Mattos: “Como a reação de técnicos a Rueda explica o atraso do futebol brasileiro”

Compartilhe com os amigos

Desde que o Flamengo anunciou Reinaldo Rueda, houve uma reação de técnicos brasileiros com declarações que demonstravam a resistência a sua chegada. Começou com Jair Ventura, passou por Vanderlei Luxemburgo. Até uma associação de técnicos pediu para conversar com a diretoria da CBF sobre o assunto.

Foi talvez a reação mais agressiva a um técnico estrangeiro. Mas o Brasil é um país especialmente fechado a treinadores de fora, sendo a liga que menos contrata os profissionais nascidos em outras nações. Alguns vieram após o fracasso da Copa-2014, mas naufragaram em geral por falta de adaptação.

Mas por que isso ocorre? Talvez o melhor paralelo com Rueda seja Juan Carlos Osorio e sua passagem no São Paulo. Era um treinador com métodos bem diferentes do habitual no país. Seu rodízio constante de jogadores causou incômodo em jogadores.

É verdade que sua saída foi mais motivada pela crise política são-paulina do que pela resistência aos métodos. Mas a tentativa de armar um São Paulo que privilegiasse o toque de bola e aos poucos fosse se montando, como ocorreu no Nacional, já esbarrou no desmanche do time.

Essa é uma questão. Técnicos brasileiros estão acostumados a montar times de curto prazo. Sabem que chega a janela de transferência, há uma crise financeira, resultados ruins, e tudo pode mudar.

Assim, a maioria dos treinadores se protege privilegiando a armação da defesa do time que lhes dá uma segurança para obter melhores resultados. A estruturação ofensiva, em geral, fica em segundo plano porque é mais complexa.

Por isso, é cada vez mais raro vermos times brasileiros dominantes com a bola no pé e pressionando o rival. Talvez o último time deste nível tenha sido o Cruzeiro, bicampeão brasileiro. O Corinthians-2015 era uma equipe que chegou a um bom padrão ofensivo também no final do Nacional, mas, quando daria um salto, foi desmanchada. Os outros campeões brasileiros nos últimos dez anos eram mais pragmáticos, com futebol objetivo, porém não encantador.

Quando chega um treinador que pode propor algo diferente deste modelo, como deve ocorrer com Rueda e como foi com Osório, há uma resistência geral. A verdade é que os treinadores brasileiros melhoraram depois da Copa-2014, mas ainda estão longe do nível europeu. Aprenderam a desenvolver um tipo de jogo de forma eficiente, mas ainda falta repertório.

Por exemplo, o treinador mais bem-sucedido do Brasil é Fábio Carille. Seu Corinthians é muito bem armado para contra-atacar. Tudo indica que Carille tem potencial para elevar seu patamar e se desenvolver como treinador – já dá sinais em certos aprimoramentos na equipe corintiana. Mas terá estabilidade do time? Talvez uma exceção hoje seja o Grêmio, de Renato Gaúcho, que desenvolve mais o jogo.

Obviamente, nosso maior expoente é Tite que já atingiu outra esfera. Este, sim, é capaz a se equiparar com os grandes treinadores estrangeiros. Mas, se for analisar, as ideias que implantou na seleção ainda fazem pouco eco no futebol nacional. Falta qualidade, ok, mas falta também manter jogadores, e técnico.

No final das contas, a reação de técnicos a Rueda é uma resistência a um modelo implantado no país. E é extremamente saudável que essa fórmula seja questionada para evoluirmos. Só com novas ideias é que conseguiremos elevar o patamar do nosso futebol de clubes atual.

Fonte: Rodrigo Mattos/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • 7×1 foi pouco! E assim caminha o Brasil, rumo ao buraco! Não só no futebol, mas em tudo que nos cerca. Precisamos de algo novo, novas caras, nova realidade. Os sangue-sugas piram. Vão ficar pelo caminho!

