Quem deve ser titular na tropa de choque do Flamengo?

Compartilhe com os amigos

Com as contratações de Geuvânio, Éverton Ribeiro, e a ascensão de Vinícius Júnior, o Flamengo monta uma verdadeira tropa de choque. O time hoje conta com várias boas opções no meio de campo e no ataque, além dos já citados o técnico Zé Ricardo também tem como opções: Diego, Berrío, Éverton, Éderson, Conca, Guerrero, Leandro Damião e Vizeu.

Esses nomes encorpam o elenco, e tornam possíveis várias possibilidade ao treinador, tanto em formações e escalações, quanto em alterações no decorrer do jogo.

Eis um pouco do estilo de cada um, e uma breve comparação com quem em tese disputaria lugar no time:

Diego – É um meia que faz muito bem a ligação entre o meio e o ataque, é nítido como todo o resto do time melhora quando ele está bem, pois Diego joga e faz o time jogar. Tem excelente finalização, inteligência, qualidade no passe e técnica. Hoje é titular absoluto, não dando chances a Conca e Éderson.

Conca – É o meio argentino clássico, com muita habilidade coloca a bola onde quer, tem muita criatividade e boa finalização. Como está demorando muito pra entrar em sua melhor forma fisicamente, pois veio de uma lesão muito complicada, hoje é uma das últimas opções do treinador na posição.

Éderson – Menos armador que Diego e Conca, porém mais versátil, pois Éderson faz muito bem as beiradas de campo, pois é um jogador muito inteligente e técnico e conta com uma boa finalização, além de ser forte no jogo aéreo. Além dos já citados, também disputa posição com os pontas do elenco.

Guerrero – Centroavante de muita técnica, dá prosseguimento a quase todas as jogadas, é um jogador muito inteligente e que precisa ser mais explorado no esquema tático, pois às vezes não tem com quem tabelar. Pode melhorar nas finalizações, pois perde vários gols considerados “fáceis”, porém está apresentando muita qualidade na bola parada. Hoje também é titular absoluto, não dando chances a Vizeu e Damião.

Damião – Primeira opção do treinador para substituir Guerrero, é totalmente o oposto do peruano no quesito habilidade. Faz alguns gols muito bonitos, mas às vezes tem muita dificuldade de dominar uma bola e dar prosseguimento às jogadas. Sabe fazer gols, além de ter muita vontade. A verdade é que hoje, não faz sombra ao titular, além de ser muito questionado pela torcida, pois muitos preferem que o treinador dê chance ao prata da casa, Vizeu.

Vizeu – Jovem com muito potencial, tem um dos melhores aproveitamentos em finalizações do elenco, e foi o melhor jogador da Copa São Paulo de 2016, ainda pelos juniores. Além de sempre demonstrar muita vontade em campo, Vizeu é muito forte no jogo aéreo, além de ter razoável técnica.

Éverton – É conhecido como o equilíbrio tático do time, e coincidência ou não, o percentual de vitórias é bem maior com ele em campo. Faz muito bem o corredor esquerdo, porém seu rendimento cai demais quando joga pelo lado direito. Muito veloz, chega fácil no ataque, mas tem dificuldade em definir as melhores jogadas. Ganhou dois concorrentes de peso na disputa, Geuvânio e Vinicius Júnior, porém é mais defensivo do que os dois, o que agrada mais ao técnico Zé Ricardo.

Geuvânio – Mais contundente do que Éverton, é muito rápido e habilidoso, além de finalizar muito bem, podendo também jogar invertido na direita, pra aproveitar o chute por “dentro”. Não tem a mesma habilidade de fazer a recomposição.

Vínicius Júnior – Revelação rubro negra, que consegue fazer tudo muito bem, mas ainda falta força física e experiência para aguentar os 90 minutos em alto ritmo nos profissionais. Tem um arsenal incrível de dribles, é rápido, além de finalizar muito bem. Tem muita técnica e inteligência em campo.

Berrío – Sem dúvidas um dos jogadores com mais raça no elenco. Ajuda demais a marcação, fazendo até mesmo um dublê de lateral quando está defendendo. É o jogador mais rápido do elenco e um dos mais rápidos do mundo, excelente opção para ser usada contra times muito rápidos, e também quando o treinador optar por jogar no contra ataque. Tem um pouco de dificuldade com a bola nos pés, porém está cada vez mais a vontade no Flamengo e participando bem dos jogos, disputa posição com todos os pontas do elenco.

