Thiago hoje é titular do gol do Flamengo. Matheus Sávio e Vinicius Júnior tiveram chances e o garoto, vendido ao Real Madrid, chegou a ter sequência como titular. São exceções. Com oito contratações na temporada e 34 jogadores no elenco, as chances para a garotada ficaram escassas à medida que o grupo ia ficando mais forte.
O departamento de futebol tenta administrar o desânimo e até focos de insatisfação pregando paciência e adotando muita conversa com os jogadores formados no clube – principalmente com Léo Duarte, Ronaldo, Paquetá, Adryan e Vizeu.
A utilização maior dos jovens formados na base era uma das metas do clube, como lembraram tanto o técnico Zé Ricardo quanto Rodrigo Caetano em entrevista no fim da última temporada. O treinador e o diretor de futebol, no entanto, sempre condicionaram mais chances ao desempenho dos jogadores em treinos e jogos.
– (Utilizar mais a base) é uma das nossas metas para 2017. Mas isso vai depender do desempenho deles. Falo isso sempre para eles. Não é porque são jogadores criados aqui dentro que terão privilégios. Precisam merecer estar ali no profissional e jogar – dizia o técnico no fim de 2016.
A conversa de Mozer com Felipe Vizeu, no fim do treino da última sexta-feira – quando o jogador ia para o vestiário do Ninho do Urubu -, chamou a atenção dos jornalistas que acompanhavam a atividade. Terceira opção no ataque, o jovem atacante, que teve proposta da Ponte Preta, mas não foi liberado pelo clube, mostra abatimento nos treinos do Ninho. Contra o Resende na atividade dessa quinta-feira ele marcou dois gols. No Brasileiro, jogou 42 minutos em três partidas.
O contraste para Leandro Damião, que dá carrinho e chega a vibrar fazendo gol em treino, é notável no dia a dia do clube. Mais experiente e focado, o atacante teve sequência de três jogos como titular na ausência de Guerrero e “se matou em campo”. A expressão foi usada pelo meia-atacante Everton, em entrevista coletiva nessa sexta-feira.
Expectativa de chances na Primeira Liga e na Sul-Americana
Aposta de muita gente no clube desde a temporada do ano passado, Lucas Paquetá está no fim da fila das opções no meio de campo. O jogador chegou a discutir com o auxiliar de Zé Ricardo Cleber dos Santos num treino a portas fechadas no Ninho do Urubu há três semanas. O clube tratou o caso como situação corriqueira. Paquetá chegou a atuar por 14 minutos contra o Atlético-PR, no dia 28 de maio. Depois do episódio, voltou ao banco apenas contra a Ponte Preta.
Os garotos podem ter nova chance na volta daPrimeira Liga no fim de agosto. Na semana que vem, o técnico Zé Ricardo deve mesclar a equipe para a estreia na Sul-Americana, contra o Palestino do Chile. O treinador cobra motivação para a hora que a oportunidade aparecer. Até por isso o Flamengo evita sondagens para seus jovens jogadores – a exceção foi o empréstimo de Cafu.
Capitão de Zé Ricardo na Copinha de 2016, Léo Duarte só fez três jogos oficiais nesta temporada. Recentemente, ele recebeu elogios de Juan, que pediu paciência ao jogador. Outro que tenta administrar a ansiedade e a falta de oportunidades é o volante Ronaldo. O jogador passou por pequena cirurgia e ficou alguns dias afastado dos treinos.
O meia-atacante Adryan, que está nos últimos seis meses de contrato com o Flamengo, participou bem de um dos amistosos no Ninho, mas só entrou em campo em dois jogos da Primeira Liga neste ano e em duas partidas no Carioca. O empresário do jogador já disse que considera o ciclo do meia perto do fim no Flamengo. Recentemente, a namorada do jogador expôs a insatisfação com a falta de chances nas redes sociais. No ano passado, Adryan chegou a ser colocado em negócio pelo aluguel do Engenhão, para empréstimo do Botafogo, mas o Alvinegro não aceitou a oferta.
Fonte: Globo Esporte
Ver comentários
Não sou administrador do fla, mas sei muito bem contornar essa situação.
Chamaria os mlks e diria que eles terão mais chances.
