa o Zézinho trabalhar” eles dizem…

    Flamengo ainda se segura em campo devido a qualidade individual, se fosse aquele elenco do curintia nas mãos do Zé Ricardo já tinha sido demitido a muito tempo.

    • e ainda estaria na Zona de rebaixamento

    • Duvido!

  • Concordo com muita coisa no texto. Um dos pontos negativos do time foi ter tomado mais uma vez um gol de contra-ataque nas costas dos defensores, indicando uma certa deficiência para interceptar este tipo de jogada. O baixo aproveitamento em bolas cruzadas deve ser uma coisa a se pensar. A insistência com jogadores limitados já não é mais mistério pra ninguém, pois já é previsível.

    Ainda é preciso ter mais jogadas ensaiadas, maiores infiltrações, variações, tabelas etc. Se fosse um time limitado como de anos passados eu não falaria nada. Porém, é preciso extrair mais o potencial do segundo elenco mais caro do país.

    A parte positiva do jogo foi ter observado os seguintes pontos fracos do Corinthians: a falta de material humano nas substituições e uma coisa óbvia: quanto mais um time se preocupa em defender e contra-atacar, mais rapidamente a equipe se desgastará. Ter colocado Vinícius Júnior no lado esquerdo, Berrío no lado direito e Arão no lugar de Cuellar, o jogo ficou mais corrido no final (mesmo que os dois primeiros deveriam ter entrado antes).

    Sobre Bandeira de Mello, ele tem todo o direito de ter suas próprias convicções. Dependendo dos desempenhos do futebol até o final de 2018, ele pode ser consagrado como um dos maiores presidentes da história do clube ou pagar com a teimosia e só ter o reconhecimento de ter reestruturado o Flamengo.

    • Levar o flamengo a Onde ele levou mesmo sem ganhar títulos expressivos ja é um grande feito é claro que conquistando títulos importantes será bem melhor mas de qualquer forma ele ja está na história do clube como o melhor presidente.

    • Vinícius,

      Ao EBM só nos resta torcer para que ele possa fazer uma auto crítica e ir corrigindo aquilo que nós vemos de errado. Ajudaria muito também ele arrumar um VP de Futebol e sair um pouco da linha de frente das entrevistas nesse momento.

      Faço apenas uma ressalva ao texto onde na sua linha temporal as renovações de Gabriel e MA vêm depois do EBM como VP. Na verdade ele assume a função ao final de janeiro, quase fevereiro, quando o Godinho é preso. Desde o final do ano passado que já circulavam as informações de que esses contratos seriam renovados.

      SRN

    • Coloca um curriculum la para tecnico!

    • “Dependendo dos desempenhos do futebol até o final de 2018, ele pode ser consagrado como um dos maiores presidentes da história do clube ou pagar com a teimosia e só ter o reconhecimento de ter reestruturado o Flamengo.” — De qualquer forma, o saldo é positivo, não? &;-D

  • Perfeita colocação, Parabens!

  • Com todo respeito, eu q não vi nada de novo no seu texto, mesmas percepções/críticas/considerações de sempre, vamos caprichar, a gente quer ver algo diferente nos textos dos colunistas. Minha opinião: Neste jogo vi um técnico que fez mudanças corretas, embora eu ache q no momento errado (Vjr era pra ter entrado antes). O time conseguiu quebrar a zaga corintiana algumas vezes, embora tenha marcado apenas uma vez. É o famoso “jogamos bem, mas não ganhamos”.

    • Com todo o respeito vc tb não disse nada!

      • Com todo respeito, não falei com vc.

        • Falou com que então, moça? Aqui é Flamengo…

          • Esse exagerou no Carabao… kkkk, próximo.

    • Corrigindo, o cara trouxe um fato novo sim ao citar as declarações abjetas do presidente na Fox assumindo que é ele quem escala os percebas e banca o fantoche que é o Zé, ignorando e escarnecendo da torcida em claras palavras.
      Em segundo, quanto ao jogo, te corrigindo tb, a síntese mais fiel dos fatos é que jogamos bem o segundo tempo e só não perdemos porque o bandeirinha anulou um gol legítimo deles.

      • Valeu bobão!

    • É isso ai Ryan mas é mais facil não enxergar!

