E o projeto fracassou…

Compartilhe com os amigos

Há 4 meses escrevi uma coluna sobre a Fórmula do fracasso na qual tratava os motivos pelos quais o projeto de Flamengo e Zé Ricardo era fadado ao fracasso. Hoje tudo o que eu retratei, aconteceu. Infelizmente o treinador não conseguiu abrir mão das convicções que acabaram minando o seu trabalho.

A fórmula do fracasso consiste em querer agradar a todos, o treinador nunca tentou agradar a todos, e quando o fez, foi de forma desordenada e tresloucada.

A teimosia de Zé Ricardo em manter peças nulas não só tecnicamente mas também taticamente foram vitais para sua demissão. Ficou Evidente também a dificuldade do técnico em gerenciar o vestiário, com a relação construída após o bom Campeonato Brasileiro de 2016, entre treinador e jogadores, ficou difícil separar a cobrança da gratidão.

Zé Ricardo conseguiu durante o ano passado dar um padrão de jogo e competitividade a uma equipe que vinha capengando após a saída de Muricy Ramalho, porém esse ano com tantas opções em seu elenco o treinador ficou preso às suas referências de sucesso que se mostraram ineficientes para o Flamengo atual.

O fracasso da gestão de Zé Ricardo no atual elenco é uma perda sentida pelo departamento de futebol rubro negro visto que o técnico era uma aposta que, se obtivesse sucesso, traria aplausos a gestão de Eduardo Bandeira de Mello, por bancar o treinador após a fase turbulenta e conseguir dar a volta por cima.

Mesmo com o título carioca Invicto Zé Ricardo não conseguiu fazer com que esse elenco recheado de boas opções apresentasse um futebol à altura da exigência da torcida, o time além de se mostrar por muitas vezes confuso teve no despreparo psicológico o seu maior revés.

Nos momentos em que teve sobre si grande pressão o time sucumbiu aos adversários e não obteve êxito em seus resultados, a Libertadores foi o maior exemplo disso, e agora essa sequência de resultados ruins só corroborou esse fato.

Zé Ricardo pode ter um futuro glorioso no futebol desde que aprenda a discernir a necessidade de abrir mão de certas convicções, entre convicção e teimosia existe uma linha muito tênue da qual o técnico não conseguiu se manter do lado correto. Assim como conseguir separar o pessoal do profissional. Futebol não premia os bonzinhos, e sim os competentes.

A saída de Zé Ricardo demonstra uma grande fragilidade no projeto rubro-negro de conquistar grandes títulos, visto que o a troca de treinador é um duro golpe na visão de gestão a longo prazo que a diretoria apregoa.

É importante ressaltar que Zé Ricardo não é o único problema do time rubro-negro, a falta de um vice-presidente de futebol é sentida por todos, assim como a de profissionais que tenham mais bagagem e conhecimento de futebol dentro do departamento.

Será necessário agora uma grande e avaliação da estrutura do departamento de futebol visando um respaldo para o próximo treinador que vier, assim como uma reavaliação de alguns profissionais que fizeram parte do insucesso de Zé Ricardo.

Infelizmente o projeto fracassou e não deve ser comemorado esse fracasso e sim corrigido para que não aconteça novamente. O Flamengo precisa sair do ciclo vicioso de rotatividade de técnicos, mas para isso é necessário contratar alguém com capacidade de gerenciar crises, liderar na essência da palavra e principalmente alguém com o currículo vitorioso que consiga dar a esse elenco personalidade e cara de vencedor.

Sofre Zé Ricardo por não ter conseguido extrair o melhor desse elenco, sofre o Flamengo por não conseguir manter um trabalho de longo prazo com um treinador, sofre a torcida que anseia por grandes títulos e vê no elenco atual a grande oportunidade de alcança-los.
Que venha o novo treinador e que consiga fazer desse Flamengo um time vencedor! Afinal é isso que a nação rubro-negra merece!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

#ColunaDoJJ

Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter ! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • um projeto que tinha o ZR como treinador não tima como dar certo nunca

  • Colocar o Marcos Braz no comando da pasta já vai ajudar muito. Ele sabe lidar com jogador, entende de futebol, é das antigas mas faz parte da “situação” no clube.

    Esse grupo novo arrumou o clube, salvou o Flamengo de ter o mesmo destino do Vasco bem a tempo. Mas precisamos saber separar as coisas. Eles não entendem de futebol, ainda estão aprendendo e precisam deixar na mão de quem entenda ou nada disso tudo vai adiantar.

