Variações táticas, técnicas e essenciais!

Compartilhe com os amigos

Mais um empate. O sétimo em 17 jogos. Resultado que mantém o Flamengo à 12 pontos da liderança e no 5º lugar do campeonato. As variações possíveis no time não aparecem na tabela.

Não vou chover no molhado de falar em Zé Ricardo e Márcio Araújo, todos que acompanham minhas colunas sabem qual é a minha opinião. E nosso presidente fez questão de dizer que ZR é o treinador até o final do ano, então…

Vou falar sobre o que ficou de bom do segundo tempo do jogo de ontem, sim apenas do segundo tempo, já que o primeiro, foi mais uma vez apático, desorganizado e sem criatividade.

Só não tivemos prejuízo maior graças ao erro clamoroso do bandeira que anulou um gol legítimo de Jô. E mais uma vez tomamos um gol de bola enfiada nas costas de nossos zagueiros e laterais, erro clássico de falha de posicionamento.

ZR pressionado pela vitória, e até pela manutenção do seu cargo, ontem mexeu no time no segundo tempo da partida. Entrou com Arão no lugar de Cuéllar, mantendo Márcio Araújo (?!) E depois trocou Trauco por Berrío, recuando Everton para a lateral.

A partir daí o Flamengo foi soberano no jogo, começou a rodar a bola, fazer triangulações, e por pouco não saiu com a vitória, muito pela grande partida de Cassio e palavras sorte que tem acompanhado o time de Carille.

Ficou a esperança de variação desse time. ZR tem muitas peças interessantes, mas utiliza as mesmas peças com frequência (algumas até demais) e pouca variação.  Ontem ele variou, deslocando Everton para a lateral e com a entrada de Berrío e Vinicius Jr, ganhou opções para jogos contra times bem fechados.

Com o elenco atual do Flamengo, é possível testar diversas variações. Diego pode fazer a função do 10, como a de um segundo volante. Everton pode fazer a ponta, a ala e a lateral. Everton Ribeiro pode jogar flutuando, não apenas preso à ponta direita. Berrío pode fazer a ponta e fazer um ala, dependendo do esquema.

O esquema também não pode ser engessado, utilizar um 4-1-4-1 é factível e interessante, assim como dependendo do adversário a utilização de 3 zagueiros com Berrío e Everton de alas, surge como uma oportunidade de ter volantes que saiam mais para o jogo, e centralizar Everton Ribeiro e Diego juntos para jogar de forma mais vertical.

Arão entrou bem ontem, por que não testá-lo ao lado de Cuéllar?  E Vinicius Jr, que tem uma característica incomum no elenco rubro-negro de drible curto e progressão em velocidade, pode ser utilizado como segundo atacante tabelando com Guerrero.

O fato é que a polivalência e qualidade técnica do elenco dão a possibilidade de variação e de inovação, fugindo do ponto comum e surpreendendo o adversário.

Muitas possibilidades. Muitos nomes. Elenco qualificado. Mas… enquanto insistirmos nas mesmas peças dificilmente vamos conseguir grandes coisas esse ano. As variações são possíveis e essenciais!

Porém, o ano ainda não acabou. O presidente já bateu o martelo que ZR fica, então não adianta fazer campanha contra a manutenção do treinador e principalmente contra suas escolhas,  a esperança é a de que o mesmo evolua, aprenda com os erros, e enfim transforme esse Flamengo na máquina que tem potencial para ser.

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter ! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bom texto, realmente necessita de variações, sobre os alas e 3 zagueiros pensei já nisso, mas Zé Ricardo nunca inova, 3-4-3, 4-4-2, 3-5-2, ou moderno 4-1-4-1, tantas peças e pouca criatividade, uma Ferrari na mão de um motorista de carro de lixo(Vaz, Araújo e Gabriel) puts!

  • Já falei antes e repito. Everton é nosso melhor lateral esquerdo do elenco, gostaria de ver ele e trauco mas em posição invertidas. Pq o trauco tem um cruzamento primoroso, drible curto e uma velocidade razoável. Já o Everton fecha mto melhor a zaga e tem velocidade e habilidade pra chegar de trás surprendendo e batendo de fora da área

  • 4141

    Cuellar
    Berrio er dr everton
    Guerrero

    O time e esse, so nao ve quem nao quer

    • Apontando com os dedos pros companheiros lá do meio-campo o correto posicionamento da equipe.

    • Depois que alguém achar o caramujo, poderia me explicar essa formação tática defensiva do flamengo…. é 6 olhando e três contra 3 na área

      O único que tá marcando em cima nesse time é o juiz ali na entrada da área

    • Esse MA e uma piada de mau gosto…

  • O Pará vem falhando muito desde o ano passado, nem reserva deveria ser.

