Notícias

Jair Ventura esclarece declaração polêmica sobre técnicos estrangeiros

Compartilhe

Jair Ventura foi o protagonista da noite desta segunda-feira. Às vésperas do clássico contra o Flamengo, válido pela ida da semifinais da Copa do Brasil, o técnico do Botafogo deu uma declaração polêmica, quando perguntado sobre a chegada de Reinaldo Rueda.

“Acho que ele (Reinaldo Rueda) é um grande treinador, enfrentei ele agora na fase de grupos da Libertadores […] mas falando em nome dos treinadores (brasileiros), pro mercado, isso é muito ruim, porque parece que não temos profissionais capacitados para trabalhar dentro do nosso próprio país. Hoje eu não posso trabalhar no exterior porque não tenho licença. E qualquer pessoa pode trabalhar no Brasil. Então isso não é legal. Desejo sorte ao Rueda, mas temos que repensar. Estão tirando o espaço dos outros que querem trabalhar também”, afirmou o jovem comandante ao programa Boa Noite Fox, dos canais Fox Sports. 

A declaração gerou polêmica. Vários jornalistas falaram sobre o assunto, criticando o corporativismo existente na fala de Jair. Por conta da repercussão, o treinador alvinegro divulgou uma nota oficial esclarecendo as declarações.

Confira a nota:

“Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.

Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.

O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.

E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.”

Leia mais:

Juca Kfouri sobre a declaração de Jair Ventura: ‘Que coisa medíocre’

Mauro aponta ‘corporativismo previsível’ de treinadores após declaração de Jair Ventura

Clássico entre Botafogo e Fla põe frente à frente goleiros “paredões” e contestados

Renato Gaúcho fala sobre Rueda: ‘Acho que, infelizmente, não vai dar certo’

Ver comentários

  • Eu até entendo quem fala merda, muitas vezes falam já querendo o resultado final ... mas dai a falar a merda e depois tentar temperar ela com sal pra ver se melhora é meio vergonhoso
    "Observando a repercussão".... então tá tentando se desculpar só porque ele viu que pegou mal????

    • E depois falou outra merda pior. Ele está reclamando porque não tem espaço na Europa. É só olhar onde Abel Braga, Mano Meneses e outros treinadores fizeram fortuna. Ou China, Arabia Saudita, Japão não é exterior?

      • E tem muito, mas muito técnico em seleção de base, em times que são desconhecidos, tem muito técnico brasileiro treinando fora. É esse pensamento imbecil de protecionismo, coletivismo e corporativismo retrógrado e babaca.

        • Isso é quando o cara quer aparecer e se fazer de bonzinho. É nessas horas que o cara tem que usar os velhos chavões do Futebol e cair fora, ainda mais sabendo que dois dias depois vai encontrar o time do cara.

          Geralmente quado o cara faz uma merda dessa, a resposta é sempre amarga.

          Já estou vendo tomar dois na quarta e neguinho enchendo a internet de meme dizendo que Rueda tomou o lugar dele na final da Copa do Brasil

      • Normalmente quando a gente tenta concertar as coisas a merda aumenta mesmo
        Já tentou explicar pra alguma namorada o que você tava fazendo em uma festa que você supostamente não deveria ter ido??

      • Luxa dirigiu os galáticos....é só tirar licença lá fora, ué.

        • Foram dois trabalhos que "ajudaram" o mercado a ver os técnicos brasileiros de outra forma: Luxa no Real e Felipão no Chelsea

          Imagina o Cuca no Real Madrid... em um mês já vai ter brigado e afastado o Sergio Ramos e o Cristiano

          Acho que o único que talvez tenha futuro na Europa vai ser o Tite

  • Jair babaca e mal intencionado. Tem uma PORRADA de técnico brasileiro treinando no exterior. Todo técnico pode treinar em vários países, só algum clube de fora querer. Falso, manipulador e coletivista, um babaca.

