Renato Maurício Prado: “Tática irritante”

Compartilhe com os amigos

Empatar com o Cruzeiro, no Mineirão, em condições normais, nem deve ser considerado mau resultado. Mas pelo que se viu em campo, mais uma vez, a torcida do Flamengo tem motivos de sobra para reclamar. Rodada após rodada, apesar da chegada de reforços de qualidade, o time de Zé Ricardo continua a ter como principal (e praticamente única) opção de ataque o manjadíssimo e pouco eficiente chuveirinho.

Com seu estilo de privilegiar, acima de tudo, a posse de bola, o Fla domina o meio-campo, cisca, cisca e tome de bola alta sobre a área. Cruzamentos sucessivos e extremamente mal-feitos. Em 99% das vezes, não dão em nada. E surgem, então, perguntas daquelas que não querem calar:

Por que os jogadores não chutam mais de fora da área?

Por que TODAS as faltas laterais têm de ser cobradas altas, no  medíocre chuveirinho?

Por que, contando com jogadores habilidosos, como Diego, Éverton Ribeiro, Guerrero e Éverton, não há triangulações, jogadas de ultrapassagem e tabelas?

Por fim: se o treinador considera os cruzamentos tão importantes assim, por que, pelo menos, não são aprimorados? Os rubro-negros não acertam praticamente uma bola na cabeça de seus jogadores!

O fato é que o que mais irrita o torcedor é a impressão, que se fortalece na medida em que o elenco se reforça, de que Zé Ricardo parece incapaz de fazer o time jogar um futebol à altura dos jogadores que tem.

Essa tática do “cisca-cisca”, por exemplo, pode até ser razoável em determinadas circunstâncias. Mas hoje, contra o Cruzeiro, matou as possibilidades de contra-ataque, dando tempo à defesa mineira de se rearrumar e se fechar em várias oportunidades. Resultado? Bola alta a esmo na área rival.

Se no ataque o impasse continua, na defesa, viu-se também, há muita coisa a acertar. O gol do Cruzeiro só foi possível graças a uma bobeada de Réver (principalmente) e Rafael Vaz que, em linha, não perceberam a infiltração de Sassá. E no primeiro tempo, no espaço entre os dois, Thiago Neves só não marcou porque o goleiro Tiago fez grande defesa. Ou seja, há falhas na marcação – individuais e de posicionamento…

Depois de perder em casa (para o Grêmio) e deixar escapar a vitória no Mineirão, o Flamengo ficou a 12 pontos do líder Corinthians. Ainda falta muita coisa, mas começa a ficar difícil crer nas possibilidades de título brasileiro.

Com a desclassificação vexatória na Libertadores, restam a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Com o investimento que está fazendo e os jogadores que tem ao menos um desses títulos passa a ser obrigação.

A par disso, já está na hora do presidente Eduardo Bandeira de Mello e o comando do futebol começaram a olhar, com atenção e carinho, o mercado de técnicos (quem sabe no exterior). Não adianta nada juntar um punhado de bons jogadores e continuar com um técnico que aposta todas as suas fichas no prosaico chuveirinho.

Reprodução: Blog do Maurício Renato Prado

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara não tem jeito, precisamos ainda de um primeiro volante e um lateral direiro. Na minha opinião antes mesmo de um zagueiro. Gostei da dupla Rever e Rhodolfo. Agora, poderia sim treinar alguma variação tática.

  • Todo time campeão tein um volante cascudo!!! O MA não faz nada !!!! Ele é o câncer do
    Time !!!! A nossa barata tonta !!

  • Eis, outra dúvida: como questionar o desempenho geral do time se o mesmo domina o adversário e mantém a posse de bola na maior parte do tempo? &;-D

    • já ouviu falar em posse de bola estéril? pois é caro ednei

  • Eis, uma dúvida: como questionar a capacidade de criação de um time se o mesmo também é acusado de perder tantos gols? &;-D

    • &;-D

  • E já começou a campanha #RuedanoFlamengo. Bora lá Nação, vamos trazer um técnico de peso para o maior do mundo! Antes de falar sobre ele pesquise e tire suas próprias conclusões. SRN

    https :// www . instagram . com / oficialreinaldorueda /

    • Defendi a permanência do Zé Ricardo pelo bom trabalho feito ano passado mas ele não está conseguindo repetir esse trabalho concordo com a contratação do rueda bom treinador poderia mudar o modelo de jogo do flamengo e deixaria o Zé como seu auxiliar pra ir pegando experiência.

      • ótima ideia!

  • O Renato é meio “rude” nos seus comentários mas tem toda razão, é inadmissível ver um time jogar dessa maneira, repito e reforço, nosso problema é treinamento, tático, ideia de jogo, filosofia, tudo que cabe a um treinador e sua comissão técnica mudar, o problema é que não aceitam isso, ficaremos sempre nessa, e não se iludam com vitórias, elas veem sim pela fragilidade e irregularidades dos adversários e pelos alguns valores individuais que temos, somente, também não se espantem se as vitórias não acontecerem e emperrarmos de novo, procedimento normal de um time super previsível que não jogo um futebol consistente e convincente, eu só mudo minha opinião que quando mostrarem em campo que mudaram a maneira de jogar futebol, por enquanto não me espanto e surpreendo com nada!

  • RMP so aparece para criticar!! nunca vi elogiando flamengo!!

  • A culpa do Gol foi toda do Rever sempre disse que ele é muito fraco Rafael Vaz nem se fala Márcio Araújo idem mais quem sao os culpados deles estarem jogando?
    culpado Bandeira de Melo por manter esses jogadores no Elenco e por manter Ze Ricardo que escala eles nao é Tecnico ta acabando com o Futebol do Flamengo ja esta a mais de 1 ano e nao se ver nada so vexames,e outra coisa Diego e Everton Ribeiro nao estao jogando nada Diego principalmente.

  • o Zé não vai mudar a cabeça .
    Até porque na minha opinião ele não sabe o que fazer . É nitido ver que ele não tem preparo para mexer as peças que tem nas mãos .

  • Começo a acreditar na possibilidade (ou na necessidade) de uma troca de treinador. Com a qualidade do elenco que tem, muita coisa já poderia estar sendo testada, na forma do time jogar. Ao que parece, o ZR não consegue achar uma maneira de fazer o time fluir. Não se vê mais um jogador “partir pra cima” do adversário. O único que fazia isso era Vinicius Jr., mas foi abandonado pelo treinador. Quem tentou fazer isso contra o Cruzeiro foi Geuvânio. Ninguém “dribla” mais, no Flamengo, e o drible que surpreende a mesmice é uma poderosa arma pra desmontar defesas, e os ferrolhos e retrancas que alguns técnicos usam, quando jogam conosco.
    – MA não sabe sair jogando.
    – Diego isolado na criação. Basta colocar um volante botinudo colado nele, que o Flamengo paralisa. E como apanhou o menino ontem!
    – Guerrero espera a bola na cabeça, e vem no pé. Espera no pé, e vem na cabeça. Fica difícil…
    – Nosso goleiro vendo as bolas passando na frente dele, na pequena área, e nem se abaixa, ou estica o braço, pra pegar. Muita gente infartou ontem.

    E o “cisca-cisca” pra lá e pra cá?
    RMP está certo. Ô “cisca-cisca” irritante!

