Xeque-mate

Compartilhe com os amigos

Nesse instante digito aquelas que devem ser minhas últimas palavras direcionadas a Zé Ricardo; escrever este texto, agora, não está sendo tão “prazeroso” ou “revigorante”, como imaginava quando aderi ao movimento “Fora Zé Ricardo!”.

Antes de começar a decifrar o que realmente aconteceu, queria especificar que eu ainda vejo que o trabalho do Zé Ricardo, em sua totalidade, como bom, há um tempo não víamos um tão consistente; não quero forçar a barra, qualquer imbecil é capaz de ver que os últimos três meses (no mínimo) foram desastrosos e sim, justificaram a demissão de um treinador que em mais de um ano a frente do time fez um grande trabalho, mas que chegou ao fim, o famoso “já deu”…

Por esse reconhecimento que devemos sim ter pelo trabalho dele, resolvi começar escrevendo dessa forma, iniciar agradecendo pelo ano de 2016 que há muito tempo não víamos do Flamengo e que não veremos em 2017 também por culpa de Zé Ricardo; apenas não entendo como o ele conseguiu transformar o time que inicio do ano jogava de forma avassaladora naquilo que enfrentou o Vitória na manhã de 6 de Agosto.

Antes da partida começar, pude ver uma formação que me agradou muito, talvez eu não entrasse com Arão de único volante, “melhor ter colocado o Rômulo” pensei, também não optaria por Geuvânio, visto que a fase de Orlando Berrío beira o inquestionável; porém não acredito que a derrota tenha sido causada por essas duas opções “aceitáveis”… Muitos jogadores (Trauco, por exemplo) não rendem o que já os vimos jogar ainda esse ano, e isso também é culpa do Zé.

Durante a partida de ontem, me peguei observando as atuações de quase todos em campo e era tudo muito parecido; quando a jogada se construía de forma individual, fluía, mesmo que pouco; todavia quando o amontoado de jogadores que me recuso a chamar de time tentava trocar três ou quatro passes objetivos, a bola já estava na posse do clube baiano; parecia pelada de quarta à noite aqui do meu condomínio: bons jogadores, mas que no “impar ou par” formaram o time e foram a campo enfrentar o adversário, decidiram na hora. Em alguns momentos era surreal afirmar que aqueles de vermelho e preto treinavam juntos todos os dias.

Tudo isso apenas levou Zé Ricardo ao um caminho que há tempos parecia inevitável; há quase dois meses, após o Fla-Flu do primeiro turno, dissertei sobre o momento do Flamengo, num texto que me ajudou a dar título ao que escrevo agora, de lá pra cá, pouca coisa mudou; eu não imaginava ser tão preciso no texto: “na maioria dos casos de zugzwang, o jogador se encontra contemplando um xeque-mate quase inevitável.”… Mas fui.

Os movimentos de Zé Ricardo foram se esgotando rodada após rodada e o xeque-mate chegou para aquele que até fez boas jogadas; mas agora Zé, não posso encerrar o texto da mesma forma do outro, não é mais a sua vez, você não pode mais fazer sua melhor jogada, nessa parte você falhou e o rei finalmente está caído sobre o tabuleiro.

Nick Marques

Siga também no Twitter: @TheNickMarques

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tivemos técnicos no Fla como Telê, Abel, Autuori, Muricy, Luxa, Mano Menezes. Alguns dos mais badalados treinadores dos últimos 25 anos. Nunca ganharam nada de importante conosco. Somos um clube triturador de treinadores. Desorganizado e bagunçado, onde todos querem mandar. Não por acaso ganhamos nossos maiores títulos com Coutinho, Carpegiani, Carlinhos, Andrade e Jayme, todos funcionários do clube, que souberam dizer “sim senhor” à cartolagem rubro negra. Lamento constatar.

  • Tivemos técnicos no Fla como Telê, Abel, Autuori, Muricy, Luxa, Mano Menezes. Alguns dos mais badalados treinadores dos últimos 25 anos. Nunca ganharam nada de importante conosco. Somos um clube triturador de treinadores. Desorganizado e bagunçado, onde todos querem mandar. Não por acaso ganhamos nossos maiores títulos com Coutinho, Carpegiani, Carlinhos, Andrade e Jayme, todos funcionários do clube, que souberam dizer “sim senhor” à cartolagem rubro negra. Lamento constatar.

  • Vc tá certo, falei no desespero, com medo de Jorginho ser anunciado.
    Pq no lugar dele aí sim preferia o Papai “pode to be”…kkk

  • po Gabriel !
    nem sei o que fazer agora! estou perdido!
    kkkkkkkkkkkkk

  • Não vai babar no do Zézim mais…
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Técnico apático,time apático….foi tarde!

