Tumulto

Bom dia, boa tarde, boa noite… Eu sou Nick Marques e como sempre, escolho o tumulto, então vamos ao que interessa…

Ao longo da semana expus em uma rede social, até de forma mais pejorativa, que o jogo da próxima quarta-feira me cheirava desagradavelmente; e apesar de um determinado confrade colunista sugerindo que eu me calasse, optei em falar do novamente do devido tema.

No comentário de até 140 caracteres explicando, afirmei que a partida tinha (e ainda tem) a cara de mais uma daquelas partidas frustrantes… Diga-me, leitor, se já viu o seguinte filme antes: Flamengo faz 1×0 relativamente cedo, dentro de casa; torcida fazendo festa, já comemorando, enquanto o time cria uma chance atrás da outra, desperdiçando as oportunidades de matar o confronto e sem conseguir liquidar a fatura, sofre o empate no fim da partida e sai com aquele sabor amargo… Talvez alguns sejam insensatos e não admitam que isso acontece até mais do que gostaríamos.

Mesmo sendo um discípulo de alguns dos ensinamentos do magnânimo Sr. K e especificando que eu sempre opto por tumultuar, não escrevo esses texto no intuito de vir aqui e dizer minha “previsão” para o clássico, enquanto escuto em minha playlist de Matchbox 20; digito esse artigo sim para configurar na mente de alguns dos que leem, a real dimensão do que pode acontecer está semana, ou melhor, o que podemos evitar que ocorra.

Partindo do princípio que uma retrospectiva do ano é desnecessária, até para evitar a propagação gratuita de um ódio absurdo, acho pouco provável que alguém considere o 2017 rubro-negro positivo na atual conjuntura; não podemos fechar os olhos para o que há a nossa frente, a semifinal que ansiamos tanto não se aproxima para que conquistemos o tão sonhado troféu que nos é merecido, não se enganem com as migalhas que nos sobrou, estamos há três passadas relativamente curtas de evitar mais uma “hecatombe” de esperança e tempo desperdiçado.

O título, se vier, tem um peso maiúsculo, isso é indiscutível, todavia não se compara a tragédia de proporções épicas que seria descolar mais um espacinho na prateleira de fracassos da temporada atual para a Copa do Brasil ser também exposta nessa galeria.

Antes de comentar, reflita… Lembre-se do que você esperava do Mais Querido, da sua expectativa com a equipe há nove meses; agora que a criança está prestes a nascer, o título da Copa do Brasil nos faria atingir tudo que você sonhou para o Flamengo lá atrás em janeiro?

Caminhando para os finalmentes, quero deixar claro que, quando digo que “escolho o tumulto”, não é uma apologia a nenhum tipo de comportamento imbecil que te façam agir como animais, importante esclarecer essa parte para os menos conciliados com suas faculdades mentais não interpretarem errado; eu me refiro a tumulto como uma forma de expor minha opinião independente de preocupações com o “sentimento” de quem não é chegado em discordâncias; o tumulto acontece na sua cabeça, “não denigra patrimônio publico ou privado, amigo!”, o pé na porta e tapa na cara é figurativo.

Sendo um pouco mais simplista, espero que realmente o Flamengo entre em campo e escreva uma história que a gente já conhece, mas que seja alguma que olhamos com nostalgia, alguma daquelas partidas memoráveis; se todos nós realmente enxergamos a Copa do Brasil como a válvula de escape para amenizar o ano, para voltarmos a acreditar no potencial que a nós foi associado, que essa esperança não se torne mais uma melancolia do 2016 parte 2 que vivemos.

Eu pensava em encerrar intitulando essa Copa como obrigação, mas ela não é, a Libertadores era, o Brasileirão se tornou, a Copa do Brasil vai ser só mais um degrau abaixo, a obrigação já ficou pra trás!

Nick Marques                                                                        

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

63 Comentários
  • Resumo seu texto e seu medo em uma unica afirmação: ” Não temos mais o Z.R> como tecnico do flamengo.” .. Portanto, nao tenha medo.

  • Se preocupe em torcer mais, e “prever” menos! O time precisa que a torcida o apoie, não que fique conjecturando acerca do que pode, ou não, acontecer. E se por ventura o time perder, vc vai deixar de torcer pra ele ?

  • Sai pra lá bostafoguense inrrustido !!!! Mengão 3 x 0 contra o Bostafogo 2 de Vinicius Jr e um de Vizeu. Vhora Bostafogo !!!!