Sabendo disso, para vocês, qual seria a melhor escalação e formação que o Flamengo poderá utilizar nesse restante de temporada ?

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo 

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • tirando o conca, que não esta 100% pra mim da pra escalar os outros cinco, com apenas um volante: Thiago-Rodinnei-Rever-Rodolfo-Trauco-Cuellar-Diego-Everton-Everton Ribeiro-Geuvânio-Guerrero

  • Tropa de choque KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Ótima análise, parabéns Wesley. Eu só mudaria o “razoável técnica” do Vizeu, por “técnica em desenvolvimento”, no restante, concordo com a análise. SRN

  • Não sei oq vcs acharam, eu fui até contra a contratação do frankstein mas o cara caiu como uma luva no time! Sinceramente no papel o Flamengo está com um timasso

  • Mureta
    Pará, Réver, Rodolpho,Trauco
    Cuellar, Caramujo
    ER,Diego, Everton
    Guerrero

    Segundo tempo, conforme precisar abrir ou fechar o time, temos:
    Berrío, Mancuello, Rondinei, Renê,VJr, Ederson, Matheus Sávio, Damião,Vizeu, Rômulo,Ronaldo…. restante fica pro time B ou C.
    Conca melhor devolver,idem Geuvânio com sacanagem dos Chinas e Santos.

  • Podem me chamar de louco, mas eu tiraria um volante e arriscaria um 4-1-4-1

    ____________________Goleiro
    .
    .
    ______________Réver_______Rhodolfo
    Pará(Rodinei)_____________________________Taruco
    .
    .
    ____________________Cuellar
    .
    .
    Everton Ribeiro____Diego_____Geuvânio______Everton
    .
    .
    ____________________Guerrero

    Desses 4 jogadores que formam a segunda linha de 4, 2 iniciaram a carreira na lateral (Geuvânio e Everton Ribeiro) e um já jogou na lateral (Everton em 2009) ou seja sabem marcar, sem falar que o Diego também marca quando o time está sem a bola. Acredito que o Cuellar seja melhor que o MA para ser o elo de ligação entre o ataque e a defesa.

    • Na minha opinião, O ER está mal colocado no esquema adotado. Deveria fazer o meio com o Diego e o Geuvânio faria a ala direita

      • Foi na ponta direita que ele viveu seus anos de glória no Cruzeiro. Era ele na ponta direita, Goulart centralizado e Willian na ponta esquerda.

        • Ele foi contratado para jogar pela ala direita. Posição que jogou no Cruzeiro e que vem jogando no Fla quando o Diego está em campo. Porém, se o Fla jogasse no esquema 4-1-4-1, colocaria o Geuvânio na direita ( melhor fase no Santos) e o Everton na esquerda. E aproximava ER e Diego, os craques do time, para buscar triangulações com Guerreiro e outros jogadores, passes e pensar o jogo. Gostaria de assistir ao Fla com essa formação. Com apenas um volante, evidentemente, sem o MA em campo.

    • Sabem quando o Zé Ricardo vai escalar assim…

      É mais fácil ele tirar um ponta pra encaixar outro volante.

    • Eh,mas o ZR só faz isso qdo precisa mudar um resultado no segundo tempo.

  • Everton é indispensável

    • Põe na lateral

  • Hummmm prefiro falar sobre meritocracia…
    Que tal sair desse time o Zé bolha e o caramujo ?
    Estamos cansados de aturar um meio que não sabe sair jogando.
    E um técnico cego e preso ao passado.
    Cão de caça não existe mais no futebol e nem cabe mais no atual futebol mundial, e não cabia na epoca de Zico, onde se via Andrade e Adílio dois monstros como cabeça de área….
    Se liga Zé bolha queremos um time em que podemos confiar e diretoria cadê o goleiro de ponta para esse time Thiago é novo e inexperiente!
    SRN

    • Engraçado, antes os problemas do clube eram a falta de estrutura, a falta de grana para contratar, os fenomenais Walter Minhoca, Val, e outros tantos “craques” que jogaram no Flamengo.
      Vejo um monte de grandes técnicos aqui criticando o Zé por não ganhar o brasileiro do ano passado, a Liberadores deste ano. Até parece que o Flamengo já ganhou umas 50 Libertadores e todo ano está disputando o brasileiro pra ganhar.
      Pra quem não viu ou não sabe, o único técnico a ganhar a Libertadores e o Mundial no Flamengo (Carpegiane) saiu justamente por esse tipo de pressão ridícula que fazem agora. Qual foi o “GRANDE TÉCNICO” que ganhou depois dele?
      O cara substituiu o todo poderoso Murici, que por sinal não ganhou nada (nem o Carioquinha que todos menosprezam agora), com um time sem padrão e se arrastando em campo.
      O Flamengo já teve times muito melhores do que este (pelo menos nos nomes) e cansou de correr risco de rebaixamento.
      Deixem o cara trabalhar. Que implicância gratuita do cacete.