  • Zé paneleiro, teimoso Ricardo ta afundando o Flamengo, porque ainda defendem ele? O que ganhamos? Carioca é titulo? Onde chegamos com ele? Só tem um resposta, vamos ficar sendo chacota só isso, até quando Caramujo e Vaz? Uma Salma de Vaias para ele.

    • Só com protestos iremos conseguir tirar esse câncer do Flamengo,pq o teimoso bandeira vai continuar bancando ele.

  • Engraçado que nos clubes europeus há casos de atacantes virarem meias exemplo Iniesta no Barcelona ou meias virarem volantes exemplo Pjanic na Juventus , Schweinsteiger na época do Bayer de M. , Anderson na época de Manchester U. pra dar mais qualidades ao time , aqui no Brasil é o inverso. Você vê volantes virarem meias exemplo Bruno Silva no Botafogo , Ramiro no Grêmio e meias virarem atacantes exemplo Diego Souza no Sport.
    Imaginem se o ZR colocasse o Diego como segundo volante , a imprensa e a torcida iriam critica-lo pelo resto da vida alegando ser mais uma de suas invenções.

    • como faço pra aplaudir seu comentario , ate que enfim alguem com visao … sem contar no real madrid , casemiro era segundo volante e hoje atua como primeiro , modric e kros seriam camisa 10 facil aqui , e la sao volantes , ate pouco tempo o volante do bayer era o xabi alonso , com a idade que tinha … todos de excelçente qualidade e que seriam maestros aqui .. mas nao , futebol brasileiro ainda continua com essa ideologia ultrapassada de jogar com volantes sem qualidade .. eu vejo no flamengo exataente assim , cuellar (casemiro) diego (kros) everton ribeiro (modric) da pra fazer isso com os 3 no futebol brasileiro facil .. ..

    • FAlou tudo irmão. Digo isso há algum tempo. Zé Ricardo precisa inovar, o Diego foi 2° volante na Turquia e no Atletico de Madrid. Cuellar ou Rômulo na posição do Casemiro, e Diego na posição do Kroos e recue o ER para o meio( posição do Modric). Teriamos um meio campo singular no futebol brasileiro. Deixa de covardia. Ouse. Se perder pelo menos vc buscou o melhor. Não deu certo com MA até agora. O time não vai melhorar.
      E outra coisa, o Juan e o Leo Duarte não podem ser reservas do Vaz. O cara não era titular do time do vasco na 2° divisão. Todos os vacilos q tivemos esse ano foram associados à algum erro de marcação ou passe desse desgraçado.
      TEnho certeza q qqer tecnico q assumir o lugar do Zé fará essa alterações. Precisamos de inovações senão teremos um ano apenas de derrotas.
      SRN

    • Diego carrega demais a bola e mata as jogadas, ele trava o jogo. Hoje ele é titular sim, mas ele é SEGUNDO VOLANTE. Ele seria ideal pq ele saberia pegar a bola do Cuellar, que toca rápido, carrega até o meia(Geuvanio, Everton Ribeiro, Conca talvez o Mancu, mas mancu carrega muito a bola)

      assim ficaria o Flamengo sem as merdas que estao errando sempre(Damião, Vaz e Araujo), ou erra 1 vez por jogo por desatenção(Rever):

      Diego Alves
      Rodnei
      Rodolfo/Juan/Léo Duarte/Rômulo
      Rodolfo/Juan/Léo Duarte/Rômulo
      Trauco ou Everton
      Cuellar
      Diego – 2 volante
      Geuvanio
      Everton
      Ribeiro
      Guerrero

  • Diretoria Sejam consciente…
    Zé não tem condições para ser técnico.
    Fez uma boa campanha ano passado, e realmente so não ganhou o título pela sua falta de experiência e não ter coragem e time para arriscar nos momentos precisos.
    Esse esquema tático único e manjado que não enche os olhos de nós torcedores, pois em várias partidas é muito sofrimento.
    EBM!!!Admiro sua pessoa, mas lhe falta malícia no futebol, Zezinho não tem condições é muita pressão , so o mesmo consegue enxergar que o Flamengo cria várias chances no jogo.
    So tem bola alcada na área ou jogadas individuais…
    Precebam quw Diego nosso maestro ja não aguenta mais esse treineiro….
    Algumas das suas entrevistas , deixa bem claro que algo tem que mudar….
    Mas o msm não de forma inteligente se refere ao paneleiro…
    Consigo perceber é so interpetrar…
    Saudações rubro negras.

    • Quis dizer de forma inteligente.

  • ZR precisa no final do ano pedir demissão e ir fazer uns estágios na Juventus da Itália pra aprender sistema defensivo e no Real Madrid pra aprender sistema ofensivo. Depois de 1 ano de estágio , aí sim talvez esteja preparado pra ser o técnico do Flamengo.

  • Já passou da hora de tentar implantar o 4 1 4 1. Cuellar, Everton, Diego, Everton Ribeiro e Geuvânio. Com dois volantes a passagem pro ataque tá mt lenta…

    • Deixar o quatro três três cm dois volantes só qnd o estiver jogando ora contra ataque. Esse esquema com time precisando pressionar é muito difícil. O outro time congestiona as laterais e acaba o jogo.

  • Eu já disse…esse ano se ganharmos alguma coisa é só a Sulamericana. Depois que passarmos do Santos, o próximo adversário nos detona. Aí já era Copa do Brasil.
    No Brasileiro ficaremos entre os seis primeiros e só isso.
    Zé Retardo deveria ser o auxiliar do técnico Rueda. Apesar de não gostar de técnicos estrangeiros, mas não temos melhores opções.

    • acho que nem na Sul-Americana temos chances com um treinador desses temos que agradecer a deus se conseguirmos uma vaga para a libertadores

  • Pra o estilo de jogo atual do Flamengo, poderia contratar o Peter Crouch KKK aí o chuveirinho do Zé ia dar certo

    • Kkkkkkkkkkkk, essa foi a melhor de todas!

  • Dessa vez terei que concordar com esse ruim…

  • Que lástima.
    Vão esperar chegar no meio da tabela ou ser eliminado da CB ou Sula.
    Mandem embora logo.

  • Hoje eu vi mais futebol no Flamengo, mais bola no chão, nossa melhor chance no primeiro tempo foi uma tabela entre Everton e Guerrero, chegamos no fundo algumas vezes com Everton e Renê, do outro lado o Rodinei também chegou, mas infelizmente cruzou mal. Achei que jogou bem, é claro que precisa melhorar, mas tem que ter o mínimo de paciência com os novos jogadores. O que eu não aturo é Rafael Vaz, ele simplesmente fica rezando pra bola ir nele, não marca em cima ninguém.

  • O time pode melhorar se o Zé tiver variações táticas e utilizar o elenco. Isso é óbvio, ele tem alternativas. Basta utiliza-las. O Conca tem que jogar, ele faz gols no Corinthians, era assim pelo Flu.

    • Ele não sabe como fazer amigo .
      Ele não tem condições técnicas na minha opinião .

  • O resultado não foi tão ruim mas depois de tudo que já foi citado aí a impressão que dá é que o Zé as vezes parece ter o time na mão e outras vezes como foi o caso de ontem parece meio perdido.

  • Só palpite.

    Não acredito que Zé chegue ao 2° turno.

    • O time pode melhorar se o Zé tiver variações táticas e utilizar o elenco. Isso é óbvio, ele tem alternativas. Basta utiliza-las…

      • Mas aí ele NÃO seria o Zé Ricardo.

