Coluna do Torcedor: “O Flamengo é gigante e sua torcida maior ainda!”

Compartilhe com os amigos

Eu nunca parei pra pensar no tamanho da torcida do Flamengo. Tudo bem que são 40 milhões distribuídos em todo o globo terrestre, mas isso, ainda sim, nunca me fez parar pra ver o quão grande a Nação consegue ser.

Sou carioca e poucas vezes saí do Rio de Janeiro. Aliás… Só saí do Rio uma vez. Fui pra São Paulo, em Campinas. Além de mim eu vi outras 4 pessoas vestindo o Manto Sagrado. Foi incrível. Ah, vale destacar que eu era o único carioca do local (sei disso pois houve uma contagem).

Não é neste ponto que quero chegar. Como um bom conhecedor do mundo virtual, sei a quantidade de “fiscais de torcida” que há. Vascaínos, tricolores, botafoguenses, corintianos adoram desmerecer a torcida do Mais Querido pelo Brasil. Segundo eles, são os chamados “terceirizados”.

MAS POR QUÊ?

Renan Moreira é o autor do texto abaixo. Ele mora em Icó, no Ceará. Essa Coluna do Torcedor só aconteceu por causa dele. Valeu, Renan!

Júnior é paraibano 
Dida é alagoano 
Ronaldo Angelim é cearense 
Aldair, Hernane, Obina, Nunes e Bebeto são baianos

Ídolos e jogadores que sempre foram valorizados pela torcida do Flamengo são nordestinos, o 2° maior ídolo da história do Flamengo é nordestino, o jogador que fez o gol do hexa é nordestino e os caras ainda acham que a ligação que o Flamengo tem com o nordeste não existe.

O torcedor do Flamengo, carioca, sudestino ou o que seja, e o próprio clube, sempre valorizam os torcedores do nordeste. O Flamengo é um clube com raízes nordestinas, não é um clube carioca, é um time nacional.

Então não tentem jogar o torcedor nordestino contra o clube dizendo mentiras que os Flamenguistas do Rio desvalorizam eles“.

O FLAMENGO É GIGANTE. A TORCIDA DO FLAMENGO É GIGANTE. ACEITEM… SOMENTE ACEITEM! 

Yuri Sobral
Twitter: @viniciusyuuri


Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sou paraense e moro em manaus mais tanto na minha terra natal quanto em manaus 60% das populações sao flamenguista.o resto e resto mengao o maior.

  • O argumento da tal torcida “terceirizada” é de uma desonestidade e tanto. Serve apenas para fazer-se média com a torcida a ser bajulada, no caso, a do SCCP. Na Inglaterra, ocorre o mesmo, pois a população de Londres é maior que a de Manchester, mas a maior torcida é a do Manchester United.
    SRN

  • Embora muitos nordestinos nem saibam a escalação do time… &;-D

    • Como em todos os times acontece isso.

      Garanto que aqui em aracaju a torcida é gigante pelo mengão.

  • Sou parte disso, moro numa cidade no interior do Maranhão, e o clube mais importante lá é o Flamengo. Flamengo é o primeiro e o único time de seus torcedores todos. O Nordeste é Flamengo. Tenho Premier e indiquei o Flamengo como meu time, pra receber parte da assinatura. O Flamengo movimenta paixões por esse país continental. E hoje estou no Rio, simplesmente por causa do Flamengo.

  • Há pouco mais de um ano, depois de uma longa carreira profissional seguida de uma merecida aposentadoria, decidi deixar o meu amado Rio de Janeiro e, com a família, morar no Sul da Bahia. Aqui onde moro, um lugar bem próximo ao da concentração alemã na Copa 2014, é um paraíso na Terra, um lugar onde sempre sonhei passar o fim dos meus dias em meio à Natureza, o mar e muita tranquilidade. Um domingo, logo no começo, passando por um bar/restaurante conhecido na região, passava um jogo do Flamengo na TV, nem lembro mais qual. Decidi sentar e torcer pro meu Flamengo, como normalmente o fazia quando estava no Rio, e me surpreendi com a quantidade de flamenguistas fanáticos no local, todos baianos nativos vestindo o manto sagrado, e apenas 1 carioca: eu. Desde então, fui incluído nesse grupo de 30 pessoas que, religiosamente, faça chuva ou sol, de manhã, de tarde ou de noite, se reúne no local para ver jogos do Flamengo, sendo que o dono do local é botafoguense. Nunca vi tamanha paixão pelo Flamengo fora do Rio de Janeiro, e tbm, verdade seja dita, nunca vi tamanho respeito entre torcedores de times rivais, excetuando-se apenas o meu tempo de moleque, quando a torcida do derrotado aplaudia o time vencedor. Aqui tem de tudo, corintiano, palmeirense, saopaulino, muito cruzeirense e atleticano, botafoguense, gremista, colorado, vascaíno, todos convivendo em absoluta harmonia. Existe, claro, a zoação, a rivalidade, mas existe o respeito. Contudo, a grande paixão dos baianos é o Flamengo, mais até do que com os clubes principais daqui, o Bahia e o Vitória. Sou testemunha do que o colunista falou, não há nenhum desmerecimento aos nordestinos, e nem qualquer animosidade desses com os cariocas. Muito pelo contrário! Isso tudo é puro mimimi e chororô de nanicos, intriga de oposição ou coisa de quem não tem algo melhor pra fazer. SRN

  • Legal,bom texto.

  • Essa instituição é única e apaixonante!!!!!

  • Ninguém é maior que o Flamengo, nem mesmo sua torcida. O Flamengo é a força que mantém a massa apaixonada. O criador jamais está abaixo da criatura.

    • Ponto.

Comentários não são permitidos.