Popoca fala sobre sua demissão: “Fui fritado desde o início”

Compartilhe com os amigos

Demitido na última quinta-feira, Gilmar Popoca, ex-técnico da base-rubro negra concedeu entrevista ao Globoesporte.com e disse que foi vítima de um ‘trama estranho’.

Popoca tem 53 anos, foi jogador do Flamengo no passado e foi funcionário do Flamengo por sete anos e meio. Em 2016 foi promovido ao Sub-20 após Zé Ricardo ser efetivado como treinador do time principal.

Popoca não poupou e disse tudo que acontece nos bastidores, inclusive interferência direta na escalação do time do coordenador técnico Léo Inácio e também sabotagem em seu trabalho.

“Falei para o Noval quando ele me demitiu. “Vocês estão me fritando há um ano e meio”. Ele disse que não era verdade. O Léo Inácio não falou nada na reunião. Mas… cumprimentei os três (Kadu Borges, coordenador da base, também estava na sala ao lado) peguei minhas coisas e fui embora“, disse o ex-treinador.

Gilmar Popoca comentou sobre as interferências internas, fazendo com que seu trabalho ficasse prejudicado quando determinado jogador, independente do desempenho em campo, teria que dar sua vaga para outro jogador que já estava “previsto”.

Antes do intervalo, eles chegam para mim e dizem: “quero te comunicar uma coisa”. Comunicar! Eu estava chegando e estava meio … “Nós vamos ter que escalar um jogador. No segundo tempo vai sair o jogador X e vai entrar o jogador A.” “Mas por que? “. “Porque está determinado”. Como eu estava começando, falei OK. Mas prejudicou meu trabalho. Eu estava precisando ganhar o jogo e só tinha mais duas substituições“, indagou.

Veja outras partes da entrevista ao Globoesporte.com

“Léo Inácio estava acostumado a escalar jogador”

“Antes de entrar em campo eu me reunia com o preparador físico, com membros da comissão técnica, com Valtinho (auxiliar) e Nielsen (preparador de goleiros), mas não com o Léo Inácio. Quando assumi a sub-20, que foi de desagrado dele, ele perdeu o poder. Ele estava acostumado, e a verdade tem que ser dita, a escalar. Falar ‘tira’, ‘bota’, sempre do gosto dele. Eu tirei esse poder dele. Quem escala é o treinador. Nunca favoreci ninguém.”

Falta de material

“Fomos enfrentar o adversário mais forte do Rio, que era o Botafogo, que o sub-20 tinha perdido duas ou três vezes para eles, o Superclássico. Aí eles (equipe da base) tiveram a coragem de dizer que não tinha vídeo algum do Botafogo, que não podiam fazer nada. Como que o treinador vai ter leitura, noção de característica dos jogadores rivais? Eu só recebi o vídeo depois que reclamei.”

Outra interferência em escalação

“Não foi só com um jogador que aconteceu isso. Houve outro caso também. O segundo teve menos pressão, mas também teve. Conversei depois com eles (jogadores impostos por Léo Inácio). Disse que eles estavam muito mal fisicamente e que precisavam evoluir, que a partir do momento que crescessem e estivessem no mesmo ritmo dos outros, com certeza avaliaria eles com carinho. Um deles, até está na Europa agora.”

“Noval se deixou envolver pelo Léo e Kadu”

“Tinha muita consideração pelo Noval, mas ele se deixou envolver não só pelo Léo, mas pelo Kadu Borges, um cara que consegue manipulá-lo ali dentro. É uma confraria de amigos, eles influenciam muito tudo ali. Nas contratações também. Por não ser desse grupo, era massacrado dia a dia. O que me sustentava era que eu trabalhava muito, meus atletas confiavam em mim e tinha bons resultados e desempenho. O meu feedback era de adversários, treinadores de outras equipes.”

Por que não falou antes?

“Eu me sentia muito sufocado. Mas é igual a namorada. Quando você começa, você quer estar junto todos os dias. Só que com o passar do tempo você que as coisas não são como você pensa. Eu vinha sofrendo tudo isso.

Eles até filmaram meu treinamento para tentar me expor. Isso é uma covardia. Por que não chegou para mim e disse “olha, isso aqui, esse treino não cabe”. Não sou ignorante de ser o dono da verdade. Quando assumiu diziam que os zagueiros eram lentos, eram tachados assim. Provei que não, que se modificássemos a maneira deles jogarem, como eu fazia inclinando as linhas e fazendo cobertura, poderia ser diferente.”

Direção do clube sabia dos episódios?