  • Kkkkkkk. Texto bosta..
    E ainda “traduz ” alguns pontos do texto.. Como se todos fossem Burros. Cheio de arrogância. Pega toda sua intelectualidade e vai comentar na pagina do Bostafogo. Q é oq parece q é.

    • Também achei, o cara se acha o escritor… texto cheio de erros de português e concordância. Um verdadeiro asno tentando passar por intelectual…

  • Até os Textos do Vinny Dunga são melhores.
    Ps.: “Mesmo sendo um discípulo de alguns dos ensinamentos do magnânimo Sr. K…”
    K me lembra um câncer que f*deu o Flamengo no passado contribuindo para que nossa divida chegasse ao patamar que estava a alguns ano atrás com suas “engenharias financeiras, que usava do Fla em beneficio próprio, que sempre aparece pra tentar tumultuar o Fla com comentários esdrúxulos, inconvenientes e desnecessários.
    K de Kleber Leite… é… acho que o discípulo aprendeu direitinho, fala bosta igual ao KL.

  • Na vida é assim amigo, nem sempre a gente consegue o que quer, porém, ficar olhando pra trás e chorando que a vida poderia ser melhor não muda nada, é como um show do milhão, vc quer o prémio máximo, mas no final, se sair com 10‰ dele ta valendo, o que não pode é sair de mãos vazias…

  • Esses caras que escrevem na coluna… Um pior que o outro… Salvam-se um ou dois! Prepotentes… Acham que manjam de escrever! Iimitem-se a postar as matérias do clube. Pelo menos parece que tiraram aquele Vinny Dunga. E parem de mudar o layout dessa página, está cada vez mais pesada e poluída! Parem com os vários clickbaits tb. SRN

  • Primeiro , decepção só veremos no final da temporada , campeonato brasileiro , Copa do Brasil e Sul-Americana ainda não acabaram.
    Segundo a impressão que dá é que o Flamengo está comesse elenco desde o início do ano. Os “reforços de peso” só chegaram no meio do ano.
    Diego Alves , Rhodolfo , ER , Geuvânio , Vjr (que subiu da base) e o Conca (pois estava machucado e sem condições de jogo.).
    Terceiro , já falei antes , venderam essa história de que temos o melhor elenco mais se pegar antes dos reforços do meio do ano; Muralha era inconstante , Vaz , Donatti , MA , Gabriel , Mancuello são fracos. Juan velho , Arão e Cuellar não fedem e nem cheiram ,, Rômulo estava fora de forma e não mostrava a que veio , Berrio só sabia correr e se atrapalhava com a bola , Damião e Vizeu eram caneludos , os laterais o Trauco é bom ofensivamente e fraco defensivamente , o Renê é o contrário. Pará e Rodinei são a mesma coisa.Ederson vivia mais no DM. Temos um centroavante de 1 milhão e que não é goleador.
    De onde tiraram que tínhamos o melhor elenco ?
    Das peças que vieram ; D.Alves estava sem ritmo de jogo , Rhodolfo se machucou , Geuvânio nem de longe lembra o do Santos , ER ainda está muito inconstante joga duas partidas bem e duas mal , o Conca nem preciso falar e o Vjr ainda não engrenou.
    O Diego desde a contusão não engrenou mais.
    Vamos vê se o técnico agora consegue primeiro definir uma filosofia de trabalho baseado nas melhores peças disponíveis no elenco .
    O antigo técnico jogava com o MA com a desculpa de que ele corria mais pra recompor na marcação , então quem sabe com ajuste da formação tática o Rueda consiga tirá-lo do time sem prejudicar a recomposição defensiva.

  • Copa do Brasil é o ponta pé do recomeço pra buscar aquilo que almejavamos, pois leva de volta à libertadores. Pior é terminar o ano com um carioquinha

  • Texto fantástico. Olha não informou nada com base em fatos. Uma pessoa pessimista. Não é texto coerente. Não é uma construção ficcional. Então , não foi comunicativo. O objetivo não foi alcançado.

  • Meu amigo isso é futebol e não conto! Jogo de mata-mata, pesa camisa, pressão e enquanto Mengão estiver em campo estaremos presentes! O que vai aconter, nem mãe de ná saberá! Só sei que estaremos apoiando sempre! Nosso lema é vencer, vencer e vencer!!!

  • Li até a última linha, pra tentar achar algum ponto de vista diferente, ou minimamente interessante… O que encontrei? Mais do mesmo, digita, digita, digita, e não saí “nada” que pudesse ser aproveitado… Gosto muito do Coluna, mas essa, desse senhor(copo meio vazio), não foi boa!

