Renato Maurício Prado: “Acorda, Bandeira”

Compartilhe com os amigos

Eduardo Bandeira de Mello é um homem de bem. Além disso, trata-se, indiscutivelmente, de um rubro-negro apaixonado. E, ninguém pode negar, tem feitos, nos seus cinco anos à frente do Flamengo, um trabalho de recuperação econômica admirável, digno de todos os elogios e e da gratidão eterna daqueles que torcem pelo clube mais querido do país. Seu calcanhar de Aquiles, porém, continua a ser o futebol – o mais valioso dos ativos do Fla.

Se, do ano passado para cá, começaram a chegar ao Ninho do Urubu reforços de qualidade (Diego, Éverton Ribeiro, Rhodolfo, Diego Alves etc), os resultados práticos continuam deixando a desejar. E é impossível não relacionar tal frustração às falhas no comando do futebol que, desde a saída (por prisão) do ex-vice de futebol, Flavio Godinho, está nas mãos do próprio Bandeira, assessorado diretamente pelo CEO Fred Luz – ambos sem nenhuma vivência nos meandros do “velho e violento esporte bretão”. Espécies de “freirinhas inocentes” convivendo num ambiente de sórdido lupanar… E eles não aceitam mais a interferência de ninguém, nem dos vice-presidentes do clube.

Um bom exemplo dessa “ingenuidade” aconteceu, recentemente, quando o presidente foi ao “Aqui com Benja” (programa de entrevistas de Benjamin Back, no Fox Sports) e declarou, enfaticamente, que Muralha, Rafael Vaz, Gabriel e Márcio Araújo (quatro dos maiores perebas do atual elenco) eram seus “protegidos”. Perdeu uma excelente oportunidade de ficar calado…

Dias antes, após a primeira derrota para o Santos (4 a 2, na Vila), o executivo de futebol rubro-negro, Rodrigo Caetano, tinha soltado os cachorros, no vestiário (com inteira razão), cobrando o grupo pela quase tragédia (faltou apenas um gol para a eliminação da Copa do Brasil). E Rafael Vaz tinha sido o seu principal alvo, pela jogada irresponsável que acabou possibilitando um dos gols santistas. Pois o atrapalhado zagueiro foi pouco tempo depois nomeado protegido por Bandeira… Durma-se com um barulho desses…

O que o dirigente pretendia, na verdade, era garantir a autonomia do técnico Zé Ricardo (seu maior queridinho). Ou seja, se esse quiser continuar insistindo com os pernas-de-pau que a torcida não suporta mais (exatamente, os “protegidos” de Bandeira), que siga escalando-os, apesar das vaias e protestos das arquibancadas.

Atitude típica de quem não é do ramo. Ao partir para o confronto com o seu maior patrimônio, os 40 milhões de rubro-negros espalhados pelo país, o presidente pavimenta o caminho para o próprio cadafalso.

Zé Ricardo é um estudioso e pode até, no futuro, vir a ser, de fato, um bom técnico. Por enquanto, não passa de um estagiário, com pouco mais de um ano no cargo e apenas um título estadual. Andrade e Jayme de Almeida, em menos tempo e sem o seu marketing, conseguiram bem mais. Ambos ganharam títulos nacionais: o Brasileiro de 2009, de Andrade, e a Copa do Brasil de 2013, com Jayme. E nem por isso se tornaram grandes treinadores, tanto que não conseguiram emplacar em nenhum outro lugar.

Se houvesse no Flamengo um vice-presidente de futebol do ramo e de pulso, ele já teria chegado para Zé Ricardo e avisado que não dá mais para aturar Márcio Araújo (ainda mais agora que Cuellar passou a jogar bem), nem Vaz, nem Gabriel, nem Muralha – que ideia estúpida foi aquela de lançá-lo no jogo decisivo contra o Santos, após tanto tempo de inatividade?

Infelizmente, não há e, pelo visto, Bandeira não está nem disposto a procurar por um, pois na sua arrogância (uma das marcas de sua personalidade) acha que ele e Luz (outro neófito futebolístico) podem resolver tudo com Rodrigo Caetano e … Zé Ricardo.

Os resultados estão mostrando que não podem. A eliminação na fase de grupos da Libertadores foi vergonhosa, a série de fracassos contra os clubes de cima da tabela já eliminou as chances reais, no Brasileirão, e restam apenas a Copa do Brasil e a Sul-Americana para salvar a temporada.

O Flamengo precisa de um vice de futebol do ramo e de um treinador de verdade (eu traria, para o próximo ano, o colombiano Reinaldo Rueda). Poderia ter contratado Abel, no passado, e Cuca, no início desse ano e comeu mosca com os dois, porque Bandeira e Luz acreditam em Zé Ricardo…

Diante das pisadas de bola do estagiário, me arrisco a dizer que se ele tivesse sido trocado, recentemente, por Dorival Jr., Levir Culpi ou mesmo Marcelo Oliveira, o Flamengo teria saído no lucro. O time atual é o espelho do seu treinador: apático, diante de qualquer reação do adversário, e sem o elã típico da história rubro-negra.

A esta altura do campeonato, o presidente precisa refletir, seriamente. Porque se, ao final do ano, não tiver ganho nada expressivo, deixará o cargo lembrado apenas como um bom gerente administrativo. E presidir o Flamengo é muito mais que isso.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A ironia de chamar o Zé de estagiário é cruel mas deixa bem claro o problema do Flamengo. O elenco é bom mas não rende bem. Empata muito e toma gols bobos. Um bom técnico pode sim fazer muita diferença. Veja a seleção, com Dunga era uma desgraça, com Tite uma das melhores do mundo. Os jogadores são praticamente os mesmos, a postura quanta diferença. A boa liderança até sorte traz pro grupo. Pé frio! Melhor não!