        • Exato

  • Pessoal, eu sou a favor da troca de técnicos.
    Mas, quem seria o substituto?
    Rueda, Marcelo Oliveira, Rogério Ceni, algum outro estrangeiro?
    Outra pergunta: será que o ZR tem o time na mão? Uma mudança seria benéfica para mexer com o grupo ou traria desconfiança ao elenco?
    Acredito que são variáveis a se pensar.
    O grupo do Flamengo tem várias “estrelas”. Penso que precisa ser um técnico que motive e tenha o grupo sobre controle.

    • Mais como ter um bom elenco e fazer oq o técnico pede pra fazer?
      São grandes jogadores que temos no elenco,mais se são submetidos a fazerem oq é pedido pelo treinador, como mostrar o talento?

    • Técnico : Jorginho. Basta assistir os jogos do Bahia.
      Acho que não precisamos de motivação, os jogadores aparentam estar motivdos, o problema é o aspecto tático, ou melhor, a falta dele.
      Tá difícil de aguentar ver o nosso time jogar assim 😐
      SRN

      • Luxa!
        Sério…

    • O Ceni é muito bacana. Apresentou um modelo inovador e propunha uma dinâmica corajosa de jogo atrapalhado pela bagunça que é o morumba atual.

      He he he…Heeeeeee…Kkkkkkkkkkkkkkkkk…

  • O Jair ventura tem se mostrado um grande treinador.
    Joga de forma contundente.imagina esse time na mão dele

  • “O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.”
    Provérbios 16:1

  • Poderia trazer o Rogério

    • Gostei da proposta do cara, mas a inexperiência e o ego alimentado por décadas de bom futebol associado aos mimos de ser ídolo inconteste fazem Eu dar dois pasitos para trás.

  • Eu sinceramente não sei oque os entendidos de futebol do Flamengo esperam deste treinador!!! Quê de hoje em diante o cara vai modificar tudo taticamente e vai dar uma nova cara pro time, isso ja está me cheirando mais vechame e decepção se o treinador não for substituído urgente!!!

  • Eu sinceramente eu não sei oque os estendidos de futebol do Flamengo esperam desta treinador!!! Quê de hoje em diante o cara vai modificar tudo taticamente e vai dar uma nova cara pro time, isso ja está me cheirando mais vechame e decepção se o treinador não for substituído urgente!!!

  • ZzZzZz repertório repetido tanto da torcida mais chata do Brasil, qto do técnico mais perdido do Brasil.

    • Como não ser chato com um time horrível? Temos uma das maiores folha salariais da América, com desempenho do time do Vasco.

      • Exagerou, parceiro!

        • É mesmo? Qual é a diferença de pontos mesmo?

  • Um time que finaliza pouco e faz muitos cruzamentos na área deixando de trabalhar a bola até chegar na área e fazer o gol, é porque é mal treinado.

  • Só espero que Rômulo entre forma e roube a vaga do Marcinho!! Por que não aguento mais!!!!

    • Lá se vai julho e até agora nada…

  • O time é do Zé é para jogadas individuais e chuveirinho, o coletivo precisa melhorar, e tem jogadores medianos como M.Araújo, Rodinei, Renê, Cuellar sendo titulares, enquanto o Rômulo e Ronaldo ficam na reserva, o Flamengo precisa de variação tática, o Fla é obrigado à jogar com centroavante e dois votantes? Porque não joga com um volante de marcação e dois meias? Ou Porque não joga com três meias e dois atacantes? Tem algo errado, será que o Zé está treinando variação tática para surpreender o adversário? Será que o Zé vai pedir para finalizar mais de fora da área e dentro da área? Vai pedir para triangular e tabelar depois finalizar? Lançar e ter infiltração que nem o gol do Sassá? Será que vai utilizar praticamente todo o elenco e não desgastar jogadores? Usar a força do elenco pois já devia está usando. A diretoria tem que cobrar isso, está atenta a tudo que acontece ou deixa de acontecer.

  • Criei muitas expectativas para o jogo contra o Grêmio, mas Diego e Ribeiro erraram demais, hoje até tentaram, mas estão abaixo, principalmente o Ribeiro, tem que se adaptar ao Mengão, hoje esperava uma melhora, foi pouco, podemos e vamos melhorar ainda. Diego Alves vem aí pra colocar ordem na casa!!

    • Se não melhorar na volância e laterais fica difícil. Senão não tem muitos lançamentos, tabelas, infiltrações… Sobrecarrega o Diego e Everton Ribeiro que voltam quase na zaga para buscar a bola e cansam rápido assim. O Zé tem que mudar de filosofia logo, ter variações táticas.

  • se quiser pensar em título o time nao pode mais errar… descontar 12 pontos jogando essa bolinha será quase impossível..

  • Jair Ventura tirando leite de pedra no Faísca.
    Levir Culpi arrumando o Peixe.
    E o Zé Ruela não consegue fazer uma seleção de jogadores ter um padrão de jogo.

  • Existe o lado bom das coisas he he he…

    Agora…Imaginem se Gambás e Grêmio não fizessem ótima campanha?Algo “normal” mas com uma derrotinha aqui, um gol contra acolá… Claro que, cada time a seu modo, praticando bom futebol.

    Estaríamos a 04? 06 pontos? Enfim…Haveria chances e o mau futebol seria, provavelmente, bastante tolerado por argumentações pifias que tão bem sabemos. Iríamos acabar entrando no tal “efeito manada” e ficaríamos mais um ano naquelas de “ano que vem…”

  • Time chato, lento e previsível.
    Técnico medíocre.

  • #ForaZéRicardo…até o papai Joel arma time melhor que ele…

  • TTécnico do exterior no Flamengo a essa altura do campeonato?
    Furada!
    O gol do cruzeiro foi um lance de sorte e de rara felicidade num passe de cagada pro Sassá, que é arisco…
    Achei mais vacilo do Rodinei que hoje foi o pior em campo e que não deu o combate e deixou o jogador dar o supra citado passe na cagada…
    Agora, pra quê jogar com pontas se eles raramente vão à linha de fundo?
    Não concordo com técnico estrangeiro para o Flamengo.
    Mas que precisamos de um técnico, ah precisamos!

  • Técnico medíocre!
    Pra quê jogar com pontas se os mesmos raramente vão à linha de fundo?
    Esse Zé Ruela é um medroso que atrofia o time e o faz um time ter medo de fazer gols…
    o Rodinei que hoje foi o pior em campo demonstra o que estou dizendo: O Zé medroso atrofiou a característica que o Rodinei tinha de melhor, que era a chegada com velocidade para apoiar ao ataque.
    Hoje ficou nítido que o Rodinei está com medo de apoiar ao ataque.
    O Zé Ruela já começou a atrofia e ao ER7 e logo vai fazer o mesmo com o Geuvânio.
    O Berrio já foi catequizado pé Zé de que tem que marcar, marcar, marcar que já esqueceu de como se ataca.
    Estou exagerando é claro, com a paixão característica de um torcedor…
    Mas, que precisamos de um Técnico, ah precisamos!

  • ZR é tão ruim que faz até um parasita como o RMP ganhar moral com a torcida.

  • Eu acho que os treinos do Flamengo são só rações com uma churrasqueira e a cervejinha na beira do campo.