  • Se eu já estava propenso a torcer pelo professor Rueda ‘El Catedrático’ pelos indícios do seu trabalho no Nacional e pela belíssima impressão que ele me passou na sua coletiva de apresentação agora eu estou é muito mais por causa dessa espécie de perseguição ridícula que estão a fazer com ele só porque ele veio para o Mais Querido do mundo e não para um outro Clube do Brasil. Arriba Mengão!

    • Idem.

  • ooooo

  • Ja tiveram varios treinadores estrangeiro aqui no brasil. Flamengo contrata ai outros treinadores vem de moralismo dizendo o que o Flamengo deve ou nao deve fazer. Todo mundo falando a mídia se aproveitando. Tomara que o Rueda seja bem blindado a isso tudo ai. Pq ta difícil em. Jair ventura, luxa e gaúcho. Eu hem, eles tem que se por no lugar deles. Esse moralismo ridículo é o motivo do futebol aqui nao ir pra frente.

  • Engraçado que há algum tempo atrás o Flamengo não queria contratar um técnico estrangeiro até então pq acreditava que um brasileiro poderia trazer bons resultados . Porém enquanto isso o São Paulo, internacional, Atlético mineiro e Palmeiras contratavam e demetiam técnicos estrangeiros inclusive o São Paulo por duas vezes e nenhum técnico brasileiro se manifestou contra. E agora que o Flamengo decidiu agir da mesma forma, trazendo um técnico de fora começaram a sentir dores de cotovelo e protestar contra. A verdade tem que ser dita… Todos eles estavam querendo essa boquinha sqn. Isso aqui é Flamengo!

  • nos somos a única seleção penta campeã no mundo, desde de sempre entramos como favoritos em qq campeonato. Sem duvidas ensinamos mais ao mundo q aprendemos com eles. Mania de merda q temos de desvalorizar o nosso e exaltar o dos outros.

    • E o espirito de vira lata

  • Estranho da a nítida impressão que esses técnicos queriam assumir o Flamengo!
    E aqui não tem reação contraria e sim apoio incondicional
    SRN

  • Não vou entrar por completo no debate proposto pelo Rodrigo Mattos em seu blog. Apenas direi que como muitas coisas são irônicas. O Roger Machado não aceitou a proposta do Flamengo primeiramente. Não podem dizer que o nosso clube está querendo se achar “europeu”. Os melhores são contratados. Não gosto do termo “se reciclem”, mas estudem e implantem.

  • Técnico de futebol no Brasil buscar conhecimento em outros países custaria caro pra maioria que não fala bem nem mesmo o idioma local. Vai levar intérprete na mala? Esse é só um dos medos dos treineiros locais.
    Chora que o choro é livre ?

  • E como sempre o Mengão balançando as estruturas do futebol brasileiro. Conhecendo os dirigentes da CBF eles devem estar adorando isso, é uma oportunidade de dar o que os treinadores querem e pedir algo em troca. Os técnicos vão ter que sair da zona de conforto pois os dirigentes dos clubes estarão atentos aos próximos passos.

    SRN #AbaixoAoCorporativismo

  • Jair, Luxemburro, Renato, Dorival, enfim….

    São medíocres que defendem essa reserva de mercado podre, pois são esses treinadores fracos que fizeram o futebol Brasileiro regredir no cenário mundial !!

  • Pensem bem, se o Rueda for bem no Flamengo, que propaganda melhor para os gringos se sobressaírem e ainda a visibilidade internacional, hoje olhos no VJ, mas quem está treinando esse time com o VJ? Imagine o medo dos incompetentes pra abertura de porteira a mais técnicos, só que pinçados pela qualidade e de forma planejada em outros clubes. Isso detonaria uma bomba sobre os medíocres e bombeiros de plantão que ocupam cargos nos clubes desse país. Logo instituem regras como de número x de jogadores no clube (já em prática). Pra apenas um número x de clubes que poderão ter técnicos de fora. A xenofobia ainda é alta no nosso país, as vezes por ressentimento até das regras impostas na Europa, que não é uma China ou mundo árabe. Tem de entenderem que precisam se aprimorar com teoria também não só prática. Principalmente a um mercado mais exigente que o nosso infelizmente, que não fica limitado apenas por pressão de torcida, diretoria. Mas também pelas regras que o mercado impõe.