  • Quando foi que alguém aqui viu um post elogiando alguém do flamengo fora Diego?
    Se o time ganhar de 7×1 do Bota fogo e 5×0 do Corinthians podem vir aqui que terá matéria sobre alguma coisas ruim, nem que seja p reclamar do uniforme… E se o cara que o zé colocar p jogar fizer 2 gols terá na matéria algo do tipo, “Zé demora para substituir e jogador teria feito 5 gols se entrasse antes…
    Acordem e comecem a ser torcedores e apoiar nosso técnico e nosso time, você está sendo usado e não sabe, quando perceber será tarde demais…
    E não adianta querer se enganar A CULPA SERÁ SUA!

    • Parabéns. Tenho dito isso! Mais somos poucos em uma multidão de cegueiras!

  • Aqui no blog só tem matérias contra a atual diretoria e contra alguns jogadores, para tumultuar o elenco, vide Guerreiro que por causa de um imbecil como muitos que tem aqui já está estudando a possibilidade de sair do clube, parabéns torcedores marionetes vocês vão mesmo conseguir derrubar o clube e nos mandar de volta para as administrações de Kleber Leite e sua trupe, Ah…. Vou sugerir mudar o nome dos comentários daqui para CORNETÁRIOS…

    • Carlos Henrique, vc foi cirúrgico. A massa rubrunegra tá embarcando nessa onda e pondo em risco os excelentes resultados que o Flamengo pode alcançar logo, logo. Que culpa tem o presidente e o técnico se o Guerrero não tá fazendo os gols, se o Vizeu e o Juan perdem os gols praticamente sozinhos “embaixo da trave”? E as chances que o Diego tem desperdiçado? Vejo tudo isso (as falhas), como ansiosidade, por conta da pressão exagerada. O time é bom, o técnico é muito melhor que os medalhões que passaram no Fla antes dele! Eu acredito!!!!

  • Essa arrogância e prepotência que tem quebrado a gente, o nosso presidente foi mordido pelo mosquitinho do Ego e agora acha que sabe de tudo e que é o salvador do Mengão, muito disso se deve aos famosos elogios de EBM Mito, como se somente ele tivesse feito tudo sozinho e não errasse também. Está na hora de baixar a bola, admitir os erros e ter um pouco de humildade para ouvir os outros. Nós não apenas torcemos pelo Flamengo NÓS SOMOS O FLAMENGO é aquela diferença que eu gosto sempre de ratificar, nós não gritamos: VAI Flamengo! nós gritamos VAMOS FLAMENGO! No plural.

    SRN #VAMOSFLAMENGO

    • A parem de besteira, vocês querem um presidente e um técnico que vá pelo clamor da torcida? Coloca torcedores na administração do clube então… “A maioria é Maria vai com as outras” e só querem apoiar o clube na boa quando está ganhando e quando o clube está mal cade o apoio, vocês só dão porrada nos caras, nossa torcida mudou muito depois dos nuttellas…

      • Amigo, eu tenho 37 anos portanto não me encaixo nesse conceito de nutella, o fato é que o time vem jogando mal há tempos, jogadores ruins sendo escalados por birra, com resultados pífios pois o time só ganha de time fraco, o presidente se achando o dono do clube tanto que dá banana para torcida e acumula um cargo para o qual não é capacitado, caso o time melhore eu irei elogiar, portanto sugiro que você saiba separar as coisas, o bandeira ajudou a organizar o clube financeiramente mas não é o dono do clube, chega de arrogância e prepotência, queremos títulos e organização, não somente um. SRN

        • Parabéns ao Bandeira pela organização financeira e administrativa do clube (disso ele entende inquestionávelmente), porém futebol está deixando a desejar, precisamos mais da garra rubro negra! Temos um time bom, precisa ser melhor escalado!

        • Time vem jogando mal? Só se for na sua cabeça e de demais pessoas incapazes de fazer uma análise justa de um jogo!

          • Amigo atenha-se aos fatos, o SE não ganha jogo, se o fulano tivesse feito o gol, se o zagueiro não errasse, o jogar bem deve ser durante os noventa minutos, por que se você se desconcentrar você vai sair derrotado ou vai empatar, se você considera que o time está jogando bem só lamento, então vamos passar o resto do campeonato lamentado chances perdidas e erros defensivos PONTUAIS mas que no final do jogo você vai dizer: Não ganhamos mas jogamos bem, SE aquela bola…

            SRN

  • Ótimo texto quem discordar é torcedor acostumado em derrotas, é tão fácil resolver, tira os perebas e se preciso o técnico, já passou o tempo das justificativas elenco têm, variações táticas podem ser testadas, precisa apenas disso, pra conexão entre torcida e time voltarem!

  • ais uma vez os torcedores estão servindo de massa de manobra da oposição e os fantoches estão caindo como patinhos… Como já se sabia do agendamento da tal reunião os oposicionistas, cuja maioria frequenta esse blog, estão querendo que o assunto “Zé Ricardo” vire pauta da reunião, e como fazem isso, colocando meia duzia de ignorantes na frente do centro de treinamento para protestar e também recolhendo os cabeças fracas que frequentam esse blog que vos falo, como diria Guerreiro e como eu sempre disse… Você é torcedor? Então torce Porra!!!!

    • Não vem com esse papo Óh gênio que entendeu tudo e quer esclarecer os pobres cegos e inocentes.

      • Ah não quem entendeu foram vocês que estão servindo de marionetes para a oposição …

        • Que oposição? Quem é o candidato da oposição? Quem é que faz oposição?

          Até o Kleber Leite é situação…

          • kkkkk isso… Pensando assim tah fazendo você dormir bem? Ok não vou discordar nem contrariar, vai que é doença…

            • Fica sem resposta e acha que fazendo uma gracinha vai escapar. Legal.

              SRN.

