Habemus goleiro, Flamengo?

Compartilhe com os amigos

Caros Rubro Negros,

Nesses mais de 100 anos de existência, o apaixonante esporte bretão conhecido como futebol certamente arregimentou milhões de fãs e, consequentemente “especialistas”. Muitos clichês foram criados para tentar explicar um pouco sobre as coisas que acontecem nesse esporte: dos mais batidos como “o futebol é uma caixinha de surpresas” até os que, mesmo sendo verdade, irritam como o tal “tem que fechar a casinha” e “o jogo só termina quando se escuta o apito final“. Tem para todo gosto e todo uso. E hoje eu gostaria de invocar um que que considero realmente especial e tem muita relação com o momento atual do Flamengo : “Todo grande time começa por um grande goleiro”.

Não costumo ser adepto de premissas tão absolutas. Certamente existiram grandes times cuja figura dos goleiros estava abaixo desse grau de exigência. Todavia, acredito que como princípio geral, tal afirmação faça muito sentido. E partindo desse pressuposto, acho que temos um grande problema nesse quesito. E não é de hoje.

Desde a saída conturbadíssima do goleiro Bruno, não tivemos alguém que de fato nos desse tranquilidade e confiança na meta rubro-negra. Alguns podem lembrar do Felipe, e até acho que ele foi o que passou mais perto disso, mas ainda assim alternava demais entre bons e maus momentos.

Depois da saída do Felipe (por conta, em especial, do péssimo relacionamento dele com o novamente recém-contratado Luxa, em mais um capítulo do triturador de técnicos que era o Flamengo), Paulo Victor assumiu o manto e o lugar que já foi de grandes goleiros como Julio César e Raul Plassmann. E foi bem. Foi muito bem ali pelo segundo semestre de 2014. Parecia que o gol teria um dono que de fato resolveria nosso problema. Parecia…

Em 2015, depois de uma lesão do PV (muito lembrada por conta daquele episódio tragicômico do carrinho de mão), o jovem César (hoje também no clube) foi para nossa meta. Entre atuações boas e outras nem tanto, o jovem goleiro no qual muitos depositavam grande esperança não conseguiu passar a tal confiança que tanto precisamos ter no guarda metas. Tanto que apressaram a volta do PV ao time, o que foi um grande erro, por sinal. Terminamos o ano de 2015 com a torcida absolutamente ressabiada com o dono da camisa 1 do nosso time.

Em 2016 houve muita discussão sobre o assunto. Logo no início do ano foi ventilada e concretizada a contratação do goleiro Alex Muralha, que tinha realizado um bom campeonato pelo Figueirense. A especulação foi de que o valor pago pelo Fla girou em torno de R$ 4 milhões de reais pelo jogador. Me lembro que a primeira atuação dele foi em um jogo amistoso e o primeiro gol sofrido por ele com a camisa do Fla foi um frango. Totalmente aceitável naquele momento, por sinal. Pré temporada e tal. Ok. (Pensando hoje, seria esse um prenúncio do que estava por vir?) O fato é que a desconfiança e a insatisfação com PV era cada vez maior. Seja por falhas, por declarações infelizes e pelo desespero da torcida de não ter um goleiro confiável. Cada vez mais o clamor pela efetivação do Muralha como titular soava alto (por sinal, isso é um fenômeno comum no Flamengo. Quanto mais ranço a torcida pega de um jogador mais o seu possível substituto cai nas graças da galera, mesmo que ele não tenha mostrado quase nada). Eis que a “titularização” do Muralha veio durante a temporada, por uma lesão simples ocorrida com o PV. E de fato, o camarada entrou bem no Fla. Um erro aqui ou outro ali. Normal. Mas, no geral, atuações seguras que inclusive o levaram a ser convocado pelo técnico Tite para a seleção. Somando isso a pior e mais patética atuação individual que eu vi na vida de um goleiro profissional, protagonizada pelo PV no malfadado jogo pela Sul-americana contra o Figueirense, a posição de Alex Muralha como goleiro titular do Mais Querido estava consolidada. Apesar de uma sensível queda técnica no “Zangief da Gávea”, parecia que finalmente a meta do Fla teria um vigia confiável. Parecia…

Em 2017, o que era uma sensível queda se transformou em um autêntico desabamento de proporções épicas. Pequenas falhas foram se sucedendo. Se transformaram em grandes falhas. Era nítida a falta de confiança e a queda técnica. Muralha chegou a uma situação tal que não tinha mais a menor condição de ser titular no nosso gol, pelo menos naquele momento. E eis que entra o jovem goleiro Thiago, que assim como César alguns anos antes, assumiu a responsabilidade para com a meta rubro-negra. E, até o momento, também não conseguiu aplacar a preocupação da torcida com o arco flamenguista.

