Arthur Muhlenberg: “Rueda de La Fortuna”

Compartilhe com os amigos

Aos poucos, bem devagar e sem assustar os transeuntes, o Flamengo vai dando alguns sinais de que está começando a se arrumar. O time em si ainda tem muito o que melhorar, ou como preferem dizer os motivadores, ainda tem muito espaço para o aprimoramento. Mas a série invicta bajo la administración Reinaldo Rueda já alcança 4 jogos. Não é nada pro Flamengo Mitológico, que detém o recorde nacional de 52 partidas sem perder, mas são 360 minutos em que nem gol tomamos e nos quais, isto sim é importante, o Flamengo tem jogado sempre melhor do que jogou no jogo anterior. Como se diz na Colômbia, Rueda hizo su Agosto.

É meio que comum que todos os times deem uma melhorada imediatamente após a chegada de um novo treinador. Os jogadores sempre ficam mais espertos, todo mundo treina com vontade, titulares pra manter as posições, reservas se esforçando por novas oportunidades, os malas da imprensa dão um tempo na corneta e até a torcida exercita a tolerância. Este breve período de lua de mel com o treinador não se enquadra, de jeito nenhum, nas condições normais de temperatura e pressão do cotidiano do Flamengo, onde a chapa esquenta 24 por 7. E nós sabemos que mais cedo ou mais tarde, invicto ou não, tomando gol ou não, a chapa vai esquentar no Flamengo. Porque é da natureza do Flamengo e porque as 4 competições que ainda estamos disputando são uma fonte inesgotável de B.O.s.

Aí sim, quando ele mostrar como descasca os inevitáveis abacaxis vamos poder avaliar o novo treinador e o quanto ele está preparado para o exercício do cargo que assumiu. Rueda é cheio de qualificações e condecorações, mas não podemos esquecer que não deixa de ser um estrangeiro em terras estranhas e que leva algum tempo para entender como funciona o futebol semiprofissional do país. Rueda e sua comissão técnica, por exemplo, ainda não devem ter entendido a razão para as suas galletitas preferidas serem biscoito no Rio e bolacha em São Paulo.

Assim como não entenderam como é possível que a final da 2ª competição mais importante do Brasil, cuja inscrição de atletas se encerrou em maio, esteja marcada para uma data FIFA e que seus melhores jogadores tenham que atender às convocações de suas respectivas seleções ou ver o jogo pela televisão. Se nem a gente, que é cascudo nessa esculhambação tão brasileira e sempre estamos preparados pra qualquer absurdo que venha da CBF entendemos essa lambança, imagina se um cara que chama todo mundo de señor e fez sua formação profissional na Alemanha vai entender uma doideira dessas.

Por isso ainda estou na fase de apoio e observação em relação ao Rueda. Ele foi macho à pampa de encarar o rabo-de-foguete de chegar pra jogar uma semi de Copa do Brasil e se saiu muito bem no primeiro teste. Também agrada muito a todos ver o Flamengo jogando pra frente e muito seguro lá atrás. Mas, talvez vocês lembrem que ano passado, quando o Zé Ricardo substituiu Muricy, o time também melhorou exibindo as mesmas qualidades descritas na frase anterior. E até em 2017, durante o Brasileiro, fora a Festa do Tomate em que se transformou nossa defesa nas ultimas rodadas do turno, o Flamengo tomava pouco gol.

Tenho a impressão de que o Rueda ainda não botou as manguinhas de fora e até agora, muito em função da Copa do Brasil, tem tentado não apostar em profundas rupturas. Para não esculhambar de vez o esquema que, mal ou bem, nos tinha colocado na semifinal. O que faz dele um tío berraco e merecedor de mais aplausos. Gosto muito do seu perfil baixo e sua postura nas coletivas, nas quais só fala platitudes e não entrega o ouro. Sempre achei muito idiota quem avalia o trabalho de treinadores se baseando no que eles dizem em coletivas, mas como o time tá ganhando e Rueda ainda não desafinou, a galera aplaude como se ele fosse um poeta laureado. Mas neste mundo nada pode ser dado como certo à exceção da morte, dos impostos e do oba-oba da torcida do Mengão. Melhor assim, claro, mas a gente sabe que sem resultados chamego em futebol não dura muito.

Na Copa do Brasil, na Sulamericana e na minguante Primeira Liga Rueda está com imunidade parlamentar, é tudo mata-mata e seria o cúmulo da imbecilidade crucificar um treinador recém-chegado na hipótese, que acreditamos remota, de alguma tragédia ou desclassificação. É no Brasileiro, que apesar dos apressados arautos do fim do mundo já terem entregado o título pra gambazada desde a 10ª rodada ainda é uma possibilidade matemática e a competição onde o Flamengo pode colocar em campos seus melhores jogadores juntos, que Rueda vai poder mostrar serviço e armar o time a su manera. Tem elenco e 19 jogos pra mostrar do que é capaz.

É bom torcer pro Rueda ser um cara de sorte, que sem ela não dá nem pra chupar um Chicabom. E não basta ter sorte nos resultados ou na ausência de contusões no elenco. Tem que ter sorte pra torcida não pegar no pé e não por lenha na fogueira das vaidades que é a eleição do clube, prematuramente detonada, o que tornará a atmosfera irrespirável pra qualquer um. Se for com o apoio da torcida vai ser bem mais fácil pro Rueda cumprir o contrato até o fim. E quem sabe, triunfante, renova-lo vezes sem conta.

Mengão Sempre

Reprodução: Futebolzinho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Lembro desse senhor defendendo com unhas e dentes o técnico Zé Ricardo, mas um da turma do conformismo.

    • Turma do Pachequismo! Bate palminha pra diretoria sem dó!