  • Seriam o mesmo que nós brasileiros,simples mortais,defendernos,que estrangeiros não possam trabalhar no Brasil. Sendo que a pessoa não busca aprender, língua,nem cursos. Ainda ouço técnico desinformados dizendo, que o jornalista ,ou outros profissionais não ficam obsoleto. Vejamos um professor, que não fez faculdade, ele tem o título, mas sim está obsoleto como se “tiradentes”, formado em 1960,ele é dentista se fez faculdade, mas se não atualizou,provavelmente tá falido. Hoje extrair dente é só último caso.

  • Achei um texto bem interessante. Eu não vejo o treinador brasileiro buscando conhecimento. O Rueda tava rodando a Europa. Outros técnicos fazem o mesmo em busca de renovação e aperfeiçoamento. Os motivos pelos quais os técnicos brasileiros não fazem isso eu não sei. O que sei é que a CBF tá há anos luz atrasada e isso de fato afeta os técnicos. Tem muita máfia. Tinha uma associação independente que tava querendo evoluir mas foi boicotada pela CBF, que quer monopolizar tudo. Enquanto clubes, treinadores, jogadores não fortalecerem suas respectivas associações e tomarem as rédeas da CBF, federações etc, vão continuar tendo que se submeter a qualquer porcaria que a eles lhes seja imposta.

    • Como no Brasil, a CBF e comandada por ladrões , corruptos e incompetentes. Eles são especialistas na arte de ROUBAR< ESTELIONATO E OUTROS CRIMES

  • A verdade é que o Flamengo é a galinha dos ovos de ouro. Um clube que paga em dia, com o ct sendo contruido e, que será um dos melhores do mundo. Todo mundo quer treinar esse time! Quando chega um estrangeiro recramam, pois já teriam emprego certo, visto como são as coisas no Brasil. O fato é que, nenhum deles serve pra ser tecnico de futebol, acho até que deveria ser exigido a esses caras uma qualificação como a da UEFA, tipo padronizado. O problema não é um técnico estrangeiro. É a falta de qualificação desses “treineiros, distribuidores de colete e administradores de panela”. Com o salários que esses bostas ganham(treinador brasileiro), deveria existir uma linha de qualificação profissional como a da europeia. Pagar o que se paga de salário pra eles e ainda ficar preso a multas contratuais absurdas por tão pouca entrega é que não deveria ser

  • Medo e corporativismo. Medo de ficar claro o atraso e ter que encarar a verdade e o ostracismo, não sendo mais os “caras”. Na copa ficou claro o quão atrasado esta o futebol no Brasil e a resistência é a prova da INCAPACIDADE desses “entraves”, que querem que fique tudo como está para garantir o seu ganha pão. Jair foi muito infeliz e retrata o quanto a questão é profundamente cultural. Ainda acham que o individual decide e o resultado mantém o cargo e pronto. O mundo do futebol morre de rir disso tudo. O que manda hoje é Gestão responsável e o futebol total, todos jogam e marcam. No Brasil cada vez mais esses “caras” vão perder espaço caso não mudem a cabeça (dificilmente o farão) preferem discursos vazios e corporativistas, do que se atualizarem e que ainda tem respaldo por aqui, por estarmos nivelados nesse “atraso” mas que vão perdendo espaço a cada temporada. Rueda chegou e já mostrou a que veio, ok, mas precisa de tempo, Ah! Os nossos não tem esse tempo…depende, tem técnicos que tem sim, mas como disse acima é cultural (resultado). Quando o cara tem potencial ele mostra logo e se faz um planejamento, mas se não, pode ser substituído também. No mundo isso acontece, mas os bons ficam por muito tempo….
    Não é fácil mudar, mas é questão de sobrevivência…ou vamos ver a Europa e o mundo da bola cada vez mais longe…

  • A nacao esta fechada com Rueda

  • Isso aí é só porque foi o Flamengo que contratou, se fosse outro time ninguém nem ligava

    • Rapaz, você era o Andy Barclay lá no Yahoo Respostas? Acho que me lembro de vc.