  • Zico seria um excelente nome pra pasta de VP de futebol.

  • O técnico ontem entrou no 4 1 4 1 , eu nunca pedi este esquema. o Esquema é jogar com CUELLAR e ARÃO ou ROMULO, 2 Meias e 2 Atacantes, se a partida estiver complicada, muda para o 4 3 3. Com pontas abertos, agora a escalação de ontem mostrou que ele estava perdido, fora que ele fez de sacanagem, tirou o MA8 e não colocou o CUELLAR, foi notório que ele fez para sacanear.
    Ele tem futuro como técnico, mais precisa de rodagem, ele teimou muito em suas convicções e custou o cargo dele.

    SRN
    NADA DO FLAMENGO, TUDO PELO FLAMENGO.

  • mas é só culpa do treinador….os jogadores tem sido e muito incompetentes em converter as oportunidades em gol, desde a libertadores… isto não é culpa do treinador, mas dos jogadores…….Fácil, se Rueda não der certo, Jorginho, Diniz ou Roger, contrato curto até dezembro, melhor que o Jayminho ou Mozer inteirinos…monta um time mais travado, melhor marcação, chega de tomar tanto gol, joga só com 2 atacantes, 442 ou 352, se o técnico der certo até dezembro, faz outro contrato de 1 ano.
    Aqui é um grande país de merddddaa, uma nação de merrdaaa, tudo é imediatismo, tudo é para ontem..projetos de longo prazo é utopia!!

    Barca:
    Equipe de performance
    Equipe de preparação física e de goleiros
    Departamento Médico e psicológico
    MA
    Vaz
    Gabriel
    Mureta
    Mancu

    Começa o ano de novo depois do meio de ano……

    • PROJETO DO ZR DEVERIA SER NA BASE, ELE DEVERIA TER FICADO LÁ, LAPIDANDO OS GAROTOS, ALI ELE É BOM, MAS COM PROFISSIONAIS ELE NEM ME ENGANOU, RONALDO, LÉO E VIZEU ERAM PARA ESTAREM LUTANDO PELA TITULARIDADE SE ELE FOSSE MAIS INTELIGENTE!

  • Muito bom.

  • Parabéns pelo texto, coerente!

  • Perfeito.

  • Agora soh falta demitir o retardado e incompetente do Vp de Futebol.
    Na verdade ele deveria ter sido demitido muito antes do Zeh.
    Talvez, com um VP de Futebol com meio neuronio, poderia ter sido diferente

    • O VP de futebol é o presidente EBM, ele acumula a função desde a prisão do ex.

  • Demorou…

  • Boa reflexão. Zé Ricardo ainda no começo do caminho falar em convicção é complicado. Zé é um aprendiz, que achou que poderia ser o “professor”. Faltou mais discernimento e até humildade em algumas ocasiões em que ele nunca admitia as suas falhas e vinha com um papo manso que dava dó. Promissor, pode ser, pois tem potencial, mas para dirigir um time do tamanho do Fla, com as ambições que tem hoje o time profissional é muito para ele. A prova está no seu próprio trabalho, que não mostra evolução, variação, e de convicção não tem absolutamente nada, muito ao contrário. Que fiquem as lições e que ele amadureça, ai quem sabe mais a frente, mais rodado, com mais lastro possa vir a trabalhar no Flamengo novamente. Ele teve tudo o que nomes como: Luxa, Muricy, Oswaldo…não tiveram. Só para ilustrar. Isso que deve estar doendo em BM, pois o fracasso do projeto Zé Ricardo respinga nele mesmo. SRN.

    • ZR só sabia jogar no 4 3 3 com pontas abertos desde que treinava o juniores, não sabia montar uma equipe com variação para o 4 4 2.
      Se o 4 3 3 dele não encaixasse no jogo do adversário era sempre o mesmo sofrimento.
      ZR pode pegar experiência e depois voltar ao flamengo e vencer títulos, mais no momento era insustentável a permanência dele, eu que sempre apoiei, desisti desde o jogo da copa do brasil contra o santos, naquela partida ele se superou, só não foi pior por que não fomos eliminados e ontem foi a cereja do bolo, jogar no 4 1 4 1 com ARÃO ao invés de CUELLAR e GEOVANIO ao invés de BERRIO.
      Na verdade ele deveria jogar com 2 volantes e 2 meias, mais não, ele queria sacanear e fazer birra por não escalar o Marcio Araújo, aí deu no que deu, perdemos em casa, passamos vergonha e ele foi demitido.

  • Análise assertiva.

