Por que jogo na Ilha contra o São Paulo está engasgado no Fla há 12 anos

Compartilhe com os amigos

Flamengo e São Paulo se enfrentam, neste domingo (2), às 16h (de Brasília), no estádio Luso Brasileiro. Apesar de o Brasileirão ainda estar razoavelmente no início, o confronto pela 11ª rodada é fundamental para dois gigantes do futebol no país. E o jogo traz uma lembrança engasgada há quase 12 anos pelos lados da Gávea.

Em 2005, diante da impossibilidade de contar com o Maracanã, o Flamengo se uniu ao Botafogo e levantou a Arena Petrobras, justamente no local do hoje “caldeirão” da Ilha do Urubu. Apesar do estádio, o elenco rubro-negro era modesto e precisou de uma arrancada inspiradora sob o comando de Joel Santana para se livrar do rebaixamento dado como certo. Foram seis vitórias e três empates nas últimas nove rodadas.

No dia 15 de outubro daquele ano, o Flamengo foi humilhado na Ilha do Governador pelo São Paulo. A goleada por 6 a 1 é a maior do Tricolor Paulista em jogos oficiais contra os cariocas. Os gols de Edcarlos (2), Amoroso, Thiago Ribeiro, Mineiro e Souza – Josafá fez para os donos da casa – deixaram o time comandado por Andrade nas cordas.

Mais de uma década depois, o jogo ainda serve de piada entre os torcedores. Quem ainda está no Rubro-negro não esconde que a goleada jamais foi digerida. O engasgado Flamengo sonha em devolver o placar marcante. O local é o mesmo, mas a missão está longe de ser simples por conta da competitividade do futebol atual. Conquistar os três pontos, no entanto, é o mínimo que o atual elenco do Ninho do Urubu espera.

“O nosso estádio é muito importante, pois a torcida apoia muito. Será fundamental diante do São Paulo. O resultado em casa é primordial, ainda mais em uma competição tão longa. É a nossa obrigação conseguir essa vitória”, afirmou o meia Everton.

Do lado são-paulino, a goleada de 2005 serve como inspiração. Foi apenas uma das grandes atuações do time que já havia conquistado o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores da América. No Brasileirão, Paulo Autuori tentava deixar a equipe pronta para o Mundial de Clubes, que também ficaria com o Tricolor, e o show na Ilha do Governador empolgou a torcida.

Daquele elenco vitorioso, dois jogadores defenderão novamente o clube paulista, agora na Ilha do Urubu: o zagueiro Diego Lugano, que deve ser titular pelo terceiro jogo seguido, o primeiro após a renovação do contrato, e Rogério Ceni. A diferença é que em 2005 o Mito era o artilheiro do time na temporada, e agora convive com as críticas como treinador. Já são cinco jogos sem vitórias no Brasileirão e a zona de rebaixamento está cada vez mais próxima.

Os times retornam ao local com panoramas bem diferentes após quase 12 anos. Resta saber como a história será escrita desta vez na Ilha do Governador.

FLAMENGO X SÃO PAULO

Data/hora:02/07/2017, às 16h (de Brasília)
Local: Ilha do Urubu, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Mauricio Coelho Silva Penna (RS)

Flamengo
Thiago; Pará, Réver, Rhodolfo e Trauco; Márcio Araújo, Cuéllar e Diego; Everton Ribeiro, Everton e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo

São Paulo
Renan Ribeiro; Buffarini (Militão), Lugano, Rodrigo Caio e Júnior Tavares; Jucilei, Araruna e Cueva; Marcinho, Denilson e Pratto
Técnico: Rogério Ceni

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Um jogo de 12 anos atrás que ninguém mais lembra. Eram outros tempos esses, não tem nada engasgado no Fla. O que tá engasgado na memória do torcedor são essas constantes eliminações na libertadores, que já tá virando piada.

  • Galera viaja, até parece que não estão acompanhando o flamengo. Time burocrático vai meter 7 kkkk tá bom! Querem pedir mais o quê? MA não errando passes de 30m?

  • Se ele entrasse com Berrio Bolt, a vitória seria certa. Mas com ER7 é outro esquema . Só vendo pra ver.
    E o pior, é que parece que estão negociando o Berrio.