    • O para sempre foi isso ai. Sempre.

  • Eu acho que o Flamengo tem que negociar o Guerrero e em 2018 contratar um artilheiro que chegue e diga que tem metas de fazer 35 para 40 gols, que vai ajudar o time ser campeão dale títulos naci9naia e internacionais, que distribua o jogo e chame a responsabilidade pedindo bola na área para finalizar de primeira ou ajeitar, driblar e finalizar, que lance a bola para os outros atacantes e não recue que nem o Guerrero ontem que não lançou para o V.Jr fazer o gol livre que estava passando, que não se esconda de jogos decisivos e fique mais dentro da área, que faça o pivô, que volte até o meio campo para marcar e não passe do meio campo pois sabe que tem volantes e assim não se desgasta, sabendo cadenciar fom inteligência, e que não sinta pressão dos grandes jogos por ser um jogador bem técnico! O Flamengo precisa de artilheiro, não é apenas um finalizar que nem o Hernane ou um jogador que faz mais pivô que nem o Guerrero mas um jogador completo como disse anteriormente, que faça praticamente todas as funções! Aliás se o Flamengo jogasse quem sabe com un volante que poderia ser o Ronaldo, Rômulo ou Arão e dois meias Conca, Diego ou E.Ribeiro o time poderia ter vencido o Corinthians pois poderia lançar a bola para o Berrío ou V.Jr fazer o gol, nas parece que o Fla é obrigado à jogar com centroavante fixo, que o Zé está preso nessa formação e acaba prejudicando o Fla em certos jogos. O Zé não pode se conformar com o time rendendo pouco, o time era para golear o Santos e Corinthians e outros clássicos, vencendo Grêmio Botafogo e Flu…

  • O que vocês acham? O Renê marca muito bem, mais não sabe apoiar…
    Será que o Renê jogaria bem de 1º volante barrando o Caramujo?
    Eu ao menos testaria o Renê de 1º volante, Cuellar (ou Arão) de 2º…
    Poria o Éverton de ala pela esquerda…
    E o Rodinei de ala pela direita, ambos com liberdade para atacar…
    Diego e ER7 no meio, ambos com liberdade para atacar e cair pelos lados do campo quando necessário…
    E no ataque poderia ser Guerrero e mais 1 (Berrio, Geuvânio, VJr…)

    • Ainda bem que você não é o técnico

    • Essas tentstivas poderiam ser tentadas no inicio da temporada. Agora eh impossivel.
      E os tecnicos brasileiros sao horrorosos. Atrasados.
      Nao tentam nada.

  • eu Vi no Primeiro tempo Marcinho Craque zé tentando coloca lo na frente ainda posse de bola arma o time meu deus sendo no segundo tempo Voltou a Sua unica Função ficar travado no meio dos Zagueiros zé ricardo não Dá muito fraco não tem tática alguma 1 ano e pouco e nada

  • Gostei do Éverton jogando de
    lateral, porque o Trauco marca muito mal e é inclusive um dos
    responsáveis pela sobrecarga na zaga, especialmente daquele lado
    esquerdo onde muitas vezes joga o Vaz, que não é nenhuma maravilha!
    A menos que o Cuellar tenha sentido, não faz sentido manter o Caramujo e tirar o colombiano! Coisas do Zé Ruela!
    Vinícius Jr tem bola? Claro que tem… Mas, está muito mal orientado.
    Ontem
    ele deveria aproveitar a avenida que o Fagner, já cansado estava dando
    ali na ponta esquerda e ele ficou centralizando como se fosse um centro
    avante e facilitou a marcação…
    Diego tem que pelo menos revesar com o ER7 quem vai fazer a função do 10…
    E o Guerrero, embora faça muito bem o pivô, etc… Ele tem que entender que no Fla do Zé Ruela, ele joga de centro avante…
    Ali
    onde ele fica, vai fazer poucos gols… Ele tem que jogar na posição do
    avante e vez por outra sair para a infiltração do Berrio, Geuvânio ou
    outros atletas que saibam fazer gols, confundindo assim a zaga
    adversária…

    • até que enfim, um comentário sensato.
      parabéns!!!!!

