Em 2015, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil por caso semelhante ao do Botafogo

Compartilhe com os amigos

Apesar de vivermos em um país miscigenado, com grande ascendência de pardos, mulatos, negros e de vários outros povos, o preconceito racial, infelizmente, ainda é algo recorrente em nossa população, e vem sendo presente também no mundo esportivo.

Na última quarta-feira (16), durante o duelo entre Flamengo e Botafogo, pela Copa do Brasil, um homem que estava na torcida alvinegra foi flagrado cometendo injúrias raciais à família de Vinicius Júnior, atacante do Fla.

Após a partida, o torcedor identificado como André Luis foi levado ao Jecrim e acabou liberado horas depois. Como pena, até então, ele não pode ir a jogos do Botafogo, mas segue em liberdade provisória.

Em 2015, também na Copa do Brasil, um grave caso de racismo foi realizado por gremistas, contra o goleiro Aranha, que atuava pelo Santos. Na ocasião, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu excluir o clube gaúcho da competição, baseando-se no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

A punição ao tricolor foi definida por votação unânime, com o placar de 5×0. Além da exclusão no campeonato, o Grêmio foi condenado a pagar R$ 50 mil, mas não chegou a perder mandos de campo.

Até então, não há indícios de que o Botafogo sofrerá punição semelhante à que foi dada ao time de Porto Alegre, sendo que o próprio presidente do time de General Severiano, Carlos Eduardo Pereira, falou sobre o caso ocorrido em 2015, se mostrando confiante.

– O Botafogo não concorda no sentido que haja qualquer paralelo no que ocorreu com o Grêmio. O CBJD indica caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas, o que não ocorreu. Foi um ato isolado. Essa pessoa já está identificada e estamos bloqueando o acesso dela ao check-in. Não há preocupação. – disse o mandatário.

Em relação ao torcedor, a legislação nacional prevê dois tipos de crimes relacionados à discriminação por raça: a injúria racial, presente no artigo 140 do Código Penal, parágrafo 3º, e o racismo, previsto na Lei 7.716/1989. De acordo com o site do Conselho Nacional de Justiça, a injúria racial consiste em ofender a honra de alguém, em geral com uso de palavras depreciativas referentes à raça ou cor, e prevê pena de um a três anos de prisão, alem de multa. Já o racismo, considerado crime inafiançável e imprescritível, implica em conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É uma vergonha. Espero que a lei funcione igual para todos. Isso é crime, e se o Grêmio já foi punido uma vez pelo o mesmo ato, penso eu que o Botafogo não é diferente. E não é melhor do quê ninguém, pra não ser punido. A lei tem que ser igual pra todos.

  • Eu nunca achei que o clube deva pagar por ato de torcedor pois se fosse assim Corinthians, Flamengo, Vasco, Palmeiras viviriam pagando por homicídios cometido por torcedores que nos clássicos entre eles é uma coisa frequente e creio eu que tirar uma vida deva ser mais grave que chamar alguem de macaco ou algo parecido apesar de ser crime a vida é o bem mais importante de todos nada pode estar acima disso.
    Bom não concordo que o clube deva pagar agora se um clube teve que pagar por isso então que todos a partir desse momento paguem também de forma igual senão estamos presumindo uma discriminação com os gaúchos que todos partem do princípio que são racistas por natureza e os outros são casos isolados 2 pesos e 2 medidas não da né o que vale para um deve valer para todos.

  • Eu particularmente defendo prisão aos envolvidos e ganhar do Botafogo no campo pra depois não ficarem de mimimi, mas a torcida do Grêmio tem todo o direito de achar que o foguinho de General Severiano está sendo beneficiado por um afrouxamento da justiça. O caso é o mesmo, não foi só um escroto alvinegro, que, ironia das ironias, ainda é pardo, com sangue negro nas veias, a ofender a família do Vinicius Jr.

  • Um peso duas medidas? Esperar o que de uma nação que permite este tipo de justiça? Como querer igualdade quando os iguais são diferentes perante a lei política? Como pedir que a sociedade pratique o bom senso quando casos como este não são tratados em igual teor? Sem essa de que o caso do Botafogo é diferente, isso beira a hipocrisia. Quero que o Botafogo seja eliminado? Lógico que não. Apenas quero exemplificar que o Grêmio foi discriminado e discriminação é crime, previsto em lei….aqui o clube e a torcedora, aí apenas o torcedor?

