PVC diz que meio-campo ideal do Flamengo pode ser com apenas um volante

Compartilhe com os amigos

No programa A Última Palavra, do canal Fox Sports, o comentarista PVC falou sobre o meio de campo que pensa ser o melhor para o Flamengo. Ele gosta da escalação atual com dois volantes, mas diz que poderia ser testado uma tática com apenas um volante.

No 4-1-4-1 de PVC, o meio de campo do Flamengo é montado com: um volante (Rômulo, Cuéllar ou Arão), Geuvânio na direita, Diego e Éverton Ribeiro no meio e Éverton na ponta esquerda.

Essa tática foi testada momentaneamente na partida contra o Grêmio, quando o Flamengo foi derrotado por 1×0. Na ocasião, o rubro-negro já estava perdendo e essa tentativa de Zé Ricardo foi considerada um ato de desespero para evitar a derrota.

Em 2016, o time da Gávea chegou a jogar com o 4-1-4-1, mas após a chegada de Diego, Zé mudou para o atual esquema para dar mais liberdade ao meia.

Veja mais:

http://colunadoflamengo.com/2017/07/para-edmundo-fla-errou-ao-nao-contratar-zagueiro-de-velocidade/

http://colunadoflamengo.com/2017/07/atividade-tatica-fecha-preparacao-rubro-negra-para-o-confronto-diante-do-gremio/

http://colunadoflamengo.com/2017/07/renato-mauricio-prado-tatica-irritante/

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • #4141nomengao

    Participe e faça essa #

  • Se for no 4141, um dos meias precisa auxiliar o volante pois nossa zaga e lenta demais.

  • Só sei de uma coisa Berrio ta jogando muita bola.

  • 3-5-3
    Rever Ronaldo Rodolfo
    Berrio Eribeiro Diego Everton Trauco
    Geovanio Guerrero

  • Eu sou a favor do 4-1-4-1 nesse time com o Geuvanio entrando no lugar do MA.
    Os nossos volantes não vivem um bom momento, Wilian Arão teve queda de desempenho, Rômulo está sentindo a adaptação, MA é limitado é Cuellar não tem intensidade pra fazer o box to box.
    Já que os adversários costumam jogar na retranca contra a gente é muito mais interessante começar atacando pra abrir o placar, e nas mudanças até colocar o MA pra segurar o resultado e permitir o time se posicionar pra matar o jogo com um contra ataque.

  • Eu sempre achei um desperdício escalar o Diego de segundo volante, o cara tem muito talento pra ter que jogar recuado, mas agora que tem o Everton Ribeiro e bons jogadores para as pontas, até já começo a gostar da ideia, pois queremos muito um segundo volante que tenha bom passe, chuta bem de longe e que infiltra bem na área, o Diego faz isso muito bem, talvez com um pouco de treino possa fazer com que ele se acostume a marcar, o Iniesta por exemplo fecha pelo meio como se fosse um volante quando o Barça está sem a bola, acho que o Diego tem condições para fazer isso, mas vamos precisar de um técnico pra treinar isso, e o time vai ter que marcar no campo de ataque com eficiência e intensidade.

    • Aquele famoso “perde-pressiona”.

  • O Ronaldo pela versatilidade pode ser esse único volante, quem sabe o Ramires em 2018 pqra a Libertadores e o Ronaldo como substituto!

  • O V.Jr poderia fazer um golaço de cobertura mas preferiu o drible no chapéu no jogador do Coritiba para desestabilizar o time deles e assim garantir a vitória, só que o técnico tem que pedir para ele finalizar mais e cruzar na área só algumas vezes, quando não tiver espaço para entrar na área ou para finalizar, mesmo assim o mais indicado é finalizar de fora e dentro da área não importa o time, pois assim não tem defesa que afaste.

  • Respeito a opinião do PVC, acho até que devemos ter 3 esquemas treinados (4-2-3-1, 4-1-4-1 e 4-4-2), mas o esquema ideal é o 4-4-2 com dois homens na area, e a subida alternada dos laterais…..

  • Boa escalação. Colocaria o Éderson no lugar do Éverton (esse último poderia ser opção na lateral esquerda).

