Se a rotina do Flamengo pudesse ser definida em um ciclo, este certamente teria boa parte de seu conteúdo imerso na palavra “crise”, nas mais variadas traduções que esta palavra pode ter. Seja por confiança, por falta de dinheiro (passado!), por desavenças com a diretoria ou com os jogadores, pelo comportamento da torcida ou por dezenas de outros motivos, sempre estamos vivendo um período complicado diferente, cada um à sua maneira.
Felizmente, esses períodos costumam se encerrar abruptamente, quando menos esperamos. Não que os problemas se resolvam com a mesma facilidade, mas nos contentamos em tirá-los do foco ou de nossa memória. E é isso que sempre acontece quando nossa mística é invocada… como agora! Já pararam pra pensar em que momento do campeonato nós chegamos?
Estamos aqui, desacreditados, com um elenco que deveria estar lutando pela ponta da tabela com certa folga, já que nossos principais adversários nem se encontram entre os principais candidatos ao título. Surgiram dois outsiders, Corinthians e Grêmio, que brigam contra as probabilidades e apresentam certa margem de futebol para com os demais clubes nacionais. O roteiro já nos é tradicional, nosso papel sempre foi correr atrás. Entretanto, quem disse que essa posição não é confortável, para nós? Vocês conhecem algum clube que tenha mais poder de arrancada que o Flamengo? Faz parte de nossa história!
E, pasmem, domingo tem jogo contra o Corinthians, lá na casa dos caras. Estádio lotado, time invicto há 30 jogos e liderando com folga. Mas que beleza!! Tenho certeza que a maioria dos torcedores de outros times preferiria não enfrentá-los neste momento, tementes, receosos. Mas não o Flamengo, meu caro. É esse tipo de jogo que nos inflama que liga um motor que somente a Gávea tem. Foi essa a principal mensagem que o folclórico Joel Santana deixou para nós quando avisou, ainda em 2007, sobre a fuga do rebaixamento que nos levou à Libertadores: “… vocês acordaram um gigante, que não deveria ser acordado”.
Esses somos nós, do jeito que gostamos. Até agora não fomos metade do que poderíamos ter sido. Mas com isso eu já estou acostumado. Não sabemos conviver nem trabalhar com conforto e facilidade. Para o Flamengo tem que haver luta, emoção, disputa, improbabilidade. Esse é o roteiro que eu conheço e que vamos exercer.
Domingo tem mais uma batalha, Nação. E vamos juntos, renascendo de onde menos se espera e assumindo nosso protagonismo, como de praxe – só tire o Vaz, Zé Ricardo!
SRN!
Rodrigo Coli
Twitter: @_rodrigocoli
Seu texto é uma teoria que está muito longe da realidade dessa equipe comandada por um sujeito que não consegue fazer uma leitura de jogo correta! Se fosse o Abel o treinador acreditaria, mas com Zé Ruela, pode anotar. Nenhum título importante ganharemos este ano!
pessoal ta sonhando demais enquanto ZR tiver no comando esquece já tem que agradecer a Deus se um vaga para Libertadores vier
Só se esqueceu de que todas as nossas arrancadas para tíitulos ou fuga do rebaixamento só ocorreram após a troca de comando técnico após o anterior estar estagnado.
Falou tudo, esqueceu de falar de técnicos nem tão bons tipo papai Joel deu conta do recado na arrancada. kk
Com um bom técnico ganharíamos até o mundial, salários em dia tem, bom jogadores de sobra, CT top e mesmo assim o time desse técnico não vinga, vai fazer dois anos já no cargo e o time não cresce em nada sempre na mesma e pior levando vários gols.
Tanto time com bom técnico que não dá em nada!
e por isso devemos ter um treineiro amador?
Vc acha que deve trocar por quem? E antes do jogo contra o curintia?
vai esperar não ter chance de mais nada pra trocar?
Por quem? O Rueda quer vim? Olha oq aconteceu com a Galinha… Trocou de técnico e tomou de 3 do foguinho… Será que se o Roger tivesse ficado eles não teriam passado?
O Atlético-MG já estava em queda livre faz tempo. Até parece que a derrota para o Foguinho foi obra do novo técnico.