    • Como falar de igualmente se casos idênticos são.julgados de formas diferentes? Isso é o Brasil político e sujo que estamos acostumados a ver

    • Eu te pergunto se fosse eu no lugar desse torcedor do Botafogo, branco, olhos claros, camisa do Grêmio, na Arena do Grêmio tu acha que haveria todo esse debate e a imprensa criando argumentos pra dizer q foi diferente??? Kkkkk logico que não já tava ate morto a essa altura e o clube excluído a imprensa ia cair em cima matando, olha manchete seria:
      “Clube racista volta a atacar gaucho racista nojento comete racismo”
      Agora quando é outro clube do sudeste para cima ai muda o tom:
      “Caso isolado de racismo envolvendo torcedores”
      Haja parece q eu to vendo esses caras são de uma hipocrisia q da nojo, ou tu acha q não seria assim?

      • Sim…claro que sim. Seria…o que coloquei na minha postagem e talvez não tenha me feito entender é que o Grêmio não deveria ter sido desclassificado por ato de pessoas. É impossível para um clube controlar o que sai da boca de um torcedor. Mas já que houve a desclassificação do Grêmio, o mínimo que se espera é a igualdade no tratamento. Não terá…Não acho que punir o clube resolva pois na Inglaterra tivemos a prova em relação aos hooligans. Prenderam e incriminaram as pessoas e tudo voltou ao normal…

  • Agora eu lhes pergunto o caso do Bota não é ainda pior..pois não tem nem mesmo a desculpa de estar irritado com o adversário e de cabeça quente e ter falado besteira se excedido, pois as vítimas de racismo estavam até nos camarotes após o jogo no caso a família do atleta onde o cara já poderia pôr a cabeça no lugar passando o clima de guerra q a partida proporciona,caracterizando SIM RACISMO PURO vem cá isso não é pior? como é que isso pode ser um atenuante? como? alguém me explique?
    Eu só vejo uma explicação quando é um gaúcho é um maldito racista quando é outro é um caso normal e se inventam mil argumentos, é fd hein, é fd HIPÓCRITAS.

  • Aconteceu tanta coisa errada, que vai passar batido. Se fosse com o Flamengo até rebaixar o time eles iriam querer.

  • Cês já pararam pra pensar se toda essa sessão de horrores tivesse ocorrido com o Flamengo ao invés do Botafogo? Tenho absoluta certeza que o Flamengo e sua torcida seriam apedrejados em praça pública, porque eles, todos os outros times, sempre se unem pra nos prejudicar. Não precisa nem ter um motivo, imagine tendo um motivo dessa gravidade então…

  • Um erro não justifica o outro. Por que o insetinho de severiano teria que pagar pela cagadinha de um bundão qualquer?

    Deixa isso quieto. Quer vingança? Pega a imagem do cara, descubra quem ele é e
    então atira-se o maluco aos leões. Ridicularizar o macaco cara-de-pau que chama os outros de macaco é uma grande arma. Faz ele sentir vergonha de ter nascido. É assim que se manda bem, pô.

    Agora, quem nos garante que esse trolha não foi pago para fazer isso? Como ele sabia que era a família do VJ que estava lá? Alguém certamente passou a fita. E quem nos garante que isso não é mais uma maracutaia socialista aparada pelas mídias? A família de VJ agora se envolveu com os piores tipos de vermes na face da terra ao se vender para um clube envolvido em sujeira como o Real Madrid. Será que isso não era um favorzinho para certos amiguinhos? Bastantes clubes grandes internacionais são parte de um esquema de dominação global. Criar tensões racistas faz parte da agenda deles. Temos que pensar muito para entender o porquê da mídia dar tanta coberturar para esses tipos ocorridos. Caso Aracnídeo, Preta Gil e agora essa bostinha no Engenhão tem algo em comum. Estão na tv e na boca da imprensa socialista, os mentirosos compulsivos.

    Sou radicalmente contra qualquer tipo de punição legal, mas, sim, moral, porque acredito que as pessoas deveriam ser homens e mulheres de verdade para poder
    saber lidar com essas coisas com menos choro e mais honra. Se preferem ser “vitiminhas”, apenas vítimas serão.