      PRIMEIRO TEMA:
      fica claro, nossas falhas nas coberturas dos laterais…..
      o Everton, era lateral, marca muito bem, tem uma velocidade espantosa, apoia muito mais do que o Trauco, e seus cruzamentos não deixam a desejar para o TRAUCO…
      ficou provado, a mudança de rendimento do time com o Everton, recuado para lateral.
      Com isso abriria vaga no ataque para o GEOVÂNIO – VINICIUSJR

      SEGUNDO TEMA:
      DIEGO, nitidamente, sobrecarregado, na armação, pq??? pq nós temos 2 jogadores no meio, que só sabem marcar… O CUELLAR, tem limitação clara na armação, então ficamos com 2 VOLANTES, que não sabem armar…facilitando a vida dos adversários, e fazendo com que o DIEGO, volte pra ter que receber a bola dos zagueiros, sair driblando ate chegar perto dos atacantes.
      solução: barrar o marcioaraujo, recuar o CUELLAR, pq acredito que seja o que marque mais forte depois do MA, e tem técnica muito melhor, de sair jogando.
      E deixar o DIEGO e EVERTONRIBEIRO, na frente do volante, flutuando os dois, vindo receber bola, fazendo triangulações, e voltando pra marcar quando o time estiver sem a bola,
      Com isso abriria vaga no ataque para o BERRIO

      ESCALAÇÃO: 4-1-4-1
      DIEGO ALVES,
      RODINEI,REVER, RODOLPHO,EVERTON,
      CUELLAR,
      DIEGO, EVERTONRIBEIRO, GEOVÂNIO, BERRIO,
      GUERREIRO

      Teríamos dois laterais que tem características de marcação e apoio ao ataque muito melhor, que temos atualmente (RODINEI melhor que o Para, EVERTON melhor do que TRAUCO )
      Teriamos dois atacantes de lado, com alto poder de velocidade, marcação, e que sabem fazer gol…. ( berrio e geovanio )
      Teriamos dois jogadores no meio que são altamente qualificados com a bola nos pés ( DIEGO e EVERTONRIBEIRO )

      • Geuvanio nao rende bem ma esquerda. Nem berrio.
        Teria que usar o vj na esquerda

  • #4-1-4-1mengao

  • Pra mim tá mais que claro que Éverton deve jogar na lateral esquerda (posição esta que ele já atuou). Trauco tem potencial, mas não vem jogando nada a muito tempo, não marca, o adversário passa por ele brincando, é muito lento (corre e não sai do canto) e renê é fraco. Com o deslocamento de Éverton para a lateral, colocaria Berrio ou Vinicius Junior no ataque.

  • Ontem o Zé Ricardo me surpreendeu, mexeu bem no time retirando o Trauco e colocando Berrío e Arão, porém eu retiraria o Márcio Araújo do time e não o Cuellar.
    Precisa treinar essa zaga, o posicionamento dos zagueiros está comprometendo nos últimos gols sofridos contra Cruzeiro, Coritiba e Corinthians.

    • Ontem, Zé Ricardo não me surpreendeu. Repetiu a mudança e, desta vez, funcionou. Apenas isto.
      Marcio fez mais uma boa partida.
      Cuéllar, depois de seu lindo gol, mostra-se muito tímido e ineficiente (o que vc viu de bom nas últimas partidas do colombiano?).
      Quanto à zaga, aí sim, concordo que há muito o que melhorar. Os laterais estão lentos e a zaga, além de também lenta, se posiciona muito mal. Não sei o que Jayme de Almeida está fazendo no clube!
      SRN!

      • Cara o Cuellar tem muito mais qualidade no passe que o Márcio Araújo, contra o Santos ele foi bem e ontem na minha opinião estava sendo melhor também.

      • Nao sei se vc percebeu, que desde aquele jogo contra o Santos o CUellar nao esta mais indo pro ataque e quem tem feito isso é o MA. Muitos podem se recusar a achar, mas o ZR tem preconceito contra os estarngeiros, nao tem logica isso, o cara esta barrando o cuellar de aparecer no ataque pra deixar seu queridinho inutil fazer isso. SO ver que o DOnatti aqui nao jogava e foi la pro time do mexico é titular capitao.

    • O Pará vem falhando desde o ano passado, aí a culpa cai sobre os zagueiros, quase todos os gols recentes contra os times na Copa do Brasil e C.Brasileiro foi pleo lado do Pará e falta de marcação do mesmo.

      • Para mim o Pará tem que ser reserva, sou muito mais o Rodinei.

  • Esse é o Flamengo do ano…. Te enche de esperança pra depois te derrubar de novo
    Esse time do segundo tempo só entra na hora que a vaca tá chegando no brejo

    É uma pena, tinha tudo pra ser o ano do Flamengo…. mas todo mundo se perdeu no caminho, EBM, Zé Ricardo….

    O pior disso tudo é que já se sabe que nada vai mudar pra próxima partida, vai entrar do mesmo jeito e ai caso precise faz certo no segundo tempo e tenta resolver

    • “Convicção”

    • Amigo, a mudança maior foi a entrada do ineficiente e tímido Cuéllar.
      As demais alterações foram por motivo de força maior (contusões de Rhodolfo e Léo Duarte, além das negligências de Rafael Vaz). É na defesa que reside o ponto crítico da equipe.