  • Chorafoguense típico...Amarelou....agora favor entregar a rapadura quarta-feira!
    SRN

  • Treinador brasileiro é visto perjorativamente. Por causa da fama que as laranjas podres constroem. Alguém lembra da vergonha do papai Joel na África do Sul. Não sabe nem falar a própria língua nativa, quis se meter a enrolation. Sem vergonha na cara, ganham caminhões de dinheiro, e não se prestam a estudar. Ficam nessas de chupar laranja com jogador. Acham que estudar planejamento é ruim. Acham bonito projeto de longo prazo porque o presidente do clube diz. Mas não entendem a filosofia disto. Há técnicos bons brasileiros. Mas muitos desses perdem mercado, devido a essas laranjas podres e que viciam muitos clubes. E aí não adianta culpar só técnico estrangeiro. Quando o mercado se nivela por baixo.

  • Em momento algum ele disse que ruéda era ruim . Pelo contrário o elogio. Mais aí vem VCS com monte de conversa

    • Cara, ontem vc escreveu em letras garrafais que o cara é o melhor treinador do Brasil e hoje vem de novo defender as asneiras dele e criticar nossa torcida.

      Faz o seguinte, vacilão: VAI À MERDA E FICA POR LÁ.

  • Falou, falou, e ficou na mesma. Quanto mais tenta consertar, mais se enrola. Em vez de reclamar da desconfiança quanto aos técnicos brasileiros, dê o exemplo e se mostre melhor que a concorrência, e então alguma equipe confiará em você por méritos e não pela nacionalidade.

  • Jair é melhor você ficar calado...toca a tua vida. Você não tem cacife para falar em nome dos técnicos do Brasil...se situa OK. E se pergunte se é só por questões burocráticas que os Argentinos são aceitos....Felipão teve a chance de dirigir o Chelsea, Luxemburgo o Real, tá bom para você, e porque não deram certo? O buraco é mais em baixo meu caro. Fica na tua, toca tua vida, você ainda tem muito chão para já ir metendo o bedelho em assunto tão complexo, na boa. Cuida do teu timinho, que vai tomar um sacode do Mengão. Tomara que o Rueda já esteja no comando...isso que você deve se preocupar.

  • Rueda, coloca esse mané no bolso quarta feira que ele cala essa fossa dele...

  • "Estão tirando espaço dos outros... " pra essa declaração, bem clara, não houve resposta.. e nem há. Medíocre, xenófobo... vai perder o respeito dos próprios estrangeiros do grupo dele...

Notícias recentes

  • Destaque

Cabe no Flamengo? Sonho de José Boto deixa Juventus e fica livre no mercado

Vlahovic tem apenas 26 anos e deixou a Juventus (ITA) de graça A temporada europeia…

03/06/2026
  • Destaque

Agente revela que votou contra saída de Gerson do Flamengo e detona Marcão: “Pessoa difícil”

Carlos Leite, que também representa Gerson, abriu o jogo sobre os bastidores Titular do Flamengo…

03/06/2026
  • Destaque

Palmeiras mira contratação de volante, e ex-jogador do Flamengo pode se tornar alvo

Vinicius Souza está atualmente no Wolfsburg (ALE) O Palmeiras segue ativo no mercado de transferências…

03/06/2026
  • Notícias

“Quem ficou com o atleta?”: John Textor ironiza Flamengo por contratação do Botafogo

Flamengo e Botafogo travaram uma batalha nos bastidores por Luiz Henrique O Botafogo vive grave…

03/06/2026
  • Notícias

TV inglesa aponta ex-Flamengo como favorito a conquistar a Chuteira de Ouro da Copa do Mundo

Qual ex-Flamengo tem chances de ser artilheiro da Copa do Mundo? Ex-Flamengo, Vini Jr é…

03/06/2026
  • Notícias

Internacional tenta contratação de Everton Cebolinha, do Flamengo

Everton Cebolinha tem contrato com o Flamengo até dezembro deste ano Everton Cebolinha tem futuro…

03/06/2026