    “O termo vítima vem do latim victus e victimia, “dominado” e “vencido”, (ou ainda “oferta” e oblata). No sentido originário, vítima era a pessoa ou animal sacrificado aos deuses no paganismo” – Wp

    Você ainda quer ser “vítima” de racismo após descobrir o significado e a origem da palavra?

    Pense bem, irmãos. Não acreditem em nada que vem daquelas mídias safadas.

    Uma coisa é certa. Bater prego sem estopa eles não fazem.

  • Mal dá pra acreditar em comentários relativizando manifestações racistas. Além do cara que foi pego, haviam outros xingando a família do Vinícius Jr. O que muda com relação ao que aconteceu na arena do Grêmio é que lá as ofensas foram dirigidas a um jogador durante a partida, agora as vítimas foram os parentes de um atleta e o episódio ocorreu após o jogo. Isso fez com que a repercussão fosse menor e por essa razão é provável que não dê em nada, mas não diminui o ato. Injúria racial não é mais ou menos condenável apenas quando envolve uma pessoa pública e é transmitida ao vivo para todo o país. Se o STJD resolvesse excluir o Botafogo com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê essa pena para atos discriminatórios praticados “por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”, não seria fora de contexto nem tapetão.

    Prefiro eliminá-los no campo, também penso que apenas os indivíduos devem responder por atos de vandalismo e agressões físicas ou verbais, a não ser que sejam comprovadas falhas de segurança que poderiam impedir esses atos (nesse caso o clube também deve ser responsabilizado), só não concordo em relativizar o que aconteceu e dizer que por isso ou aquilo com o Aranha foi pior ou teve motivação diferente. Nos dois casos houve injúria racial e isso é crime. Ponto.

    Como falei, não acredito na exclusão do Botafogo, mas de toda forma o STJD deve abrir inquérito para averiguar os outros absurdos que aconteceram ontem, começando pelo apedrejamento do ônibus do Flamengo na chegada ao estádio, passando pelos torcedores impedidos de entrar, as bombas que foram atiradas na nossa torcida (tem vários vídeos circulando na Internet e são bem claros) e o enfrentamento entre a PM e botafoguenses na saída do Engenhão. Não dá pra passar pano pra tudo isso.

    • Isso que você disso no último parágrafo são problemas infinitamente prioritários, especialmente em relação a baitcholagem com o torcedor do bostinha.

    • Agora eu te pergunto o caso do Bota não é ainda pior..pois não tem nem mesmo a desculpa de estar irritado com o adversário e de cabeça quente e ter falado besteira se excedido, pois as vítimas de racismo estavam até nos camarotes após o jogo no caso a família do atleta onde o cara já poderia pôr a cabeça no lugar passando o clima de guerra q a partida proporciona, vem cá isso não é pior? como é que isso pode ser um atenuante? como? alguém me explique?
      Eu só vejo uma explicação quando é um gaúcho é um maldito racista quando é outro é um caso normal e se inventam mil argumentos, é fd hein, é fd.

      • Particularmente sou contra minimizar qualquer um dos casos. Assim como não concordei com quem disse que o episódio em Porto Alegre foi diferente ou até pior por envolver mais pessoas, embora já esteja provado que não foi um único botafoguense que ofendeu a família do Vinícius Jr, também não acho aceitável a desculpa de que naquela ocasião os torcedores agiram de cabeça quente ou visando provocar o Aranha. Racismo é racismo. Não há atenuante pelo número de pessoas que praticam ou por haver rivalidade esportiva envolvida. É crime, é abjeto e deve ser punido.

        Sempre se tenta insinuar que atos como esses são ações isoladas, que não há racismo no Brasil. Há e muito. Em todas as partes. O que pode explicar a repercussão diferente é que a atitude de parte da torcida do Grêmio foi mais explícita, flagrada durante a transmissão da partida, o que tornou o impacto maior. E justamente por não ter tomado a mesma dimensão, infelizmente, acho que o que aconteceu agora não vai dar em nada. Espero e torço para estar errado, que a família do Vinícius leve o processo até o fim e os covardes sejam punidos, mas o nosso racismo está tão entranhando que até a justiça não trata de casos como esse com a seriedade que deve. E nós ficamos aqui, relativizando o que passou.

