Se for aprovado o novo formato do Mundial de Clubes da Fifa, com 24 equipes, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) deve usar o seu ranking de clubes da Libertadores como um dos critérios de classificação para o torneio.
O jornal espanhol “Mundo Deportivo” publicou no sábado (26) que a Fifa quer acabar com a Copa das Confederações, disputada por seleções e em seu lugar, a partir de 2021 e sempre nos anos ímpares anteriores às Copas do Mundo, criar um Mundial de Clubes encorpado, quadrienal e com 24 participantes. Ele substituiria o formato atual, que é anual e tem sete concorrentes.
O blog confirmou que esta é a proposta que mais agrada a cartolas, e que a Conmebol receberia cinco vagas (a Europa teria 12, África e Ásia dois, Américas do Norte e Central e Oceania uma e o país-sede a outra). Cada confederação informaria à Fifa como seria o sistema de classificação para o torneio, e a Conmebol já estuda como seria feito na América do Sul.
A ideia, a princípio, é que os quatro campeões da Libertadores anteriores à disputa do Mundial teriam vaga garantida. O quinto classificado sairia pelo ranking da Libertadores da Conmebol, que hoje serve apenas para decidir quem é cabeça de chave no sorteio de grupos de sua principal competição.
Polêmico
Há algumas lacunas nesse primeiro esboço. Primeiro: se um mesmo time vencer a Libertadores no período entre os mundiais, quem fica com a vaga que sobra? Os vice-campeões se enfrentariam para decidir o classificado? Abre mais uma posição por meio do ranking? Ninguém sabe ainda, já que não passa de um estudo pois nem a Fifa bateu o martelo no Mundial modificado.
Mas, se confirmada, a classificação pelo ranking da Libertadores vai gerar polêmica. A pontuação leva em conta a participação no torneio nos últimos dez anos, a participação histórica, ainda na Libertadores, e os títulos conquistados no Campeonato Nacional de cada país, também como base os dez últimos anos.
Por exemplo: o ranking de 2017 deu 1000 pontos para cada time campeão da Libertadores nos últimos dez anos (2007 a 2016), outros 100 a qualquer time que tenha sido campeão da competição entre 1960 e 2006, e outros 50 aos vencedores das primeiras divisões nacionais em 2016. Uma soma quase tão intrincada quanto outro ranking polêmico, o da Fifa, que com seus coeficientes complicados muitas vezes não reflete nas posições as melhores seleções do momento.
No ranking Libertadores da Conmebol em 2017, por exemplo, o Boca Juniors lidera, mas nem participou da edição deste ano — ele seria indicado mesmo assim se tivéssemos um Mundial em 2017? Os cinco primeiros são: Boca (ARG), River Plate (ARG), Atlético Nacional (COL), Nacional (URU) e Peñarol (URU).
O melhor brasileiro aparece em sexto, o São Paulo, seguido pelo Cruzeiro, sétimo, e pelo Corinthians, oitavo. Nenhum dos três esteve na edição deste ano da Libertadores. O Atlético-MG, em nono, foi eliminado nas oitavas de final pelo boliviano Jorge Wilstermann, o 75º.
A questão do ranking será debatida, e até um novo modelo, que pontue a participação em todas as competições do continente, incluindo a Copa Sul-Americana, pode ser usado. A Conmebol vai esperar a Fifa confirmar o Mundial modificado, o que não tem data para ocorrer, para que chame os filiados para definir o critério de classificação. O ranking, de qualquer maneira, estará na pauta.
Fonte: Marcel Rizzo/Uol
Vão arranjar uma vaga para os pixulecos.
Nada a ver 12 clubes europeus.
SELEÇÃO É A MESMA COISA…Na europa tem muito mais países
Esse mundial anual está ficando sem graça, pois o time europeu sempre leva, sem fazer nenhum esforço…Mas os times brasileiros já não ganham com apenas 2 jogos como é hoje, IMAGINA COM 5 ou 6 jogos como está cogitando a FIFA: 2 ou 3 jogos no grupo, quartas, semis e final? ainda bem que o mengão já foi campeão do mundo, mas difícil nós vermos de novo!