  • Não vamos chegar a lugar algum,vejo possibilidade de título si na sulametucana,na cb,nao acredito,pq além de sermos péssimo enmata mara ultimamente,o goleiro não joga,bem e.r geovanio…aí fica difícil.

    • O goleiro e o técnico me deixam desanimado na CB.

    • pode esperar que mesmo depois do jogo do Santos ele vai ressuscitar o Mureta no jogo do Botafogo de novo Thiago foi mal verdade mais não tão mal quanto o Mureta

  • Boa coluna. Em resumo nada mudou mesmo…não me engano com as “mudanças” feitas ontem. A única que vi mesmo foi de atitude (garra e vontade) isso que prevaleceu no segundo tempo, o primeiro esquece. Apenas entraram dois jogadores, mas as ideias basicamente são as mesmas. Mudanças para mim seriam a saída de MA e Cuellar recuando, com Everton Ribeiro pelo meio com Diego. Berrío, que vem bem na direita. Em um 4-4-2 bem armado com o time bem compactado, por exemplo. O que faz MA para justificar sua titularidade absoluta? Ele fica na “contenção” atrás e só. Qual sua participação além disso? Nenhuma. Com ele em campo o Fla tem sofrido gols e o adversário penetra fácil no sistema defensivo…ontem MA estava na lateral, na intermediária, chutou uma bola que São Jorge lá na Lua matou no peito com elegância. Fora de sua posição na maioria das vezes. Aliás no gol, do Corinthians aonde ele estava? lá na frente não fazendo nada e voltando fora de posição a passos de tartaruga.
    Nada justifica a não utilização de Rômulo/Cuellar, por exemplo. MUDANÇAS. Nem o esquema manjado muda e nem a peça para mim ruim sai…foram 25 bolas alçadas na área “chuveirinho” ou o “jeito de jogar definido por Zé…um time com jogadores caros e habilidosos que temos hoje é um absurdo viver de Chuveirinhos na área. Todo jogo o Fla toma gols…isso que chateia. São 8 empates meu!!! E para mim o brasileiro já foi.
    FRUSTRAÇÃO. É para mim uma pequena síntese do que sinto. E vai mudar algo? Não vejo esse horizonte…

    • O único momento em que começamos a levar algum “perigo” ao Corinthians foi qdo apelamos ao chuveirinho, jogadas pelo chão não dava. Vide a quantidade exorbitante de passes errados que tivemos.

      • Engano seu, as duas vezes que colocamos a bola no chão, uma foi de pé em pé até o Diego perder cara a cara, e a outra com o Vinícius Jr. bagunçando o Fagner da lateral até a área deles, tocando pro guerreiro quase marcar, não fosse o Cássio.

  • Muita gente fala em Ma, vaz, muralha, gabriel que tb pra mim tecnicamente são fracos mas Pará tb vou te contar deu os 2 gols do jô. Ele nem ao menos tenta fazer falta no gol que valeu sem falar que chega atrasado no lance e no gol mal anulado jô passa por ele pra fazer o gol sozinho sem falar que tecnicamente tb é fraco d+. Pensando já na próxima temporada contrataria um lateral direito pra titular pois esse Pará todo lance forçado no lado dele entrega tb. Muito limitado;. Bem que a mídia paulista fala que ele é horroroso!!!

    • Fraco Mesmo Sergio, falha demais !

  • Minha visão do jogo ontem. Um primeiro tempo absolutamente tosco do Flamengo. Lamentável. Triste. Um segundo tempo em que graças à vontade e movimentação do Arão (que entrou bem, mas no lugar da pessoa errada, por óbvio…), Berrio (entrou muito bem também) e mais no final, Vinicius Jr., somado à soberba do Cu rintia em se achar um time intransponível a ponto de abdicar completamente do ataque, encurralamos o time paulista, ante a necessidade desesperada do resultado, afinal, uma derrota seria uma tragédia absoluta. Mas encurralamos com os mesmos chuveirinhos e cruzamentos em demasia, e na única jogada realmente trabalhada, o Diego infelizmente perdeu o gol. Um time que se impões no desespero e em razão de sua imensa superioridade técnica contra um time, sentado em sua própria soberba, que achou que poderia passar 45 minutos levando sufoco sem levar um gol.