  • Não acho que a torcida o odeia, ele foi um ótimo técnico, tem tudo pra dar certo. Mas chegou um momento que a sua filosofia não surtia efeito e isso gera cobrança. Para sua primeira equipe profissional são números significativos, Desejo todo sucesso ele. Agora espero que a diretoria esteja com um bom nome engatilhado.

    • o desempenho do elenco caiu muito…perdeu eficiência na defesa, meio e ataque….goleiros, só água…..Fácil, se Rueda não der certo, Jorginho, Diniz ou Roger, contrato curto até dezembro, melhor que o Jayminho ou Mozer inteirinos…monta um time mais travado, melhor marcação, chega de tomar tanto gol, joga só com 2 atacantes, 442 ou 352, se o técnico der certo até dezembro, faz outro contrato de 1 ano.
      Aqui é um grande país de merddddaa, uma nação de merrdaaa, tudo é imediatismo, tudo é para ontem..projetos de longo prazo é utopia!!

      Barca:
      Equipe de performance
      Equipe de preparação física e de goleiros
      Departamento Médico e psicológico
      MA
      Vaz
      Gabriel
      Mureta
      Mancu

      Começa o ano de novo depois do meio de ano……

  • A sorte do Zé Ricardo , guerreiro e outros é que a turma do espeto de churraco é pequena (não são torcedores e sim bichos macacos de imitação agressivos) os tercedores do Flamengo reclamam mais não agridem nem ofende as pessoas de bem. Vou deixar uma pergunta para os videntes quem será o próximo a ser secado.

  • Rapaz não acho q fracasso seja a palavra certa,acho q desgosto seria uma palavra mas aceitável para esse tal projeto q começou certo e está terminando de maneira melancólica e pra mim rubro negro enjoado q brigo com tudo e todos por causa de uma derrota estou me sentindo derrotado esse deve ser o sentimento de todo rubro negro. Zé Ricardo ao trair seus princípios e mostrar para torcida” tá vendo aí,tudo q vcs queriam eu fiz e perdemos” ele deu um tiro no pé.. Ninguém vai resolver o problema do Flamengo q hj é a falta de brio,falta de vontade de vencer o Flamengo está se acostumando a perder e estar tudo bem no dia seguinte não concordo com torcida cobrar em CT,aeroporto e etc e cobrar jogadores errados….Diego ( sou fã de seu futebol) mas não tem jogado absolutamente nada e tem sido ovacionado pela torcida porque isso? Guerrero corre faz gol sofre falta se entrega e um idiota faz cobranças a ele..porque não cobra o Diego? Perdeu um gol sem goleiro praticamente e um pênalti q nos tiraram duas vitórias…porque tanto cuidado com ele?

    • Concordo que o rendimento do Diego está baixo, MAS, o Guerrero joga este futebol todo?
      É que por isso que é dificil agradar a todos no futebol, pois, cada um vê o jogo de um modo diferente.
      Para mim diversas peças não tem rendido bem, tais como:
      – Diego Alves, chegou agora, mas, não passa o minimo de segurança;
      – os 02 laterais direitos são horriveis;
      – a nossa zaga é um pesadelo com qualquer formação.
      – os nossos volantes são um caso a parte: Cuellar vinha bem ou vinha mal? Caramujo é aquele mistério.
      Arão é homem de contenção ou atacante?
      Romulo e Ronaldo devem ter sido abduzidos da Gavea, pois somem.
      O nosso meio-de-campo querendo ou não querendo conta com 02 talentos, porem não estão bem. Diego e Everton Ribeiro.
      Já o ataque é aquela ladainha de sempre.
      Seja com Guerrero, antes com Damião e agora Vizeu o nosso ataque não define jogos.
      Quero abrir um parenteses para citar os jogadores agua-com-salsicha que o Flamengo tem e que auxiliam o peruano a ter uma marca de gols feitos tão ruim.
      São jogadores que raramente driblam, raramente dão uma assistência, raramente realizam um cruzamento correto, raramente finalizam correto para gol. São eles:
      – Everton;
      – Gabriel (quando joga);
      – Berrio;
      – Geovanio (chegou agora).
      Enfim temos um elenco com baixo poder de finalização.

  • um texto que se inicia com “há 4 meses atrás…” não tem como ser lido. Aula de português, já!

    • O projeto de coluna fracassou kkkk

    • Hiçu! Boa!

    • Apenas uma redundância…nada demais Pasquale!

  • É um técnico promissor ainda, porém precisa estudar mais, ainda falta muito pra ser um técnico de primeira linha.

Comentários não são permitidos.