Notícias

PVC diz que meio-campo ideal do Flamengo pode ser com apenas um volante

Compartilhe

No programa A Última Palavra, do canal Fox Sports, o comentarista PVC falou sobre o meio de campo que pensa ser o melhor para o Flamengo. Ele gosta da escalação atual com dois volantes, mas diz que poderia ser testado uma tática com apenas um volante.

No 4-1-4-1 de PVC, o meio de campo do Flamengo é montado com: um volante (Rômulo, Cuéllar ou Arão), Geuvânio na direita, Diego e Éverton Ribeiro no meio e Éverton na ponta esquerda.

Essa tática foi testada momentaneamente na partida contra o Grêmio, quando o Flamengo foi derrotado por 1×0. Na ocasião, o rubro-negro já estava perdendo e essa tentativa de Zé Ricardo foi considerada um ato de desespero para evitar a derrota.

Em 2016, o time da Gávea chegou a jogar com o 4-1-4-1, mas após a chegada de Diego, Zé mudou para o atual esquema para dar mais liberdade ao meia.

Veja mais:

Ver comentários

  • Algumas vezes a falta de alternativas acaba levando ao encaixe perfeito.

    Seria o excesso de opções um probleminha para a direção do Flamengo atual?

    Ai, ai...

    • Excesso de opçoes nao, ja que ele continua a usar os piores, vide VAZ E MA serem titulares ate hoje. Técnico que é fraco mesmo.

      • Hum...Pensei que o tom irônico do meu comentário houvesse deixado evidente que excesso de qualidade nunca pode ser desculpa.

        Mas tudo bem...

  • Tinha falado isso pro meu irmão.
    Cuellar
    Diego ---- everton Ribeiro
    Berrio ------- everton
    Guerrero
    Nessa formação atual do zé é so marca o diego e os laterais. Pronto acabou com futebol do flamengo. Já com o diego everton Ribeiro no meio a marcação nos laterais ia diminuir, concentrado mais jogadores adversários no meio.

    • Acho que se for jogar com um volante de contenção, joga com o maximo de sincronia com os laterais, só sobem na boa ou abre mão de jogar com laterais e joga com três zagueiros.
      Sou a favor de usar o máximo de técnica lá na frente com Diego, Everton Ribeiro, Geuvanio, Everton e Guerrero.

    • ele jogou assim na seleção e fez uma excelente partida. o diego é um excelente condutor de bolas e sabe fechar os espaços.

      • Entendo e até respeito a opinião..mas não gosto da ideia de vê-lo como segundo volante. Mas vale a pena testar, pq não?

  • O problema é que o Zé nunca fará isso, pois para ele o ruim tem que jogar. A mentalidade "conservadora" do treinador impede que se efetive uma mudança bem interessante a meu ver...lembra o que fez o Corinthians com Tite: Tinha no Meio R.Augusto e Jadson e Elias na volância. Exatamente a mesma ideia em um 4-1-4-1.
    Everton Ribeiro joga bem na função de meia com Diego ficaria muito bom a meu ver e Cuellar na volância. Ai meu para mim está clara a falta de capacidade do Zé e a sua teima em achar, que ele é o dono da verdade. O que está adiantando? Um time forte e um esquema patético que privilegia uma ideia tática "ultra-revolucionária" do chuveirinho...todo mundo faz sugestões boas, mas o cabeça dura não muda e ai pronto quer ser o foda...tá difícil meu, muito difícil....

  • Não vou nem sonhar com isso. ....esse Zé ruela não tem culha...pra isso !!!

  • Acho uma boa opção. O problema é que pra jogar com apenas um volante as linhas precisam estar bem próximas, numa sincronia grande, todos se doando ao máximo, como fazem os jogadores do "Curintia", porém, Zé Ricardo não tem capacidade pra armar nosso time

  • É possível sim ter essa formação e sem o Márcio Araújo, com treino o time ficaria equilibrado pois os pontas ficariam responsáveis por fazer o corredor ofensivo e defensivo com Trauco e Everton na esquerda, Pará(passa e marca melhor) e Geuvânio na direita, Everton Ribeiro e Diego ficariam no meio aparecendo na frente e fechando espaços na defesa, Cuellar ficaria plantado na defesa só passando pra eles e auxiliando os zagueiros.

    • A preocupação seria do time adversário pra conseguir marcar um time rápido, com ótimo passe, boa finalização de fora da área, que ataca muito bem pelas pontas e pelo meio.

  • Existem N formas de escalar o Flamengo desde que Massaraujo não esteja nela... O ZR vai morrer abraçado com suas falsas convicções...

    • O problema é que não são falsas...rs
      Ele acredita de verdade no pereba mor de seu esquema.

Notícias recentes

  • Notícias

Saiba onde assistir ao jogo do Flamengo x Independiente del Valle pela Libertadores

Flamengo volta a campo buscando classificação às semifinais da Libertadores O Maracanã recebe, nesta quinta-feira…

16/09/2026
  • Notícias

Rafael Sobis chama Jorginho de “melhor jogador brasileiro” e agradece ao Flamengo

Rafael Sobis afirmou que é um privilégio ver o volante rubro-negro em campo Até os…

15/09/2026
  • Notícias

CEO do Maracanã explica como excesso chuva prejudica o gramado da casa do Flamengo

Fred Nantes detalha os desafios da manutenção do campo e garante troca total da grama…

15/09/2026
  • Notícias

Atenção, torcedores! Rio interdita vias no Maracanã para Flamengo x Del Valle nesta quinta

Bloqueios em vias no entorno do Maracanã começam já pela manhã desta quinta-feira (17) A…

15/09/2026
  • Manchetes

Conselho Deliberativo do Flamengo aprova proposta de profissionalismo; veja quais foram as mudanças

Como ficou definido a questão "Profissionalismo" no Flamengo?   O Conselho Deliberativo do Flamengo tomou…

15/09/2026
  • Notícias

Torcedores do Flamengo elegem Samuel Lino e Pulgar nas premiações de agosto

Nação elegeu Lino como Craque do Mês, enquanto o gol de Pulgar contra o Vitória…

15/09/2026