  • Retiro oq eu disse q no frio o chocolate é certo..
    Com caramujo em campo no maximo 1X0

  • Nada de ficar pensando em dar goleada . Primeiro temos que vencer , ganhando os 3 pontos que é o principal objetivo.O São Paulo é um grande clube e merece todo o nosso respeito. Os jogadores têm que entrarem focados, atentos nos contra ataques do time Paulista. Nada de oba-oba , porquê o jogo só termina depois que acaba. Eu creio em Vitória por 2 gols de diferença ( 2×0 ou 3×1 ) mengão.

  • hoje não tem Alan Patrick para perder pênalti

    • Cara, tu desenterrou um cara que não tem nada a ver com nada.

      • kkkkk, acabei lembrando dele

        • Tava aqui pensando “Que que o pobre coitado tem a ver com essa história?” rsrsrs

  • Eu acho que os jogadores nem ficam sabendo dessas estatísticas.
    “São Paulo não vence o Flamengo na terças feiras de meses pares usando terceiro uniforme há 15 anos”

  • São Paulo hoje vai dar uma BAMBIADA na ilha e vai levar um banho de bola e levar um sacode e aqueles 6X1 vai ter forra!

  • Cheirinho de bambi queimando a rosca tá forte……….

  • Quando o Flamengo golear em jogos decisivos o time estará pronto, o Flamengo Reme elenco forte para golear qualquer time!

  • Ano passado quem marcou o Calleri foi o M.Araújo e vimos o que aconteceu, inclusive o Flamengo perdeu e empatou jogos decisivos sem a marcação do M.Araújo e Pará, esse ano quem vai marcar o Lucas Pratto? E nos outros jogos quem vai marcar os atacantes e meio campistas para interceptar as finalizações de fora e de dentro da área? Lembrando que o Ronaldo tem potencial para chegar na seleção e o Rômulo já jogou na seleção, qual a explicação para serem reservas atualmente? Qual q explicação para os jogadores da base que nem o Viseu ser reserva e não jogar nem o segundo tempo inteiro? Para o L.Duarte não jogar nem jos minutos finais? Lembrando que o zagueiro Dener pode ser craque na zaga, e poderiam subir ele para os profissionais em 2018! O Flamengo pode ter muitos craques formados no próprio Flamengo se a diretoria souber administrar e formar esses craques, se tiver logicamente um ótimo planejamento, pois o Fla fica muito forte com um time/elenco formado com craques da base e contratados tendo igual importância, valorização! A história do clube mostra isso!

  • E vamos combinar né… Com ZR no banco a possibilidade de golear alguém é bem remota. O time faz um gol e o cara fica desesperado no banco pedindo pro time recuar e diminuir o ritmo. O jogo com a Chapecoense é uma aberração estatistica na gestão ZR.

    • Vira o disco, brother!

  • O Flamengo de 2005 foi o pior que eu vi na vida. Ali eu realmente achei que a gente ia cair. Quando o Joel assumiu precisava praticamente um milagre pra escapar e o milagre aconteceu. Acabou escapando até com uma rodada de antecedencia. O Joel até brincou quando assumiu que se conseguisse escapar do rebaixamento teriam que fazer uma estatua dele na Gávea. Hoje os tempos são outros e o time tem que entrar em campo para fazer um bom jogo e ganhar, sem essa de devolver goleada… Isso se acontecer vai ser ao natural, o time não tem que entrar com esse peso, o que vale são os 3 pontos e uma atuação convincente.

    • Pior time da história do Flamengo. Dos que times que eu vi, foi o pior disparado.

      • Eu tb! Me dá calafrios de lembrar…

    • Agora com Everton que não finaliza bem, fica difícil golear, mas é possível!

      • Ah Faça-me O favor, o cara faz um golaço contra o santos na gaveta e ainda tem nego dizendo que ele não sabe finalizar,contrata um sniper então fera pq é normal errar o gol de vez em quando

        • Acho que ele quis falar da média de gol dele, realmente é horrível, e normalmente precisa de muitos chutes pra fazer um gol

  • Márcio Araújo de novo náo.

  • “Quem ainda está no Rubro-negro…”

    Como assim?!

    • kkkkkkkkk Essa foi boa. Esse menino é esculhambado nas redações brasileiras.

      • Oh!

  • Vamos nos concentrar no jogo. Ficar levantando resultados ruins como esse para quê? Bobagem. Estamos em 2017. O tempo é agora. Bora Mengão.

  • Opa! Vamos devolver isso hj hein Flamengo! SRN!

Comentários não são permitidos.