      • Não é que o cuellar esta timido, é por que ele esta jogando de 1 volante, fazendo a saida de bola, se apersentando pro jogo ali na saida, e inclusive desde o jogo contra o santos na CB, o primeiro jogo que ele fez um lindo gol, que nunca nao em aparecido mais la na frente, mas em contrapartida, que tem feito isso ?¹ MA , o queridinho do ZR, o cancer do flamengo. Ontem no primeiro tempo estava totalmente perdido no jogo.

  • Pela qualidade dos jogadores é claro que tem que variar. Berrío entrou bem a meu ver e poderia continuar com Everton Ribeiro no meio, Arão e Cuellar na volância, mas ai entra na questão muito batida da manutenção do ruim MA, ou seja a ideia inicial se mostra a mesma, e o Zé não muda. Isso que é estranho e difícil de entender. É capaz dele tirar o Cuellar e voltar com o Arão, ou meter três volantes só para manter o ruim em campo. Eu tenho minha opinião formada quanto a isso. No segundo tempo o time melhorou, mas foram 25 bolas alçadas na área do Corinthians…o famoso “chuveirinho do Zé” e isso é em toda partida, não importa se o adversário vem pro jogo ou se fecha. Mudanças são possíveis, basta querer, e não sei se já não é tarde…e quem garante que ele vai fazer lá contra o Santos. É bem capaz de tirar o Cuellar…tenho quase certeza disso. Bom vamos ver.

    • Cuellar pelo Arão acho que é certo
      Ele tbm deve tirar o Trauco e colocar o Renê
      E se o Rhodolfo não jogar ele volta o Vaz

      • Por um jogo? E parte dele? Eu tiraria o MA e colocaria Arão e Cuellar, para mim é o ideal. O problema é a falta de compactação. Olha como as linhas do Fla estão distantes, não tem uma organização no meio. MA vem jogando sempre e resolveu alguma coisa? Arão entrou bem, mas foi só por uma parte do jogo, já é o suficiente para tirar o Cuellar? Porque não o MA? Porque ele não pode sair…fica a reflexão.

        • Isso não é o que faria, é o que o Zé Ricardo faria

          Se eu que mandasse alguma coisa, Renê, Vaz, MA nem colocavam chuteira pra treinar

          • Poderia vamos dizer né…rsrs. Claro eu também não mando, estamos só ponderando. Na minha visão falta variações e uma delas seria jogar sem o MA e na verdade Francis, o que se vê hoje no futebol em geral é função…isso de ´primeiro ou segundo volante e tal, é antiquado. Os jogadores do meio tem que saber sair jogando, recompor (a volância). Com um ou mais volantes o Flamengo apresenta um problema cronico: as linhas ficam muito distantes e não tem a compactação, que se vê por exemplo, no Corinthians, que tem um meio sólido e é muito difícil de entrar na defesa. Quando pega a bola olha a rapidez que os caras chegam no ataque…em fim eu só dou minha opinião . SRN.

            • Eu sei… e pode ter certeza que eu prefiro seu time que o do Zé
              Sobre o MA, enquanto ele tiver no elenco ele vai ser usado… ele é a muleta pra falta de capacidade de um técnico compactar o time… com ele no elenco o time nunca vai evoluir
              E eu duvido que ele saia no fim do ano, então vai ser pelo menos mais um ano e meio de MA

              Eu acho muito valido você expressar sua opinião, só falei aquilo pra deixar claro que não é o que eu quero, mas o que acho que o Zé vai fazer

              • Claro eu entendi Francis. Na verdade estamos falando a mesma coisa, mas de modo diferente. Desculpe se dei a entender errado. SRN.

        • Márcio Araújo não pode sair porque é o melhor primeiro volante.
          Arão é segundo volante, assim como o tímido e ineficiente Cuéllar. Não vimos NADA do futebol de Cuéllar, após aquele lindo gol. Acho que será tudo que teremos na lembrança, do colombiano.
          Se Rômulo estivesse em melhor forma técnica, talvez pudesse se apresentar melhor do que MA, pois tem bastante força física. Contudo, perde muito em velocidade, que é um “handicap” do ataque rubro negro.
          Malhar o MA ainda é uma válvula de escape da nossa apaixonada torcida. Entretanto, não é assim que os “experts” do futebol pensam a respeito do volante. É por isso que sempre foi unanimidade dos técnicos.
          SRN!