        • Concordo com o que tu disse eu só quis pontuar que nesse caso não existe nem mesmo a desculpa de querer desestabilizar o adversário pois eram familiares do jogador ai isso transcende a partida de futebol apesar de estar relacionado, não que cometer racismo durante a partida anule o ato de racismo não foi isso que eu quis dizer, porém já que eu vejo a imprensa relativizar o racismo com mil argumentos inclusive que nem se sustentam, nesse caso do Botafogo pois eu vi jornalistas dizendo que o que se diz em um jogo de futebol são atitudes passionais que não podem ser levadas em conta inclusive comparando com ofensas ao juiz de filha da put** e a outros jogadores e tal os próprios jornalistas que crucificaram o Grêmio em 2014 hoje defendem com esses argumentos que na época não valiam para o Grêmio muito estranho isso hein 2 pesos 2 medidas eu aposto o que tu quiser que nesse caso do Botafogo exatamente igual porém fosse um branco como eu na Arena do Grêmio com a camisa do Grêmio, olha eu duvido mas duvido mesmo que a imprensa estaria relativizando já tinham caido em cima querendo a cabeça de todos os envolvidos e o clube também já tinha sido punido sem conversa fiada.
          Se um gremista faz a manchete é:
          “Clube racista ataca novamente, gaúchos racistas nojentos”.
          Outro clube do sudeste para cima já muda o tom:
          ” Caso isolado de racismo envolvendo torcedores”.
          Só rindo mesmo depois dizem que não existe nenhum tipo de xenofobia nesse pais.

    • Havia outros xingando de que a família do Vinicius? Eles foram racistas também? Se foram, que sejam presos e colocados na cadeia. Julgados pela justiça e condenados por cometerem um crime. É isso.

      Não tem ninguém diminuindo ou relativizando injúria racial, não que eu tenha lido.

      Discutir o mérito da punição não é relativizar, eu acho muito válido que isso seja feito. Não acho nem um pouco justo que um clube de futebol pague por algo assim, nem que, por exemplo, pague por algumas dezenas de vândalos que agridem pessoas e atentam contra bens públicos e privados.

      A questão toda é: adianta de que punir o clube? “Ah é uma medida educativa” Conversa fiada, balela. Não resolve, se resolvesse não acontecia mais, e sempre acontece. O próximo imbecil sempre vai se sentir protegido e camuflado pelo ambiente. Como esse se sentiu. Ele nunca pensa “Opa, o Grêmio foi excluído da competição há tantos anos atrás, então é melhor eu ficar quieto”. Não. Ele vai lá e faz.

      O que resolve é julgar e colocar na cadeia. Os racistas, os homofóbicos, xenófobos, vândalos, assassinos, eles só aprendem dentro da jaula, sentindo na pele a falta de liberdade, de direito de ir e vir.

      Resolve é a justiça sendo feita, e funcionando. Coisa que não acontece nesse país.

      • Aqui mesmo saiu uma notícia falando que membros da diretoria filmaram outros torcedores do Botafogo ofendendo a família do Vinícius e encaminharam os vídeos à polícia. Mas isso não é o mais importante e sim o ato em si. Se a injúria é praticada por duas, três ou quatro pessoas, não muda a gravidade da ação nem a dor da vítima. Se ela é dirigida ou não a um jogador, não muda seu peso. Também não dá pra classificar ofensas racistas entre aquelas que fazem parte do futebol, ou são motivadas por rivalidade, e as que são problema social. É tudo racismo. O que leva a agir assim, dentro ou fora do estádio, é o preconceito. Estabelecer diferenças com base nos pontos que citei é relativizar e quanto a isso sou contra.

        Com relação à punição, falei antes e repito: “penso que apenas os indivíduos devem responder por atos de vandalismo e agressões físicas ou verbais, a não ser que sejam comprovadas falhas de segurança que poderiam impedir esses atos (nesse caso o clube também deve ser responsabilizado)”. Mas não sou eu que faço a lei. Se o Botafogo fosse punido da mesma forma que o Grêmio não seria nenhum absurdo, apenas seguiriam o que está no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. No entanto, dificilmente isso vai acontecer porque a repercussão dos casos foi diferente e é isso que efetivamente determina as punições.

        • Você claramente não entendeu o que eu disse, ou teima em não entender.

          Em momento algum disse que tem diferença, ou que ofensa contra jogador é menos ofensa, ou que racismo de 3 é menos pior que racismo 30.