“Não acredito (que saibam dos problemas). Eu tive breve contato com o Luis Gustavo (que está como vice-presidente da base). Mas raríssimas vezes o vi no CT. Tanto que os relatórios passaram a ser enviados para o vice-presidente trimestralmente, foi o que me disseram. Fizemos Copinha excepcional, mesmo eliminados. Aí saí de férias. Mas acho que não era nem para o Gilmar ter voltado. Era para ter batido martelo ali, mas felizmente a Copinha me favoreceu.”

Fora da reunião de metodologia

“Quando lançaram esse plano piloto, ano passado, chamaram o treinador da sub-11, sub-13, sub-15, sub-16… e eu, que sou o treinador da ponta da base, não fui chamado. Eles não justificaram. Disseram que esqueceram. O coordenador foi (Léo Inácio) e o preparador físico do sub-20 foram. Será que o diretor da base não pode perguntar por que não me convocaram? Depois eu fui buscar isso aqui (aponta para o material do plano piloto). Aí você vê o grau de covardia.”

Instrução diferente no quarto do hotel

“Na Copa RS, no Rio Grande do Sul, aconteceu o seguinte. Eu não gosto de jogar em linha. Jogo com as linhas inclinadas, ou seja, o ataque é pela direita, inclina a linha para a esquerda. Eu jogo com cobertura. O futebol está muito rápido e se o cara consegue tirar o marcador, ele acha um passe entre as linhas e você toma gol. Porque nossos goleiros não estão habituados a jogar adiantados.

E eu conversei com eles isso na preleção um dia antes do jogo. Mas aí ele (Léo) foi até o quarto dos garotos lá e disse que jogassem em linha. Depois, os garotos vieram e me pediram desculpas. Disseram que o Léo gerou conflito na cabeça deles. Falei que estava tudo bem, mas que uma coisa que eu exigia deles era lealdade, independentemente de qualquer coisa.”

Confrontou Léo Inácio?

“Quando sentiu que eu estava muito chateado, Léo me disse que queria falar comigo. Falei que não tinha nada para falar com ele. Depois nos cruzamos ao término do jogo (ganhamos de 4 a 1 do Santos), ele disse que queria falar. Respondi que não estava conseguindo nem olhar para a cara dele, tal a covardia, a traição. Com certeza, o diretor (Carlos Noval) soube disso e não tomou nenhuma providência.

No dia seguinte, ele me chamou, eu falei para ele: “você quer ouvir como homem tudo que tenho para te relatar?” Ele disse que sim. Falei tudo, de forma até enérgica. Ele não reagiu. Engoliu, porque sabia que estava errado. Vinha fazendo covardias, talvez com aval ou com vista grossa do Noval, do Kadu. Tudo era articulado para que eu não tivesse sucesso no Flamengo.”

“Só é conhecedor de futebol hoje o cara que fala bonito?”

“Eu não sou obrigado a falar bonito, não preciso rebuscar minhas palavras. Eu fui treinado pelo Telê Santana. Sabe como ele arrumava time? Coletivo e fundamento. Lógico que as coisas mudaram, que não se faz mais coletivo de 1h30. Dou um coletivo por semana se der. Trabalho por setores.

O cara é estudioso e eu não sou? Qual ferramenta que eles usam para estudar? Internet? Eu tenho. Livros? Eu tenho, eu estudo. Jogos na TV? Eu vejo. Mas o que é de diferente que eles têm que não tenho.”

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Interessante que ele fala que o Léo Inácio estava acostumado a interferir no time sub20. E quem era o técnico anterior ao Popoca?

  • Bom, essa novela criada pelo Gilmar Popoca já está chata e só me faz ter certeza de que realmente ele não deveria estar no Flamengo.
    Não estou dizendo que o que ele está dizendo nao possa ser verdade e nem duvidando do conhecimento dele sobre futebol, mas expor esse tipo de situação (e insistir na exposição) só demonstra falta de profissionalismo por parte dele. Hoje, o minimo exigido para se trabalhar no Flamengo é profissionalismo, e dou graças a Deus por isso. Não somos mais destaque em capa policial e nem motivo de chacota pelas décadas de administrações catastróficas.
    Sinceramente, agradeço do fundo do coração pelos serviços prestados, Gilmar Popoca, mas você não demonstrou profissionalismo e não soube lidar com a situação. Se tinha razão, acabou perdendo-a com essas atitudes. Você não é maior que o Flamengo e está, sim, prejudicando o clube.

  • Se isso acontecia na base, certeza que acontece no principal. O popoca não é maluco de inventar mentiras, ele sabe muito bem que pode ser processado. Antes de algum dirigente querer defender alguém, tem que investigar essa denúncia.