  • Vamos esperar o guardiola ou Zidane agora, deve ser isso q as cornetinhas estão esperando

    • Haaaa o pela saco apareceu….

      KKKKKKKK

      • Tamo junto cornetinha!

        Grande abraço!

        • Não vai babar no do Zézim mais…
          kkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • po Gabriel !
            nem sei o que fazer agora! estou perdido!
            kkkkkkkkkkkkk

  • Excelente texto!!!
    Não fugiu nada da realidade!!

    • obrigado amigo

  • Amigos inegavelmente essa diretoria quer manter o controle do futebol pode trazer o Pep Guardiola ou qualquer outro nome badalado que não vai dar certo pois o controle exercido sobre o técnico através da diretoria (escalações forçadas de jogadores que não estão rendendo o necessário para manter empresários satisfeitos) tem acabado com o time enquanto isso existir nunca teremos um time competitivo. Realizar proposta por um técnico mediano a ruim como Roger Machado é um afronto a qualquer rubro negro mesmo que o mercado no momento não nos possibilite muitas coisas, porém o mais constrangedor e volto a afirmar por culpa da diretoria é receber como resposta do suposto contratado um “NÃO” ora bolas não questiono o momento do treinador em não querer assumir mais sim o porque deste convite (será que ele merece treinar o FLAMENGO) nos poupem pois não somos burros torcemos pelo sucesso do clube só que tal sucesso depende e muito em termos uma direção composta por quem conheça de futebol não dos atuais manda chuvsa que a todo instante batem cabeça comprovando literalmente que não intendem nada de futebol.

    • Bela pala!

  • Sei lá, o pessoal fica com um pé atrás com técnico estrangeiro, e realmente não me vem nenhum nome a cabeça que gostaria de ver no mengão. Mas as vezes paro p pensar, cara, tomamos baile de um monte de times com elencos bem menos técnicos que o nosso, com o orçamento bem menor. Pô, será que nosso time não é isso que achávamos ou então praticamente todos os técnicos estrangeiros que jogaram contra gente são melhores que o Zé.

  • Vou falar um devaneio aqui: eu tentava o Tite… Falo sério por estes meses que faltam e até porque a seleção já está na Copa do Mundo, o que te da chances de se dedicar um pouco mais ao time da Gávea.
    O Flamengo tem que pensar alto, grande e acho que ele ficaria balançado…
    Não sei se tem exclusividade dele só atuar na seleção mas se não tiver, por que não?

    • Kkkkkkkkk

  • Tragam o Carpegiani até o final do ano.Para o ano que vem tentem o Sabella ou o Rueda.Sabella é bem melhor que o Rueda só não está na crista da onda.

    • Acho q devia trazer o Sabella agora

  • Mumm Ra até o final de ano é triste.

  • Vamos a REALIDADE, esqueçam o Ruela, ele está de olho em seleção. O supervalorizado Roger Machado tremeu e se acha muito especial para escolher quando retornará a trabalhar. Jorginho, tem coragem para encarar mas acho que sua última passagem e pelo desgaste natural que Zinho tem provocado na Fox com alguns jogadores do Flamengo lhe colocam no final da lista. Técnico estrangeiro, dificilmente, a torcida do Flamengo é imediatista demais para esperar o cara testar todos os jogadores e formações possíveis. Venderei Luxemburgo, se não tivesse saído mordido com o Banana de Melo e os blues, aceitaria na hora esse desafio. Oswaldo de Oliveira, muito bom treinador mas não aguenta pressão da torcida, dificilmente vai querer chegar com a tarefa de ser o salvador da pátria. A solução não é fácil, principalmente diante dos nomes disponíveis no mercado e infelizmenté com muito temor, Rodrigo Caetano pode desenterrar o Dunga ou também de forma dolorosa deixar o Mumm Ra até o final da temporada.

    • Diante de todos os contras que vc já citou, e muito bem por sinal, acredito que pelas circunstâncias e somente até dezembro o melhor nome é o de Papai Joel.
      É um cara que domina o vestiário, sabe lidar e tirar o foco da pressão da imprensa em cima do elenco, e já conhece o clube, torcida etc.
      Não o admiro para trabalhos duradouros, mas para apagar esse incêndio e pensando nas competições que ainda temos chances serem eliminatórias, acho que ele é o único,dentre os disponíveis, capaz de injetar ânimo e confiança necessários para essa reta final.

      • Respeito sua opinião, mas forçou a barra, amigo!

        • Kkkkk, pra falar a verdade também pensava isso, mas o desespero de ver nomes como Roger e principalmente Jorginho me fizeram mudar de ideia.
          Já surgiu a notícia de possível acerto com o Rueda…
          Não pelo treinador,que parece ser excelente,mas principalmente pela nossa torcida, não tenho tanta confiança que dará certo.
          SRN.

