Marcos Paulo Lima: “Por que Reinaldo Rueda vai frustrar a torcida do Flamengo”

O relógio do celular marcava 2h22 da madrugada em Brasília, 7h22 da manhã na Alemanha. Poucas horas depois da demissão de Zé Ricardo, Reinaldo Rueda respondia a pergunta que o torcedor rubro-negro queria saber: Você tem proposta do Flamengo? “Estou viajando pela Europa. Não houve nenhum contato”, limitou-se a dizer o ex-técnico do Atlético Nacional.

Perguntei se Reinaldo Rueda viu as manifestações da torcida do Flamengo em suas contas nas redes sociais. Questionei se ele toparia assumir um clube no meio da temporada. Fez o silêncio enigmático de quem não descarta possibilidades, está em negociação ou não quer cometer o erro de fechar as portas no clube mais popular do país. Consequentemente, a tendência que cresceu no início da tarde desta segunda-feira é que o clube anuncie Roger Machado como substituto de Zé Ricardo.

Reinaldo Rueda não está na Europa a passeio. Sua carreira é tão planejada quanto, por exemplo, a de Pep Guardiola. De tempos em tempos, tira meses ou um ano sabático para se dedicar a estudar futebol. O senhor de 60 anos corre contra o tempo para se reciclar porque é o favorito a suceder o argentino José Pekerman na Colômbia após a Copa de 2018. Ele sabe disso. Jornalistas e torcedores da seleção também estão cientes. A turnê de Reinaldo Rueda começou com um encontro com o amigo Carlo Ancelotti no Bayern de Munique. Se não for obrigado pelo Flamengo a voltar mais cedo à América, deve se encontrar também com sua maior inspiração — o espanhol Vicente del Bosque.

Falta menos de um ano para José Pekerman deixar a seleção da Colômbia. Portanto, o Flamengo teria de ser extremamente sedutor para convencê-lo a trocar o certo pelo duvidoso. Mostrei no post da noite de domingo. Em cinco anos, a gestão do presidente Eduardo Bandeira de Melo teve 10 treinadores diferentes. Por que Reinaldo Rueda seria imune a isso? Por que daria brecha a que outro compatriota assumisse o lugar na fila para assumir a Colômbia?

Há um outro obstáculo: a saúde. Os médicos que fizeram uma cirurgia no quadril de Reinaldo Rueda recomendaram ao treinador que ele diminua suas atividades. Comandar um time exige esforço diário. Ele teve de ficar 50 dias afastado do Atlético Nacional num momento em que precisava remontar o time depois das saídas de Berrío, Guerra, Borja, Copete, entre outros. Resultado: a equipe foi eliminada na fase de grupos da Libertadores neste ano em uma chave que tinha Botafogo, Estudiantes e Barcelona de Guayaquil.

O plano A de Reinaldo Rueda é assumir a Colômbia no meio do ano que vem. A primeira passagem pelo cargo foi frustrante para ele. “Por uma mescla de fatores. Alguns problemas internos do futebol colombiano, desentendimentos da associação dos jogadores com o comando do futebol do país, a mudança no comitê executivo e diretivo da federação e o fato de eu não ter classificado a Colômbia para a Copa do Mundo de 2006. Nós também fomos mal na Copa Ouro e na Copa América”, disse em outra entrevista, em maio do ano passado. Rueda teve outra frustração nas divisões de base. Ele também levou a seleção às semifinais do Mundial Sub-20, mas perdeu para a Espanha nas semifinais.

Reinaldo Rueda foi alvo do Cruzeiro, sondado pelo Atlético-MG, confirmou ter sido convidado pelo presidente Roberto de Andrade para assumir o Corinthians antes de Fabio Carille ser efetivado. Na mesma entrevista, em maio do ano passado, admitiu que é um sonho treinar algum time brasileiro. “Eu asseguro a você que seria uma honra, uma distinção trabalhar no Brasil, no futebol pentacampeão do mundo”.

