2 Pontos: “O grito do Flamengo e a obsolescência programada do Maracanã”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo anunciou na noite de ontem uma decisão que praticamente sepulta a chance de concorrer à gestão do Maracanã, que ainda depende de edital do governo do Rio de Janeiro. O presidente Bandeira de Melo informou que o clube exerceu a opção de compra de um terreno na Avenida Brasil para a construção de seu estádio, com capacidade para receber 50 mil torcedores. A estimativa inicial é que o projeto do novo estádio gire em torno de R$ 500 milhões, já incluindo a compra do terreno de 160 mil metros quadrados.

O importante passo é uma resposta a uma situação ridícula criada desde a transformação do Maracanã em Arena, por conta da disputa da Copa do Mundo de 2014. Flamengo e Fluminense, os dois clubes com interesse em jogar por lá, precisavam negociar jogo a jogo as condições operacionais e financeiras com a Concessionária Maracanã — liderada pela construtora Odebrecht. E os custos para mandar os jogos lá cresceram tanto que os clubes, após descontar os custos com aluguel, segurança, logística, entre outros, ficavam apenas com pouco mais de 30% da renda das partidas.

O Maracanã então virou palco para jogos com maior demanda, clássicos e finais, como a que abre hoje o duelo pelo título da Copa do Brasil entre Flamengo e Cruzeiro. Enquanto o rubro-negro começou a mandar jogos na Ilha do Urubu, um estádio mais acanhado, com capacidade reduzida e, consequentemente, ingressos salgados, o Tricolor levou alguns jogos para Edson Passos, estádio do América, ao menos diminuindo (e não eliminando) o tamanho do prejuízo. Na outra ponta, há o Vasco com o antigo São Januário e o Botafogo, que assumiu a administração do estádio Nilton Santos, construído para sediar partidas de futebol e competições de atletismo para o Pan-Americano de 2007.

A situação é tão melancólica que, diante do custo geral e sem possibilidades de ampliar ações comerciais no local, nem mesmo a concessionária tem interesse em continuar gerindo o estádio – em abril, a Odebrecht havia acertado a venda da concessão à empresa francesa Lagardère, que desistiu logo depois que o governo anunciou que uma nova licitação para a gestão do estádio seria realizada.

Após custar mais de R$ 1,3 bilhão, o Novo Maracanã, construído para ser o estádio principal da última Copa, corre o risco de de se tornar um gigante cada vez mais adormecido, muito longe do palco mundialmente admirado e motivo de orgulho para os cariocas. E ainda traz como rescaldo a falta de transparência e credibilidade desde o início do processo de reconstrução, intensificada nesta semana por delatores que afirmam terem pagado propina ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

Crédito: Gilvan de Souza/Flamengo

Ao anunciar a intenção de compra do terreno e os planos para levantar sua nova casa, o Flamengo pressiona ainda mais o governo do Rio e diminui as chances de uma gestão compartilhada entre os clubes para o uso futuro do estádio. Se nada excepcional acontecer nos próximos meses, a discussão ganhará outro enfoque, buscando alternativas para rentabilizar o Macaranã, como também acontece em São Paulo com o estádio do Pacaembu, em processo de privatização.

Sem o Flamengo na jogada, a obsolescência do Maracanã caminhará em maior velocidade. E a morte de um patrimônio do futebol brasileiro, ainda que descaracterizado após sua reforma, é uma possibilidade que não deve mais ser descartada.

Fonte: 2 Pontos/Lance

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Avisa ao abestado que publicou o texto que a informação dele tá errada. O Flamengo assinou um documento de intenção de compra de um terreno que vale por 120 dias. Ao final do prazo o Flamengo pode exercer ou não a compra.