          Só o que estou dizendo é que dentro da esfera esportiva, e dentro do espaço onde se desenvolve o espetáculo/esporte, você precisa de critérios adequados para PUNIÇÃO. Só isso que estou tentando dizer.

          Um clube/instituição não pode ser responsabilizado por uma ofensa, seja ela de qual natureza for, isso não tem cabimento. A não ser que o clube comprovadamente INCENTIVE, APOIE, INSTIGUE, ESTIMULE, e ENCORAJA seus torcedores a ter esse tipo de comportamento.

          De modo que qualquer coisa diferente disso é chover no molhado. Exatamente como é nos casos de violência de torcida organizada. É mais fácil punir o clube ou tomar medidas ridículas como torcida única, ou portões fechados.

          Esse tipo de infração deveria ser 90% responsabilidade das autoridades competentes e julgada no meio civil.

          O que dá para fazer na esfera esportiva, na minha opinião, é impedir o(s) indivíduo(s) de frequentarem as praças esportivas. Prestar serviço “voluntário” para o clube, pagar uma multa. O resto é com a Justiça.

          Mais uma vez, não acho que isso é relativizar. É uma reflexão válida e necessária.

          • Você é quem não entendeu o que falei, por não ter lido tudo ou talvez porque nunca tenha passado por situação similar. Não vou falar mais sobre o assunto porque já fiz todas as colocações que devia em comentários anteriores.

  • Não vai dar em nada rapaziada, nem contem com isso, porém é melhor ainda na minha opinião, estou torcendo para o Botafogo não ser excluído e o Flamengo ter a oportunidade de responder isso na bola, com gol do Vinicius Jr ainda !

  • Aqui no caso do Grêmio foram 6 indivíduos. Sendo que 2 eram Negros. E a atriz principal era Loira de Olho Azul, apareceu em horário nobre na Globo. Deu no que deu. Esse aí do Bostafogo não vai dar nada.

  • Isso foi em 2014.

  • Quem tem qe pagar e o torcedor não o Club ?

  • Tem que excluir!

  • Tem que punir ou a lei só serve para os times do sul e minas?

  • Torcida desonrosa apedreja o ônibus,cola cartazes na área do Flamengo (como tiveram acesso a área do Fla antes do jogo e ainda comete um ato desse tipo, vergonha não honra nem a cor na camisa.

  • Tirando o fato de que foi um caso isolado, de apenas um indivíduo, há de se ressaltar que não houve ataque direto a nenhum jogador ou profissional, diferentemente do que aconteceu no caso do Aranha.

    Não estou fazendo juízo de valor, nem querendo minimizar o ato – por favor, de maneira alguma – só acho que esse caso de ontem é algo que tem muito mais a ver com a parte social, de convívio entre as pessoas. Muito mais do que o caso do Grêmio/Aranha por exemplo.

    É algo que poderia e que infelizmente acontece em todo lugar; nas ruas, no trânsito, em qualquer situação. Não foi nada diretamente relacionado ao futebol, ou exclusivo de uma partida.

    De forma que eu acho descabido que um clube pague por uma atitude fruto de um problema muito maior e mais abrangente que o futebol.

    Vocês imaginem se toda vez que houver um ataque racial – ou de qualquer outra origem – nas arquibancadas de um jogo de futebol, um time seja eliminado de um torneio; vai ser algo completamente impraticável. E ineficaz.

    Infelizmente os ataques racistas acontecem o tempo inteiro, inclusive nos estádios. Só que dessa vez o cara foi pego.

    A punição tem que ocorrer em cima dos indivíduos. Os clubes não tem como controlar algo assim, é impossível. Racismo é um problema da nossa sociedade e não do futebol.

    • Meu amigo discordo totalmente de vc, isso não pode ser considerado um fato isolado. E sim, os clubes devem ser punidos pelos atos de seus torcedores, e se isso significar a exclusão de A,B ou C que se exclua, e caso for necessário excluir todos que assim seja. Isso é questão de educação, coisa q a nossa sociedade (brasileira) não conhece muito bem, então que comecem a educar punindo, tirando seu “bem” precioso, assim como fazemos com as crianças deixando de castigo sem televisão.