Mas muita coisa mudou… Do início do ano para cá, Reinaldo Rueda passou a admitir que seu quadril não permite mais tantos esforços. E foi convencido de que comandar seleções é a melhor saída para a continuidade da carreira. Classificou e comandou Honduras para a Copa de 2010. Classificou e comandou o Equador na Copa de 2014. Por isso, estuda para assumir o próximo desafio de sua vida: classificar e comandar a Colômbia na Copa de 2022, no Catar. Provavelmente, o Flamengo, que já sonhou com Jorge Sampaoli, também não terá Reinaldo Rueda.

O favorito da diretoria do Flamengo é Roger Machado, ex-Grêmio e Atlético-MG, e muito conhecido de Rodrigo Caetano, um dos defensores da sua contratação.

Reprodução: Blog Drible de Corpo/ Marcos Paulo Lima

Veja também

  • Utilizar as melhores peças de forma ousada.
    Não é possível um Mancuello no banco para um Inominável titular.
    Aí alguns falam: Mas o Mancuello não tem velocidade…
    E eu digo que o esquema deve se adaptar às peças, tirar o maior potencial possível dentro do elenco e não ficar insistindo em peças que não dão o retorno técnico esperado.
    Técnicos ganham milhares de reais todo mês para isso e não para repetirem os erros como fazia o estagiário.
    Temos elenco e estrutura invejáveis, falta apenas o departamento de futebol melhorar.

  • Rueda vai frustrar a torcida do flamengo…

  • Rueda vai frustrar a torcida do flamengo…

  • Carpegiani é um cara identificado com o Flamengo, mas eu fico preocupado com relação a ele estar atualizado com o futebol. Qual foi o bom trabalho que ele fez nos últimos anos?

  • Acho que vc está meio enganado…

  • Furou na previsão! Merlim!!!!

  • Ele tá no perfil das contratações do Flamengo: Se recuperando de cirurgia… kkk

    Vem logo ser feliz no Mengão, Rueda!

    • kkkkk…boa..kk

  • Enquanto isso, vamos de diretor de futebol amador.

  • Será o carpegiani o melhor nome? Será que vai colocar intensidade no time.?? Armar o time com boas jogadas ofensivas é certo. Mas a intensidade é fundamental no futebol de hoje. Nao está na década de 80. Seria uma ótima trazer e testar ele ate o fim do ano e se for bom o futebol apresentado manter ele.

    Obs: Como um grande entendedor de futebol. Seria fácil pra ele assumir e botar moral na casa e colocar suas ideias no campo.

  • Daqui a pouco vão falar do Rogério Ceni kkk

  • Esse Rueda consegui ao menos falar na beira de campo?

  • Tragam o Tiririca, afinal pior do que tá não fica.

    • kkkkkkkkkkkk

  • GIVANILDO é o nome da fera. O técnico mais injustiçado do futebol brasileiro.
    #VEMGIVANILDO

  • Roger recusou, vai ficar sem trabalhar até o fim do campeonato.
    Zico não vai pegar essa, segundo o Benja.
    Tá difícil pro Rueda encarar essa pedreira.
    Quem será o treinador? Mistério.

    • Almir eu acho que se não for o Rueda nem o Roger, eu acho que as negativas são preliminares de namoro, por isso ainda acho que um deles pode assumir, o melhor seria trazer o Carpegiani. È um técnico conhecedor da casa, e tem um perfil low profile como a diretoria gosta, além de entender de futebol o bastante para levar esse time a frente…a meta desse ano é a Copa do Brasil…Brasileiro só sairá das mãos do Corintians se o Coriantians entregar e acho dificil isso acontecer…

      • Certíssimo. Eu também aprovo o Carpeggiani. Seria o mais adequado.

      • Carpegiani é um cara identificado com o Flamengo, mas eu fico preocupado com relação a ele estar atualizado com o futebol. Qual foi o bom trabalho que ele fez nos últimos anos?

  • PETKOVIC !!!!

    • Piada de mau gosto, né?

      • Por quê?