      • Joel é o tipo de técnico folclórico, se dá muito bem com jogadores ruins, medianos e jovens sabendo extrair o melhor deles, acho que no Flamengo de hoje não sairia bem e acho complicado eldorado deixar o time atual já que foi para os EUA atrás de tranquilidade para a família.

        • Vc tá certo, falei no desespero, com medo de Jorginho ser anunciado.
          Pq no lugar dele aí sim preferia o Papai “pode to be”…kkk

  • #naopradungaoujorginho.

  • Espera acabar o ano com qualquer tapa buraco e depois tenta trazer um dos bons técnicos atualmente empregados, como o Jair Ventura ou o Carille.

    • Jair Ventura até poderia aceitar uma proposta pois o foguinho não tem investimento. Carille, depois desse ano, não sai mesmo do Corinthians que neste ritmo vai ter um 2018 muito promissor disputando Libertadores e provavelmente com grana de patrocínio que provavelmente vai angariar.

      • Concordo, mas apenas os citei como exemplos. O que não quero é uma contratação no desespero para dar uma satisfação à torcida para depois ficarmos amarrados a um técnico sem futuro.

  • Pra mim, deixa acabar o campeonato brasileiro e contrata Renato Portaluppi.

  • Há tempos, não lia um texto tão bom aqui no coluna! Parabéns!

  • O Rodrigo Caetano não descartou técnico estrangeiro, e já vi gente dizendo que o nome do Rueda ganhou muita força internamente.

    Se ele não quiser vir agora, podiam tentar algo diferente. Já vi alguém falar sobre isso, trazer um emissário do Reinaldo Rueda, e ele acompanhar o trabalho da comissão técnica permanente, ao mesmo tempo que prepara o elenco para a chegada do treinador.

    Nós não perderíamos tempo, não teria risco de trazerem algum técnico inapto, e acho que teríamos uma boa vontade enorme da torcida.

    Podiam tentar.

    Agora se ele não quiser mesmo, deixem o Jayme até o final – eu sei que é um suplício – e façam proposta pelo Marcelo Gallardo. Acho que são os dois melhores técnicos atuando na América do Sul. Vai valer a pena.

    • Não sei se o cenário mudou de algumas semanas para hoje, mas a informação que tive de um conhecido próximo de dentro do Atlético-MG, foi que quando tentaram o Rueda após a queda do Roger, ele disse que só vai trabalhar em 2018 e de preferência após a Copa do Mundo.

      Hoje saiu uma noticia dizendo que ele está se preparando, pois vai assumir a seleção colombiana no lugar do Pékerman após a Copa do Mundo e que é o grande sonho dele.

      Achei curioso, pois as informações bateram.

      Dos que estão a disposição, o Rueda é disparado o melhor, mas não estou confiante na possível chega dele.

    • Existe muitas especulações sobre o Rueda. Uns dizem que ele está com a saúde ruim (fazendo intercâmbio como?) e outros não sabem se ele irá assumir a seleção colombiana ou treinar um clube europeu.

      Dentre as opções possíveis para o próximo ano poderiam tentar Marcello Gallardo (sairá do River no final do ano) ou Bauza.

      • Bauza eu acho fraco demais, e retranqueiro. Agora, Gallardo seria excelente. Proposta de jogo ousada e que combina com as nossas tradições.

  • Gallardo, Rueda, zico, opção tem.

    Ate porque o ano esta perdido mesmo, entao e um trabalho de estruturação pro ano que vem.

    • Perdido filho? Não esqueça que ainda brigamos na CB, SULA e 1a LIGA…

      • Perdido porque os dois titulos mais importantes nos ja perdemos.

        Copa do Brasil é um bom titulo, realmente, mas não é o que esperávamos para o ano.

        Sulamericana eu ate acho mais importante que copa do Brasil, mas so estamos nessa porque fomos incompententes.

        Primeira liga vale menos que carioca.

  • Pelo que tenho lido, vamos de Roger mesmo. Falta ambição.

  • Fernando Diniz

    • Fechou com o Bahia

      • Sério? Fonte….

  • PETKOVIC

    • Só se for pra jogar.

  • Jorginho

  • Paulo autuori

    • Esse seria o nome pra mim. Mas parece que ele voltou a ser diretor no Atl.

  • Parabéns pelo texto.
    Saudações Rubro Negras.

  • Nick, você podia fazer uma coluna falando de qual técnico vc quer ver no Flamengo. Dos desempregados eu gostaria do Rueda.

    • Lisca Doido

    • brincadeira, desempregado nenhum me agrada

  • Bom texto.

Comentários não são permitidos.