  • Bom treinador: faria essa escalação do PVC
    Ótimo treinador: essa escalação trocando Everton pé de alface pelo VJ
    Treineiro: 2 a 3 volantes, com Baidu com vaga garantida

    Ele prometeu que só ia usar o 4-3-3 do Muricy porque não dava tempo ano passado de treinar outro esquema, mas prometeu que ia treinar outros esquemas. Passou mais de 1 ano e é o mesmo.

    • Ótimo comentário…

      Só pra complementar:na minha opinião de torcedor e amante de futebol,um técnico realmente bom é o que consegue montar um esquema de jogo que faça com os jogadores rendam o máximo que podem.

      Já o ZR coloca o Éverton Ribeiro na ponta pra poder continuar jogando no 4-3-3.Ou seja,no Fla do ZR são os jogadores que tem que se adaptar ao esquema de jogo do técnico.

      • Onde se lê a palavra “adaptar” pode ser substituída por “sacrificar”.
        Acho que o Zé segue a cultura dos Maias.

    • Mas o 4-3-3 do Zé teve variações de acordo com os jogadores em campo e situações da partida. Já vi o time em 4-1-4-1, 3-4-3, 4-4-1-1. Sem contar que o esquema fixo com dois homens abertos foi decisão estratégica do clube adotado desde a base.

  • Meu pensa esse já uns 3 mês !!! Mais e Zé prefere 3 volantes!!! E o MA8 e mais Dez !

    Fora Zé e fora MA !!

  • 4141 com Berrío na direita, Geuvânio no segundo tempo, lateral Renê,marca melhor, não precisa lateral apoiar muito neste esquema.

  • Justamente o meio campo que eu considero ideal.

    Essa eu considero a escalação dos sonhos…

    ________________Diego Alves

    ____________Réver________Rhodolfo

    Pará___________________________________Trauco

    __________________Cuellar

    Geuvânio_______E. Ribeiro__Diego_________Everton

    ___________________Guerrero

    …mas com o entregador de coletes no comando, nunca
    veremos esse time iniciar uma partida.

  • Pra mim o time esta jogando melhor quando o É. Ribeiro joga solto no meio, o Diego e ótimo mas esse ano too achando ele mais defensivo então optaria por colocá-lo de segundo volante dando muita qualidade na saída de bola, fora que ele preenche bem o meio campo buscando a bola lá atrás seria tipo o Tony Kroos ou Modric. Cuellar, Diego, E.Ribeiro, Geovanio, Everton, Guerreiro. Esse seria meio meio ideal iniciando o ataque que ganha qualidade e velocidade com o Geovanio. Mas o Zé nunca ia tirar o Marcinho pra isso. Melhor deixar como estar empatando com grande e ganhando do pequeno, Porq oq importa é a porcentagem de vitorias na passagem dele pelo clube. U.U

  • Venho falando isso de apenas um volante tem tempo.
    Mais importante do que jogar com apenas 1 volante é o time se compactar e todos ajudarem na marcação. Não dá para o Diego, Guerrero e Éverton Ribeiro assistirem ao time marcar e com a bola os dois volantes pouco ajudarem na construção de jogadas.

    • Você não tem assistido os jogos do Flamengo Por que você falar que Diego e guerreiro fica assistindo os outros marcar Você tá doido

      • Kkkk

      • O time se defende no 4-4-2. Na verdade eles marcam pressão e depois flutuam. Quando disse que eles ficam assistindo, queria me referir a compactação e marcação baixa. Isso eles não fazem.
        O Éverton Ribeiro até fecha o lado direito, mas em determinados momentos ele cansa e passa a flutuar também.
        Agora não adianta nada os dois da frente marcarem pressão e o resto não acompanhar. Ou o time todo marca pressão ou o time inteiro compacta.

  • Esse 4-1-4-1 já existia ano passado. Ou o Arão não era um segundo meia, encostando no Diego? A diferença é que o Diego não tem o poder físico do Arão em ir e voltar e o Everton Ribeiro não parece saber fechar espaços por dentro como faz o Diego.

    Então é uma boa ideia de time mas no primeiro jogo que não funcionar vão chamar o cara de tudo que é nome e criticar a falta de cuidado com a defesa.

    • Então está difícil, pois do jeito que está jogando não tá servindo e se mudar você acha que não vai dar. O jeito é vender o time todo e começar do zero então.
      Naquele amistoso da seleção contra a Colômbia, o Diego jogou por dentro no 4-1-4-1 e foi muito bem. Ele pode tranquilamente fazer essa função.