  • Bem… se a situação é essa ele deixa de ser a melhor opção… trazer e ter que liberar em junho de 2018 pra ele assumir a seleção colombiana, não é uma boa… Ele teria que chegar por a mão na massa e fazer um esforço pra se ambientar e me parece que até esse problema de saúde ta atrapalhando… Então eu traria um desses caras que estão meio fora do mercado e faria uma proposta pra um contrato ate Dezembro e conversava com o Renato Gaucho pro ano que vem… tenho certeza que ele topa uma conversa.

  • Sou mais o Pet, se for pra colocar esse Roger.
    Pelo menos tem história no clube.

    • Pet já seria desespero. O que o Pet ganhou como treinador? Acabaram de tirar um estagiário e vão colocar outro? Pelo amor de Deus! O desespero é tanto que até a torcida está perdida.

      • E o q foi q esse Roger ganhou ?

      • Esta mesma mentalidade tem se aplicado quanto ao lançamento das revelações da base. Porque não tem experiência não serve e pedem contratação de um medalhão rodado e ultrapassado. É isso aí. Não pediram a demissão do Zé? Agora aguenta.

      • Zidane também não ganhou nada, só foi treinar o Real Madrid, que quase não tem pressão, e tá ganhando tudo.
        Não tô dizendo que a história se repetirá, apenas mostrando que essas “loucuras” podem dar certo.

    • Roger já recusou

      • Devem ter oferecido um tostão furado e contrato só até o final do ano, então, ele recusou(querendo mais) e muitos outros vão fazer jogo duro tambem pra aceitar.

        • Quando saiu do Atletico, ele deixou claro que não iria assumir nenhum clube porque não apoia esse troca troca de técnicos. Ou seja, só assumiria em início de projeto.

          • Como tampão, ok; mas, como início de projeto, ele não me agrada muito não.

      • Graças a Deus.

  • Apesar de ser a favor, fico triste com a demissão do Zé.

    A pergunta que faço é a seguinte: Como um cara pode se sabotar tanto?

    O cara tinha a chance da vida e jogou pela janela por proteger jogadores medianos.

    Se o próximo treinador esquecer este esquema fracassado, dispensar figuras medíocres como o Inominável, Gabriel, Vaz e Muralha e fizer o feijão com arroz, já será suficiente para um título ainda este ano.

    SRN

    • Eu acho que o Zé já estava de saco cheio. Para não ter que pedir demissão, resolveu ser demitido ao fazer o que a torcida pedia, sabendo que ía dar m3rd4. Então, dessa forma, conseguiu a demissão e ainda provou que suas convicções estavam mais certas do que as da torcida. Você acha que quem se ferrou foi o Zé? Não. Quem se ferrou foi o Flamengo. Para o Zé foi alívio. E o Bandeira sabia disso. Por isso queria manter o Zé, pelo menos, até o final do ano.

      • Lógico que ia dar merda, sem treinamento seria um milagre dar certo.
        Mas os 15 minutos iniciais do jogo mostraram que esse é o caminho.
        Qualidade é fundamental.

        • Se puder, desenha o caminho pra mim porque eu não vi nada..

          • Utilizar as melhores peças de forma ousada.
            Não é possível um Mancuello no banco para um Inominável titular.
            Aí alguns falam: Mas o Mancuello não tem velocidade…
            E eu digo que o esquema deve se adaptar às peças, tirar o maior potencial possível dentro do elenco e não ficar insistindo em peças que não dão o retorno técnico esperado.
            Técnicos ganham milhares de reais todo mês para isso e não para repetirem os erros como fazia o estagiário.
            Temos elenco e estrutura invejáveis, falta apenas o departamento de futebol melhorar.

      • Teoria interessante, mas que sinalizaria um certo mal-caratismo dele, qdo o principal defeito dele e que tirou a paciência de todos foi justamente o oposto, a dificuldade em não desapegar nunca.

    • Obs.: Concordo com o que você disse.

