23 de setembro de 1923. Provavelmente você não estava vivo nesta data. Mas, foi neste dia que ocorreu a primeira partida entre Flamengo e Cruzeiro. Na ocasião, os mineiros se chamavam Palestra Itália e fizeram a partida para comemorar o aniversário da unificação da Itália (20 de setembro), celebração importante para a colônia italiana de Belo Horizonte-MG.
O Mais Querido, na época, era o atual Campeão Carioca e foi convidado pelos palestrinos. A peleja valeu a inauguração do Estádio Barro Preto, antiga casa celeste.
“Para maior brilho do festival, concorreu muito a visita do Club de Regatas Flamengo, o sympathico campeão de terra e mar do Rio de Janeiro, que atendendo ao convite do Palestra, veio a esta capital jogar uma partida, com o quadro palestrino”, destacou o periódico carioca O Paiz, de 27 de setembro de 1923, citando nota publicada anteriormente no jornal Minas Geraes. “A festa sportiva que o Palestra-Itália proporcionou ante-hontem, em nossa capital, solemnizando a inauguração de sua praça de desportos foi, sem contestação e exagero, uma das mais brilhantes e de maior concorrência que temos assistido”, completou.
Segundo o caderno Superesportes, suplemento esportivo do jornal Estado de Minas, a partida terminou empatada em 3 a 3. Por ser visitante, o rubro-negro ficou com a Taça 20 de Setembro.
A partida, em si, teve grandes atrativos. Em parceria com o Palestra Itália de São Paulo (atual Palmeiras), alguns jogadores, como Heitor, Gasparini e Severino foram para Belo Horizonte. Outra presença foi do então maior jogador brasileiro: Arthur Friedenreich, que jogava no Paulistano.
Veja mais:
- Lembra dele? Bruno Mezenga diz querer voltar ao Flamengo e aconselha Vinicius Jr.
- Torcedor, chegue mais cedo ao Maracanã!
- Independência, um título para o Fla e o bem do nosso futebol
- João Vitor Cirilo: “Hora de os gigantes resolverem”
Benevenuto, Agenor e Mário marcaram para os flamenguistas, enquanto Heitor e Ninão (duas vezes), fizeram para os belo-horizontinos.
De lá pra cá foram 90 partidas, com 31 vitórias do Flamengo, 24 empates e 35 vitórias do Cruzeiro.
Enquanto houver respeito entre os gigantes Flamengo, Santos e Cruzeiro os clubes sempre ficarão fortes, porque nunca cairam de divisão e a união faz a força independente de quem gamha títulos, os outros clubes querem defazer essa aliança, querem que sejam rebaixados, mas essa admiração de um clube para o outro, torcida… Esse respeito, cordialidade que deveria existir em todos os clubes, no entanto são raros, mas esses três clubes são os maiores exemplos para o futebol mundial de futebol e postura, respeito, simplicidade… Estão de parabéns! Uma grande final, um grande clássico do futebol mundial na Copa do Brasil! Que vença quem estiver mais preparado! Espero que seja o Flamengo!
É ainda reclamam dos gramados de hj…