Em que pese ainda ser precipitado avaliarmos o jovem Thiago. Em que pese a possibilidade o Muralha voltar e ter atuações ao menos próximas das boas atuações que já vimos ele ter. Em que pese até mesmo que o César possa ser testado. Até mesmo PV, que está à disposição do Fla novamente e tem seu nome lembrado por alguns. A verdade é que no presente momento não temos confiança alguma em qualquer um deles. Eu digo a confiança de termos um grande goleiro. Firme. Que passe tranquilidade e segurança. Estamos entrando em uma fase muito aguda do ano. Qualquer falha individual pode ser fatal para as pretensões do Flamengo ainda em 2017. Acredito que Flamengo tem que ir ao mercado atrás de um novo goleiro. E isso é mais difícil do que parece. Não podemos correr o risco de errar de novo. Não podemos correr o risco de trazer mais um goleiro “nota 7” que corre o risco de ter fases boas e fases tenebrosas. Já se falou em Sidão. Em Walter. Em Marcelo Lomba. Em Danilo Fernandes. Em Neto. Em Diego Alves. As especulações são tantas e tão sortidas que até lembram remotamente tempos idos do Flamengo, em que parecia que todo mundo era cotado para jogar no Fla. Tamanha é a desconfiança que até o preparador de goleiros já sofre críticas por parte da torcida.

Não faço a menor ideia de quem deveria vir, quem poderia vir ou mesmo o quanto o Flamengo estaria disposto a gastar nisso. Mas o fato indiscutível é que desde 2010 não temos uma autêntica solução pro gol Rubro Negro. Alguém a quem sejam entregues as luvas, a camisa 1 e possamos enfim voltar todos os nossos pensarmos exclusivamente nos jogadores de linha. E isso é necessário. Afinal, em geral, “Todo grande time começa por um grande goleiro”. Certo?

Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!

Pixotada: Palestino 2×5 Flamengo. Pense um jogo casados x solteiros. Ou ainda, uma pelada entre repartições: Contabilidade x Vendas. Ou ainda pior: Jogo de criança. Pois nessa pelada de 5ª categoria tivemos elementos de todos esses tipos de futebol amador. Foi taticamente horrível. Lances bisonhos. Momentos dignos de videocassetadas. Se o adversário é mais qualificado acredito que teríamos problemas se tivéssemos o mesmo nível de atuação . Mesmo considerando que se tratava de um time reserva… foi dureza. Valeu pelo excelente resultado. ( Como disse um amigo: estamos em uma fase ótima mesmo: reclamando do time depois de uma goleada de 5×2… hehehe )

Pixotada: Arão. Então…onde foi parar o futebol do Arão? Muito mal no time titular. Muito mal no time reserva. Tem que melhorar muito…

Golaço: Everton Ribeiro. Contratação excelente. Mesmo ainda não estando totalmente entrosado mostra muita qualidade. Será cada vez mais útil ao time. Grande jogador.

Pensamento: Escrevendo essa coluna me veio o seguinte pensamento: Note como o futebol é um tanto injusto quando paramos para pensar nisso: Via de regra, no futebol “nível A” atacantes e meias ofensivos são mais valorizados do que zagueiros e goleiros. Ok. Numa análise superficial, de fato são eles que fazem o jogo correr. São as estrelas. No entanto, muitas vezes um atacante erra uma, duas, três vezes na mesma partida. Acerta uma. Vira herói. Agora…qual o goleiro que cometeu 2 ou 3 erros na mesma partida e ainda assim saiu ovacionado daquele certame? Difícil.

Seção Gato Mestre: Vasco 1×3 Flamengo. Mesmo jogando naquela pocilga tenho convicção da vitória. Temos que igualar na vontade, pois técnica e taticamente somos muito melhores. E a posição deles na tabela não me engana: Vão brigar lá embaixo na tabela. Todo cuidado com o Nenê e o Luis Fabiano.

Luiz Henrique Amorim
[email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gostei da seção “pensamento” e vou mais além: não precisa de 2 ou 3 erros. Basta apenas um… &;-D

  • Contratem o Diego Alves, por favor.

  • Luiz ,parou de fazer o resenha pq?

    • O horário do programa não me ajuda muito. Mas estou me esforçando pra participar lá com o pessoal.

      Vlw por lembrar!!!!!

      Abraços!

  • A pergunta certa seria ” habemus preparador de goleiros,Flamengo?”