Extremamente demostrou que o problema não era o técnico e sim o elenco e diretoria que contratou um monte de velhos… Eu teria esperado o jogo de volta antes de demitir. Como seria a favor da demissão do Zé ruela se tivesse perdido a classificação para o Santos.
Pra mim é como no beisebol… 3 strikes e vc está fora! O Zé já tem 2 strikes, mais um and he’s OUT!
“Extremamente demostrou que o problema não era o técnico e sim o elenco e diretoria que contratou um monte de velhos”. Pode até ser, mas o Micale mal chegou. Com alguns partidas dá pra ver haverá uma melhora ou não e então saber se o problema é realmente o elenco. Já o ZR não deveria ter virado o ano por já ter mostrado as suas limitações na reta final do campeonato e não foi. Deveria ter sido demitido após o vexame na Libertadores e não foi. Deveria ter sido demitido após a quase eliminação para o Atlético-GO e não foi. Deveria ter sido demitido após a derrota para o Sport e não foi. Deveria ter sido demitido após a quase eliminação de quarta-feira e não foi. Em todas essas vezes foi questionado quem deveria assumir o lugar dele e as poucas opções para técnicos que tínhamos estão mais escassas ainda já que muitos estão empregados. Ainda acho que ser pior do que um técnico estagnado só se for o Cristóvão Borges ou o Celso Roth e que com o elenco atual não precisa de muito para o time sair da lama. Tivemos em nosso histórico recente trocas de técnico que nos fizeram ou arrancar para os títulos ou para fugir do rebaixamento após o anterior ter chegado ao limite. O ZR nos eliminou de uma competição (Liberta), praticamente nos eliminou de outra (Brasileiro) e quase nos eliminou em duas ocasiões de uma mesma competição (Copa do BR). Prefiro trocar antes que aconteça uma tragédia do que trocar após a tragédia acontecer. Ficar com o ZR é desistir da briga por títulos sem ao menos tentar.
Pois Eh… Muitos quase, se tivesse sido eliminado da CB ou da sula já teria caído. FATO! Mas se vc olha pro brasileiro estamos em “terceiro”. E que o curintia está fazendo uma pontuação irreal. Se não fosse o curintia estaríamos muito perto da liderança.
Então, estão esperando a merda acontecer, mesmo que ela já tenha estado por um fio de acontecer duas vezes. Desse jeito depois que o Zé Panela cair não nos restará mais nada. No brasileiro temos 7 empates antes da metade do campeonato. E só vencemos os pequenos praticamente. 2 grandes de oito confrontos, sendo SP em queda livre e Vasco, ambos que brigam contra rebaixamento, sem falar do fraco futebol apresentado. Não estamos fazendo nenhuma boa campanha. Falar que o Corinthians está sendo atípico só mascara a nossa incompetência.
Discordo… É só dá uma olha nos números 6 derrotas no ano, melhor ataque do Brasil, melhor média de gols, infelizmente começamos o brasileiro com ressaca da eliminação e empatamos muito, fora que os reforços só chegaram agora é o Berrio começou muito mau e Donati não vingou. Eu olho pro futuro, pra quem já esperou tanto pra termos a condição financeira e virar um potência permanente e não momentânea!
O pior cego é aquele que não quer ver
Bem vindo ao Brasil! Hehehehe
Só acho que tem momentos adequados pra a troca de técnico… Como o fim do brasileiro e a eliminação da liberta… Mas agora não apostaria numa troca… NIGUEM tem certeza que a mudança de técnico vai nos garantir uma melhora… À exemplos aí no Brasil … Atl paranaues, palmeira etc
duvida Roger é do Nivel do ZR sobre Rueda não sei se ele quer vir mais tem outros treinadores sul-americanos muito melhores que o ZR o ZR não tem condições de treinar o Flamengo treinador boa praça e que passa a mão na cabeça de jogador quando esse só faz merda não vai a lugar algum
Pois Eh… Não sou a favor de trocar só por trocar, tem que ter um treinador já disposto a vim é que tenha o perfil do clube. E eu se fosse um Rueda da vida, falaria que só no começo do ano e com reforços na zaga. Antes disso é loucura segurar essa bomba com Vaz e muralha/Tiago no gol na copa do brasil. Risco alto de ser eliminado pro foguinho e já se queimar com dois jogos
Pessimistas de plantão vão à loucura agora! Hahahahaha
Perfeito. Eu nas ultimas rodadas fiquei torcendo pro Corinthians não perder, pq sei que o Flamengo qdo pega um desafio desse pela frente cresce. Deixa o Corinthians ser favorito, deixa eles estarem invictos. É a cara do Flamengo ganhar deles, acabar com essa invencibilidade e arrancar. Tenho certeza que se ganharmos lá, emplacarmos 2-3 vitorias seguidas…qdo a diferença estiver em 4-5pts, o ZR vai ser bom novamente o e cheirinho vai voltar.