      • Vc pensa assim pq não foi um “torcedor” do flamengo que praticou o ato! Se fosse um flamenguista, vc e todo mundo estariam dizendo q o caso é diferente! Toda torcida tem um babaca racista, amanhã pode acontecer com a gente!
        O cara tem q ser punido e o clube, se for omisso na repressão do ato, também deve ser! Não gosto do botafogo, mas ele não foi omisso e puni-lo com a exclusão é um medida um pouco exagerada! A aplicação de uma multa seria mais razoável!

        • Exatamente Thiago. Eu tenho absoluta certeza que a opinião de muitos iria mudar se tivesse sido o contrário.

      • Eu acho ineficaz Fred, inadequado. Eu não vejo como o clube pode controlar algo desse tipo, muito menos acho que o clube que tem que pagar por algo dessa natureza.

        A não ser que seja uma instituição que incetiva e apoia esse tipo de comportamento, o que seria um absurdo. Totalmente inimaginável.

        Meu raciocínio é o mesmo para a violência das organizadas. Enquanto os indivíduos não forem punidos individualmente, dento do alcance da Justiça comum, tudo que for feito será mera maquiagem.

        Esse tipo de indivíduo se sente protegido pelo ambiente e pela sensação de camuflagem. Como na internet também.

        Enfim é uma discussão longa, complexa. Mas meu ponto de vista é esse, e claro, você é livre para discordar.

    • VC diz isso porque não é negro e não se sentiu ofendido pessoalmente. É muito fácil falar sem sentir o que é o racismo.

      • Como pode dizer a cor de alguém no Brasil? Um país totalmente miscegenado como o nosso, onde não a sequer uma pessoa de uma cor só.

        • A polícia, os seguranças de shopping e alguns torcedores conseguem dizer facilmente na hora de discriminar.

        • Como? Se isso fosse verdade não teria ocorrido o que aconteceu ontem!
          Eu já sofri, sei que se pode.

      • Você não entendeu meu comentário meu amigo. Nem chegou perto de entender pelo visto.

        Não falei que não é grave; não disse em nenhum momento que é algo que não machuca e fere a alma.

        Só estou dizendo que essa história de punir o clube é ineficiente, inadequada e gera um precedente muito perigoso. Só isso. Em momento algum eu entrei no mérito do que é ou não racismo, muito menos do quanto machuca e ofende.

        Nem poderia. Não sou negro, então eu seria um imbecil se quisesse agir como se soubesse.

  • Tem que estampa o focinho deste animal pelas ruas e colocar o endereço da casa dele e da onde ele trabalha.e deixar o rumo ser tomado , garanto que ele muda de estado. MAS SEM VIOLENCIA..

  • Tem que excluir sim. Fazer um carnaval, como fizeram com o grêmio.

  • É sério que vão levantar esse caso? Isso não deveria nem cogitar.

  • os dois casos são revoltantes, mas não tem semelhança alguma, a do gremio foi vergonhosa.

    • Porque? qual a diferença? se nesse caso foi ainda pior direcionado aos familiares do atleta que nem jogando estavam pior ainda nem desculpa tem de cabeça quente com o adversário denro de campo é racismo puro e gratuito..mas como não foi cometido por um gaúcho aí não é racismo né?kk seu lixo hipócrita, o que vale pra um deve valer para todos, se fosse o Grêmio de novo estavam todos apedrejando nesse momento mas é uma palhaçada, vergonhoso é o seu comentário.

  • caso totalmente diferente, aqui no rio foi apenas um babaca…no sul foram muitos…

    • Foram muitos 6 dentre esses 2 negros mas só pegaram e aumentaram a coisa pela loira de olho azul, ou seja no sul é racismo no sudeste ora cima é sempre caso isolado ah e já saiu que não foi só um torcedor do Botafogo só ora tu saber, hipocrisia impera neh?!!

  • O caso foi muito diferente, espero muito que a família do Vinícius recorra a todas instâncias pra punir o infrassor.
    Qualquer tentativa de vencer o jogo no tapetão não deve ser levada a sério, isso foge totalmente a tradição Flamenguista.

    • Correto no caso só grêmio foi uma parte da torcida, do Botafogo foi só um torcedor otário

      • Pois é

      • Parte da torcida eram 6 torcedores dentre esses 1 negro só 1 foi pega falando macaco e já foi provado que não foi só um.torcedor ah tah muito diferente relativizando o racismo se fosse do Grêmio já tava pedindo na cabeça em praça publica seus HIPÓCRITAS!!

Comentários não são permitidos.