Notícias

Rizzo: “Fifa: sim à volta do Intercontinental entre Europa e melhor da Libertadores”

O novo formato do Mundial de Clubes previsto pela Fifa, competição que deve deixar de ser anual para ocorrer a cada quatro anos, abrirá espaço para a volta do Intercontinental realizado entre o campeão da Europa (Liga dos Campeões) e o melhor time da América do Sul (vencedor da Libertadores). O confronto ocorreu entre 1960 e 2004, antes de a Fifa criar a sua competição de forma ininterrupta.

Já há costura entre a Uefa (União Europeia de Futebol) e a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) para que um jogo único volte a ser realizado em dezembro de cada ano em que o Mundial não for disputado. Mas ele pode acontecer mesmo nos anos em que o novo torneio da Fifa seja disputado, já que este deve ocorrer entre junho e julho e não no fim do ano. A Fifa já deu o aval para que as entidades procurem investimento para o Intercontinental.

O jornal espanhol “Mundo Deportivo” detalhou no sábado (26) que a Fifa planeja trocar a Copa das Confederações, nas datas ímpares em anos anteriores à Copa do Mundo, por um Mundial de Clubes encorpado, com 24 equipes – atualmente ele ocorre anualmente, em dezembro, com sete participantes – o campeão de cada continente, mais um representante do país anfitrião.

Essa possibilidade fez com Uefa e Conmebol intensificassem conversa sobre o retorno do confronto entre seus campeões. O formato, com um patrocinador forte em jogo único, sempre foi vantajoso financeiramente para as duas entidades. Houve inclusive, apurou o blog, compensação financeira da Fifa às duas confederações após 2004, quando o Mundial no formato atual foi criado e o Intercontinental teve que ser cancelado.

A montadora japonesa Toyota foi a principal patrocinadora do Intercontinetal a partir de 1980, quando o jogo passou a ter formato único, sempre disputado no Japão – de 1960 a 1979 (com exceção de 1975, que não houve) o campeão era decidido em jogos na Europa e na América do Sul, na casa dos times envolvidos.

Não está certo, por enquanto, se a empresa japonesa continuaria como patrocinadora, ou se novos mercados podem ser atingidos – há, porém, o consenso de que o Intercontinental só funciona em jogo único, em um continente neutro, com um parceiro forte injetando dinheiro.

Se a Fifa confirmar que seu Mundial quadrienal começa a partir de 2021, como publicou o “Mundo Deportivo”, esta deve ser a data de reestreia do Intercontinental. Há, porém, a possibilidade de antecipar, se acordos forem fechados, já para dezembro de 2020.

Os brasileiros Santos e São Paulo, duas vezes, Flamengo e Grêmio, uma, ganharam o Intercontinental. Cruzeiro, Vasco e Palmeiras chegaram até a decisão, mas foram derrotados. Milan, Boca Juniors, Real Madrid, Peñarol e Nacional ganharam três vezes cada.

Em 2000, a Fifa organizou seu primeiro Mundial, no Brasil, vencido pelo Corinthians, mas o torneio só passou a ser realizado anualmente a partir de 2005, com vitória do São Paulo. Corinthians e Inter também levaram, pelo Brasil, o Mundial Fifa no formato atual.

Fonte: Marcel Rizzo/Uol

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • Entendi nada kkkkk!!! Se vai ser a cada quatro anos, com 24 equipes, porque também terá anualmente para duas equipes ? kkkkkk

    • nos anos em que não houver o mundial de clubes, haveria o intercontinental, entre os campeões da América e Europa. Aliás, até já existe um, mas entre o campeão da Copa Sul Americana e Liga Europa, chamado de Supercopa Euroamericana. Se o Fla ganhar a Sula esse ano, vai enfrentar o Manchester United.

      • Entendi! Valeu demais! Mas o de 4 anos terá um peso maior do intercontinental ?

        • Teoricamente sim. Mas o outro também não deixaria de ter o seu valor.

  • todo ano tem que ter o campeão mundial de clubes, a fifa quer fazer a copa do mundo de clubes.

  • Cornthians campeão brasileiro de 1999 é convidado a participar de um torneio de verão fifa, só isso e o Vasco porque foi convidado mesmo ainda não lembro os critérios há a CBF

    • O campeão de 1999 foi o Palmeiras, aquele torneio quadrangular de verão com Vasco e o Corinthians não teve nada de mundial.

      • só que o palmeiras jogou a final com o M. United, este foi convidado e o Palmeiras não foi, acho que foi uma forma de zoar com os peppas...mais provável

  • Pra mim não faz sentido disputar uma Intercontinental sendo que a Fifa vai fazer uma copa do mundo de clubes, com muito mais prestígio, visibilidade e importância.
    Isso só serviria para tirar o peso das Intercontnentais, que os antis questionam e que iriam ganhar mais argumentos agora.