  • é sempre assim, entra tecnico, sai tecnico, os nomes são sempre os mesmos, nao vi nenhum tecnico estrangeiro dar certo no BR nos ultimos 20 anos, talvez 30. flamengo nao é o atletico nacional, nem seleção de honduras/equador…

    • Ata bom mãe dináh, agora me fala o número da mega.

    • kkk deixa eles acreditarem que vai dar certo

      • A curto prazo não dá. Mas quem tem disposição para topar um projeto de médio ou longo prazo?

        • A própria torcida não tem disposição. Esta pedindo a saída do ZR há muito tempo.

  • se estiver com problema de saúde mesmo, complica…

  • Vou esperar o anúncio do treinador depois dar uma opinião é muita especulação ainda

  • Essa diretoria do fla,nao tem alma vencedora…
    Se tivesse ia no Sport,fszia proposta entrava em acordo pagando multa ou até cedendo algum jogador e traria o …o luxemburgo tem sim o respeito dos jogadores,manha muito,dos técnicos brasileiro e o que mais sabe encaixar time com estrelas..tudo que ele pedia e com razão,hj tem,ct,estadio,time ídolo,salario em dia tudo…o bandeira se contratasse poderia dizer: vc tem tudo o que pediu um dia,agora entendo de futebol,trouxe vc…se vira negão..

    • Disseram aí que Luxemburgo já se manifestou avisando que não trabalha com EBM.

      • Eu vo o benja falar que falou pelo zap,perguntou se ele viria ele disse q não,m as pense,ele nai vai falar pros caras que viria,sem ter recebido proposta,oq certamente o benja iria divulgar e ele iria se queimar…E se não vem proposta? Ele aprendeu com o caso SP..acho que se fizer o convite ele vem…a torcida tem que pedir,esque Rueda…#luxanofla

        • Esquece isso cara nosso presidente é arrogante e prepotente acha mesmo que depois do luxa Jogar a verdade sobre ele no ventilador, iria trazer ele de volta?

      • Deus existe…

        • Kkkkkkkkkkk

    • Por isso os técnico de futebol está igual a políticos, SEMPRE OS MESMO NOMES, chama a OLX e desapega….

      • Mas daí se dá oportunidade ao novo e ZR mostra o mesmo tipo de prepotência, teimosia e despreparo dos antigos, aliados a uma natural inexperiência; é osso a mescla entre o pior de dois mundos.

    • Luxa está ultrapassado, pense grande.

      • O Abel tbm tava,nissa torcida mesmo fala Abel não…E agora?

        • Agora é não também, o que ele venceu?

    • #foraLuxemburgo “mercenário”

    • Luxemburgo é a decadência…

    • Você acha mesmo que o sr EBM com seu ego do tamanho do estado de RJ vai cogitar pedir ao luxemburgo pedir para treinar o Flamengo depois que o mesmo proferiu que ele não entende nada de Futebol?
      Luxa é um excelente técnico, mas já não tem a mesma vontade do passado de exercer a função, ta mais afim de inflar seu patrimônio mesmo… meu favorito dos especulados é Fernando Diniz.

    • Chamar o Luxemburgo é o ápice do desespero, derrota total…

    • É sério isso? Luxemburgo não

  • Renato gaúcho seria um excelente opção!!!

    • Não sai do Grêmio…

      • depende da proposta

        • Flamengo NUNCA ofereceria ao Renato Gaúcho um caminhão de dinheiro para sair de lá. Fato.
          Nem seu nome foi cogitado AINDA nos bastidores da Gávea.
          HOJE não tem aceitação interna.
          Se Rueda não vier, acredito que em 2018 possa pintar proposta para Abel Braga em dezembro desse ano, esse sim, um nome de respaldo interno.
          O problema é que o Rueda está MUITO cotado para a Seleção Colombiana para a Copa do Mundo 2018 e ele aceitaria o cargo se fosse convidado.
          SRN’s.

          • Não precisa ser um caminhão de dinheiro, só falar do projeto que pretendem fazer e fazer um contrato de 2 anos. Fora que ele sonha em dirigir o Flamengo.