  • Bem feito a todos, a população alienada que em sua grande maioria apoiou a copa do mundo e os jogos olímpicos acreditando em uma classe política extremamente corrupta, aos políticos canalhas e ladrões que estão presos ou com rabo entre as pernas, aos meios de comunicação que foram a favor e apoiaram (é claro) toda essa sacanagem em nome da audiência agora estão surpresos( ah, tá) com essa sujeira e com a possibilidade de perder o maior cartão postal do futebol brasileiro, todos os cidadãos cariocas e fluminenses que elegeram Cabral e depois o seu vice Pezão, e todos aqueles do meio esportivo que sempre gozam de um certo prestígio mas na hora de se posicionar sobre o que é certo ficam calados ou optam pelo lado errado (Ronaldo,Pelé,Bebeto …), Que se fod@m todos, vocês realmente merecem.

    SRN #SEFodeAíAgoraSeusOtários

  • Nova Licitação Já! O Maraca é do povo.
    Acho boa a opção de construção de estádio próprio. Foi a isso que o desmando no Estado do Rio nos levou… E o anúncio da opção de compra é um bom passo político (mesmo se efetivada depois a construção ou não). Ainda mais na véspera de uma final em que o Maraca será de novo Flamengo. A diretoria está de parabéns. Mas espero mesmo que não deixem de fazer pressão por uma nova licitação que atenda ao interesse público: dos torcedores de futebol.
    O Maracanã bem gerido (por Fla ou por Fla X Flu, num acordo justo e rentável, sustentável) ainda é a melhor opção.
    É também o melhor final de história para a cidade e para os clubes. O Maraca é patrimônio cultural. E o dinheiro colocado ali, além disso, foi o nosso.
    SRN

  • 1) O Flamengo assinou uma opção de compra, não a compra;
    2) Qualquer estádio no Rio de Janeiro, para ser construído, precisa de várias licenças de diferentes áreas a nível estadual;
    3) O Flamengo já informou que está esperando a licitação do Maracanã para ver se concorre, sendo esta a maior carta de pressão que o clube tem até o momento.

    As peças estão sendo colocadas na mesa. Ainda haverão muitos lances. A reformulação do estádio na Gávea será arquivada com o novo projeto. Como pretendem fazer com que o Governo Estadual libere as licenças necessárias? Os mesmos políticos deixarão o Maracanã praticamente morrer (pior do que já se encontra)?
    Aguardemos.

  • O estadio de Wembley só recebe jogos da seleção inglesa e finais da FA Cup, e nem por isso se transformou em elefante branco. O Maracana sem o Flamengo vai continuar sendo o segundo maior cartão postal do Rio, e a casa da nossa seleção e do Flu. Eu não duvido que há uma conspiração do governo botafoguense e dos nossos rivais para acabar com a historia do Fla no Maracana, e infelizmente parece que eles estão conseguindo. Seremos motivo de zoação ainda pior no futuro…

    • David, Wembley recebe os jogos de semi final e final da FA CUP, a Final da Copa da Liga (esse ano rebatizada para Carabao CUP), a final da Community Shield (que na pratica eh a Supercopa da Inglaterra – se enfrentam os campeoes da Premier League e da FA Cup em jogo unico), a final da Conference Cup e Football League Cup (copa p/ os times de divisoes inferiores) e TODOS os jogos em casa de selecao inglesa. Alem disso ha tb jogos de rugbi, em menor quantidade que futebol, mas em tornos de 4/5 por ano. ALem disso ainda ha os shows, que ocorrem no verao londrino. O Maracana receberia eventuais semis/final do campeonato carioca e mai so que? NO BR eh impossivel ter a selecao brasileira jogando apenas no maraca, sabemos disso. Se o Fla sair ou o Flu pega sozinho (o que acho mto dificil) ou entao vai virar um elefante branco deficitario que nem o Mane Garrincha em Brasilia, que ate tem alguns jogos mas esta longe de ser um estadio ativo.

      • Ariel, obrigado por trazer mais detalhes. Mas seu argumento só reforça o meu. Se o Fla sair do Maraca eles vão achar outras formas de manter o estadio. Só a visitação turistica levava milhoes de pessoas todo ano. O que quero dizer é que o Fla tem muito mais a perder com essa briga, aposto que o governo e os rivais estão torcendo por isso.

Comentários não são permitidos.