          • Os “experts” que todo jogo que fazem disputa posição por posição nunca colocam o Ma como melhor que ninguém

            E seria bom você explicar isso por Zé Ricardo que vem usando o Ma como segundo volante a muitos jogos

            Nem os poucos comentaristas que defendem o Ma tem coragem de escalar essa criatura quando tem que fazer uma seleção de jogadores

          • Bira eu não malho o MA. É uma questão de visão. Como você tem a sua. Eu não vejo o Cuellar jogando mal, certo que Arão estando em forma é mais jogador que todos juntos: MA , Cuellar, Rômulo (ai eu até queria ver). MA não sabe jogar com a bola: passa mal, não participa de nada (tabela, triangulações) e fica lá atrás o tempo todo…e o Flamengo vem tomando gols com ele em campo do mesmo jeito. Ora se ele é um especialista na marcação algo não está certo… Vi o MA fora de posição e chegando atrasado no lance do gol do Corinthians…ele não é “imprescindível” por ficar atrás e dar cobertura…e venho vendo isso na maioria dos jogos. O Zé está forçando a barra com ele querendo que seja um segundo homem de meio, mas as suas limitações são flagrantes.Ontem ele errou menos, mas para mim continua não entregando o que se espera de um jogador com a camisa 8 do CRF. É só uma opinião. SRN.

    • Amigo, o tímido e ineficiente Cuéllar, não é primeiro volante. Quando joga como tal, só sabe fazer faltas. O nosso melhor primeiro volante é Marcio Araújo que, ontem, fez mais uma boa partida.
      Uma questão é que as mudanças realizadas no jogo de ontem, já foram feitas anteriormente, sem grande resultado porque Arão entrava mal. Ontem, Arão jogou bem. Outra questão é a velocidade e posicionamento de nossos defensores. Os zagueiros já não acompanham os atacantes adversários e Réver é muito inseguro (frequentemente, quando está com a posse de bola, deixa o adversário se aproximar e se atrapalha todo – ontem aconteceu algumas vezes e, numa delas, tentou dar um passe para Pará, que saiu uma bomba).
      O Mengão ainda precisa de um zagueiro mais ágil, tipo Samir e Angelim.
      SRN!

      • Eu vejo diferente. MA meu me desculpe nem passa perto de ser um bom primeiro volante. Na verdade Rômulo em forma bota ele no bolso. Cuellar originariamente é primeiro volante e dizer que toda vez que ele joga de primeiro volante faz faltas (desculpe, mas é muito vago). Ele faz falta porque vai para a marcação, MA também e já levou até cartão…isso é relativo. Na verdade mesmo, não temos volantes top, e o esquema não está ajustado. Tem muita distância nas linhas e não tem a qualidade que deveria. Na minha visão essa de primeiro, segundo volante é do nosso futebol, pois na Europa o que se vê é função, compactação das linhas e atacar e defender em bloco, o chamado futebol total, hoje até goleiro tem que saber jogar. É o que eu penso amigão. SRN.

      • Se o ma eh nosso melhor volante, tem que demitir toos os joogadores, o caetano e o vp de futebol

  • “a esperança é a de que o mesmo evolua, aprenda com os erros”
    Sério? Desde de janeiro, que se usa esse discurso. Não vai acontecer.
    O jogo que eu vi foi o mesmo do jo. O corinthians limitado e um flamengo que só tem uma jogada.
    A diferença é que o corinthians deixou o flamengo fazer a única coisa que sabe. Jogar bola na área.

  • Só sei que aquele segundo tempo de ontem deu um pedaciiiiiiiinho, um cabeliiiiinho de sapo de esperança.

  • Sejamos realistas.Enquanto o time continuar com um a menos,não tem como alcançar grandes coisas.

    • Sejamos mais realistas.
      Só não perdemos o jogo por causa do Diego Alves e do árbitro.

      • Esse realismo seu depende muito do ponto de vista, o gol do Jô seria o 1×0… se faz o Corinthians recuaria como fez depois… e ai teve defesa do Cassio na cabeçada do Juan, teve o Diego jogando na lua, bola na trave

        O time do Flamengo tem hora que doe o olho assistir, mas o time do Corinthians é bem triste de se ver

        • o gol do Jô seria o 1×0… se faz o Corinthians recuaria como fez depois. Ufa alguém entendeu o jogo do corinthians.

        • É triste sim. É estamos 12 pontos atrás deles. Somos mais tristes ainda.
          Entendi o que você disse. Mas discordo. Só temos um fato. O gol do jo foi mal anulado, o restante da partida é o famoso “se”.
          Entendeu?
          Tudo que aconteceu foi pq o gol foi anulado, mas “se” não tivesse sido? Talvez fosse outro 4×0. É por aí vai.
          O flamengo não jogou bem. Só que o ponto fraco do corinthians é a única coisa que o flamengo sabe fazer. Jogar bola na área.