      • Já fui do Yahoo Respostas, mas não sou ele não
        Faz tempo que não acesso Yahoo

        • Soh então haha. Tenha uma boa tarde.

  • O “problema” é que ambos, rubronegros desde pequenos, Jair Ventura e Vanderlei Luxemburgo alimentavam a vã esperança de dirigir o Flamengo depois do ZR. É tudo dor de cotovelo de quem “se acha”. Vanderlei já foi, e Jair Ventura nem é ainda. Como ja foi dito aqui, outros treinadores estrangeiros já andaram por aqui recentemente, e não teve esse mimimi todo. O negócio é que foi o Flamengo que contratou, sonho de consumo de muita gente. Se fosse o Atlético-GO que contratasse um treinador coreano ou chinês, não tinha esse chororô. Simples assim.

    • Perfeito

      • Se com o Rueda já deu essa cagalhoada toda, fico imaginando se o Flamengo conseguisse contratar o Sampaolli, o Zidane ou o Guardiola. Aí teria manifestação na rua, treinador vestido de blac-bloc quebrando tudo, famílias dos jogadores sendo hostilizadas, os nanicos pedindo o “impeachment” de EBM….rs. Só o Flamengo não pode, mas o Palmeiras (Gareca), o São Paulo (Osório e Bielsa), o Internacional e o Atlético-MG (Aguirre) podem e ninguém fala nada. Até Joel Santana treinou a Seleção da África do Sul, substituindo Parreira, sem saber falar uma palavra de Inglês, e ninguém criticou a Federação Sul-Africana por isso. Luxemburgo treinou o Real Madrid e um time chinês falando portunhol, e os piadistas brasileiros acharam o máximo! Felipão tá na China se enchendo de dinheiro, outros nos Emirados, e ninguém fica com peninha dos treinadores locais. A UNB (União dos Nanicos do Brasil) tem muito espirito de corpo…kkkk

  • São umas porcarias esses técnicos…. Ganham uma fortuna aqui… Sempre os mesmos… Nada muda… Pregam a mediocridade! Não querem.estudar, se aperfeiçoar… Bando de Boleiro ! Bem vindo Rueda!

  • Eu realmente entendo todas as dificuldades que enfrentam os treinadores, com calendário, situação política, desmanche e mídia parcial, talvez ainda se tenha mais dificuldades, mas é notório que 80% dos técnicos brasileiros não dão a mínima pra capacitação, e alguns que tem um bom conhecimento se deixa contaminar por jogos de bastidores (leia se panela) como o Zé Ricardo, é óbvio que ele sabia que Paquetá é melhor que Gabriel, que Vizeu é melhor que Damião, mas cadê a coragem pra confrontar seus patrões?
    O que vimos nos últimos dias foi movimentação de técnicos medíocres preocupado em perder os seus gordos salários e multas rescisórias pra tecnicos mais competentes que eles.
    Alguém vai me dizer que Ozório fracassou no Brasil? Que Aguirre fracassou? Que Bauza fracassou? Engraçado essas análises, agora quando Renato Gaúcho assumiu o Grêmio ele recebeu um legado do Roger? Contra outra.

    • Estive pensando isso outro dia, que força da natureza é essa que faz um profissional, um estudioso, alguém super assessorado, não ver o que qq um via!?
      Pq vemos tantos técnicos, em.ta tos times, fazendo escolha tão discutíveis? É mesmo um “mistério “.

      • Falta coragem.

Comentários não são permitidos.