  • Gilmar pipoca sabe mais que o Zé que jogava em linha, tomamos uns 50 gols seguidos desse jeito…

  • Chorão, vai chorar na cama que é lugar quente otário.

    • Isso!

  • Tá explicado porque aberrações TB aconteceram no time do Zé
    Muita gente mandando escalar
    Vergonha e prejuízo

  • outro fraco, perdeu o sub 20 por ser medroso.

    • To falando que vc é um bosta, leia a pouuuurrra da entrevista, viu como era escalado o time do Leo Inácio, o saco de fezes que fechava com o Vasco?

      TNC pela saco

      • vc fumou bosta de cavalo, idiota ele e fraco, mas tem que apurar o que ele falou, leia e interprete burro. vc terminou o ensino médio “jenio”

        • Fala saco de estrumes, não tenho hábito de utilizar entorpecentes, mas talvez seja sua rotina, só pode, pois escreve tanta merda que nem parece ser lucido, sinto uma certa deficiência mental da sua parte…

          O médio terminei a tempos, universitário também…

          Mas isso não significa ter mais conhecimento, existem inúmeras pessoas com baixa escolaridade porém inteligentes, que apenas não concluíram os seus estudos por limitação financeiras, e responsabilidades que as impediram de se dedicar, enfim…

          Mas seu caso é outro, é genético…

          Hoje ainda vou jogar capim p/ vc se alimentar, fique tranquilo !!!

          • oi cu frouxo, tava com saudades das sua vomitadas entre dedos. vc provou que não tem o fundamental, se for do rio até entendo pq ai as escolas só aprendem trafico de drogas. bjs bunda fofa.

            • Sou do Rio, sou um tubarão…
              Aprenda a escrever analfabeto..

              Tava = Estava
              Trafico = Tráfico

              Valeu saco de banhas, agora faça o seguinte…

              VÁ COÇAR O KHÚ COM SERROTE !!

              • cu froxo, tu apareceu, tava com enorme saudadi de vc, com vai a bunda fofa. ai no riu tem nivel fundamental ou se aprendi na rua mermo, como vai as comunidade, fecharam as lojinhas pru enterro de traficante. bjs na bunda fofa.

                • “”” pru? “”””

                  É um analfabeto mesmo rsrsrs

                  Agora me responda, já terminou de coçar o khú com o serrote? kkkkk, se ainda sim a coceira continuar, mete uma escova de aço, que sabe essa porcaria para de coçar kkkkkkkkkkkkk

  • Demitam logo esses dois criminosos do Flamengo, enquanto é tempo. Está na cara que essas figuras estão levando dinheiro de empresário pra valorizar jogador ruim. Isso é gravíssimo! Bandeira precisa tomar atitude imediata.

    • verdade, isso ai aconteceu na base do Corinthians, cobrando pra escalar jogador.

  • Sinceramente me deu pena do cara pois representava ser dedicado, pq 7×1 Alemanha? Pq? Por que o Brasil é um país corrompido de interesse próprio aonde o dinheiro fala mais alto, há alguns anos atrás vi uma entrevista de um treinador da base do Curica q falou que não existia mais olheiros em peladas da juventude e sim ficam sentados em seus escritórios esperando empresário trazer jogador, ai me pergunto: quantos Romarios, Ronaldos e Neymares perdido na várzea sem oportunidade alguma devido à corrupção e interesse próprio , até onde sei jogador de base são raros o caso que ganham oportunidades sem injetar grana na mão desse empresários fdp

    • Vejo cada muleque bola escondo na base que fico pensativo… O Patrick era sempre preterido para que outros jogassem, outros que nitidamente não tinham metade do potencial do muleque, estranho demais…

      • seu comentários foram apagados, porque será. bjs c…..froxo

  • Achar q isso não tem grande de ser verdade beira a inocência.
    Acontece em quase todas divisões de base, causando prejuízos irreparáveis.
    O mínimo q a diretoria deve fazer seria uma investigação seria e afastar temporariamente os ditados.
    O pessoal tem de ser mais malicioso e parar de acreditar q na diretoria do Fla só tem anjinhos competentes.
    SRN

  • Popoca um dos maiores jogadores da história do Amazonas. Não duvido que isso esteja acontecendo inclusive no elenco principal do flamengo.

  • A galera não vai gostar, mas o Popoca pode até ser um cara simplório mas entende mais de bola que o Léo Inacio e o resto dos caras que estão na base. Não vou dizer que o que ele falou é verdade, mas uma organização séria precisa investigar, pois se houve influência para escalar A ou B é porque alguém está ganhando do empresário de A ou de B. Não precisa fazer estardalhaço, mas a diretoria precisa investigar isso com seriedade, pois agora que damos passos firmes a montagem de uma fabrica de talentos, tudo pode ser comprometido se a base não for conduzida com seriedade, e é antiga a influência de empresários nas divisões de bases dos clubes aqui do Rio.