          • O corinthians é feio e o Flamengo com o elenco que tem fazer o quer faz é ridiculo…. Eu assisto jogo do Flamengo por conta da paixão, pq 90% é só pra passar raiva

      • Bem assim e os iludidos ainda acham que o ZR foi um gênio…a única coisa que ele fez foi consertar o erro em por o MA de segundo volante…

        • Eu acho que ninguém se ilude mais com o ZR, os que defendem fazem pq acreditam na teoria do EBM, que tem que defender todo mundo que tá no Flamengo

      • Cara eu acho que o Diego Alves comprometeu no primeiro gol, porém salvou a gente do segundo tempo em uma lance muito parecido, vai dar muitas alegrias para gente
        Eu acho que a gente não iriar perder não pelo gol mal anulado, pois, o Corinthians sempre joga assim faz um gol e esquece de jogar foi assim contra o Palmeiras, Patriotas.
        O erro foi ridículo da arbitragem foi sim, mas erraram contra a gente no jogo do Palmeiras e Coritiba.

        • Nem me ligo em arbitragem mais. Mas também fiquei com essa sensação. Se é o muralha seria outro gol. Ainda bem que o Diego corrigiu a posição e defendeu.
          E revoltante termos um timao e ver isso aí.
          Srn

  • O passe com triângulo do adversário está matando esse time do Zé Ricardo. Os erros se repetem e nas últimas rodadas já foram 5 gols tomados assim sem falar do jogo em que as sardinhas deitaram e rolaram pela Copa do Brasil.

    • É burro sim mano… infelIzmente… temos um tecmico medroso, teimoso e burro. Tirando ontem, olhas as substituiçoes dos jogos anteriores… ele é burro cara, se ilude não…

  • Semana que vem temos um jogo tranquilo contra o Palestino (2×5 primeiro jogo), acho que seria a hora ideal de fazer testes no elenco, tanto em testar algum esquema tático diferente, quanto testar peças novas. Seria bom para dar uma chance para o elenco e para fazer testes táticos, a hora de testar é agora. Podemos tirar conclusões e avaliar novas oportunidades.

  • Finalmente o mistério se desfez e a cortina se abriu aos olhos de todos!

    Presidente de NENHUM clube de futebol tem ou terá algum dia a prerrogativa de escalar e blindar os seus protegidos como faz EBM, segundo suas próprias palavras(?!).

    Isso explica a insistência do mesmo com o fraquíssimo e sem personalidade própria ZR, já que nenhum treinador consagrado aceita imposições desta ordem em seu trabalho em nenhum lugar do mundo onde o futebol é praticado com seriedade.

    Se você não entender de imediato a gravidade e as implicações altamente nefastas desse fato, lamento, mas você não passa de um ser humano facilmente manipulável pelos poderosos de plantão. SRN!

    • Onde vc viu isso cara?

      • Entrevista ao Benja da Fox, anteontem. Tá comendo môsca?! Procure no Twitter que está cheio. Se não achar, vai achar um RT no meu perfil, que tem o mesmo nome do DISQUS.

  • O erro primário é a manutenção de MA no time. Cuellar e Arão é uma dupla muito técnica.

  • como a defesa deveria se posicionar para evitar essa bola passada pela última linha da defesa?

  • “Everton pode fazer a ponta, a ala e a lateral”. Ontem vi algumas pessoas sugerirem o Everton na lateral, por recompor melhor que o Trauco e ser muito mais participativo na frente que o Renê. Acho uma boa ideia. Precisaria de um ponta que o ajudasse pela esquerda e até invertesse com ele em alguns momentos, mas temos jogadores que podem fazer isso. Geuvânio e o outro Everton (Ribeiro), por exemplo. Os dois começaram como laterais por aquele lado.

  • tem que joga 4141 diego e verton ribeiro no meio

  • “ZR pressionado pela vitória, e até pela manutenção do seu cargo, ontem mexeu no time no segundo tempo da partida. Entrou com Arão no lugar de Cuéllar, mantendo Márcio Araújo (?!) E depois trocou Trauco por Berrío, recuando Everton para a lateral.” — Sério? Sim, confesso que defendo o M. Araújo (e o Zé Ricardo) até com certo exagero, mas ninguém ainda parou para enxergar que as substituições e os deslocamento tiveram como objetivo a rápida recomposição do meio-campo? Que o Rômulo, Cuellar e (talvez) o Ronaldo NÃO possuem a mesma capacidade de cobertura e contenção que o M. Araújo, por mais qualidades eles possuam? O maior erro do Zé Ricardo foi justamente trocar M. Araújo e Cuellar de posição! Depois que o “inominável” voltou para a “sua” posição original, vi uns 4 lances em que ele se antecipou e evitou um contra-ataque. Bem ou mal, o sistema defensivo fica bem mais protegido com o M. Araújo fixo, ao mesmo tempo em que ganhamos na cobertura dos laterais. Ao mesmo tempo, deixar o Cuellar (ou W. Arão) mais solto melhora a proposta ofensiva do time, pois ambos oferecem mais jogando mais à frente e fazendo o 1o. combate!