  • O Bandeira manda no Flamengo e diz que Zé Ricardo não sai, e eu mando no meu trocadinho e digo, para sócio torcedor ele também não sai, volto quando o futebol tiver um comando…

    Abçs !!

  • Sabem qual é o problema, nós ficamos apenas reclamando aqui nas redes sociais e nada acontece, precisamos cobrar da nossa diretoria, da comissão técnica e também dos próprios jogadores uma outra postura dentro de campo. Temos que fazer igual às outras torcidas e tomar uma atitude pacífica mas firme!

  • Ok…

    O mundo não vai acabar e Zé não tá nem aí mas…

    Joguei a tolha!

    Pff…

    • Somos 2

  • O time do Flamengo é muita areia para o caminhão do Zé Ricardo.

  • Diego Alves, Pará, Rhodolfo, Réver, Trauco, Cuéllar, Diego, Éverton Ribeiro, Éverton, Geuvânio e Guerrero. Um 4141, com o Geuvânio e Éverton nas pontas, Diego e Éverton Ribeiro no meio e Cuéllar de volante.

    Só eu acho a formação mais sensata?

    • Está corretíssimo.
      Minha escalacao é igual a sua.

    • eu jogaria com a mesma escalação mas num 4-4-2 com um volante e uma linha de três meias, Geuvânio e Guerrero no ataque… Guerrero faz o pivô bem demais pra ficar isolado na área com dois pontas.. traz o Éverton mais pra trás (podendo até usar o Ederson num jogo que precise de menos correria e mais cérebro) em linha com Diego e Everton Ribeiro, subindo conforme a necessidade e o Geuvânio cercando o ataque pra chegar batendo qualquer bola que o Guerrero escorar pra ele..

  • Infelizmente eu vejo o pior para o meu querido Flamengo, não consigo ver um padrão de jogo no time, temos a posse de bola mas não sabemos o que fazer com ela, daí ou ficamos dando passes para trás ou fazemos o famoso chuveirinho, consagrando assim os zagueiros adversários. Um time que priva pela posse de bola, precisa de muita movimentação dos jogadores e eles tem que jogar com e sem a bola, fazendo a famosa compactação das linhas, estilo o Barça de outras épocas e pelo meu ver estamos a mil anos luz atrasados, se quisermos manter a nossa identidade, com toque e posse de bola precisamos mudar urgentemente as peças e nosso modo de jogar.
    Flamengo, amor eterno!!!

    • _ Mudar quais peças? O Márcio Araujo? O time precisa de entrosamento e isso só adquire com o tempo. O Geovâneo chegou ontem e o Éverton Ribeiro anteontem, o Rodolfo da mesma forma, o Diego Alves ainda está chegando. O grande time que o Flamengo está formando não é para esse ano e sim para 2018. Pode conquistar algum campeonato ou copa, mas não é garantia de sucesso!

      • Todo ano vocês dizem isso, o que acontece? Perdeu o senso critico?

        • Chega ser engraçado né.

      • Falei isso no finalzinho do ano passado… &;-D

      • Todo ano falamos a mesma coisa. Os títulos do Flamengo sempre ficam para o próximo campeonato.

  • Falou tudo…tem gente q não gosta do rpm mas ele só disse verdades

  • A culpa é de nós antis . Olha só a dificuldade que ZR tem no trabalho :
    1 – Melhor Elenco do Brasil . Sim melhor que o do Palmeiras !
    2 – TOP 3 em estrutura .
    3 – Treinador com mais tempo no cargo , mais de 1 ano , conhece os jogadores do elenco , desde os rodados aos da base que o mesmo treinou .
    4 – Estádio caldeirão que o gramado e um tapete .
    5 – Confiança da diretoria , que mesmo após a eliminação precoce da Libertadores decidiu mantê-lo no cargo .
    6 – Poucas viagens para fora do Rio !
    7 – Ano tranquilo , sem eleições no clube .
    8 – Pega os confrontos dos quatro primeiros colocados e verá que o Flamengo foi oque mais enfrentou times fracos , só venceu times do DECIMO colocado para baixo .

    Oque mais ZR precisa para fazer um excelente trabalho ? A culpa é nossa que crítica seu péssimo trabalho . Muitos criticaram os trabalhos do Cristóvão , Muricy , Oswaldo , mas me diz 1 deles que teve metade das condições e estrutura que o ZR tem ? Nenhum né . ZR e péssimo como eles , e se olhar um pouco mais ele chega a ser pior que alguns .

  • Temos que tirar esse lixo do aprendiz do nosso flamengo, acordem ricardetes e iludidos, só nós podemos mudar nossa realidade de um time do quase para um time forte de verdade

    • Pior que com ZR nem o quase nós conseguiremos

  • Me diz qual é a novidade? O Flamengo joga assim desde o ano passado!!

  • Problemas são os dois laterais que mal sabem cruzar uma bola na área, Leo Moura com 50 anos faz isso melhor que os dois juntos

  • Não adianta esse futebol de psse de bola inútil, hoje eu vi o pavoroso Márcio Araújo devolver duas bolas seguidas pra trás para o mesmo jogador que lhe deu a bola. O que que é isso??

    Posse de bola é bom se você sabe o que fazer com ela, o que não é o caso do time do Zé Paneleiro.

    • Exato!
      Se não há esquemas, treinos, criatividade…
      Ah…Almir…Cansei… Joguei a toalha!

      • Somos 2!

    • Calma amigo se de 2 volante ele não joga bem o Zé vai tentar ele como meia !!!

  • https://uploads.disquscdn.com/images/a05df39cee4f6b6289d8f4ff4e109c78a10e12f936d08828f01cd89d3f498191.jpg
    Porque não dá chance a esse cara? Transformou um time que era mais limitado do que o flamengo na epoca do luxemburgo, resultado? Fez um time pouco conhecido jogar o melhor futebol da america do sul.
    Alguns podem dizer que é arriscado colocar ele agora, mas já estamos em risco de perder o brasileiro e a sul americana, todos vimos esse filme em 2016.

    • Pra mim era o seguinte: acabou, vamos ser honestos, então esperava o Flamengo chegar aos 46 pontos necessários pra garantir que não vai cair e depois demitia o Zé Paneleiro, já preparando um técnico estrangeiro pro ano que vem, pra ele já ir conhecendo o elenco e colocando seu estilo de jogo.

      Isso é planejamento.

      Mas o que o Rodrigo Caetano vai fazer é esperar acabar o ano sem títulos pra demitir o treineiro, atrasando o planejamento do ano que vem.

      E deposi não sabem porque o Flamengo não ganha nada importante.

      • Justamente tinha q demitir já dos últimos 15 jogos foram 6 empates..aí não adianta..o futebol é sofrível e se agora vai o aproveitamento,pq manter?..eu com esse elenco e estrutura..pode me chamar de louco,traria o luxemburgo.

        • Fica difícil pq ele esfregou a verdade sobre o bandeira não entender nada de futebol.

          • Verdade.

        • Se demitisse agora eu até acreditaria numa daquelas arrancadas tipo 2009, mas eu duvido que os dirigentes desse Flamengo sem culhões vão tomar essa atitude.

      • Acredito que o Rodrigo não tenha esse poder. Quem mantém o Zé não é o Bandeira?