  • O ruim é que não duvido disso ser verdade…

  • “Eu me sentia muito sufocado. Mas é igual a namorada. Quando você
    começa, você quer estar junto todos os dias. Só que com o passar do
    tempo você que as coisas não são como você pensa. Eu vinha sofrendo tudo
    isso.”

    Que boiolagem! Vai chorar na cama que é lugar quente. Ainda se diz ser Flamenguista. Chorão e tumultuador de ambiente, “profissional” que se encaixa perfeitamente nos planos da cachorrada do foguinho. Se pedir um trampo lá em severiano, pega na hora!

    • É sério isso?

    • E ISSO AÍ ANTI

      • Obrigado pelo seu peido em forma de comentário! Volte sempre

      • Eu teclei errado. Essa quantidade de anuncios bagunça a tela. Inclusive o que escrevi não tem nada a ver com seu comentário

    • Estou criticando a postura dele, pessoal. Para começar, eu não gosto de
      chorão e tenho desprezo por quem se vitimizam ao invés de usar suas
      energias procurando uma saída, usando a cabeça, e não a língua, para
      chegar lá. Eu sei muito bem das maracutaias que acontece nos clubes do
      Brasa, assim como no Mengão. Independentemente de ele estar certo ou
      não, não gosto desse tipo de atitude, acho muito inoportuno o que ele
      faz pela crise que agora vive o Flamengo. Se ele ama tanto o Fla como
      diz, deveria colocar o Clube em primeiro lugar e não suas queixas.

      Eu já sofri (sofro) várias injustiças no meu trampo também. Só que sempre
      fui homem para contornar as adversidades. Tenho um líder na minha equipe
      que não quer me deixar crescer na empresa porque ele se borra de medo de eu
      tomar o seu lugar, além de ter antipatia por mim. Ele chega a um ponto
      de interferir no meu trabalho, já até deu os meus trampos para gente que
      não sabe fazer as coisas como eu faço. Tudo isso só para (tentar) me
      rebaixar. Você acha que eu vou até os donos da empresa (que, por sinal,
      são meus amigos) choramingar? De jeito maneira! Eu faço minha próprias
      estratégias e vou, com muita perseverança, um dia humilhá-lo
      merecidamente. Não é assim que se faz? Ou vamos ficar numa de satisfazer
      o chilique dos outros?

      E, no apagar das luzes, quem é o maior prejudicado? Então, esse ‘maior prejudicado’ é a nossa querida instituição rubro-negra.

    • Estou criticando a postura dele, pessoal. Para começar, eu não gosto de
      chorão e tenho desprezo por quem se vitimiza ao invés de usar suas
      energias procurando uma saída, usando a cabeça, e não a língua, para
      chegar lá. Eu sei muito bem das maracutaias que acontecem nos clubes do
      Brasa, assim como no Mengão. Vivo e respiro essa parada faz mais de 30 anos. Independentemente de ele estar certo ou não, me enoja esse tipo de atitude e acho muito inoportuno o que ele faz, especialmente pela crise que agora vive o Flamengo. Se ele ama tanto o Fla como diz, deveria colocar o Clube em primeiro lugar e não suas queixas.

      Eu já sofri (sofro) várias injustiças no meu trampo também. Só que sempre fui homem para contornar as adversidades. Tenho um líder na minha equipe que não quer me deixar crescer na empresa porque ele se borra de medo de eu tomar o seu lugar, além de ter antipatia por mim. Ele chega a um ponto de interferir no meu trabalho e já até deu os meus trampos para gente que não sabe fazer as coisas como eu as faço. Tudo isso só para (tentar) me rebaixar. Você acha que eu vou até os donos da empresa (que, por sinal, são meus amigos) choramingar? De jeito maneira! Eu faço minhas próprias estratégias e vou, com muita perseverança, um dia humilhá-lo merecidamente. Não é assim que se faz? Ou vamos ficar numa de satisfazer o chilique dos outros?

      Estamos construindo um sociedade de baitcholas, na qual ser um chorão é recompensador.

      E, no apagar das luzes, quem é o maior prejudicado? Então, esse ‘maior prejudicado’ é a nossa querida instituição rubro-negra.

    • Falou tudo irmão

      • Obrigado, Lucas!

  • Tumultuador de ambiente detected! Shit disturber

Comentários não são permitidos.