Luiz Fernando Gomes: “Cenário de crise: a culpa é do Zé?”

Compartilhe com os amigos

Muros pichados no Ninho do Urubu, protestos e xingamento no aeroporto, mobilização nas redes sociais para a demissão de Zé Ricardo e a contratação de Reinaldo Rueda, o técnico campeão da Libertadores-16 com o Atlético Nacional (COL). Quem vê isso tudo pode achar que o Flamengo faz uma campanha desastrosa no Brasileirão. De quem briga para não ser rebaixado. Mas a realidade é bem distante disso.

É fato que se esperava bem mais do time. A manutenção da base do ano passado e a chegada de reforços de peso – quase R$ 60 milhões em contratações – tornou o clube um dos favoritos para a disputa do título. Mas 15 pontos já separam o Rubro-Negro do líder Corinthians. Nos confrontos com os dez primeiros colocados do campeonato o time conseguiu apenas uma vitória, sobre o Vasco. E, nos últimos seis jogos, fez apenas seis pontos, tendo conquistado somente uma vitória, contra o Coritiba, na Ilha do Urubu. Um cenário mais do que perfeito para fazer eclodir uma crise como a de ontem.

A culpa é do Zé?

A frustração do torcedor flamenguista é natural. O que não é racional é atribuir-se a Zé Ricardo toda a responsabilidade pelo mau momento. Vamos nos deter nos dois últimos jogos. O time fez um ótimo segundo tempo na Arena de Itaquera, domingo, envolveu o Corinthians – o que é raro -, mas não marcou. As mexidas do treinador no intervalo mudaram a cara da partida. Mas, que culpa tem ele se Diego perdeu um gol feito?

Assim como, na quarta, contra o Santos, se Vizeu cabeceou para fora com o gol escancarado. E Rodinei foi expulso por carrinhos infantis, quando o time mandava no jogo. O que o treinador tem a ver com isso? Afastar o Zé seria uma atitude fácil – a que o presidente Bandeira de Mello sabiamente resiste até aqui, apesar da pressão. Seria fácil, mas não necessariamente resolveria o problema. Como não resolveu no São Paulo sem Ceni, no Atlético-MG sem Roger, na Chape sem Mancini. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. E podem evitar que o caldo entorne de vez.

Fonte: Lance/Luiz Fernando Gomes

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O Pará pede para bater a falta, o tecnico fica indeciso, falta comando a tempos.

  • o maior protesto que a torcida poderia fazer nao é fazendo quebradeira no aeroporto, e sim fazendo uma vaia grande nos protegidos do ZR assim como fizeeram com o bonde da stella, foi algo que deu certo pois abriu os olhos dos jogadores e da diretoria.

  • claro que não é pelas oportunidades perdidas que se está pedindo a cabeça de ZR. usar um argumento destes é quase passar um atestado de idiota para quem pede. é querer simplesmente não discutir o assunto. por outro lado é sem dúvida nenhuma muita falta de senso crítico não admitir que os resultados estão bem abaixo das expectativas criadas pelos dirigentes e comissão técnica. se é a melhor hora para a troca não sei(nem ninguém sabe). quanto ao tal caldo recomendado já entornou. SRN

  • culpa é EBM que defende os necessitados, que deixou chegar esse ponto todo mundo sabia que ia acontecer a qualquer momento.

  • Porque não fala sobre o efeito da troca de técnico no Palmeiras? Porque não fala do Sport, que não tem elenco mas tem técnico? Porque não fala do Corinthians que não tem elenco mas tem técnico? Vai a merda o Zé é todos que defendem um futebol medíocre com um elenco que temos. Não sou a favor de troca troca de técnico. Mas não temos um técnico, temos um estagiário. #Foraestagiário

    • cara mas EBM mantém ele no cargo assim como MA, GABRIEL

  • Embora tambem não goste do trabalho do zé é bom lembrar que fracassos e times perdedores vem desde o começo dessa gestão ja vimos varios times diferentes com tecnicos diferentes passando vexame.

  • Sou contra a saída do de ze Ricardo e a favor da saída dos 4 jogadores que contaminam o time com sua falta de atitude (Gabriel, vaz, m araujo e muralha). Pará deve abrir o olho também. Vamos apoiar. A cada ano estamos mais longe daquele flamengo que lutava contra rebaixamentos. Nao se esqueçam. Esse era o flamengo antes de 2013.

    • E quem escala os jogadores que contaminam o time??????

  • Os caras perderam gols ok tem q ser cobrados … Mais e o caminhao de gols que o time toma ?? Quem treina o time ?? Sempre erro de posicionamento… E a culpa sera sim smpre dele pois ele escala p caramujo….