        • O Bandeira não é responsável por tudo, nem pro bem, nem pro mal, ele delega poderes e nesse caso o diretor de futebol, que é o Rodrigo, é quem demite ou contrata, faz planejamentos. No formato da atual gestão do Flamengo ele pode até consultar o presidente e outros num conselho, mas a decisão é dele.

    • Rueda já!!!

  • O gol foi culpa principalmente da cratera proporcionada pelo Cuellar e MA no meio campo.
    Aonde estavam os dois que não deram combate ao Diogo Barbosa, que desfilou como quis, até dar o passe açucarado pro Sassá fazer o gol?

    • Um passe para jogador impedido não vale amigão, se o Vaz (que não iria acompanhar o jogador mesmo) sai, não teria saído o gol.

      • Vaz é muito burro!

        • Dentre outros adjetivos!!! Porém, ele já nos mostra isso há um bom tempo, ou seja, ele é assim, mas tem gente que insiste em não enxergar.

  • ZR nao seria mantido ano que vem, nem se for campeao de alguma coisa. EBM nao vai arriscar no seu ultimo ano, e com dinheiro para trazer um tecnico de ponta. Agora resta saber se ZR aguenta chegar ao fim do campeonato, quais opçoes teriamos se ele cair? Infelizmente so podemos contar com os jogadores, só se eles quiserem vamos arrancar no segundo turno. Como tem alguns almejando seleçao, eu acredito que vamos subir de producao SIM.

    • Com esse elenco e estrutura,o técnico tem q saber trabalhar com fera..seu nome? Luxemburgo,sabe trabalhar com bom jogador podem falar o q quiser,essa e a verdade.

      • Por onde passa no fim o luxa só deixa terra devastada no final. Pode até ganhar algo mas o fim tds já conhecem…. jogadores comprados pq são agenciados por certos empresários e um time cheio de peso morto (coisa q já temos de sobra)

        • Sim,mas isso ocorre pq ele chega e o time fraco..agora não

      • Não soube sair da outra vez. Com essa diretoria ele não trabalha nunca mais

        • Poise..tem isso

  • RMP falou a verdade, mas se vc acompanhar o jogo verá comentários hilários de comentaristas consagrados, tipo, apolinho, guerreiro inoperante no jogo e no jogo que eu vi, o mengão teve três oportunidades e o cara participou das três, o gol perdido do everton, o o glo do everton e o chute do diego. o Flamengo é um time totalmente previsível onde vc marca o diego,o guerreiro e os laterais, ai dependemos do famoso chuveirinho que as vezes sai um gol e na hora das substituições o treineiro muda apenas as peças e não as suas convicções, ai vemos o produto final, marcio araujo continua imponente e todas as vezes recebe a bola sem marcação, e ai já sabemos o final, diego sem auxilio vem jogando mal e as jogadas de infiltração ou trabalhadas saem quando o inoperante guerreiro sai da área. é muito pouco para um elenco vasto como o do flamengo.

  • Flamengo hoje não tem tática!!!O Flamengo tem num papel figurativo uma formação que é o 4-2-3-1 e ponto. Daí para o próximo passo simplesmente não demos. O time do ZR é espaçado, não tem coberturas ofensivas nem defensivas, SAÍDA DE BOLA, triangulações, infiltrações, enfim….absolutamente nada…para não dizer que teve uma jogada ensaiada vi no jogo de hj uma única jogada ensaiada, do René batendo lateral invesado e alguém tentando cabecear a pelota para dentro da área e só (isso para ser bonzinho). O pq do Flamengo dá 300 chuveirinhos para área é simples….time que não tem organização tática, padrão, não cria ou seja toma de chuvarada na área para ver no que dá. Hj temos um elenco milionário que não é um time e sim um bando.Será que ZR cobra do Diego para que o mesmo de passes verticais, o passe de deixar o atacante na cara do gol? ZR era para ter deixado o Flamengo ano passado, perdeu tudo o que disputou e para quem não se lembra quase perdemos a 3° colocação no Brasileiro. Vale lembrar que devido as eliminações do ano passado tivemos diversas semanas livres para ele treinar, armar o time e o que vimos???Mesma coisa esse ano o que ele trouxe de novo?A Diretoria deu um time, CT tudo o que manda o figurino e o time regrediu e muito.Vejo muitos aqui a os jogadores que tem que procurar fazer as tabelas, os famosos um dois…porem com um time sem padrão tático esqueçam…E outro ponto do entregador de colete é a sua mania com jogadores que literalmente estão levando ele e o time para o fundo do poço, porem ele faz vista grossa, ou é macumba nem sei o que pensar.

  • O RMP errou de novo em sua análise. Os chuveirinhos aconteceram, porque o Cruzeiro jogou como o Gremio no último jogo: fechadinho na retranca, como time pequeno que é. Aí vc não tem como infiltrar tendo 11 jogadores na área adversária.
    Todos os times estão jogando assim contra o Flamengo. O trabalho é saber como furar esses retranqueiros timinhos. Inclusive é o jogo que o Corinthians faz.

    • Se vc fosse o treinador de algum time que fosse nos enfrentar você faria diferente?

      • É medíocre um time como o Cruzeiro, que se diz gigante, e um técnico como o mano, que se acha tanto, jogarem na retranca, pior do que um Bangú ou um Madureira no Estadual. E isso dentro do “caldeirão” deles.
        Eu jogaria diferente se fosse o técnico. Está todo mundo jogando anti futebol contra o Flamengo (anti no sentido de negar as origens do nosso futebol ofensivo no Brasil), para tentar um golzinho no contra ataque.

        • Bruno, concordo que isso seja feio e coisa de time pequeno, mas você há de convir que as melhores chances foram deles.
          Mas é uma estratégia de jogo válida, e requer muito sincronismo e treinamento das peças. Nem isso nosso técnico já conseguiu armar, basta lembrar o pior jogo do ano.

          • Rodrigo, o Flamento jamais poderia jogar desse jeito. A torcida não admitiria e o nosso DNA é ofensivo mesmo.
            Na Libertadores, o nosso defeito foi perder muito gols. O Time criou muito em todos os jogos fora, mas não colocou na rede. A bola nos puniu.
            Concordo que o Flamengo precisa ajustar um bom contra ataque, o time está devendo mesmo nisso.
            Agora, o ZR é um técnico muito bom, tem 5 derrotas no ano, os números dele não mentem.
            É errado analisar o trabalho como o RMP faz, sem considerar a retranca covarde do adversário.
            Jogar contra time retranqueiro, não é difícil para o Flamengo apenas, é difícil para o Real Madrid, para o Barcelona, para a Seleção Brasileira… para qualquer um.

            • Bruno, até acredito que o ZR tenha futuro. Mas assim como em qualquer carreira,o profissional só desenvolve o máximo de suas habilidades com rodagem, em time de futebol o conhecimento tático/técnico deve vir aliado com um ótimo gerenciamento de pessoas.
              Sendo justo já é difícil agradar a todos, imagina com o método que ele utiliza(pagando dívida de gratidão do ano passado). Não podemos esquecer de vários jogadores que pouco ou nada foram testados esse ano para que outros, que ocupam um lugar especial na preferência do técnico, pudessem jogar incontestavelmente.
              Em algum momento essa conta chega, em algum momento o cara não segue mais as instruções do técnico,e aí…

    • Papel do técnico e do elenco comandado é criar alternativas. Fosse aquele elenco do Fla de 2013/2014 eu até suportaria.
      Mas para que contratar tanto jogador bom então?

