Jair Ventura esclarece declaração polêmica sobre técnicos estrangeiros

Compartilhe com os amigos

Jair Ventura foi o protagonista da noite desta segunda-feira. Às vésperas do clássico contra o Flamengo, válido pela ida da semifinais da Copa do Brasil, o técnico do Botafogo deu uma declaração polêmica, quando perguntado sobre a chegada de Reinaldo Rueda.

“Acho que ele (Reinaldo Rueda) é um grande treinador, enfrentei ele agora na fase de grupos da Libertadores […] mas falando em nome dos treinadores (brasileiros), pro mercado, isso é muito ruim, porque parece que não temos profissionais capacitados para trabalhar dentro do nosso próprio país. Hoje eu não posso trabalhar no exterior porque não tenho licença. E qualquer pessoa pode trabalhar no Brasil. Então isso não é legal. Desejo sorte ao Rueda, mas temos que repensar. Estão tirando o espaço dos outros que querem trabalhar também”, afirmou o jovem comandante ao programa Boa Noite Fox, dos canais Fox Sports. 

A declaração gerou polêmica. Vários jornalistas falaram sobre o assunto, criticando o corporativismo existente na fala de Jair. Por conta da repercussão, o treinador alvinegro divulgou uma nota oficial esclarecendo as declarações.

Confira a nota:

“Observando a repercussão de minha declaração sobre a contratação do treinador colombiano Reinaldo Rueda, avaliei que talvez não tenha sido bem claro quando me expressei.

Quero esclarecer que acho legítimo o direito de qualquer clube brasileiro contratar um treinador estrangeiro. Há muitos profissionais competentes em outros países, com condições de repetirem aqui o sucesso que tiveram em outros lugares, como é o caso de Reinaldo Rueda, que tem um currículo admirável.

O que questiono e me deixa triste é ver que treinadores brasileiros são vistos com desconfiança e encontram dificuldades para trabalhar no exterior. Além de questões legais, como não reconhecimento de nossa habilitação profissional no mercado europeu. Nossa licença não é aceita na Europa, ao contrário da dos argentinos, por exemplo. Temos que refletir, discutir e buscar maneiras de mudar essa situação.

E como posso criticar os estrangeiros, se convivo com vários no Botafogo? Eu mesmo morei mais de nove anos fora do país quando jogador e tive essa vivência. Reitero que defendo uma maior valorização dos treinadores brasileiros, de competir em igualdade de condições com os estrangeiros no mercado externo. Infelizmente, a nossa licença ainda não nos dá esse direito.”

Leia mais:

Juca Kfouri sobre a declaração de Jair Ventura: ‘Que coisa medíocre’

Mauro aponta ‘corporativismo previsível’ de treinadores após declaração de Jair Ventura

Clássico entre Botafogo e Fla põe frente à frente goleiros “paredões” e contestados

Renato Gaúcho fala sobre Rueda: ‘Acho que, infelizmente, não vai dar certo’

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Cara, que polêmica? O cara só deu a opinião dele. Vamos pensar no campo. Só estamos afundando…

  • Cala a boca Magda!
    ?

  • Como dizia minha avó, “depois que sai da boca não entra mais” , afinal, a declaração foi preconceituosa, parcial e infeliz, e agora não adianta colocar panos quentes, pq o Rueda vai te entregar um quente pra vc levar pra casa, jairzinho jr .

    E lembre-se, Jair ninguém, que “a palavra é de prata e o silêncio é de ouro”.

  • Se os treinadores daqui são vistos com desconfiança, os culpados são os clubes estrangeiros? Paramos no tempo e relaxamos sobre a soberba.

  • Meio besta essa polemica viu. O que ele disse foi idiota ainda mais pra um treinador jovem que parece ter novas ideias, mas é so isso, uma opinião idiota e jair tem direito de pensar assim. Segue o jogo.

    • Ele tem o direito de ter opinião coletivista protecionista imbecil e temos o direito de ter a opiniao que a opinião dele é protecionista e babaca. Ninguém ta falando que ele não pode ter opinião.

