Além da CBF, a Globo está preocupada com o abandono do Brasileiro por alguns clubes como Grêmio que optaram por priorizar Copa do Brasil e Libertadores. A emissora já levou a discussão à CBF e atribui ao calendário à questão. O temor é de que a longo prazo isso desvalorize a competição.
A própria confederação está incomodada com a situação como revelou blog do Marcel Rizzo, e pensa em medidas a serem tomadas. A questão é que o principal ponto a ser mexido é o calendário em que a CBF manifesta pouca disposição de atuar por questões política.
Até agora, a utilização de reservas por times de frente como Grêmio, Palmeiras e Botafogo não teve impacto perceptível nos índices de audiência do Nacional. A disparada do Corinthians também não causou problemas na atratividade. O técnico gremista Renato Gaúcho chegou a escalar times completamente reservas em quatro jogos.
A preocupação da Globo é que a longo prazo o novo calendário com Libertadores e Copa do Brasil o ano inteiro deixe o Brasileiro em segundo plano para alguns clubes. Assim, a principal competição do país e maior produto da emissora poderiam perder em interesse no futuro.
O Brasileiro é o campeonato que gera o maior volume de recursos para o futebol nacional, com um contrato de TV que vai chegar a R$ 1,1 bilhão por ano a partir de 2019. Na visão da Globo, não faz sentido um clube desistir desta competição do ponto de vista financeiro. Até por que há premiações que vão até R$ 18 milhões para o campeão.
A emissora levou a discussão à CBF para ser analisado sob o ponto de vista do calendário de 2018. O documento está à espera de definições da Conmebol para ter formato final, e deve sair em setembro. Não há participação direta da Globo na elaboração do documento, mas a empresa é ouvida como parte do sistema.
Uma das questões é que o Brasileiro fica espremido em um período do ano curto por conta dos Estaduais. Assim, há menor espaço para os times pouparem jogadores com partidas em curto tempo, na sequência da Copa do Brasil e da Libertadores. Um maior espaçamento do Nacional do ano, com mais jogos aos finais de semana e durante tempo maior, aliviaria o problema.
A questão é que a CBF precisaria realocar os Estaduais e não deixa-los concentrados no início do ano. Isso gera resistências das federações estaduais, cujos clubes menores querem pagar por times por curtos períodos. As federações também não querem reduções de datas de suas competições.
Esse é o primeiro ano do novo calendário com Libertadores e Copa do Brasil no ano inteiro. Então, há uma avaliação de clubes, CBF e Globo de que há um período de adaptação. Além isso, há o caso excepcional de o Corinthians ter disparado. Ainda assim, há um temor de que o Brasileiro perca interesse no futuro.
Fonte: Rodrigo Mattos/Uol
Gabigol não será jogador do Flamengo em 2025 Após a final da Copa do Brasil…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo vira alvo de clubes do futebol europeu para as próximas janelas A temporada na…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Projeto consta um setor "flexível" dedicado aos visitantes O sonho do estádio próprio do Flamengo…
Flamengo tem cinco remanescentes do título histórico em Lima, em 2019 A final da Libertadores…
Ver comentários
Algo que já deveria ter sido revisto há anos.
Ainda bem que a libertadores se estendeu, por que por motivos financeiros, o calendário passará por revisão.
O Flamengo ganhou o estadual invicto. Só lembrarei disso se conquistarmos outro título (tô falando de título, não de primeira liga).
E pensar que o Flamengo ja me iludiu que iria utilizar os jogos dos estaduais completamente com jogadores da base. COMPLETAMENTE!
Se não jogasse com titulares seria multado.
A Solução é ter um Campeonato Brasileiro, durante todo o ano, iniciando em FEVEREIRO à DEZEMBRO, já que eles não querem adotar o Calendário Europeu.
voce é louco e ferias pra jogador pre temporada...apaga isso aí mano...
ele esta correto, brasileirão de fevereiro a dezembro salvaria o futebol brasileiro, começando no meio de fevereiro até o dia 10 de dezembro, jogos somente nos fins de semana. copa do brasil e libertadores no meio de semana. infelizmente não vão abrir mão dos estaduais que e ruim pra caramba.
não se esqueça que a pré libertadores começa no meio de fevereiro; Para o brasileiro o certo seria começar em 12 de março multiplicando "quatro finais de semana" em dez meses teríamos as 38 datas sobrando "dois finais de semana" os jogadores teriam os 15 dias de férias, teriam uns 40 dias de pré temporada; o maior problema é os regionais estes sim deveriam ser mudados; fiz uns cálculos em seis meses teríamos o campeão com jogos somente em meios de semana;
ferias do dia 10 de dezembro a 10 de janeiro
pre temporada 11 de janeiro a 30 de janeiro
campeonato começando no meio de fevereiro
simples.
kkkk depois vai os jogadores em julho vão todos estarem machucados com desgaste físico, cê é louco mesmo vou nem falar mais
então expõe sua tese, ja falei: 3 campeonatos , brasileirão do meio de fevereiro a começo de dezembro, somente nos finais de semana, meio de semana copa do brasil, libertadores, sulamericana, só que quem estiver na libertadores não joga a sula, isso tudo ai vai dar mais ou menos 64 jogos se chegar nas finais da copa do brasil, libertadores ou sula. vc achou muito no decorrer das competições vai ter intervalo de uma semana amigão, vai ter time que vai ser eliminado, não e todos que chegam na final. por isso o brasileirão ano todo, para preencher as datas dos times e não ter desistência com esse ano.