    • Só que não brother. Eu assisti na semana passada, Bahia X fluminense, que foi 1 a 1. Cara, o fluminense só jogou atrás, o Bahia amassou o jogo todo, com ininfrações e triangulacoes pelo meio e pela lateral e olha que a zaga dos flores estava bem.
      enfim, olhei pra aquele Bahia e queria muito que o flamengo jogasse daquela forma…
      Falta muito componente tático nesse nosso time, infelizmente.
      Eu, sendo EBM, traria o Jorginho, tirou leite de pedra no Vasco, e está fazendo o fraco Bahia jogar um futebol bonito de se ver, apesar da aparente falta de sorte.
      SRN

      • E terminou quanto o jogo? Pois é.
        O Jorginho, quando treinou o Flamengo, foi um desastre.
        Eu deixaria o ZR até o fim do contrato. Dependendo dos resultados, avaliaria o trabalho para continuar ou trocar.

  • Não precisa de muito esforço pra anular o Flamengo.
    Renê e Rodinei não sabem lançar uma bola decente.
    Por mais que seja uma múmia em campo, quando acertava os passes, o arão ajudava muito o Diego nas jogadas. O time se movimentava mais.
    Cuellar não é jogador de armar jogadas, Márcio Araújo muito menos

  • Perfeito. RMP, como flamenguista que é, deve estar puto com essa tática ridícula do Zé mané. Este técnico já provou por A mais B que é limitado. Queria que toda comissão técnica e cartolas do Fla lessem esse texto.

  • Cada dia que passa fica mais evidente que o Flamengo está mal treinado….até quando vão querer tampar essa obviedade!

  • Acabei de escutar de um palmeirense amigo meu: sorte nossa que vcs tem ZR !!! E riu bastante no final. O pior, olhei p ele e fiquei sem saber o que responder, pq é a mais pura verdade. Lamentável esse cidadão no comando do Flamengo.

  • Apesar de se tratar de um tratante…. Ele está certo. O treineiro só tem uma única tática (sic) e depende sobremaneira de inspiração individual. Não consegue dar padrão com o elenco que tem.

  • Virgem Santa, Renatão ressuscitou!!!

    Kkkkkkkkkkkk…

    • Ele é um mala sem alça,e das grandes,mas tá certíssimo.

      • Pois é…

        Mas é rubro-negro e em muitos posts como esse fica claro que o torcedor veio em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares!

        No caso desse post, o folclore e as amizades ambíguas dentro da Gávea não diminuem nada o diagnóstico perfeito.

  • NA EPOCA EM QUE MURICY ESTAVA NO COMANDO COM CIRINO E GABRIEL CHUVERINHO AINDA SE TORNAVA ACEITÁVEL, POIS NÃO PODERIAM OFERECER NADA DEMAIS…MAS COM GEUVÂNIO, EVERTO RIBEIRO, DIEGO É INJUSTIFICÁVEL, QUEM DERA UM MURICY COM ESSES CARAS…

  • Onde assino?

  • Sim gênios! E me digam como saiu o gol do Flamengo?

    • DE UMA BOLA ALÇADA NA ÁREA E ME DIGA COMO SAIU O GOL DO CRUZEIRO, E AS MELHORES JOGADAS DO JOGO (CRUZEIRO) GÊNIO???? ME FALA?

    • De 50 cruzamentos lógico que um vai acertar

    • Claro que foi de um cruzamento, até pq meu amigo essa é a única jogada do time. Então é a lógica que se sair um gol esse seja de um cruzamento. de 100 acerta um

  • Por mais que eu concorde com o teor do que foi escrito na critica não dá pra dissociar de quem a escreve. Esse é um falso rubro negro de fato. Tinha vantagens e informações privilegiadas de diversas diretorias anteriores perdeu a mamata e leva isso pra tudo que escreve de forma maldosa. Até concordo com o que ele escreveu mas não se iludam esse sujeito não vale absolutamente nada.

    • Não importa… só falou verdades

      • Verdades!

  • RMP só crítica. Pq não cita soluções ?
    Pq não diz que o Flamengo tem problemas na diretoria de futebol ? Como exemplo, não ter um zagueiro canhoto top.
    Pq não diz pro o EBM mito, que ele é monstro em gestão , mas não pode ficar ocupando a vp de futebol, tendo o Marcos Brás( vp de fut. Em 2009), por exemplo na vp do conselho administrativo ?
    O Luxa tá tirando leite de pedra no sport.
    O Rueda, saiu do Atlético Nacional .
    S.t.424170

    • Mas ele citou solução , procurar novo técnico.

    • E por acaso o RMP sabe alguma coisa de tática de futebol ? NÃO, nunca soube.
      O que ele sabe é fazer fofoca esportiva, nisso ele é craque.
      Cite aí algum comentário sobre tática que ele postou em toda carreira como fofoqueiro esportivo…..
      Cansamos de ver o Casagrande, Junior, Falcão, PVC, Caio Ribeiro, Juninho e vários outros comentaristas comentarem sobre tática durante os jogos e esse fresco do RMP só sabe fazer fofoca e criticar……

      • Então vá lá ver os comentários de Juninho e Edmundo elogiando Márcio Araújo, oras. RMP é um crápula, mas nessa ele tá certo.

        • Isso mesmo amigo. Rmp é um mala (eu mesmo nunca sequer visitei o blog dele),mas é preciso ser honesto e reconhecer que ele não falou nenhuma mentira no texto acima e tampouco exagerou.

  • Quem concorda eh falso rubro negro…modinhas!!!!
    (Ironia)
    Vsf Zé ricardo
    #foraZeRicardo

  • Precisamos de mudanças e quanto antes, melhor.

    Não acho o Zé Ricardo, um mau Técnico.
    Mas parece que se esgotou em possibilidades de ir à frente com o Elenco que temos.

    Sou a favor da contratação de um Técnico “cascudo”, de “peso”, experiente e que tenha perfil vencedor.

    Inclusive, apostaria AGORA nisso.

    Um nome ???
    Reinaldo Rueda.
    Desde que chegue, sabendo e aceitando o Elenco que temos agora e sem estrelismos de cobrar mais contratações, pois o que temos já é muito acima da média da maioria dos times, inclusive a nível Sul Americano.
    Material Humano mais que suficiente para alavancar o Flamengo como Time a nível Brasil e até fora…

    Se preciso fosse, abriria inclusive mão da possibilidade de conquista de títulos esse ano, por conta e para recomeçarmos no “meio do ano” e agora mesmo, uma nova “pré temporada” com esse técnico INOVADOR que chegasse ao Flamengo.

    Se for pra mudanças, não quero mais do mesmo…
    É preciso alguém que sacuda o Elenco e revolucione nossa forma de jogar.
    Aí sim valeria a pena qualquer sacrifício.

    Minha impressão é que Zé Ricardo, HOJE, NADA TEM mais a acrescentar ao Time.
    Parece ter chegado ao seu limite e seu sistema de jogo lento e repetitivo não está mais funcionando, faria como o Jair Ventura e o Carille do Curica que tiveram ótimos treinadores para “aprender” com eles em seus respectivos Clubes e assim quando assumiram puderam executar melhores trabalhos com elencos inferiores ao nosso.

    Não seria demérito nenhum para o Zé essa situação, pois estaria fazendo um verdadeiro estágio remunerado e aprendendo ainda fazendo parte da Comissão Técnica.