    Mas como sou um torcedor modinha, devo estar enganado… &;-D

    • Desiste cara, Cuellar pode errar o que for, tomar os dribles (bonezinho lindo que tomou) mais ridículos que muitos vão lamber o saco dele. Por mim o MA sai do time, mas tem que ser Ronaldo ou Romulo (se um dia fizer o que fez pelo Basco)
      SRN

      • Bom, Gostaria de ver o Rômulo jogando sim, para mim no lugar de MA. Ele em forma meu joga muito. Ninguém desaprende a jogar… Como ele e Ronaldo não tem as mesmas oportunidades, me responde como podem criticar os dois e fazer comparações…isso me intriga.Eu dou minha opinião e só.

    • Nada amigo a opinião é bem vinda eu, pelo menos penso assim. ” a mesma capacidade de cobertura e contenção que o M. Araújo” Ednei isso é uma parte da verdade, pois MA nem sempre tem essa “eficiência” vi momentos dele “andando” em campo como no gol do Gambá, ele vinha voltando em passos de tartaruga…e Cuellar vem muito bem na posição mais a frente, o que vejo é uma tentativa de fazer MA participar mais do jogo. Eu o vi ontem na lateral, e nada produziu…a finalização dele foi uma tabela com São Jorge na Lua…MA Ednei é jogador na minha opinião para entrar no intervalo. Com ele em campo o time continua tendo problemas na saída de bola e na falta de compactação…tomamos gols com volas enfiadas no meio das duas linhas de trás. Não é MA quem vai dar “qualidade” à nossa saída de bola e ele em nada contribui para o time. É um “cabeça de área” das antigas, hoje em dia, todo jogador tem que ter um bom passe e participar do jogo de modo ofensivo também. MA nunca será essa jogador, seja com quem for,como for…e já poderia ser substituído por Cuellar que joga muito bem de 1º volante. Já vi muitas vezes ele marcando em cima e voltando, cobrindo…eu não entendo essa visão de MA que vocês que o defendem tanto tem. Com todo respeito à sua opinião. SRN.

      • Ma nao joga boa. Ma passa a bola e para. Se esconde. Ele nao marca. Ele corre atras. As vezes se da bem pq de fato ele eh rapido nesse tipo de combate.
        Mas eh muito pouco para um time de futebol profissional. Mais ainda o flamengo.

    • O negocio com o MA é o cansaço mental que todo mundo tem com ele, sem duvidas ele hoje é a primeira escolha pra jogar como o Flamengo jogou no segundo tempo, praticamente com apenas um volante
      Se fosse pra jogar só com um volante sempre deveria ser ele
      Quando coloca dois no inicio das partidas já começa a ficar dificil com ele em campo, pq com dois volante um sendo ele a saída de bola fica bem complicada…. agora quando é pra jogar ele como segundo volante é loucura total

      O estranho disso tudo é que as vezes que o Flamengo ficou com apenas um volante em campo, nunca era ele…. É dificil entender o que se passa na cabeça do Zé Ricardo

      • Francis na verdade eu vejo que não temos volantes maravilhosos…o que eu queria era uma variação maior, que o Zé desse oportunidades, por exemplo ao Ronaldo, para ver como seria…com o MA o time vem perdendo e tomando gols do mesmo jeito…então seria interesse ter uma variação. Isso que eu penso. SRN.

        • Depois que ele não usou o Ronaldo contra o Palestino eu desisti completamente
          O Ronaldo e o Léo Duarte eram pra ter sidos preparados durante o Campeonato Carioca e hoje seriam titulares ou no minimo primeira opção no banco
          O Léo foi ter chance só porque todo mundo machucou, e o Ronaldo ninguém sabe o que aconteceu

          Eu já desisti de acreditar no trabalho do Zé… essa historia de convicção que ele prega fechou a cabeça dele de uma maneira dificil de se mudar

      • Pra mim, um jogador de futebol que nao sabe jogar futebol, nunca vai ser uma opcao.

    • SO me responde uma coisa então:
      POr que o COrinthians, o Gremio, O Santos e o Palmeiras nao tem um jogador rapido que nem o MA e mesmo assim estão vencendo muitas partidas e estao na nossa frente ????