  • Não podemos comparar treinadores apenas por títulos e esquecer desempenho, quem é a favor de trabalho a longo prazo jamais poderia pensar assim, acredito que o que se cobra do Flamengo até agora é desempenho, continuamos com o mesmo treinador e temos um elenco mais forte, vinhemos de um 2 semestre 2016 razoavelmente bem, tivemos a pré temporada, ganhamos reforços e esperávamos apenas que houvesse mais variações na equipe, ou seja, não iriamos começar do 0, apostamos no mesmo autor que nos levou a Libertadores 2017, até ai tudo certo, em 2017 começa a confusão, a equipe era o espelho de 2016 mesmo com os novos jogadores, fomos eliminados de uma competição onde podíamos fazer melhor por todas as circunstâncias que houve, empatamos demais no BR 17 perdendo pontos infantis para equipes de cima principalmente, quase fomos eliminados de forma vexatória mais uma vez na copa do brasil, e estamos absolutamente sem rumo, reféns de pessoas que não conhecem de futebol, não precisamos ficar comparando com X ou Y, e também não precisamos de Jaime ou Andrade, chega disso, precisamos de alguém com uma mente aberta para o futebol, que não se prenda a suas convicções, que seja seguro porém que se auto avalie quando for preciso, é nessa proposta que precisamos estar concentrados, só resta saber se será esse o penamento dos cartolas!

    • Você se ateve a um dos argumentos, não observou todo o restante. E o argumento usado foi apenas um recurso para embasar o que ele quis dizer. Creio que não se trata de demitir a todo o custo e a toda hora, como o próprio presidente fez antes do Zé, contudo, análises precisam ser feitas, concordo que precisa-se de planejamento, porém, deve-se cobrar principalmente na situação que o clube se encontra. Hoje a célebre frase do Vampeta não faz o menor sentido, pois podemos cobrar muito bem cobrado e temos inúmeras justificativas que nos embasam para isso. Sua análise é coerente, porque é em cima disso que você falou que se deve cobrar. Não começamos um trabalho novo tal como o corinthians ou não temos um treinador novo como o parmera e o peixe, nem um orçamento limitado como o foguinho. Tivemos tempo, dinheiro, condições e o resultado não veio. Vencer um campeonato com pelo menos 5, 6 times com condições/chances iguais é diferente; mas se nesse mesmo campeonato cuja a regra é a falta de tudo aquilo (tempo, condições e dinheiro), quando alguém alça isso tudo é mais que natural que se espere um destaque bem acima da normalidade e quem conseguiu isso foi o corinthians.

    • O time parece recomeçar do 0 a cada jogo, não há evolução nunca.

  • Torcida mimada e desnorteada da porr@. Acham que só porque o clube investiu (dinheiro que o EBM conseguiu durante esses anos), tem que ser campeão da porr@ toda e apresentar o melhor futebol do mundo. Nós temos que parar com essa cultura de que se a coisa estiver indo mal no futebol, troca de técnico que melhora. Se escolhemos o treinador para comandar o elenco nessa temporada, deixa ele terminar o trabalho, independente de resultado. Torcida tem que torcer. Presidente, treinador e elenco passam, o Flamengo fica.

    • O EBM não conseguiu dinheiro nenhum…a estrategia de organização do clube implantada pela Chapa Azul, com o mito das finanças Rodrigo Tostes, o BAP, Landim e Wallin com o EBM de coadjuvante organizaram o clube e sofreram o pão que o diabo amassou nas mãos da corja capitaneda pelo Capitão Leo e que tais. O Dinheiro veio da Nação, uma vez que viu o clube organizado. Não credite tudo ao EBM, ele não fez nem 20% do que as pessoas acham que ele fez. O que ele fez de verdade foi quebrar o acordo inicial com o grupo da Chapa Azul e se juntar ao SóFla para tornar o trabalho de uma equipe em algo personalista, ao bom estilo Eurico Miranda…como se ele fosse responsavel por tudo. Hoje, o clube passa vergonha porque o EBM é muito menos do que d acham que ele é, e por isso é um acomodado que privilegia pela proteção de ineptos e incapazes como o Zé Ricardo. Isso é tipico da personalidade dele que sempre foi um funcionario de segundo escalão, sem grande importancia no BNDES

      • Pode ser mesmo tudo isso que você disse, porém foi a chapa representada por ele quem fez um excelente trabalho pelo clube. Claro que o dinheiro vem da torcida, que também foi estimulada pelo bom planejamento da diretoria.

    • Pois é Gabriel SA, o problema está na torcida e não no time. Essa é sua tese amigo?

      Lamento seu ponto de vista. Se você afirma que a nossa torcida mimada está desnorteada, você só pode estar míope. Limpe a lente do seu óculos, Melhor, tente enxergar através do espelho. A arrogância de suas palavras e a limitação de sua visão até me fez pensar que o Gabriel SA seria na verdade o EBM se colocando no neste fórum.

      Acorda amigão!!!

      Mengão Sempre e maior do que todos!!!

      • A culpa não é da torcida, cara. A torcida tem mesmo que cobrar o clube quando achar que deve. O que eu não aguento é a torcida todo jogo, que o clube tem qualquer resultado que não seja a vitória, querer cortar a cabeça de alguém dentro do clube. Futebol não é isso, nós temos que apoiar quem está lá dentro e temos que cobrar também, porém existem n formas de cobrar, demissão, na minha opinião, é a pior das formas. O planejamento é feito no início da temporada.

        • Nos temos razões pra cobra não ganhamos de nenhuma equipe grande pra quem quer ser campeão tem que ganhar de time que tá lutando pra ser campeão não de time pequeno pra ñ falar mais nada se o senhor Bandeira não tomar atitude de presidente do tamanho que e o Flamengo vai acabar sem títulos e sem patrocínio por ano que vem de tds presidente que passou no Fla este Bandeira e cabeça de bagres porque de futebol ele ñ entende mesmo só entende de planejamento daqui a pouco tem passar o lava jato aí kkkkk porque com este ze amador como técnico não vamos ganhar a ñ ser zueira de Corinthians e vascaínos

    • _ Alguém já disse que os torcedores atuais torcem por vitória, tudo é ganhar, independente se o time jogou bem ou não. Torço para o Flamengo, ganhando ou perdendo, mas que jogue um futebol vistoso, com arte principalmente. Prefiro que jogue bem e perca do que ganhe jogando mal. Sou torcedor do Flamengo, não torcedor de vitórias, talvez por isso valorizo a arte, a técnica, a habilidade e o improviso, um contraponto ao futebol tático importado, feio e chato e de resultados apenas!

    • Pode até ser que a torcida esteja desnorteada, mas o time está mais.