  • Tá certo que isso realmente aconteceu algumas vezes, principalmente na reta final no ano passado. Canso de dizer que, se não tivessem ocorrido algumas bobeiras históricas, teríamos sido campeões brasileiros de 2016. Entretanto, a experiência negativa ainda dói, mas nenhum jogador do Flamengo quer passar por aquilo de novo. A Libertadores 2017 tbm incomoda, ainda, mas tínhamos uma linha de pensamento e ação diferente da de agora. O treinador mudou, a motivação é grande, o rumo é outro. Pode ainda existir alguma desconfiança lá no fundo em alguns, mas sinto que agora a cicatrização já ocorreu e continuamos confiando. Sempre. Deixaram chegar, agora têm que aturar. A Nação estará toda lá, o Maracanã sempre foi a nossa casa, e isso aqui é FLAMENGO. O colunista que me perdoe, mas dessa vez vai se decepcionar com o que vai ver, mas vai tbm ficar feliz, como todos nós, no final do jogo! E sem tumulto!
    SRN

  • Ok, já entendi. Eu também esperava mais do Flamengo como torcedor rubro-negro e também pelo elenco do Flamengo q é muito bom. Mas agora meu amigo já foi, não tem pq ficar reclamando, Flamengo não é time de mimimi, mimimi é pra arco íris, aqui é Flamengo não tem pq ficar de chororô. Perdemos a libertadores, mas ganhamos o carioca e ainda podemos ter a copa do Brasil e SulAmérica. Então para de reclamar e torce, como diria nosso craque, “é torcedor? Torce. É flamenguista então torce porra”. E como diria o gênio Flamengo é Flamengo, não tem espaço pra frescura aqui não. Tem q torcer pq tem título q ainda disputamos, torcer pra ano q vem não dá os mesmos moles, torcer pq é flamenguista

  • Alguém avisa a Mãe Dinah que “denegrir” é tornar negro e isso não significa que alguém ou alguma coisa vai ficar pior ou melhor…

    • Aí tu apelou. O termo foi sempre usado de forma figurada no mesmo sentido de “macular”, como por exemplo “macular sua reputação”.

  • Texto de quem realmente não tinha o que escrever. Costumo ouvir e ler ao longo de minha vida “que as palavras tem poder”. Partindo pra este lado “exotérico e supersticionista” sugiro-lhe que em semanas decisivas pra nosso time escreva algo positivo, algo que irá trazer forças para a nossa torcida e nosso time, a fim de atingir uma conquista. …..Ah! Mas podemos sair do maraca com mais uma decepção!…… Sim podemos e temos noção disso, afinal futebol não é uma “matemática exata”. Tudo pode acontecer. Porém, como rubronegro, ficar atencipando algo que ainda não aconteceu, parece-me mais um desejo de um anti do que um flamenguista de verdade! Pense nisso! SRN!

  • podemos até ser eliminados amanhã (empates com gols contra o bota são bem frequentes, então…) mas o que eu não quero ver é um time apático em campo, quero correria, raça, treinador com coragem e torcida berrando, mesmo sem titulo esse ano nossa liberta está garantida pelo brasileirão, um titulo esse ano seria ótimo, mas a limpeza começa ano que vem.

  • É aquela velha história do SE… E SE o Flamengo conquistar a tríplice coroa conquistando as três copas em disputa? E SE o Flamengo conseguir um segundo lugar no brasileirão ficando atrás apenas no inesperado mas fantástico Corinthians?Não contei nem com o carioqueta hein…

  • Que texto idiota, título apelativo, não passei do segundo parágrafo . Imagino um moleque estúpido e pretensioso de uns 15 anos redigindo esse texto.
    Essa coluna já foi mais seletiva.

  • O colunista so esqueceu de dizer que os fracassos deste ano eram com outro tecnico que agora esta no vasco, que temos um tecnico estrangeiro e reconhecidamente vencedor, que com uma semana ja teve dois jogos e mesmo com apenas um treino segurou o time adversario e nos que tivemos duas chances de vencer a partida, esqueceu que temos mais elenco que o adversario e por fim esqueceu que o time do botafogo não sabe jogar precisando de resultados, uma improvavel eliminaçao amanha so ocorrera se eles sairem na frente jogando no contra ataque flamengo fazer 1 x 0, vai abrir a porteira.

  • O cara que postou essa merda ainda não apagou?Digitou um monte de merda pelos dedos e peidou na farofa bonito

  • Criação de sites e aplicativos para celular