  • Nossa!! Que contradição!! Se o time vai mal é culpa do técnico, se vai bem é por causa do individualismo. Se o Diego erra gol é culpa do Zé Ricardo, se faz é mérito do diego!! Concordo q tem q melhorar o setor defensivo, mas o Zé fez isso ano passado e é capaz de fazer novamente. Quanto ao jogo, a proposta do Flamengo foi de time grande e a do Corinthians de time pequeno. A do Corinthians é mais fácil e rápida de fazer. Vamos apoiar!! O Zé tem os melhores números dos últimos 30 anos!! Alguns jogadores acabaram de chegar, e o Diego e os goleiros deixaram escapar no mínimo uns 10 pontos!! Palmeiras e corinthians (Diego); Sport (Muralha) Botafogo (guerreiro) . Sem contar os gols que guerreiro errou na libertadores que poderia nos ter classificado!! Vamos criticar o Zé, mas vamos ver mais que resultados!!! Ganhamos jogando mal contra Bahia, e perdemos vários jogando melhor!!

    • Se iludir é de graça. O faz quem quer.

      • Eu me iludo com a pulga atrás da orelha, kkkkk…

    • Olha eu já vejo o contrario. Quando o Flamengo ganha é “Vão criticando o Zé que ele vai ganhando” , “Deixem o Zé trabalhar”, dão todos os méritos pra ele, já quando perdem: ” O Zé entra em campo? É ele quem cobra pênalti? Ele veste a 9? Ele chuta pro gol?”. Ou seja, nas vitorias mérito do Zé, nas derrotas culpa dos jogadores. Respeito sua opiniao, mas é dessa forma q os defensores do Zé Ricardo agem.

      • Então cada um tá vendo o q lhe convém! kkk Eu tbm vejo um pouco disso, concordo com várias críticas ao Zé!! Mas na maioria dos casos é corneta!! pode olhar nos comentários!! conta pra ver, a maioria é corneta. Concordo com algumas, mas muitas são sem lógica.

        • Kkk eu acho sem logica alguns comentários de defensores dele, como por exemplo quando apontam uma evolução inexistente na equipe. Mas o mais importante cara é sabermos sempre respeitar as diferencas , sem ofender quem pensa diferente, oq já vi alguns aqui fazerem. Se não, andaremos em círculos, não obtendo uma discussão saudavel já que, mesmo pensando de forma diferente, acredito q todos aqui querem o bem do Flamengo.

    • Cara, gostaria muito que o zé evoluísse e se tornasse o treinador que o flamengo precisa, mas parece que lhe falta humildade e ainda o mais simples, assistir o teipe dos jogos e dos gols tomados nas últimas 4 partida do time no brasileiro e no ano 90 por cento foram exatamente iguais.
      Ninguém muda o que está errado praticando às mesmas coisas pelas quais deram erradas. Pra ele ver que o Rafael Vaz, é um reserva precisou o flamengo ser goleado e quase perder a vaga e que ruan, com uma perna só é muito superior.
      Falta ele perceber que todo jogo o flamengo toma gol com bola enfiadas entre os zagueiros e mesmo assim ele não corrige.

      • Aposto o q vc quiser q ele está vendo esse detalhe. Mas saiba que essas coisas não se resolvem da noite pro dia. Mas estamos entre as 3 melhores defesas do campeonato e entre os 3 melhores ataques. Como explica isso?!?!

      • Vc falou q ninguém perde jogando melhor?!?! Como assim amigo?!?! reveja isso!! Premio jogou melhor e perdeu pro corinthians. Premio jogou melhor e perdeu pro Avaí. Bahia jogou melhor e perdeu pro Flamengo. Flamengo jogou melhor e perdeu pra Universidade Católica e Furacão. São inúmeros os exemplos, onde um time joga melhor, mas do outro lado o goleiro salva ou o atacante perda muitos gols, ai o time vai lá em um ataque e ganha. Tanto q existe a frase “quem nao faz leva”. Ontem mesmo o Santos so chutou um bola ao gol e empatou, o grêmio fez o vanderlei mitar no cartola de tanta pressão

        • GrÊmio** corretor safado kkk

    • Eu já acho que a unica defesa que existe pro Zé é se a pessoa ver só os resultados…. Você quer ver futebol em time do Zé Ricardo, você tem que tomar um gol primeiro pra ai ele resolver colocar o time pra jogar

      “a proposta do Flamengo foi de time grande e a do Corinthians de time pequeno” se tá falando do primeiro tempo ou do segundo quando o placar já tava 1×0?