    • A FIFA, PRA VARIAR, QUER FAZER PROPAGANDA PARA OS CLUBES EUROPEUS . ELES ESTÃO SE LIXANDO PARA O RESTO DO MUNDO O MELHOR FUTEBOL DO MUNDO E O DA AMERICA DO SUL.. PELE , GARRINCHA E MARADONA. NÃO PRECISA DIZER MAIS NADA

  • E como será realizado essa "Copa do mundo de clubes"? Qual o critério de classificação?

    • Chutando:
      24 equipes, 6 federações - 4 equipes por confederação. Ciclo de 4 anos, seria possível pegar o campeão continental de cada ano (ou o vice caso um time tenha vencido 2 ou mais anos dentro deste ciclo). Isso excluindo a possibilidade de incluírem o campeão do pais sede.
      Nessa linha são 6 grupos com 4 times em cada. O Problema é, oceania não merece 4 vagas, Futebol la é fraquissimo, acho que Africa, Asia e Concacaf tb é demais 4 vagas.
      Seria interessante 16 clubes, UEFa e CONMEBOL- 4, CONCACAF, CAF(Africa) e AFC(Asia) - 2, OFC(Oceania)-1 e o campeão do pais sede. 4 grupos com 4 times cada.
      Algumas semanas antes, CONCACAF, CAF, AFC e OFC, realizariam um quadrangular com os Campeões/Vice (Seguindo a ideia de q se um clube ganhou mais de uma vez, o vice ganharia a vaga) de cada ano dentro do ciclo e os melhores dentro do numero de vagas de cada confederação iria pra "Fase de Grupos" do mundial de clubes.

      • Eu vii no GE o regulamento... sera 12 representantes da EUropa, 6 da america do sul, o resto nao lembro.

    • Será o campeão de cada ano dos torneios continentais. Na Europa sera 12 participantes, os 4 campeões, os 4 vices e os 4 melhores ranqueados. OS outros continentes tera 6 participantes da america do sul pelo que eu lii, mas nao sabem como sera feito a escolha, e o restante nao lembro a quantidade.

  • Pra quem não entendeu, a fifa quer fazer o seguinte, colocar o mundial de clubes a cada 4 anos um ano antes da copa do mundo, ou seja, no lugar da copa das confederações, e nos outros 3 anos que antecedem o mundial da fifa será disputado o intercontinental como era antes, campeão da Libertadores x Campeão da Champions em jogo único como era antes, achei bacana, vai melhorar e muito a visibilidade dos clubes Americanos pelo mundo, vamos jogar com mais frequencia com os times Europeus, interessando tambem é a EuroAmericana, Campeão da Sul Americana x Campeão da Liga Europa espécie de sul americana.

  • Mais uma ideia de jirico da dona Fifa.
    Agora teremos campeões intercontinentais e mundiais, cada um com um peso diferente e em frequência diferente.
    Ela deveria é reconhecer todos os Intercontinentais como mundiais e continuar com o formato de fim de ano como está.

    • Todos os intercontinentais são campeonatos mundiais! Ela náo precisa reconhecer nada! É histórico e legitimo! Nao muda nada isso ai!

  • SERIA MUITO LEGAL SE O "MELHOR FUTEBOL DO MUNDO" NÃO PUDESSE ESCALAR SEUS ESTRANGEIROS, SO SEUS NACIONAIS. OS ESTRANGEIROS JOGARIAM POR SEUS TIMES DE ORIGEM. EXEMPLO NEYMAR NO SANTOS. A EUROPA SO TEM DINHEIRO MAS NÃO PRODUZ BONS JOGADORES. COMO SEMPRE OS EUROPEUS QUEREM USURPAR AS QUALIDADES DOS OUTROS COMO SEMPREFIZERAM AO LONGO DA HISTÓRIA

Notícias recentes

Veja valor dos elencos de Flamengo e Atlético-MG antes da final de Copa do Brasil

Soma dos dois elencos supera os 300 milhões de euros A final da Copa do…

02/11/2024

Com 5 setores esgotados, veja parcial de ingressos vendidos para jogo do Flamengo contra Atlético-MG

Pouco mais de 56 mil ingressos já foram vendidos para o jogo entre Flamengo e…

02/11/2024

Flamengo ou Atlético-MG? Inteligência artificial crava campeão da Copa do Brasil

Grande final da Copa do Brasil será entre Flamengo e Atlético-MG nos dias 03 e…

02/11/2024

Filipe Luís define escalação do Flamengo para 1º jogo da final contra Atlético-MG em treino neste sábado

Escalação do Flamengo ainda tem dúvidas no último dia de treino O elenco do Flamengo…

02/11/2024

Flamengo define condições para renovar com Gabigol

Gabigol ganhou oportunidades com a promoção de Filipe Luís Gabigol tem contrato com o Flamengo…

02/11/2024

Flamengo figura no top-3 clubes brasileiros com mais finais disputadas de Libertadores; veja lista

Flamengo tem três vitórias e apenas uma derrota em final de Libertadores A final da…

02/11/2024