  • To começando a achar que ele quer trabalhar no Flamengo. Calma Jair vai trabalhando e mostrando trabalho que quem sabe vc venha msm.
    Kkkkkkk

  • Tirem a foto desse sujeito da pagina, já deu! Fica falando asneira por ai e jajá vai chorar!

  • espn . uol . com . br/post/718972_vertical-infiltrador-e-mutavel-no-meio-o-que-esperar-de-reinaldo-rueda-no-flamengo

    Vejam a diferença entre um treinador que estuda o jogo e os pofexores
    brazucas que não precisam estudar e preferem ficar congelados no tempo.
    Queremos um Flamengo que olha pro passado ou pro futuro?

  • Tô comemorando essas declarações do Jair Ventura e do Renato. É disso que esse time precisa. Precisa de motivação extra, precisa querer ganhar. E fico aqui lembrando de 2009 quando os próprios jogadores disseram que estavam correndo pelo Andrade. Esse time vai correr pelo Rueda e a torcida tá apoiando tb.
    Temos que esquecer um pouco esse fracasso no Brasileirão e apoiar demais o time na Copa do Brasil. Dá pra levar esse caneco!

    • Tô contigo, Fábio. Pensei a mesma coisa.

  • O que ele realmente queria dizer:
    “Pô, eu tô sofrendo com o Botafogo há quase 1 ano, fazendo o melhor trabalho do Brasil, por isso me senti credenciado a tomar o lugar de ZR e finalmente trabalhar num time gigante. Meu agente me ofereceu e eles não quiseram nem conversar, e trazem um estrangeiro ganhando o quintuplo do que eu. Ai ja é demais, temos que criar uma lei que proiba estrangeiro por aqui…”

  • Qual profissional não reclamaria em seu campo de trabalho? Ninguém quer concorrência,todos querem mercado fechado. A concorrência só é boa para os clubes que conseguem contratar bons profissionais por valores mais baixos.
    Todo mundo gosta de livre mercado enquanto não é afetado.

  • “mas falando em nome dos treinadores (brasileiros)”,e ainda queimou os outros treinadores…que ridiculo…kkkkkk

  • O cara que até agora não ganhou nada, apesar de se mostrar um técnico promissor pode ficar de boca calada e conquistar alguma coisa pra poder então criticar. Esse modelo falido de técnicos que não estudam, que são os “professores” só pq foram ex-jogadores por que podemos contar no dedo quem foi realmente atleta tem que dar espaço pra quem Trabalha, estuda e procura aprimorar no futebol. Fala sério perna de pau…

  • Quanta dificuldade pra entender uma frase!

  • A emenda ficou pior que o soneto. Em vez de consertar, ele repetiu tudo que disse. Tentou explicar o inexplicável.

    • Isso mesmo Luciano Pereira, era melhor ficar calado. Provérbio bíblico: “Até os tolos passam por sábios quando ficam calados…”

  • Ele deve ser da mesma escola do ze ruela.RIDICULO….

  • Treinadorzinho mequetefre de um esquema tático (retranca) super valorizado por que está tendo alguns “bons resultados” e não bom jogos… Toda vez que mudou o esquema tático, levou fumo…
    Esta com medo pois sabe que depois que sair do foguinho não vai ter emprego e se tiver vai demonstrar pra todo mundo que não sabe de porraniuma… Morrendo de inveja do Rueda!!!

  • O alerta do politicamente correto apitou alto hei. Putz

  • Ja esta mostrando quem realmente é.esse cara é egoista…

  • Xenófobo e frouxo,nota totalmente diferente do que declarou na verdade.

  • “Estão tirando espaço dos outros… ” pra essa declaração, bem clara, não houve resposta.. e nem há. Medíocre, xenófobo… vai perder o respeito dos próprios estrangeiros do grupo dele…

  • Rueda, coloca esse mané no bolso quarta feira que ele cala essa fossa dele…

  • Jair é melhor você ficar calado…toca a tua vida. Você não tem cacife para falar em nome dos técnicos do Brasil…se situa OK. E se pergunte se é só por questões burocráticas que os Argentinos são aceitos….Felipão teve a chance de dirigir o Chelsea, Luxemburgo o Real, tá bom para você, e porque não deram certo? O buraco é mais em baixo meu caro. Fica na tua, toca tua vida, você ainda tem muito chão para já ir metendo o bedelho em assunto tão complexo, na boa. Cuida do teu timinho, que vai tomar um sacode do Mengão. Tomara que o Rueda já esteja no comando…isso que você deve se preocupar.