    Temos um Elenco qualificado mas no conjunto da obra, esse Elenco não forma um TIME com apresentações à altura do que deles se espera e com um jeito de jogar vencedor e que nos traga os resultados que se convertam em Títulos.

    HOJE, a verdade é dura mas é real, o Zé Ricardo é o Márcio Araújo da Comissão Técnica.

    Preocupadas e entristecidas saudações.

    • Penso exatamente igual, não mudo uma vírgula desse seu comentário.

    • Perfeito, perfeito..!!!

      E aí, Carlos “tá gostando” como diria o Canhotinha Gérson ? He he he…

      Óia que para o RMP abandonar a “aposentadoria”…

      Abraços e muita maracujina!

      • Daqui a pouco só a maracujina não vai resolver não….

        • He he he…

    • Quem tem um elenco do mais alto nível pro futebol brasileiro nas mãos deveria fazer muito mais que apresentar chuveirinhos e chutões. Não se vê variação tática, trocas de posições, tabelas, corta luzes, infiltrações…um time no papel que é o segundo melhor (perde apenas do Palmeiras) tinha que apresentar em campo tudo isso.

      • Depois que o Palmeiras perder o Mina não restará dúvidas: podemos bater no peito e dizer que o Fla tem o melhor elenco do Brasil!

        Aí… qualquer mala chorão vai e aponta: “Ó o Zé!”

    • Concordo com tudo q falou eu tb até dias atrás queria o Zé como técnico mais vejo q não tem como ele mudar mais nada no Fla. Já deu o Fla não tem nem uma jogada aguda ultrapassagem pelo meio um quarteto q temos na frente não é possível q não saia uma jogada a não ser esse chuveirinho na área nao existe jogada ensaiada. falta perto da area joga a bola de todo jeito pro meio da área ninguém aproveita os laterais é raro acertar um cruzamento.tb era a favor do MA mais noto q ele tá neutro dentro de campo. já passou da hora de ter mudanças no comando técnico.

    • Esse ano já era. Se o Rueda assumir agora, sem adaptação, com essa pressão, jogos todo Domingo e Quarta, sem tempo pra treinar, o mais provável é que não consiga implantar nada e já fique queimado com a torcida até o final do ano. O ideal seria contratar ele agora, pra assumir em Janeiro. Esse ano já era.

    • Nada contra o Rueda,mas no Brasil,e foda…o jogadores queimam,imagina ele chegar e desmanchar a panela,nao fala o idioma iria ser fritado..com esse elenco e estrutura,traria o luxemburgo…vc talvez não concorde,mas um dia eu citei até o Levir,vc disse disse q os flores não tinham saudades dele. …já nos ultrapassou,barrou quem tinha q barrar e já nos vê no retrovisor,daqui a pouco o limitado sport treinado pelo luxa,que não sabe trabalhar com jogador mediano,mas entende demais de futebol e sabe motivar,abrir competição interna e domar as feras…logo ele tbm vai nos ultrapassar.

    • Concordo.
      Aliás, passou da hora.
      Era pra ele ter vindo para a pré temporada e o zé teimoso seria seu assistente.
      Mas, se ainda vislumbramos algo nessa temporada, é melhor que venha logo.

  • Mas este tecnico é horrivel
    ele nao tem tatica alguma , so tem uma merda de jogar e no demais e o
    jogador , ou seja jogada individuais , nao vejo uma trama com os cabeça
    do time o Everton Ribeiro como um ponta de lança aos poucos esse
    desgraçado ta voltando o time dele , Vaz ,Rever ,Caramujo e so ganhar
    umas partidas q ele volta de novo com a merda de time q ele tem naquela
    cabeça dura , nao se ve evolução alguma é a mesma merda todo jogo ,
    todos os times ja sabem como parar este time é so fazer uma retranca no
    meio e acabou , ai fica nessa merda de acertar um cruzamento de 40 , qts
    bolas foram alçadas na area ? E como se
    nao bastasse mts longe do alvo , vira e meche eu vejo este marcio
    araujo errando bola tanto na frente como atras é um atraso esse cara so
    este tecnico nao ve ? O guerreiro pedindo uma bola redonda embaixo e os
    caras insistem em ficar enfiando ou levantando pra ele se virar , das
    poucas vezes que um tentou trocar passe ele devolveu redondinha , nao
    existe este tipo de treinamento é so bola alçada e seja o que Deus
    quiser. Se manterem este treinador ja era o brasileiro , nao aposto
    nada neste tecnico !!! Se for ate o final ja perdemos este brasileiro .

  • Só li verdades!

  • Não vou por esse entendimento por considera lo demasiadamente sem nenhuma pitada de inovação. Então vai ser se.pre assim é o treinador. Prefiro acreditar na incompetência e falta de liderança daqueles mais rodados do grupo de atletas profissionais que deveriam cobrar um dos outros, pois, qual esquema tático o Guerrero, Diego, Everton Ribeiro, Rever, Juan, Everton e demais não sabem ou é de difícil compreensão? Acredito que nenhum. Por isto que a cobrança deve ser entre eles jogadores. São eles que devem mudar esse quadro. Buscar entrosamento e opitarem por melhores jogadas.

    • Parabens pelo seu comentario. Venho falando isso aqui a muito tempo e sendo criticado pq alguns entendendores acham que estou defendendo o Ze Ricardo pelas criticas que vem recebendo, pra mim de maneira exagerada. Ze Ricardo nao vai ensinar esses jogadores experientes o suficiente fazerem o basico de um bom time. Aproximaçao, tabelas, triangulaçoes vem dos jogadores de forma natural. É caracteristica do atleta. É claro que o tecnico tem sua parcela de responsabilidade. Mas acho que o problema do Flamengo é persinalidade de vencedor. Chamar a respinsabilidade do jogo. Gostar de vencer.

      • então não precisamos de treinador?Já que os jogadores tem´como resolver por eles mesmos?

        • Sendo assim, Barcelona e Real Madri podem demitir seus treinadores né

  • Porra o jogador tem poder de decidir e tomar a iniciativa, ele ta vendo q não ta dando certo, tem q mudar a atitude durante a partida! Não pode colocar a culpa exclusivamente no técnico, não são robôs com ações pré definidas… Assim como nos treinamentos…

    • Falta a esse elenco entender oq é ser flamengo. Nao é que falta vontade, mas falta gana de vencedor. Nao adianta correr por correr, tem que correr pra chegar. O Espirito rubro negro ja fez equipes limitadissimas crescer e ganhar campeonatos, assim como a falata desse mesmo espirito ja fez bons elencos naufregar. Entao falta a esse elenco entender que isso aqui é flamengo.

      • Xará, acontece que os elencos que foram vencedores na base de raça como vc citou, tinham consciência que só assim chegariam lá.
        Tudo bem que os jogadores não são robôs, mas é papel de quem dar uma chacoalhada, e apontar tais soluções que vc mesmo citou?
        Se formos entrar no mérito de que o próprio jogador deve se instruir e alterar a tática, veremos que a própria diretoria transmite esse ar blasé, achando que salário em dia, estrutura e patrimônio fortalecidos são argumentos para que não haja maiores cobranças.

    • É pra isso que precisa de treinos,ou seja de treinador,para mudar a forma de jogar.