  • Acorda, Bandeira. Reduzir nossa impagável dívida em menos da metade, construir CT, conseguir vários patrocínios em tempos de crise, conseguir um estádio digno e não ter que se humilhar nem passar por chacota, criar o mais rentável programa de ST, montar um time de craques ( com alguns perebas, é verdade), conseguir um ginásio a custo zero, arrumar solução rentável para o prédio do Morro da Viúva, salários em dia, craques pedindo para jogar no FLA… é pouco. Erros existem, tem-se que reconhecer, MA, ZR, mas será que estão com saudades dos tempos em que sonhávamos com 45 pontos para nos livrarmos do rebaixamento??? ???

    • Tudo realizado fora de campo, dentro uma lástima, Chapa Azul é um grupo não personalização de alguém, só você que continua iludido tem tanto dinheiro e não saber usar no futebol, parabéns seu clube virou banco!

      • Lástima?! Saudades do tempo em que sonhávamos em alcançar 45 pontos? Reflita antes de digitar para não falar besteira.

        • O problema, é está acomodado, com essa situação, senão fosse seria Tostes, Bap, entrou convidado não a personificação de um, gosto do Bandeira, mas de futebol ele não entendi nada.

    • Meu caro amigo vc fala demais e errado Abel pegou o fluminense e menos de seis meses já ganhou taça Guanabara em cima de quem de um time na mãos deste tal Ze Ricardo que desde do ano passado nunca pois a mesma escalação dizendo que o time tá informação e ñ tem uma tática de jogo até agora tá esperando o campeonato acabar como acabou a classificação da libertadores agora e pode acabar a classificação também da copa do Brasil por grêmio aí vai falar o quê

      • Exaltando a conquista da taça Guanabara que nem vaga para a final do estadual deu?! Quem venceu o carioca invicto???

  • Boa..

  • Será que estão com saudades da Patrícia, Kléber Leite, Hélio Ferraz ou são viúvas do Walim??? ???

    • Dá pra falar de futebol e não de política?

      • Você realmente acha que a discussão é sobre futebol???

        • Claro que é, a saída do técnico, dos perebas é no futebol, sobre finanças nota 100, mas futebol 30( Copa do Brasil 20) (dois cariocas 10)! erros tão visíveis que eles não olham!

      • Ou será que estão se aproveitando do momento difícil do time em campo para afetar o EXCELENTE trabalho de EBM e equipe à frente do FLA? Não estou dizendo que não há equívocos, MA, Gabilixo e Mureta são prova disso, mas o objetivo é só político, não se iluda. SRN.

        • É.
          Se o futebol estivesse bem, ninguém teria críticas ao trabalho do Bandeira de Mello, que a minha opinião nem é tão excelente assim.
          Pagar as contas do clube e não roubar é obrigação, e não favor.

      • Vai dar quando o post feito não for de cunho político como este, e as marionetes continuarem sem perceber isso…

    • idiota

  • Mais um bom texto. A mais pura verdade. Estão brincando com o CRF. Absurdos em cima de absurdos. BM é malandro e ficou com a pasta de vice de futebol exatamente para dar guarita ao amador, pois sabe muito bem que as criticas viriam e tratou de se fortalecer. Isso prejudica o CRF e ele que se mostra um torcedor fervoroso, deveria fazer o certo, com total imparcialidade e profissionalismo pelo bem do Flamengo.
    Ele acha que ficar protegendo esses caras está fazendo o certo, doce engano, e os fatos falam por si só. Que ele fique na sua cegueira, mas poderia nos poupar de tanto desgosto. As suas atitudes lamentáveis com o torcedor já passaram da conta, e mais agora com uma declaração “arrogante” de gente que acha que é o dono do mundo, foi a gota D’Água. É inadmissível, que se tenha esse tipo de protecionismo, que coloca em xeque a lisura do trabalho e a “honestidade” das escolhas. BM foi extremamente infeliz nessa declaração. O mistério então se desfaz…o porque Rômulo, Ronaldo e agora (injustificavelmente Cuellar), ficam no banco para os protegidinhos de Zé e BM atuarem. SACANAGEM DA GROSSA COM O TORCEDOR. Para mim BM no que diz respeito ao futebol, perdeu todo o meu respeito. Eu não vou compactuar com essa “palhaçada”.
    *Hoje está previsto o protesto, vamos apoiar e quem estiver no RJ e puder vão lá gente, algo tem que ser feito e urgente. Esses idiotas estão afundando o time.

  • Quem diria. O rpm esta dando. E os ataque de pelanca eim. Foi ate comedido. Huahaua.

  • Segundo a entrevista do Sr. Eduardo Bandeira de Melo concedida a FOX no domingo essa situação de protegidos e protetores no Flamengo só vai acabar quando ele sair. Em 2018 meus amigos teremos a chance de nos livrar de Márcio Araújo, Gabriel, Vaz, Zé Ruela, etc., mas só no fim do ano quando tivermos eleições. Até lá: – Aguenta Coração!!!
    BEM como presidente nota 10, como Vice de futebol nota 0. SRN.

  • Bando de modinha a imprensa Paulista tá adorando estava revoltado com os craques do mengao mais os modinha que dizem ser rubro negro e querem virar as costas para o nosso maior amor pelo amor né. Quantos anos íamos enfrentar esse times e apanhava e não perdia nao tô feliz . Mais meu amigo temos muito campeonato ainda quem viu o jogo viu que o time dominou o Santos o jogo todo . Seremos campeoes da copa do Brasil e da Sul americana e quero ver o cóordens acima de td mengao . E quero de volta meu flamengo vencedor sou de 91 e poucas vezes vi esse flamengo como esta hj organizado e com o time para dois anos tô contigo ze e bandeira atem o fim do ano no

    • Pra começar tem q mandar o MA pra pqp… e pede pra ele levar junto o Peteleco…

    • Vsf mlk
      Acorda pra situação, isso aqui não é vídeo game

    • Dou valor a esse otimismo mas…

  • ST cancelado o meu e do meu filho só retornaremos depois da saida do Zé ricardo, enquanto esse ser humano estiver la nao irei mas aos jogos!!!