Só faltou… ISSO AQUI É FLAMENGO PORRA!
Cheirinho do meu ovo!! Bagulho ridículo!!
concordo… essa coisa de cheirinho é ridículo….
Viramos chacota ano passado por conta disso e pessoal insiste
Po fera, gostei do artigo e das opiniões de muitos, mas essa porra de cheirinho…..coisa escrota!
Hahahahau. Exatamente. Continuam repetindo o mesmo erro com ess aporra de cheirinho.
Uniu-vos Flamengos.
A pustema vai ficar, só nos resta torcer.
Não li mas opino , ganhe ou empate contra o corintians , não figue igual ao Palmeiras ou Atletico Mineiro 2 dos 4 melhores times do Brasil e estão bem abaixo do nosso time. AVANTE MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO MENGOOOOOOOOOOOO
Acho realmente que esse jogo contra o Santos foi um divisor de águas..
creio que marcou o fim do ciclo do Vaz e Muralha no time do Flamengo. Daqui para frente seremos a defesa menos vazada. e naturalmente as vitórias virão..
A derrota para o Santos foi um tapa na cara dos jogadores e do técnico.
Venceremos domingo por 3 a 0, fora o olé.. e arrancaremos para o sétimo título nacional.
Sabe quando geralmente encontramos um erro? Quando ele acontece.
Se passássemos pelo Santos com a vitória de 2×1, provavelmente o time que enfrentaria o botachoro seria o mesmo de quarta. Por mais vontade que o Zé tenha de escalar seus protegidos, ele sabe que não vai ter a menor condição de escalá-los novamente na partida decisiva no enche-não.
Então, por mais doloroso que tenha sido tomar de 4, é melhor acontecer numa partida que nos classificamos, do que numa partida que nos eliminaria, como foi contra o Palestino ano passado.
SRN
você são tolos o Bandeira já passou a mão na cabeça do ZR unica diferença no time vai ser o goleiro ele deve voltar com o Tiago agora o Vaz não sai
Esse divisor de águas que você espera não veio com a eliminação vergonhosa na Libertadores, não veio com a quase eliminação para o Atlético-GO na Copa do Brasil, não veio para a derrota para o Sport… todos eles com atuações desastrosas dos mesmos perebas que quase nos eliminaram contra o Santos.
Acho que divisor de aguas nessa gestao, soh se trouxer o moises.. da biblia.
Enquanto os ANTIS estão apavorados com nosso futuro, “nós” (somos todos menos alguns) estamos aqui discutindo quem o estagiário escala ou deixa de escalar.
Esse nosso desespero aconteceu em 2015, quando não vencemos, em 2016 quando não vencemos e esse ano quando ainda não vencemos. Vamos refrescar a memória:
-> 2015: Felipe, Élton, Lucas Mugni, Luiz “trafica” Antônio, Alecsandro, Anderson Pico, Paulinho, Armero, Marcelo “Maluco”, Welinton, Leonardo Moura.
-> 2016: Marcelo Cirino, Matheus, Alan Patrick, Wallace, Paulo Victor, Tallyson, Cesar Martins.
-> 2017: Márcio Araújo, Muralha, Rafael Vaz, Gabriel, Damião, Arão.
O que vocês conseguem perceber com isso? Bem: Minha opinião pessoal, é que independente de termos o Guardiola ou o Celso Roth no comando do time, as BARANGAS tão ano após ano em menor quantidade no time.
Embora tenham permanecido todos esses anos passados, esse ano eu acho que só único jogador de qualidade duvidosa foi contratado: é o Renê. E só.