      • Parabéns pelo comentário!

        • Pois é, o pessoal tem um problema com suas memórias.

      • Tirando a década de 80 o Flamengo nunca teve um time como o atual.Nunca.
        Ze Ruela tem o que nenhum treinador jamais teve na história do Flamengo.
        CT
        Salários em dia
        Elenco ( diferente de ter 4,5 estrelas)
        Respaldo da diretoria
        Paciência da torcida
        Pré temporada
        E agora um estádio

        Nenhum técnico do Flamengo teve tudo isso junto. Jamais isso aconteceu. É por isso que as cobranças ficam cada vez maiores. Mesmo com tudo isso o time se limita às jogadas individuais e a milhões se cruzamentos para área.
        Flamengo hoje é um time extremamente limitado taticamente e tem um desempenho muito inferior ao que deveria ter diante da estrutura e do elenco que possui.

        • Qual time você diz da década de 80?
          E mais, você pode não lembrar ou não viu, mas posso te falar, por exemplo, da época da ISL. Esse time tinha, entre outros, Juan, Gamarra, Pet, Edílson, Denílson, Alex, entre outros. Tá bom ou quer mais?

          • O elenco atual é muito mais equilibrado. Eu falei no meu comentário de times com 4,5 jogadores. Quem eram os reservas desse time da ISL? Quem eram os laterais e volantes do time da ISL?
            Qual era a estrutura do time na época da ISL? Não da nem pra começar a comparar.

            • Estrutura ajuda mas não ganha nada. Se fosse assim o Flamengo nunca teria sido campeão de coisa nenhuma.
              De mais a mais, na época do Kléber, ele saiu contratando todo mundo. Os laterais, por exemplo, eram Zé Maria e Zé Roberto (esse mesmo do Palmeiras), na época os dois na Seleção. E qual o monstro sagrado que está na reserva hoje no clube? E não me venha com os bichados.
              Quanto aos da época da ISL, Bruno Carvalho (pegou seleção), Athirson (seleção), Alessandro (campeão mundial no Curica), Pimentel, Cássio. Tá bom pra você ou acha os atuais melhores?
              Se quiser eu faço uma lista do elenco na época.

              • Me pergunto se nessa época os salários estavam em dia, pois isso é um detalhe que faz muita diferença, sem falar na estrutura do clube e na organização. Ainda querem comparar o time do ISL com o Flamengo atual??? Pra mim é uma outra realidade totalmente diferente de hoje.

        • Em outra ocasião, nos anos de 95 e 96, o Kléber trouxe os melhores de cada posição e ganhamos um carioca e olhe lá. Só no ataque tinha Edmundo, Romário e Sávio.

          • Você só pode estar de brincadeira… Certamente você não faz a mínima ideia do time de 95.

            • Amigo, não só faço ideia como te digo todos os que jogaram em 95, até porque eu estava em todos os jogos, tanto no Rio quanto nos jogos fora.

        • É isso que eu comento Léo.
          Reconheço que o trabalho do estagiário ano passado foi excelente. Porém, esse ano mantivemos o time e reforçamos com qualidade, ou seja, o sarrafo subiu, o nível de exigência agora tem que ser outro, e ao contrário do que era esperado o time só apresenta evolução técnica pela qualidade dos jogadores, não vemos o famoso “dedo” do técnico para tirar o algo a mais de um time muito bom tecnicamente.

      • Val é craque pô

        • Então, já tivemos vários craques, Val, Minhoca, Léo Medeiros, Evilásio, Manguito, Merica, Paulinho Chaveirinho, entre outros. Iria ficar uma eternidade aqui os numerando.

      • Libertadores 6 jogos 3 vitorias e 3 derrotas 50% dos pontos
        Carioca não é titulo o Botafogo entregou! Sabe qual é o resultado do jogo contra Nacional esta 1X0 (ainda não terminado).
        Campeonato Brasileiro 5 vitorias 5 empates e 1 derrota…
        Seria otimo se tivéssemos pego tidos da parte de cima da tabela sqn perdemos pontos para pequenos e vc quer q eu deixe ele trabalhar ?
        Tenha paciência , se vc esta satisfeito eu nao estou e respeite a minha e varios torcedores que nao estão satisfeito
        #FORAZÉ SIM

        • Pois é, estou satisfeito sim. Sempre tem essa de trazer medalhão pra técnico. Me diga onde eles estão, pois os que foram falados antes estão atrás na classificação.
          E outra, o Flamengo agora é que vai pegar os jogos em casa, o que Coríntians e Vasco, por exemplo, já tiveram.
          Mais uma, tira o Zé e põe quem?