    • Aiii sim po, e eu quando cancelei, fiz questão de dizer o motivo, detalhe ” quase dois meses atrás “

      • Tu nunca foi ST. Engana quem? Vascaíno infiltrado. Vendo o Fla crescer e tá doido. Continua fazendo apologia contra a instituição. Tem doido que cai na sua. Devia ser banido. Vai pro seu site

        • Mostra ai o seu cartao.

          • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Vc é um morto de ódio kkkkkkkkkkk

        • A torcida pede mudança no futebol, apenas isso, alguns exaltados a saída do presidente, algo errado, mas não deixam de ser Flamengo, dessa vez necessitam só ouvirem a torcida, uma coisa é o passado vitorioso sem responsabilidades, a outra é não saber o que fazer quando se tem responsabilidade!

      • Eles tentam dissuadir na ligacao. Hahaha.
        Tipo: o que nos podemos fazer para que vc mude de ideia: eu disse: vc consegue tirer o bandeira do cargo!? A mulher caguejou. Hahahahha

        • Cara. Vc está rindo disso??? Prejudicando, ou melhor, deixando de ajudar a instituição Flamengo. E ri? Que covarde.

          • Nao cara. Nao sou covarde. Eu sou retardado

    • Parabéns…kkk que piada de torcedor

    • Tô pensando seriamente nisso.

    • Diego, guerrero, Er, todos vieram com a ajuda do ST. Ai vem um modinha fazer apologia pra cancelar ST. vcs não são flamenguistas. Time entra hoje em competições pra ser campeão e não com perigo de rebaixamento. Vendemos caro todas as derrotas. E vcs de modinhas. Que saiam vcs e entrem mais 10. Isso aqui é Flamengo. Vão torcer pro vasco, bota… é o que vcs merecem.

      • Respeita a opinião dos outros, parceiro… mania de querer ficar cagando regra…

        • Liga não, essa biba furiosa é massagista (tântrica) do EBM, e fica descontrolada com as críticas direcionadas a ele.

      • Finalmente alguém que conhece a história do Flamengo para analisar com sensatez. Cancelando o ST não teremos Diego, ER, DA, Guerrero… aí sim vocês verão a perebada em campo. E começaremos o brasileirão sonhando em atingir 45 pontos. Nosso debate será outro. É isso que querem as viúvas???

      • Vsf vc TB o maluco do caraio, só ver que a maioria quer mudanças o estrume
        Acorda

      • KKKKKKKKKK, quem tem a opiniao diferente e modinha? Pqp rs só pra esclarecer vou aos jogos do flamengo desde 99, sempre fui da raça e rodei o brasil todo só que no atual momento nao estou afim de jogar meu dinheiro fora pra ir ao estadio ver um imbecil como tecnico e jogadores que nao tem o minimo de comprometimento com o clube, caso de vaz, gabriel e Arão e etc… Antes de chamar as pessoas de modinha e faltar com respeito pesquise procure saber, perguntar nao ofende, opinião diferentes existem, R.R.N 7°reg. Sem mais.

    • Quem sabe doendo no bolso o EBM entenda que o futebol do Flamengo precisa ser gerido por quem entenda de futebol.

    • Agora você pode torcer p Real Madrid ou até Paris Saint Germain, que são times da moda, já que parece que você é torcedor modinha, er… A palavra torcedor não se encaixa muito bem pra quem esse tipo de atitude neh… SRN

      • Respirando fundo pra responder mas vamos lá , só pq meu jeito de protestar eh esse eu sou modinha? Entao ser torcedor de vdd eh ir no aeroporto da porrada em jogador? Sou da raça ja ha 14 anos e no momento nao estou de acordo com o que esta acontecendo nao vou gastar meu dinheiro pra ver esse tecnico imbecil e uns jogadores terriveis que tem la que sao intocaveis, trate com respeito as pessoas opiniões diferentes existem, R.R.N7°reg. Sem mais.

  • Se o time é ruim sofremos, se é bom sofremos do mesmo jeito, o que fazer?

  • 18 mil ingressos vendidos…tem lugar melhor pra fazer um protesto pacífico? Com faixas, cantos direcionados , ficando de costas para o gramado por alguns minutos
    Acho que chegou a hora da torcida ganhar essa quebra de braço
    SRN

    • Nunca virarei as costas ao meu Mengão. Vcs estão malucos cara. A corneta cegou vcs. É cancelar ST, não ir ao estádio, virar as costas no jogo. Kkkkkkkkk. Como frequentador assíduo dos jogos, sei que os verdadeiros flamenguistas nunca farão isso. Mas é dose ler isso. Bando de modinha de sofá malucos. MALUCOS.. vão se tratar.

      • Então vai a merda vc deve ser botafoguense
        O protesto é pacífico e é um direito de todos nós
        Fica aí no teu mundinho de sofrimento

        • Adoro essa frase…..verdadeiros flamenguistas…..tu deve trocar tudo na tua vida pelo Flamengo né?
          Acorda mané, os tempos são outros
          Coloca a cabeça no travesseiro e repensa seus conceitos super flamenguista

        • Esse é daqueles que só faz protesto quando o time toma um 6×1 em casa, que nem em 2005.

        • Esse deficiente mental se quer conhece uma arquibancada…

          • Aprende a escrever primeiro gabriel. É sequer….kkkkk que piada

            • ?? Tem algum problema na mente?

          • O problema Gabriel e amigos e entender que não dá mais, a grande maioria entendeu que já deu de Zé, M.Araujo, Vaz, Gabriel…..
            Então vc pega um sujeito desses, radical, se acha mais Flamengo que os outros….tenho pena, vive iludido

        • Direito de quem? De modinhas de sofá? Fale isso lá no estádio. Diga pra geral se virar para o time. Vai ser morto. É fácil ficar aqui vomitando pelos dedos..kkkk vai lá.. kkkkkk rindo demais. Fique no seu mundinho ai amigão. Que loucura

        • Esse cara é um ridículo, querendo aparecer…

      • Vc é flamenguista mesmo ou é de outro planeta?

      • Vaza, Ricardete !!!!

      • Você não nasceu, foi defecado !!!