    • Tem muita gente mesmo falando sobre isso…

      Mas, de toda forma, me parece que o problema já vem de antes do cara…

      Apesar que, parte da solução ele não vem sendo…

  • Já opinei bastante em outros com o mesmo tema. Mas para não passar em branco na sua coluna direi apenas que se o Muralha permanecesse no gol não mudaria em nada o resultado das últimas partidas, e nem estaríamos mais discutindo contratação de goleiros. A titularidade do Thiago não contribuiu em nada para o time, mas se dela dependesse para resultados teríamos certamente perdido alguns jogos. Thiago não tem a menor condição de estar no gol do Flamengo em um campeonato Brasileiro e os jogadores de maneira geral sabem disso. Thiago não está no nível nem do Julio Cesar do flor. É uma covardia tecer comparações com goleiros como o Muralha e o PV que sabemos( pelo menos quem enxerga minimamente futebol) estar em outro patamar bem acima.SRN

    • Eu acho que enxergo futebol de um modo muito coerente e NÃO acho que Muralha ou PV estejam em um patamar muito acima do Thiago.
      Ainda estou esperando que Thiago mostre alguma coisa PORQUE efetivamente ainda não foi testado.
      Quanto ao PV e ao Muralha já vimos um caminhão de falhas por parte dos 02.
      Muralha – Tá certo que o time não apresentou grandes coisas nos jogos fora-de-casa na Libertadores, MAS, se tivessemos um goleiro decente teriamos trazido ao menos um ponto naqueles 03 jogos em que fomos derrotados e, consequentamente, estariamos classificados.
      Paulo Vitor – o famoso braçinho de dinossauro. Não sabe sair do gol. Pouquissima agilidade. Goleiro muito fraco.
      Em minha opinião o Flamengo teria que trazer um goleiro de ponta e NÃO É O JULIO CÉSAR (do 1 x 7).

      • Eu sinceramente espero que não seja testado. PORQUE pode dar merda. SRN

      • Muito acima. Vc corrobora ao dizer que o Thiago sequer foi testado. Logo, está na condição que expus. Thiago se comporta como um juvenil. Não está se mostrando pronto e transmitindo insegurança. SRN

        • A mesma insegurança que estávamos tendo com o Muralha. E antes, com o PV.

          • Ok Luiz. Mas vale arriscar? Eu acho que não. É a chance da vida dele
            E está desperdiçando. Já tem 21 anos. Douraruma se firmou titular do milan com 17. Ele não é um garoto. E falha. Chutar é gol. Não vejo diferença dele em relação ao Muralha ou PV. O fla deve contratar um goleiro pra ontem. Um de verdade.

            • Concordo. Tanto que digo que o Thiago ainda não mostrou a confiança que precisamos.

              Estamos com um problema no gol…

              O duro é que contratar esse grande goleiro não é fácil…

          • Mas o Muralha ser comparado ao Thiago é até uma sacanagem com o cara. Quer mandar embora manda logo e deixa o cara seguir a carreira dele. Já mostrou ser bom goleiro. Má fase até o Prass que é respeitado está passando. Acho que deveríamos pensar no Thiago por ele mesmo. Pelo que vem mostrando. SRN

            • Concordo. Tanto que digo que o Thiago ainda não mostrou a confiança que precisamos. Só acho que o Muralha e o PV também não mostraram.

              Estamos com um problema no gol…

              • Mas se isso algo consolidado não há um minuto a perder. Um goleiro precisa ser prioridade máxima para as pretensões do Flamengo. SRN

                • Parece que já entenderam isso.

              • Nesse caso vc concorda que estamos jogando sem goleiro. Onde podemos chegar no brasileiro jogando assim?SRN

                • Pois é. Ainda há chance de chegar um goleiro no Gávea… E logo.

          • Má fase acontece. Até vc pode ter uma semana de Vinny Dunga. ehehehehehe

            • Rapaz…Vocês pegam no pé dele de forma “desnecessária”. kkkkkkkkkkkk

              Mas o Vinny é uma grande figura!!! Já fez grandes colunas! Parceiro!!!

              Concordo que má fase acontece. Mas goleiros como Muralha e PV estão mais sujeitos a isso do que grandes goleiros como Marcos, Dida, Julio, etc.

    • Perfeito o seu comentário …

  • Por enquanto thiago vem bem, na medida do possível, para um goleiro recem sumido da base! não passou muita confiança, mas tem q dar mais tempo para ele! Se não for bem, sai e acredito em uma Nova chance pro Cesar ! E depois, se nenhum dos 2 agradar, negocia ou empresta e vai atras urgente de outro goleiro! Mas acho q náo será preciso desespero, os três goleiros do clube sao bons goleiros e Ainda podem evoluir! Segunda opção é não testar ninguem mais, comprar outro e mandar os que estao ai pra fora (venda ou empréstimo)!