      Pra mim nao importa se o time tomar um gol todas as partidas, desde que tenha um time que tenha saida de bola, que tenha volantes que saibam se infiltrar, ajudar a dar um passe mais verticall, isso NUNCA vai acontecer com o MA de titular, ja que o flamengo tem a posse de bola em 90% dos jogos, ele se torna um jogador INUTIL a equipe. Se o cuellar sair nao teremos mais saida de bola e volta os chutoes, em compensação teremos as infiltrações do Arão, mais pouco vai adiantar isso.
      Sera que é tão dificil colocar o Arão junto com o CUellar e ter uma saida de bola boa, sem chutoes e sem sacrificar o Diego e o E.R. de ter que voltar ate os zagueiros e ter o revesamento do Arão e CUellar nas subidas ao ataque. So tecnico fraco que nao consegue colocar um time sem volantes rapidos. CLaro que guardado as proporções, olha se o Real MAdrid tem um primeiro volante rapido, se o barça tem um primeiro volante rapido, temos que copiar times bons, saber implementar o que eles tem de melhor, e sair dessa mesmice.
      PPode printar aqui, enquanto tivermos o MA de titular o flamengo nao ganhara NADA de importante, ele é um cancer pro flamengo, é mediocre, a cara do fracasso.
      Ontem no gol do corinthians o balbuena pegou a bola no campo de defesa e saiu de boas e tocou pro JO, olha quem esta acompanhando ele, o MA que nao tenta dar uma trombada no cara, um carrinho nada. No jogo contra o palmeiras mesama coisa.
      O MA engana trouxas, ele finge que corre atras dos jogadores, mas em vrias vezs nao faz isso, e muitdas dessas vezes é por que sao bons jogadores com a bola, e incrivelmente é quando sai a jogada de gol adversario QUantas vezes no jogo a gente vê o MA parando vendo o adversario atacar o flamengo.

  • Mas colocou VJ faltando 10 minutos de jogo, o menino entrou e já fez uma jogada de perigo pela esquerda e entrou quase na pequena área. E Berrío contra um time que dá poucos espaços é simplesmente ignorância. E ainda correr risco de ele dar contra-ataque com os passes açucarados dele.

  • Por favor,só não venham dizer que agora o Zé é um gênio,de novo eu não aguento…basta o fla fazer um tempo de jogo bom ou uma substituição dar certo pra aparecer uma galera ae e voltar aquela frase ridícula “deixem o Zé trabalhar”…não dá!

  • Acho q com o elenco q temos, a variação é obrigação. Ontem Trauco, Cuellar e Pará foram uma draga só, mas em outros jogos ambos demonstraram bom futebol e foram importantes. Ou seja, a tão sonhada adaptação ao adversário se faz essencial. O Arão eu sempre disse q não é pereba, é um jogador mto bom q estava atravessando uma fase terrível, ontem mostrou que é importante em jogos que precisamos ter um volante com qualidade ofensiva.
    Cara, ontem foi a primeira vez que eu vi o ZR fazer uma modificação no intervalo, isso já um alento, ontem não entrou o chassi de grilo do Gabriel, outro alento. Mas tem um ponto que tem que mudar: Vjr não vai mudar o mundo em 5 minutos, tem q entrar na virada do segundo tempo, ou com pelo menos 30 minutos de tempo livre.
    No mais…Ahhh Diego, pq erraste aquele gol maestro?

    • Errado, o ZR ja fez varias substituições no intervalo, so por que em todas as vezes quem sai é o ESTRANGEIRO. MUitas vezes o mancuello começou jogando e foi substituido no intervalo, ontem foi o cuellar.

      • Nesse BR, pelo que me lembro, ele não fez nenhuma mudança no intervalo. Agora convenhamos, Cuellar jogou nada ontem, a mexida foi correta, Arão mudou a cara do meio de campo

        • Claro, o cuellar foi barrado pelo ZR de chegar a frente, tanto que quem faz isso é o MA. O cuellar tem jogado preso de primeiro volante desde o jogo contra o SAntos que o mesmo fez um bonito gol. E te digo mais, se o cuellar estava mal no primeiro tempo, o MA estava o q?¹ perdido no jogo, teve um lance que a bola no meio de campo e ele la na área mais adiantado que o guerrero, isso so pode ser brincadeira. No gol do corinthinas, adivinha qual o jogador que esta mais perto do balbuena e nao tenta roubar a bola dele ???

          • Amigo, MA é unanimidade q não tem condições nenhuma de ser jogador de futebol. Agora culpar o cara por tudo de errado q acontece com o time é demais mann, no primeiro gol o Trauco dá um passe totalmente sem sentido de graça pro Balbuena, o Jô sai sozinho no meio de 3 defensores, todos em linha, o Pará não faz a falta, ele viu q não ia pegar e não fez a falta, Diego Alves mal posicionado, enfim, não pode dizer q outro jogador jogou mal q o povo já vem citar o M.A, esse aí é inútil mas não sai do time, não deu pra perceber isso ainda?

            • Efeito borboleta. Hahhaua. Se nao fosse a existencia do ma no meio campo, tudo seria diferente.

Comentários não são permitidos.