    • Até vc sr. Omar?. Everybory hates Zé!.
      SRN

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Hoje eu acordei meditando sobre o Flamengo e pensei numa hipótese de forma de pensar que pode ser a do presida. Sem querer ser o mago da leitura de mentes, é apenas uma teoria:
    A melhor época para se fazer a troca de técnico, quando por certo haverá mais opções e os melhores terão mostrado o seu trabalho mais atual, é na virada do ano.
    Dessa forma e levando em conta que a presidência quer ser a vanguarda no futebol brasileiro adotando o critério europeu de manutenção de técnicos mesmo em fase ruim, a continuidade do técnico se aproveita dessa nova “influência” para também evitar as garantidas críticas que viriam de todos os lados da imprensa e parte da torcida, caso optasse já pela troca do técnico.

    • O problema do treinador é na insistência de alguns jogadores, se ele acha que o Marcio araujo nao pode sair e a torcida não quer ver ele, Botava um jogo sem ele, se o clube perde ele tava certo, se não a torcida tava certa.
      Hoje Aproveitaria o Everton na lateral Esquerda,
      Diego Alves- Pará- Rodolfo – Réver – Everton- Romulo( cuellar)- Willian Arão( mancuello)-Berrio( vinicius jr)-Diego- Everton Ribeiro- Guerreiro

      Ainda teria opções ate dentro de campo para mexer sem fazer sub:
      E teria a disposição, Conca, Geuvanio, Vinicius jr,Cuellar, Mancuello, Trauco
      Infelizmente na lateral Direita só ano que vem para contratar m jogador bom.

  • O problema do EBM não é não entender de futebol…é a teimosia. Ele entende de futebol sim, o problema é que ele tem perfil de querer provar que está certo, e quanto mais cobrarem, mais ele vai querer teimar. Mas então é hora de pressionar ao máximo, até pra gente ver o quê é mais importante pra ele: provar que está certo ou o Flamengo acima de tudo como sempre diz.

    • Ebm nao sabe se eh de comer ou de lustrar a careca.

  • A verdade nua e crua é: não vencemos times grandes, que disputam a ponta dos campeonatos; isso desde ano passado, por isso resultados desastrosos; esse ano pior ainda, porque vencemos apenas o fraco time do Vasco, em todo o primeiro turno; na copa do Brasil eliminamos o santos mais com uma derrota vergonhosa;
    na Sul-Americana o fraquíssimo e modesto pequeno time do Chile vencemos e quase complicamos o jogo, ainda falta a volta; fomos eliminados vergonhosamente na libertadores sem ganhar uma partida fora de casa e nem se quer um empate, junte tudo isso a um futebol medíocre resumido a chuveirinhos e lampejos individuais de nossos craques;
    Pra não dizer que não ganhamos algo: vencemos o certame carioca, sofrível!
    Por isso e pelo que de piro pode vir, sou a favor do afastamento de alguns jogadores e da comissão técnica Jayme, Zé e o amigo do Zé que veio do Vasco!
    Pela paz a Nação Rubro Negra!
    Boa noite a todos!!!

    • Boa !!!!

  • A verdade nua e crua é: não vencemos times grandes, que disputam a ponta dos campeonatos; isso desde ano passado, por isso resultados desastrosos; esse ano pior ainda, porque vencemos apenas o fraco time do Vasco, em todo o primeiro turno; na copa do Brasil eliminamos o santos mais com uma derrota vergonhosa;
    na Sul-Americana o fraquíssimo e modesto pequeno time do Chile vencemos e quase complicamos o jogo, ainda falta a volta; fomos eliminados vergonhosamente na libertadores sem ganhar uma partida fora de casa e nem se quer um empate, junte tudo isso a um futebol medíocre resumido a chuveirinhos e lampejos individuais de nossos craques;
    Pra não dizer que não ganhamos algo: vencemos o certame carioca, sofrível!
    Por isso e pelo que de piro pode vir, sou a favor do afastamento de alguns jogadores e da comissão técnica Jayme, Zé e o amigo do Zé que veio do Vasco!
    Pela paz a Nação Rubro Negra!
    Boa noite a todos!

  • Apesar desse cara às vezes falar merda, nesse texto concordo com cada vírgula.
    No Brasil eu nunca vi um técnico estrangeiro da certo, o melhor nome na minha opinião seria o Roger.

    • O galo viveu de chuverinho.

    • pra trocar um chuveirinho por outro nem técnico estrangeiro deu certo por um simples motivo nunca teve elenco decente e uma boa estrutura

      • De onde vc tirou isso? Times como sp, inter e galo tiveram técnicos estrangeiros. São times de 2 divisão? Nenhum ganhou títulos expressivos. Pesquise antes.

        • elenco deles não era bom naquela época não

  • EBM é o melhor presidente da história do Flamengo, e um dos piores VP’s de Futebol.
    Pq acumular um cargo q não é,sua “praia” e municiar sua oposição para as próximas eleições?
    Eu não entendo.

  • So espero que caso o flamengo perca para o vitoria dentro de casa, ninguem invada o campo por favor, vamos perder pontos si fizerem isso, talvez perder ate o mando de campo.
    #ForaZéRicardo

    • Excelente comentário.

    • Acho improvável porque a torcida de estádio hoje em dia é elitizada. Nem sei se ainda estão indo alguma torcida organizada daquelas de antigamente…

      • Você vai a ilha?

        • Eu infelizmente não. Não sou jovem (59), tenho problemas físicos e sou um pouco comodista, mas se tivesse uma turma que fosse, ai seria diferente, hehe…

          • Então, eu também não vou, acompanho apenas nas redes sociais, mas a Raça Rubro negra ta indo escondida porque ta punida, urubuzada está indo, e NAÇÃO 12

            • Blz! Mas acho que só uma grande fatalidade faria o Fla não ganhar do Vitória na ilha. O time deles é bem fraquinho.

          • Ainda jovem. Muito tempo de estadio ainda.
            No maraca confesso que eh bem mais comodo. Mais facil de chegar. Maior.

