Alerj aprova lei que prevê multa e advertência em casos de racismo

Compartilhe com os amigos

A tarde desta quinta-feira (14) segue agitada no Rio de Janeiro. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro —Alerj— aprovou o Projeto de Lei que prevê multa, advertência ou até mesmo paralisação da partida em casos de racismo nos estádios do Rio de Janeiro.

Além da multa em reais (de R$ 155 e R$ 155 mil), os clubes podem tomar advertência e até mesmo ter sua partida paralisada até que o problema seja totalmente resolvido.

Jânio Mendes, Luiz Martins (ambos do PDT) e o deputado licenciado Thiago Pampolha são os responsáveis pelo texto que ganhou emendas e foram inclusos discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A discussão do tema incitou uma discussão no plenário sobre discriminação religiosa, com ataques e defesas vindos e direcionados à bancada evangélica no trato com as religiões de matriz africana.

Recentemente o Botafogo e o Flamengo tiveram esses casos no estádio. No time alvinegro um torcedor foi detido após ato racista contra familiares do jogador Vinicius Jr, de 17 anos. Pouco tempo depois foi a vez de um torcedor do Flamengo, este foi proibido de ir a jogos do Mais Querido.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • É impressionante como todas as medidas são tomadas pra não resolver o assunto.
    Imagine um policial sendo pego vendendo armas pra bandidos , daí ao invés de as autoridades prenderem o policial não , punem o batalhão. Clube nenhum é responsável pelas pessoas , cada um tem que ser julgados por seus atos. É por isso que existe violência de torcidas , pq as autoridades preferem punir os clubes já que é mais fácil do que prender os marginais.

  • Que babaquice… quem tem que ser punido é a pessoa, não o clube, clube não pode ser babá dos seus torcedores, tendo em vista que em toda torcida tem maluco, bandido…. as leis tem que ser mais rígidas para qm briga, comete atos racistas… clubes ficam pagando o pato dos otários… ai vc vê que o cara briga e nem vai pra cadeia…

Comentários não são permitidos.