  • Falou, falou, e ficou na mesma. Quanto mais tenta consertar, mais se enrola. Em vez de reclamar da desconfiança quanto aos técnicos brasileiros, dê o exemplo e se mostre melhor que a concorrência, e então alguma equipe confiará em você por méritos e não pela nacionalidade.

  • Em momento algum ele disse que ruéda era ruim . Pelo contrário o elogio. Mais aí vem VCS com monte de conversa

    • Cara, ontem vc escreveu em letras garrafais que o cara é o melhor treinador do Brasil e hoje vem de novo defender as asneiras dele e criticar nossa torcida.

      Faz o seguinte, vacilão: VAI À MERDA E FICA POR LÁ.

  • Treinador brasileiro é visto perjorativamente. Por causa da fama que as laranjas podres constroem. Alguém lembra da vergonha do papai Joel na África do Sul. Não sabe nem falar a própria língua nativa, quis se meter a enrolation. Sem vergonha na cara, ganham caminhões de dinheiro, e não se prestam a estudar. Ficam nessas de chupar laranja com jogador. Acham que estudar planejamento é ruim. Acham bonito projeto de longo prazo porque o presidente do clube diz. Mas não entendem a filosofia disto. Há técnicos bons brasileiros. Mas muitos desses perdem mercado, devido a essas laranjas podres e que viciam muitos clubes. E aí não adianta culpar só técnico estrangeiro. Quando o mercado se nivela por baixo.

  • Começou o chororô de sempre kkkk

  • Chorafoguense típico…Amarelou….agora favor entregar a rapadura quarta-feira!
    SRN

    • kkkkkkkkkkkkk

  • Jair babaca e mal intencionado. Tem uma PORRADA de técnico brasileiro treinando no exterior. Todo técnico pode treinar em vários países, só algum clube de fora querer. Falso, manipulador e coletivista, um babaca.

  • Eu até entendo quem fala merda, muitas vezes falam já querendo o resultado final … mas dai a falar a merda e depois tentar temperar ela com sal pra ver se melhora é meio vergonhoso
    “Observando a repercussão”…. então tá tentando se desculpar só porque ele viu que pegou mal????

    • E depois falou outra merda pior. Ele está reclamando porque não tem espaço na Europa. É só olhar onde Abel Braga, Mano Meneses e outros treinadores fizeram fortuna. Ou China, Arabia Saudita, Japão não é exterior?

      • E tem muito, mas muito técnico em seleção de base, em times que são desconhecidos, tem muito técnico brasileiro treinando fora. É esse pensamento imbecil de protecionismo, coletivismo e corporativismo retrógrado e babaca.

        • Isso é quando o cara quer aparecer e se fazer de bonzinho. É nessas horas que o cara tem que usar os velhos chavões do Futebol e cair fora, ainda mais sabendo que dois dias depois vai encontrar o time do cara.

          Geralmente quado o cara faz uma merda dessa, a resposta é sempre amarga.

          Já estou vendo tomar dois na quarta e neguinho enchendo a internet de meme dizendo que Rueda tomou o lugar dele na final da Copa do Brasil

      • Normalmente quando a gente tenta concertar as coisas a merda aumenta mesmo
        Já tentou explicar pra alguma namorada o que você tava fazendo em uma festa que você supostamente não deveria ter ido??

      • Luxa dirigiu os galáticos….é só tirar licença lá fora, ué.

        • Foram dois trabalhos que “ajudaram” o mercado a ver os técnicos brasileiros de outra forma: Luxa no Real e Felipão no Chelsea

          Imagina o Cuca no Real Madrid… em um mês já vai ter brigado e afastado o Sergio Ramos e o Cristiano

          Acho que o único que talvez tenha futuro na Europa vai ser o Tite

    • kkkkkkkk!
      Limpou merda com papel higiênico usado.

      • Tentou limpar com plastico…kkkkkk

    • Exato. Quis limpar e espalhou a merda ainda mais.

Comentários não são permitidos.