      • Vc só esqueceu de uma coisa, a Seleção tem técnico, nós não temos.

      • Não sou eu que estou dizendo que não vai dar certo. É a torcida no geral que critica toda alteração do Zé Ricardo. O time tava horrível na defesa ele meteu dois volantes fixos o que falaram dele? Então você acha que seria diferente se ele adotasse esse esquema sugerido?

        • A defesa estava pior, pois o Arão estava andando em campo. Com o Cuéllar, passamos a jogar com 10, mas ainda existe a caga cativa do Márcio Araújo que é um atraso.
          Convenhamos que 90% do que o Zé faz, é questionável. O Berrío era o melhor em campo contra o Coritiba e ele o sacou. Teve aquela entrada do Matheus Sávio na Argentina, etc.

          Se a defesa falha com dois volantes fixos e tem dificuldade em criar mesmo com alguns jogadores sem responsabilidades de marcar, está nítido que precisa de mudanças.
          Sei que você não falou que o Diego não poderia fazer essa função, apenas lembrei que ele pode render ali.
          Eu manteria o Éverton Ribeiro aberto pela direita, mas ele precisa ajudar na composição da linha.
          Ao meu ver jogaria o Cuéllar centralizado à frente da zaga. Na linha de quatro, ficaria: Éverton, Diego, ???, Éverton Ribeiro.
          Essa peça no meio que precisa encontrar. Testaria o Arão, Romulo, Rodinei, Mancuello e até mesmo o Ederson.

  • #4141 cuellar, 2 meias Diego (esq.) , ER (dir.), éverton (esq), geuvanio (dir)e guerrero. Nesse caso precisa segurar um dos laterais, Entraria com VJ ou Berrio no segundo tempo.
    Custa nada tentar.
    SRN vamos Flamengo

  • O flamengo vai melhorar pela individualidade do time….
    Com 1 ou 2 cabeças de area tanto faz dês de que o caramujo não esteja
    #ForaZéPamela

  • Bora dar uma passada lá na Gávea PVC.
    Quem sabe você é ouvido. Fazemos uma vaquinha para passagem aérea.
    Lembrando que nosso primeiro volante não pode vestir a 8.

    • Pode ser o Caramujo sim,sem problemas, assim como lateral Renê, neste esquema laterais e volante não precisam subir muito.

  • EU gosto desse também. Se a marcacao avancada for bem feita, o adversario nem passa por essa primeira linha. A Seleção brasielira joga assim, sem tomar sustos. BASTa treinar o suficiente.

    • A seleção tem o Casemiro. Sem mais.

      • O Flamengo n enfrentaria os adversários q a seleção enfrenta. Cuéllar daria conta do recado numa boa. Sem mais.

  • Fora Zé Ricardo!
    O time pode jogar com um volante. O cara escala 3. Kkk

  • Torcida inteira fala isso há tempos

  • Tem fazer uma cirurgia na cabeça do Zé Ricardo e colocar o esquema 4-1-4-1.

  • Pra mim essa é a escalação, citei essa formação aqui quando o conca havia chegado… nessa formação o Ederson – Conca – Mancuello – Paquetá seriam os substitutos dos dois meias, já VJ, Berrio, Thiago santos dos atacantes.

    • Só do meio do segundo tempo pra frente

  • Um time que não aproveita boa parte das chances vai jogar com 1 volante?
    Sei não hein…se tivéssemos um melhor aproveitamento nas finalizações seria o ideal.
    Mas só testando para saber.
    SRN

  • É a melhor formação, apena com 1 Volante (Cuellar), agora todos tem que fazer a marcação.

    DIEGO ALVES

    PARÁ—-RHODOLFO—-REVER—-TRUCO

    CUELLAR (ARÃO)

    GEOVÂNIO (BERRIO)–E. RIBEIRO— DIEGO—- EVERTON (VJR)

    GUERRERO

    • Alan,

      O time já começa bem porque não traz o MA na relação. Isso já é um grande começo sempre.

      SRN

    • Mas já fazem.

      Um dos problemas para a queda do Diego é justamente na sobrecarga resultante do vai e volta.

      Não possuo tantos conhecimentos táticos, mas me parece que a saída de jogo ruim associada a uma marcação confusa (é alta, mas o time é esparso) tem matado o habilidoso meia.