Negociava gabriel e vazlixo ,rescindia com Damião, e com o merda Araújo, ainda faria contrato de distância, nunca mais pisarem na gavea, forçaria o técnico a usar a base em competições menos vizadas, como a primeira liga iria ser toda formada pela base.
Esse é o problema, dispensar esses perebas é comprar briga com os empresários deles, quem disse que esses diretores querem isso? Time rico e dirigentes pobres é o que temos.
Isso que dá renovar e contratar jogadores como Vaz,MA,Damião e Gabriel...ahhh mas o Damião fez 3 gols nos ultimos jogos(contra adversário bem fracos diga-se de passagem)ahhh mas o MA corre pelos meias....E é só isso que vcs terão,esse é o máximo e quando não ocorrer e vcs vão pedir a contratação de mais jogadores que consideram titulares p posição e a nossa base...bom nossa base vai fazer sucesso e ser campeã em outros clubes como o Paulo Nunes e Zinho,como Renato Augusto foi...Chega de conversa fiada,o Flamengo NÃO valoriza a sua base e disso todos sabemos.Clube q tem grana prefere contratar jogador q já podem dar resposta a torcida ao invés de valorizar quem durante anos lhe deu títulos nas categorias mais jovens.
Rapaz, se aquela base dos anos 90 tivesse sido aproveitada o flamengo tinha no mínimo uns 9 brasileiros, 3 libertadores e 3 mundiais, foi muito craque desperdiçado.
Na minha visão teria que emprestar o jogador. Não vai usar e não quer abrir mão...ai é complicado. O jogador ficar parado e se desvalorizando...com o treinador atual esquece, pois eles não terão espaço. Ronaldo mesmo é um exemplo: poderia ser testado na vaga do ruim, mas o Zé não tem coragem para fazer. Vizeu não tem espaço e por ai vai. E olha que ele disse que ia trabalhar com a base.
MA, ruim e já tem 32 anos poderia dar espaço a um jovem mais talentoso e com mais potencial, mas não...Gabriel ruim e continua (tirando mais espaço). Thiago está se mantendo, mas nada é garantido. M.Sávio carrega a culpa do vexame da eliminação da liberta por culpa do vacilão do Zé (mesmo que ele não admita) entra esporadicamente...e vai por ai. Saindo MA e esquecendo Gabriel, abririam duas vagas para os garotos, mas...sabemos que o medroso não o fará. E vamos seguindo. SRN.
Mas entra uma coisa curiosa nisso, ser emprestado a Luverdense da vida ajudar em que esses garotos ? Acrescenta quase nada, pelo menos estando no clube há uma pressão em utilizar, temos que continuar batendo na tecla de dar espaço.
panelatocracia!!
ZR tá de sacanagem quando vem falar que os moleques tem que desempenhar pra terem chances. É claro que tem que desempenhar e os protegidos que todos aqui sabem quem são, esses não tem que desempenhar pra ficar no time? Na boa, se o desempenho do Ronaldo nos treinos não o qualifica pra no minimo ser testado no lugar do MA, fecha categoria de base. Vizeu teve chance e teve tb uma boa performance, deveria ter mais chances né? Não, tomou uma geladeira e até agora não voltou para que o grosso do Damião tivesse preferencia. Essas são só mais algumas gotas no mar de incoerencia que é o discurso do ZR e o que ele aplica no dia a dia. A chamada "panelocracia". Garoto quiser ter chance tem que fazer como o Cuellar, fazer a função dele muito mas muito melhor mesmo que o membro da panela e ainda meter uma bola no angulo no fim do jogo e mesmo assim tá correndo risco de voltar pro banco.
Trabalho ridículo está sendo feito na base, jogadores com condições boas e não são usados pra se dar competitividade ao elenco, jogadores medíocres continuam reinando absoluto, triste e lamentável.
Não preciso lembrar de o quanto jogou o Vizeu em 2016 né ? E o belíssimo desempenho do Ronaldo na copinha, jogador moderno e marcador, Léo Duarte ficando atrás de Vaz, emfim, muitas contradições gritantes.