      “tem q melhorar o setor defensivo, mas o Zé fez isso ano passado e é capaz de fazer novamente”
      já estamos chegando no mês 8, ele tá esperando o que pra arrumar isso, são cinco gols seguidos do mesmo jeito

      Eu era um grande fã do Zé Ricardo, mas não dá pra ficar defendendo só por defender não…. Um time que todas as jogadas ensaiadas parecem uma piada de mal gosto, que vive de cruzar bola pra área, que o sistema defensivo parece que não existe…

      • Concordo com grande parte da sua análise. O sistema defensivo está tendo algumas falhas, mas não é essa avenida toda nao, Estamos entre as 3 melhores defesas do campeonato. Também não tem ninguém jogando no nível do arão ano passado!! Isso pode estar influenciando.

      • … outro joinha pra você.
        Tá difícil ter uma opinião sensata!

    • Hoje eu estou assim: um joinha pra você e…

  • O Esquema atual do Zé Ricardo pode se salvar se Arão voltar a jogar bem, pois ele faz bem a ligação entre o meio e o ataque. Mas perai, um time desses com tantas opções depender que Arão volte a jogar bem, para o time evoluir, mostra a pobreza de ideias e alternativas existentes no futebol apresentado atualmente.

  • Vamos cobrar sim, mas sem as mesmices de sempre. Vamos apoiar, acreditar. O time está em franca evolução. Éverton bem na lateral, Berrio bem, aberto pela direita, Arão bem no meio… Vinícius Jr excelente opção no decorrer do jogo (sem cobranças). Precisamos de mais 1 segundo volante, um lateral esquerdo que saiba marcar bem e apoiar e mais um centroavante. Vai pra cima deles Mengo!!!

    • Sem as mesmices… Se os problemas se repetem e não são resolvidos… Você só quer abafar as críticas, isso sim.

    • Franca evolução ? an ? O time jogou bem INDIVIDUALMENTE 30 minutos e você crê que isso é uma franca evolução ? respeito sua opinião, porém não vejo essa grande evolução acontecendo.

      • quando joga bem é imdividualmente, quando não, é o técnico!! Essa qualidade individual perdeu um gol feito ontem e um pênalti contra o palmeiras

    • Franca evolução aonde???? Desculpe a pergunta.

    • Mais de 40 cruzamentos na partida, outro gol de contra-ataque nas costas da defesa, aproveitamento pífio em finalizações etc. Onde que este time apresenta franca evolução? Faça-me o favor!

  • Boa colunista.
    Mandou a real.
    Obvio que virão vários retardados com as visões e versões mais bizarras.
    Enquanto não tiver psicotécnico pra postar, vai continuar acontecendo.
    Se existisse um captcha cognitivo, o site ia ser melhor.
    Hahhaahaha

    • Ibsen,

      Uma resposta “malcriada” no melhor estilo do seu avatar.

      Psicotécnico para postar foi ótimo!!

      SRN

  • Flamengo do Zé deu um nó tático no melhor time do Brasil atualmente. E o colunista vem com falácias…. kkkk vcs não merecem o Flamengo que os Blues irão e estão construindo. Que isso colunista. É pra ter apoio de alguns sem cérebro daqui? O coríntians ficou perdidinho no 2 tempo, linhas adiantadas do flamengo, quase sem chances. O abafa foi surpreendente e deixou o carile com cara de bobo. Torcida caladinha no final..rsrs Sr o diego não perde aquele gol feito… Se não tem o que postar, Sr. Monken, fique de boa. Vergonhoso o texto… vc assistiu o jogo? Ou está bravinho com o Bandeira pela entrevista? E quis “descontar”? Que isso..

    • exata observação ?

    • Então faça uma reflexão: Cruzamos 41 bolas e eles apenas 13.
      E o gol saiu de um escanteio, ou seja: Cruzamento da linha de fundo. Se todos os 41 cruzamentos fossem no estilo Léo Moura, que ia próximo à linha pra cruzar e o atacante pegar a bola de frente, tava tudo certo, mas chuveirinho só serve pra consagrar zagueiros altos.