  • RMP as vezes fala umas verdades, não é possível que os diretores do clube estejam satisfeitos com o desempenho do time depois de todo esse tempo, chegando reforços de peso praticamente toda semana.

  • Me digam qual foi o último técnico estrangeiro que ganhou um título importante no comando de uma equipe brasileira? Fica essa lenga lenga de trazer técnico estrangeiro.

    • Me diga qual teve a disposição um elenco competitivo?

  • A CULPA É DA FORMAÇÃO E NÃO DOS JOGADORES, SÃO CARACTERÍSTICAS QUE ESTÃO SENDO MAL UTILIZADAS.

    Zé insiste demais com MA e mais um ali atrás, o time perde meio-campo, tendo apenas Diego ali, põe mais um meia técnico pra ir infiltrando junto do Diego, 2 volantes é absurdo com esse elenco cheio de bons jogadores no setor ofensivo.

  • Oportunista cuzao.

    • Só falou vdd…

  • Mas quem poderíamos colocar no lugar dele?Não tem nomes bons,o negocio e esses jogadores começarem a jogar bola,Rodinei horrível hoje tava igual a Gabriel so tocando pra traz,matando vários contra ataques,eu não entendo porque o Flamengo e um time que joga lento não acelera o jogo fica so nesse toquinho pra la e pra cá!!

    • Tem nome bom sim, aliás, mais do que bom e chama-se Reinaldo Rueda. Se continuarmos nesse papo não vamos evoluir nunca o nosso futebol e morreremos abraçados com o zé.

      • Os últimos técnicos estrangeiros que vieram não arrumaram nada. Técnico estrangeiro não quer dizer nada.

        • Eu to falando do técnico em si, não do fato dele ser estrangeiro. Obviamente isso tem que ser feito com planejamento. Ah, e pelo seu argumento um sampaoli, simeone, mourinho ou guardiola nunca poderiam trabalhar em outro país que não fosse o seu, pelo simples fato de ser um estrangeiro. Eu sugiro o Rueda pois não há nenhum técnico de ponta brasileiro disponível no mercado e continuar com o zé ricardo não dá.
          Se você tirar 10 minutos do seu tempo para pesquisar sobre o rueda e assistir algumas partidas do ex-time dele tenho certeza que o olhará com outros olhos.

          • Estou me referindo ao futebol brasileiro. Qual foi o último técnico estrangeiro que ganhou um título de expressão aqui?

            • E eu reformulo a pergunta. Qual foi o último técnico estrangeiro que teve tempo e planejamento para ganhar um título de expressão aqui? Pois é.

              • Só mais uma pergunta, qual treinador teve tanto tempo p trabalhar no Flamengo como esse aí??

    • Cara, vou te responder com outra pergunta. Quem não quer treinar o flamengo com esse time de hoje? É só chegar e mandar a proposta que o qualquer um vem. E te falo, perdemos a oportunidade quando Dorival estava livre.

    • Amigo,para com isso,como assim?fizeram uma lavagem cerebral na torcida do fla e ninguém presta…levur tava au,pegoy o santos capenga,barrou quem tinha q barrar e já tá na nossa frente em 6 duzua de jogos…tinha o Dorival,tem o luxemburgo que sabe mesmo e trabalhar com jogador nível A..coloca esse elenco e estrutura na mao dele…por essa de achar q ninguém presta,deixamis o Abel ir pro flor por mímimi da torcida com 2004..

  • Só discordo de uma coisa nesse texto: a falha no gol do cruzeiro foi do Vaz, que não acompanhou o Sassá.

    • mais uma na conta dele.

      • Se o cara joga bem um jogo, é certo que no próximo vai fazer merda

        • no último jogo o gol do grêmio começa com uma falha do rafael vaz e que continua com o márcio araújo… contra o bahia ele já ia entregando a rapadura se não fosse o frankenstein salvar. não dá mais, era reserva do vasco não foi a toa.

        • Não, é certo que no outro ele vai pro banco, vide Berrio.
          O Vaz já tinha paçocado na quinta.

      • Só no primeiro tempo contei 3 Vazadas que ele deu.
        E duas por muito pouco não saíram gols.
        Mas o é padrão estagiário de qualidade, na quinta já fez o mesmo, então pro ZR é o que vale.

    • Deveria ter saído pra deixar em impedimento…

  • Quando pensávamos que o setor de criação do Flamengo estaria resolvido com o ER… Continua faltando criatividade no time.Se for pra ficar dando bico pra área então é melhor escalar Damião e Guerrero na frente.

  • Temos um ótimo elenco, só nós falta um esquema tático, e satisfatório pois que não dependa do acaso futebolístico nem de atuação individual! Amém

  • As vezes sinto que não se treina outra coisa…Zé Ricardo não mostra variações, nada ensaiado, é muito previsível…um time que joga no “a espera de um milagre”. Manda para a área e seja lá o que Deus quiser…Zé tem dado sorte em alguns jogos em que o individual se sobressai. Ou um Guerrero, Diego, Everton…não se vê realmente nada “coletivamente” sendo treinada (pelo menos é o que parece). Para um “estudioso” o Zé mostra uma pobreza de dar dó…não é a toa que teve quatro empates e vem oscilando…falta equilíbrio, um time jogando FUTEBOL. Fora os perebas dele, que insistentemente continuam…irritante e chato esse “flamengo”. Não empolga. Eu me sinto muito frustrado…esperava mais, se bem que pelo técnico que temos…não se pode pedir muito creio.

    • A verdade,e que nao temos tecnico.fato.

  • Chuveirinho nosso de cada jogo, daí-me distância deste método! Amém

  • Falta organização ao Flamengo, o elenco tem jogadores de qualidade, ao contrário de vários times. Mas nem sempre as melhores escolhas entram em campo, e principalmente o time não cria, produz e finaliza, contra o Cruzeiro teve mais de 60% de posse de bola e apenas 5 finalizações, é inadmissível. Acho que poderia ter outra opção de jogo, um 4-1-4-1 com apenas Cuellar e o mancuello na linha de frente, mas se não tiver mais triangulacoes e menos bola cruzada na área, vai continuar esse mesmo problema. O Zé Ricardo já tem mais de 1 ano na equipe, é hora sim de ter melhoras e evolução, mas isso não vem.

  • Falou tudo que vimos insistentemente cobrando aqui nesse espaço… e realmente, se a principal jogada são cruzamentos na área, pelo menos os jogadores podiam treinar esse fundamento… ainda que o Rodinei tenha faço o passe para o gol hj, ele não vem bem.. acho o Pará menos ruim….não colocar nem no banco o Ronaldo eu já nem tenho mais força de reclamar… mas já é o terceiro jogo que a nossa maior joia , VJ, também sequer aparece por ali…

  • Baseada em que essa diretoria acredita que o Zé tem condições e treinar um elenco desse?

    • Nos falsos números….os mesmos que colocaram esse entregador de coletes como o 11 melhor do
      Mundo … patético…

    • Baseada no fato do nosso EBM nao entender nada de futebol.entao ele nao sabe nem o q esta se passando com o time…

  • Apesar de ter saído de Renato Maurício Prado, achei o texto coerente.

    • Muito cortente

    • Infelizmente…

    • rmp fala a verdade ! Truth hurts !

  • Acredito que o Zé R. não t capacidade técnica de tomar de conta de jogadores de alto nível que o Flamengo tem, aliás precisa mudar todo departamento de futebol.

Comentários não são permitidos.