Sem falar nos custos de participação dessa Copa do Mundo!
Que custos?
A Fifa está acabando com o futebol
Deveria fazer como é no vôlei. Tem a Liga Mundial e a Copa do Mundo…Assim, ficariam dois títulos do mundo: manteria o mundial anual de clubes para premiar a temporada e não acabaria com a história, e faria essa nova Copa do Mundo a cada 4 anos, a qual poderia incentivar os clubes a se preparem e se estruturarem com antecedência
Cara, em relação ao exposto no texto vc conseguiu bolar uma proposta muito melhor. Dessa forma manteria o campeonato tradicional (Mundial de Clubes – poderia ser a Liga mundial de Clubes) com as mesmas regras e eles bolariam esse salseiro para organizar a Copa do Mundo de Clubes ( de 4 em 4 anos). Agora essa pontuação de hj é bizarra…
Só eu achei a ideia interessante?
mais uma invenção da dona fifa, como sempre não vai dar certo, o correto dona fifa seria os 4 ultimos campeões se acontecer de repetir o campeão vai o vice com a melhor pontuação no torneio. se for 8 vagas vai os 4 ultimos campeões e vices, se tiver uma repetição de equipe vai a terceira melhor na classificação geral durante os 4 anos.
uma coisa e certa, depois dos meados dos anos 90, precisamente em 92 foi o ultimo time que jogou de igual com os europeus, depois suaram sangue pra conseguir o famoso titulo mundial, e uma certeza que hoje o futebol sulamericano esta na 4° divisão do futebol mundial.
Rapaz, não acho não. O Grêmio em 95 jogava na retranca contra todo mundo e o Ajax (tinha 9 jogadores da Holanda de 98) conseguiu nos penalties. O Real Madrid contou com falhas do Nasa e Odvan em 98, porque levou pressão o jogo todo. Em 93, o São Paulo ganhou de boas do Milan. Os gambás ganharam sem muita dificuldade daquele time tosco do Chealsea. Em 2000, o Boca ganhou sem sofrer do Real. O Palmeiras de 99 pressionou o jogo todo, aliás, basicamente, só deu Palmeiras, mas o Marcos resolveu ajudar e os porcos ficaram sem o Mundial, aliás, são 31/08/2017 13:57 e eles continuam sem mundial.
eu não vi isso, mas tudo bem, cada um com cada qual, o time tosco do chelsea não ganhou graças ao cassio. desses que vc citou o unico que jogou bola mesmo foi o vasco. o resto suou sangue.
Os grandes Europeus tão nem aí pra Mundial, o que eles querem é Champions League, pra eles o Mundial é só uma formalidade.
Tanto que o Real estampa em sua camisa o simbolo de campeão mundial por 2 anos seguidos.
Isso é protocolo.
Campeonato elaborado por cartola corrupto so pode ser assim mesmo, totalmente sem noção, pessimo !!
Pelo que eu vi vão voltar com o campeonato Intercontinental, campeão da América contra o campeão da Europa. Esse vai se anual. Sobre o mundial acho interessante, Só tem que ver o sistema classificatório.
Da FIFA só sai merda.
Não vai prestar..deixa do jeito q tá que tá legal,se querem testar a estrutura da copa,e só deslocar a sede do mundial um ano antes,pro pais sede da copa do mundo..
Creio que deveriam colocar uma data para iniciar e fazer todos os devidos critérios de classificação; O critério de ranking deveria ser descartado de cara! pois as pontuações são divergentes; o calendário das federações deveriam se enquadrar com o da FIFA, é muita coisa velho coloquem pra 2021 e vejam e revejam tudo ai a gente volta a discutir, mas como os malas querem dinheiro acredito que pode ser esse ano ainda rsrs SRN