            • Também acho. Tem muito mais a ver com o Mengão. Mas… nossa política tem que estragar até isso pra variar…

      • com certeza vão sim!!! esse é o perigo

  • Sabe quem pode demitir o Zé ruela e seus malditos? (Parece nome de filme). Eu, vc, nós… Todos juntos pela causa. Nunca faltou apoio meus amigos. Qdo o fla mais precisou sempre estávamos lá, gritando, incentivando. O que precisa acontecer para ser ” a gota d’água” ?… Vexames atrás de vexames? Eliminações? Brasileirao ja era. Copa do brasil, desse jeito, perdemos para o Bostafogo, vide que seu presidente odeia a gente e vai passar isso para os caras. Não vou cancelar o St, mas posso protestar com cartaz. Sou parceiro em mosaico na ilha: TIME SEM VERGONHA. Vcs ja pensaram nisso. Na minha opinião seria um tapa na cara

    • Bravooo ??????.. tem meu apoio… Mais não eh o time sem vergonha é técnico e o presidente

      • Foi só uma idéia Magnum, o importante é mostrar nossa força. Mostrar à todos o que é ser a maior torcida do mundo. Abraço ao amigo

    • Amigo, TIME SEM VERGONHA, imune completamente Zé Burraldo e o EBM. Tem que fazer cartaz, bandeira, faixa, mosaico com FORA ZÉ RICARDO E MÁRCIO ARAÚJO, e em relação ao EBM, criticas para que ele saia da VP de futebol e coloque alguém que entenda de futebol.

      • Concordo Filipe, o importante mesmo é nossa atitude. Questão de honra. Nós somos o maior patrimônio do clube. Temos de mostrar nossa força. Abraço

        • Desculpa amigo, só sentem no bolso…

          Pode fazer o cartaz que quiser, e talvez os nomeados até sorriam..

          A parada é no bolso, são obcecados por dinheiro e não se importam com vitórias…

          • Gabriel, pressão eles vão sentir sim, viu o vídeo do protesto no aeroporto? Zé Burraldo chegando perto do ônibus todo acuado e com medo? Nenhum ser humano aguenta isso por muito tempo. Isso é culpa do EBM que faz o ZR passar por isso, que parece ser uma pessoa do bem, e não precisaria passar por isso, em entrevista (para o Extra ou “O Globo” se não me engano) o ZR disse que cogitou pedir a demissão, creio até que naquela reunião após a queda na Libertadores, ele tenha entregue o cargo, mas o EBM e cia o bancaram.

  • A cobrança é necessária, mas deve ser feita tudo dentro dos padrões morais e legais.

    A torcida tem que estar extremamente agradecida pelo que esses caras estão fazendo lá, são uns milagreiros, tiraram o Flamengo do fundo do poço moral e financeiro.

    O problema todo é que tem torcedor que cobra e quer quebrar o CT e nem sequer o vagabundo é sócio-torcedor.

    Tem muito brasileiro que tem de se lascar mesmo, tem memória curta ou é mal-intencionado, e depois que “os bons” abandonarem o barco não quero ver nenhum “desavisado” chorando pq voltou a ter poder no clube o “batedor de mesa” e o “chutador de porta”.

    O que tem de nego sem noção falando um monte de m**** sem fundamento não está no gibi.

    Depois não digam que eu não avisei.

    “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”

    • Gostei da frase final. SRN

      • Martin Luther King, brother. Se você ainda não é cristão, aí está um bom exemplo para te instigar a ser um.

        • Sou católico sim

  • Pq não demitiram o Zé ainda???
    O Flamengo deixou de ser da nação e passou a ser um parque de diversão para agradar esse presidente mimado!
    É praticamente unânime que a torcida não quer saber mais do Zé e do Márcio Araújo e esses frouxos não fazem nada. O maior patrimônio do clube é a torcida e infelizmente o nosso desejo não é atendido. Meu sentimento é que tiraram o Flamengo da gente.
    Estou com a sensação que hoje foi só uma prévia e que amanhã não vai sair coisa boa lá no ninho.
    FORA ZÉ!

  • O texto nada mais é o que falamos aqui diariamente, com as mesmas palavras inclusive.

  • Excelente texto, falou tudo

  • A raposa velha e felpuda falou certinho.

  • Texto coerente do Renato Maurício Prado.

  • Colunista tem apoio da maioria! Queria entender o que ocorre de errado na politica interna entre o time, tecnico e diretoria.
    1- EBM banca ZR porquê consegue influencia-lo diretamente, até por cima de RC e Mozer?
    2- ZR banca a panela (MA, Vaz, Pará, Muralha, Gabriel, Arão), como seu nucleo de apoio? O que acontece quando varios desses jogadores perdem espaço por jogar mal?
    3- Diego declara publicamente apoio ao treinador, mas até que ponto ele está comprometido com ZR?
    4- Conca foi contratação de Godinho, e por isso perdeu prestigio politico? Ele está sofrendo ostracismo? Isso pode estar afetando sua performance?
    5- Qual a posição de Guerrero?
    Parece que o grupo do Flamengo está rachado, e ZR com os dias contados, porque adotou uma politica de grupo prejudicial à meritocracia.

  • EBM devia se ater apenas à parte financeira, a qual vem fazendo um ótimo trabalho. Infelizmente, desde que assumiu a VP de futebol, demonstrou ser um homem soberbo, acha que é dono do Flamengo. Lamentável, extremamente despreparado para isso, está destruindo o futebol do Mengão.

    • Parte financeira eh o pracownik. Que eh inclusive dono de banco de investimento.
      O bandeira eh presidente gerenciando os vps de cada area e eh o vp de futebol que soh faz merdah

  • Não lia nada decente do RMP a muito tempo. Tudo que está no texto é o meu pensamento e acredito que de muitos torcedores.

  • Borá Vitória ganhar desse timinho merda arame liso Zébol no domingo

  • Bom texto do RMP. Estou torcendo pro EBM acordar e concordar que ele, apesar de ser um grande gestor, não tem condições de comandar o futebol do FLA. O ideal seria termos a volta do Godinho.

  • É Renato, mas o Zé Ricardo continua firme e forte no cargo. O Bandeira apoia a crise.