      • Concordo com o James…
        e espero que o Arão volte ao time titular JOGANDO o que jogou em boa parte do ano passado. Não é possivel q tenha esquecido como jogar.
        Cuellar e Arão juntos dariam boa saída e forte marcação…além de favorecer o Diego como foi citado ai pelo James

  • so tem uma pessoa que não sabe disso, o ze ricardo.

  • Existem N formas de escalar o Flamengo desde que Massaraujo não esteja nela… O ZR vai morrer abraçado com suas falsas convicções…

    • O problema é que não são falsas…rs
      Ele acredita de verdade no pereba mor de seu esquema.

  • É possível sim ter essa formação e sem o Márcio Araújo, com treino o time ficaria equilibrado pois os pontas ficariam responsáveis por fazer o corredor ofensivo e defensivo com Trauco e Everton na esquerda, Pará(passa e marca melhor) e Geuvânio na direita, Everton Ribeiro e Diego ficariam no meio aparecendo na frente e fechando espaços na defesa, Cuellar ficaria plantado na defesa só passando pra eles e auxiliando os zagueiros.

    • A preocupação seria do time adversário pra conseguir marcar um time rápido, com ótimo passe, boa finalização de fora da área, que ataca muito bem pelas pontas e pelo meio.

  • Acho uma boa opção. O problema é que pra jogar com apenas um volante as linhas precisam estar bem próximas, numa sincronia grande, todos se doando ao máximo, como fazem os jogadores do “Curintia”, porém, Zé Ricardo não tem capacidade pra armar nosso time

    • bingo!

  • Não vou nem sonhar com isso. ….esse Zé ruela não tem culha…pra isso !!!

  • Da pra jogar assim… Ate pq o Everton tbm eh bom marcador.

  • O problema é que o Zé nunca fará isso, pois para ele o ruim tem que jogar. A mentalidade “conservadora” do treinador impede que se efetive uma mudança bem interessante a meu ver…lembra o que fez o Corinthians com Tite: Tinha no Meio R.Augusto e Jadson e Elias na volância. Exatamente a mesma ideia em um 4-1-4-1.
    Everton Ribeiro joga bem na função de meia com Diego ficaria muito bom a meu ver e Cuellar na volância. Ai meu para mim está clara a falta de capacidade do Zé e a sua teima em achar, que ele é o dono da verdade. O que está adiantando? Um time forte e um esquema patético que privilegia uma ideia tática “ultra-revolucionária” do chuveirinho…todo mundo faz sugestões boas, mas o cabeça dura não muda e ai pronto quer ser o foda…tá difícil meu, muito difícil….

  • Diego de segundo volante sei não? ????????

    • Como ñ? ele é um dos que mais marcam no time.

    • ele jogou assim na seleção e fez uma excelente partida. o diego é um excelente condutor de bolas e sabe fechar os espaços.

      • Entendo e até respeito a opinião..mas não gosto da ideia de vê-lo como segundo volante. Mas vale a pena testar, pq não?

  • Tinha falado isso pro meu irmão.
    Cuellar
    Diego —- everton Ribeiro
    Berrio ——- everton
    Guerrero
    Nessa formação atual do zé é so marca o diego e os laterais. Pronto acabou com futebol do flamengo. Já com o diego everton Ribeiro no meio a marcação nos laterais ia diminuir, concentrado mais jogadores adversários no meio.

    • Isso falou tudo.

    • Vdd…gostei

    • Acho que se for jogar com um volante de contenção, joga com o maximo de sincronia com os laterais, só sobem na boa ou abre mão de jogar com laterais e joga com três zagueiros.
      Sou a favor de usar o máximo de técnica lá na frente com Diego, Everton Ribeiro, Geuvanio, Everton e Guerrero.

  • Algumas vezes a falta de alternativas acaba levando ao encaixe perfeito.

    Seria o excesso de opções um probleminha para a direção do Flamengo atual?

    Ai, ai…

    • Excesso de opçoes nao, ja que ele continua a usar os piores, vide VAZ E MA serem titulares ate hoje. Técnico que é fraco mesmo.

      • Hum…Pensei que o tom irônico do meu comentário houvesse deixado evidente que excesso de qualidade nunca pode ser desculpa.

        Mas tudo bem…

Comentários não são permitidos.