Gostaria muito de escrever sobre Diego Alves, goleiro que há tempos sou fã, que defendia na seleção faz tempo, mas a atual circunstância do campeonato brasileiro não me da outra opção, tenho que falar das reais possibilidades de nosso clube no Brasileirão.
São 12 pontos que nos separam do primeiro colocado, não apenas uma distância considerável, mas com uma severa discussão sobre o futebol apresentado, regularidade; ambos os times em campo fazem jus aos pontos conquistados, 12 pontos se tornam esmagadores quando olhados por tal perspectiva.
A verdade é que hoje fica complicado afirmar que seremos campeões, soa como uma “forçada de barra”, não que seja errado torcer e acreditar, como torcedor eu acredito que ainda é possível e que ainda temos um campeonato, mas como analisador de desempenho, fica totalmente utópico afirmar que o Flamengo vai conseguir resultados com o futebol coletivo apresentado até agora.
Hoje somos uma equipe que decide grande parte de seus jogos com a qualidade individual de seus atletas, uma equipe que deixa muito a desejar na questão coletiva, percebe-se uma deficiência em grande parte das jogadas “ensaiadas”, um time que fraqueja nas jogadas que mais necessitam um treinamento básico, somos um time mal treinado!
Se de fato será possível acreditar no sonho do título, tornar acessível conquistar o título que se tornou “obrigação” ao longo da temporada, só uma melhoria considerável no coletivo tornará viável, porque hoje a distância existe, e claramente não é por acaso que há essa discrepância de aproveitamento.
Se quisermos igualar, precisamos melhorar, precisamos corrigir, temos que ser minimamente coletivo, que sejamos tão “amedrontadores” coletivamente como na parte individual, que olhem pra gente e que não vejam só o Diego, o Everton Ribeiro, Guerrero ou até Diego Alves… É necessário sim que enxerguem o Flamengo, o atual líder da competição é uma equipe que não tem nomes de peso como esses citados, mas que coletivamente se apresenta muito competitivo, e mais do que buscar essa distância, temos que buscar essa “jogabilidade”!
Nick Marques
Siga também no Twitter: @TheNickMarques
Nick, vc poderia me lembrar a última vez que o time fez uma partida boa coletivamente, eu não lembro.
contra o santos pae…. time voou… se bem que o santos….
A verdade e que o time so venceu time fraco os times bons que pegou gremio atlético mg cruzeiro nao conseguiu se dar bem e agora teremos palmeiras corinthias e santos senao for bem nessa sequencia ai meu amigo o brasileiro vai para o brejo de vez sem falar que nesse meio tem o fraco curitiba que nao venceu nem o vasco la no Couto Pereira
Contra o Santos.
Discordo, acho que foi um jogo equilibrado, o Santos foi ruim na parte da finalização.
gostei da atuação do time contra a chapecoense, contra a baba do palestino, problema é manter a regularidade…
Contra a Chapecoense foi mas a qualidade de Diego e Guerrero eu acho, contra o palestino foi praticamente uma pelada.
Tecnicamente falando, falta um T É C N I C O!!.
Só se o zé bosta for embora
Não podemos nos conformar com derrotas. Os títulos do Flamengo tem ficado sempre para o próximo ano, mas esse próximo nunca chega. Não quero que meu time se transforme num Manchester City ou PSG.
Amigo o City foi bi campeão inglês e ja chegou em uma semi final da liga dos campeões o psg ate a temporada passada vinha ganhando tudo na França o flamengo nem isso ta conseguindo
Com o ZR no comando o sonho vira um pesadelo
Um time sem regularidade nunca vai ter chance real de vencer o brasileiro. Um time que depende quase que exclusivamente do talento individual no futebol moderno não vai conseguir regularidade nunca! Ou seja… tirem suas conclusões. Zé Ricardo precisa ser pelo menos o técnico que foi quando assumiu, onde apresentava pelo menos algum repertório, aí sim teremos chance.
Flamengo até agora aproveitou mal os confrontos diretos com as principais equipes. Se vencer o Palmeiras já é um começo de uma possível recuperação e arrancada. Mas com um trabalho feijão com arroz e teimoso desse, fica difícil acreditar.
A pergunta se ainda dá tempo chega ser idiota afinal de contas só sepassaram 14 rodadas e ainda faltam 24.
Não.
Claro que o sonho é possível…. Com 20 reais se compra 5 na padaria.
Fico pensando esse time na mão do Tite. Emirados seria lixo.
Seria campeão com umas 8 rodadas de antecedência.
Sim claro que é
Sempre é possível. O futebol é tão único e fortuito que a gente pode esperar qualquer coisa.
Um simples sequência ruim do Corinthians, perfeitamente plausível visto que eles não tem um elenco encorpado, e uma boa sequência de um outro rival já é o bastante para virar tudo de cabeça para baixo.
Não dá para descartar, no entanto, a parte pragmática e que existe, principalmente no modelo de pontos corridos. O Corinthians é um time muito sólido, consistente. Para vencê-los precisaríamos de um Flamengo tão eficiente quanto. No mínimo.
Me lembra muito a Fórmula 1. Os campeões mais “aleatórios” da história não contaram só com sorte. Eles estavam ali, bem perto, comendo nas beiradas, quando o favorito vacilava. E um ponto(até meio ponto, como em 1985), uma curva, isso bastava para mudar a história. E isso também é competência.
