Notícias

Renato Maurício Prado: “Tática irritante”

Empatar com o Cruzeiro, no Mineirão, em condições normais, nem deve ser considerado mau resultado. Mas pelo que se viu em campo, mais uma vez, a torcida do Flamengo tem motivos de sobra para reclamar. Rodada após rodada, apesar da chegada de reforços de qualidade, o time de Zé Ricardo continua a ter como principal (e praticamente única) opção de ataque o manjadíssimo e pouco eficiente chuveirinho.

Com seu estilo de privilegiar, acima de tudo, a posse de bola, o Fla domina o meio-campo, cisca, cisca e tome de bola alta sobre a área. Cruzamentos sucessivos e extremamente mal-feitos. Em 99% das vezes, não dão em nada. E surgem, então, perguntas daquelas que não querem calar:

Por que os jogadores não chutam mais de fora da área?

Por que TODAS as faltas laterais têm de ser cobradas altas, no  medíocre chuveirinho?

Por que, contando com jogadores habilidosos, como Diego, Éverton Ribeiro, Guerrero e Éverton, não há triangulações, jogadas de ultrapassagem e tabelas?

Por fim: se o treinador considera os cruzamentos tão importantes assim, por que, pelo menos, não são aprimorados? Os rubro-negros não acertam praticamente uma bola na cabeça de seus jogadores!

O fato é que o que mais irrita o torcedor é a impressão, que se fortalece na medida em que o elenco se reforça, de que Zé Ricardo parece incapaz de fazer o time jogar um futebol à altura dos jogadores que tem.

Essa tática do “cisca-cisca”, por exemplo, pode até ser razoável em determinadas circunstâncias. Mas hoje, contra o Cruzeiro, matou as possibilidades de contra-ataque, dando tempo à defesa mineira de se rearrumar e se fechar em várias oportunidades. Resultado? Bola alta a esmo na área rival.

Se no ataque o impasse continua, na defesa, viu-se também, há muita coisa a acertar. O gol do Cruzeiro só foi possível graças a uma bobeada de Réver (principalmente) e Rafael Vaz que, em linha, não perceberam a infiltração de Sassá. E no primeiro tempo, no espaço entre os dois, Thiago Neves só não marcou porque o goleiro Tiago fez grande defesa. Ou seja, há falhas na marcação – individuais e de posicionamento…

Depois de perder em casa (para o Grêmio) e deixar escapar a vitória no Mineirão, o Flamengo ficou a 12 pontos do líder Corinthians. Ainda falta muita coisa, mas começa a ficar difícil crer nas possibilidades de título brasileiro.

Com a desclassificação vexatória na Libertadores, restam a Copa do Brasil e a Sul-Americana. Com o investimento que está fazendo e os jogadores que tem ao menos um desses títulos passa a ser obrigação.

A par disso, já está na hora do presidente Eduardo Bandeira de Mello e o comando do futebol começaram a olhar, com atenção e carinho, o mercado de técnicos (quem sabe no exterior). Não adianta nada juntar um punhado de bons jogadores e continuar com um técnico que aposta todas as suas fichas no prosaico chuveirinho.

Reprodução: Blog do Maurício Renato Prado

Yuri Sobral

Ver comentários

  • Acredito que o Zé R. não t capacidade técnica de tomar de conta de jogadores de alto nível que o Flamengo tem, aliás precisa mudar todo departamento de futebol.

  • Apesar de ter saído de Renato Maurício Prado, achei o texto coerente.

  • Baseada em que essa diretoria acredita que o Zé tem condições e treinar um elenco desse?

    • Nos falsos números....os mesmos que colocaram esse entregador de coletes como o 11 melhor do
      Mundo ... patético...

    • Baseada no fato do nosso EBM nao entender nada de futebol.entao ele nao sabe nem o q esta se passando com o time...

  • Falou tudo que vimos insistentemente cobrando aqui nesse espaço... e realmente, se a principal jogada são cruzamentos na área, pelo menos os jogadores podiam treinar esse fundamento... ainda que o Rodinei tenha faço o passe para o gol hj, ele não vem bem.. acho o Pará menos ruim....não colocar nem no banco o Ronaldo eu já nem tenho mais força de reclamar... mas já é o terceiro jogo que a nossa maior joia , VJ, também sequer aparece por ali...

  • Falta organização ao Flamengo, o elenco tem jogadores de qualidade, ao contrário de vários times. Mas nem sempre as melhores escolhas entram em campo, e principalmente o time não cria, produz e finaliza, contra o Cruzeiro teve mais de 60% de posse de bola e apenas 5 finalizações, é inadmissível. Acho que poderia ter outra opção de jogo, um 4-1-4-1 com apenas Cuellar e o mancuello na linha de frente, mas se não tiver mais triangulacoes e menos bola cruzada na área, vai continuar esse mesmo problema. O Zé Ricardo já tem mais de 1 ano na equipe, é hora sim de ter melhoras e evolução, mas isso não vem.

  • Chuveirinho nosso de cada jogo, daí-me distância deste método! Amém

  • As vezes sinto que não se treina outra coisa...Zé Ricardo não mostra variações, nada ensaiado, é muito previsível...um time que joga no "a espera de um milagre". Manda para a área e seja lá o que Deus quiser...Zé tem dado sorte em alguns jogos em que o individual se sobressai. Ou um Guerrero, Diego, Everton...não se vê realmente nada "coletivamente" sendo treinada (pelo menos é o que parece). Para um "estudioso" o Zé mostra uma pobreza de dar dó...não é a toa que teve quatro empates e vem oscilando...falta equilíbrio, um time jogando FUTEBOL. Fora os perebas dele, que insistentemente continuam...irritante e chato esse "flamengo". Não empolga. Eu me sinto muito frustrado...esperava mais, se bem que pelo técnico que temos...não se pode pedir muito creio.

  • Temos um ótimo elenco, só nós falta um esquema tático, e satisfatório pois que não dependa do acaso futebolístico nem de atuação individual! Amém

  • Quando pensávamos que o setor de criação do Flamengo estaria resolvido com o ER... Continua faltando criatividade no time.Se for pra ficar dando bico pra área então é melhor escalar Damião e Guerrero na frente.

  • Só discordo de uma coisa nesse texto: a falha no gol do cruzeiro foi do Vaz, que não acompanhou o Sassá.

      • Se o cara joga bem um jogo, é certo que no próximo vai fazer merda

        • no último jogo o gol do grêmio começa com uma falha do rafael vaz e que continua com o márcio araújo... contra o bahia ele já ia entregando a rapadura se não fosse o frankenstein salvar. não dá mais, era reserva do vasco não foi a toa.

        • Não, é certo que no outro ele vai pro banco, vide Berrio.
          O Vaz já tinha paçocado na quinta.

      • Só no primeiro tempo contei 3 Vazadas que ele deu.
        E duas por muito pouco não saíram gols.
        Mas o é padrão estagiário de qualidade, na quinta já fez o mesmo, então pro ZR é o que vale.

Notícias recentes

Corinthians estuda pagamento à vista para ter Hugo Souza, do Flamengo

Corinthians tem até o dia 30 deste mês para comprar Hugo Souza do Flamengo O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

Com De La Cruz e 4 reforços, Flamengo finaliza 1º treino com foco em jogo contra o Fortaleza

Além dos convocados, Gabigol também participou do treino nesta sexta-feira (22) O elenco do Flamengo…

22/11/2024

“Amarelou”: Jornalista afirma que Jorge Jesus criticou Filipe Luís por atuação na final da Libertadores de 2019

Flamengo fez história e venceu o River Plate (ARG) de virada, por 2 a 1…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024