Quando muitos criticam nossa torcida por ser imediatista, na maioria das vezes tem razão! Somos mesmo. Ano sem ganhar nada é o mesmo que engolir uma faca. Mas olhem a evolução do time caramba! Não lembro desde que acompanho o Fla desde 1993, outro time que tenhamos tanto favoritismo de ser campeão. Sério mesmo. Nem na época de Sávio, Romário e Edmundo. Esse ano não dá mais pra contratar ninguém, mas da mesma forma que se trouxe um Geuvânio, um Éverton Ribeiro, um Diego Alves, poderemos ano que vem trazer um novo Baresi, um novo Xavi, pra tirar o resto das barangas defensivas que temos ainda no time.
E tenham a certeza: O Zé também pode vir a cair. E aí, qual vai ser a desculpa pra corneta? Tenham confiança no time e sigam torcendo KCT! Eu fiquei revoltado de ter passado na CB tomando de 4, mas passamos da mesma forma que outros anos ruins. Tamos lá entre os 4 semifinalistas. E o que os cornetas vão fazer se ganharmos a CB? “não será mais que obrigação?!” E os outros times não jogam não???
Tamos fortes ainda e assim como na Itália, em que a Juventus passou anos de aperto (chegou até a ser rebaixada anos atrás), hoje o campeonato Italiano é decidido só pra saber quem será o Vice, e a Juve tá nadando no dinheiro.
Aceitem nossa grandeza! Somos Flamengo. O mundo não acaba em 2017! Fiquem com uma frase do maior investidor (na minha opinião) da atualidade: Warren Buffett.
“Por maior que seja o talento ou o esforço, alguma coisas exigem tempo: não dá para produzir um bebê em um mês engravidando nove mulheres.”
SRN!
Já tinha achado a sua análise perfeita, porém quando você citou WARREN BUFFETT… frase na qual está citada no livro ‘O Tao de Warren Buffett’ você confirmou que é uma pessoa acima da média.
Thank You very much brother!
Soh um detalhe. O warren buffet eh o cara mais intragavel do universo. Hahahuaa. Nem a mulher aturou ele.
Rapaz, sou meio que novo no site, porém foram poucas mensagens lidas com ótimo teor. Parabéns. SRN
Soh uma correcao.
2014 ma
2015 ma
2016ma
2017 ma
Hahahahhahaha
De vez em quando é bom ler um texto de pessoas normais: não politiqueiras; não tumultuadoras; não extremistas; não imediatistas; não pessimistas; que ao invés de construir é mais fácil – para eles: ANTIS – destruir; não narcisistas…
Mesmo que um ANTI tente disfarçar é fácil detectá-lo. Veja:
“O Flamengo foi campeão nesta competição, mesmo com tal técnico ou tal gestão.”
O problema grave que vejo aqui é que mesmo o Fla ganhando ou perdendo tudo está ruim. E a falácia é sempre a mesma. Haja paciência! SRN!
Reage Flamengo? Sem por essa turma de enganador sem condições de usar a camisa do Flamengo…
Um time sem alma e sem poder de reação e com um técnico covarde e protetor, agora ja passa para o campo são jogadores reclamando de falhas abertamente.
Não vejo sucesso sem mudanças e bão falo só do Zé Ricardo que ja passou da hora de ser desligado e sim de alguns jogadores tmb.
Nis vemos ano que vem e talvez na pré libertadores pelo andar da carruagem !
Ze ruela e sua panela.todos uns FDP..
Esse Zé Ricardo é uma grande sacanagem com o Flamengo, Com um timão desse na mão e não conseguir fazer jogar. O time vence partidas mas não convence, não tem um futebol confiável. Só de escalar o Marcio Araujo pra mim não dá, eu vejo o Flamengo com 10 em campo, pq ele não desarma ninguem e não faz nada, só fica apontando o jogo inteiro. O Márcio Araújo em campo sobrecarrega o Diego, podem reparar, pq ele fica livre e sobra 1 pra marcar o Diego. Quando jogam o Arão ou o Cuellar o Diego joga muito melhor. Alô diretoria, não adianta montar seleção se não tem quem sabe usar os jogadores!!!
Com perdão da palavra, mas já estou de saco cheio com esse Zé.