Vai ser muito difícil mas ainda dá. Só que não dependemos mais de nós. E vendo como o time tem dificuldade de evoluir fica ainda mais complicado acreditar.
Torço e acredito como bom rubro-negro que sou, no coração, no campo místico. Porque o Flamengo tem dessas coisas. Minha mente e minha razão já não acreditam mais.
Engraçado,esse meio ponto em 84 garantiu o título ao Nick lauda companheiro de Prost na McLaren e pq meio ponto? Pq naquele gp de Mônaco que o Senna apareceu pro mundo,o Prost forçou a barra e a McLaren pressionou pelo final da prova,pro Prost não perder a corrida pro estreante senna.como ainda faltava boa parte da prova,os pontos foram cobrados pela metade..o vencedor fazia 9 e o segundo 6, se segue a prova é o Senna vence,prost marcaria 6 pontos e seria hj penta campeão…resumo o medo de perder,pode ter consequências que mudam a história no esporte…Zé Ricardo pelo medo de perder está conseguindo nos tirar o br pelo segundo ano seguido
Exatamente isso, que ano que foi aquele.
E excelente lição, o medinho do Prost fez ele perder o campeonato lá no final.
Cara o que eu penso é se o Rodrigo Caetano e o Bandeira não vêem jogos do Flamengo. Com elenco que temos teríamos que estar no mínimo na vice liderança. É preciso tomar atitudes para aparecer os resultados. Se continuar assim, lamento informar, não ganharemos NADA esse ano. Acho que o Zé caí apenas numa eliminação na copa do Brasil ou na sul americana, antes das finais. Caso contrário, mesmo com um futebol medíocre, ele continuará. Não estou falando que o Zé seja um mal treinador. Estou falando que ele não é bom o bastante para o Flamengo.
Lucas, esquece. Zé não cai com nenhuma eliminação. Só cai se perder o grupo e parece que o grupo tá fechado com ele, infelizmente! O nosso azar é que o Bandeira adora o Zé!
Com o Zé? Não ganharíamos o campeonato nem se fosse disputado só pelo Flamengo, ficaríamos em segundo… o campeonato de 2017 é bem diferente do de 2009, lá foi bastante equilibrado e os líderes começaram a vacilar em um momento que estávamos em ascensão, esse ano o(s) líder(es) sobe a vantagem a cada rodada pois perdemos pontos que é uma beleza.
E pontos bobos, que, lá na frente fazerão falta. Como o empate com o Atlético MG, o empate com o Botafogo e o empate contra o cruzeiro.
Perder para o Grêmio foi o pior de todos. Se não vencer o Palmeiras e os outros pontuarem outra vez, só um milagre coloca o Flamengo na briga pelo título de novo.
com o Zé a frente do time só se os adversários deitarem no chão quando jogarem com o Flamengo
Parei de ler no fazerão…
Engraçado como um erro de português do colega torcedor tem mais valor do que os erros do ZR…
Deixe ele. Aqui as pessoas olham muito para isso. Foi uma falta de atenção na hora de digitar.
Problema seu meu amigo. Oh mestre do português, senhor 1000 na redação do ENEM!
Esqueceu dos empatse com o poderoso Avaí e contra o desmotivado CAP.
Verdade.
Mais um pra coleção.
Mas …
Está tudo bem, afinal o time se entrega, o outro time é que recua muito e isso é feio, e a mais nova, arbitragem também foi lembrada agora.
12 Pontos? Se o Mengão se acerta, essa margem já cai pela metade. Obrigação de duas vitórias sobre os gambás. Esse já é um bom teste!
Não conseguiu furar a defesa do Grêmio nem do Cruzeiro, vai conseguir contra o Corinthians? Haja evolução, estamos na torcida.
Com ZR ou não, estamos torcendo. Uma coisa é certa, o chorinthians não mantém essa regularidade.
em 1 ano e 6 meses o ZR não conseguiu dar uma cara ao time você realmente acha que é agora que ele vai conseguir? um treinador com um elenco desse botar MA como titular absoluto já mostra o nível dele Brasileiro esquece espero que pelo menos a pegue uma vaga na libertadores
Não acho q um título brasileiro deva ser tratado como sonho, sonho seria se fôssemos um time pequeno sem mta tradição.
Com o elenco que temos nada é impossível, vou acreditar e torcer até o fim.
problema não é com elenco é com o treinador o Zé Bosta não sabe treinar o time com ele a frente pessoal tem que ficar feliz com uma vaga na libertadores sem contar que corre o risco de fica fora se continuar com o Zé
Eu sei que o problema não é o elenco até quis colocar que a força do nosso elenco pode mascarar a ineficiência do treinador.
Cara,o treinador é muito importante.Basta ver a seleção brasileira com o Dunga e com o Tite.O ZR é para nós,mais ou menos,o que o Dunga era para a seleção
Possível é, mas é muito, muito difícil!!!
Assino!!!
Deprimente… vou dormir!
isso aí. mais do que 12 pontos a diferença principal é a organização tática.
seria possivel afinal ainda tem 72 pontos a serem disputados mais como nós temos o Zé Bosta no comando do time esquece se pegar uma vaga na libertadores já tem que ficar feliz
Tem é que parar com essa palhaçada de ficar fazendo contas, tem que jogar com muita raça, ir pra cima de tudo e todos, e quando faltarem 6 rodas, ai sim, hora de começar a fazer cálculos..
Titulo já era, infelizmente. Com esse time era pra esta arrebentando!