  • O problema vem de cima. É falta de comando. Absurdo o Bandeira — que é ótimo administrador mas em termos de futebol é apenas um torcedor — acumular o vice de futebol no clube. Antigamente pelo menos tinha um conselho em que vários davam opinião, agora ele não deixa nem isso acontecer. O futebol do Flamengo não tem comando!

  • Colho nas opiniões das redes sociais duas grandes observações:
    1 – Zé Retardo não tem culhão para segurar a pressão que está sofrendo porque não tem competência, conhecimento e malandragem para melhorar o time; e
    2 – quanto mais o Fla treina, pior fica.

    Entendo que estão corretas as duas observações. É impressionante como o time a cada vez que tem tempo longo para treinar, volta pior. Esse ano tivemos a oportunidade de vermos o time treinar e, mesmo no Carioca, jogava muito mal.

    Realmente, o Zé Retardo já chegou no limite da competência dele. Ele não conseguirá, ainda que não houvesse pressão, segurar essa barra, pois falta-lhe conhecimento.

    E, uma coisa que causa espanto é a convicção dele a qual ele denomina “nossas convicções”, quanto mais convicto ele fica mais derrotas o time acumula.

    • Convicçoes mediocre,dele…

    • Ele pode até ter a convicção dele, mas isso não quer dizer que essa convicção faz bem ao time… pelo contrário!!
      Portanto, fora Zé Ricardo… pelo simples fato de o mesmo não falar que irá avaliar as suas convicções e não toma nenhuma atitude!!

  • E tem culpa eu?

    O negócio tá tão fora de controle que estão querendo colocar a culpa na torcida que está muito “impaciente” com o estagiário e seus perebas fazendo o time pagar mico.

  • Já que vc usou os dois últimos jogos…usá-los-ei tb…o zé tem culpa do Diego ter perdido o gol?! Não!!! Mas acredito que o Diego estaria muito mais inteiro pra chutar aquela bola se não tivesse que buscar sempre o jogo dos pés dos zagueiros já que o ma não tem competência para levá – lá…e do Vizeu e Juan terem perdido..a culpa eh do zé?! Não!!! Mas da falta de treinamento…o Vizeu teve duas oportunidades e fez uma…considero um bom rendimento…melhor do que o do Damião que cansou de ser escalado enquanto o Vizeu ficava no banco…quanto aos dois gols entregues por Márcio Araújo contra o Santos. ..a culpa tb não eh do Zé…bem como os dois gols que o curica fez nas costas da zaga…tb não foi culpa do zé…
    Citar o q não deu certo (são paulo, chapecoense…) é fácil…pq

    • Vizeu teve tres oportunidades e fez uma. A bola na trave do primeiro tempo tb foi uma finalizacao.

      • Verdade…Boa média pra quem era 2o reserva…reserva até do perna de pau do Damião.

    • Espancou no comentário…

  • A palavra “culpa” é para os perdedores, vítimas do destino. Os vencedores pensam em “Responsabilidade”. Quem é o principal responsável pelo time?
    Se há uma serie de jogadores em má fase, sem confiança, falhando seguidamente, quem é o responsável? Quem escala o time? Quem deveria ser o principal motivador do grupo? Quem tem que inspirar positivamente o emocional dos jogadores?

    • Ótima!

    • Excelente!!!
      Se permite acrescentar:
      Quem deve corrigir os erros de um time de futebol?

      • Perfeito, obrigado!

  • A culpa deve ser minha. Eu que escalo o MA.

  • É não. A culpa é das estrelas. Ou do Temer. Cada umaaa.

  • Se o time perde vários gols consecutivamente é sinal que no mínimo os atletas não estejam preparados técnica ou mentalmente para executarem suas funções.
    E quem deve corrigir tais erros, somos nós torcedores? Creio que não, existe um responsável técnico ( porque técnico está longe de ser) que além de escalar o time tem como responsabilidades potencializar as virtudes e corrigir os erros do time, e os mais completos costumam blindar o grupo quando percebem que a pressão exercida está atrapalhando o desempenho dos atletas.
    Sem falar que um componente essencial em gestão de um grupo é a meritocracia, coisa que sabemos que passa muito distante do Ninho do Urubu.

  • Contratem mais jogadores, ZR está “sem” opções.

    • É verdade, da forma como foi colocado os jogadores que estão perdendo gols são atletas sem qualidade, e com nenhuma experiência…

      • da forma que vc ta falando o zé ricardo manda eles chutarem pra fora.

        • Sério?
          Não li isso em lugar nenhum.
          Só disse que no contexto do texto (perda de gols), deve ser porque os atletas não tem qualidade suficiente.
          Ou será que falta treino pesado em cima dessa deficiência que já vem desde o ano passado?

Comentários não são permitidos.