  • Primeira vez que concordo com o Renato mauricio prado. Kk. Mas errou ali ao dizer dos 40 milhões de torcedores no brasil. O certo seria no mundo. Mas de boa. Concordo, marcelo oliveira e levir culpi que são antigos no futebol seria melhor. Mas agora não da mais. Eu tentaria Paulo autuori. Ja que Renato gaúcho, marcelo oliveira e levir estão empregados, mas na próxima temporada ninguém sabe como estará a situação dos técnicos. Ze Ricardo ano que vem com Marcio Araújo de titular e sem um vice de futebol que entenda do assunto é assinar a propria sentença de morte.

    Espero que o próximo presidente siga a linha de pensamento do bandeira em relação a adm geral do clube mas que tbm seja humilde ao ver um erro no trabalho do principal motivo do Flamengo existir: O futebol.

  • EBM ditador vascaíno FDP…mantem um treineiro e jogadores de Merda para afrontar a torcida e mostrar que quem manda é ele…Careca FDP quem manda no clube é o seu maior patrimônio…A TORCIDA!!!!

  • Essa teimosia do Bandeira na manutenção do Zé Ricardo é inexplicável, deve tá ganhado algo com isso não tem outra explicação!!!!

  • A torcida é a grande culpada dessa palhaçada toda, aqui mesmo uma boa parte escutava vascaínos e apoiavam essa mediocridade. Não vi ninguém pedindo para não renovar com esses perebas que já eram conhecidos.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkk que piada. Mermão, você é novo no Coluna. Como pode afirmar algo sem estar presente no ocorrido? E outra, você está muito, mas muito enganado a respeito da torcida ter sido à favor da renovação dos perebas. A coluna encheu de comentários de torcedores querendo cancelar o ST e dizendo ser afronta a torcida a renovação do MA, Gabriel e Leandro Perebão. Somente alguns eram a favor da permanência dos perebas para compor elenco, por não comprometer, por terem sido “essenciais” na campanha “maravilhosa” de 2016 etc. A torcida só não fez um protesto mais efetivo, se limitou a fazer o questionamento nas redes sociais, mas dizer que a maioria apoiou é piada.

    • Vá dormir…

  • SÓ ACHO que o flamengo precisa de PROFISSIONAIS MELHORES pra comandar o futebol
    PQ UMA DIRETORIA QUE RENOVOU COM MA E GABRIEL NÃO POSSO ACEITAR

  • Quem ????? O cara que achou lindo a entrada do Wallace com a bandeira do flamengo em Brasília deixando um monte de crianças no vácuo ???…o cara que por ele o Wallace ficaria um bom tempo no flamengo ????….o cara que quando fala logo após os jogos do flamengo nunca é sensato é só fala merd.. ??? O cara que fala abertamente que os piores jogadores do time são seus protegidos ????? O cara que tem sangue de barata ???
    Quem tem que acordar e você Renato Maurício prado por fazer esses pedidos !!!!!!!

    • Wallace deixou crianças no vácuo na entrada dos jogadores na Arena Amazônia.

      • Obrigado pela correção .. TMJ.. abraço..

      • Deixou as criança e de quebra a nossa honra no vácuo também. O desgraçado só vez foi dar pano pra manga de arcoírista safado. Não gosto nem de lembrar daquela presepada master, Vinícius.

  • Acorda porra nenhuma, deixa esse fdp se fud…. bastante. Dessa forma ninguém que ele indicar vai ganhar em 2018. Nunca mais quero ver esse arrombado comandando o Flamengo.

  • o bandeira jamais deveria te assumido a pasta VP. mas paciencia

  • Lembrem-se sempre que sem o Bandeira o Flamengo a esta altura já teria ido à bancarrôta. Teríamos falido com mais uma gestão de qualquer uma das personalidades que já presidiram o nosso amado clube. Se tivesse algum técnico bom no mercado, um que esteja à altura do Flamengo… Me desculpem, Rueda não é um grande técnico porque ganhou a Libertadores no ano passado. Quem vamos colocar no lugar do Zé Ricardo, à essa altura da temporada? Para o ano que vem, sim, se faz necessária uma mudança no comando. Agora, com a carruagem andando, seria um tiro no pé.

    • Sem o bandeira? Que eu saiba, quem começou essa restruturação não foi o Bandeira. Tá falando merda. Bandeira foi convidado pelo Wallin e Bap.

      • Então com ele ou sem ele, Flamengo estaria muito bem, obrigado.

      • Vc que tá falando merda amigão. Bandeira merece uma estátua na gávea. Vc deve ser o cacau cotta disfarçado. Vai ganhar não cotta. Aceita cara. Kkk

        • Deixa de se exaltar, todos falando pra o bem do EBM, só na mudança no futebol, não de caráter, todos são flamenguistas como você!

    • Olha todos nós que criticamos o Bandeira sempre dizemos a mesma coisa ” No financeiro nota 10 mas no futebol nota 0″ ou seja, em momento algum deixamos de reconhecer a sua importante participação na reestruturação financeira do clube mas não podemos usar um acerto e passar por cima de um erro. É como VC tirar as piores notas esse ano e no final justificar com as notas boas q tirou ano passado . Um acerto nao pode ser passado por cima de um erro. Bandeira é fraco no futebol e precisa ser cobrado.

    • Concordo plenamente e totalmente

    • Se não fosse EBM, seria outro da chapa azul, então não fez sozinho!

  • O Flamengo mais frustrante que eu já vi.

    • Concordo. Se não tivesse tantas “figurinhas carimbadas” no time, estaríamos menos frustados. Mas…
      FORA ZÉ – FORA MA – FORA VAZ.
      E OBRIGADO JUAN, POR TUDO QUE FEZ NO PASSADO, MAS ADEUS!!!!!

      • ???

      • Acredito que Vaz poderia compôr elenco e jogando sério, vindo do banco, mas Araújo e Gabriel nada brincando, sérios, concentrados são ruins mesmo, sobre Juan reserva ou 4° opção, atrás de Rodolfo, Rever e Léo Duarte! e fora Zé já que não muda nada!

Comentários não são permitidos.