      • Muito bem observado Paulo.
        Até achei que teve uma ligeira evolução, mas ainda a anos luz do potencial desse time.
        Só que o tempo é implacável, passa e ficamos para trás…

      • Vai perder tempo com esse ai…se tirar uma foto do saco do ZéPanela e do Eduardinho Boca Mole, sai o sorriso dele….hehehehehe..ele gosta mais dos caras que do Mengão…devem ser parente dele…

      • Claro que cruzamos mais bolas. O coríntians nem viu a cor dela. Isso não diz nada. Agora gol de escanteio não vale? É demérito? E os gols perdidos? Amassamos o coríntians no 2 tempo.

        • Rapazinho, vou DE NOVO explicar pra ver se vc consegue entender: Se o Fla cruzar 100 bolas numa partida, eu não vou ligar. DESDE QUE SEJAM DA LINHA DE FUNDO, que prejudica e muito os zagueiros adversários, pois os atacantes pegam a bola de frente e na corrida conseguem mais impulsão que o zagueiro. Já num CHUVEIRINHO, o zagueiro sabe exatamente a posição do atacante e pelo fato dele tá de frente pro lance e não de lado se posiciona melhor pra cortar.

          Perceba que os 2 lances que deram certo de cabeça, que foram a cabeçada do Juan e o lance do gol também oriundo de uma cabeçada do Juan, pro Réver saíram de escanteio – traduzindo: Cruzamento da linha de fundo.
          Não acho que seja necessário desenhar, certo? SRN

          • PVS, nunca, repito, NUNCA tente argumentar futebol com quem não entende nada sobre. Esse joão dias é um exemplo clássico. (Chora não, joão)

          • Jovenzinho, vou perguntar DE NOVO!!! Qual a relação entre as 41 bolas alçadas do fla e as 13 dos gambás? Vc quer dizer que as bolas alçadas são um ponto negativo? Poderia até ser, mas o coríntians só lançou 13 vezes pq não viu a bola. Quem vc acha que engana com esse discussinho? Vcs estão nervosinhos pq o flamengo dominou o coríntians. Pq o zé deu um nó tático no carile. Aceite que dói menos.

            • Vou então concordar com o Yan Balduino. É melhor mesmo encerrar o diálogo pq se não eu desaprendo o pouco de futebol que eu sei.

              “Quem vc acha que engana com esse discursinho?” Bem, o objetivo não é enganar, mas quer saber: Vc tá certo! É melhor eu continuar com meus erros sendo apoiado por outros leitores errados assim como eu.

              SRN

              • Paulo Vinícius Siviero, lembre-se da frase do escritor Mark Twain: “Nunca discuta com um idiota.Ele baixará o nível do debate e irá vencer por experiência”.

                • essa se aplica como uma luva ao João puxa-saco Dias….kkkkk…

    • A verdade dói né Bandeirete? Kkkkkkkkkkk

      • Kkkkkkkkk apareceu!!!! Dói mesmo. Flamengo jogou muito mais. Vcs devem estar enlouquecidos!!! Kkkkk Mengão muito superior. E ai Yan??? Kd a humilhação que o Flamengo ia levar? Apareceu com o rabinho entre as pernas corneta??? Kkkk

        • Quem falou em humilhação ou em qualquer resultado negativo? O Flamengo só jogou no 2° tempo. Mostrar toda essa satisfação e distorção dos fatos da maneira em que realmente ocorreram só mostra que não torce para o Flamengo e sim para Bandeira e Zé Ricardo Futebol. Fique à vontade para chorar pelo seus três clubes (ZR, EBM e Vasquim, que vai levar um sacode do CAP hoje e ficará sem vir no Coluna por uma semana).