          • Talvez….
            SRN’s

    • Se conversar pro ano que vem tenho certeza que ele topa…

    • Renato gaúcho só é uma boa opção, se vier acompanhado do Valdir Espinoza. Todo mundo aqui esquece que Renato Gaúcho rebaixou Vasco, Fluminense e já fez trabalhos ruins no próprio Grêmio?

  • A informação que eu tinha aqui em Minas quando o Atlético-MG o procurou era que ele só iria voltar a trabalhar em 2018, se possível na Europa e de preferência após a Copa do Mundo.
    Depois dessa matéria parece que as coisas se encaixaram. Ele vai assumir a Colômbia após a Copa do Mundo.
    Talvez por isso o Atlético-MG acertou com o Micale e o Flamengo fez proposta para o Roger.
    Infelizmente o Rueda não vem, pq ele tem outros planos.

  • Dos nomes desempregados,prefiro o Dunga,..agora,esse Caetano e outro paneleiro,porisso temos a múmia do vascaíno Rômulo a invés do Felipe Mello .

    • Dunga???

      • Eu ouvi Dunga?!!!
        Aí eu choro.

        • Ouviu não! Foi primeiro de abril fora de época! Certeza!

    • Tu gosta de sofrer hein irmão!
      SRN

    • Pô parceiro, vc é anti? Quer f…. o FLAMENGO mais ainda?

  • Essa coisa de plano A, plano B, é desgastante e sugere um treinador que já chega contestado. Esses estrangeiros por outro lado também fazem muito docinho, preferindo fazer um turismo-esportivo na Europa, chamado por alguns de “reciclagem”.
    SRN

  • Roger eh a unica opção viável…eh da mesma escola que o Ze Ricardo, vai dar continuidade ao trabalho, não haverá uma ruptura muito grande…

    • Hauahuahaua. Entao eh melhor ter ruptura. Temos hj um trabalho perdedor e quere os um trabalho vencedor

    • Será provavelmente, aqui, o próximo a ser rotulado de teimoso…

    • O Flamengo é o segundo time com mais cruzamentos no campeonato, sabem quem é o primeiro? O Atlético do Roger… Vai acabar vindo ele mesmo, mas acho fraco e com perfil mt parecido com o Zé.

  • Como eu disse” REINALDO RUEDA NÃO ASSUMIRIA UMA EQUIPE NO MEIO DA COMPETIÇÃO E EM CRISE” ele não é burro….

  • quem é esse reporter

  • Tá com a Rueda doendo!

  • Roger deve rejeitar proposta de técnico tampão, aí deverá vir Jorginho “Rueda”.

    • Tu quer mesmo ferrar o flamengo hein kkkkkk pedindo jorginho.

  • volta zé ricardiola!

    • Ainda vai ter gente jogando as mãos para os céus quando conseguirem fechar com o Papai Joel.

      As alternativas vão ficando cada vez mais medonhas:

      O Lisca Doido está disponível. Se chamar ele vem he he he

      SRN

  • Traz logo o Roger, se ele é a primeira opção da diretoria não quero nem pensar na segunda pra baixo.

  • Melhor opção do mercado no momento, Roger Machado…

    • Será…???
      O que pensaram os Atleticanos no dia que souberam de sua saída ???
      SRN’s…

      • O problema Carlos, sempre é a mesma coisa… procura-se quem está “disponível”, geralmente os renegados. Empresa grande não pensa assim, assim como um time como o Mengão não deve pensar. Quero técnico com tal perfil, vai lá e contrata, paga a multa…

        • Acho que você não entendeu o que escrevi…
          Não gostei da ideia do Roger… “Mais do mesmo”.
          SRN’s

    • Cara teve desempenho pífio onde passou. No Grêmio, onde dizem ter feito um “bom trabalho”, saiu com 58 % de aproveitamento apenas. Dá não cara, é mais do mesmo.

      • Então você tá engrandecendo o trabalho do ZR.. saiu com 62,5%

        • Não é engrandecer ZR, o que ele quer dizer é que não adianta trazer um igual ou pior que ele.

Comentários não são permitidos.