amigo o problema é que não têm como um campeonato durar 11 meses é isso que vc quer, ja falei "dez meses" suficiente, o que se precisa são 38 finais de semana; em 2018 haverá três meses com 5 finais de semana só pra vc ter uma ideia se começarmos o campeonato em fevereiro em no começo de junho já estaríamos terminando o primeiro turno; sendo assim o campeonato brasileiro terminaria no começo de novembro; o que os jogadores iriam fazer com tantos dias parados? e sem contar o planejamento pra contratar jogadores e perder, que seria um absurdo; começando em março terminaria justamente em dezembro; só isso
e estendendo os regionais, a dificuldade seria encaixar a copa do brasil; SRN;
meu amor vou desenhar pra vc, pra salvar o futebol brasileiro temos que ter somente 3 competições, brasileirão, copa do brasil, libertadores e sulamenricana sendo que quem esta na libertadores não jogaria a sula, entendeu até ai, de fevereiro ate dezembro teriamos 46 finais de semana certo, sendo que vamos precisar de 38 certo, pode acontecer as datas fifas certo, são 4 no ano, entendeu até ai, então sobraria 42, vai sobrar 4 finais de semana, nesse caso pode ser dado os dias das mãe, pais e carnaval, isso e facil de arrumar, o que não pode e essa bagunça que é o futebol brasileiro e copa do brasil e libertadores no meio de semana. bjs, se não entendeu não posso fazer nada.
Um ano tem 52 semanas, pra 38 rodadas daria sim,sobrariam 14 semanas pra férias, pré temporada etc..estadual,deveriam fazer um quadrangular dentro da pré temporada dos clubes grandes..
Poderia o estadual começar até antes mesmo de virar o ano pros pequenos,os grandes entrando final de janeiro no quadrangular,ate a competitividade seria melhor pq is pequenos estariam melhor fisicamente causando equilíbrio.. br ano todo só fim de semana e as copas meio de semana..não tem mistério,tem só interesses próprios de federação e TV..
sim isso mesmo começando em março dá justamente esses números ok
Foi a Globo que criou esse calendário monstrengo, e agora ela tá vendo a merda que fez.
Basta um clube disparar que os outros vão focar em títulos mais fáceis de ganhar, como a sulamericana, a Copa do Brasil e talvez até a Libertadores, dependendo da classificação.
O Brasileirão desse ano acabou.
não vejo o erro no formato do campeonato, se foi a globo ela acertou, o erro esta no estadual, pra salvar o futebol brasileiro temos que começar o brasileirão em fevereiro mas precisamente no meio do mês e terminando no começo de dezembro no dia 10, somente jogos aos fins de semana, e no meio de semana a copa do brasil, libertadores e sulamenricana, times que estão na libertadores não poderá participar da sula. só podendo disputar 3 campeonatos no ano. isso sim seria um calendário decente. agora estadual, primeira liga so pra atrasar mais ainda o futebol brasileiro.
primeira situação seria tirar esses horário horríveis de 22:00 o certo seria colocar as 20:00 até mesmo para respeitar o torcedor;
Enquanto a Globo mandar no futebol, esquece.
cara!!! não e defendendo a globo, se ela paga ela vai exigir, cabe aos clubes determinarem algumas regras junto com a CBF. se entregam a emissora ela faz o que quer.
eu não sou contra as 22hs, mas reduziria pra 21:30, cabe ao poder publico destinar ao torcedor (cidadão) transporte, segurança, eu fico contra o preço do ingresso, se for um preço bacana vai mais gente ao estadio, com ja disse sou a favor do brasileirão somente nos fins de semana ai o horário seria bacana, e no meio de semana os mata mata jogos na teoria com mais emoção.
Outra aberração. E jogo domingo as 16:00h, quebrando a tarde deixando sua esposa, namorada, filhos, enfim, todos satisfeitos? E se não passar jogos do seu time? Vou mais além, e onde tem fuso horário, exemplo CGrande, jogo passa as 15:00h local, ou seja, o cara almoça e vai assistir o jogo. Ah, lembrei, que não tem TV por assinatura, tem que ver Faustão, Ding Dong, Dança dos Famosos (quem ?). Monopólio é isso.
Todas as avaliações são válidas. O que ferrou tudo foi a Liberta o ano inteiro e os times da Liberta entrarem na CB já na fase final, inviabilizando qualquer chance de outro time de levantar o título. Outro erro, na atual crise, quem tem dinheiro para acompanhar o time em tantos jogos? Veja exemplo o Grêmio (ou Cruzeiro, ou Botafogo) estão em 3 competições, quanto custa o ingresso? E o deslocamento? ou estacionamento? Nas quartas, voltar mais de meia noite para casa? Acho que deveria voltar o formato anterior, quem joga Liberta não joga CB, evitaria os reservas x titulares de outro time.
A CBF depende das federações estaduais para se manter no poder, então é claro que jamais irá desagradá-los.
Enquanto isso, o que os times grandes precisam é justamente de uma diminuição ou extinção dos Estaduais. Poderiam ser criados torneios regionais para os times pequenos, existem possibilidades, mas é lógico que a CBF não vai se dar esse trabalho.
Moral da história: Os interesses da CBF são diametralmente opostos aos interesses do futebol brasileiro.
CBF vergonha... Sinônimo de Corrupção!!!!
Faz como na Inglaterra, começa o Nacional no começo do ano, tem a copa da liga que equivale a copa do Brasil e a copa da Inglaterra equivale ao estadual nela os times menores jogam desde o começo do ano e os grandes entram em fases mais agudas em jogo único e em caso de empate replay.
boa