  • WEVERTON do CAP está em fim de contrato e já poderá assinar um PRÉ-CONTRATO brevemente, faça uma oferta justa ao CAP e eles liberam antes do fim do ano senão o perderão de graça. O contrato atual dele vai até MAIO 2018. O FLAMENGO tem que parar de contratar e colocar goleiros de baixa estatura e braços curtos. Tá na hora de buscar um goleiro alto e de boa envergadura. WEVERTON é alto, tem otima saida, muito reflexo e é pegador de penalti, ou seja o goleiro ideal para o clube. Apesar da falha dele no ultimo jogo da LIBERTA contra o SANTOS o goleiro é muito sólido em suas atuações a muitos anos e não apenas por um período especifico.

  • Realmente precisamos de um goleiro titular, Thiago é bom mas ainda tá inseguro, sendo chamado atenção dos próprios companheiros na defesa quando deveria ser o contrário.

  • todo grande time começa por um grande treinador de goleiros!
    muda o ditado.
    isto não temos, todos goleiros são ruins nas mesmas coisas.
    nenhum passa confiança.
    sorte que a zaga e sistema defensivo tem até que dado conta do recado.
    fora o ataque que tem funcionado, mesmo levando gols, as vitórias tem saído.

  • Nenhum desses goleiros serve para o Flamengo. Eu dispensaria César e Muralha ou os emprestaria e ficava com o Thiago e contratava outro bom goleiro e subia mais um da base.

  • A camisa pesou pro Muralha, ele não é 2% do que foi no Figueirense, enquanto Gatito (que tbm veio de lá), é responsável por muitas das vitórias do faísquinha.

    • Concordo amigo. Ele é melhor e já está de saída do bota. Já tem time com oferta na mesa.

  • Parabéns pelo texto.
    Pelo que vi jogar nas respectivas Copinhas, o César sempre me pareceu mais goleiro que o Thiago, que não é mau goleiro. Até hoje lembro daquela última rodada do campeonato brasileiro em que o Flamengo jogou contra o Cruzeiro em que o André Santos foi escalado de forma irregular, se não me engano, e o César fechou o gol. No geral fez bons jogos, mas também cometeu falhas. Rodou, foi emprestado, não jogou direito por onde passou é verdade, mas hoje com uns 26 anos e mais maduro, acredito que pode ter evoluído e estar mais seguro. Eu daria uma nova chance.

    • Faz sentido o que você diz.

      Abraços!!!

    • eu tava lá neste jogo ,jogou muito mesmo.

  • belo texto, prefiro confiar no tiago “até o fim do ano”, muito jovem ainda, não merece essa desconfiança toda mas deve-se pensar no ano que vem, um melhor jogador para esta posição….

    • Eu monitoraria o mercado. E se fosse o caso investia pesado no Diego Alves…

      Abraços!

      • concordo, sempre é bom qualificar o elenco!
        SRN

    • Está abandonando os campeonatos?! Querer usar brasileiro, copa do Brasil e sul americana pra dar experiência a garoto no gol é o mesmo que abandonar as disputas. SRN

      • ? só tem o goleiro em campo? e mais, contratem um super goleiro agora, blz, alto salario, alto investimento, na 1ª falha dele…. SRN

  • Excelente texto Luiz. Aliás, como sempre. Muito bom esse lembrete para filiação dos leitores no sócio torcedor. Deveria ser seguido por todos os colunistas do site. Sócio Torcedor forte é igual a Flamengo Gigante. Abs

    • Muito obrigado!

      Concordo sobre o ST. Ainda que tenhamos atingido a marca de 100 mil STs eu acho esse número muito pequeno para nosso potencial, mesmo com todas as restrições do programa…

      Abraços!

  • Tem que corrigir, é Diego Alves e não Costa. Sobre o texto, eu ainda quero ver mais o Thiago jogando pra julgar.

    • Corrigido. Foi um ato falho.

      Abraços!

    • Thiago está pegando confiança o cara vem jogando bem. Falhar todos falham. Então deixa o moleque fazer o que sabe e esperar o tempo dirá.

  • Ainda prefiro o Cesar ….

    • Eu também. Mas não sei se ele é “o cara” que precisamos…

      Abraços!

  • Se o Thiago não fosse cria da base a galera não teria tanta paciência com ele.

    • A paciência com o Muralha foi maior, acredito eu.

      Mas eu não acho que nenhum dos 3 que lá estão é “o cara” que nós precisamos ( 4 se contar o PV ) .

      Abraços!

      • A Paciência com o Alex Santana foi por dois motivos:

        1 – Ele jogou muito no segundo semestre de 2016, ou seja, estava com moral.

        2 – Verdade seja dita, Alex era um homem de confiança do Zé (paneleiro) Ricardo e a última coisa que o ZR faria era tirar o Alex pra colocar um jogador da base.

        • Sem mencionar o hábito da nossa torcida de “colocar lá em cima” quando não gostam do titular por qualquer motivo que seja…no caso o titular era o PV.

          Paneleiro… sempre que alguém fala isso eu me refiro as revistas de fofoca como Contigo e Caras.

Comentários não são permitidos.