  • Esse aí é mais um “pachecão” da diretoria q n quis admitir o erro d
    manter um treinador abaixo da qualidade (s história, currículo e
    capacidade) do Flamengo, assim como ele! Escreve bem mas quer defender o
    indefensável c cutucadas na torcida q viu o q ele n viu ou n quis ver:
    Zé Ricardo n tem tamanho pro Flamengo e era extremamente paneleiro e
    teimoso!

  • Parece que ainda tem gente com saudades daquela pasmaceira anterior,de ver os perebas tranquilos sem se esforçarem sabendo que seriam titulares,de coletivos sem disputas por posições,treinos físicos amenos,em campo o time tomando sacoladas e na coletiva o treineiro falando as mesmas coisas…”aprendemos a lição,o grupo evoluiu,o adversário está de parabéns…”putz!

    • Exatamente! Esse aí é mais um “pachecão” da diretoria q n quis admitir o erro d manter um treinador abaixo da qualidade (s história, currículo e capacidade) do Flamengo, assim como ele! Escreve bem mas quer defender o indefensável c cutucadas na torcida q viu o q ele n viu ou n quis ver: Zé Ricardo n tem tamanho pro Flamengo e era extremamente paneleiro e teimoso!

      • Verdade…Rueda pode até vir a não dar certo(?),pois sabemos das muitas dificuldades que enfrentará no país,mais temos a certeza de que tem alguém competente no comando e que vai saber tirar o melhor de cada jogador do elenco… não podíamos aturar o que vinha acontecendo e achar tudo muito bonito,agora é bola pra frente ,esquecer do trabalho anterior e apoiar o atual…VAMAOS QUE VAMOS,POSSO ATER SER MALUCO,MAIS AGORA EU ACREDITO NO BR17(QUEM SABE?)!

  • O Arthur ama tanto o ZR que fala bem do Rueda, mas enche de palavras de amor pro antigo treinador.

    • É isso mesmo. As Ricardetes não se conformam, nunca vi isso. É muito apego a mediocridade, seria melhor se todos eles migrassem pro time da colina e parassem de encher o saco com essas lamentações e indiretas pra parte crítica da torcida que a muito custo conseguiu tirar essa anta do clube, pena que foi tarde demais.

  • estão se iludindo de novo kkk

  • O que me anima é a postura absolutamente profissional e ponderada, diferente daquele entregador de colete que se revelou paneleiro e frouxo.

    Também acho que o cara assumiu a bronca num momento crucial, em meio a uma semifinal de uma copa que pode vir a salvar a temporada, e só quem bota a cara a tapa dessa maneira são os grandes profissionais , não os estagiarios. Estes dirigem times de segunda divisão .

    Cada vitória aumentará a desenvoltura e a confiança do time, que tende a encorpar a cada jogo, porque já demonstra assimilar a filosofia do Rueda de jogar com inteligência emocional e a valorizar o jogo jogado, e não rifado.

    No mais, ainda que possa parecer utópico, a torcida precisa entender que o Rueda chegou no turbilhão, e seu trabalho só poderá ser devidamente cobrado em 2018. O que ele faz agora é a manutenção de uma equipe que ele não planejou. Em bom português, ele está ‘trocando o pneu com o carro andando’.

    Minha aposta é que num primeiro momento, ganharemos a copa do Brasil, o que nos dará muita confiança e leveza na temporada e, paralelamente, Rueda dará rodagem na primeira liga para quem não vem jogando e para a molecada, já fazendo uma triagem com quem poderá contar.

    Em seguida, teremos reunido condições para dar uma arrancada no brasileiro nesses jogos em casa, passando de fase na sula e aí então esse time estará mais azeitado e solto, e o Rueda já estará com ideias mais claras de qual é a melhor formação, somando-se a isso a torcida empolgada…e aí, se os adversários vacilarem, a gente vai sacudir.

    (Esse é o meu ultra mega modesto prognóstico de torcedor que vislumbra uma nova era com o Rueda no Mengão)

    Só não me venham com aquela palhaçada de cheirinho.

    • Muito bom comentário. De minha parte é otimismo, devaneio, sei lá?!
      Mas o que a nova equipe técnica me mostra é um maior preparo (profissionalismo). Isto é, saber o que fazer, ainda mais por ter casca, títulos na bagagem, coisa que dá moral pro grupo. Acredito no titulo da CB e quem sabe, a Sula, podendo colocar aquela famosa coroa (tríplice) em cima do escudo.

    • Como aquele brasileiro de 2009. Ninguém dava muita coisa ao time, mesmo tendo adriano. o Pet estava com 37 anos. O Flamengo ganhando do santos, pegou confiança, foi embalando, a torcida acreditou e o time correspodeu atropelando geral na frente, é o mesmo parametro daquele campeonato pra esse, o palmeiras lider, o Flamengo ainda longe. Podemos fazer mais de 80 pontos(83), a média de pontos, é por volta de 75. Com o time que temos, se isso que você citou, dele conhecer e preparar o time bem e como dito no texto, tendo um pouco de sorte, o Flamengo chega nesse brasileiro ainda.

      • Na 22° rodada ( a mesma de agora) de 2009 estávamos em 10° lugar com 32 pontos, nove pontos atrás do Palmeiras. Na 32° rodada estávamos a 6 pontos do Palmeiras, e em 5 jogos viramos o placar. Óbvio que os times da frente se esforçaram jogando mal na epoca. Mas não vejo muita diferença no que os times vem fazendo hoje, com muita irregularidade, com exceção do Corinthians até 3 rodadas atrás, e que agora começa a apontar o desgaste. Não é pra cair na chatice do cheirinho, mas acho cedo pra jogar a toalha.

Comentários não são permitidos.