          • Então defenda ele por que eu vou continuar criticando e não axo ele nem grande técnico e muito menos estrategista e joga em um futebol covarde !

            • Justamente, você critica simplesmente por criticar. Você queria o quê? Um time com goleiro e dez atacantes? Acho que nem no PS você consegue alguma coisa assim. E, como perguntei, você contrataria quem?

              • Sou contra esse futebol pragmático, previsível e sem jogadas ensaiada…
                Meu time da rua tem maus padrão de jogo do aquela pelada que eu vi ontem.
                Levar dois gols de um time que esta 40 dias parado e perdeu 10 jogadores…
                Sem mais a dizer eu quero mudança e ninguém muda meu ponto de vista e meu primeiro ponto de vista é
                #FORAZÉ

            • Parei no axo….

    • Quem te disse que o Adílio era cabeça de área ???

      • Eu rsrs e estranhamente esse Flamengo joga de forma parecida (sem a qualidade de 81)

    • Os caras nem pra esperar uma matéria conveniente pra praguejar contra o Márcio Araújo, vem numa matéria sobre atacantes pra falar sobre isso.

      • Sempre é tempo de falar de Flamengo ate mesmo por quê tudo esta relacionado ao time!

  • Berrio surpreendendo…
    Éverton é burrinho mas possui qualidades que compensam demais. Além do que parece começar a viver sua melhor fase no Mengo.

  • Graças à Deus existiu um cara chamado Nelson Rodrigues que fraseou: “Toda unanimidade é burra.”
    Falo isso porque toda a vez que vejo alguém falar mal do EBM levanto minhas mãos para o céu e agradeço por existir “alguéns” que discordam do meu ponto de vista, logo, o meu ponto de vista não é burro.

    • Só um acréscimo: a discordância tem que ter o mínimo de critério.

      Vejo críticas que de fato o EBM é a diretoria atual merecem. Vejo outras no entanto que até assustam….

      • Só um acréscimo: a discordância tem que ter o mínimo de critério.

        Vejo críticas que de fato o EBM é a diretoria atual merecem.

        Concordo inteiramente.

    • O EBM, apesar da excelente gestão administrativa e financeira, merece ser cobrado como qualquer pessoa que assume a presidência do Mengão. Essa imunidade dada pela torcida ao presidente é absurda. Não podemos ser cegos nem omissos quantos a erros no futebol. É dever de todo rubro-negro cobrar para não haver estagnação e acomodação. As críticas construtivas são necessárias e importantes para a evolução. O nosso presidente entende muito pouco de futebol peca em assumir também a vice-presidência da pasta. Imunidade jamais a terá. Pois seria burrice.

      • Sim! Ele não é perfeito. No entanto, comparando com os seus colegas presidentes, ele se encontra anos luz na frente.

        • Não são meus colegas. Que argumento!

  • Éderson tá morto, Conca eu acho que vai sair sem jogar uma partida oficial inteira.

    Acho que do meio pra frente tá definido que é Diego, ER, Éverton e Guerrero e os outros serão suplentes de luxo.

  • Previsões futuristas: vai aparecer um monte de comentários aqui dizendo:
    1. “de que adianta ter elenco, se não temos técnico com coragem”;
    2. “dos volantes disponíveis, o pior deles é justamente o titular absoluto”;
    3. “mesmo com elenco superior, o Flamengo vai perder os jogos”;
    4. “fora Zé Ricardo, fora Caramujo, fora Bandeira, fora…” &;-D

    • Mas existem razões pra esse tipo de comentário.

      E vc esqueceu esse “o MA é unico que corre naquele meio campo” e esse “falsos rubro-negros, modinhas, cornetas” blá blá blá.

      • Você esqueceu: Futebol é espetáculo. Direito de exigir bom futebol, e não, apenas, resultados.

    • 5 vc e um vascaindo

    • A número 2 está correta.

      • Ultimamente Arão ta conseguindo jogar pior que Márcio Araújo.

        • Tem Ronaldo ainda, que é melhor.

Comentários não são permitidos.