Escolhas duvidosas geram essa insatisfação
Matheus Savio por Paqueta ou Adryan
Damiao por Vizeu
Ronaldo por Marcio Araujo
Vaz por Léo Duarte
Ze precisa entender que dirige um clube de futebol e deve existir merito nas escolhas, parece muito preso ao que os jogadores fizeram ano passado por ele
Cara, odeio queimar garoto da base, mas esse Paquetá não pode reclamar de nada, muito ruinzinho.
Então eu não o acho ruim, acho bem mais técnico que outros jogadores. O problema dele que ele não entra pilhado ( tipo o Arão). O Matheus Sávio é o mais fraco tecnicamente.
Tem que jogar!
São jovens e ainda é muito cedo. Muitos talvez até mudem a posição, posicionamento e estilo de jogo.
Mas repito: tem que jogar.
Tem que jogar!
São jovens e ainda é muito cedo. Muitos talvez até mudem a posição, posicionamento e estilo de jogo.
Pereba não serve pra compor elenco ao contrário do que alguns defendem. Minha definição de jogadores para compor elenco é aquele que, quando acionado, consegue substituir o titular da posição sem que haja uma queda brusca de nível. Agora me respondam: vocês sentem isso quando sai Juan e entra Vaz? Sai Guerrero e entra Damião? Sai Berrío e Éverton entra Gabriel? Meu Deus, tivemos o cúmulo de ZR colocar o Gabriel PARA SER O DIEGO CONTRA O SAN LORENZO. Pra quê um inútil desses está prestes a completar 7 anos num clube com grandes pretensões como o Flamengo? E pasmem, até se machucar jogava praticamente todos os jogos. Com essas contratações e renovações injustificáveis, os garotos da base viram última opção e com isso temos prejuízo técnico e financeiro com jogadores em potencial desvalorizados no banco e um batalhão de perebas tomando conta e nos conduzindo a eliminações e derrotas vexatórias. Um elenco qualificado não pode ter jogadores do nível de Vaz, MA, Arão, Damião etc.
O descaso com a base que mais me causa revolta é o do Vizeu. Felipe Vizeu quando acionado ano passado tinha a mesma quantidade de gols que Guerrero antes dele retornar da seleção peruana e durante e após o término do campeonato teve a melhor média de gols por minutos jogados. Ao final do primeiro turno o que aconteceu? A diretoria contratou Leandro Perebão para "compor elenco" e desde então Vizeu não recebe mais oportunidades, salvo raras exceções. O último jogo de Vizeu havia sido contra o Atlético-MG. Guerrero voltou da seleção a partir do jogo seguinte e depois o LP chegou. Guerrero ficou fora de novo por 6 ou 8 partidas e só voltou contra o Cruzeiro. Quem jogou no lugar? Isso mesmoa canela de 1,90 m. Vizeu só foi ter a sua oportunidade na partida contra o Santa Cruz, 29ª rodada, isso porque Guerrero mais uma vez foi convocado, o Perebão recebeu o terceiro cartão amarelo e o nosso querido treineiro havia liberado o Vizeu para um amistoso no sub-20 e pretendia usar o Sheik como centroavante, mas felizmente a diretoria pediu para que ele jogasse essa partida. E advinhe? Ele deixou o dele. Nesse ano nem relacionado vem sendo e jogou apenas algumas partida do Carioca com o time reserva. O pior é ver "flamenguistas" apoiando uma sacanagem dessas e inventando desculpas de que Vizeu está vendido ou é descompromissado, que só vive na balada etc. Está prestes a virar o novo Adryan, que pouco teve oportunidades, mas dizem vários factoides a respeito dele para justificar porque não recebe mais oportunidades.
Nunca vou entender um treinador que foi campeão da base com esses meninos e não sabe usá-los no time principal, Vizeu, Paquetá e Ronaldo seriam titulares se a situação financeira não fosse boa, e o Zé Ricardo só da chance pro Mateus Sávio que não é ruim, porém os outros são melhores que ele, Vinicius ja ficou claro que é só a torcida gritar que ele poem pra jogar, vai ser um pecado queimar umas melhores gerações da nossa base por causa de uma comissão tecnica horrorosa.
É muita burrice o que fazem, mesmo que os garotos não tenha espaço para jogar os idiotas não emprestam para um time dab série A, mas quando aparece time da Índia os fdps empresta.
Ninguém quer essas tralhas.