SRN
Com marcio Araújo na saída de bola parado no meio campo apontando pra tudo qualquer lado facilita a marcação adversária. Volante tem que ter dinâmica e saber puxar a marcação tbm pra outro vim e sair jogando. Ai sobrecarrega o Diego e cuellar fazendo o Flamengo forçar bolas para os pontas e pro guerrero de costas pro gol. Se o marcio Araújo se importasse com as ações ofensivas ja seria um alivio pq não ia atrapalhar pelo menos. Arão poderia voltar a jogar bem pra fazer essa dupla de volantes técnicos e com dinâmica e que sabem marcar tbm.
Me so que o ma puxe a marcacao, nenhum time vai cair na dele. Vai continuar sempre uma dobra. O Diego ou outro. Pq ninguem marca o MA.
Se ele tivesse meia qualidade, ele iria entrar toda hora cara a cara no gol pq para os outros times, a natureza ase encarrega dele
Kkkkk. Verdade.
Não quero me iludir, irei apenas torcer sem muita expectativa, depois dessas atuações é difícil de acreditar.
Dois.
Três.
Reagir com esse técnico vai ser muito difícil, até porque acho que ele já perdeu o grupo a muito tempo.
Acredito em Ribeiro, Alves, Ribas.
Zé, muralha, gabriel, MA e Vaz não me tirarão jamais a minha paixão pelo Mengo. Eles não me roubarão esse direito. Vou torcer muito e xingar também se esses perebas entrarem em campo, mas vou comemorar do mesmo jeito se esses sujeitos atuarem bem. Aliás, nem precisam jogar como nunca, vou gritar de felicidade do mesmo jeito se um desses inúteis fizerem um gol ou salvarem um gol que parecia inevitável. Saiam do meu Flamengo, por que nunca, em tempo algum, arrancarão as minhas cores rubro e negras de dentro de mim.
Acho que perdendo o Flamengo também ganha, afinal, eu DUVIDO que o ZR sobreviva á um revés nesse jogo !
Claro que torço para o Flamengo vencer e concordo em tudo com o texto, esse jogo pode elevar nossa moral lá para o topo e o Flamengo desencantar no campeonato, mas estou apenas citando que no pior dos cenários, pode haver uma pequena luz no fim do túnel que é a queda desse treinador, por que da mesma maneura que uma vitória pode significar tudo para nós, uma derrota em um jogo de tamanha magnitude pode abalar os alicerces na gávea e por isso eu desacredito muito que o ZR não caia.
Gostaria muito de acreditar no que vc fala, mas lembre-se, infelizmente hoje, temos um time covarde, um time que não sabe jogar sobre pressão, então aquela mística que o Flamengo tinha, hoje infelizmente não temos mais. Me desculpem, mas minha opinião é a seguinte, se continuarmos com Zé no comando do Flamengo, teremos mais um ano sem títulos de expressão, o principal deles já se foi, e sabe pq? Pq temos um treinador omisso e covarde! SRN!
Caro Rodrigo. Parabéns pelo texto. Queria acrescentar que hoje estamos vendo um Flamengo dividido. Igual o Brasil. Parece esquerda e direita. PT e PSDB. Cada lado querendo ter a razão e torcendo pela desgraça do outro. É só ver a cada resultado ruim, publicarem matérias com críticas de ex-presidentes desafetos da atual administração. Nas vitórias, esses caras somem. Nós torcedores temos todo o direito de criticar tudo que não gostamos. Mas agora é hora de toda essa nação se unir e empurrar o time como fez na CB2013. Do contrário, estaremos fazendo o jogo dos nossos adversários. Deixar pra apoiar só quando está tudo bem é deixar de ser torcedor e passar a expectador.
Texto bom. Mas teve um erro. Acho que foi de digitação. Acabou indo uma vírgula ao invés do e.
” Domingo tem mais uma batalha, Nação. E vamos juntos, renascendo de onde menos se espera e assumindo nosso protagonismo, como de praxe – só tire o Vaz, Zé Ricardo!”
O correto é… só tire o Vaz E Ze ricardo.
Sem o Maracas? Esquece. Com ZR no comando e a Nação afastada do Manto, o Flamengo não ganha nada. Vai tomar mais uma coça hoje, pode saber.