          • Apareceu com o rabo entre as pernas yan? Kd a saraivada no time do Zé? Kkkkkk rindo demais…kkkk

    • POr acaso vc ja assistiu algum jogo do corinthians ????
      O jogo deles é aquilo ali, faz um gol e se fecha na defesa, para jogar em contra ataque ja que o time deles é rapido principalmente o JO que vive boa fase. COntra o Palmeiras e contra o gremio fizeram a MESMA coisa de ontem , talvez voce nao assista jogos e esteja comentando aqui. O negocio que o time deles nao conseguiu encaixar um contra ataque e tomou um gol de bola parada, que é o forte deles, deve ter sentido isso. POrem continuam a 12 pontos do flamengo ou 5 jogos pra ser mais exato, ou seja, como diz o titulo tudo como antes.
      E outra coisa, o que se espera de um time que estava ficando a 15 pontos do lider ou 6 jogos é que va pra frente, pois perder de 1 a 0 ou de 4 a 0 tanto faz, a gente teria perdido o campeonato ja no primeiro turno se tivesse perdido o jogo.

    • Cara nó tático aonde? kkkkkkkkk. O primeiro tempo foi ruim cara e o juiz deu uma bela força. O nó tático que você adorou é 25 bolas alçadas na área? Se iluda se quiser mas a verdade cara é cristalina. Nada mudou.

    • O pessoal não sabe o que é um nó tático.

      Futebol é 3 pontos, jogar como nunca e empatar como sempre não vale nada.
      Jogar melhor e perder nos tirou da Libertadores.

    • “O coríntians ficou perdidinho no 2 tempo, linhas adiantadas do flamengo, quase sem chances.” — Nem tanto. Há tempos essa marcação alta está expondo o time a contra-ataques, que por sua vez só acabou quando M. Araújo retornou como 1o. volante… &;-D

  • Esse tom do Bandeira vai mudar em breve caso os resultados não venham. Tudo questão de tempo.

  • Nós temos que pensar como time europeu, não se troca técnico toda hora, olha o
    Barcelona fez uma temporada horrível e esperou até final da temporada para trocar. o Flamengo não tem zagueiros único é o Rodolfo que machucou. Falar mau do EBM soa política sim. Ele reduziu a dívida um pouco mais da metade mais ainda temos umas das maiores do Brasil, como foi falado em 2020 estaremos entre os 10 maiores times do mundo e para isso temos que apoiar está diretoria. Concordo que temos erros, mas estamos no caminho certo.

    • Então se a diretoria investir num técnico fraco no próximo ano, sermos eliminados de tudo de novo deveremos perder mais um ano só por causa da tal continuidade? Não se esqueça que continuidade sem trabalho é só continuidade.

      • Já ganhamos o carioca e vamos ganhar no mínimo mais um título este ano.

        • Queria muito ter essa certeza com o futebol inconstante que estamos jogando….

        • Será?
          Primeira Liga conta?

  • Texto igual aos anteriores. Comentários repetidos.

    • Proporcional. :-). Coerente com a coluna. Nada mudou…

  • A teimosia e o comportamento de dono do Flamengo do Eduardinho Boca Mole me preocupa mais do que a incompetencia do Zé Ricardo. Lembro que o Flamengo já deu um salto parecidono cenário nacional com o Marcio Braga em 79, e fomos longe, mas depois ele virou uma madona intocavel e danou a destruir aquilo que tinha construido com um grupo grande de apoiadores. Eduardinho Boca Mole é hoje o Euriquinho da Gavea….e a Nação precisa se posicionar antes que ele vire o dono do clube…

  • Triste ver o desperdício do potencial desse elenco na mão desse técnico, que pode até ter um bom futuro, mas não está pronto para o que tem em mãos.

  • Acredito que o problema do Zé Ricardo é um dos principais problemas do futebol brasileiro. Devido a alta rotatividade dos treinadores, estes estão na defensiva criando sistemas cheio de volantes, jogadores sem criatividade, que estão matando o nosso futebol. O Corintians jogar cheio de volantes, eu entendo, o Jadson machucado e um elenco reduzido, o tecnico tem mesmo que jogar no contra-ataque, o próprio Botafogo faz isso muito bem. Mas o Flamengo vem mantendo jogadores muito melhores no banco: Ederson, Mancuello, Conca , Geuvânio e coloocando 2 volantes e olha que melhorou, pois teve um período que ele chegou a colocar 3. O Flamengo foi campeão do Mundo com um volante apenas, o Andrade, jogador que nem podemos chamar de volante, pela sua grande qualidade técnica e criatividade.

  • Excelente Texto!

  • Já está insustentável permanecer com esse técnico.

Comentários não são permitidos.